Sie sind auf Seite 1von 9

Belo Horizonte, p.

1-169

Imagens da mulher na narrativa brasileira


Regina Dalcastagn | UnB / CNPq

Resumo: A partir de uma extensa pesquisa que mapeou todos os romances brasileiros publicados pelas trs editoras mais importantes do pas entre os anos 1990 e 2004, discute-se como se d a representao das personagens femininas, tanto em obras de escritoras mulheres quanto de escritores homens. Um estudo inicial mostrou que estas personagens quase todas brancas e de classe mdia tendem a exercer papis sociais tradicionais (me, esposa, donade-casa) e a permanecer encerradas na esfera domstica. Isto , a condio da mulher avanou mais na sociedade do que na literatura. Agora, a partir de uma amostra de cerca de 150 personagens femininas, analisa-se em profundidade como a mulher representada no romance brasileiro contemporneo, abordando questes como corpo, sexualidade e maternidade, observando-se as diferenas nos enfoques de escritoras mulheres e de escritores homens. Palavras-chave: gnero, representao, romance contemporneo.

Sobre ele se inscrevem mltiplos discursos vindos dos universos mdico, legal,

O corpo feminino um territrio em permanente disputa.


1.

Os resultados apresentados neste artigo s foram possveis graas ao empenho e competncia de uma excepcional equipe de pesquisadoras, estudantes dos cursos de Letras e Antropologia da UnB: Alessandra de

Disponvel em: http://www.letras.ufmg.br/poslit

127

O eixo e a roda: v. 15, 2007

psicolgico, biolgico, artstico etc. que no apenas dizem desse corpo, mas que tambm o constituem, uma vez que normatizam padres, sexualidade, reproduo, higiene. A questo que esses lugares legtimos de enunciao ainda so ocupados predominantemente por homens, instalados, claro, em sua prpria perspectiva 2 social. A dificuldade surge porque, mesmo que sejam sensveis aos problemas femininos e solidrios (e nem sempre o so), os homens nunca vivero as mesmas experincias de vida e, portanto, vero o mundo social a partir de uma perspectiva 3 diferente. E, como o olhar no dobra a esquina, alguma coisa sempre se perde. Isso no diferente na literatura. Segundo pesquisas realizadas na Universidade de Braslia (UnB) que se debruaram sobre todos os romances publicados pelas principais editoras brasileiras da rea (Companhia das Letras, Record e Rocco) nos ltimos 15 anos as autoras no chegam a 30% do total de escritores 4 editados. O que se reflete tambm na subrepresentao das mulheres como personagens em nossa fico. As mesmas pesquisas mostram que menos de 40% das personagens so do sexo feminino. Alm de serem minoritrias nos romances, as mulheres tambm tm menos acesso voz, isto , posio de narradoras, e 5 esto menos presentes como protagonistas das histrias.

Souza Vaz Moreira, Aline Almeida, Anna Luiza Cavalcanti, Beatriz Kenig, Bruna Valria do Nascimento, Juliana Helena Bonat, Laeticia Jensen Eble, Lvia Frederico e Silva, Mrcia Maria Nbrega de Oliveira, Marina Farias Rebelo e Tatiana Nascimento dos Santos. Virgnia Maria Vasconcelos Leal, doutoranda em literatura na UnB, ajudou na discusso dos textos e no estabelecimento dos critrios. Luis Felipe Miguel discutiu cada etapa da pesquisa, contribuindo tanto com seu desenho inicial quanto com a interpretao dos dados.

2. De acordo com a definio de Iris Marion Young, o conceito de perspectiva


social reflete o fato de que pessoas posicionadas diferentemente [na sociedade] possuem experincia, histria e conhecimento social diferentes, derivados desta posio. Vividas de forma menos ou mais consciente, as perspectivas sociais so o reflexo, nas maneiras de ver e entender o mundo, da pluralidade de condies em que as pessoas se encontram neste mesmo mundo. YOUNG, 2000, p. 136.

3. GOMBRICH, 1995, p. 264. 4.Esses dados so compatveis com outros, alcanados em pesquisas realizadas
na Frana, que mostram que entre os anos 1950 e 1980 o percentual de mulheres entre os escritores se manteve estvel entre 25% e 30%. Ver MARINI, s. d., p. 362.

