Sie sind auf Seite 1von 24

A teologia de Antnio Conselheiro luz de seu manuscrito de 1897: observaes sobre pontos especficos do pensamento conselheirista1

Vicente Dobroruka Professor de Histria Antiga, Universidade de Braslia Doutor em Teologia, Oxford

Muito se tem escrito sobre o carter milenarista ou messinico do movimento de Canudos. Poucos, porm, deram-se ao trabalho de examinar o texto (ou melhor, os dois textos) deixados pelo prprio Antnio Conselheiro com a inteno de diagnosticarem a presena de traos de milenarismo nos mesmos. Este artigo prope-se a discusso mais detalhada de aspectos da teologia do Conselheiro com base num desses manuscritos, o mais famoso, difundido e completo - o de 1897. Em meio aos destroos de Canudos destruda em 1897, o mdico Joo de Sousa Pond2 encontrou um livrinho que levava o nome de Antnio Conselheiro por autor, ainda manuscrito. Ataliba Nogueira descreve o achado nos seguintes termos: O volume encadernado, conta 628 pginas3, numeradas e sem margem. Cada pgina com 14 linhas. Tinta preta, letra bela e sempre igual. Formato 10 x 14. Diz a folha de rosto: A presente obra mandou subscrever o peregrino Antnio Vicente Mendes Maciel no povoado do Belo Monte, provncia da Bahia em 12 de janeiro de 1897.4 Prossigamos com as consideraes de Nogueira acerca da folha de rosto:
Este artigo uma verso ligeiramente modificada de um captulo de meu livro Antnio Conselheiro - o beato endiabrado de Canudos (Rio de Janeiro: Diadorim, 1997). Ainda h muito a fazer em termos de uma edio dos dois manuscritos de Antnio Conselheiro; chamo a ateno especialmente para o trabalho recente desenvolvido pelo Prof. Dr. Pedro Lima Vasconcellos, da PUC-SP, que me chamou a ateno para problemas de edio envolvendo os dois manuscritos; no entanto, pelas limitaes deste artigo no tenho, de momento, como fazer mais do que lhe agradecer e reconhecer o mrito de seu trabalho. 2 Aqui esto alguns dados biogrficos do mdico. Nasceu em 1874, na vila de Itapicuru de Cima e veio a falecer em 1934: chegara a beijar a mo do Conselheiro, de quem faria a autpsia ao final da guerra. Cf. Ataliba Nogueira. Antnio Conselheiro e Canudos. So Paulo: Companhia Editora Nacional, 1978. P.22. 3 H dois problemas de numerao, entretanto: a pgina 357 do manuscrito apresenta uma lacuna, cuja origem Nogueira no explica; e h um salto na numerao entre as pginas 569 e 600, que tampouco est justificado. 4 Idem, p.23.
1

A expresso mandou subscrever caracterstica da sua profunda humildade. Mas a caligrafia do texto e a assinatura so suas, as mesmas que se podem ver em duas cartas emolduradas e suspensas na parede, no Instituto Histrico e Geogrfico da Bahia. O texto destas cartas tem sido reproduzido alhures por outros autores. A obra manuscrita autntica e do punho do Conselheiro5. Com essa frase Nogueira encerra sua apresentao do manuscrito de Antnio Conselheiro: cabe considerar, entretanto, que no h unanimidade quanto caligrafia. Tefilo Andrade, em artigo na revista O Cruzeiro de 2 de agosto de 1947, afirma que o livro

Est manuscrito em letra de mulher, certamente por uma das muitas de certa ilustrao, que seguiam o Peregrino, crentes na sua santidade e na fora dos milagres que operava6. Abelardo Montenegro afirma que Antnio Conselheiro mantinha um secretrio, de nome Leo da Silva, a quem ele ditava seu pensamento religioso; Nertan Macedo confirma, acrescentando que Leo vinha de Natuba e tinha boa letra - o que pode significar que a caligrafia do manuscrito provinha dele e no do Conselheiro7. Com essa questo tcnica referente s trs possibilidades caligrficas (escrita do prprio punho do Conselheiro, de um suposto secretrio ou de uma mulher noidentificada) encerra-se a apresentao do manuscrito. Devo lembrar ao leitor que o fato desse texto ser um dos poucos documentos escritos que restam do beato canudense justifica a importncia que lhe atribuda. Na verdade, ele a nica coisa que se pode contrapor s insinuaes euclidianas acerca da natureza das idias de Antnio Conselheiro - embora exista um outro texto do beato de Canudos ao qual no tive acesso.

Id.ibid. Tefilo Andrade. Um indito de Antnio Conselheiro in: O Cruzeiro. Rio de Janeiro: 19(41), 02/08/1947. O restante do artigo de pouco interesse, pois no faz mais do que repetir as opinies de Euclides da Cunha. A anlise caligrfica notvel por ser a nica a apontar uma mulher como copista dos manuscritos; uma evidncia favorvel efetiva escrita do livro pela mo de Antnio Conselheiro pode ser encontrada no depoimento do ex-jaguno Pedro a Jos Calasans, no qual o veterano afirma que o Conselheiro escrevia muito. Cf. Jos Calasans. O ciclo folclrico do Bom Jesus Conselheiro. Contribuio ao estudo da campanha de Canudos. Bahia: Tipografia Beneditina, 1950. 7 Nertan Macedo. Memorial de Vilanova. Rio de Janeiro: O Cruzeiro, 1964. P.49. Gustavo Barroso, citando documento constante do livro 35 do 1 ofcio do cartrio de Quixeramobim referente venda, pelo Conselheiro, de um imvel em 3 de setembro de 1857, afirma que a letra normal, serena, lmpida e de pessoa letrada. Cf. Gustavo Barroso. O mstico de Quixeramobim in: margem da histria do Cear. Fortaleza: Imprensa Universitria do Cear, 1962. P.213.
6

Segundo Duglas T. Monteiro, este outro texto menos conhecido do Conselheiro um escrito quase idntico ao encontrado por Joo de Sousa Pond, tanto na forma quanto no contedo teolgico, mas que no possuiria as ltimas partes - consagradas repblica. Esse outro manuscrito mais antigo estava, at 1972, entre os bens do senador Alosio de Carvalho, cuja famlia o doou ao Prof. Calasans8. A data desse texto consta na folha de rosto como sendo 24 de maio de 1895 portanto, aproximadamente dois anos anterior s Prdicas recolhidas e analisadas por Ataliba Nogueira. Seu ttulo Apontamentos dos preceitos da divina lei de Nosso Senhor Jesus Cristo, para a salvao dos homens. Segundo Jos Calasans,

O manuscrito de 95 simplesmente um registro de conceitos religiosos, enquanto a obra de 97, que em parte cpia da anterior, consigna idias polticas e sociais [...]9 Mas retornemos ao nosso principal objeto de anlise, a obra escrita pelo Conselheiro j prximo da morte. Vejamos primeiramente as condies fsicas do livro, em que circunstncias ele foi achado e alguns usos que dele se fizeram ao longo desses cem anos. O manuscrito de Antnio Conselheiro recebeu da mo de Joo de Sousa Pond uma inscrio na folha de rosto:

