Sie sind auf Seite 1von 7

12/2/2014

III Congresso de Administrao - UNIFENAS

Faculdade de A dministrao Coordenao de Extenso

UMA REFLEXO A CERCA DO PROJETO POLTICO PEDAGGICO DO CURSO DE ADMINISTRAO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
Bre no de Paula Andrade C ruz Graduando e m Adm inistrao pe la Unive rsidade Fe de ral de Lavras. C ontatos: E-m ail: brenop@fgv.br, e nd: R ua dos Artistas, 169 Vila Isabe l C e p.: 20511-130, R io de Jane iro R J. Ila Maria Silva de Souza Doutoranda e m Filosofia pe la Unive rsidade de Santiago de C om poste la / Espanha e Prof. Assiste nte do De partam e nto de Educao da Unive rsidade Fe de ral de Lavras. C ontato: Te l.: 0034 660181982; E-m ail: ilamaria@usc.es, e nd: C alle da Espie ira - 12 - 3B; 15706 - Santa Marta - Santiago de C om poste la Espaa.

RESUMO A educao superior brasileira trabalha na perspectiva de sincronizar a educao com as necessidades do desenvolvimento social e econmico. No contexto da educao superior brasileira em geral, e em especial, como sujeitos deste processo, abordaremos aqui a problemtica do Projeto Poltico Pedaggico do curso de Administrao da Universidade Federal de Lavras. Um breve histrico sobre a evoluo do ensino superior e a revoluo quantitativa e qualitativa do curso de Administrao no Brasil, alicera nossas anlises crticas e interpretativas da realidade estudada. A metodologia consta de uma anlise dos documentos internos do PPP do curso. Aps a (re)construo da estrutura curricular flexvel, nossas anlises apontam para um descompasso entre o que preconiza o Projeto Poltico Pedaggico e a realidade efetiva do curso, o que caracteriza a necessidade de uma discusso mais ampla e coletiva dos sujeitos envolvidos.

Palavras-Chave: Educao Superior em Administrao; Formao Profissional em Administrao; Projeto Poltico Pedaggico; ABSTRACT The Brazilian undergraduate works on the perspective to synchronize the education with the necessities of the social and economic development. In the context of the Brazilian superior education in general, and in special, as citizens of this process, we will approach here the problematic of the Pedagogical Politician Project (PPP) of the course of Administration course of the Federal University of Lavras. A historical briefing on the evolution of superior education and the quantitative and qualitative revolution of the course of Administration in Brazil, construct our critical and interpretative analyses of the studied object. The methodology consists of an analysis of internal documents of the PPP of the course. After the (re) construction of the flexible curricular structure, our analyses point with respect to an distinction among what it praises the PPP and the effective reality of the course, what characterizes the necessity of a ampler and collective quarrel of the involved citizens.

Words-Key: Superior Education in Administration; Professional Formation in Administration; Project Pedagogical Politician; 1. SITUANDO O OBJETO DE ESTUDO NO CONTEXTO DA UNIVERSIDADE BRASILEIRA O presente trabalho se prope refletir acerca do discurso do Projeto Poltico Pedaggico do Curso de Administrao da Universidade Federal de Lavras e a realidade na qual ele est inserido atualmente, levando-se em considerao, os diversos aspectos da atual educao superior brasileira. A instituio acadmica, em geral, vem se dedicando ao longo de sua histria quase que milenar formao humana e profissional de sujeitos historicamente situados. No decorrer desta trajetria, mudanas e transformaes obrigam-na a repensar e transformar-se para responder aos desafios de cada momento histrico vivenciado (GOERGEN, 2002). Na construo de uma economia moderna, internacionalmente competitiva e, capaz o suficiente de
http://www.unifenas.br/antigo/extensao/administracao/iiicongresso/trab30.htm 1/7

