Sie sind auf Seite 1von 7

Direito Processual Civil

Daniel Assumpo

Aula04 08-03-2010

3. SUJEITOS PROCESSUAIS 3.1. Relao jurdica processual executiva Na relao executiva no se utiliza as expresses autor e ru, credor e devedor, mas exequente e executado. A interveno de terceiros a relao mais complexa, uma vez que h a incluso de um terceiro no processo. Intervenes de terceiros tpicas (art. 50 a 80 do CPC). Na execuo no cabe: Nomeao a autoria; Oposio; Denunciao da lide; Chamamento ao processo.

No tocante assistncia temos uma divergncia doutrinria quanto a seu cabimento em matria de execuo. Humberto Teodoro JR e Ovdeo entendem que no cabe assistncia, uma vez que a sentena proferida na execuo to somente declara o fim do procedimento. Para essa corrente, a sentena que declara o fim do procedimento incapaz de afetar a relao jurdica de terceiro com as partes, de modo que a assistncia jamais seria cabvel aqui. Para C. R. Dinamarco e Araqum de Assis possvel a assistncia, pois a execuo pode ter dois resultados possveis: Satisfao do credor ou sentena terminativa. Excepcionalmente possvel at uma sentena de mrito em favor do executado. Para esses autores, a depender do resultado, possvel imaginar que uma relao jurdica de direito material entre parte e terceiro possa ser afetada pela execuo. Dinamarco cita um exemplo: Art. 834 CC:
Art. 834. Quando o credor, sem justa causa, demorar a execuo iniciada contra o devedor, poder o fiador promover-lhe o andamento.

Entre credor e devedor o fiador o terceiro, que, dependendo do resultado da execuo, poder ser afetado. Para o fiador interessante que o credor se satisfaa, ou seja, que os bens do devedor sejam suficientes para satisfao da execuo. Assim, o artigo 834 permite que o fiador ingresse na execuo para auxiliar o credor no andamento. Porm, existem, ainda, as intervenes de terceiros atpicas. A execuo um palco onde atuam as intervenes de terceiros atpicas. O exemplo seria o arrematante e o adjudicante. Trata-se de terceiros intervenientes atpicos. A adjudicao pode ser feita por vrios sujeitos que no participam do processo (685-A CPC). Existe um rol de legitimados.
Art. 685-A. lcito ao exeqente, oferecendo preo no inferior ao da avaliao, requerer lhe sejam adjudicados os bens penhorados. 1

Direito Processual Civil

Daniel Assumpo

Aula04 08-03-2010

Interveno dos credores concorrente: So credores no exeqentes, que ingressam na execuo alheia. Quando esses credores concorrentes ingressam em execuo alheia formado um incidente processual de concurso de credores. Esse ingresso na execuo alheia visa discutir o direito de preferncia; ver quem recebe primeiro o produto da alienao. Trata- se de outra espcie de terceiro interveniente atpico. Quem tem o direito de preferncia quem o direito material estabelece (credito trabalhista, tributrio, entre outros). Quando se tem credores da mesma natureza (geralmente quirografrios) a preferncia no ser dada pelo direito material, mas pelo direito processual (STJ Resp 538.656/SP). Esse julgado consagra o princpio do Prior tempore portior in jure. Por ele, tem preferncia o credor que realizar a primeira penhora. A averbao da penhora irrelevante. No faz parte do ato da penhora. 3.2. Legitimao / legitimidade ativa na execuo
Art. 566. Podem promover a execuo forada: I o credor a quem a lei confere ttulo executivo; II o Ministrio Pblico, nos casos prescritos em lei.