No dia 5 de outubro de 1897, em que as tropas legais sob o comando do general Artur Oscar de Andrade Guimares assenhorearam-se vitoriosa e decisivamente do arraial de Canudos, dando busca no lugar denominado Santurio, foi este livro encontrado, em uma velha caixa de madeira, por mim, que me achava como mdico em comisso do governo estadual e que fiz parte da junta de peritos que no dia 6 exumou e reconheceu a identidade do cadver do grande fantico. Submetido ao testemunho de muitos conselheiristas, este livro foi reconhecido ser o mesmo que, em vida, acompanhava nos ltimos dias a Antnio Maciel- Conselheiro Bahia, maro de 1898 Joo Pond

Cf. Nogueira, op.cit. p.23 e Duglas T. Monteiro. Um confronto entre Juazeiro, Canudos e Contestado in: Srgio B. de Holanda. Histria Geral da Civilizao Brasileira. Tomo I, vol.II. So Paulo: DIFEL, 1985. P.65. 9 Jos Calasans. Canudos no-euclidiano - fase anterior ao incio da guerra do Conselheiro in: Jos A. V. Sampaio Neto et alii. Canudos - subsdios para sua reavaliao histrica. Rio de Janeiro: Fundao Casa de Rui Barbosa, 1986. P.18. O Prof. Calasans indica ainda que o manuscrito mais antigo foi trazido pelo brigada do 25 Batalho de Infantaria Eugnio Carolino Sayo Carvalho e por ele mesmo ofertado ao ento diretor de Jornal de Notcias da Bahia. Alosio de Carvalho - naquele tempo conhecido por Lulu Parola. Cf. Calasans, op.cit. p.19. Mas a relao entre ambos os manuscritos est, hoje, longe de esclarecida e o texto de 1895 apresenta inmeras diferenas de detalhe e de enfoque, que no tm, por sua prpria natureza, como ser abordadas neste artigo - que tem por tema somente o texto mais difundido junto ao pblico leitor, o de 1897.

Mas o mdico da quarta expedio no conservaria os manuscritos por muito tempo em seu poder. Logo depois de recolh-los, ele os ofertaria ao amigo Afrnio Peixoto, que por sua vez tambm deixaria sua marca no documento.

Este livro foi-me oferecido pelo meu amigo e companheiro de estudos Joo de Sousa Pond, que no 6 ano mdico partiu para Canudos como cirurgio da expedio militar Artur Oscar (1897). Passo-o a Euclides da Cunha na esperana de lhe informar alguma nota dos seus mirficos sertes. A. Peixoto Veremos adiante o uso que Euclides fez do texto que lhe foi oferecido por Afrnio Peixoto. A histria do manuscrito subseqente a Euclides obscura: muitos anos aps a morte do escritor, ele apareceu num sebo, e foi comprado pelo poeta Aristeu Seixas. Os manuscritos de Antnio Conselheiro, tal como publicados por Ataliba Nogueira, encontram-se divididos da seguinte forma:

*Parte primeira: Tempestades que se levantam no corao de Maria. So vinte e nove meditaes, que Antnio Conselheiro denominou mistrios, referentes s tribulaes sofridas por Maria ao longo de toda a vida de Jesus Cristo. Esses mistrios, por sua vez, subdividem-se cada um em trs pontos. Vo da pgina 1 at a 223. *Parte segunda: Exposio sobre os dez mandamentos da lei de Deus. Compem-se de comentrios acerca de cada mandamento, e vo da pgina 224 at a 425 do manuscrito (ao trmino dos comentrios encontra-se uma Advertncia final). *Parte terceira: Textos seletos retirados das Escrituras, normalmente em latim e acompanhados da traduo. Compreende o perodo entre as pginas 427 e 485. *Parte quarta: Miscelnea. Da pg. 486 at a 536. Na pg.537 encontra-se a nica referncia a uma obra material realizada pelo Conselheiro, a Igreja de Santo Antnio em Canudos. Da pgina 560 a 623, as mais marcantes de todo o livro, Antnio Conselheiro ocupa-se da repblica; e na pg.624 encontramos a despedida aos canudenses.

Uma exposio das idias do Conselheiro na mesma seqncia em que foram colocadas por ele ao longo do manuscrito poderia ser feita aqui. Bastaria para isso expor ao

leitor comentrios acerca das principais questes do manuscrito na mesma ordem em que esses problemas nele vo surgindo. No entanto, alm de enfadonho, tal mtodo me parece muito pouco adequado ao entendimento contemporneo - e, queiramos ou no, o esforo aqui deve ser menos o de tentar reproduzir a Weltanschauung do Conselheiro do que o de tentar colocar em nossos prprios termos a forma pela qual ele via o mundo. Assim, o descompasso entre a exposio de estilo conselheirista e a nossa prpria anlise parece inevitvel. Entretanto, isso no turva o nosso entendimento. Apenas significar que farei um mapeamento de questes presentes ao longo de todo o livro, ao invs de seguir linearmente as palavras do Conselheiro e ir inserindo, ocasionalmente, meus prprios comentrios. Esta advertncia torna-se tanto mais necessria ao leitor quanto ele prprio ver seu interesse distribudo de maneira bastante desigual pela obra de Antnio Conselheiro independentemente de quais aspectos venham a lhe interessar mais. Os poucos autores que se deram ao trabalho de analisar os escritos do Conselheiro concordam com a ortodoxia dos ensinamentos ali contidos, e me parece que o que neles mais se destaca a exigncia de permanente ateno por parte do crente para a sua prpria salvao. Tal preocupao est presente ao longo de todas as quatro partes em que se divide o manuscrito tal como publicado por Ataliba Nogueira (o livro possui o ttulo barroco de Tempestades que se anunciam no corao de Maria por ocasio do mistrio da anunciao, mas foi publicado por Nogueira como Prdicas aos Canudenses e um Discurso sobre a repblica). Uma anlise inteligente e sutil dos escritos de Antnio Conselheiro foi feita no incio da dcada de 80 por Jos L. Fiorim, da Universidade de So Paulo. Nesse artigo, Fiorim define trs nveis bsicos para o entendimento do discurso conselheirista. No primeiro, deve-se buscar a descrio do contedo semntico das prdicas; no segundo, um estudo das condies estruturais que determinaram esse contedo semntico; e no terceiro, uma anlise das posies polticas veiculadas por Antnio Conselheiro em seu discurso. O primeiro nvel, por sua vez, abrangeria trs outros: remeteria, sucessivamente, teologia, concepo de mundo e tica10. A teologia conselheirista, por sua vez, dividida por Fiorim em trs outros sub-itens: cristologia, mariologia e eclesiologia. Seguirei essa a

10

Jos L. Fiorim. O discurso de Antnio Conselheiro in: Religio e sociedade. Rio de Janeiro, junho de 1980. P.96.