12/2/2014

III Congresso de Administrao - UNIFENAS

incorporar e desenvolver novas tecnologias, a educao superior atinge um alto grau de importncia nesse processo e, assim, passa a ser um componente fundamental para o desenvolvimento cientfico e tecnolgico do pas (SCHARTZMAN, 1994). Buscando compreender historicamente o processo de constituio da educao superior brasileira, ainda que de modo breve, observa-se que ao contrrio da Espanha (que incentivou educao superior no antigo sistema de colnias latino-americanas) Portugal no incentivou e, at mesmo, proibiu a instalao de estabelecimentos de ensino superior no Brasil no incio de sua vida como colnia. O objetivo da represso por parte de Portugal era inibir que os estudos universitrios operassem como coadjuvantes de movimentos independentistas. Desta forma, o ensino superior brasileiro da forma que conhecemos hoje, no surgiu do esforo dos jesutas no incio da colonizao, mas sim da multiplicao e da diferenciao das insituis criadas no incio do sculo XIX, quando o Brasil deixou de ser extremamente colnia de Portugal e recebeu a atribuio de Reino Unido a Portugal e Algarve (CUNHA, 2000:153). Aps o surgimento do Estado Nacional necessitou-se modificar a educao superior at ento herdado de Portugal. A preocupao com a educao superior no Brasil comeou no sculo XIX com a organizao de escolas profissionais. A partir de ento, ocorreu a proliferao de faculdades isoladas pr-existentes que formaram as primeiras universidades no pas. Essas transformaes foram marcadas pela facilidade de acesso educao superior, resultado das mudanas nas condies de admisso e das multiplicaes das faculdades (SILVA, 2001). Cunha (2000) constata que a primeira universidade no Brasil (ao contrrio do que muitos pensam) no surgiu na Regio Sudeste ou Sul. Em 1909, durante o curto perodo de prosperidade gerada pela explorao da borracha, que a primeira universidade brasileira (explicitamente com este nome) foi criada em Manaus no estado da Amaznia. Para este mesmo autor, o processo de desenvolvimento e de modernizao da educao superior brasileira fundamentou-se na tentativa de sincronizar a educao com as necessidades do desenvolvimento social e econmico. Entretanto, ressalta-se aqui, que esta proposta no alcanou efetivamente as instituies de educao superior do pas como um todo, mas privilegiou determinadas instituies conforme os interesses polticos vigentes. Na dcada de 1990 a educao superior apresentou considervel expanso e, atualmente, vem enfrentando dificuldades que afetam sua eficcia e qualidade. A proliferao das faculdades privadas (sem compromisso com o aprendizado) em todo territrio nacional.
A entrada da iniciativa privada no ensino superior deu-se primeiramente por meio de uma ampliao das atividades que os empresrios da educao j exerciam na esfera do ensino bsico. Assim, mesma mentalidade organizacional que fez expandir e consolidar as empresas de ensino de primeiro e segundo graus passou a reger iniciativas privadas no ensino universitrio, at porque se tratava dos mesmos grupos. A idia era de trazer a eficincia empresarial, j comprovada no ensino bsico, para o ensino universitrio e marcar, tambm neste nvel, superioridade organizacional da empresa particular em relao instituio pblica (SILVA, 2001:295).

Encontra-se, pois, na educao superior brasileira, hoje, duas caractersticas principais: a privatizao e a fragmentao institucional. Estas duas caractersticas, de certa maneira, comprometem a qualidade do trabalho acadmico, salvo, evidentemente, as excees que encontram-se em algumas instituies privadas que primam pela qualidade de trabalho neste sentido. A privatizao, que muitas vezes apresenta a concepo de educao enquanto mercadoria e uma negligenciada fragmentao do trip ensino/pesquisa/extenso, que traz o entrave da idia de universidade moderna.
Se quise rm os falar e m pe rform ance da unive rsidade , te m os que distanciar-nos m uito claram e nte da pe rform atividade e m pre sarial. A pe rform ance da e m pre sa fundam e nta-se , e m ltim a instncia, num nico crit rio que o lucro. O ra, te m os de convir que tal crit rio no se aplica unive rsidade , um a ve z que o e nsino e pe squisa so de nature za distinta das atividade s e m pre sariais. Se no re sistirm os m agia do te rm o e quise rm os falar de pe rform atividade da unive rsidade , de ve m os te r a consci ncia de que , dife re nte m e nte do caso da e m pre sa, a pe rform ance da unive rsidade re sulta da filosofia, do proje to de e nsino e pe squisa que no de ve pe rde r de vista o hum ano, individual e cole tivo. O indivduo (hum ano) e a cole tividade (hum ana) re pre se ntam a razo de se r da unive rsidade da qual e la no pode de sviar-se . Isto faz a dife re na do proje to acad m ico: de nature za distinta do e m pre sarial. (GO ER GEN, 2002:75).

