Sie sind auf Seite 1von 13

ESTUDOS

O ENSINO DE BIBLIOTECONOMIA NO BRASIL

RESUMO Analisa acontecimentos que marcaram a evoluo do ensino de Biblioteconomia no Brasil desde seu incio at hoje. A poca anterior ao estabelecimento do primeiro currculo mnimo, em 1962, dominada inicialmente pelo curso mantido pela Biblioteca Nacional, de inspirao europeia e dedicado a formar pessoal para suas prprias sees, e posteriormente por cursos de inspirao americana, iniciados em So Paulo. As duas correntes fundem-se no currculo mnimo, aprovado em 1962, ano em que a profisso foi reconhecida como de "nvel superior". A dcada de 60 caracterizada pela consolidao dos cursos nas Universidades e sua expanso, e pela nfase dos programas organizao das coleces. O descontentamento com o currculo mnimo marca a dcada seguinte, assim como a incluso de novas tcnicas e assuntos nos currculos plenos. O esforo para mudana culmina com a aprovao de novo currculo mnimo em 1982. Paralelamente, a dcada de 70 v o surgimento dos cursos de ps-graduao que se vm firmando nestes primeiros anos de 1980. Os problemas atuais decorrem da diversidade de responsabilidade atribudas profisso e a impossibilidade de exigir-se dos cursos de graduao a responsabilidade nica pela formao profissional para todos os nveis. Descritores: Ensino de Biblioteconomia /Brasil.

Suzana Pinheiro Machado Mueller Professora do Departamento de Biblioteconomia Universidade de Braslia

1 - INTRODUO Este artigo examina os principais acontecimentos que marcaram a evoluo dos cursos de formao profissional para a Biblioteconomia no Brasil, desde suas origens at hoje. As fontes de informao utilizadas foram, sobretudo, a literatura existente e disponvel sobre o assunto, e para os acontecimentos mais recentes, tambm a vivncia pessoal da autora. 2-O ENSINO DE BIBLIOTECONOMIA NO BRASIL De acordo com Fonseca1, a histria do ensino profissional de biblioteconomia no Brasil pode ser dividida em trs fases. A primeira cobriu o perodo de 1879 a 1929, sob a liderana da Biblioteca

Nacional, quando predominou a influncia francesa. A segunda, de 1929 a 1962, desenvolveu-se sob a influncia inovadora de um curso fundado em So Paulo, sob direta inspirao norte-americana. E a terceira, a partir de 1962, caracterizou-se pela uniformidade dos cursos desenvolvidos a partir do currculo mnimo. Fonseca escreveu em meados da dcada de 1960, poucos anos aps o estabelecimento do currculo mnimo de 1962. Desde ento podemos acrescentar mais duas fases a dcada de 1970, caracterizada pelo fortalecimento e proliferao dos cursos, pelo crescente descontentamento em relao ao contedo do currculo mnimo, pela influncia da tecnologia e pelo aparecimento dos cursos de psgraduao; e o perodo atual, a partir de 1982, data da aprovao do novo currculo mnimo e que ser caracterizada, portanto, pela reformulao dos programas de ensino.

Ci. Inf. Braslia, 14 (1):3-15, jan./jun. 1985.

O ensino de Biblioteconomia no Brasil Suzana Pinheiro Machado Mueller

3 - AS PRIMEIRAS EXIGNCIAS DE UM PROFISSIONAL BIBLIOTECRIO

Segundo Lemos2, em 1811 Pedro Gomes Ferro Castelo Branco publicou, em Salvador, um folheto de quatro pginas, onde expunha um plano para o estabelecimento de uma biblioteca pblica naquela cidade. Nesse folheto descrevia o bibliotecrio, que deveria "(...) ser hum sugeito de muita boa conducta, que saiba bem ler, escrever e contar, sendo muito para desejar-se que tenha conhecimento de Lnguas, principalmente a Latina, Franceza e Ingleza". Talvez seja este o primeiro esboo do que se esperava de um bibliotecrio no Brasil. Quase 80 anos mais tarde, a Biblioteca Nacional realizou um concurso para preenchimento de vaga de oficial nos seus quadros. Constavam do concurso provas sobre Histria Universal, Geografia, Literatura, Filosofia, Bibliografia, Iconografia, Classificao de Manuscritos e Lnguas (tradues do Latim, Francs e Ingls). Como notado por Dias3 "pela simples enumerao das disciplinas fcil avaliar o grau de cultura humanstica exigido aos candidatos". Esse concurso e os outros que o seguiram so considerados por Dias o marco inicial da formao profissional em biblioteconomia no Brasil. Os assuntos nos quais se exigia competncia do ideia da evoluo das expectativas acerca das qualidades do bibliotecrio. 4 - 0 PRIMEIRO CURSO FORMAL

eram, rio primeiro ano, Bibliografia, e Paleografia e Diplomtica e, no segundo, Histria Literria (com aplicao Bibliografia) e Iconografia e Cartografia. Segundo Dias3, ainda nessa fase, que vai at 1944, prevaleceu a influncia da cole de Charles, francesa.
5 - A INFLUNCIA AMERICANA

A influncia americana na formao profissional do bibliotecrio brasileiro teve incio no fim da dcada de 1920 e incio da seguinte. Em outubro de 1929 foi institudo o segundo curso de biblioteconomia brasileiro, em So Paulo, patrocinado pelo ento Instituto, hoje Universidade, Mackenzie. Esse Instituto havia trazido dos Estados Unidos uma jovem bibliotecria, Dorothy Muriel Gueddes, a quem foi confiada a dupla responsabilidade de preparar uma bibliotecria do Instituto para fazer curso de especializao na Universidade de Columbia, Estados Unidos, e substitu-la na sua ausncia. A necessidade de preparao da bibliotecria deu ensejo formao do segundo curso de biblioteconomia no Pas. As disciplinas desse curso refletiam a orientao americana, voltada para organizao de bibliotecas, baseada em tcnicas especialmente desenvolvidas. Inclua esse curso as disciplinas Catalogao, Classificao, Referncia e Organizao.
Ao retornar ao Brasil, a bibliotecria do Instituto Mackenzie, Adelpha Rodrigues de Figueiredo, deu continuidade ao curso iniciado por sua colega americana, curso esse que duraria at 1935 quando cedeu lugar a um curso novo, criado pela Prefeitura de So Paulo, baseado na mesma orientao do precedente. Ao currculo foi adicionada a disciplina Histria do Livro. Em 1939 a Prefeitura tirou seu apoio, mas o curso ressurgiu em 1940, anexo Escola Livre de Sociologia e Poltica, onde firmou-se, expandiu sua durao e contedo, sempre de acordo com a orientao americana3.
6 - OS CURSOS DO DASP