proposta de diviso feita por Fiorim, por ela se mostrar bastante prtica e lcida. Principiemos ento pela cristologia conselheirista. As noes que Antnio Conselheiro tinha acerca de Jesus Cristo e de seu papel como mrtir e redentor encontram-se localizadas basicamente na parte inicial do manuscrito. Aqui, a nfase posta pelo autor na indignidade com que ns homens nos comportamos por comparao com Maria, me e santa, cujo sofrimento por seu filho Jesus de tal ordem que torna insignificante qualquer sofrimento humano. A forma pela qual o Conselheiro sublinha a pobreza de Cristo e condena a hipocrisia como mal maior so provas claras do rigor com que ele propunha a construo de uma moralidade efetivamente crist dentro do arraial. Nessas pginas, a radicalidade com que o Conselheiro insiste na converso e o carter absoluto tanto do pecado quanto da graa nos fazem lembrar os traos caracteristicamente revolucionrios das seitas, ao seguirmos a distino entre seita e religio tal como proposta por Ernst Bloch11: a primeira, ao contrrio da segunda, tem ainda tudo por fazer e nela o engajamento do fiel tanto mais absoluto por ser condicionado pela sua livre escolha, no pelo nascimento. Cabe lembrar, evidentemente, que Antnio Conselheiro no estava criando qualquer tipo de seita, mas apenas desenvolvendo um tipo de catolicismo muito ortodoxo dentro de um determinado grupo social. Encontramos ainda vrias reflexes cristolgicas no sermo sobre a cruz, que me parecem especialmente importantes por constiturem mais uma prova do carter noinsurrecional da pregao conselheirista:

Se algum quer vir aps mim, negue-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me. Assim disse Nosso Senhor Jesus Cristo. O homem deve carregar sua cruz debaixo de qualquer forma que se apresente, deve penetrar-se assim de jbilo, sabendo que em virtude dela vai ao Cu... Ora, podem crer que lhes tm verdadeiro amor aqueles que renunciam cruz que o Senhor lhes envia?12 [grifos meus] Ora, a redeno humana s se tornou possvel graas ao sofrimento e paixo de Cristo; correspondentemente, o homem s pode salvar-se aceitando por completo a presena de Deus em si - o que, para Antnio Conselheiro, s ocorrer plenamente com a ressurreio dos mortos no fim dos tempos.

11

Ernst Bloch. Thomaz Mntzer als Theologe der Revolution. Frankfurt: Suhrkamp Verlag, 1962. P.127 ss. Cit. por Pierre Furter. Dialtica da esperana. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974. P.205. 12 Maciel, op.cit. 486 e 487.

Que a vida do homem neste mundo? No mais que mera peregrinao, que vai caminhando com tanta pressa para a eternidade. E assim no h no homem firmeza, nem estabilidade, que por muito tempo dure. O homem deve, pois, resolver-se definitivamente sobre sua converso; porque no sabe a hora em que a morte o arranque do leito13. Alm disso, h um outro momento de acerto de contas entre Deus e os homens alm da converso durante a vida e a morte do corpo: a ressurreio da alma. Como j afirmei acima, esta se dar no fim dos tempos,

Quando Nosso Senhor Jesus Cristo vier julgar a todos os homens, dos bens e males que fizeram em sua vida, dando a cada um o prmio e o castigo, segundo os seus merecimentos. E ento se cumprir o que disse o anjo, tendo um p no mar e outro na terra e, jurando pelo Criador vivente pelos sculos dos sculos: Que no haveria mais tempo: Quia tempus non erit amplius (Ap 10:6), porque dali por diante no haver mais que eternidade, a qual permanece para sempre, sem fim14. Concordo, portanto, com Fiorim quando este afirma que, para o Conselheiro, o restabelecimento da ordem ednica do universo se dar numa atemporalidade e nunca no interior da histria15 (o que, por sinal, uma das diferenas mais importantes entre as promessas escatolgicas do cristianismo e as filosofias seculares da histria, com todas as influncias que as primeiras possam ter exercido sobre estas ltimas16). Fiorim traa ainda duas possibilidades de se compreender a figura de Cristo: uma ressaltando seu aspecto humano, sua pessoa histrica; a outra, destacando seu carter divino e a mera contingncia de sua estada carnal entre os homens. A cristologia conselheirista, na medida em reala o aspecto divino e no o humano da figura de Cristo, insere-se na primeira categoria. Mesmo as complexidades verificadas nas tribulaes de Maria, que at certo ponto resumem-se no impasse pela sua dupla condio de me e mulher (como me, Cristo devia-lhe obedincia; como mulher, estava mais prxima da humanidade do que do divino gerador de seu Filho) diluem-se na constatao da absoluta divindade de Cristo. Essa tenso e a nfase no carter divino de Jesus Cristo, que a solucionam, fica bem clara no primeiro e no segundo pontos do dcimo-quinto mistrio de Maria (Dor de Maria por ocasio da permisso que Jesus lhe pediu para suportar a morte):
13 14

Idem, 345-347. Idem, 478-479. 15 Fiorim, op.cit. p.100. 16 Cf. Karl Lwith. O sentido da histria. Lisboa: Edies 70, 1991.

[...] E com efeito o Salvador vendo que se aproximava a hora do sacrifcio, lembrase ser necessrio notici-lo sua carinhosa Me, a quem tanto devia e cujo corao lhe era to agradvel [...] Falando Jesus terna Me, pedindo-lhe permisso para o grande sacrifcio no qual ele mesmo havia de ser o sacerdote e a vtima, ouvindo Maria as palavras do querido Filho, dos seus olhos arrebentaram duas torrentes de lgrimas. Ah! que triste situao para uma tal Me!.. preciso porm que Maria consinta, preciso que a Santssima Virgem d o seu consentimento, enfim de absoluta necessidade Senhora declarar que convm no sacrifcio17. Aqui, a nfase do Conselheiro no aspecto divino e apenas secundariamente no carter humano de Jesus Cresto conduz, nas palavras de Fiorim, uma teologia da cruz e no do crucificado - que , na verdade, profundamente conservadora, pois retiraria o carter de luta contra o pecado que foi a vida de Cristo transformando-a em mera realizao do plano esttico de Deus18. Vale lembrar ainda que, apesar da importncia maior dada pelo Conselheiro ao aspecto divino de Cristo, s h uma referncia ressurreio - na pgina 499 do manuscrito. Nessa passagem, segundo Benjamin S. Netto, no haveria nenhuma densidade teolgica19. A cristologia conselheirista apresenta-se, portanto, como encaminhamento para uma soteriologia que consiste basicamente numa imitatio Christi. Esse encaminhamento martirizante fica claro em vrias passagens - citemos algumas:

Um piedoso solitrio rogava a Deus que lhe ensinasse o que poderia fazer para chegar a am-lo perfeitamente. O Senhor lhe revelou que para chegar a um perfeito amor de Deus no havia exerccio mais til que meditar muitas vezes na sua paixo20. A idia de que cada homem deve carregar a sua cruz, j citada anteriormente, no mais do que uma variante sobre o mesmo tema. Podemos concluir, portanto, que o Conselheiro assimila a Cruz ao crucificado - aquela mais pendente para o divino, ele mais para o humano - com clara preferncia para a primeira como veculo salvacional. E com isto podemos encerrar a discusso acerca da cristologia do Conselheiro.

17 18

Maciel, op.cit. 110, 111, 113 e 115. Joo B. Libnio. A cristologia no documento preparatrio para Puebla in: Revista eclesistica brasileira. Petrpolis, 38 (149): 43-58, 1978. P.56, cit. por Fiorim, op.cit. p.102. 19 Benjamin S. Netto. Antnio Conselheiro e Canudos: resenha bibliogrfica in: Simpsio. So Paulo, 13: 36-37, 1975. P.36. 20 Maciel, op.cit. 489.

