Sie sind auf Seite 1von 24

Faculdade de Direito do Largo de So Francisco Universidade de So Paulo

CALOUR@

MANUAL D@

Centro Acadmico
Gesto Contraponto 2014

XI de Agosto
apoio:

NDICE
4. Bem vind@ a So Francisco! 7. Centro Acadmico XI de Agosto 8. O papel do XI de Agosto no combate ao machismo, racismo e a homofobia 10. Calour@, voc est no centro de So Paulo! 12. Entidades da Faculdade 16. Espaos estudantis 19. Festas e Tradies Franciscanas 22. Mapa do Largo

No vers lugar nenhum...

Bem-vind@ So francisco!
por Odir Zge Jr. (antigo aluno)

CALOURO/A! No vers lugar nenhum que se assemelhe a este. At por que tu no mais sers a mesma pessoa. Dizia Herclito que o mesmo homem no cruza duas vezes o mesmo rio e tu sers to diferente quando daqui sares, que mesmo tu talvez no te reconheas. Tu no sers mais o que ainda s. Sers, antes de tudo, franciscano/a. Isso ser uma marca indelvel em tua alma, embora ainda no percebas, visto que, como bicho/ete, burro/a s. Odiars o Curso, mas isso em nada importa, pois o Curso nunca importou. Entenders que h algo acima, e este algo a Faculdade. Sim, odiars o Curso, fars crticas imensas, mas cada vez que um estranho criticar tua Faculdade sentir-te-s mais ofendido do que se falassem da moral de tua me. Alis, tua me reclamar da tua dedicao Faculdade (e tambm da tua pouca dedicao aos estudos). Todos os teus amigos reclamaro vale dizer, os amigos de fora. Todos reclamaro de ti, dizendo que mudastes muito. E tu apenas olhars para eles com o olhar benevolente daqueles que no so entendidos e pensam: Perdoa-lhes, pois no sabem o que dizem. No sers mais o mesmo, eis que tomado/a pelo esprito franciscano. Olhars em volta e vers este esprito manifestando-se pelos olhos dos que te circundam. Sentir-te-s em casa. Sim, em nenhum outro local tu sentir-te-s to vontade. como se tu agora, e apenas agora, aps quase (ou mais de) 20 anos, tivesses achado finalmente teu lar. Tu orgulhar-te-s do fato desta Faculdade ter feito mais Presidentes do Brasil (na velha e nas novas repblicas) que todas as demais juntas. E, solertemente, esquecers que isto possa explicar as mazelas de nosso Pas.

4 Manual do Calouro

Tu acostumar-te-s a descobrir que luminares nacionais das cincias humanas freqentaram as mesmas salas de aula que tu. No mais te surpreenders com o fato de tantos literatos, atores, jornalistas, etc, daqui tenham sado. Pois, como dito, o Curso no importa, importa mais a Faculdade. Que forma de tudo, inclusive advogados, juzes, promotores. Tratars os demais alunos, de qualquer poca, de modo mais ou menos igual. Assim, quando tiveres 30 anos de formado, conversars com um jovem aluno como se fossem apenas colegas de anos diferentes. Acostuma-te a isto. Sers bem tratado pelos j formados, e tratars bem os demais acadmicos, quando tu fores o mais antigo. Isto causar sempre inveja aos demais. Sim, por que aquele primo importante de tua av, que aqui se formou h quarenta anos, e que nunca te deu a menor ateno, agora sentar ao teu lado nas chatas festividades de Natal, e passar a noite contando histrias do seu tempo. E tu ouvirs, interessado ou maravilhado, o que ele a ti conta, e que no o tinha feito sequer a seus filhos ou esposa. Aqui fars amizades que perduraro por toda tua vida. Aqui ters amores que podero, um dia, talvez, serem superados, mas nunca esquecidos. Aqui adquirirs uma sagacidade e uma malcia que impressionaro aos demais, embora possam ser aqui vistas com naturalidade. Aprenders que aqui os anos se contam em dcadas e sculos. Sentars em cadeiras com mais primaveras que teus avs. Sentars no cho, debaixo das Arcadas, sob a sombra que elas fazem h mais de duzentos anos, quando sequer a Faculdade existia. Acostumar-te-s a isto. Assim como achars normal descobrir que muitas ruas e mesmo cidades possuem o nome de pessoas que por aqui passaram. Vers que a histria da Faculdade est to ligada histria do Brasil, que cometers o engano de ver a histria ptria como reflexo dessa nossa histria... Calouro/a! No vers lugar nenhum como este, onde o sublime e o ridculo, ambos to presentes naquilo que se chama de tradio, esto to mesclados. Tu amars esta Faculdade como todos os demais, de um modo que no sabers explicar, mas os outros entendero.

