Sie sind auf Seite 1von 4

UnB/CESPE TRE/ES

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
int max1 (int n, int v[]) { int j, x; x = v[0]; for (j = 1; j < n; j += 1) if (x < v[j]) x = v[j]; return x; }
62

Julgue os itens subsecutivos, referentes programao orientada a objetos, bem como a J2EE e JSP.
61

O encapsulamento em Java somente pode ser realizado por meio do modificador de acesso protegido. Nos beans de entidade cuja persistncia gerenciada por continer, o desenvolvedor tem a responsabilidade de escrever todo o cdigo JDBC para a interao com o banco de dados.

Com base no algoritmo max1 apresentado acima, que tem como finalidade determinar o valor mximo de um vetor no vazio v[0... n-1], julgue os itens a seguir.
51 52

Sabendo que, em contrapartida tecnologia J2EE de livre acesso, o framework .NET proprietrio, julgue os itens subsequentes, relativos ao framework .NET.
63

O algoritmo max1 determina o valor mximo do vetor por meio de uma soluo recursiva. Em face do algoritmo, correto afirmar que a troca de x=v[0] por x=0 no alterar o resultado do algoritmo.

64

int X (int n) { if (n == 1 || n == 2) return n; else return X (n-1) + n * X (n-2); }


65

Considerando o algoritmo recursivo acima, julgue o item abaixo.


53

Se o parmetro de entrada for o valor n = 3, o resultado retornado pelo algoritmo recursivo ser igual a 5.

Por no ser extensvel, o ADO.NET no possibilita a criao de novos objetos que permitam operaes com a origem dos dados, como a execuo de comandos SQL para a comunicao com outras fontes de dados no disponveis na configurao original. A instruo string teste = 3.ToString(); vlida em .NET com o uso da linguagem C#, que ir compilar e executar sem erro. O CLR (common language runtime) monitora o cdigo durante sua execuo e prov a eliminao da memria de componentes quando a execuo se encerra. A eliminao que ocorre ao final da execuo conhecida como garbage collection.

Considerando uma lista encadeada L, em que cada elemento contm um objeto de algum tipo e o endereo do elemento seguinte, julgue os itens que se seguem.
54

Com relao a bancos de dados, PL/SQL e J2EE, julgue os itens a seguir.


66

55

Nesse caso, uma fila implementada utilizando como base a classe LinkedList<E> do pacote Java.util realiza a verificao de fila vazia em um tempo da grandeza de O(1). Nessa situao, o uso de um vetor v[0 ... n - 1], com elementos do mesmo tipo da lista encadeada L, permite a implementao de uma pilha, sendo necessrio armazenar, em uma varivel auxiliar, que elemento est no topo da pilha.

67

Se um bloco PL/SQL com erros de compilao for executado dinamicamente, esses erros sero capturados em tempo de execuo e podero ser capturados por um handler de exceo. Ao se utilizar um cursor, aplicado para processar diversas linhas recuperadas do banco de dados por meio de uma consulta, pode-se acessar o conjunto de linhas retornadas, processando cada um destes conjuntos.

A respeito de ferramentas, linguagens e tecnologia usadas no desenvolvimento de aplicaes web, julgue os itens seguintes.
68

Julgue os prximos itens, relativos a linguagens de programao, compilador, interpretador, montador e link-editor.
56

57

O link-editor tem a funo de vincular os dados de um programa aos programas de sistema e a outros programas de usurio. Independentemente de configuraes, qualquer equipamento computacional capaz de executar programas escritos em linguagem Java, uma vez que a compilao de programas nessa linguagem gera bytecodes, que, por sua vez, so interpretados para execuo na mquina virtual Java.

69

A linguagem JavaScript no possui mtodos para criar e manipular frames diretamente dentro da janela do navegador. A capacidade de gerar HTML dinamicamente permite escrever, via JavaScript, as marcas HTML que criam qualquer leiaute de frame desejado. Os estilos em CSS so especificados como uma lista de pares de atributos de nome/valor, separados por dois pontos, em que cada nome separado por ponto e vrgula.

Julgue os itens que se seguem, relativos a tabela-verdade e a operaes lgicas.