A mariologia, ou seja, a doutrina conselheirista sobre Maria, est concentrada quase toda nos mistrios vividos pela me de Jesus (ou seja, na primeira parte dos manuscritos). Alm das remisses nessa primeira parte, acha-se ainda na pg.316 (parte segunda, nos comentrios aos Dez Mandamentos) uma remisso aos sofrimentos de Maria vendo a morte desfigurar o divino rosto de seu filho. Os comentrios mariolgicos de Antnio Conselheiro enfatizam a virtude superior de Maria sobre as demais mulheres, decorrente no apenas do fato dela ser me de Jesus mas tambm por t-lo sido sem perda de sua virgindade, dado fundamental para o Conselheiro.

Estando Maria nesta perturbao o Anjo a tranqiliza, dizendo respeitosamente que no temesse pois Deus a escolhia para sua Me. Mas a Senhora tendo s em mente a conservao da preciosa jia de sua virgindade [...] perturba-se vista do enviado celeste, [e] este a tranqiliza e lhe explica o mistrio dizendo que ser me do Messias, sem deixar de ser a flor das Virgens [...] Admiremos pois em Maria tanto temor nesta saudao, tanta prudncia na resposta e tanta cautela no zelo da sua virgindade21. Vale aqui uma remisso Euclides: ser tamanha valorizao da virgindade compatvel com a degenerescncia moral que o autor de Os sertes aponta como tpica de Canudos (estranhamente, como fruto tambm da moral excessivamente rgida do Conselheiro)? Para Euclides da Cunha, Antnio Conselheiro

Esboa uma moral que a traduo justalinear da de Montanus: a castidade exagerada ao mximo horror pela mulher, contrastando com a licena absoluta para o amor-livre, atingindo quase extino do casamento. O frgio pregava-a, talvez como o cearense, pelos ressaibos remanescentes das desditas conjugais [...]22 Da parte de Antnio Conselheiro, tanto zelo pela virgindade no poderia fechar os olhos ao hetairismo infrene que teria eventualmente se apossado de Canudos. A inteno de Euclides, mais que a de compreender, parece ter sido aqui a de escandalizar. A mariologia do Conselheiro enfoca basicamente, portanto, a virgindade exemplar de Maria e as angstias oriundas da condio dupla de me carnal e filha espiritual. Quanto a eclesiologia, as referncias encontram-se basicamente nos sermes sobre a cruz, naquele referente ao recebimento da chave da Igreja de Santo Antnio e na ltima
21 22

Idem, 6-7. Euclides da Cunha. Os sertes. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1954. P.149.

prdica, referente repblica23. Segundo Fiorim, que atributos o Conselheiro percebe como especificamente referentes Igreja Catlica? So eles a unidade, a santidade, a apostolicidade, a catolicidade e romanidade24. Unidade significa que Antnio Conselheiro no leva em conta as divises no interior da Igreja- nem divises histrico-temporais (por exemplo, aquelas decorrentes do Conclio de Trento) nem sincrnicas (tendncias conservadoras ou modernizantes na Igreja Catlica de seu prprio tempo). Santidade corresponde natureza do fundador da Igreja Catlica - Jesus Cristo, filho do prprio Deus. Seno, vejamos as prdicas da parte quarta do manuscrito:

Foi Nosso Senhor Jesus Cristo, fiis, que fundou a sua Igreja e conseqentemente s ela verdadeira, cujo ensino vem do mesmo Senhor: nela no h erro, porque o seu fundador a fonte de toda sabedoria, santidade e perfeio25. Ou ainda, referindo-se ao casamento civil:

Persuadido que a uno que respira neste ensino, e ser ele ditado e ensinado pelo fundador da Igreja, que Nosso Senhor Jesus Cristo, verdadeira lei da sabedoria, fonte de toda santidade e perfeio, o [sic] que tudo fez pela salvao dos homens26. A apostolicidade manifesta-se no comentrio do Conselheiro Mt 16:18 (Tu s Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja etc.), embora Fiorim afirme que ela no surja de modo especfico neste ou naquele ponto do texto. Catolicidade: a Igreja Catlica possui tal nome exatamente por ser universal. Isto fica claro nas pginas 500 e 501 do manuscrito, que exaltam no apenas o poder santificador do Papa mas tambm o de toda a hierarquia eclesistica27. Por fim, o que significa romanidade? , para Antnio Conselheiro, o absoluto predomnio do bispo de Roma sobre os demais funcionrios eclesisticos. Estranhamente, Fiorim vincula essa posio de Antnio Conselheiro (expressa, tal como a catolicidade, nas pginas 500 e 501, e as pginas 602 e 614) ao catolicismo renovado ou ps-tridentino, reforador da autoridade papal contra autonomias regionais. No entanto, ser tambm com

23 24

Fiorim, op.cit. p.105. Id.ibid. 25 Maciel, op.cit. 550. 26 Idem, 603. 27 Ao contrrio de Fiorim, no pude perceber qualquer referncia a esses temas nas pginas 602 ou 614.

10

catolicismo renovado e centralizador que ir originar os atritos de Antnio Conselheiro com a Igreja. Cabe aqui, portanto, um parntese. Ao longo dos problemas que o Conselheiro teve com a Igreja, observam-se duas coisas: em primeiro lugar, a totalidade desses problemas foi ocasionada por membros do alto clero baiano (o pedido de priso e, posteriormente, o de recolha ao manicmio foram ambos efetuados por arcebispos da Bahia); em segundo lugar, com os sacerdotes locais nota-se amide a permisso para pregar (como no caso do padre Agripino da Silva Borges). Antnio Conselheiro distancia-se, de fato, desse catolicismo renovado num dos grandes momentos do livro, em minha opinio: quando ele endossa a doutrina do direito divino dos reis, dizendo que

O presidente da repblica, porm, movido pela incredulidade que tem atrado sobre ele toda sorte de iluses, entende que pode governar o Brasil como se fora um monarca legitimamente constitudo por Deus28. Ora, essa doutrina jamais foi aprovada pela Igreja - em parte por eliminar a intermediao institucional quanto legitimidade do poder secular. Surge na Europa do sc.XVI, num momento de franca ascenso dos estados nacionais frente ao universalismo medieval da Igreja, em pleno declnio. Na passagem em que o Conselheiro legitima o Estado imperial como emanao direta da vontade divina, ele se coloca,

inconscientemente, contra a doutrina oficial catlica - mas esta aparente incoerncia no faz mais do que revelar o quanto podia ser confusa para o fiel brasileiro a dualidade de obedincias imposta pelo padroado. Em todo caso, cabe lembrar novamente a ortodoxia da teologia conselheirista. Na sua eclesiologia (como tambm nos outros aspectos capitais de seu pensamento teolgico), no h nada ofensivo s doutrinas oficiais da Igreja referentes queles assuntos. Ainda dentro do primeiro nvel analtico proposto por Fiorim, o do contedo semntico das prdicas de Antnio Conselheiro, devemos agora abordar outro aspecto: a viso de mundo do beato de Canudos. Esta clara e definitivamente teocntrica. O esquema trinitrio da histria humana concebida soteriologicamente (eventual herana da teologia paulina) claro e manifesto nas prdicas, em especial no sermo sobre a cruz:

28

Maciel, op.cit. 564.

