Sie sind auf Seite 1von 10

PREFEITURA DO NATAL SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO

ESCOLA MUNICIPAL IRM ARCANGELA


Rua So Pedro, n 188 Bairro Igap
CEP: 59104-270 Natal/RN Fones: 3232-4828

O Cinema e o Aprendizado da Histria


Professores Responsveis: Profa. Adisa Ricelhe Gonalves Fernandes Prof. Joo Salvador Cardoso Prof. Maxuel Batista Arajo

NATAL RN 2014
0

Profa. ADISA RICELHE GONALVES FERNANDES Prof. JOO SALVADOR CARDOSO Prof. MAXUEL BATISTA ARAJO

O Cinema e o Aprendizado da Histria

Projeto didtico pedaggico desenvolvido na Escola Municipal Irm Arcngela, junto aos alunos do ensino fundamental sries finais (7 ao 9 anos). Objetivando correlacionar os contedos da disciplina Histria ao Cinema, iniciado em 2011 com total apoio da Direo e equipe pedaggica. Idealizao: Profa. Ana Karla Varela Siqueira. Apoio: Equipe Gestora e Pedaggica Realizao: Professores de Histria Turno Vespertino Participao: Alunos dos 7, 8 e 9 anos.

NATAL RN 2014
1

1. JUSTIFICATIVA
A sociedade da informao como denominada por ALARCO (2001) requer da escola um olhar diferenciado acerca do uso das mdias no processo de formao dos sujeitos e na construo dos conhecimentos. Visando a promoo da interao do conhecimento, to necessria para as competncias que a sociedade do sculo XXI exige, o papel do professor o de colaborador no processo de construo e reconstruo do conhecimento e socializador das informaes geradas nesse novo contexto. Nessa perspectiva, necessrio que o professor encontre subsdios que possam promover a interao com o conhecimento. As mdias e os recursos tecnolgicos se tornam cada vez mais presente e forte no que se refere a constituio de valores culturais. Aos educadores cabe fazer uso desses recursos tendo em vista o poder de atrao que esses exercem sobre os jovens e a sociedade. Dentre os vrios mecanismos utilizados pela mdia impressa e televisionada, temos o cinema, materializado pela criao de pelculas ou filmes. A discusso de um filme interessante, pois enriquece as vrias formas de percepo. Perceber o que os filmes dizem e o que cada espectador, ao ver o filme, quer dizer, talvez seja a experincia educativa mais profunda que o cinema possa proporcionar. Cinema pode ensinar muito mais contedos que os filmes parecem apresentar. Valores e condutas morais esto explcitos ou implcitos na elaborao das pelculas. O professor deve buscar a natureza dos processos de desenvolvimento da linguagem audiovisual, visto que as mdias audiovisuais tm um papel fundamental como veiculo para construo do conhecimento. Sabendo que a relao entre cinema e educao histrica e que nessa relao texto e contexto se intercruzam tornando-se o texto flmico um dispositivo que opera a partir de uma rede de saberes sociais (EUGENI, 1999, p. 7), estamos propondo a utilizao d a produo cinematogrfica (nacional e internacional) como recurso didtico pedaggico para discutirmos junto aos nossos educandos temas histricos. Todo filme um documento desde que corresponda a um vestgio do passado remoto ou imediato, embora a historiografia aponte que so documentos a partir da concepo da Histria pelo historiador e o valor essencial do documento, tornando-o objeto de pesquisa e anlise. Qualquer filme traz uma forma de contar multilingustica. O ver-visualizar que abrange todos os sentidos do aluno. uma histria narrada atravs de representaes visuais, ou seja, as imagens em movimento, traduzindo um enredo inspirado em aspectos scio-culturais de
2

pessoas inseridas em contextos que podem colaborar na construo do conhecimento desde que a reflexo seja estimulada e utilizada de maneira adequada. O vdeo passa pelo sensorial, emocional, intuitivo e por fim o racional, formando um elo entre o presente (momento da projeo), passado e futuro (objetos de reflexo). Neste prisma, o recurso do cinema em aulas de Histria torna-se ferramenta de apoio fundamental para a contextualizao dos temas propostos pelo professor e de prazerosa anlise posterior dos alunos. Napolitano conclui:
Trabalhar com o cinema em sala de aula ajudar a escola a reencontrar a cultura ao mesmo tempo cotidiana e elevada, pois o cinema o campo no qual a esttica, o lazer, a ideologia e os valores sociais mais amplos so sintetizados numa mesma obra de arte. (2003: p. 11-12)