Centro Acadmico XI de Agosto 5

Aprenders rpido que no existe neutralidade, e tomars posio, sempre, sobre tudo. A poltica correr em teu sangue, pois ela capturar-te-. Conchavars no Ptio, montars partidos, fars e rompers alianas, ganhars e perders eleies. Enquanto as faculdades de administrao encontram-se as empresas-juniores, aqui tens o estado-junior, que o C. A. XI de Agosto. Sim, disputars o XI como se tua vida disso dependesse. Chorars ao perder eleies. Cantars os cantos de vitria quando esta te favorecer. Guardars os panfletos e cartas-programa dos partidos. Aprenders que poltica implica em esperteza, mas no necessariamente em canalhice, embora muitos no saibam disso. Entenders que a tua histria ser feita de teus feitos e desfeitos, de teus sucessos e fracassos, de tua fama e tua infmia, e que o cu e o inferno so o mesmo lugar.

Calouro/a! No vers lugar nenhum como este. Aqui tu deixars de ser o que sempre foi, para ser o que sempre deveria ter sido. Aqui tornar-te-s o que efetivamente s. E tu sabes disto, pois sabes tambm que esses sero os anos mais felizes de tua vida. E, ao aproximar-te do fim, no quinto ano, em outubro, andars pelas Arcadas, pelo Ptio, com o olhar meio perdido, olhando os cantos, olhando o cu. Sabers que sero teus ltimos dias ali. E ento tu entenders o real significado da palavra saudade. Calouro/a! Lembra-te que s apenas bicho/ete. E que o primeiro dia de aula apenas e to somente o primeiro dia do resto de tua vida. Ento viva, pois a vida s se vive para frente.
6 Manual do Calouro

Fundado em 11 de Agosto de 1903, o Centro Acadmico XI de Agosto a mais antiga e tradicional entidade representativa de estudantes do pas. Motivo de orgulho por sua atuao poltica, a associao reconhecida nacionalmente. O XI, como carinhosamente chamado, desempenhou um notrio papel na Campanha O Petrleo Nosso em defesa da criao da Petrobrs, na fundao da Unio Nacional dos Estudantes (UNE), na resistncia democrtica a Ditadura Militar de 1984, na Campanha das Diretas J, nas mobilizaes pelo impeachment do ento presidente Fernando Collor de Mello e mais recentemente na luta pela criao da Defensoria Pblica do estado de So Paulo, um importante avano no rumo a efetivao do direito fundamental ao acesso Justia. O Centro Acadmico realiza eleies anuais, bastante disputadas por diversos grupos polticos que se organizam e atuam ao longo de todo ano. Um dado interessante que tais eleies estudantis costumam ser as com maior nmero de eleitores dentro de toda Universidade de So Paulo, tanto em nmeros proporcionais, quanto absolutos. Calour@, voc vai perceber que a poltica estudantil nas arcadas, com todas suas virtudes e contradies, uma verdadeira escola, to valiosa quanto os estudos formais na sala de aula. No a toa o grande nmero de intelectuais e lideranas polticas formadas no movimento estudantil franciscano, das mais variadas matizes ideolgicas. Participaram desses processos e da gesto da entidade nomes como Csar Vergueiro, Monteiro Lobato, Fbio Konder Comparato, Rog Ferreira, Alosio Nunes Ferreira, Michel Temer, Rui Falco, Eugnio Bucci e Fernando Haddad. Num momento de maior abertura democrtica e de tantos desafios fundamentais para o desenvolvimento social e econmico do Brasil, o Centro Acadmico XI de Agosto deve continuar participando de debates centrais como as reformas poltica, urbana, agrria, tributria, administrativa, dentre tantas outras, bem como no combate ao machismo, ao racismo, homofobia e transfobia, por exemplo. Nesse sentido, deve buscar sempre se renovar e estar conectado com as grandes questes contemporneas. Calour@, venha participar da poltica. Logo cedo perceber como as grandes polmicas no ptio das Arcadas, no poro e nas Salas dos Estudantes so especialmente enriquecedoras.
Centro Acadmico XI de Agosto 7