Desta maneira, torna-se claro a incompatibilidade de uma viso empresarial para a universidade na perspectiva da universidade como locus de formao humana e profissional do educando(a), pois, a universidade necessita construir efetivamente sua atuao na sociedade, realizando sua misso institucional, produzindo conhecimentos atravs da pesquisa, cuidando do processo ensinoaprendizagem via ensino, bem como interagindo com a comunidade atravs do desenvolvimento da extenso. Estas idias, portanto, mostram o quanto est distante a concepo de universidade e lucro empresarial. Esta concepo de universidade atuante na sociedade e, consequentemente, distanciada do lucro empresarial, ampliada no discurso de Souza Santos (1997) apud Goergen (2002), onde considera-se cada vez mais importante:
http://www.unifenas.br/antigo/extensao/administracao/iiicongresso/trab30.htm 2/7

12/2/2014

III Congresso de Administrao - UNIFENAS

[...] forne ce r aos e studante s um a form ao cultural slida e am pla, quadros te ricos e analticos ge rais, um a viso global do m undo e de suas transform ae s de m odo a de se nvolve r ne le s o e sprito crtico, a criatividade , a disponibilidade para a inovao, a am bio pe ssoal, a atitude positiva ante o trabalho rduo e e m e quipe , e a capacidade de ne gociao que os pre pare m para e nfre ntar com x ito as e x ig ncias cada ve z m ais sofisticadas do proce sso produtivo. (GO ER GEN, 2002:92).

Assim, com base na fundamentao terica exposta acima e na descrio feita pelo Conselho Federal de Administrao de um profissional com domnio conceitual, capacidade empreendedora, responsabilidade social e capacidade de refletir antes e durante o processo de tomada de deciso que subjaz a ao administrativa, que propomos como objetivo, uma (re)leitura e uma anlise do discurso do PPP do curso de Administrao da UFLA e, sua prtica efetivamente construda na realidade. 2. Metodologia Assinalamos que este um estudo descritivo, portanto, aproximativo realidade e no pretende ser exaustivo e nem definitivo nas anlises e interpretaes. Com este intuito, elegemos metodologicamente alguns procedimentos referenciados na anlise de contedo. Buscamos em Bardin, apud Trivios (1987:160) a explicitao deste mtodo de anlise, que assim se expressa: o mtodo de anlise de contedo :
[...] um conjunto de t cnicas de anlise das com unicae s, visando, por proce dim e ntos siste m ticos e obje tivos de de scrio do conte do das m e nsage ns, obte r indicadore s quantitativos ou no, que pe rm itam a infe r ncia de conhe cim e ntos re lativos s condie s de produo/re ce po (varive is infe ridas) das m e nsage ns.

Com apoio deste referencial, trabalhamos na anlise documental, buscando interpretar referencialmente e compreender criticamente a realidade estudada, buscando ler as entrelinhas do discurso documental para compreend-lo. 3. O Curso de Administrao nas universidades brasileiras No contexto da educao superior brasileira em geral, e em especial, como sujeitos do processo da educao superior na Universidade Federal de Lavras, abordaremos aqui a problemtica do Projeto Poltico Pedaggico do curso de Administrao desta realidade, objetivo maior deste estudo. Os cursos de Administrao no Brasil tm uma histria recente (em 1952) se compararmos com os Estados Unidos, onde os primeiros cursos na rea datam de 1881 com a criao da Wharton School. O contexto para a formao do Administrador [1] no Brasil comeou a ganhar contornos mais claros na dcada de quarenta onde necessitou-se mo-de-obra qualificada, culminando assim na profissionalizao do Ensino de Administrao, onde uma sociedade passava de um estgio basicamente agrrio, para um estgio de industrializao. Historicamente, o ensino de Administrao no Brasil passou por dois momentos distintos. O primeiro deles marcado pela elaborao dos currculos mnimos (aprovados em 1966 e 1993) e, posteriormente, a apresentao da proposta de diretrizes curriculares para os cursos de graduao em Administrao elaboradas em 1998. Aps estas regulamentaes, os currculos mnimos procuraram agrupar matrias de cultura geral, objetivando o conhecimento sistemtico dos fatos e condies institucionais em que se inseria fenmeno administrativo, matrias instrumentais, oferecendo modelos e tcnicas de natureza conceitual ou operacional e matrias de formao profissional. (CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAO, 2003). Ibidem, o ensino de Administrao est relacionado ao processo de desenvolvimento do pas. A proliferao do ensino superior e, em especial, o de Administrao, fruto da relao que existe, de forma orgnica, entre essa expanso e o tipo de desenvolvimento econmico adotado aps 1964 calcado na tendncia para a grande empresa. Nesse contexto, grandes empresas estrangeiras e estatais, equipadas com tecnologia complexa e com um crescente grau de burocratizao, passaram a requerer mo-de-obra qualificada em nvel superior para lidar com aquela nova realidade. Em um estudo feito pelo CFA, constatou-se uma exploso no nmero de faculdades que incluram em seu menu o curso de Administrao no ano de 2000 foram calculados mais de 1460 cursos no Brasil. Talvez este processo seja fruto de um investimento de capital relativamente reduzido quando comparado a qualquer um outro curso de graduao que necessita, por exemplo, de laboratrios e espaos especficos. Em termos percentuais houve um aumento de 270% na passagem das dcadas de 1980 para 1990. Assim, o Conselho Federal de Administrao afirma que um dos aspectos que merece ser destacado na expanso dos cursos de Administrao a considervel participao da rede privada nesse processo, ocorrido a partir do final dos anos 70. No incio da dcada de 80, o sistema particular era responsvel por aproximadamente 79% dos alunos. O mesmo ocorre nas demais reas do conhecimento, onde a distribuio de 61% para a rede privada, reflexo da recente onda neoliberal na poltica educacional de privatizao da educao superior no Estado brasileiro (CFA, 2003).
http://www.unifenas.br/antigo/extensao/administracao/iiicongresso/trab30.htm 3/7