A Histria e sua transposio didtica j sofreram crticas e modificaes ao sabor de teorias e metodologias milagrosas, que pretendiam introjetar todo o seu contedo (como se isso fosse possvel) nos alunos. A escola tradicional, que pregava um ensino estritamente visual de textos e trato superficial das imagens, no conseguiu tal intento. Sua prtica axiomtica se resumia ao saber-decorar. Anlise e posturas questionadoras eram suprimidas pela avalanche textual e documental, fomentando a apatia nos professores e averso nos alunos pela disciplina histrica. Quebrando esse tradicionalismo entorpecedor sobre o uso da imagem como recurso sistmico e reflexivo, nos faz ponderar sobre:
(...) as vantagens que poderiam beneficiar o conhecimento histrico, se a ateno dos historiadores se deslocasse do campo das fontes visuais para a visualidade como objeto detentor, (...) de historicidade e como plataforma estratgica de elevado interesse cognitivo. (MENESES: 2003, p. 16)

A relao entre Histria e Cinema no se resume a filmes histricos. Vai muito alm. Histria e Cinema so duas narrativas, dois fenmenos histricos que falam do presente, do passado ou do futuro. Estabelecem relaes, arriscam ordenaes lgicas ou, por mais paradoxo que possa parecer, caticas tambm. A proposta deste projeto didtico pedaggico abordar o cinema como uma das linguagens que permeiam a transposio didtica e prtica epistemolgica do saber histrico. O cinema possui mensagens flmicas individuais e mltiplas; mensagens que traduzem valores culturais, sociais e ideolgicos de uma sociedade. Refletir sobre a aplicao dessa linguagem miditica em sala de aula e especificamente na disciplina Histria, levantando questes acerca da prtica docente no que tange a projeo, e as lacunas analticas que se formam ao longo dessa atividade por ser tratada de forma isolada e fragmentada.
3

2. OBJETIVOS
2.1 GERAL O principal objetivo do saber histrico refletir sobre os processos e as relaes entre os grupos em diferentes temporalidades. A Histria constituda de diferenas e rupturas, no existem situaes estanques e apenas fatos e datas; vai alm de nomes e construes puramente ideolgicas.

2.2 ESPECFICOS Discutir temas histricos a partir da utilizao do cinema como veculo de ensino e aprendizagem. Trazer para a sala de aula a discusso sobre o uso de meios cinematogrficos e como trabalhar os contedos de Histria a partir dos mesmos. Tornar mais fcil a visualizao e compreenso dos temas histricos atravs das pelculas cinematogrficas.

3. METODOLOGIA
O cinema pode ser abordado como uma das linguagens do saber histrico, sendo utilizado na contextualizao dos contedos estudados, levando os alunos a uma anlise mais criteriosa e questionadora. Trabalhar os vrios aspectos de um filme, como a linguagem, o figurino, a msica, o comportamento social de um tempo histrico amplia as possibilidades de viso, anlise e reflexo do aluno em relao ao tema proposto. Para NAPOLITANO (2006):
o professor no precisa se tornar um crtico de cinema, mas as informaes prvias do filme em questo so extremamente importantes, para que as atividades em sala de aula se tornem mais produtivas e interessantes.

Assim metodologicamente, o trabalho em torno do cinema e suas relaes com as reas temticas escolhidas ser desenvolvido em trs reas complementares: pesquisa, reflexo e disseminao, com as seguintes atividades: Pesquisa bibliogrfica, filmografia, documental e outras (Internet, iconogrfica, etc.). Debates com os alunos participantes. Realizao das sesses de cinema.