O Centro Acadmico XI de Agosto

Um dos grandes pontos positivos do convvio estudantil no Largo So Francisco o seu notvel acmulo de debates, prticas e reflexes acerca das opresses que intitulam o texto. Aps pouco tempo de contato com a vida franciscana, j possvel notar a diferena de tratamento que esses grupos minoritrios recebem - claro, se comparado ao tratamento que observamos na sociedade como um todo. Essa evoluo de tratamento um dos principais motivos de orgulho de ser franciscan@. Entretanto, como se tratam de lutas histricas e profundamente estruturais, h, ainda, muito para se melhorar e construir. O XI de Agosto defende, institucionalmente, uma faculdade que respeite todas as orientaes sexuais, etnias e gneros. Pedimos s/aos calour@s que, em caso de dvida ou anseio a respeito de tais pautas, procure qualquer integrante da gesto ou de grupos de extenso para discutir da melhor forma possvel qualquer das dvidas a serem elucidadas. As opresses: um debate que deve ser fomentado O racismo uma das opresses mais veladas em nossa sociedade. Aqui na So Francisco, por exemplo, entram pouqussimos negros todos os anos, mostrando o quo excludente nosso ensino pblico superior, que no reflete, de fato, a composio de nossa sociedade. preciso que lutemos por um espao mais justo, acessvel e igualitrio. A homofobia e o machismo tambm so bastantes presentes, principalmente nas festas da Faculdade. Na festa do grito, por exemplo, existe a contratao de mulatas que adornam o espao festivo e simbolizam o machismo e o racismo em seu auge: as negras, que j no estudam na SanFran, somente adentram nosso espao para servir de ornamento e diverso sexual aos olhos masculinos. Precisamos lutar contra isso e assumir o compromisso de no coadunar com essas prticas. Uma opresso to

O papel do XI no combate ao racismo, ao machismo e homofobia

8 Manual do Calouro

velada que, num primeiro momento, nos passa despercebida. A homofobia e o machismo, apesar de opresses distintas, por vezes se complementam. muito comum ouvirmos relatos de casais franciscanos homoafetivos acerca de situaes extremamente desconfortveis, preconceituosas e inadmissveis pelas quais passaram, principalmente nas festas. Para alm de conscientizar @s estudantes, o XI tem o papel essencial de promover o debate e discutir a fundo todo e qualquer tipo de opresso que possa existir em nosso espao acadmico; trotes que visam integrao entre calour@s e venteran@s devem ser priorizados, de tal forma que seja criada, em nossa faculdade, uma cultura de trotes no machistas, homofbicos, e racistas. Muito alm de tolerncia, queremos um espao estudantil que seja verdadeiramente democrtico.

Centro Acadmico XI de Agosto 9

Calour@, Voc Est no Centro de So Paulo!