12/2/2014

III Congresso de Administrao - UNIFENAS

4. O Projeto Poltico Pedaggico do curso de Administrao da UFLA O curso de Administrao da Universidade Federal de Lavras tem seu marco em 1976, quando o Departamento de Administrao e Economia desta instituio criou o Curso Superior de Tecnologia Agronmica Administrao Rural (CSTA) com durao de trs anos. Em 1993, outra direo dada ao curso, ocorrendo a transformao de Curso Superior de Tecnologia Agronmica Administrao Rural em Administrao de Empresas Rurais e Cooperativismo, com durao de cinco anos (BRITO, 1999). Posteriormente, em 30 de maio de 2001, em ata aprovada pelo Colegiado do Curso de Administrao da UFLA, entrou em vigor o novo currculo do curso de Administrao que, ampliou a formao profissional do Bacharel em Administrao desta instituio. Conforme esta ata, o Projeto Poltico Pedaggico do curso em tela, em sua Justificativa:
O e nsino de graduao, voltado para a construo do conhe cim e nto, no curricular rgida. A fle x ibilidade de spe rta, e nto, com o e le m e nto indispe nsve l ate nde r tanto s demandas da sociedade tecnolgica moderna quanto quelas que libertria para a existncia humana. (Docum e nto inte rno do De partam e nto de 2003). pode pautar-se por um a e strutura e struturao curricular, de m odo a direcionam a uma dimenso criativa e Adm inistrao e Econom ia da UFLA,

E mais alm, ao explicitar a finalidade do curso assim se expressa:


[...] visa form ar profissionais (ttulo de Bachare l e m Adm inistrao) com capacidade de atuar e m atividade s prprias ao cam po profissional do Adm inistrador com o profisso libe ral ou no, prom ove ndo o de se nvolvim e nto das organizae s e socie dade com pre e nde ndo tam b m o m acro am bie nte e as re lae s ne le e x iste nte s. Para tanto, ne ce ssrio proporcionar oportunidade para de se nvolve r capacidade de raciocnio abstrato que re flita a he te roge ne idade das de m andas sociais, que pe nse e re pe nse o conte x to ge ral dos ne gcios, re nove continuam e nte suas com pe t ncias e m um proce sso de apre ndizado contnuo e que se ja com prom e tido com a socie dade e com o am bie nte das futuras ge rae s, valorizando princpios ticos e de cidadania. Para a consolidao de sse pe rfil ge ne ralista, o curso pre te nde capacitar profissionais qualificados para criar, m ante r e m e lhorar os proce ssos de ge sto e m organizae s pblicas e privadas (com ou se m fins lucrativos) nas dive rsas re as da Adm inistrao. A conse cuo be m suce dida de sta proposta le var tam b m ao fortale cim e nto da instituio unive rsitria.