I o sujeito que figura no prprio ttulo executivo como credor. Essa a regra. Exceo: A lei pode conferir a qualidade de credor a quem no esteja no ttulo executivo. Artigo 23 do EOAB. O advogado tem legitimidade para promover a execuo, embora no figure no ttulo, da sentena na parte que diz respeito aos honorrios advocatcios. Nesse caso, o advogado possui legitimao ordinria, pois estar em juzo em nome prprio na defesa de interesse prprio. Essa legitimao ser ordinria e originria, pois ela nasce desde a formao do ttulo. II o MP tem legitimao ativa nos casos previstos em lei. Legitimao ativa do MP para execuo na tutela coletiva: O MP tem o dever institucional de executar a sentena coletiva. Diante de uma sentena coletiva qualquer legitimado coletivo pode executar essa sentena e o MP deve. Na omisso dos demais legitimados o MP estar obrigado a promover a execuo. Sempre que houver uma sentena de direito individual homogneo a execuo ser com base no artigo 100 do CDC, que prev a execuo coletiva por fluid recovery (ser visto na aula de direitos coletivos). As vezes essa legitimao do MP subsidiria, ou seja, s existir se os demais legitimados permanecerem inertes. TEE ttulos executivos extrajudiciais. Normalmente a execuo de ttulos extrajudiciais pelo MP era fundada em ttulos produzidos pelo prprio MP (TAC termo de ajustamento de conduta). Porm, o informativo 404 do STJ, pela sua primeira seo (Resp 1.119.377 / SP), entendeu que, pelo artigo 129, III da CF, uma das funes do MP a defesa do patrimnio pblico, no entanto, em se tratando de direitos meramente econmicos, a legitimidade seria apenas da Fazenda Pblica Federal. Essa a regra. O STJ, porm, entendeu que O MP tem uma legitimidade subsidiria com vista proteo do errio pblico.
2

Direito Processual Civil Artigo 68 do CPP

Daniel Assumpo

Aula04 08-03-2010

Art. 68. Quando o titular do direito reparao do dano for pobre (artigo 32, 1o e 2o), a execuo da sentena condenatria (artigo 63) ou a ao civil (artigo 64) ser promovida, a seu requerimento, pelo Ministrio Pblico.

Quando a vtima for pobre o MP tem legitimidade para executar a sentena penal na esfera cvel. Quando surgiu a CF surgiu a discusso se essa legitimidade no teria sido transferida para a Defensoria Pblica. O STF, no RE 135.328/SP, pacificou a questo, ao proclamar que nos estados onde as defensorias pblicas ainda no foram criadas, a legitimidade do MP permanece. Onde elas existem a legitimidade do MP no mais se faz presente. A legitimao do MP extraordinria, uma vez que atua em nome prprio no interesse alheio. Marinoni e N. Nery entendem tratar-se de uma legitimao autnoma para a conduo do processo, mas a ideia aqui a mesma.
Art. 567. Podem tambm promover a execuo, ou nela prosseguir: I o esplio, os herdeiros ou os sucessores do credor, sempre que, por morte deste, lhes for transmitido o direito resultante do ttulo executivo; II o cessionrio, quando o direito resultante do ttulo executivo lhe foi transferido por ato entre vivos; III o sub-rogado, nos casos de sub-rogao legal ou convencional.

I - Essa legitimao nasce por um evento posterior formao do ttulo executivo. Alm de provar a morte do titular do ttulo preciso que o exequente prove a sua condio de esplio, herdeiro ou sucessor do credor. Na petio ou requerimento da execuo deve-se fazer a prova da legitimidade. O problema surge quando a morte do titular do ttulo se da durante a execuo. Para esses casos o CPC criou a ao incidental de habilitao ou ao de habilitao incidente (1055 /1062 CPC). O esplio o legitimado at a partilha. Para ele trata-se de uma legitimao ordinria superveniente (legitimao criada aps a formao do ttulo executivo por um evento causa mortis), tambm chamada de secundria. II cessionrio (cesso de crdito); III sub-rogao pode ser tanto a sub-rogao legal (346 CC) quanto a convencional (347 CC). Em ambos os incisos trata-se de legitimao ordinria superveniente. 3.3. Legitimao / legitimidade passiva na execuo
Art. 568. So sujeitos passivos na execuo: I o devedor, reconhecido como tal no ttulo executivo; II o esplio, os herdeiros ou os sucessores do devedor; III o novo devedor, que assumiu, com o consentimento do credor, a obrigao resultante do ttulo executivo; IV o fiador judicial; V o responsvel tributrio, assim definido na legislao prpria. 3