Clnica de Direitos Humanos Luiz Gama e Centro Acadmico XI de Agosto

Quando chegamos So Francisco, no dia da matrcula, impressiona-nos o belo prdio histrico, os nomes importantes em suas arcadas, as cercanias. Raras vezes, no entanto, paramos para pensar sobre o que significa estar no corao de SP, local de intensa disputa imobiliria, espao que oscila entre integrao e segregao, conforme os diversos interesses que agem sobre ele. Entre muitas outras questes que o permeiam, o centro de So Paulo marcado pela presena da populao em situao de rua, que se concentra nos bairros centrais, especialmente em alguns logradouros pblicos prximos FADUSP. Quem so esses homens e mulheres, o porqu de sua situao e os caminhos de sada da rua so questes que so pautadas em nossa faculdade, ora em defesa dos mais vulnerveis, sujeitos aos processos urbanos em ao no centro de So Paulo, ora como expresso do medo ou do higienismo. Embora ainda confundida com a mendicncia por alguns, a situao de rua vem sendo melhor compreendida no Brasil - onde seu nmero, apesar do decrscimo dos ndices de desigualdade, continua aumentando. So diversas as motivaes que levam indivduos rua - desemprego, problemas jurdicos, desentendimentos com a famlia, despejos, etc. - e, em comum, eles tm a extrema pobreza, a fragilidade ou interrupo de vnculos scio-afetivos e a privao de moradia convencional regular. So pessoas compelidas ao uso de logradouros pblicos, reas degradadas ou abrigos para pernoitar. Ao contrrio dos mitos ainda vivos, interessa saber que a maioria dos 14.478 recenseados em So Paulo em 2011 tem uma trajetria de trabalho e pouco mais de 40 por cento exerce atividade remunerada - embora freqentemente precria - para sobrevivncia. Alm disso, notria a auto-organizao da PopRua que se articula atravs de movimentos sociais como o Movimento Nacional da Populao de Rua (MNPR) e no Comit

10 Manual do Calouro

Intersetorial da Poltica Municipal para a Populao em Situao de Rua (Comit PopRua), que juntos com entidades da sociedade civil e governo tm como objetivo construir uma poltica a longo prazo para a PopRua, alm de trabalharem com aes pontuais para combater violaes de Direitos Humanos. A partir da experincia da Ouvidoria Comunitria mantida por alunos da FADUSP, sabemos tambm que esses homens e mulheres enfrentam diariamente problemas relacionados violncia - policial e civil -, ao preconceito - o que lhes dificulta a superao da condio de vulnerabilidade - e inacessibilidade a servios de qualidade. So exemplos de prticas higienistas as remoes foradas, como a realizada esse ano, tanto no Largo So Francisco, quanto na regio da Mocca, a operao Dor e Sofrimento realizada na Cracolndia no ano de 2012 e a operao Espantalho, alm das violaes mais corriqueiras, como a prtica do rapa que caracterizada pela apreenso forada de bens materiais e documentos da PopRua, realizada pela GCM (Guarda Civil Metropolitana). O discurso que as legitima explora o controverso e apelativo discurso de combate criminalidade; os indivduos em situao de rua so tratados como lixo urbano, passvel de ser varrido do espao pblico, tanto por meio do deslocamento fsico, quanto pelo encaminhamento autoritrio a instituies de assistncia, muitas vezes alinhadas mesma lgica. Alguns avanos em relao populao em situao de rua, que habita a regio da Cracolndia, esto sendo alcanados, a exemplo da poltica do governo municipal intitulada De Braos Abertos. Sob o vis da reduo de danos e da participao coletiva para a construo da poltica, o programa tem como objetivo conquistar a confiana do dependente atravs da atuao conjunta das secretarias, a fim de proporcionar um tratamento intersetorial, que perpassa desde a assistncia psicolgica at a reinsero pelo esporte, pela educao e pelo trabalho. A participao da populao em situao de rua e das entidades, assim como do MNPR, fundamental para que a poltica seja efetiva e alcance grandes resultados. Entretanto, apesar das avaliaes positivas, principalmente no que diz respeito ao tratamento mdico, o projeto do governo municipal foi recentemente implementado e carece de um maior perodo de teste para uma avaliao aprofundada.
Centro Acadmico XI de Agosto 11