11

Foi tambm venerada a cruz no mundo em todos os tempos: tanto na lei da natureza, como na lei escrita, e agora na lei da graa pelos cristos29. Esse desenvolvimento trinitrio da histria humana em trs etapas sucessivas, que vo numa ordem progressiva esclarecendo o plano redentor de Deus bastante antiga. A sua apario na obra do Conselheiro mostra o quanto ele estava familiarizado com as questes teolgicas centrais da Igreja. A forma de se conceber a histria humana em temos de um desenvolvimento trifsico algo que se percebe desde a Antigidade. Esse esquema explicativo pode ser encontrado em um grande nmero de autores - S. Boaventura fala em tempus legis naturae, legis scripturae e legis gratiae30, exatamente o que repetiria o Conselheiro sculos mais tarde; escusa aqui citar o esquema de S. Agostinho, tambm seguidor dessa linha, iniciada com S. Paulo. Alguns autores afirmam ser o pensamento trinitrio uma tendncia estrutural, quase natural do homem. Citemos Marjorie Reeves, para quem certos smbolos arquetpicos e nmeros estariam relacionados ao inconsciente coletivo como imagens derivadas de heranas comuns (por exemplo a Bblia)31. Dado serem certas exigncias humanas bsicas recorrentes, elas podem evocar respostas semelhantes em eras diferentes - mas no h necessidade de ir to longe buscar as filiaes pelas quais Antnio Conselheiro pode ter tomado contato com o trinitarismo, pois ele era doutrina corrente na Igreja Catlica, no seio da qual se deu a formao do beato. Entre os santos citados pelo Conselheiro que so presena marcante na Misso abreviada podemos listar S. Agostinho, Santa Teresa, S. Incio e S. Madalena de Pazis. Alm desses santos, convm lembrar as menes a Salomo (300), Quintiliano (301), Cassiodoro (483), Cesrio (373), Sancho (298), Fagundes (tambm 298) e ao cardeal Hugo (107). A Weltansschauung de Antnio Conselheiro define-se ainda por outras particularidades tambm associadas ao teocentrismo. A assimilao da figura do pai ao monarca e ao Papa significativa.

Idem, 490 e 491. Hans Liepmann. Lessing und die mittelalterische Philosophie. Stuttgart: Verlag W. Kohlhammer, 1931. P.131. 31 Marjorie Reeves e Warwick Gould. Joachim of Fiore and the Myth of the Eternal Evangel in the 19th Century. Oxford: Clarendon Press, 1987. P.1.
30

29

12

Todo poder legtimo emanao da Onipotncia eterna de Deus e est sujeito a uma regra, divina, tanto na ordem temporal como na espiritual, de sorte que, obedecendo ao pontfice, ao prncipe, ao pai, a quem realmente ministro de Deus para o bem, a Deus s obedecemos. Feliz aquele que compreende esta celestial doutrina, livre da escravido do erro e das paixes, dcil voz de Deus e da conscincia, goza da verdadeira liberdade de Deus32. Mais do que a analogia do pai com o imperador e com o papa, que reforam uma viso de mundo teocntrica, a posio poltica do Conselheiro teocrtica: para ele, ou o poder temporal emana da vontade divina ou o prprio Deus o senhor supremo dos assuntos da Terra. Assim que ele justifica o martrio imposto pelo imperador Juliano a alguns de seus soldados que se recusaram a adorar os deuses romanos.

Mandando-lhes o imperador que eles adorassem os dolos, desobedeceram porque tinham o verdadeiro sentimento de religio, que s a Deus se deve adorar, o verdadeiro Rei que reina nos mais altos cus33. [grifos meus] A teocracia e o teocentrismo fazem com que o Conselheiro se curve profundamente vontade divina em todos os assuntos - inclusive no tocante desigualdade entre os homens, que para ele no possui nada de surpreendente, sendo apenas mais uma expresso da vontade divina. E assim sendo, cabe ao indivduo conformar-se com sua situao scioeconmica, por dois motivos: ela resultado da vontade de Deus, e no se vincula sua salvao (que se dar num Alm onde essas diferenas pouco importam). No comentrio ao Dcimo Mandamento, referente cobia, o Conselheiro diz que

certo que cada um deve conformar-se com o seu estado; se vive oprimido do [sic] peso da indigncia, deve sofrer pacientemente. A felicidade do homem consiste em conformar-se vontade de Deus34. [grifos meus] Essa simples passagem j suficientemente eloqente para inviabilizar qualquer proposta socializante ou revolucionria por parte de Antnio Conselheiro, mas deixarei essa discusso para adiante. Afirma Jos L. Fiorim que Sua cosmoviso [do Conselheiro] preconiza a existncia de uma classe dominante e de classes subalternas35. No vou to longe, j que o conceito
32 33

Idem, 566 e 567. Idem, 261. 34 Idem, 416 e 417. 35 Fiorim, op.cit. p.111.

13

de classe absolutamente estranho a Antnio Conselheiro; contento-me em afirmar que ele no dava ateno aos assuntos mundanos, que compreendem eventualmente os conflitos entre aquilo que ns hoje denominamos classes. Finalizando a questo da viso de mundo de Conselheiro, poderamos sintetiz-la dizendo que ela conservadora, teocntrica e teocrtica. Como derradeiro argumento em favor do conservadorismo de suas posies polticas, citarei o levantamento das passagens em que a pobreza neste mundo associada santidade: ao todo, essas aluses ocorrem sete vezes, cinco nos mistrios de Maria (2, primeiro ponto; 4, segundo ponto; 6, terceiro ponto; 9, segundo ponto; 12, segundo ponto), uma nos comentrios aos Dez Mandamentos (referente ao Segundo Mandamento); e por fim no comentrio Mt 11:30, na miscelnea final36. Como bem diz Fiorim, para o Conselheiro a propriedade privada algo intocvel e a ningum dado o direito de tirar o alheio, mesmo que seja muito pobre e no tenha meios de subsistir37. Essa posio fica clara no comentrio ao Stimo Mandamento, no roubar. Diz o Conselheiro:

Que ofensa terrvel comete neste preceito aquele que furta qualquer coisa do prximo [...] Para maior luz e inteligncia deste stimo mandamento, vejam o que diz Santo Agostinho: que no se perdoa o pecado sem se restituir o furto. Antes deveis pedir (no caso de achar-vos sem meios de subsistncia para vs e a vossa famlia), do que tirar a mnima coisa do prximo38. Fiorim tambm avalia corretamente que a propriedade s digna de respeito pelo Conselheiro se obtida em condies justas: assim, ele cita um caso narrado por Cesrio, no qual um vendedor que oferecia gua da chuva por gua destilada, deixou a alma ao diabo ao morrer para expiar o abuso cometido em vida. O prprio Conselheiro cita, a respeito do comrcio, que

Por esse mundo cometem-se furtos e roubos. Furta o negociante que oculta os defeitos da fazenda na vara, no cvado, no peso, na medida, misturam a bebida com gua [...] Aproveita-se da ignorncia do vendedor e comprador. O juro excessivo daqueles que esto na preciso [...] Furta o artista quando no trabalha com a precisa diligncia [...] Furta o criado e a criada [sic], dizendo que lhe d pouca soldada39.

36 37

Maciel, op.cit. 12,13, 26, 44, 64, 67, 88, 89, 269, 476 Fiorim, op.cit. p.111. 38 Maciel, op.cit. 363 e 364. 39 Idem, 376-379.