O primeiro curso de biblioteconomia no Brasil foi institudo na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, em 1911. A Biblioteca Nacional, principal biblioteca existente no Pas na primeira metade desse sculo, esteve at 1910 alojada em prdios adaptados. Nesse ano foi transferida para um novo prdio, especialmente construdo para ser sua sede. Junto com a mudana teve incio uma reforma administrativa, regulada pela Lei n 2.356, de 31 de dezembro, a quai incluiu providncias para instalao de curso de biblioteconomia, de um ano de durao, com quatro disciplinas: Bibliografia, Paleografia e Diplomtica, Iconografia e Numismtica. O curso teve incio apenas em 1915, tendo funcionado at 1922, quando foi extinto. Dias3 relata bem esta fase, notando que as disciplinas correspondiam exatamente s sees da Biblioteca Nacional e eram ministradas plos prprios chefes dessas sees. Durante esse perodo, a principal influncia sobre o curso vinha da Frana, como em tantos outros aspectos da vida nacional Em 1931, aps um intervalo de onze anos, o curso foi reiniciado, com algumas alteraes. A durao passou para dois anos, e as disciplinas ainda quatro.

Em 1940, q Departamento Administrativo do Servio Pblico determinou a diviso da carreira de bibliotecrio em Bibliotecrio e Bibliotecrio Auxiliar* e instituiu um curso de biblioteconomia intensivo, com a durao de 6 meses.
Decreto-Lei n 2.166, de 6 de maio de 1940, determinou a diviso da carreira e o Decreto-Lei n 6.416, de 30 de outubro de 1940, instituiu o curso. DIAS, Antnio Caetano: O ensino de biblioteconomia no Brasil, p. 14.
3

Ci. Inf. Braslia, 14 (1):3-15, jan./jun. 1985.

O ensino de Biblioteconomia no Brasil Suzana Pinheiro Machado Mueller

Esse curso, que funcionou at 1944, seguia a orientao americana/paulista, fazendo parte de seu currculo as disciplinas Catalogao e Classificao, Bibliografia e Referncia e Organizao e Administrao de Bibliotecas. O sucesso desses cursos do DASP inspirou uma nova reforma do curso mantido pela Biblioteca Nacional, em 1944.
7 - A REFORMA DO CURSO DA BIBLIOTECA NACIONAL- 1944

bolsas de estudo. De volta aos seus Estados de origem, os bolsistas l organizaram cursos ou escolas. Surgiram, assim, cursos em Salvador, Porto Alegre, Recife e Manaus. O Instituto Nacional do Livro, criado em 1937, tambm contribuiu muito para a difuso das tcnicas de biblioteconomia, promovendo cursos regulares e avulso, alguns dos quais tambm se transformaram em cursos permanentes, como os de Belo Horizonte e Curitiba. A expanso do ensino superior vir depois a dar ensejo para o desenvolvimento desses cursos, e sua incorporao s universidades.
9 - A DCADA DE 1950

A Biblioteca Nacional sofreu novas reformas em sua estrutura e, em 1944, tambm o curso de Biblioteconomia foi reformulado, sob a orientao do professor do curso e seu diretor entre 1944 e
1948, Josu Montello. A reforma implicou em uma

mudana nos objetivos do curso, pois no mais se limitaria a formar profissionais para a Biblioteca Nacional, mas, oferecendo formao bsica, estaria preparando pessoas para qualquer tipo de biblioteca. Aps a reforma, a Biblioteca Nacional passou a oferecer cursos em dois nveis, fundamental e superior, e mais cursos avulsos de atualizao. Os contedos dos cursos fundamental e superior eram os seguintes: - Curso fundamental (visando preparao de auxiliar de biblioteca): Organizao de Bibliotecas; Catalogao e Classificao; Bibliografia e Referncia; Histria do Livro e das Bibliotecas. - Curso superior (visando preparar pessoas para servios especializados e de direo das bibliotecas): Organizao e Administrao de Bibliotecas; Catalogao e Classificao; Histria da Literatura (aplicada Bibliografia); disciplina optativa, escolhida entre: Noes de Paleografia; Catalogao de Manuscritos, Livros Raros e Preciosos; Mapotecas; Iconografia; Bibliotecas de Msica; Bibliotecas Infantis e Escolares; Bibliotecas especializadas e Bibliotecas Universitrias; Bibliotecas Pblicas, ou qualquer disciplina cursada em escola de nvel superior, cujo contedo fosse julgado de interesse.3 interessante notar a presena de disciplinas de carter tcnico em ambos os nveis fundamental e superior, confirmando a aceitao da viso americana de biblioteconomia.
8 - A DESCENTRALIZAO DOS CURSOS

A dcada de 1950 marcada por duas caractersticas: a expanso dos cursos de biblioteconomia, em termos de nmeros-de cursos no Pas, e a luta dos bibliotecrios para firmarem-se como classe profissional de nvel superior. Alguns fatores direta ou indiretamente ligados aos cursos tiveram papel muito importante sobre eles. Um exemplo desses fatores a atuao do Instituto 'Nacional do Livro que, paralelamente ao estmulo dado criao de bibliotecas, promoveu tambm, na dcada de 1950, diversos cursos regulares e avulsos de biblioteconomia, como j citado. Tambm a atuao do Instituto Brasileiro de Bibliografia e Documentao IBBD, fundado em 1954, hoje Instituto Brasileiro de lnformao em Cincia e Tecnologia - IBICT, iria influenciar bastante as decises de contedo dos cursos. O IBBD foi criado com muito apoio da UNESCO, que para aqui trouxe dois peritos em Documentao, Herbert Coblans (1953) e Zeferino Ferreira Paulo (1954). Os esforos de Coblans, no sentido de difundir aqui mtodos e tcnicas de documentao, tiveram efeito de longo prazo, com a incluso da matria Documentao no currculo mnimo que seria aprovado em 1962. Atestando o estado de expanso pelo qual passava a biblioteconomia brasileira, realizaram-se no incio da dcada trs importantes congressos. Em 1951, em So Paulo, a Conferncia sobre o Desenvolvimento dos Servios de Bibliotecas Pblicas na Amrica Latina, promovida pela UNESCO e pela Organizao dos Estados Americanos; em 1953, o Primeiro Congresso de Bibliotecas do Distrito Federal promovido pela Biblioteca Municipal do Rio de Janeiro; e, em 1954, em Recife, o Primeiro Congresso Brasileiro de Biblioteconomia.4 Citando

