Sie sind auf Seite 1von 5

O que a Psicologia?

1
Mrcia Moraes2

Resumo
O artigo foi escrito para ser apresentado numa aula inaugural e tem o objetivo de apresentar uma discusso epistemolgica acerca da definio da psicologia como cincia. Analisamos de modo positivo a disperso no campo da psicologia, considerando como referenciais tericos alguns trabalhos de Canguilhem e Foucault.

Palavras-chave: Psicologia, Epistemologia, Cincia.

What is Psychology?
Abstract
This paper was written to be presented in an opening class and has the purpose to present an epistemological discussion regarding the definition of psychology as a science. We take the dispersion in the field of psychology in a positive way, considering some works of Canguilhem and Foucault as our theoretical references.

Keywords: Psychology, Epistemology, Science.

Por que levantar essa questo? Para abordar este problema eu vou recorrer a um autor que eu gosto muito, Rubem Alves um psicanalista que escreve sobre educao. Numa de suas crnicas este autor diz que os cozinheiros tm muito a ensinar aos professores. Porque o bom cozinheiro, diz ele, sabe que os banquetes no comeam com a comida que servida. Eles se iniciam com a fome. O verdadeiro cozinheiro aquele que sabe a arte de produzir fome (Alves, 2003-a).

Com essa histria quero sublinhar o meu objetivo aqui hoje: no tenho a pretenso de responder de modo definitivo pergunta que d ttulo a esta aula, mas antes fazer com que esta pergunta insista, fazer com que ela funcione como a fome da histria do Rubem Alves. O que pretendo, portanto levantar um problema, uma questo que nos leve a refletir sobre o que ns estamos fazendo, por que estamos aqui, todos ns, num curso de Psicologia e no em outro.




 "!#"%$&
&'()
*'+,'-"(.$&/0
21*3 $%$4657(8+9:$ ;$ 0<=(221*>"%?*A@!BDC7?-EFG?
;$9&HI=$46 1>J$  K-L9L-M7N O P;Q-R4STQ-U"VXWY[Z]\3^ _:Q-`Qab^Vdce`8fg^ _%Vih W`VjZlkmconpGZqrZsU"Q*tWu\"\Q7U"Vdv QwPJWhVDU"STVYJWg*SBQxv WiZ]\3^ _:Q-` Q-ab^VdvVXk0g^ yWU\^zvV%v W|{lW%v WU"V` }~>%, T"7G*7,TD~ ;-":%%B :7;

#0; 89

!8 .4 4

&3

;4


 ,

30,/ :3.309 -7 70; 89, 58 .4 4

w 4. uGGzb

60 Todas essas questes, a meu ver, colocam na ordem do dia a discusso do tema a que nos propomos hoje: O que a psicologia? A psicologia como reflexo das contradies do homem com ele mesmo Num texto em que analisa a psicologia de 1850 a 1950, Foucault (1990) levanta questes importantes quanto ao tema da cientificidade da psicologia e seu estatuto polmico. Segundo Foucault, a psicologia do sculo XIX herdou do iluminismo a preocupao de encontrar no homem as mesmas leis que regem os fenmenos naturais. A psicologia ento se ergueu como um esforo metodolgico tomado de emprstimo das cincias da natureza e se assentou sobre dois postulados principais: em primeiro lugar, que a verdade do homem se esgotava em seu ser natural e, em segundo lugar, que o caminho de todo conhecimento cientfico devia passar pela determinao de relaes quantitativas, pela construo de hipteses e pela verificao experimental. Foucault salienta que at a metade do sculo XX a histria da psicologia a histria paradoxal das contradies entre o projeto de reconhecer no homem as mesmas leis que regem a natureza e os postulados que norteiam a construo da psicologia como cincia objetiva. Em outras palavras, com o intuito de mostrar que o homem era uma extenso da natureza, a psicologia ergueu-se a partir dos postulados de rigor, objetividade, neutralidade. No entanto, sua histria foi marcada por sucessivos impasses e dificuldades na execuo desse projeto e da decorre o carter paradoxal e contraditrio que atravessa a histria da psicologia. A preciso matemtica e o rigor experimental encontravam limites de aplicao no caso do saber psicolgico. A questo que importa ser ressaltada, no retomar o tema da insero ou no do homem no domnio das cincias naturais, mas sim de tomar como fio condutor para a inveno de um novo estilo de cincia os paradoxos enfrentados pela psicologia em seu projeto de se estabelecer como cincia experimental do psiquismo. Isso significa dizer que os embates e os problemas enfrentados pela psicologia para fazer do sujeito uma extenso da ordem natural so antes a condio para a inveno de um certo estilo de cincia, que no se confunde com o modelo das cincias naturais no sculo XIX. Nesse sentido, Foucault (1990) registra que uma renovao radical
#0; 89 / !8 .4 4