58 59 60

<pessoa> <nome> Fulano de Tal </nome> <matricula>123456</matricula> <cargo> Coordenador</cargo> <departamento> <sala> 1001</sala><ramal>1234</departamento> </pessoa>

A regra de inferncia Modus Ponens corresponde implicao (p q) @ qN | pN. Se p q uma tautologia, ento p | q. A proposio (q p)N corresponde tabela-verdade abaixo.
p 1 1 0 0 q 1 0 1 0 ? 0 1 1 0

Considerando a estrutura XML acima, armazenada no arquivo Funcionario.xml, julgue os prximos itens.
70

71

No prlogo de um arquivo XML, existe o atributo standalone, o qual, com valor padro yes, de escrita obrigatria, o que indica que o documento no pode ser analisado no lado servidor. Com essa estrutura, ao se abrir o arquivo Funcionario.xml em um navegador, ser mostrado um erro de processamento de recurso.
6

UnB/CESPE TRE/ES

Acerca de RUP (rational unified process), julgue os itens que se seguem.


72 73 74

O conjunto de artefatos de requisitos do RUP contm artefatos relativos ao planejamento, tais como o plano de projeto e os planos de iterao. RUP e UML so interdependentes, isto , no h como se aplicar o RUP no desenvolvimento de um sistema se no se utilizar o UML. No desenvolvimento de software por meio do RUP, definem-se marcos de progresso do processo, com previso de entrega de produtos e decises nas passagens das fases. Os diagramas de atividades mostram como objetos especficos interagem entre si e so teis para definir o fluxo lgico de programas. Os modelos de casos de uso enfatizam os objetivos e as perspectivas do usurio, demonstrando a viso de quem utiliza o sistema.

Julgue os itens subsecutivos, referentes a UML.


75 76

Testes ajudam a descobrir erros ocorridos durante o projeto e a construo de software. As estratgias de teste devem ser planejadas de forma adequada, e ferramentas de teste podem ser utilizadas para tal fim. A esse respeito, julgue os itens subsequentes.
77 78 79

No plano de teste, um documento de nvel gerencial, definem-se como o teste vai ser realizado, quem vai executar os testes, o prazo estimado e o nvel de qualidade esperado. O JUnit um framework de teste de regresso que se integra ao Eclipse. Para testar uma classe no JUnit, deve-se criar um caso teste estendido da classe TestCase. O resultado de um teste de verificao indica se o software desenvolvido corresponde aos requisitos especificados. As mtricas orientadas a tamanho medem a funcionalidade entregue pela aplicao ao usurio como valor de normalizao.

A respeito das mtricas de software, julgue o item a seguir.


80

Considerando a figura acima, que foi obtida do documento de especificao da superestrutura da linguagem UML e que apresenta um diagrama de classes no qual esto representados conceitos da prpria linguagem, julgue os itens a seguir, relativos aos conceitos gerais da UML e aos diagramas suportados dessa linguagem.
81

82 83 84

Em um diagrama de estados, uma mquina de estados pode ser composta por diversas outras mquinas de estados, denominadas submquinas. Cada submquina pode estar relacionada s demais por meio de transies, e as submquinas podem estar na mesma regio ou em diferentes regies da mquina de estado que as compe. A classe PackageImport possui um atributo, denominado visibility, que pode assumir unicamente os valores public, private, protected ou package. Uma instncia de Namespace, que tambm uma instncia de NamedElement, compe-se de zero ou mais instncias de NamedElement, entre outros. Em um diagrama de sequncia, esto representadas classes, que no so relacionadas por agregao e composio, entre outros tipos de relaes presentes em diagramas de classe, mas relacionadas, diretamente, por meio de mensagens.
7

UnB/CESPE TRE/ES
89

A partir dessas informaes, correto afirmar que, medida que a equipe do ramo IE no inicia a execuo da integrao reversa, os programadores que atuam no ramo IE realizam as operaes de checkout e checkin no ramo Main Trunk. A fim de apoiar a execuo do ciclo bsico de trabalho de equipes de desenvolvimento de software trabalhando sob controle de verses, podem ser usadas, diretamente, as seguintes operaes e(ou) ferramentas: update, para atualizao das cpias de trabalho; ferramentas de edio, para modificar cpia de trabalho; operaes de status, diff e history, para examinar mudanas; merge, para resolver conflitos; e commit, para concluir as mudanas. Nessa situao, a criao dos ramos MP e IE, a partir do tronco principal (Main Trunk), efetuada por meio de operaes de check out. Em face das informaes apresentadas, correto afirmar que as operaes de integrao reversa e integrao para frente, apresentadas no diagrama, so usualmente apoiadas por ferramentas de comparao de diferenas, utilitrios do tipo diff ou similares.