5.

Os dados completos da pesquisa esto publicados em DALCASTAGN, 2005.

128

Disponvel em: http://www.letras.ufmg.br/poslit

Belo Horizonte, p. 1-169

H uma diferena significativa entre a produo das escritoras e dos escritores. S como exemplo, em obras escritas por mulheres, 52% das personagens so do sexo feminino, bem como 64,1% dos protagonistas e 76,6% dos narradores. Para os autores homens, os nmeros no passam de 32,1% de personagens femininas, com 13,8% dos protagonistas e 16% dos narradores. Fica claro que a menor presena das mulheres entre os produtores se reflete na menor visibilidade do sexo feminino nas obras produzidas. possvel especular que a maior familiaridade com uma perspectiva social determinada leva as mulheres a criarem mais personagens femininas e os homens, mais personagens masculinas e o mesmo valeria para protagonistas e narradores. Resta explicar por que a discrepncia to maior no caso dos escritores homens, que contam com menos de um tero de personagens femininas, enquanto as mulheres criam quase a metade de suas personagens no sexo masculino. A resposta talvez esteja na prpria predominncia masculina na literatura (e, imaginase, em outras formas de expresso artstica), que proporciona s mulheres um contato maior com as perspectivas sociais masculinas. Outra hiptese que, diante dos avanos promovidos pelo feminismo, os homens se sintam cada vez mais 6 deslegitimados para construir a perspectiva feminina. Quando nos aprofundamos no modo como as personagens femininas so representadas e esse foi um segundo momento das pesquisas realizadas na UnB , notamos disparidades ainda mais significativas, especialmente nas questes relacionadas ao corpo da mulher. Aqui, preciso fazer um intervalo, e lembrar que a personagem do romance contemporneo objeto bastante escorregadio. Desde o incio do sculo XX, ela vem se tornando, a um s tempo, mais complexa e mais descarnada. Deixou de ser descrita; perdeu, como disse a romancista francesa Nathalie Sarraute, todos os seus atributos e prerrogativas, a includos suas roupas, seu corpo, seu rosto; e, sobretudo, o bem mais precioso de todos, a personalidade 7 que s sua. Sendo assim, qualquer pesquisa que tenha a pretenso de traar um perfil das personagens contemporneas, vai esbarrar em um grande nmero de sem indcios o que tambm relevante, se nos dispusermos a analisar as razes para a ausncia de determinadas descries ou de temticas no romance atual.

6.

Por outro lado, como lembrou a escritora Maria Jos Silveira em debate realizado no Ita Cultural de So Paulo em 2007, as escritoras tambm podem ser levadas a inclur mais personagens masculinas em suas obras para fugir da depreciativa qualificao de romance feminino. SARRAUTE, 1956, p. 71-72.

7.

Disponvel em: http://www.letras.ufmg.br/poslit

129

O eixo e a roda: v. 15, 2007

Antes de entrar em detalhes, uma primeira observao que se pode fazer que as mulheres constroem uma representao feminina mais plural e mais detalhada, incluem temticas da agenda feminista que passam despercebidas pelos autores homens e problematizam questes que costumam estar mais marcadas por esteretipos de gnero. Tudo isto, preciso ressaltar, quando as personagens so brancas; caso contrrio as marcas de distino so bastante reforadas, talvez at mais do que nas obras masculinas. De acordo com a pesquisa que fez o mapeamento do romance brasileiro recente, 79,8% das personagens de ambos os sexos so brancas; negros, mestios, orientais e indgenas, juntos, no chegam a 8 16%. E entre o total de 1245 personagens analisadas h apenas 6% de mulheres no-brancas, sendo que apenas uma negra desempenha o papel de narradora. Esses nmeros so congruentes com o perfil do escritor e da escritora brasileiros, 9 que so, em sua quase totalidade, brancos. Alm da ntida diferena na representao de personagens brancas e no-brancas, s quais esto reservados os espaos mais subalternos na narrativa, h tambm uma variao grande entre protagonistas e coadjuvantes tanto naquelas escritas por homens quanto por mulheres. As protagonistas sempre so mais complexas e trazem mais especificaes do que as personagens secundrias, que costumam se aproximar mais dos esteretipos. Claro que para ter destaque em uma trama a personagem tende mesmo a ser melhor caracterizada, mas h a um outro aspecto a ser levado em conta: o romance brasileiro contemporneo , em sua maioria, curto, no chegando a 200 pginas, o que dificulta a introduo e desenvolvimento de muitas personagens.