Esta questo para mim bastante intrigante. Se ns observamos como a psicologia inserida no exame do vestibular, um fato chama a ateno. Em alguns lugares a psicologia est ao lado das cincias humanas as provas so ento direcionadas para esta rea. Em outros lugares a psicologia um saber ligado rea mdica e as provas so outras, completamente diferentes. Um outro fato, bastante atual, tambm relevante para o tema dessa aula. Como vocs sabem, os cursos de psicologia devero passar em breve por uma reforma curricular. No governo passado, o MEC apresentou um documento chamado Diretrizes curriculares para os cursos de graduao em psicologia. Esse documento apresentava as novas bases curriculares a serem implementadas em todos os cursos de graduao do pas. O documento proposto pelo MEC gerou uma forte reao da comunidade psi: os profissionais psi recusavam a concepo de psicologia presente no documento. H muitos pontos polmicos nessa histria e vou selecionar apenas um destes pontos. No documento apresentado pelo MEC, na parte que trata de justificar a pertinncia das novas diretrizes curriculares, os autores do documento afirmam que a alterao curricular fundamental para coibir a banalizao, a superficialidade e o anticientificismo que freqentemente caracterizam a abordagem aos processos psicolgicos em importantes espaos pblicos, com claros reflexos no espao acadmico (Feitosa, 1999, p. 80). Ora, neste trecho chama a ateno o fato de ser necessrio coibir a banalizao da psicologia. Um dos motivos que leva o MEC a pensar em novas bases curriculares diz respeito a um certo anticientificismo que atravessa a psicologia. Precisamos, ao que parece, marcar as fronteiras entre a psicologia e o senso comum. Temos ento que tentar entender o que psicologia como cincia, suas relaes com outras reas do saber, suas relaes com o senso comum, o anticientificismo. O que interessa mostrar que quando discutimos que tipo de profissional queremos formar temos que tomar uma posio que de natureza epistemolgica, ou seja, temos que dizer de um modo ou de outro o que pensamos ser a psicologia.

&3

;4 

3 

5 
 ,

30,/ :3.309 -7 70; 89, 58 .4 4

w 4. uGGzb

61 Wundt e Canguilhem: a insistncia problemtico no saber psicolgico do

da psicologia como cincia uma tarefa incompleta a cumprir e que est na ordem do dia. Foucault (1990) afirma que nos ltimos 100 anos a psicologia estabeleceu relaes novas com a prtica: educao, medicina mental, organizao dos grupos. Essa prtica tem se apresentado como o solo de fundao racional e cientfico da psicologia. Alm disso, a psicologia se prope questes oriundas dessas prticas: o problema do xito ou do fracasso escolar, problema da adaptao do homem s suas condies de trabalho, as relaes entre o doente e a sociedade. interessante notar que, por esse lao constante com a prtica, pela reciprocidade de suas trocas, a psicologia no sculo XX se tornou semelhante a todas as cincias da natureza. Mas preciso fazer uma ressalva, conforme adverte Foucault (1990). Enquanto as cincias naturais respondem apenas pelos problemas colocados pelas dificuldades da prtica, seus fracassos temporrios, as limitaes provisrias de sua experincia, a psicologia, ao contrrio, nasce no ponto em que a prtica do homem encontra sua prpria contradio; no ponto em que essa prtica falha, erra. A psicologia do desenvolvimento nasceu como uma reflexo sobre as dificuldades do desenvolvimento; a psicologia da conduta, como uma anlise dos desajustes, aquela da memria, da conscincia, do sentimento, do pensamento apareceu de incio como uma psicologia do esquecimento, do inconsciente, das perturbaes afetivas e dos problemas do pensamento. Por isso, Foucault (1990) conclui que a psicologia contempornea uma reflexo das contradies do homem com ele mesmo. O que me parece importante seguirmos a tese proposta no trabalho de Foucault (1990), isto , os impasses e contradies encontrados pela psicologia para definir-se como cincia devem ser tomados no como equvocos a serem superados, mas como positividades, como aquilo mesmo de que feita a psicologia. Ento h na psicologia um campo problemtico que ns estamos propondo considerar como positivo. O que significa dizer isso?