Direito Processual Civil

Daniel Assumpo

Aula04 08-03-2010

I sujeito reconhecido como devedor no ttulo executivo Trata-se de legitimao ordinria originria. II esplio, herdeiros e sucessores Aplica-se as mesmas consideraes relativas legitimidade ativa, com uma ressalva: Benefcio de inventrio significa que os herdeiros e sucessores s respondem pela execuo nos limites da herana. No que o herdeiro no seja legitimado, mas sim que o seu patrimnio no pode ser atingido. regra de responsabilidade patrimonial. Trata-se de legitimao ordinria superveniente, assim como ocorre no plo ativo. III novo devedor decorrente da chamada assuno de dbito, tambm chamada de assuno de dvida. Artigo 299 CC:
Art. 299. facultado a terceiro assumir a obrigao do devedor, com o consentimento expresso do credor, ficando exonerado o devedor primitivo, salvo se aquele, ao tempo da assuno, era insolvente e o credor o ignorava. Pargrafo nico. Qualquer das partes pode assinar prazo ao credor para que consinta na assuno da dvida, interpretando-se o seu silncio como recusa.

preciso que haja consentimento do credor. A legitimidade do novo devedor depende de prova da anuncia do credor na assuno do dbito. Trata-se de uma legitimao ordinria superveniente. IV fiador judicial. um terceiro que presta uma garantia no processo em favor de uma das partes. Quando o ttulo executivo for formado a figura do fiador estar ausente, uma vez que ele no parte. O credor pode executar o devedor (inciso I) ou o fiador judicial (inciso IV). O fiador convencional no est includo no artigo 568. Para o fiador convencional preciso que ele figure no ttulo executivo como devedor. Para ele a aplicao ser do inciso I do artigo 568 do CPC. A legitimao do fiador judicial extraordinria, uma vez que ele no estar em juzo defendendo interesse prprio, mas sim da parte a quem ele deu a garantia. V responsvel tributrio (134/135 CTN). uma execuo fiscal, com base na CDA (certido de dvida ativa). H um processo administrativo que, com a condenao, resulta na inscrio do dbito na divida ativa. Aps essa inscrio haver um ttulo executivo. Para HTJ, em respeito ao contraditrio, o responsvel tributrio s poderia ser executado se tiver participado do processo administrativo e for includo no CDA. O STJ no entende assim (Resp 904.131/RS). Para esse tribunal se o responsvel tributrio estiver includo na CDA, o scio que vai ter que provar que no tem responsabilidade. Se o scio no estiver na CDA o nus da prova da Fazenda Pblica. Essa legitimao extraordinria. Estar atuando em nome prprio defendendo interesse do devedor. Perdi um pedao!!! 4. COMPETNICA NA EXECUO 4.1. Ttulo executivo judicial
4

Direito Processual Civil Art. 475, P, CPC

Daniel Assumpo

Aula04 08-03-2010

Art. 475-P. O cumprimento da sentena efetuar-se- perante: I os tribunais, nas causas de sua competncia originria; II o juzo que processou a causa no primeiro grau de jurisdio; III o juzo cvel competente, quando se tratar de sentena penal condenatria, de sentena arbitral ou de sentena estrangeira. Pargrafo nico. No caso do inciso II do caput deste artigo, o exeqente poder optar pelo juzo do local onde se encontram bens sujeitos expropriao ou pelo do atual domiclio do executado, casos em que a remessa dos autos do processo ser solicitada ao juzo de origem.