GEDS

Entidades da aculdade

O Grupo de Estudos em Direito e Sexualidade, formado h cinco anos, o grupo desenvolve dois tipos de atividades. Um deles a discusso quase semanal de textos indicados pelo Professor orientador Jos Reinaldo. Outro tipo de atividade o atendimento semanal e gratuito de travestis e transexuais para mudana de nome e sexo no Departamento Jurdico XI de Agosto (DJ). Novas selees devem ocorrer em maio. NDC O Ncleo de Direito Cidade um grupo de trabalho que se rene semanalmente no Departamento Jurdico XI de Agosto (DJ), que, desde 2002, vem desenvolvendo um projeto de educao popular e regularizao fundiria em Paraispolis, trabalho que se d a partir de uma abordagem no hierarquizada entre o conhecimento popular e aquele que produzido na universidade (extenso universitria). O grupo desenvolve tambm outras atividades, tais como: leitura e discusso semanal de textos tratando de assuntos como urbanismo, usos alternativos do direito e educao popular, alm de prestar assessoria a movimentos sociais. Academia de Letraz Surpresa, falta de ideias e to pouco espao! Tantas coisas a serem ditas que jamais sero. O C.A. mandou nos apresentarmos em trs linhas: Trs linhas... trs linhas... trs linhas... S nos resta apelar para o tango argentino. Um aviso, um informe: Segunda entidade mais antiga da Faculdade Terceiro andar: salinha refgio Quadras e trovas, traga as suas pra gente. DANDARA O Coletivo Feminista Dandara um grupo auto-organizado de mulheres que se rene semanalmente e desenvolve diversas atividades ao longo do ano, como eventos, ciclo de leituras, e intervenes, voltadas luta fe-

12 Manual do Calouro

minista. Qualquer garota interessada em conhecer e aprender sobre feminismo, ideias, lutas e referncias est convidada a participar das reunies do grupo. ARCADAS VESTIBULARES O Arcadas Vestibulares o cursinho dos alunos da Faculdade de Direito que atende 130 alunos que no podem pagar por um curso comercial. Venha utilizar todos os seus conhecimentos acumulados em brifitas e Leis de Newton. Estamos te esperando em nossa equipe! SAJU CIDADE O SAJU Cidade um grupo auto-organizado formado por estudantes de direito que busca, nos moldes da extenso universitria popular e a partir da atuao junto aos movimentos de moradia do centro de So Paulo, romper com a distncia que o saber universitrio possui do restante da sociedade, discutindo questes concernentes maneira como o Direito se pe como instrumento de dominao em diversos contextos. SAJU COOPERATIVAS O SAJU Cooperativas um grupo de extenso da Faculdade. O projeto consiste na atuao junto de cooperativas de catadores de materiais reciclveis da cidade de So Paulo, por meio de mtodos de assessoria jurdica e educao popular. SAJU CRCERE O SAJU Crcere surgiu da evidente carncia do discurso dogmtico, tanto no mbito acadmico, quanto no momento de discusses de polticas pblicas, quando se trata dos problemas envolvendo o sistema prisional. Somos, portanto, um grupo que se dedica militncia e aos estudos que tenham como tema central a questo carcerria, trabalhando nos moldes de assessoria jurdica universitria popular.