Descrio
Restringindo, ento, a anlise s protagonistas brancas retiradas de uma amostra aleatria do total de personagens nessa posio dos ltimos 15 anos , possvel dizer que, quando escritas por homens elas so em sua grande maioria

8. O resduo restante composto por personagens sem indcios de cor ou


que no so humanas.

9.

Entre os 165 autores dos 258 romances analisados, h apenas seis nobrancos. Alm disso, os escritores brasileiros so tambm de classe mdia, vivem principalmente no Rio de Janeiro e em So Paulo e tm profisses ligadas a outros espaos privilegiados de produo de discurso, como a imprensa e o ambiente acadmico.

130

Disponvel em: http://www.letras.ufmg.br/poslit

Belo Horizonte, p. 1-169

jovens (42,3%) e adultas (50%), no chegam sequer meia idade, e tm como principal qualidade a beleza (42,3% so belas, 50% so atraentes, apenas 34% so inteligentes). So menos escolarizadas, dominam menos a norma culta, ocupam menos a posio de intelectuais e dependem mais dos homens financeiramente 10 (42,3% delas): so quase sempre donas-de-casa. H poucas descries de seu corpo, mas quando elas aparecem, identificam a mulher brasileira presente nas narrativas como relativamente magra, loira e com cabelos mais longos. J as autoras representam mulheres em variadas faixas etrias, da infncia velhice, abarcando, portanto, diferentes experincias de vida. A principal caracterstica de suas protagonistas a inteligncia (63%), o que faz subir todos os ndices relacionados. Entre as autoras, as personagens femininas tm formao superior, e aparecem muitas vezes como mais escolarizadas do que seus cnjuges (em 22,6% dos casos), o que no se verifica entre os autores masculinos (apenas em 3,8%). So mais independentes (apenas 25,9% delas dependem financeiramente de homens), embora sejam tambm, em sua maioria, donas-de-casa, e tm como principal talento a escrita (33,3%) desde que sejam brancas; nenhuma personagem nobranca escreve, elas tm como talentos a cozinha, a costura e a dana (42,9% para cada), o que demarca com clareza os espaos ocupados por cada grupo. O corpo da personagem descrito com muito mais detalhe quando a autoria feminina elas esto dentro do peso ou so magras tambm, mas tm cabelos escuros e mais curtos. So mais preocupadas e descontentes com o prprio corpo do que aquelas construdas pelos homens. E so, principalmente, muito mais saudveis. H um nmero muito grande de personagens doentes (23,1%) e com dependncia qumica (15,4%) entre aquelas escritas pelos autores o que aponta para uma representao mais fragilizada da mulher e combina com outros ndices que as fazem mais dependentes. Entre as autoras mulheres, h somente 3,7% de personagens doentes e nenhuma dependente qumica.

Sexualidade
Dentro dessa mesma linha, as autoras descrevem mais cenas sexuais e com maior detalhamento talvez a necessidade de marcar um espao de

10. Dona-de-casa foi a principal ocupao encontrada na pesquisa anterior


entre todas as personagens do sexo feminino, abrangendo mais de um quarto de seu total (houve um nico dono-de-casa, um travesti).