Os cursos de biblioteconomia de So Paulo e do Rio de Janeiro eram os nicos do Pas, e para eles vieram
alunos dos Estados, amparados por um sistema de

Ci. Inf. Braslia, 14 (1):3-15, jan./jun. 1985.

O ensino de Biblioteconomia no Brasil Suzana Pinheiro Machado Mueller

Fonseca, "o Primeiro Congresso Brasileiro de Biblioteconomia teve o mrito principal de, reunindo bibliotecrios de vrios pontos do territrio nacional, iniciar uma fase de colaborao entre eles, at ento muito dispersos".4 Esse Congresso tem;se repetido a cada dois anos desde ento (com a exceco dos anos 1967 e 1969), cada vez em um lugar diferente. Tornaram-se importante veculo de comunicao profissional, especialmente na dcada de 1960 e incio de 1970, antes da apario das principais revistas profissionais.
10 - A REFORMA DO CURRCULO DO CURSO DA BIBLIOTECA NACIONAL EM 1962

graas aos esforos e dedicao constante de um grupo de bibliotecrios, dentre os quais se deve ressaltar o nome de Laura Russo. Na verdade, desde 1958, uma proposta de lei regulamentando a profisso j havia sido apresentada, e desde 1969, o Ministrio da Educao havia nomeado uma comisso para estudar o
estabelecimento de um currculo mnimo. Mas foi somente em 1962, com a aprovao do currculo da Biblioteca Nacional (modelo do novo currculo mnimo), que se desencadeou o processo de regulamentao da profisso - Lei n9 4.084/62 - e

e aprovao do currculo mnimo dos cursos que seriam a nica porta possvel para a nova profisso.
Lei 4.084/62.s 11 - DCADA DE 1960

Desde 1955 o curso oferecido pela Biblioteca Nacional vinha sendo objeto de estudo visando a nova reforma. Mas foi somente em 1962 que o novo currculo foi finalmente aprovado, atravs do Decreto 550, de fevereiro de 1962. Nesse novo currculo, agora com a extenso de trs anos, figuravam as seguintes disciplinas: 1 ano: Tcnica do Servio de Referncia Bibliografia em geral Introduo Catalogao e Classificao Organizao e Administrao de Bibliotecas Histria do Livro e das Bibliotecas 2 ano: Organizao e Tcnica de Documentao Bibliografia Especializada Catalogao e Classificao Literatura e Bibliografia literria Introduo cultura histrica e sociolgica
2 ano: Catalogao Especializada Classificao Especializada Reproduo de documentos Paleografia Introduo Cultura Filosfica e Artstica

O reconhecimento da profisso de bibliotecrio


como de "nvel superior" e o consequente

estabelecimento do currculo mnimo do curso de


biblioteconomia reforou a profisso e parece ter

influenciado favoravelmente a atrao exercida plos cursos sobre os candidatos ao ensino superior.
Em 1962, quando da aprovao do currculo mnimo, havia dez cursos de biblioteconomia funcionando no Pas, com um total de 424

alunost5
Na dcada de 1960, oito novos cursos foram fundados.**
* Esses cursos eram: Escola de Biblioteconomia e Documentao Bahia (95 alunos). Curso da Biblioteca Nacional Rio de Janeiro (88 alunos). Escola de Biblioteconomia e Documentao Santa Ursula Rio de Janeiro (42 alunos). Curso de Biblioteconomia Minas Gerais (40 alunos). Curso de Biblioteconomia e Documentao Paran (20 alunos). Curso de Biblioteconomia e Documentao

O currculo inclua ainda uma disciplina optativa, a ser escolhida dentre as oferecidas nos cursos avulsos, ou por universidades. O interesse em identificar as disciplinas constantes desse currculo est em que ele serviria de base para a proposta do primeiro currculo mnimo, feita ao Conselho Federal de Educao. Ao que tudo indica, esta reforma dos programas do curso da Biblioteca Nacional no era um esforo isolado, mas fazia parte de um movimento maior, visando a elevao da profisso a "nvel universitrio", e a regulamentao da profisso pelo Ministrio do Trabalho. A consequncia imediata da aprovao do novo currculo da Biblioteca Nacional em fevereiro de 1962 foi, de fato,a elevao da profisso "profisso de nvel superior", meta finalmente conseguida

Pernambuco (23 alunos).


Escola de Biblioteconomia e Documentao Rio Grande do Sul (99 alunos). Escola de Biblioteconomia de So Paulo So Paulo (67 alunos). Faculdade de Biblioteconomia de Campinas Campinas

(26 alunos).
Escola de Biblioteconomia e Documentao de So

Carlos So Carlos (12 alunos) Russo, 1966).

** Os novos cursos foram fundados em todos os casos menos um, em universidades: Universidade de Braslia (1963); Universidade Federal Fluminense (1963);
Universidade Federal do Cear (1965); Fundao

Universidade do Amazonas (1966); Universidade de So Paulo (1967); Escola de Biblioteconomia de


Formiga, MG (1968); Universidade Federal da

Paraba (1969); Universidade Federal do Maranho (1969).

Ci. Inf. Braslia, 14 (1):3-15. jan./jun. 1985.