Neste contexto, buscamos apoio na literatura para nos auxiliar na compreenso desta proposta. Por exemplo, Machado (2001) em seu estudo aponta a necessidade das empresas em buscar nos seus programas de qualidade, o envolvimento e a participao de todos(as) nas diversas etapas de projetos em execuo, o que est em consonncia com o documento acima referenciado. Friedmann (1983) apud Machado (2001:24) desperta o debate da noo de especialista: esta no deixa de permanecer forte e necessria, mas aos poucos est sendo abandonada. O movimento pela busca da qualidade na educao superior tem sido inspirado no s pelo universo econmico e social (como por exemplo, a entrada da mulher no mercado de trabalho), mas, definitivamente, pela demanda empresarial dada pelas profundas transformaes na estruturao das empresas. Abandonando-se por completo os princpios tayloristas de organizao cientfica do trabalho, desaparece o multiparcelamento de tarefas impessoais que levava a um intencional desconhecimento dos projetos por parte dos trabalhadores que os executavam e; o vislumbre do processo global de produo deixa de ser somente da alta administrao (FRIEDMANN 1983, apud MACHADO 2001:24). Na tica empresarial prevalece o entendimento de que os novos profissionais e modelos de formao exigidos so expressos por duas caractersticas: polivalncia e flexibilidade profissional. A observncia desses dois aspectos formam o p rofissional multicompetente com habilidades cognitivas e competncias tcnicas para atuarem em diferentes profisses e diferentes ramos. Para responder a essa tica empresarial, as universidades devem repensar os perfis profissionais e a programao de formao para qualificar e requalificar seus alunos (RIFKIN, 1995 citado por PEREIRA & CORTELAZZO 2002: 119). Observa-se, portanto, uma tentativa de adequao entre o que preconizam os estudiosos desta rea e a definio institucional ora em apreciao. Diferentes literaturas existentes no campo da Administrao tm demonstrado a necessidade de um dinamismo voltado para as mudanas ambientais, bem como a identificao e resoluo das turbulncias e conflitos presentes causados por mudanas passadas (CARVALHO, 1992). , pois, pensando nesta dinamicidade do mercado e na preocupao com a formao humana e profissional dos acadmicos de Administrao da Universidade Federal de Lavras que se efetivou em 2001 a mudana do curso de Administrao Habilitao em Empresas Rurais e Cooperativas para o curso de Administrao. O maior enfoque desta proposta reside na possibilidade de composio curricular a partir de alguns critrios previamente definidos pelo PPP do curso. Assim, o aluno teria a liberdade de optar por disciplinas que complementem sua formao profissional, deixando de ser uma estrutura extremamente rgida e rural. Podemos dizer que esta proposta seria um ensaio de uma Proposta de Flexibilizao Curricular [2] que foi aprovada pelo CUNI - Conselho Universitrio na Universidade Federal de Lavras em 2002.
http://www.unifenas.br/antigo/extensao/administracao/iiicongresso/trab30.htm 4/7