90

Internet: < http://junit.sourceforge.net>. Considerando a figura acima, que apresenta um diagrama UML relacionado ao framework JUnit, julgue os itens seguintes, referentes aos conceitos de teste de software, especialmente relacionados ao JUnit.

91

85

No JUnit, o comando a seguir executa os casos de teste contidos na classe Pessoa.


org.junit.runner.JUnitCore.runClasses(new Pessoa());

92

86

No framework JUnit, a anotao (annotation) @Before, usada para prefixar a assinatura de um mtodo de instncia de nome X, denota que o mtodo X um caso de teste. O mtodo a seguir produzir falha, quando executado no framework JUnit, decorridos 100 milissegundos aps seu incio de execuo.
@Test(timeout=100) public void infinity() { while(true); }

87

Acerca dos processos PO1, PO5, PO9, PO10, AI6, DS1, DS3, DS5, DS8, DS10, ME1 do modelo COBIT 4.1, julgue os itens que se seguem.
93

88

No JUnit, uma sute de testes (TestSuite) pode ser composta por diversos casos de teste (TestCase) bem como pode agregar outras sutes de teste.

Entre os processos DS1, DS3, DS5, DS8 e DS10, o que possui maior demanda para comunicao com o cliente o DS1, e o que possui maior demanda para comunicao com os usurios finais o DS8. O monitoramento e a avaliao do desempenho da rea de TI referente ao processo ME1 do COBIT 4.1 alcanam seus objetivos por meio de duas atividades principais: o agrupamento e a traduo de relatrios de desempenho dos processos dos diversos domnios do COBIT em relatrios gerenciais; e a verificao de desempenho frente a metas previamente acordadas, seguida de iniciao de aes de ajuste necessrias. A medio do atraso entre as atualizaes do plano estratgico de TI e os planos tticos de TI est diretamente relacionada aos processos PO1. O percentual de despesas com TI expresso em termos de direcionadores de valor para o negcio, por sua vez, est diretamente relacionado aos processos PO5 do modelo COBIT 4.1. A principal resposta produzida pelo processo AI6 refere-se tomada de deciso entre se desenvolver internamente ou se adquirir externamente solues de TI. A eficincia desse processo mensurada pela razo obtida entre a quantidade de solues desenvolvidas internamente e a quantidade de solues adquiridas externamente.
8

94

Internet: <http://betterexplained.com>.

95

A figura acima apresenta um esquema conceitual de aplicao de controle de verses ao suposto desenvolvimento de trs programas que atuam de forma integrada: o Windows, o MP e o IE. Os cdigos dos programas MP e IE iniciam-se com as verses MP 10 e IE 6 e chegam s verses MP 11 e IE 7. Na figura, as setas horizontais grossas representam a evoluo do cdigo, seja no tronco principal, seja nos seus ramos (branches) MP e IE, representando o trabalho dos times MP e IE, respectivamente. As setas rotuladas RI e FI representam, respectivamente, as operaes de integrao reversa (reverse integration) e de integrao para frente (forward integration). Com base no conjunto de informaes apresentado acima, julgue os itens de 89 a 92.

96

UnB/CESPE TRE/ES

Julgue os itens subsecutivos, a respeito dos fundamentos do ITIL 3, em sua estrutura, terminologia, processos e funes.
97

A respeito do estabelecimento de um sistema de gesto da segurana, julgue os itens seguintes.


105

No ciclo de vida do ITIL V3, a fase de transio de servio responsvel pela transio de servios de TI para o ambiente operacional, e a operao dos servios propriamente dita efetuada pela rea de operao de servios; em razo disso, a identificao, o controle e a contabilizao dos itens de configurao e ativos de servio no de responsabilidade da transio, mas da operao. O gerenciamento financeiro da TI, IT financial management, um dos principais processos direcionadores do estgio de definio da estratgia de servios (service strategy) no ITIL V3. Esse gerenciamento oferece informaes aos processos de gerao de estratgia (strategy generation), gerenciamento de demanda (demand management) e gerenciamento de portflio de servios (service portfolio management), que so relacionadas a oportunidades e restries, modelos de custo, retornos sobre investimento e retornos na forma de agregao de valor.