O ensino de Biblioteconomia no Brasil Suzana Pinheiro Machado Mueller

Em 1965, Russo referiu-se necessidade de melhorar as instalaes e equipamentos dos cursos para que pudessem desenvolver os programas estabelecidos. Identificou ainda os seguintes problemas:
"a. improvisao de professores;

Esses trs grupos de disciplinas equivaliam, portanto, a 46.1% dos currculos plenos. As outras disciplinas de carter tcnico ou profissional citadas ocupavam 14.2% dos currculos: Documentao - 6% Paleografia 4% Seleo - 2.5% Encadernao - 0.7% Reprograf ia 0.7% Introduo Biblioteconomia 0.3% As matrias de cunho cultural exigidas pelo currculo mnimo correspondiam a 29.4%:
Historia da Arte -7.8% Histria da Literatura - 6.0% Histria do Livro e das Bibliotecas 5.3% Introduo aos Estudos Histricos e Sociais - 5.3% Evoluo do Pensamento Filosfico e Cientfico - 5.0%

b. falta de especializao em nvel de ps-graduado; c. magistrio sob a forma de tempo parcial, o que torna grande a distncia entre professores e alunos e o ensino inadequado s necessidades de um processo pedaggico moderno. sabido que os professores, quase sempre, vivem sobrecarregados de afazeres, sem tempo para o indispensvel convvio com os alunos; d. hiato entre a escola e a comunidade, motivo porque deve ser condio precpua dos cursos, atualizarem-se quanto aos problemas das bibliotecas e do meio onde se situam; e. condies falhas do ensino terico, a fim de ser resolvido o problema dos que concluem o curso sem prtica alguma, para um trabalho imediato e produtivo na profisso que elegeram"*.5

O restante do tempo, 10.3%, era dedicado s seguintes reas: Lnguas - 5.0% Psicologia - 2.5% Cultura Religiosa - 1.8% tica Profissional - 0.7% Organizao do Trabalho Intelectual 0.3% Esses nmeros indicam cursos fortemente voltados para organizao de acervos e da instituio biblioteca e, em sua parte "cultural", ao conhecimento humanstico. Tais caractersticas foram confirmadas por Lemos, segundo quem o dispositivo legal que fixou em 1968 a durao mnima dos cursos de biblioteconomia em 2.025 horas de atividades didticas provocou ainda "um superdimensionamento do contedo das disciplinas tcnicas, principalmente Catalogao e Classificao, a fim de preencher o tempo disponvel".6 O autor tambm critica os cursos por apresentarem as disciplinas culturais "como apanhados pretensamente enciclopdicos de temas", com resultados muito superficiais. A insatisfao com os currculos dos cursos de biblioteconomia transparece em alguns dos poucos documentos disponveis, publicados ainda na dcada de 60, mas so frequentes nos artigos que viriam a aparecer nas novas revistas profissionais da dcada seguinte.

As condies precrias em que funcionavam muitos desses cursos tm sido confirmadas por professores que ento lecionavam, em conversas com a autora. Quanto ao contedo dos programas oferecidos, Russo apresenta, em seu livro datado de 196S, uma srie de trs quadros muito interessantes onde esto relacionadas todas as disciplinas oferecidas plos cursos ento funcionando, 14 ao todo. Cada quadro corresponde a um ano letivo. Infelizmente no h indicao do tempo - nmero de horas dedicado a cada disciplina, apenas os seus ttulos. Mas assim mesmo, um exame dos quadros e agrupamento das disciplinas registradas por assunto permite algumas concluses a respeito das tendncias e nfases de ento. As disciplinas dominantes nos currculos plenos eram as relacionadas com as seguintes matrias do currculo mnimo, na proporo dada sobre o total de disciplinas oferecidas: Catalogao e Classificao - 22.8%.
Bibliografia e Referncia - 12.7% (com predominncia da Bibliografia).

Administrao e Organizao de Bibliotecas 10.6%.


O significado exato desta frase no parece muito claro.

Ci. Inf. Braslia, 14 (1):3-15, jan./jun. 1985.

O ensino de Biblioteconomia no Brasil


Suzana Pinheiro Machado Mueller

Um papel especial no esforo para a refomulao dos programas parece ter sido desenvolvido pela Associao Brasileira de Escola de Biblioteconomia e Documentao - ABEBD, fundada em 1967. Essa Associao promoveu reunies de professores de disciplinas afins de vrias escolas cujos efeitos se fariam sentir sobretudo a partir de 1970! Um dos temas que ganhar fora nessas reunies ser a necessidade de mudana do currculo mnimo.
12 - A DCADA DE 1970

O fim da dcada de 1960 e o incio da de 1970 foram marcados por instabilidade poltica, mas tambm acentuado crescimento econmico. Refletindo o sucesso da economia, o panorama da rea de Biblioteconomia era tambm de crescimento e mudanas. Em 1971 havia 17 cursos funcionando, formando Bacharis em Biblioteconomia. Onze novos cursos foram instalados entre 1970 e 1977, dos quais sete em cidades do interior: Instituto do Ensino Superior de Mococa, So Paulo - 1970 Universidade Estadual de Londrina, Paran - 1972 Universidade Federal de Santa Catarina - 1973 Universidade Federal do Esprito Santo 1974 Universidade para o Desenvolvimento de Santa Catarina- 1974 Fundao Universidade do Rio Grande - 1975 Faculdade de Biblioteconomia e Documentao Teresa d'vila, Lorena, So Paulo 1975 Faculdades Integradas Teresa d'vila, Santo Andr, So Paulo - 1976 Faculdade de Filosofia, Cincias e Letras de Catanduva, So Paulo - 1977 Universidade Estadual de So Paulo Jlio Mesquita Filho, Marlia, So Paulo- 1977. Alguns acontecimentos tiveram influncia muito grande no desenvolvimento da biblioteconomia e dos cursos no perodo. Um fator que muito influenciou o ensino profissional na dcada de 1970 foi o desenvolvimento do ensino superior no Brasil. Desde 1960 vinha se verificando um esforo grande no sentido de instalar-se cursos de ps-graduao em reas diversas. Na dcada seguinte, 1970, esse esforo foi dirigido principalmente para a sistematizao e
Veja por exemplo, o relato de uma reforma do currculo pleno da Escola de Biblioteconomia da UFMG, realizada em 1969 e avaliada em 1974, dando ensejo a nova reforma; IN: ASSUNO, J.B. & F1UZA, M.M. Reformulao do currculo do curso da Escola de
3(2): 218-33, set. 1974.7