Para avanarmos nas reflexes sobre estas questes considero dois autores como nossos aliados: de um lado, um autor clssico na histria da psicologia chamado Wundt. E de outro lado, um autor tambm clssico na epistemologia, chamado Canguilhem. Estes dois autores so importantes para a nossa reflexo porque, de modo diferente, ambos nos permitem pensar que h na psicologia um campo problemtico que deve ser tematizado. Ou seja, as tenses e contradies que marcam a definio da psicologia como cincia devem ser tomadas como fios condutores que nos conduzem a afirmao da psicologia a partir das suas contradies. No sculo XIX Wundt (apud Figueiredo, 1986) definiu a psicologia como cincia intermediria, isto , uma disciplina entre outras disciplinas. Mas importante entendermos o sentido de intermediria. No se trata para este autor de entender a psicologia como uma disciplina entre outras, porque afinal, isto prprio de qualquer cincia. As cincias convivem umas com as outras e, em determinados momentos, vrias disciplinas podem convergir para um mesmo ponto. Quando Wundt (apud Figueiredo, 1986) aponta a psicologia como disciplina intermediria ele pretende afirm-la como sendo constituda no e pelo entre. Wundt entendia (apud Figueiredo 1986) que a psicologia se constitua ao mesmo tempo por suas relaes com as cincias biolgicas nesse sentido, a psicologia era fisiolgica, e por suas relaes com as cincias da cultura nesse sentido, a psicologia era etnopsicologia, psicologia social ou psicologia dos povos. A psicologia para definir-se deveria manter relaes tanto com as cincias biolgicas quanto com as cincias da cultura. Esta tese polmica porque se trata de afirmar no que existem duas psicologias, mas de afirmar que a psicologia s se estabelece atravs destas relaes com outras disciplinas. Os trabalhos de Canguilhem (1972, 1976, 1990), epistemolgo francs, tambm nos indicam uma certa maneira de tratar como positividades as contradies que esto na base da definio da psicologia como cincia. Este autor dedicou boa parte de sua atividade acadmica a pesquisar a epistemologia das cincias da vida. Ele apresenta uma tese interessante para ns. Ele faz uma pergunta semelhante a que levantamos aqui hoje, ele pergunta: o que a vida? E mais ainda,
#0; 89 / !8 .4 4

&3

;4 

3 

5 
 ,

30,/ :3.309 -7 70; 89, 58 .4 4

w 4. uGGzb

62 Dito de outro modo, podemos afirmar que a psicologia o que tolera a diferena, isto , a psicologia o que se constitui atravs da disperso, da interface com outros saberes. No que existam muitas psicologias, mas que a psicologia s existe atravs dessa disperso. Este o seu destino e a sua positividade. Consideraes Finais Esta tese nos faz retomar o tema com que comeamos: e a formao em psicologia? Ento como podemos definir o profissional de psicologia? Onde e como ele se forma? Como vimos, no vestibular a psicologia ora est com as cincias biolgicas, ora com as cincias humanas. As instituies acadmicas convivem mal com essa disperso da psicologia. Somos organizados institucionalmente em coordenaes, depar-tamentos, sub-divises sempre muito especializadas. E esta situao entre que caracteriza a psicologia no casa bem com esse modelo universitrio. Como enquadrar em departamentos, reas e sub-reas uma disciplina que atravessada por outras, uma disciplina que, ao que parece, est sempre indo alm dos limites da disciplina? Luis Claudio Figueiredo, professor da PUC de So Paulo, afirma que para se manter viva e crescer a psicologia deve abrir-se para um pensamento e uma prtica de pesquisa transdisciplinar, ou seja, para um pensamento capaz de circular, afetando e sendo afetado por outros saberes (Figueiredo, 1995, p. 82). E o mesmo autor paulista quem pergunta: Aonde, afinal, pode ir se formando um psiclogo? E a expresso ir se formando intencional, serve para assinalar o fato de que nunca estamos completamente formados. O profissional de psicologia se forma nos cursos de graduao, nos estgios supervisionados, nas atividades de pesquisa e extenso. Certamente estes procedimentos acadmicos so indispensveis formao do profissional. So necessrios, mas no suficientes. Se levarmos a cabo o que dissemos hoje preciso considerar que o profissional de psicologia se forma tambm atravs da literatura, das artes, dos estudos em filosofia. Tarefa para uma vida inteira.