As sesses de cinema sero distribudas conforme as sries trabalhadas neste projeto (alunos dos 7, 8 e 9 anos do Ensino Fundamental II, matriculados no turno vespertino, onde participam em 2014, 40 alunos por srie mencionadas, totalizando 120 alunos atendidos). Ao longo de todo ano letivo, sempre aos sbados pela manh (das 8h s 12h) na Sala de vdeo da Escola, so exibidos os filmes previamente escolhidos conforme a faixa etria, ano escolar e contedos da disciplina Histria correlato, dessa forma so exibidos 6 (seis) filmes com temtica correlacionada ao ano escolar para cada srie, totalizando 18 exibies de filmes. Em cada sesso, haver uma apresentao do filme, feita pelos professores e um debate entre os participantes, realizado aps a exibio. Optou-se pelos filmes que circulam nos cinemas e canais de televiso na atualidade, pois de maneira geral os alunos consomem este tipo de mdia e acredito que o trabalho feito em sala de aula os auxilia a ter uma viso crtica sobre os meios de comunicao de massa e a aproveitarem da melhor maneira as informaes que lhes so dadas.

3.1 CRONOGRAMA
ATIVIDADES
1

PERODO/BIMESTRES
2 3 4

Planejamento e Seleo dos Filmes Cadastro de alunos Exibio dos Filmes Debates e Avaliao Encerramento

4. AVALIAO
A Avaliao se dar em momentos distintos: O primeiro, um debate aps a exibio do filme e num segundo momento, produo textual sobre as impresses e discusses deixadas pela exibio do filme correlacionando com o contedo histrico trabalhado em sala de aula. Num terceiro momento, poder-se- pedir aos alunos a produo de dois textos: a produo de um trabalho final com um cruzamento dos filmes assistidos, das discusses e das impresses deixadas pelo projeto, e um segundo texto no qual o aluno far uma reflexo a partir do seguinte questionamento Por que to comum o uso de temas histricos em produes cinematogrficas? Para voc, qual o significado destas escolhas?. Alm disso, uma auto-avaliao de aprendizagem e uma avaliao sobre o Projeto e o professor, com crticas e sugestes, visando melhorias.
5

5 RESULTADOS 2013:
FILMES EXIBIDOS 1. Os Narradores de Jav 2. Clube do Imperador 3. Quilombo 4. Elizabeth: A Era de Ouro 5. O Patriota. 6. Carlota Joaquina. 7. Olga. 8. Pearl Habor 9. Germinal 10. O Auto da Compadecida 11. Adeus Lenin 12. Apocalipto. 13. A onda 14. Forrest Gump CONTEDO HISTRICO CORRELATO Introduo ao estudo da Histria Roma Antiga, correlao tambm com a tica. Escravido no Brasil Absolutismo Europeu Independncia dos EUA Bloqueio Continental / Brasil Imprio Perodo Vargas (Brasil) 2 Guerra Mundial Revolues sociais do sculo XIX Cangao. Cultura Nordestina Guerra Fria / Fim da URSS Grandes Navegaes / Maias Nazismo. EUA (1950 a 1990)

5.1 ALUNOS ATENDIDOS (110 alunos) 7 Ano = 40 alunos (10 alunos por turma x 4 turmas) 8 Ano = 40 alunos (10 alunos por turma x 4 turmas) 9 Ano = 30 alunos (15 alunos por turma x 2 turmas)

5.2 PLANILHA DE CUSTOS


Item Pipocas (40 sacos Bokus 20g) Refrigerantes e Sucos Bolos e Salgados Sorvete (pote 10 litros) TOTAL GERAL POR SESSO => Valor por sesso (R$) 7,55 11,25 14,20 12,00 45,00

Observaes: 44 sesses x R$ 45,00 = R$ 1.980 (Custo total de 2013). Os Custos do Projeto so rateados entre os professores envolvidos que, juntamente com a Diretora e o vice, desembolsam de seus prprios salrios.

6- PROGRAMAO - 2014
MS
FEVEREIRO MARO

DIA 15 08
22

SRIE 7 8
9

FILME
Sangue e Honra. As loucuras do Rei George.