institucionalizao do processo. O incio da dcada viu uma proliferao e diversificao de cursos que iriam levar ao estabelecimento de mecanismos para disciplinar o desenvolvimento de tais cursos, segundo os objetivos governamentais8. Entre esses instrumentos esto o 1? Plano Nacional de Ps-Graduao - PNPG (1975), cujo objetivo fundamental era transformar as universidades "em verdadeiros centros de atividades criativas permanentes" e o Programa Institucional de Capacitao de Docentes PICD, que visava "implantar a nvel nacional um processo de habilitao de docentes (...) estimulando s instituies de ensino superior a um contnuo desenvolvimento dos seus recursos humanos, atravs da formao acadmica em cursos de ps-graduao, a nvel de mestrado e doutorado"8. Esses desenvolvimentos na educao superior no Brasil, aliados ao desenvolvimento tecnolgico, especialmente o referente a rea de comunicaes, e s mudanas sociais e econmicas do Pas, tiveram, e continuam tendo, muita influncia nos programas de formao profissional para biblioteconomia, pois provocaram a expanso dos cursos de ps-graduao stricto sensu e lato sensu e empurraram os cursos de graduao para um processo de auto-avaliao de seus programas. Tambm na rea de Biblioteconomia e Cincia de lnformao foi iniciado, em 1970, o primeiro curso de mestrado, no ento IBBD, com o nome de Mestrado em Cincia de lnformao. A clientela visada pelo curso no se restringia aos bibliotecrios, mas sim a formados em reas diversas com interesse na rea de informao. O IBBD j vinha oferecendo um outro curso de ps-graduao, lato sensu, desde 1955 que muito contribuiu para a formao de professores dos cursos de graduao da dcada de 1960. Como notado por Gomes9, muitos assuntos vistos pela primeira vez no curso de especializao passaram a integrar os programas dos cursos de graduao, como por exemplo normalizao na documentao, bibliografia especializada, e mecanizao. Os cursos de ps-graduao, que aumentaro em nmero e influncia a partir da segunda metade da dcada, sero discutidos mais adiante. Merece destaque tambm o aparecimento dos peridicos profissionais. Entre 1972 e 1973 foram lanados os primeiros peridicos de biblioteconomia brasileiros: a Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG, em Belo Horizonte; Cincia da lnformao, pelo enoo IBBD, no Rio de Janeiro e

Biblioteconomia da UFMG. R. Esc. Bibliotecon. UFMG,

Ci. Inf. Braslia, 14 (1):3-15, jan./jun. 1985.

O ensino de Biblioteconomia no Brasi l Suzana Pinheiro Machado Mueller

a Revista de Biblioteconomia de Braslia, pela Associao de Bibliotecrios do Distrito Federal e Departamento de Biblioteconomia da Universidade de Braslia. Essas trs revistas, publicadas regularmente at hoje, tornaram-se muito importantes como veculos de comunicao da classe e tambm fonte de material didtico para as aulas. Junto com os anais dos congressos que comearam a ser publicados a partir de 1975, contriburam de maneira significativa para elevar o nvel e mtodos de ensino. De maneira geral, pode-se dizer que a reformulao do currculo mnimo e a atualizaco do pleno foram os assuntos que mais movimentaram os cursos no perodo. J no incio da dcada as escolas vinham sentindo uma crescente presso para que renovassem seus currculos, em resposta s mudanas e presses do ambiente. O 69 Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentao, realizado em 1971, em Belo Horizonte, incluiu entre suas recomendaes finais uma especialmente dirigida ABEBD sobre o assunto. Recomendava o estudo do currculo mnimo visando a sua reformulao, com incluso de matrias tais como: Metodologia do Trabalho Intelectual, Lingustica, Fundamentos de Matemtica, Estatstica e Introduo aos Computadores. Tambm foi solicitado s Universidades que oferecessem cursos de formao de professores de biblioteconomia.10 Esses dois aspectos, a atualizaco de contedos e a preparao dos professores, parecem ter sido os poblemas mais srios. O problema da reformulao do currculo foi ganhando ateno crescente ao longo "de toda a dcada, como registra o documento preliminar do grupo de trabalho especialmente nomeado para formular uma proposta: 1971 - julho - Belo Horizonte: 6 CBBD. Em reunio da ABEBD os cursos posicionam-se quanto necessidade de reviso do currculo mnimo. Setembro Niteri: 1 Encontro Nacional de Diretores e Professores de Biblioteconomia, organizado pela ABEBD; discutiram-se aspectos do currculo mais carentes de atualizaco, a durao do curso, e a oportunidade de dar-se andamento a tais estudos. 1975 - maio Salvador: 29 Encontro Nacional de Diretores e Professores de Biblioteconomia, organizado pela ABEBD. O ternrio original, constitudo de quatro itens, foi alterado e todo o Encontro dedicado aos estudos de currculo; foi

distribudo, para discusso, a todas as escolas e cursos de biblioteconomia um documento, baseado em subsdios oferecidos pelo Departamento de Biblioteconomia da Universidade de Braslia. - Julho - Braslia: 79 CBDD. Reunio de Diretores e Professores dos Cursos de Biblioteconomia, convocada pela ABEBD, onde foi distribudo, para estudo, um trabalho elaborado pelo Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Paran, embasado no documento de Salvador. 1976 abril Campinas: Reunio convocada pela ABEBD, na qual foi criada Comisso para os estudos de currculo mnimo, constituda por professores das Universidades Federais de Minas Gerais, Paran e Pernambuco (Primeira Comisso). - Junho Belo Horizonte: A Primeira Comisso reuniu-se para discusso dos estudos realizados a partir do documento-diretriz. - Setembro - Rio de Janeiro: Conferncia Brasileira de Classificao Bibliogrfica. Em reunio paralela, convocada pela ABEBD, foi exposto o andamento dos trabalhos referentes ao currculo mnimo. 1977 - julho - Porto Alegre: 99 CBBD. Em reunio paralela, convocada pela ABEBD, foi aceita a proposta de currculo mnimo elaborado pela Primeira Comisso. Para reviso e redao final do documento foi constituda uma Segunda Comisso, integrada por professores dos cursos das Universidades Federais da Bahia e Paran e da Universidade de Braslia. - Novembro Braslia: Reunio da Segunda Comisso, criada em Porto Alegre, a que estiveram presentes tambm os membros da Comisso anterior e ainda o Presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia e o Assessor Especial de Biblioteconomia da CAPES, entidade que patrocinou a Reunio. Procedeu-se a reviso das matrias propostas e ementas. Foi esboado um novo documento, 1978 janeiro Curitiba: Reunio da Segunda Comisso. As matrias foram agrupadas em reas. Definiu-se a forma do documento e sua redao. - Maio Braslia: a Comisso remeteu cpia do documento a cada Curso e ABEBD, solicitando um pronunciamento final at 15 de julho. Enviaram sugestes as seguintes Instituies: Universidades Federais da Bahia, Minas Gerais, Paran, Pernambuco, Universidade de Braslia, Conselho Federal de

Ci. Inf. Braslia, 14 (1):3-15, jan./jun. 1985.