Centro Acadmico XI de Agosto 13

DEPARTAMENTO JURDICO XI DE AGOSTO O DJ uma entidade que presta assistncia jurdica gratuita populao de baixa renda. Realizado diretamente por estudantes franciscanos, sob a orientao de um corpo de advogados, o trabalho do DJ uma oportunidade nica de extenso universitria, conciliando o aprendizado prtico na advocacia e o contato direto com a realidade de extrema desigualdade social da cidade de So Paulo. SANFRAN JR. A Sanfran Jr. a uma empresa jnior cujas atividades baseiam-se no desenvolvimento acadmico, o que feito por meio de atividades como grupos de estudo, desenvolvimento de habilidades de gesto, proporcionado pela organizao de eventos e pela estruturao interna de diretorias da empresa, e desenvolvimento da atividade empreendedora, atravs de incentivo s mais diversas iniciativas. REPRESENTAO DISCENTE A RD o rgo de representao dos estudantes perante as instncias deliberativas da Faculdade. Assim, apresenta as demandas da comunidade discente e tem direito a voto em espaos como as reunies de departamentos, das comisses e subcomisses, e da Congregao. Clnica de Direitos Humanos Luiz Gama A Clnica de Direitos Humanos a entidade estudantil que, em contato com a populao em situao de rua da cidade de So Paulo, dedica-se ao estudo crtico e prtica orientada em matria de direitos humanos. Sua atividade, em parte consistente na Ouvidoria Comunitria da Populao em Situao de Rua, reconhecida como extenso universitria e gera crditos para as alunas e alunos participantes. NEI O Ncleo de Estudos Internacionais uma entidade formada por alunos e por antigos alunos com o objetivo de congregar interessados nos debates envolvendo questes de Direito Internacional e de Relaes Internacionais, e de aprofundar os estudos para alm do que ensinado na Faculdade. Para mais informaes sobre os projetos (os denominados Ps) tericos
14 14 Manual do Calouro

e/ou de simulao jurdica internacional, contate-nos em comunicacao@ nei-arcadas.org, e consulte o site (http://nei-arcadas.org), o blog (http:// neiarcadas.wordpress.com/) e a pgina do Facebook (NEI/FDUSP). CLNCA DE DIREITO AMBIENTAL A Clnica de Direito Ambiental Paulo Nogueira Neto CPaNN surgiu em meados de 2012 atravs de um grupo de alunos preocupados com a falta de espao para discusso do tema ambiental na faculdade. uma entidade com duas frentes de atuao: a terica e a prtica, sempre tentando desenvolver o debate da relao direta entre sustentabilidade e sociedade tanto no mbito acadmico quanto para alm dos muros da faculdade.

Centro Acadmico XI de Agosto 15

Espaos Estudantis
PR-ALUNO A pr-aluno uma sala de computadores e impressora destinada aos estudantes. A cada ms, voc ter uma cota de trinta folhas para imprimir aquele resumo antes da prova. Essa cota no acumulativa, ento, antes de gastar seu dinheiro no CTC, passe na pr-aluno! BIBLIOTECAS Esto divididas entre a Circulante, de onde se pode levar livros pra casa, fica no segundo andar do anexo IV; a Central, no primeiro andar do prdio histrico; algumas departamentais (a Faculdade tem 9 departamentos) esto no prdio histrico e outras no Anexo IV. SEO DE ALUNOS uma sala no segundo andar do prdio anexo (depois da passarela, calour@!), l resolver os seus problemas com a sua matrcula, at voc se formar ter muitas experincias desagradveis com o nosso sistema, o famoso JupiterWeb! na Seo de Alunos que voc confirmar sua matrcula (no esquea!) e arrumar sua grade horria nos prximos semestres! TESES DE LUREA A Teses uma sala no terceiro andar do prdio histrico, ao lado dos elevadores. Trata-se de um lugar silencioso, agora climatizado, que voc pode usar pra estudar, fazer trabalhos e, s vezes, dormir. ACHADOS E PERDIDOS Ningum sabe ao certo, mas dizem que fica no prdio anexo (2 andar). Espero que no tenha que encontr-lo, se descobrir, compartilha a informao!