106

98

107

108

109

De acordo com o guia PMBOK, o gerenciamento de projetos embasado em ciclos de vida executados em um arcabouo de processos que empregam tcnicas e ferramentas para transformar entradas em sadas. Os processos so, ainda, agrupados quanto s reas de especializao e aos grupos. Com base nessas informaes, julgue os itens subsequentes.
99

110

O estabelecimento de uma poltica de mesa limpa e tela limpa um controle diretamente relacionado ao gerenciamento das operaes e comunicaes, e no ao controle de acessos. Uma das desvantagens decorrentes do uso de mecanismos de criptografia assimtricos, relativamente criptografia simtrica, consiste no aumento do custo computacional para produzir uma mensagem cifrada com igual resistncia a ataques. Entre as propriedades fundamentais conferidas informao por meio do gerenciamento de segurana da informao, incluem-se a confidencialidade, a integridade e a disponibilidade. No modelo PDCA, o estabelecimento de uma poltica de segurana efetuado durante a fase de planejamento, pois, no se configura como controle de segurana, que deve ser implementado durante a fase de execuo. As ameaas a que esto sujeitos os ativos de informao, ciclicamente analisadas, classificam-se, em relao origem, em naturais e humanas, e as humanas subdividem-se em causadas intencionalmente e causadas acidentalmente. Na norma ISO/IEC 27002, o enquadramento das prticas e dos mecanismos de segurana fsica associa-se aos mecanismos de proteo ambiental, inclusive os contra as ameaas oriundas do meio ambiente.

No modelo PMBOK, o planejamento da qualidade, a garantia da qualidade e o controle da qualidade, que, respectivamente, pertencem aos grupos de planejamento, execuo e monitoramento e controle, so trs processos distintos, que, na sua totalidade, compem a rea de conhecimento de gerenciamento da qualidade do projeto. Os processos que compem o gerenciamento de recursos humanos correspondem aquisio, desenvolvimento e gerenciamento do time de projeto, que constituem integralmente a rea de execuo. Em uma estrutura analtica de projetos orientada a produto, o n raiz , usualmente, o prprio produto, e os ns folha so pacotes de trabalho. Nessa estrutura, entre o produto e os pacotes de trabalho podem estar definidas atividades, tarefas e(ou) entregas, cuja decomposio deve ser a mais detalhada possvel. No PMBOK 4, o grupo de processos de iniciao constitui-se de dois processos gerenciamento de integrao e gerenciamento de comunicaes , e o grupo de processos de encerramento constitui-se de um nico processo gerenciamento de comunicaes.

Com relao ao Regime Jurdico dos Servidores Pblicos Civis da Unio, julgue os itens a seguir.
111

100

112 113

101

114

102

115

O gozo de frias do servidor pode ser interrompido, entre outros motivos, por convocao de jri, servio eleitoral ou por necessidade do servio declarada pela autoridade mxima do rgo ou entidade em que o servidor desempenhe suas funes. Ainda que interinamente, vedado ao servidor pblico exercer mais de um cargo em comisso. Se determinado servidor, por ato cometido no exerccio da funo, for absolvido criminalmente por falta de provas, ele no poder ser responsabilizado administrativamente pelo mesmo fato. Se determinado servidor, na data de publicao do ato de provimento de certo cargo pblico, estiver em gozo de licena por motivo de doena em pessoa da famlia, o prazo para a posse ser contado do trmino do respectivo impedimento. O vencimento, a remunerao e o provento de um servidor somente podem ser objeto de penhora nos casos de indenizao ao errio e prestao alimentcia que resultem de deciso judicial.

Segundo Hammer e Champy, pais da reengenharia, um processo empresarial um conjunto de atividades com uma ou mais espcies de entrada, que cria uma sada de valor para o cliente. A partir dessa definio, julgue os itens a seguir, a respeito de gerenciamento de processos.
103

Acerca do Regimento Interno do Tribunal Regional Eleitoral do Esprito Santo (TRE/ES), julgue os prximos itens.
116 117 118 119 120

A reengenharia fortemente orientada a modelagem, anlise e melhoria contnua de processos, visto que prope o uso da tecnologia como facilitadora da incluso de controles nos processos organizacionais, com o objetivo de reduzir os desvios de execuo. Em uma grande empresa, a transformao da entrada em sada, efetuada por um processo, tem como responsvel pela sua execuo algum que , tambm, o proprietrio do processo.

104

Todas as sesses desse tribunal devem ser pblicas, vedadas deliberaes em sesso reservada. O procurador regional eleitoral pode impetrar habeas corpus em matria eleitoral. O fornecimento de documentos e certides para fins eleitorais isento de custas. A atribuio de presidir a comisso apuradora das eleies do corregedor regional eleitoral. Findo o prazo de um binio, o juiz do TRE/ES dever aguardar o transcurso de dois anos do trmino da investidura para retornar ao cargo.
9

Das könnte Ihnen auch gefallen