14

Tudo isso nos evoca o combate da Igreja medieval contra a usura - e d bem a medida do quanto o cristianismo de Antnio Conselheiro ainda era ligado s concepes medievais, sob as quais, no fim das contas, deu-se a evangelizao do territrio colonial brasileiro. Quanto s mulheres, que sempre foram to importantes na vida do Conselheiro, que dizem as prdicas a seu respeito? Deve-se colocar, desde logo, que o Conselheiro pe a mulher numa posio nitidamente inferior ao homem - tanto que no comentrio ao Nono Mandamento, no cometer adultrio, o Conselheiro refere-se apenas infidelidade da esposa, nunca do marido. Lembranas de seus tempos de casado, talvez? Mais que isso, o Conselheiro chega quase a desculpar o adultrio cometido pelo homem.

E se seus maridos lhes derem exemplo neste particular [o adultrio], nem por isso lhes venha tal tentao de os ofender com outra semelhante injria; porque alm da ofensa que fazem a Deus, pem as suas vidas em perigo de serem castigadas pela justia ou mortas por seu marido. Porque destas desatenes e modo de vingana tm sucedido grandes males e desgraas lamentveis. Uma passagem algo obscura, se levarmos em conta o duplo sentido que passa a ter quando recordamos a lenda do matricdio e as condies em que o crime teria sido perpetrado40. A submisso vontade do pai de famlia fica bem clara ainda no comentrio ao Quarto Mandamento, honrar pai e me41. E a tica do Conselheiro, no que consistia? Num conjunto de regras, prescries e interdies42. Essa tica manifesta-se, como afirma Fiorim, em duas dimenses: uma do pecado contra Deus, outra do pecado contra o prximo43. A ascese contnua vista como necessria, pelo Conselheiro, pelo fato do homem ter uma tendncia natural ao pecado. Antnio Conselheiro mostra ainda uma tendncia a vazar a doutrina em terminologia jurdica, o que Fiorim considera comum na poca, mas que se pode tambm compreender como permanncia ou resduo dos tempos em que o Conselheiro trabalhou como requerente no frum de Ip.

40 41

Cf. Maciel, op.cit. 408 e 409 e supra, p.65 ss. sobre a lenda do matricdio. Idem, 293-318. 42 Fiorim, op.cit. p.113. 43 Id.ibid.

15

Pela prpria natureza do tema, as discusses conselheiristas acerca da tica se concentram nos comentrios aos Dez Mandamentos, que j foram parcialmente examinados. Fiorim desmembra a tica conselheirista em trs tpicos: o acatamento da autoridade legitimamente constituda por Deus (vale dizer, aquela emanada do governo imperial: talvez por isso mesmo o Conselheiro no tenha resistido priso em 1876; o respeito propriedade e a manuteno da famlia tradicional. O primeiro item acha-se comentado nos trechos sobre o segundo, o quarto e o quinto mandamentos. Na passagem referente ao falso testemunho, o Conselheiro enfatiza o escndalo de se jurar falsamente sobre o que quer que seja.

[...] o que hoje vejo to praticado no mundo, [que] vem a ser: uns certos juzos com capa de virtude, os quais muitas vezes tiram a justia a quem tem para darem a quem no a tem [...]44 A devoo filial, tema do Quarto Mandamento, confirma mais uma vez a passividade de Antnio Conselheiro face s autoridades legitimamente constitudas: os pares que justificam a obedincia so, de um lado, pais e superiores, e de outro, filhos e sditos.

E que direi eu de muitos pais e superiores que sabendo dos vcios e pecados de seus filhos e sditos, os no repreendem e talvez estejam dissimulando, principalmente no pecado do concubinato?45 A submisso s leis humanas fica novamente clara no comentrio ao Quinto Mandamento: no matar. Essa ao estritamente vedada ao homem, visto que o prprio Jesus, to injuriado pelos homens e investido de to grande poder por seu divino Pai, no matou os seus agressores, mas antes os perdoou.

Assim, pois, se haveis de lavar as mos no sangue do prximo ide presena da autoridade para a, se proceder contra ele, na forma da lei, de cuja execuo o Bom Jesus deixou-nos o exemplo46.
44

Maciel, op.cit. 266. A idia da justia pervertida por interesses particulares bastante antiga na tradio judaico-crist e se encontra, de modo semelhante formulao conselheirista, em Ams numa das vrias admoestaes de Iahweh contra os pecados dos filhos de Israel: Ai daqueles que transformam o direito em veneno e lanam por terra a justia (Am 5:7). 45 Idem, 296. 46 Idem, 326-327. A referncia Cristo como o Bom Jesus, bastante rara nas prdicas, pode ser uma ironia contra aqueles que afirmavam que este era um dos apelidos do prprio Conselheiro, mas acho improvvel que algum to religioso fosse brincar com o nome ou com eptetos para Cristo.

16

A tica conselheirista no que se refere propriedade privada encontra-se nos comentrios ao Stimo e ao Dcimo Mandamentos. Quanto ao Stimo Mandamento (no roubar), o Conselheiro julga ser o furto pecado to grave que deve ser punido, desde a primeira tentativa, com a priso perptua, para que o criminoso no tenha outra oportunidade de reincidir no crime (e, logo, no pecado).

Se o primeiro passo dado pelo ladro na carreira do crime fosse logo rigorosamente punido, a ponto de no sair da cadeia, no haviam de se ver tantas desgraas [...] Um brado unnime se deve pronunciar contra os ladres, pelos prejuzos que causam com to enorme [sic] procedimento. Sim, no se deve proteg-los para exemplo daqueles que os queiram imitar [...]47 A submisso conselheirista, que exorta mendicncia antes que ao crime, tem como conseqncia bvia o endosso e mesmo o incentivo caridade - por sinal, agradvel ao prprio Deus.

Quem ser to insensvel que vendo o seu semelhante a ponto de morrer de golpe mortal, que certamente lhe descarregar a misria, se desse no for desviado pela sua beneficncia? Considerem o valor que tem a caridade perante Deus, para no deixarem de pratic-la pelo incomparvel bem que dela resulta48. A posio do Conselheiro com relao cobia j foi mencionada mais acima: no entanto, h algo que Fiorim no citou e que pode ser um detalhe importante na prdica conselheirista. O Conselheiro incorpora uma observao maliciosa no comentrio ao ltimo mandamento, que estaria mais adequada ao Nono (referente ao adultrio).

Quem se no quiser achar afligido de pensamentos desonestos tenha os olhos castos e faa concerto com eles de no olhar o que lhe no lcito desejar. A muitos tem a vista sido causa de adultrio [...]49 O tema recorrente, nas prdicas - e visto como o tipo de cobia definido pelo Conselheiro acima referente apenas ao desejo do homem por uma mulher casada ou

47 48

Maciel, op.cit. 363 e 367. Idem, 366. 49 Idem, 425.