16 Manual do Calouro

PORO Sede do nosso Centro Acadmico, tambm um espao de convivncia de franciscanas e franciscanos. No perodo noturno, voc ter a oportunidade de matar a aula para ir ao poro, especialmente s quinta-feiras, dia de festas. tambm um timo lugar para discutir sobre qualquer assunto, jogar pebolim e sinuca e, claro, beber. SALA DOS ESTUDANTES uma sala localizada no trreo do prdio histrico, prxima a sada da Riachuelo. nessa sala, que ocorrem as principais discusses polticas dos estudantes da So Francisco. nela que debatemos os problemas da nossa faculdade, e nela tambm, que alimentamos a esperana de mud-los. Aqui voc ter oportunidade de fazer histria. BANDEJO Localizado no segundo andar do prdio anexo (depois da passarela), o melhor de l o preo (R$ 1,90), o bandejo tem o melhor preo da regio! Voc poder desfrutar dessa poltica de permanncia estudantil contando com uma srie de refeies, tanto no almoo quanto no jantar. Bon apettit! CENTRO DE IDIOMAS XI DE AGOSTO Calour@, logo aqui, no centro de So Paulo, no prdio anexo da nossa faculdade, voc encontrar o melhor curso de lnguas da regio, com preos baixos e com cursos de alta qualidade o Centro de Idiomas XI de Agosto conta com aulas de francs, italiano, alemo, espanhol e ingls todas ministradas por excelentes professor@s. Corra na salinha do CI e faa j a sua matrcula no curso extensivo! NOTAS E PROVAS Calour@, primeiramente, voc precisa saber que a mdia 5, tirou 5, passou. Se fechar de 3,0 a 4,9, est de reaval prova que voc far no semestre seguinte, a nota dessa prova ser sua mdia final. Agora, calour@, mdia entre 0 e 2,9 DP direto, o que DP? repetir a matria
Centro Acadmico XI de Agosto 17

e ter a chance de conhecer a turma 188. Quanto as provas, cada professor avalia de um jeito, o que voc precisa saber? Os resumos salvaro a sua vida! Existem as provas substitutivas, a subs a chance de fazer a prova em um outro dia e horrio. aquela que voc far quando a festa te impediu de estudar! LUGARES PRA CONHECER! Voc est no Centro de So Paulo, coloque um tnis e venha explor-lo! Vale uma visita ao Mercado Municipal, localizado na Rua da Cantareira, onde voc encontra uma grande variedade de comidas, alm de ser uma tima oportunidade para comer os famosos pastis e o po com mortadela. Outro local interessante para se visitar Centro Cultural Banco do Brasil, na Rua lvares Penteado, um dos calades do Centro Histrico. L ocorrem mostras de cinema e diversas exposies, vale a pena conferir!

Foto: Mercado Municipal. Coma o sanduche de mortadela!


18 Manual do Calouro

festas e Tradies Franciscanas


CERVEJADAS Acontecem em frente Faculdade, ao ar livre, e tradicionalmente comeam s XIh08. So as mais franciscanas das festas. Geralmente incluem o FICA - Festa de Integrao dos Calouros Acadmicos, a PrJogos Jurdicos, a do XI, a do Grito do Peru e o Reveillonze, podendo acontecer outras, afinal, cervejadas nunca so demais! BAILE DO XI hora de lavar o terninho e o vestido! O Baile do XI uma tradicional festa em que @ calour@, antes de iniciar a temporada de estgios, vai de traje social festejar e celebrar a vida franciscana com @s amig@s. PERUADA Peruada, oba! A Peruada , com certeza, a mais famosa festa da faculdade! Comemorada h quase um sculo, a inesquecvel festa capaz de gerar histrias para se lembrar a vida inteira. Embalada por fantasias das mais inusitadas e por uma histria de engraadas manifestaes polticas, @s alun@s desfilam pelo centro de SP esbanjando um certo bom humor etlico ; a festa , com certeza, um dos mais importantes momentos da vida franciscana. GRITO DO PERU H quem diga que o Grito seja a melhor da festa, outros preferem defender a gloriosa Peruada, sendo a melhor ou no, o grito guarda toda a magia de ser a nica festa em que comemoramos dentro da prpria faculdade! Regada a cerveja de graa ( sim, calour@!) alm de muita espuma e brinquedos nas arcadas. ACALOURADOS A festa franciscana, dedicada com todo amor e carinho, para os seus querid@s calour@s promete situar os novos ingressantes no ambiente