12/2/2014

III Congresso de Administrao - UNIFENAS

Em relao Infra-estrutura do Curso aqui estudado, de acordo com o seu Projeto Poltico Pedaggico, no item relativo aos Laboratrios e Equipamentos para as duas estruturas curriculares (antiga e nova) est expresso um conjunto de recursos e equipamentos com previso de uso em perodo integral pelos discentes. O que do ponto de vista formal, em mdia, contemplaria as necessidades de formao profissional. Para obteno do diploma de Bacharel em Administrao, ainda conforme o documento do curso em tela, o aluno deve cursar a disciplina Estgio Supervisionado que objetiva completar a sua formao profissional e acadmica, interagindo a Teoria e a Prtica no cotidiano das empresas. 5. Algumas consideraes analticas e interpretativas acerca do objeto estudado Analisando os documentos aqui j mencionados, enquanto sujeitos do processo de formao humana e profissional no mbito desta instituio e, como partcipes deste processo de mudana que resultou na estruturao e implantao do novo currculo do citado curso, pode-se inferir dificuldades operacionais mediante os novos rumos sugeridos pelo Projeto Poltico Pedaggico que so dificultados, inclusive, pela prpria necessidade de construo de uma outra cultura institucional. Com a mudana de enfoque do curso, tambm faz-se necessrio uma mudana atitudinal dos sujeitos docentes e discentes para esta nova realidade, o que sabemos no ser tarefa fcil. Da afirmarmos que em trabalhos desta natureza, os documentos no tm valor em si mesmos, mas esto sempre referenciados nas aes efetivas dos sujeitos particpes do processo. Esta mudana de enfoque e curricular veio (re)afirmar a preocupao por parte do Colegiado do Curso em oferecer a sociedade um curso com formao humana e profissional mais ampla, atendendo a demanda existente. A resposta imediata deste processo foi o aumento no nmero de canditados/vaga no Processo de Seleo de Julho de 2001 houve um aumento de 90% em relao ao mesmo perodo do ano anterior, fato que consideramos positivo neste contexto. Destaca-se o esforo do corpo docente do Departamento de Administrao e Economia da UFLA na efetivao desta mudana, porm, alguns pontos so entraves para o prprio desenvolvimento desta proposta. Por exemplo, o prprio documento do Projeto Poltico Pedaggico do Curso de Administrao da UFLA traz citado em anexo as principais dificuldades do curso, quais sejam: 1 firmar convnios para estgios curriculares em Lavras e regio; 2 melhoria do Laboratrio de Informtica e 3 necessidade de uma Secretaria para Coordenao do Curso de Graduao. No que diz respeito a estes entraves, conforme reza o documento citado, consideramos que, sobretudo em relao aos estgios, uma das questes mais debatidas entre os discentes so as dificuldades dos estgios para integralizao curricular. O grande problema enfrentado por diversas turmas que obtiveram o diploma de Bacharel em Administrao pela UFLA reside em conseguir um estgio na cidade ou regio. Lavras (MG) uma cidade com um Distrito Industrial desenvolvido quando comparada com uma cidade do mesmo porte. Mas, apesar dessas caractersticas, o que pode ser observado na prtica que o discente que est formando em Administrao pela UFLA no tem insero nesse ambiente. A grosso modo, pode-se dizer que duas so as variveis que influenciam esse contexto: (1) permanece por parte dos empresrios de Lavras, a idia anteriormente formada atravs da antiga habilitao de que o Curso de Administrao da UFLA que formava administradores rurais e, desse modo, no preparados para uma empresa; e, (2) a maioria das empresas de Lavras que contratam estagirios requerem aqueles que disponham de um certo nmero de horas/dia em horrio comercial, o que impossibilita a efetivao do estgio para os alunos do curso aqui estudado pois, as aulas so ministradas neste perodo. Para tanto, educandos(as) e educadores(as) devem articular instrumentos que possibilitem a entrada destes profissionais neste ambiente. Uma hiptese proposta pelos docentes do Departamento de Administrao e Economia foi a abertura de vagas no perodo da noite. Mas, como a UFLA ainda no dispe de cursos noturnos, mais uma vez a insero dos alunos neste ambiente fica evidentemente prejudicada. Outro aspecto apresentado no Projeto Poltico Pedaggico do curso e que necessita uma reflexo, ainda que de passagem, diz respeito cultura que est por trs de uma universidade voltada, at pouco tempo, quase que exclusivamente para as cincias agrrias. Desta maneira, mudar o enfoque do curso de Administrao da rea rural para a rea empresarial como um todo, necessita um processo maior de (re)construo da realidade. Quando discutimos este tema dentro da Instituio relacionado ao curso de Administrao, nos debatemos com dois problemas tradicionais: Enfoque Terico e Pesquisa, sobretudo pela tradio at pouco tempo ento dominantes. A opo pela administrao em geral, de certa maneira, necessita da criao de uma outra cultura institucional e atitudinal, como dissemos no incio, que demanda tempo para ser construda. Um outro ponto apresentado no Projeto Poltico Pedaggico do curso enfatizado no item anterior deste trabalho, e que merece aqui uma reflexo, a infra-estrutura de informtica no Departamento de
http://www.unifenas.br/antigo/extensao/administracao/iiicongresso/trab30.htm 5/7