CONTEDO HISTRICO Idade Mdia/Feudalismo Pacto Colonial

Ns que aqui estamos por vs Sculo XX esperamos. Cruzada. O Patriota. Feliz Natal. Joana DArc (de Luc Besson).
frias

ABRIL MAIO
JUNHO

05
26

7
8

O Isl e a Idade Mdia Independncia dos EUA 1 Guerra Mundial. Baixa Idade Mdia Revoluo Francesa Perodo Vargas (Brasil) Reforma Protestante Bloqueio Continental 2 Guerra Mundial Brasil Colnia Lutas sociais sc. XIX Guerra Fria Grandes Navegaes Brasil Imprio Brasil Ditadura Militar

10
24
frias

9
7
frias

JULHO AGOSTO SETEMBRO OUTUBRO NOVEMBRO DEZEMBRO

19
26

8
9

Danton, processo da revoluo.


Olga.

09
23

7
8

Lutero.
Carlota Joaquina. A lista de Schindler. Caramuru: a inveno do Brasil. Daens: Um grito de Justia. Adeus Lenin. Apocalipto. Mau: O imperador e o Rei.

13
27

9
7

18
25

8
9

08
29

7
8

13

O que isso Companheiro?

Observao: Almeja-se ainda para o ano de 2014 a realizao do encerramento do projeto no ms de dezembro uma sesso especial com todos os participantes do projeto (120 alunos nesse ano) num grande Cinema da cidade em filme escolhido em parceria com o grupo comercial cinematogrfico. Tendo como sugesto de filmes: Matrix ou o Auto da Compadecida.

REFERNCIAS
ABUD, Ktia Maria. A construo de uma Didtica da Histria: algumas idias sobre a utilizao de filmes no ensino. Histria, So Paulo, 22(1); 2003 ALARO, Isabel (Org.). Escola reflexiva e nova racionalidade. Porto Alegre: Artmed, 2001. BRIGGS, Asa. BURKE, Peter. Uma histria social da mdia: de Gutenberg Internet. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2004. CAPELATO, Maria Helena, MORETTIN, Eduardo, NAPOLITANO, Marcos, SALIBA, Elias Thom. Histria e cinema: dimenses histricas do audiovisual. So Paulo: Alameda, 2007. CARDOSO, Ciro Flamarion. MAUAD, Ana Maria. Histria e Imagem: os exemplos da fotografia e do cinema In CARDOSO, Ciro Flamarion. VAINFAS, Ronaldo (orgs.). Domnios da Histria: ensaios de teoria o olho da histria ano 12, n. 9, dezembro de 2006 e metodologia, 13 Reimpresso, Rio de janeiro: Campus, 1997. CARDOSO, Oldimar. Para uma definio de Didtica da Histria. Revista Brasileira de Histria. So Paulo, v. 28, n 55, p. 153-170 2008. CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 5 ed., So Paulo: Paz e Terra, 2001. CLARO, Silene Ferreira. Cinema e Histria: uma reflexo sobre as possibilidades do cinema como fonte e como recurso didtico. Augusto Guzzo Revista Acadmica - No 10 - dezembro de 2012 So Paulo: FICS, p. 113-126) ISSN Eletrnico: 2316-3852. ______. Histria em imagem e som: pensando a cultura histrica da sociedade contempornea. In: 1 Simpsio Internacional de Histria Pblica: A histria e seus pblicos Anais eletrnicos. ISBN 978-85-62959-25-7. So Paulo, 2012. EUGENI, Ruggero. Film, sapere, societ: per unanalisi sociosemiotica del testo cinematografico. IN: CHAGAS, Moyss Faria das. CINEMA NA ESCOLA. 1999. Disponvel em: http://www.faetec.rj.gov.br/desup/images/edutec/20123/edutec-20123-moyses-faria.pdf EVANGELISTA, Rafael, BARBIERI, Andria. Nas fronteiras entre o cinema e a Histria. In: http://www.comciencia.br/especial/cinema/cine01.htm (acessado em 17/10/2006) FERRO, Marc. A manipulao da histria no ensino e nos meios de comunicao. So Paulo: Ibrasa, 1983. ______. A Histria vigiada. So Paulo: Martins Fontes, 1989. NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula, So Paulo: Contexto, 2003. PCNs: Parmetros Curriculares Nacionais 5 a 8 sries Histria. MEC, 1988.

ANEXO: BLOG DO PROJETO CINEMIA: http://www.cinemia-cinemia.blogspot.com.br/

Das könnte Ihnen auch gefallen