O ensino de Biblioteconomia no Brasil Suzana Pinheiro Machado Mueller

Biblioteconomia e Assessoria Especial de Biblioteconomia da CAPES. 1979 - Fevereiro - Florianpolis: a ABEBD recebeu ofcio do Conselho Federal de Biblioteconomia, encaminhando ofcio do CFE, que solicitava sugestes para a reformulao de currculo. - Julho - Curitiba: 10 CBBD. Em reunio convocada pela ABEBD foi apresentado relatrio e criada a Terceira Comisso com representantes de Braslia, Paran e Bahia. 1980 Maio Braslia: Seminrio de Currculo, promovido pela Organizao dos Estados Americanos - OEA, com professores do IBICT, Universidade de So Paulo, Universidade de Braslia e Universidades Federais da Paraba, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paran. Foi criado grupo de trabalho MEC/ABEBD com o objetivo especfico de, sob o patrocnio da OEA e Secretaria de Ensino Superior do MEC SESU, dar continuidade aos estudos de Currculo Mnimo. - Julho Braslia: Reunio do Grupo de Trabalho constitudo por professores das Universidades Federais de Minas Gerais, Paraba, Paran, Universidades de So Paulo e Presidente da ABEBD, para incorporar ao documento bsico os subsdios do Seminrio de Currculo11. Como pode ser observado, a partir de 1975 intensificaram-se as aes visando a reformulao do currculo mnimo. O documento-diretriz, preparado por professores da UFMG, em 1976, e que serviria de ponto de partida para a verso final, foi exposto num artigo publicado em 197712. As ideias nele contidas foram retrabalhadas e reformuladas pelas vrias comisses e grupos de trabalho e finalmente submetidas, em 1980, aos 29 cursos existentes, dos quais 27 responderam dando sua aprovao, sugestes ou restries. Os itens mais comuns nessas respostas referiam-se s matrias culturais, ao estgio, durao do curso e incluso da lngua inglesa. Tambm houve sugestes quanto a volta ao regime anual e seriado e manifestaes de preocupao quanto capacidade das instituies de implementar a contento o proposto.

A aprovao final somente se daria em agosto de 1982, com vrias alteraes. Paralelamente a esses acontecimentos, a literatura profissional da dcada registra o crescimento da ideia da necessidade de mudana dos contedos e direcionamento dos cursos de graduao. As criticas eram dirigidas, principalmente, ao contedo dos programas e mtodos de ensino, cujos objetivos pareciam ser muito voltados aquisio de prtica no uso de normas e tabelas. Tambm se criticava a carga horria excessiva dedicada a disciplinas que enfatizavam tais aspectos. O artigo de Cesarino13 bastante representativo do sentimento que comeava a ganhar corpo entre alguns professores a respeito da mudana de currculo. Nesse artigo, a ideia da biblioteca como sistema, atuando num contexto mais amplo e interagindo com outros subsistemas "para atender a uma necessidade social", d uma amostra do tom que viria marcar todo o movimento pela mudana. Comeam a aparecer tambm crticas falta de criatividade e iniciativa, e ao comodismo que, aparentmente, os cursos desenvolviam ou acentuavam nos seus alunos. Outra crtica comumente encontrada na literatura da poca refere-se ao desenvolvimento desordenado, consequncia da incluso de disciplinas diversas "para atender a uma e outras necessidades a sabor de impulsos momentneos"13. A verdade parece ser que a poca de transformaes rpidas no Pas em geral, e especialmente na tecnologia e na educao, e na prpria avaliao da importncia de informao no Brasil por rgos diversos ligados ao governo e indstria, fez com que a definio da expectativa pelo que deveria ser o bibliotecrio se tornasse confusa, desorientando os cursos. Confirma esta afirmao, iniciativas como a da Escola de Biblioteconomia da UFMG que, em 1973, realizou seminrio com participao de professores alunos e profissionais, cujos objetivos eram o de identificar necessidades do mercado para avaliao dos programas de ensino do curso14.

A apreciao das impresses e informaes conseguidas nessas respostas e nas visitas que tambm haviam sido feitas aos cursos por membros do Grupo de Trabalho forneceu subsdios para redao final da proposta, a qual foi ento enviada ao Conselho Federal de Educao, em janeiro de 1981.

Nesse Seminrio surgiu a constatao, por um dos participantes, da necessidade de se oferecer cursos de ps-graduao "para possibilitar, ao bibliotecrio, maior desenvolvimento em sua rea profissional" . Essa preocupao parece confirmar-se nos artigos publicados em um nmero especial da Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG, inteiramente dedicado ao assunto ensino de biblioteconomia.
14

10

Ci. Inf. Braslia. 14 (1):3-15, jan./jun. 1985.