a partir desta pergunta, ele avana e indaga: se h entre os vivos aqueles que so capazes de conhecer, temos que perguntar o que o conhecer para estes seres? Ento, as caractersticas da vida so tambm aquelas do conhecimento, porque o conhecer est, do ponto de vista deste autor, enraizado na vida. Para este autor a vida o que tolera monstruosidades. Isto , a vida a capacidade de errar, de derivar. A vida experimentao, experincia em todo o sentido. Para Canguilhem (1990) o que define a vida a incessante capacidade de questionar as normas e instituir outras normas, sempre locais, provisrias e parciais. Assim, no possvel considerar o normal como algo exterior histria de um indivduo. Isto , o normal s normal para aquele indivduo. E s patolgico aquilo que impede a vida de diferir. Assim sendo, nem toda anomalia patolgica, porque nem toda anomalia impede a vida de derivar, de errar. O que interessante nesta tese o estudo dessa deriva, desse campo problemtico que faz a vida diferir. nesse sentido, que o autor afirma que a vida tolera monstruosidade (Canguilhem, 1976). A vida tolera contradio, diferena. Viver no mais do que diferir. E se como dissemos acima, o conhecimento est enraizado na vida, foroso concluir que o conhecer tolera a diferena. Isto , o erro no algo a ser expurgado do campo do conhecimento. O conhecimento o cientfico inclusive s se produz atravs dos erros. Interessante notar que quando este autor investiga o conhecimento cientfico ele aponta o erro como prprio do pensamento. Dito de outro modo, o pensamento ele mesmo est inserido na deriva da vida. Tanto Wundt (apud Figueiredo, 1986) quanto Canguilhem (1972, 1990) so autores que nos permitem pensar o que a psicologia longe de qualquer estratgia purificadora que buscasse encontrar no rigor do mtodo cientfico ou na estreiteza do objeto a definio ltima sobre o que a psicologia. Tanto um quanto outro apontam para a possibilidade de pensarmos a psicologia como aquilo que se define atravs das relaes com outros saberes.

#0; 89

!8 .4 4

&3

;4 

3 

5 
 ,

30,/ :3.309 -7 70; 89, 58 .4 4

w 4. uGGzb

63 Porque no existe nada mais sem graa que um brinquedo que d certo sempre. Brinquedo, para ser brinquedo, tem de ser um desafio. Um brinquedo um objeto que, olhando para mim, me diz: Veja se voc pode comigo!. O brinquedo me pe prova. Testa as minhas habilidades (Alves, 2003-b). Eu perguntava no incio: por que estamos aqui, todos ns, num curso de psicologia e no em outro? Talvez porque para ns todos veteranos e calouros a psicologia seja isso, um brinquedo que desafia a inteligncia. Desejo a todos um semestre letivo cheio desafios, porque sem eles a inteligncia no funciona.

Para concluir eu gostaria de mais uma vez lembrar o psicanalista Rubem Alves, o mesmo que nos ajudou a comear esta aula. Ele conta a histria do professor Pardal. sabido que o professor Pardal gostava muito do Huguinho, do Zezinho e do Luizinho e queria faz-los felizes. Inventou, ento, brinquedos que os fariam felizes para sempre, brinquedos que davam certo sempre: uma pipa que voava sempre, um peo que rodava sempre e um taco de beisebol que acertava sempre na bola. Os trs patinhos ficaram felicssimos ao receber os presentes e se puseram logo a brincar com seus brinquedos que funcionavam sempre. Mas a alegria durou pouco. Veio logo o enfado.

Referncias Bibliogrficas Alves, R. (2003-a). A arte de produzir fome. Disponvel <http://www.uol.com.br/aprendiz/n_colunas/r_alves/index.htm>. Alves, R. (2003-b). brincando que se aprende. Disponvel <http://www.uol.com.br/aprendiz/n_colunas/r_alves/index.htm>. na na World World Wide Wide Web Web

Canguilhem, G. (1972). O que a Psicologia? Epistemologia 2. Revista Tempo Brasileiro, n 30 /31, 104123. Canguilhem, G. (1976). El Conocimiento de la Vida. Barcelona, Ed. Angrama. Canguilhem, G. (1990). O Normal e o Patolgico. Rio de Janeiro, Forense Universitria. Feitosa, M. A. G. et al. (1999). Notcia: Proposta de Diretrizes Curriculares para Curso de Graduao em Psicologia e Projeto de Resoluo para sua Regulamentao. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 15, 1, 79-86. Figueiredo, L. C. (1992). Psicologia. Uma Introduo. So Paulo: Educ. Figueiredo, L. C. (1995). Revisitando as psicologias. So Paulo, Educ. Figueiredo, L. C. W. (1986). Wundt e alguns impasses permanentes da Psicologia: uma proposta de interpretao. Histria da Psicologia, Cadernos da PUC - SP,23, 25-49. Foucault, M. (1990). La Psychologie de 1850 a 1950. Revue Internationale de Philosophie, n 173, 2, 159 176.

Recebido em: Aceito em:

29/09/2003 27/02/2004

#0; 89

!8 .4 4

&3

;4 

3 

5 
 ,

30,/ :3.309 -7 70; 89, 58 .4 4

Das könnte Ihnen auch gefallen