Centro Acadmico XI de Agosto 19

festivo dos fransican@s, alm de dar incio aos primeiros romances universitrios. JOGOS JURDICOS ESTADUAIS Um dos momentos mais aguardados do ano o da ida ao Jurdicos. O Jurdicos o momento onde a nossa Gloriosa Atltica XI de Agosto enfrenta os grandes invejosos PUC e Mackenzie, sempre em alguma cidade do interior paulista. Perodo de elevao do esprito franciscano (v de alojas!), em que torcemos e bebemos sem parar durante quatro dias (este ano, no feriado de 1 de maio). INTERUSP um dos jogos universitrios mais competitivos do Estado de So Paulo, em que a Gloriosa enfrenta o desafio de disputar o ttulo com adversrios como a Med-Pinheiros e a Poli. Tudo no agradvel frio junino do feriado de Corpus Christi. H quem diga que o churras realizado pela Atltica durante os jogos s no melhor que a Peruada! Os jogos so com certeza a melhor oportunidade de integrao com os outros estudantes de nossa universidade.

20 Manual do Calouro

Apoiadores
EMPADA BRASIL
Loja Centro SP Tel 3242 0545 Em frente a Faculdade de Direito da USP Segunda a Sexta das 8:00Hs as 19:00Hs

Desconto de 10% para alunos da SANFRAN, mediante apresentao da carteira de estudante (no cumulativa com outras promoes); Servimos refeies e caf da manh (lanches e po na chapa); Combos: matinais e Brasil (entre eles : Pague 5 empadas e Leve 6 ); Promoo DIRIA 45 minutos (todos os produtos da loja com 20% de descontos ), das 17:45hs as 18:00hs.

CAF CULTURA
Lanches - Refeies - Salgados Prximo faculdade So Francisco e a Catedral da S Aberto seg-sext das 7h s 22h Sbado das 8h s 16h Rua Riachuelo, 124 - S - So Paulo Tel: 3242-2300

CTC CPIAS
Unidade Centro; Rua So Francisco, 27 S; Fone: (11) 3241-4400; Horrio: Segunda a Sexta 8:00 as 19:45 (confirme horrio em poca de frias); E-mail: ctccopias@uol.com.br.

Centro Acadmico XI de Agosto 21

MAPA DO LARGO

N G M P H A E

CO K L

BD F

22 Manual do Calouro

A - Largo So Francisco; B - Caf Cultura - Rua Riachuelo, 124 C - CTC - Rua So Francisco, 27 D - Expresso Riachuelo - Rua Riachuelo 140 E - Empada Brasil - Rua Jos Bonifcio 254 F - Departamento Jurdico XI de Agosto, Praa Doutor Joo Mendes, 62; G - Teatro Municipal; H - Prefeitura Municipal; I -Tribunal de Justia de SP; J - S; K - Cmara dos Vereadores; L - Ministrio Publico do Estado de SP; M - Viaduto do Ch; N - Praa da Repblica; O - Secretaria de Segurana Pblica; P - Biblioteca Municipal Mrio de Andrade; Q - Mosteiro So Bento;

Centro Acadmico XI de Agosto 23

Voc tem muitas razes para acreditar no seu futuro profissional. s dar o primeiro passo!

Acesse www.machadomeyer.com.br/pe e se inscreva no Programa de Estgio do Machado Meyer.

Das könnte Ihnen auch gefallen