O ensino de Biblioteconomia no Brasil Suzana Pinheiro Machado Mueller

publicado em maro de 1974. No dizer de Etelvina Lima, que assina a Introduo, causou-lhe surpresa "ao analisar a colaborao recebida pela Revista (...) a ausncia de trabalhos sobre a formao profissional de bibliotecrios em nvel de graduao"1 s. E entre os problemas por ela identificados como merecedores de ateno aparecem os relativos ao currculo mnimo, ao contedo dos programas e metodologia de ensino. Mas, apesar da chamada de Lima para os artigos sobre o curso de graduao, a literatura profissional da segunda metade da dcada parece preocupar-se mais com os emergentes cursos de mestrado.
13 - OS CURSOS DE PS-GRADUAO

Universidade Federal do Rio de Janeiro, foi o primeiro curso realmente a formar mestres na rea. A influncia at ento exercida pelo Curso de Documentao Cientfica sobre os cursos de graduao passou a ser exercida pelo curso de Mestrado, pois um nmero significativo de mestrandos eram, ou vieram a ser, professores. A necessidade de preparao profissional formal alm da graduao, no entanto, j comeara a se fazer sentir em meados de 1960, como atesta a tentativa da Universidade de Braslia em 1965 e a comunicao de Fonseca em 1968 ao Seminrio sobre Ensino de Biblioteconomia e Documentao16. E mesmo depois da instalao do curso de Mestrado do IBBD, referncias necessidade de outros cursos para diversificar e aumentar as oportunidades de formao profissional podem ser encontradas na literatura*. Mas interessante notar que os cursos de mestrado em biblioteconomia e documentao iniciados entre 1976 e 1978 - Universidade Federal de Minas Gerais - 1976; Pontifcia Universidade Catlica de Campinas - 1977; Universidade de Braslia - 1978; Universidade Federal da Paraba - 1978 - talvez tenham sido impulsionados no apenas pela presso exercida pela classe, mas pela necessidade sentida plos rgos financiadores dos cursos de ps-graduao, especialmente a CAPES, de pessoal qualificado para gerir as bibliotecas universitrias que davam suporte queles cursos. Existem hoje no Brasil cinco cursos de mestrado em Biblioteconomia e Documentao ou Cincia da lnformao. Alm desses, j citados, mantidos pelo Instituto Brasileiro de lnformao em Cincia e Tecnologia - IBICT, antigo IBBD, e Universidades de Minas Gerais, da Pontifcia Catlica de Campinas, de Braslia e da Paraba, h ainda um curso de Mestrado e um de Doutorado em Cincia da Comunicao com rea de opo em Biblioteconomia e Documentao, oferecido pela Escola de Comunicaes e Artes da Universidade de So Paulo. As principais caractersticas desses sete cursos, suas reas de concentrao, produo cientfica e problemas enfrentados tm sido objeto de artigos diversos, reunies e relatrios, e portanto no sero considerados aqui**.
* Veja por exemplo: Cesarino, 1973 ; Assuno e Fiza, 19747;Havard-Williams, 197517; Vieira e Lima, 197718
** Veja por exemplo: Avaliao & Perspectivas; 1978 ; Avaliao & Perspectivas, 198220; Encontro sobre ps-graduao, 197821; Relatrio da IV Reunio, 198122; Encontro de coordenadores, 198323; Projeto de apoio, 1981 24 ; Vieira e Lima, 197718; Carvalho, 197825; Kremer, 198326

J na proposta de currculo mnimo apresentada ao Conselho Federal de Educao - CFE em 1962, estavam includos trs nveis de cursos, assim chamados: curso de graduao, curso de ps-graduao e curso de doutorado. O curso de graduao proposto teria a durao mnima de seis semestres, e destinava-se a formar bibliotecrios e documentalistas. O curso de ps-graduao, com durao mnima proposta de dois semestres, destinava-se a "ampliar e atualizar conhecimentos tcnicos de Biblioteconomia, Bibliografia e Documentao e a formar professores de Biblioteconomia e Documentao" e o curso de doutorado, acessvel apenas aos licenciados nos cursos de ps-graduao, iria conferir o grau de Doutor aos que conclussem e apresentassem e defendessem tese5. O CFE, na ocasio, considerou apenas o curso de graduao, aprovando o currculo mnimo de 1962. Nada parece ter sido dito ou feito em relao aos outros dois nveis. Antes dessa proposta, no entanto, j havia cursos de ps-graduao na rea. O IBBD vinha oferecendo, desde 1965, o Curso de Documentao Cientfica, aberto a bibliotecrios e outros graduados dos cursos superiores6. E a Biblioteca Nacional tambm oferecia aos j formados, na dcada de 1950, cursos breves sobre vrios assuntos. A primeira tentativa de iniciar-se um curso formal de mestrado em Biblioteconomia no Brasil foi empreendida pela Universidade de Braslia, em 1965. Esse curso funcionou apenas por dois anos, nele tendo se matriculado trs alunos, mas no chegou a formar nenhum, tendo sido interrompido devido instabilidade poltica que tanto afetou a Universidade na poca. O Mestrado em Cincia da lnformao, iniciado em 1970 pelo ento IBBD em convnio com a

Ci. Inf. Braslia, 14 (1):3-15, jan./jun. 1985.

11

O ensino de Biblioteconomia no Brasil Suzana Pinheiro Machado Mueller

O ponto que interessa ao assunto aqui tratado o impacto desses cursos na formao profissional. De acordo com a regulamentao dos cursos de ps-graduao, seus objetivos so: "a) a formao de professores para o magistrio superior a fim de atender expanso quantitativa deste ensino e elevao de sua qualidade, b) formao de pesquisadores, de modo a possibilitar o desenvolvimento da ps-graduao atendendo s necessidades setoriais e regionais; c) preparao de profissionais de alto padro, em funo da demanda do mercado de trabalho das instituies pblicas e privadas"27. O primeiro objetivo a formao de professores vem sendo cumprido, uma vez que, segundo um levantamento realizado em 1982, 90 professores dos cursos de graduao haviam se formado mestres ou estavam cursando o mestrado desde o incio dos cursos em 197020. de imaginar-se que esses professores tenham participado dos movimentos e influenciado as mudanas do currculo. Mas, mais do que mudanas burocrticas ou legais, tais como a do currculo mnimo, so as pessoas que as implementam que realmente determinam o carter e extenso da nova orientao. Esse aspecto talvez o ponto potencial de maior impacto dos cursos de mestrado no ensino de graduao. O segundo objetivo citado acima, a formao de pesquisadores, tambm tem impacto no ensino, uma vez que impulsiona o estudo dos problemas da rea, cujos resultados acabam sendo incorporados experincia profissional. De maneira concreta, pode-se sentir um aumento e "nacionalizao" na literatura profissional que vem se tornando acessvel aos estudantes, A preparao de profissionais de alto padro, tambm objetivo dos cursos de mestrado, parece ter provocado nos cursos de graduao uma maior ateno para problemas de mercado de trabalho e consequente esforo no sentido de melhor atender s suas exigncias. Nota-se, por exemplo, o aumento da oferta de disciplinas nas reas de administrao, instrumentos de pesquisa e automao. Os cursos de mestrado, no entanto, pelos objetivos e natureza, no so a melhor soluo para profissionais que desejam apenas se atualtzar ou desenvolver ou aprimorar tcnicas. A