O artigo 575 do CPC no foi revogado expressamente, mas no est sendo aplicado, uma vez que o art. 475, P trata inteiramente do assunto. I Tribunais aes de competncia originria. Os tribunais, mesmo quando atuam em grau recursal, possuem competncia executiva para executar as tutelas de urgncia que ele mesmo conceder. Causas em que tribunal tem competncia originria, mas no tem competncia para execuo: O ttulo formado no tribunal, originariamente, mas a competncia para executar esse ttulo ser do juiz de primeiro grau. Quem homologa a sentena estrangeira o STJ, mas quem executa a justia federal de primeiro grau (109, X, CF). O artigo 102, I, m da CF estabelece que os tribunais podem delegar suas funes executivas para o juzo de primeiro grau. Os tribunais no possuem estrutura fsica para realizar atos materiais de execuo. Essa delegao constitucionalmente permitida uma delegao parcial, uma vez que atinge somente os atos materiais de execuo. Se durante a execuo de primeiro grau se fizer necessria a prolao de deciso sobre o mrito executivo ser necessria a devoluo do processo ao tribunal, uma vez que no se trata de atos materiais. II - II o juzo que processou a causa no primeiro grau de jurisdio O artigo 575, II fala em decidiu, mas isso no tem importncia prtica. Em regra o juiz que processar a causa deve decidir (perpetuatio jurisditionis). possvel que circunstncias supervenientes de fato e de direito modifiquem a competncia da causa.
Art. 87. Determina-se a competncia no momento em que a ao proposta. So irrelevantes as modificaes do estado de fato ou de direito ocorridas posteriormente, salvo quando suprimirem o rgo judicirio ou alterarem a competncia em razo da matria ou da hierarquia.

Geralmente quem processa decide, mas, excepcionalmente, possvel que um juiz que no processou a causa decida.
Pargrafo nico. No caso do inciso II do caput deste artigo, o exeqente poder optar pelo juzo do local onde se encontram bens sujeitos expropriao ou pelo do atual domiclio do executado, casos em que a remessa dos autos do processo ser solicitada ao juzo de origem.

Pelo nico, quando do cumprimento de sentena, o exequente passa a ter os chamados foros concorrentes, que a previso legal de mais de um foro competente, escolha do demandante. Ele pode escolher entre trs potenciais foros: Do juzo atual; Do domiclio do executado;
5

Direito Processual Civil

Daniel Assumpo

Aula04 08-03-2010

Do local dos bens do executado.

Hoje, a competncia para execuo da sentena em primeiro grau uma competncia relativa. Por muito tempo ela foi absoluta. Se existe opo legal de escolha (est-se prestigiando a vontade do exequente) a competncia relativa. Essa regra pode ser uma exceo ao artigo 87 do CPC (exceo ao princpio da perpetuatio jurisditionis). Se o ru mudou de endereo o exequente no obrigado a mudar o foro, mas, se quiser, poder faz-lo. O cdigo d a opo de escolha, mas esta opo s pode ser exercida no momento da propositura da execuo de sentena. A opo no se transforma em procedimento itinerante (como ocorre com as cartas precatrias). A partir do momento em que a escolha feita aplica-se a perpetuatio jurisditionis. H uma divergncia doutrinria no tocante ao disposto no artigo 475 P, nico:
Pargrafo nico. No caso do inciso II do caput deste artigo, o exeqente poder optar pelo juzo do local onde se encontram bens sujeitos expropriao ou pelo do atual domiclio do executado, casos em que a remessa dos autos do processo ser solicitada ao juzo de origem.

