Sie sind auf Seite 1von 2

Hipertenso e Diabetes

Preveno
Como prevenir a hipertenso?
A preveno feita atravs da adoo de um estilo de vida saudvel: prtica diria de atividades fsicas (com a superviso de um mdico) e alimentao adequada, ou seja, rica em frutas, legumes e verduras e com baixos teores de sal, gorduras, frituras e acar.

Informativo

CIM CRF-PR
Ano 2011

ORIENTAO
pea orientao ao farmacutico:
Pessoas acima do peso tm maiores chances de desenvolver doenas crnicas como hipertenso e diabetes. Essas doenas precisam ser evitadas todos os dias atravs de hbitos saudveis. Medicamentos para hipertenso e diabetes devem ser utilizados nos horrios corretos. Seu uso irregular prejudica o tratamento. No use remdios caseiros para hipertenso ou diabetes pois eles no ajudam no tratamento e ainda podem prejudicar a ao dos medicamentos. Procure assistncia sade periodicamente, muitas pessoas tm hipertenso e diabetes e no sabem.

Como prevenir o diabetes tipo 2?


Mantendo o peso dentro dos limites ideais, evitando o consumo de lcool, gorduras, frituras e acar e praticando exerccios fsicos regularmente.

Atividades Fisicas

Monitore seu tratamento em casa e atravs de visitas regulares ao mdico e ao farmacutico.

Bo

m Ali

en

ta

Or

Ensi

no

ien

ta

oF

ar

ma

CIM
c

Publicaes

Ass

Informao

ess

oria

ut

Remdio

ica

formando

www.crf-pr.org.br

CRF-PR

Orientaes Farmacuticas

Material Informativo CIM/CRF-PR Hipertenso e Diabetes

Hipertenso
A hipertenso ocorre quando a presso que o sangue exerce sobre os vasos sanguneos permanece acima do normal.

Diabetes Tipo 2
O diabetes melito ocorre quando os nveis de acar no sangue (glicemia) permanecem elevados.

Por que ela ocorre?


Na maioria das vezes a hipertenso no tem uma causa especfica, sendo resultado de vrios fatores. O excesso de sal na dieta parece contribuir para o desenvolvimento da hipertenso.

Por que o diabetes ocorre?

Estresse

Obesidade

O diabetes melito tipo 2 mais comum em adultos. Sua causa ainda no conhecida, porm frequente em obesos e sofre influncia de fatores genticos.

O que pode acontecer com quem hipertenso?


A presso alta uma doena traioeira, pois geralmente no apresenta sintomas. A presso descontrolada pode resultar em problemas como derrame, infarto e insuficincia renal, os quais podem prejudicar muito a qualidade de vida e at levar morte.

Bebidas Alcolicas

EVITE OS INIMIGOS DA BOA SADE

O que pode acontecer se o diabetes no for controlado?

Alimentos Gordurosos

A falta de controle do acar no sangue extremamente prejudicial, podendo causar cegueira, doenas nos rins, amputao de membros, infeces, formigamento e perda de sensibilidade nos ps e mos.

Como o tratamento? Como o tratamento da hipertenso?


Em casos leves, apenas alteraes dos hbitos de vida j so suficientes para controlar a presso. Entretanto, muitos pacientes necessitam utilizar medicamentos por tempo indefinido. O tratamento visa regularizar os nveis de acar no sangue e geralmente feito com comprimidos ou injees de insulina. Boa alimentao e prtica de exerccios fsicos tambm fazem parte do tratamento.

Cigarro

Sal

Sedentarismo
29 0

Das könnte Ihnen auch gefallen