12/2/2014

III Congresso de Administrao - UNIFENAS

Administrao e Economia da UFLA. Atualmente, conforme o documento, existem dois espaos para utilizao de microcomputadores: o Proin, com capacidade mxima de 25 alunos, e, o Laboratrio de Informtica que, quando opera em plena atividade, tem sua lotao limitada a 10 alunos. Ora, hoje, quase que impensvel em um projeto de formao humana e profissional, um educando(a) fique sujeito inutilizao de uma estrutura (no mnimo boa) de informtica, pois, muitas atividades concernentes s disciplinas exigem essa estrutura. Entretanto, h um discurso dicotmico entre o que diz o Projeto Poltico Pedaggico aqui analisado e a realidade do(a) educando(a). Embora reconhea-se que esta dicotomia no exclusiva do curso aqui considerado, sendo parte das vrias realidades institucionais, necessrio, pois, que esses temas sejam (re)discutidos no PPP do curso. E finalmente, extrapolando a temtica aqui estudada, mas de certa forma ainda relacionada a mesma, consideramos que a atual situao da universidade pblica brasileira, ainda no privilegia a interao teoria prtica, sobretudo no que concerne aos processos de elaborao e implementao dos projetos polticos pedaggicos dos cursos de graduao. Este dado, de certa maneira, fragiliza o prprio processo de democratizao das relaes institucionais e que repercutem, portanto, na prpria formao humana e profissional. Antes de disponibilizar a todos o PPP do curso de Administrao da UFLA, necessrio que este seja discutido com os principais sujeitos deste processo (docentes e discentes) acerca dos novos rumos que o plano deve tomar. Deve-se ter neste momento um PPP flexvel e dinmico que atenda as expectativas de todos(as) os sujeitos envolvidos no processo, tendo como horizonte ltimo, a formao humana e profissional para atuar na complexa sociedade contempornea. 6. Referencias Bibliogrficas BRITO, V. da G. P. Destaque na graduao. In: Revista de Administrao da Ufla: Organizaes Rurais e Agroindustriais . V. 1-n 1. Lavras, 1999. CARVALHO, M. A. de. Estudo comparativo entre perspectivas institucionais e a realidade profissional: o curso de mestrado em administrao. Lavras: ESAL, 1992. CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAO. Histrico do curso de Administrao no Brasil. Braslia, 2003. Histrico.doc, 1 disquete pol. Word for Windows 7.0. CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAO. Histrico do curso de Administrao no Brasil. Braslia, 2003. Histrico.doc, 1 disquete pol. Word for Windows 7.0. CUNHA, L. A. Ensino superior e universidade no Brasil. In: 500 anos de educao no Brasil. Belo Horizonte: Autntica, 2000. DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAO E ECONOMIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS. Projeto Poltico Pedaggico. (Documento mimeo.). Lavras, 2003. GOERGEN, P. Ensino superior e formao: elementos para um olhar ampliado de avaliao. In: Avaliao Democrtica Para uma Universidade Cidad. Florianpolis: Insular, 2002. MACHADO, N. J. Qualidade na Educao: As armadilhas do bvio. In: Pensando e Fazendo Educao de Qualidade. So Paulo: Moderna, 2001. PEREIRA, E. M. de A. & CORTELAZZO, A. L. Flexibilidade curricular: a experincia em desenvolvimento da Unicamp. In: Revista da Rede de Avaliao Institucional da Educao Superior, Ano 7 - Vol.7, N 4 dez. 2002. SCHWARTZMAN, S. O futuro da educao superior no Brasil. In: Dilemas do ensino superior na Amrica Latina. Campinas: Papirus, 1994. SILVA, A. C. da. Alguns problemas do nosso ensino superior. In : Estudos Avanados , vol. 15, n 42. So Paulo: IEA, 2001. SILVA, F. L. e. Reflexes sobre o conceito e a funo da universidade pblica. In : Estudos Avanados , vol. 15, n 42. So Paulo: IEA, 2001. SINGER, P. A universidade no olho do furaco. In : Estudos Avanados , vol. 15, n 42. So Paulo: IEA, 2001. TRIVIOS, A. N. S. Introduo pesquisa em cincias sociais: a pesquisa qualitativa em educao. So Paulo: Atlas, 1987.

http://www.unifenas.br/antigo/extensao/administracao/iiicongresso/trab30.htm

6/7

12/2/2014

III Congresso de Administrao - UNIFENAS

[1] Tal processo desenvolveu-se de forma gradativa, desde a dcada de 30, porm, acentuou-se por ocasio da regulamentao da profisso, ocorrida na metade dos anos sessenta, atravs da Lei n 4.769, de 09 de setembro de 1965. Com essa Lei, o acesso ao mercado profissional seria privativo dos portadores de ttulos expedidos pelo sistema universitrio. [2] A flexibilizao curricular pressupe um novo modelo de aprendizagem e construo do conhecimento, diferente da organizao dos currculos em disciplinas, somente. Voltar

http://www.unifenas.br/antigo/extensao/administracao/iiicongresso/trab30.htm

7/7

Das könnte Ihnen auch gefallen