17

impossvel de possuir, novamente retomamos o tema da desvalorizao da mulher - um objeto de desejo como qualquer outro. Os dois ltimos pontos citados por Fiorim so, pois, particularmente importantes, j que mostram claramente quo conservadora era a tica conselheirista - que no admite, em circunstancia alguma, ataques propriedade privada. Em certa medida, o desenrolar de qualquer revoluo compe-se, concretamente, de uma srie de ataques organizados a essa mesma propriedade50. O terceiro e ltimo ponto da tica do Conselheiro refere-se famlia. assunto referente, basicamente, ao concubinato e ao adultrio. O machismo da prdica conselheirista concernente ao adultrio j foi visto acima, no havendo portanto necessidade de repeti-lo. Cabe apenas uma crtica a Fiorim, que com relao ao ltimo item d a entender ao leitor, em seu artigo, que o Conselheiro aprovaria o assassinato em legtima defesa da honra perpetrado pelo marido trado contra a adltera, com base nas pginas 408 e 409 do manuscrito. Nelas, Antnio Conselheiro apenas adverte as mulheres quanto aos riscos objetivos que advm do adultrio - no endossa a vingana privada por parte de quem quer que seja. O machismo conselheirista fica antes patente na falta de discernimento que ele atribui mulher - culpada, inclusive, da queda do Paraso: pois se Eva estivesse em companhia de seu esposo, Ado, o demnio no teria tido chance de lhe dirigir a palavra (por motivos de etiqueta, suponho). Da segue-se que mesmo nos dias que correm as mulheres devem evitar os passeios sozinhas, para no permitir a corte por estranhos.

Ocupem-se as mulheres em bons exerccios e no estejam ociosas. Devem evitar os passeios, tomando assim o exemplo do lastimoso caso que sucedeu a nossos primeiros pais [...]51 A tica do Conselheiro sobre a famlia , em grande medida, uma descrio das justificativas da superioridade do homem sobre a mulher: , portanto, a consagrao teolgica da figura e do poder do chefe de famlia. Essa abordagem fundamental para o entendimento do pensamento de Antnio Conselheiro no tocante poltica - j que filhos equivalem, para ele, a sditos: e pais, a imperadores e papas. Digo, junto com Fiorim, que a tica do Conselheiro no objetiva nenhuma transformao estrutural do mundo, mas no
50 51

Cf. adiante, p.247 ss. Idem, 411.

18

mximo busca mudar o comportamento de alguns dos agentes sociais sem alterar as estruturas em que essa atuao se d. Podemos passar agora ao segundo grande conjunto proposto por Fiorim para a interpretao das prdicas: as condies estruturais que as teriam originado. Se at aqui mantive-me deliberadamente prximo das clivagens de Fiorim, neste item especfico devo me afastar um pouco. Pois as tenses que me parecem presentes nas condies em que Antnio Conselheiro pde dar origem a seu pensamento no so as mesmas que Fiorim identifica. O momento em que Antnio Conselheiro vive e escreve marcado fortemente pelo catolicismo renovado. A prpria Questo religiosa, normalmente considerada um dos fatores que precipitaram a crise do Imprio, derivada de uma mudana nas lealdades impostas aos funcionrios eclesisticos52. No entanto, me parece que no este o catolicismo que devemos procurar em Antnio Conselheiro, por dois motivos: em primeiro lugar, no foi a tradio na qual ele foi educado; em segundo lugar, o catolicismo renovado jamais abriria espao para a pregao de um leigo tal como ele o teve. Em outras palavras, teria sido impossvel a Antnio Conselheiro manter-se dentro dos quadros teolgicos da Igreja Catlica em sua verso renovada. Os argumentos invocados por Fiorim para vincular Antnio Conselheiro a esse catolicismo renovado me parecem insuficientes. O reforo da autoridade papal, tnica da Igreja Catlica desde Trento, que item importante na exposio conselheirista, poderia ter sido defendida por qualquer outro catlico mdio, antes ou depois do incio do processo romanizante no Brasil - o padroado no significava, no fim das contas, uma rebelio aberta dos religiosos contra o Papa, mas antes uma acomodao de interesses com o poder secular do Imperador. A crtica ao casamento civil remetida por Fiorim s discusses entre o papa Pio IX e o rei Vittorio Emmanuele, do Piemonte, em 185253. Outros itens do arsenal conselheirista, como o dio aos maons, podem ser remetidos bula Syllabus errorum, compndio das teses errneas que tinham acolhida entre os intelectuais leigos na segunda metade do sc.XIX54, que definia quais os inimigos da Igreja. O problema mais

52

curioso que no se encontre nenhuma meno Questo religiosa nas prdicas; este fato acaba por reforar a unidade eclesial na teologia conselheirista. 53 Fiorim, op.cit. p.122. 54 Id.ibid.

19

evidente com todas essas suposies que o catolicismo brasileiro apresentava condies muito particulares para a aplicao de idias to genricas. A igreja que Antnio Conselheiro defende to ardorosamente e que ele associa ao Imprio era, sua poca, no apenas contrria monarquia como tambm estava desejosa de se ver livre da tutela poltica do Estado. Logo, a questo do casamento civil muito particular para Antnio Conselheiro - at porque se sabe que muitos padres continuaram a celebrar o religioso antes do civil, e em muitas localidades o casamento civil permaneceu inexistente: conservam-se, para os efeitos de registro, os casamentos religiosos, e nada mais. A implicncia conselheirista contra a maonaria apresenta problemas interpretativos diferentes. Os maons eram, no sc.XIX, um grupo muito difundido no Brasil: mesmo muitos religiosos pertenciam a seus crculos. O combate de Antnio Conselheiro aos maons, que por sinal bastante ligeiro, ocorre na mesma pgina em que o beato investe contra protestantes, republicanos e judeus. Na verdade, o ataque do Conselheiro aos maons impreciso. Coloca-os na mesma categoria de ingratos que rejeitaram a salvao pela palavra de Cristo.

Quem teria nunca imaginado que no sculo dezenove, cujo povo foi educado nos salutares princpios da religio crist, que muitos deles deixassem de se nutrir do verdadeiro sentimento do amor de Deus; alm de darem to triste testemunho, ocorre que se movem pela incredulidade, imitando assim os judeus, idia horrorosa, pensamento ingrato; que eles no ligam a menor importncia pela sua salvao, como so os maons, protestantes e republicanos, porque eles tambm s acreditam na Lei de Moiss, espalhando assim doutrinas falsas e errneas aos ignorantes [...]55 [grifos meus] O ataque , como se v, insignificante. A ignorncia de Antnio Conselheiro acerca da maonaria e do protestantismo choca, nesse ponto - mas, por outro lado, um escritor de resto to criterioso s iria se permitir um deslize desse tamanho por ligar pouca importncia aos maons e protestantes. De fato, no h outras referncias a eles ao longo do manuscrito. Entre os muitos inimigos supostos ou reais da Igreja contra os quais o Conselheiro investe, merecem destaque os judeus. As invectivas contra eles so numerosas (em 16

55

Idem, 547 e 548.

20

oportunidades diferentes ao longo do manuscrito Antnio Conselheiro os ataca56): em que se apiam e o que pretende fazer o Conselheiro a seu respeito? Gostaria aqui de fazer uma breve tipologia relativa ao dio pelos judeus, com a inteno de diferenci-lo do anti-semitismo j habitual na Europa: o judeu estigmatizado por Antnio Conselheiro no por ser visto daquela forma grotesca que sempre caracterizou as matanas de judeus europeus durante as insurreies populares, mas por simbolizar a iniqidade do maior crime de todos os tempos: a morte de Jesus Cristo. No encontramos nos escritos do Conselheiro aquela imagem fantasmtica do judeu de que fala Norman Cohn, mas apenas a reprovao pela insistncia no erro de no aceitar o cristianismo. No esto presentes as figuras do mascate miservel, do agiota ou do profanador de hstias, que seriam moeda corrente nos pogroms; a culpa do judeu seria a do crime de autodanao57. Tampouco se encontra no judeu de Antnio Conselheiro o indivduo misterioso, conspirador ou envenenador de guas58: pode-se mesmo questionar se Antnio Conselheiro chegara a conhecer pessoalmente algum judeu ao longo de sua vida. Que o beato tenha algum dia visto uma sinagoga, ento, ainda mais improvvel. Devemos portanto desvincular a repulsa conselheirista pelo judeu de quaisquer conotaes raciais - j que, em todas as passagens, o judeu no reprovado pela sua condio inata, mas pela responsabilidade coletiva na crucificao de Cristo. O que deslocar a crtica do plano racista para o plano cultural. Vejamos algumas passagens significativas respeito dessa questo:

Estas glrias, estas ditas logram sim os fiis cristos de verem a cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo. Porm, para os pertinazes judeus e os mais inimigos da nossa santa f [...] eles ho de se ver nas mos de Deus, de seu castigo59. Ou ainda:

Os judeus, porm, corresponderam com monstruosa ingratido aos benefcios do Bom Jesus, e ainda hoje permanecem na mesma maldade a ponto de s acreditarem na Lei de Moiss60.