Disponvel em: http://www.letras.ufmg.br/poslit

131

O eixo e a roda: v. 15, 2007

liberdade de expresso, talvez uma tentativa de, finalmente, mostrar o sexo pela perspectiva feminina. Se isso alcanado uma outra pergunta a ser feita. Suas protagonistas no s fazem sexo com mais freqncia, como possuem um nmero maior de parceiros do que aquelas escritas pelos homens (mas a homossexualidade praticamente no aparece como opo). Tambm fazem mais sexo com amantes. 11 Alis, entre as autoras, as mulheres traem mais e so mais tradas. O dado curioso que, apesar da freqncia e da variedade, as protagonistas das mulheres se sentem bem mais insatisfeitas, em relao ao sexo (59,3% delas gostam de sexo, mas 25,9% apenas aceitam faz-lo) e prpria sexualidade (33,3% esto insatisfeitas), do que as dos homens (onde 65,4% gostam de sexo e apenas 3,8% esto insatisfeitas com sua sexualidade). Mais uma vez, h discrepncia em relao s personagens no-brancas escritas por mulheres, que, ao contrrio das brancas, gostam muito mais de sexo (71%) e tambm esto mais satisfeitas com a prpria sexualidade. O ndice de satisfao com a situao estabelecida sempre muito maior entre as personagens de autores masculinos. Insatisfao, nesses termos, pode estar apontando para uma problematizao maior da personagem, que no se reconhece em meio ao discurso dominante sobre si.

Maternidade
E um dos discursos mais recorrentes sobre as mulheres aquele que lhes atribui o papel de me, j normatizado e fixado em torno da noo do instinto materno, que serve para a naturalizao dos papis de gnero e elimina a idia do amor como algo a ser construdo em uma relao. Entre os autores homens as personagens ocupam bem mais a funo de mes (38,5%), tm um nmero maior de filhos do sexo masculino, e mais filhos biolgicos. As autoras, por outro lado, se diminuem o fardo da maternidade para as brancas (29,6%), o impem em dobro para as nobrancas (57,1% delas so mes), aumentando-lhes inclusive o nmero de filhos. O tipo de relao que a me estabelece com seus filhos tambm varia bastante de acordo com sexo do autor e a cor da personagem. Entre os autores homens, os sentimentos envolvidos so basicamente responsabilidade e plenitude, passando ainda pela indiferena. As mulheres trabalham em uma gama mais variada

11. A reao das personagens traio basicamente a resignao, quando


escritas por homens (26,9%). Quando escritas por mulheres, a gama de reaes maior: vai da vingana negociao, passando pela negao e resignao.

132

Disponvel em: http://www.letras.ufmg.br/poslit

Belo Horizonte, p. 1-169

de sentimentos, que transitam entre responsabilidade, cansao, fracasso e culpa, para as brancas. J as no-brancas se dividem apenas entre responsabilidade, plenitude e cumplicidade, mais prximas portanto ao ideal do instinto materno. Indiferena no , absolutamente, uma opo para as personagens escritas por mulheres. O mesmo no se pode dizer sobre os pais das crianas. Nos romances femininos, os pais esto basicamente ausentes, ou, pior, no passam de estorvos para as personagens nmeros esses que se acentuam muito entre as no-brancas. J nas narrativas masculinas, os pais esto, em sua grande maioria (23,1%), presentes na vida dos filhos, tanto financeira quanto emocionalmente (s 7,4% esto presentes para as personagens escritas por mulheres).

Ausncias e desejos
Mas outro tipo de ausncia que chama ateno nos romances contemporneos: aborto, problemas com fertilidade e violncia domstica so temas silenciados, inclusive pelas autoras. Parece ser mais fcil atacar os tabus relacionados sexualidade feminina, o que j feito, de algum modo, na mdia em geral, do que representar, por exemplo, o sentimento de perda causado por um aborto involuntrio ou mesmo voluntrio, bem como os riscos e o estigma que pesa sobre aquelas que passaram pela experincia, comum entre tantas mulheres. Encerrando, h dados reveladores sobre o que querem as mulheres em nossa literatura, ou pelo menos sobre o que se espera que elas queiram. Se para os autores masculinos elas continuam sonhando principalmente com a constituio de uma famlia (23,1%), indcio congruente com vrios outros que isolam as personagens femininas no espao domstico, entre as autoras h um deslocamento interessante: suas protagonistas sonham com tranqilidade (37%). A constituio de famlia aparece bem atrs, dividindo espao com a ascenso profissional, a satisfao fsica, as mudanas sociais e a riqueza. Apenas as personagens no-brancas esto, em sua grande maioria, preocupadas com a 12 constituio de uma famlia (71,4%).

12. Uma possibilidade poderia alterar a interpretao dos dados referentes


s mulheres negras: a de que houvesse muitas escravas entre elas. Mas isso no se confirma. O nmero de escravas pequeno e no maior que o nmero de mulheres brancas que vivem no passado mais remoto.