Para A. de Assis, e N. Nery o cumprimento de sentena deve ser requerido j no novo foro e este dever avocar para si o processo junto ao juzo onde o mesmo se encontra; A. Cmara e Scarpinela entendem que essa solicitao feita pela prpria parte exequente ao juzo onde os autos se encontram. A prtica processual tem adotado esse segundo entendimento, por ser mais prtico. III - o juzo cvel competente, quando se tratar de sentena penal condenatria, de sentena
arbitral ou de sentena estrangeira.

o juzo cvel competente, mas qual? Em se tratando de sentena penal ou juzo arbitral deve-se adotar o seguinte mtodo: Deve-se usar as regras de competncia do artigo 94 a 100 do CPC. Deve-se adotar a conduta que seria adequada caso fosse necessrio o ingresso de uma ao de conhecimento. A sentena penal executada na esfera cvel independentemente da justia que a proferiu. perfeitamente possvel uma sentena penal da justia federal ser executada civilmente na justia estadual. A recproca tambm verdadeira. Arbitragem na sentena arbitral a primeira anlise a ser feita se existe clusula de eleio de foro. Se houver deve prevalecer.
sentena estrangeira Artigo 484 CPC. Art. 484. A execuo far-se- por carta de sentena extrada dos autos da homologao e obedecer s regras estabelecidas para a execuo da sentena nacional da mesma natureza.

4.2. Ttulo extrajudicial a) b) c) Quando da execuo de um ttulo extrajudicial a primeira anlise a ser feita se existe clusula de eleio de foro. Se houver prevalece; Se no houver, o foro competente ser o local do cumprimento da obrigao; Se o titulo executivo no indicar o local do cumprimento deve-se partir para a terceira opo: local do domiclio do executado.

Obs. 1: O protesto do ttulo no interfere na competncia executiva; Obs. 2: A competncia para execuo hipotecria:
6

Direito Processual Civil

Daniel Assumpo

Aula04 08-03-2010

H uma corrente doutrinria (A. de Assis, Leonardo Greco) que entende que a execuo hipotecria segue a regra do artigo 95 do CPC. Esse artigo cria uma regra de competncia absoluta do local do imvel.
Art. 95. Nas aes fundadas em direito real sobre imveis competente o foro da situao da coisa. Pode o autor, entretanto, optar pelo foro do domiclio ou de eleio, no recaindo o litgio sobre direito de propriedade, vizinhana, servido, posse, diviso e demarcao de terras e nunciao de obra nova.

uma regra que s deve ser aplicada nas aes reais imobilirias. J C. Dinamarco e Zavascki entendem que a ao de execuo hipotecria no uma ao real, mas uma ao pessoal, uma vez que o que o exequente busca receber uma quantia em dinheiro. O imvel em garantia s ser utilizado na hiptese de no receber. Assim, no se utilizaria a regra do artigo 95 e sim as regras tradicionais de execuo. 5. EXECUO PROVISRIA 5.1. Conceito Tradicionalmente falar em execuo provisria no seria o mais correto. O que seria provisrio o ttulo (TEJ). Se a deciso no for recorrvel haver o trnsito em julgado e a execuo ser definitiva; Se a deciso recorrvel pode ocorrer:

O recurso ter efeito suspensivo e nesse caso no cabe execuo de qualquer espcie. O recurso no ter efeito suspensivo. Esse caso o que interessa no momento. A deciso impugnada, embora provisria, gera efeitos. Pode haver execuo provisria. A lei 11.383/06 modificou a redao do artigo 587 do CPC, criando uma nova hiptese de execuo provisria. Toda execuo de ttulo extrajudicial comea definitiva. O que ocorre, entretanto, que o art. 587 prev uma hiptese na qual essa execuo, que nasceu definitiva, se torna provisria. Para isso preciso: Embargos execuo; Concesso de efeito suspensivo aos embargos execuo (em regra no h efeito suspensivo nos embargos execuo). Art. 739 A, 1; Sentena de improcedncia; Embargante apela. Essa apelao no tem efeito suspensivo. Assim, os embargos suspenderam a execuo e esta agora passa a ser provisria. A smula 317 do STJ est parcialmente revogada.
317. definitiva a execuo de ttulo extrajudicial, ainda que pendente apelao contra sentena que julgue improcedentes os embargos.

Essa smula s pode ser salva se ao seu final considerarmos a seguinte expresso: desde que os embargos no tenham sido recebidos no efeito suspensivo.

Das könnte Ihnen auch gefallen