56 57

Idem, 121, 125, 181, 194, 222, 228, 312, 315, 385, 417, 475, 496, 502, 542, 545 e 547. Norman Cohn. A conspirao mundial dos judeus: mito ou realidade? So Paulo: Ibrasa, 1969. 58 Carlo Ginzburg. Histria noturna. So Paulo: Companhia das Letras, 1991. P.56 ss. 59 Maciel, op.cit. 495 e 496.

21

O tema do dio aos judeus, portanto, esgota-se na recusa destes em aceitarem a mensagem crist. Por fim, chegamos ao aspecto mais interessante, para o observador moderno, da doutrina conselheirista: suas posies polticas. Ao contrrio do profetismo, que assunto contraditrio no estudo do Conselheiro, suas posies polticas so claras. Euclides no se engana nem precisa se servir de malcia para document-las. O Conselheiro , definitiva e claramente, monarquista. A questo poltica reveste-se de singular importncia para o Conselheiro. Tanto que ele lhe dedica uma prdica inteira, a penltima, para comentar a repblica. E questo da maior importncia na compreenso de sua vida- tanto que deixarei para analisar as prdicas de combate repblica noutro captulo, juntamente com a anlise do prprio governo republicano poca da guerra. As ltimas pginas do manuscrito compem-se de uma bela despedida aos canudenses.

Antes de fazer-vos a minha despedida, peo-vos perdo se nos conselhos vos tenho ofendido. ... chegado o momento de me despedir de vs; que pena, que sentimento to vivo ocasiona esta despedida em minha alma, vista do modo benvolo, generoso e caridoso com que me tendes tratado, penhorando-me assim bastantemente! [...] Adeus povo, adeus aves, adeus rvores, adeus campos, aceitai a minha despedida, que bem demonstra as gratas recordaes que levo de vs, que jamais se apagaro da lembrana deste peregrino, que aspira ansiosamente a vossa salvao e o bem da Igreja. Praza aos cus que to ardente desejo seja correspondido com aquela converso sincera que tanto deve cativar o vosso afeto61. Na verdade, a ltima parte da despedida mostra claramente a familiaridade co Conselheiro com as idias e com o estilo do Padre-Mestre Ibiapina - pois a despedida deste aos membros das Casas de Caridade do Cariri Novo (Misso Velha, Crato, Barbalha e Milagres) estava redigida da seguinte maneira:

[...] adeus, homens; adeus, mulheres; adeus, meninos; adeus, meninas; adeus, moos; adeus, velhos; adeus, gentes todas dessa terra de onde sou retirado por altos juzos de Deus [...]62

60 61

Idem, 545. Maciel, op.cit. 625-628. 62 Irineu Pinheiro. Efemrides do Cariri. Fortaleza: Imprensa Universitria do Cear, 1963. P.157.

22

H outras semelhanas notveis na conduta dos dois homens, principalmente no que se refere ao uso das imagens no culto e no tratamento exigido dos fiis63. H um ltimo aspecto do estilo conselheirista que me parece ter sido negligenciado por Fiorim, mas que merece uma ateno parte: a citao de autores ou personagens pagos (sempre citados de forma elogiosa em funo de seus mritos, com exceo do imperador romano Juliano). Vejamos algumas passagens de especial interesse. Na pgina 300 do manuscrito, o Conselheiro cita Enias como exemplo de devoo filial, tomando a passagem de Virglio em que ele carrega nos ombros seu pai, o velho Anquises (Mais glorioso foi para Enas o nome de piedoso salvando nos ombros a seu pai; que o de valoroso, tendo a seus ps seus inimigos64). Logo aps a passagem de Enas, o Conselheiro cita Eurpides (Ditosos chamou Eurpides aos pais que tm filhos obedientes65). O imperador Juliano aparece nas pginas 261 e 262, como o tirano pago que manda martirizar soldados cristos que se recusavam idolatria. Os exemplos so significativos, por mostrarem um autor familiarizado com outras tradies que no a crist (embora muito provavelmente esses personagens pagos chegassem ao conhecimento de Antnio Conselheiro somente mediante o filtro imposto pela literatura teolgica de seu tempo). Nenhuma referncia D. Sebastio, elo essencial para a construo do profetismo conselheirista na obra de Euclides da Cunha. Milagres, s aqueles definidos como tais no corpo da Igreja. O autor das Prdicas, Antnio Vicente Mendes Maciel, jamais se arvorou como milagreiro, ao menos no no texto escrito que nos deixou. O texto conselheirista no tem valor como criao nica, individual (o Conselheiro s revela autonomia intelectual nas passagens polticas de sua obra), pois as idias que ele veicula podiam ser encontradas com facilidade nos catecismos mais comuns da poca, como se viu. Dessa forma, o Conselheiro no pode ser considerado um fundador de seitas, nem deixou apstolos: foi o dominador carismtico tpico, e frente essa liderana a relativa no-originalidade de seu pensamento teolgico torna-se questo menor66. No entanto, Euclides em vrias passagens culpa o Conselheiro por afirmar coisas que so exatamente o oposto do que acabamos de verificar em seus escritos. Isto se explica pela necessidade de Euclides desqualificar o projeto poltico retrgrado de Antnio
63 64

Cf. supra, p.45. Maciel, op.cit. 300. 65 Id.ibid.

23

Conselheiro que, do alto de sua formao precria teve o desplante de recusar os favores humanitrios republicanos - quer em sua vertente mais fisiolgica e florianista, quer em sua corrente mais esclarecida, encarnada em Euclides. Em resumo, a teologia conselheirista em nada aponta para uma expectaiva milenarista militante ou sequer quietista: revela-se pouco original (embora o pensamento do Conselheiro seja inconfundvel quando se trata da reflexo poltica) e rigorosamente ortodoxa com relao s doutrinas correntes em seu tempo. possvel que os rigores do inferno sejam exagerados pelo Conselheiro numa poca em que tal prtica j no fosse corrente (e nesse ponto ele seguisse a Misso abreviada, mas isso j seria assunto para outro artigo). No obstante essa diferena de enfoque, permanece a impresso de profunda ortodoxia ao tratar dos temas tradicionais do catolicismo.

66

Romano Barreto. Um lder carismtico, Antnio Conselheiro in: Sociologia. So Paulo: 4 (3), 1942. P.237.

24

Das könnte Ihnen auch gefallen