Disponvel em: http://www.letras.ufmg.br/poslit

133

O eixo e a roda: v. 15, 2007

Enfim
Diante desses dados, resta esclarecer que o romance brasileiro contemporneo possui carter preponderantemente referencial so raras as obras que se voltam para o passado, ou aquelas que optam por uma ambientao que no seja o das nossas grandes cidades. As pesquisas indicam que as personagens dessas narrativas se deslocam por um cho literrio em tudo semelhante ao da realidade brasileira atual. O efeito de realidade gerado pela familiaridade com que o leitor reconhece o espao da obra acaba por naturalizar a ausncia ou a figurao estereotipada das mulheres, ou de diferentes grupos tnicos. Da o descompasso, especialmente presente nas obras masculinas, entre a posio e o espao que as mulheres vm conquistando na sociedade brasileira e a sua representao literria. Como foi visto, as autoras se mostram mais receptivas complexidade da condio feminina, que , sempre, plural. Se legtimo entender que as mulheres formam um grupo social especfico, na medida em que a diferena de gnero estrutura experincias, expectativas, constrangimentos e trajetrias sociais, por 13 outro lado a vivncia feminina no una. Variveis como raa, classe ou orientao sexual, entre outras, contribuem para gerar diferenciaes importantes nas posies sociais das prprias mulheres e elas, ao buscarem fazer suas prprias escolhas, ao aderirem a conjuntos de crenas e valores diversos, vo tambm perceber-se no mundo de maneiras diferenciadas. Os problemas e desafios que enfrentam so em parte comuns ao ser mulher, em parte especficos, em parte, at mesmo, 14 opostos entre si. A riqueza desta condio feminina plural se estabelece exatamente na tenso entre unidade e diferena o que pode gerar as contradies na representao feminina das personagens no-brancas, por exemplo. A questo que se coloca aqui diz respeito a quanto desta riqueza est presente na narrativa brasileira contempornea.

13. 14.

YOUNG, 1997. LAURETIS, 1994.

134

Disponvel em: http://www.letras.ufmg.br/poslit

Belo Horizonte, p. 1-169

Abstract: Based on a broad research which has mapped all Brazilian novels published by the three most important publishers in Brazil from 1990 to 2004, we discuss how the representation of female characters is made in books written by both men and women. A preliminary study showed such characters mostly white and middle-class taking part in traditional social roles (mother, spouse, housewife) and keeping enclosed in the domestic sphere. It means that the womens condition has advanced more in the society than in literature. Now, based on a sample of 150 female characters, we analyze how the women are represented in the contemporary Brazilian novel, paying attention to questions such as the body, sexuality and motherhood, as well as observing the differences on the focuses given by female and male writers. Key words: gender, representation, contemporary novel.

Referncias Bibliogrficas

DALCASTAGN, Regina. A personagem do romance brasileiro contemporneo (19902004). Estudos de Literatura Brasileira Contempornea, Braslia, n. 26, p. 13-71, 2005. GOMBRICH, E. H. Arte e iluso: um estudo da psicologia representao pictrica. Trad. Raul de S Barbosa. So Paulo: Martins Fontes, 1995. LAURETIS, Teresa de. A tecnologia do gnero. Trad. Suzana Funck. In: HOLLANDA, Helosa Buarque de (Org.). Tendncias e impasses: o feminismo como crtica da cultura. Rio de Janeiro: Rocco, 1994. MARINI, Marcelle. O lugar das mulheres na produo cultural: o exemplo da Frana. In: DUBY, Georges; Michelle PERROT (Org.). Histria das mulheres: o sculo XX. Trad. Maria Helena da Cruz Coelho et al. Porto/So Paulo: Afrontamento/Ebradil, [s.d]. V. 5. SARRAUTE, Nathalie. Lre du soupon. Paris: Gallimard, 1956. p. 71-2. YOUNG, Iris Marion. Gender as seriality: thinking about women as a social collective. In: Intersecting voices: dilemmas of gender, political philosophy and policy. Princeton: Princeton University Press, 1997. YOUNG, Iris Marion. Inclusion and democracy. Oxford: Oxford University Press, 2000.

Disponvel em: http://www.letras.ufmg.br/poslit

135

Das könnte Ihnen auch gefallen