educao permanente, necessria sobrevivncia de cada profissional e da profisso como um todo, necessita do apoio de cursos em nfvel de ps-graduao, mas de curta durao. Esses cursos tm sido oferecidos em diversos assuntos e nveis de profundidade, por entidades diversas, universidades, associaes, empresas. Seu papel na formao profissional no deve ser subestimado. Esse ponto de vista tambm defendido no 2P Plano Nacional de Ps-Graduao 1982-1985: "Em algumas reas do conhecimento, a especializao de profissionais constitui-se no s em requisito para a docncia como tambm para a sua adaptao s mltiplas exigncias de um mercado de trabalho em evoluo. Cursos e estgio de especializao devem, assim, existir em nmero compatvel com estas necessidades18
14- A SITUAO ATUAL

Apesar da conscincia da necessidade de mudana de nfase dos objetivos dos programas de ensino demonstrada atravs da literatura dos anos 70 e das atividades de professores envolvidos com a formulao da proposta de um novo currculo
mnimo, no parece ter havido, naquele perodo,

modificaes to grandes em relao situao detectada pelo exame dos dados recolhidos por Russo, em 19665. Um levantamento realizado em 1981 em nove cursos de graduao situados nas cinco regies geogrficas do Pas revelou traos principais que, pela frequncia com que aparecem levam a concluir que talvez sejam comuns a todos os cursos. Esses traos so a durao dos cursos, a nfase nas Cincias Humanas, a pouca oferta de disciplinas optativas, e o predomnio de disciplinas equivalentes s matrias profissionais do currculo mnimo, especialmente Catalogao e Classificao29. A durao mdia de trs anos. Nota-se que a maioria dos cursos de graduao tem a durao de quatro anos. Todos os programas examinados revelaram-se fortemente voltados para a rea de cincias humanas, uma decorrncia no s do currculo mnimo mas tambm atravs de disciplinas eletivas e optativas oferecidas. Disciplinas da rea de cincias exatas so oferecidas em nmeros reduzidos. A presena de disciplinas optativas (para escolha dos alunos) pequena, ocupando de zero a 12% do currculo pleno. Entre as disciplinas exigidas e no equivalentes ao currculo mnimo, no entanto, h quatro voltadas a mtodos de pesquisa, o que pode ser considerado reflexo do esforo de atualizao.

12

Cl. Inf. Braslia, 14 (1):3-15, jan./jun. 1985.

O ensino de Biblioteconomia no Brasil

Suzans Pinheiro Machado Mueller

O equilbrio entre disciplinas desenvolvidas das matrias do currculo mnimo de carter profissional e cultural indica nfase nas primeiras. s profissionais so dedicadas de 49.1% a 80.0% do currculo pleno e s "culturais" de 7.4% a 20.3%. E entre as disciplinas equivalentes s matrias Catalogao e Classificao (entre 10.1% a 31.5% dos cursos), seguida de longe por Administrao (4% a 16%) e Bibliografia (4.1% a 11.7%). A aprovao de um novo currculo mnimo para os cursos de graduo em Biblioteconomia pelo Conselho Federal de Educao - CFE ocorreu em agosto de 1982 e sua publicao no Dirio Oficial em novembro do mesmo ano, tornando-o obrigatrio a partir de dois anos aps essa data.
O currculo mnimo aprovado30 difere em alguns

implantao mal comeou. Mas pode-se dizer de antemo que a nica forma de conseguir-se mudanas significativas ser mediante a vontade e esforo das pessoas, especialmente dos professores. 15 - O FUTURO A evoluo do ensino de Biblioteconomia no Brasil tem progredido de maneira rpida, impulsionada por fatores internos e externos biblioteca. Chegou agora a um ponto de mudanas formais em seus programas, desencadeadas pelo estabelecimento do novo currculo mnimo. O momento de expectativas e espera-se que as mudanas no sejam apenas cosmticas. H, no entanto, alguns problemas que tero que ser enfrentados e que extrapolam o alcance do currculo mnimo. O mais importante talvez seja o entendimento da profisso, ou seja, a definio do profissional que se deseja formar para o Brasil de hoje e do futuro a curto e mdio prazo. A julgar plos programas de disciplinas oferecidas at 1980, a motivao maior parece ter sido a organizao de documentos e, em menor grau, da informao. A literatura profissional por outro lado, vem conclamando a classe para se reconhecer como agente social preocupado com o acesso do povo informao, educao e cultura, com responsabilidades no desenvolvimento da cincia e da tcnica, e em todos os aspectos da vida nacional e individual que dependam ou possam lucrar com acesso a informao. O leque de responsabil idades profissionais amplo demais para permitir que o curso d habilidades especficas e competncia no desempenho de todos os papis propostos. No esforo de no negligenciar aspecto nenhum, os currculos correm o risco de se tornarem muito amplos, vagos, superficiais, frustrando alunos e futuros bibliotecrios, empregadores, usurios e, especialmente, os professoes. As caractersticas de desenvolvimento do Pas colocam ainda outros problemas entre os quais a necessidade de preparar-se profissionais para atuarem em situaes que variam das mais sofisticadas s mais primitivas. A soluo no parece to difcil de enunciar, e ns a encontramos em diversos programas de disciplina nas frases que expressam os seus objetivos. Mas o problema est em implementar tais objetivos nas salas de aula. No parece lgico confiar apenas ao curso de graduao a tremenda responsabilidade da formao profissional. apenas o incio. Os cursos de especializao e treinamento sero vistos ento como uma responsabilidade que deve ser assumida pelas Universidades atravs de ofertas frequentes, abertas a todos os profissionais.

pontos da proposta apresentada pelo Grupo de Trabalho em 1980. A proposta inclua, no grupo de matrias de Fundamentao Geral, a matria Psicologia Social, substituda, na verso aprovada, por Histria da Cultura. A substituio ter como efeito a preservao da caracterstica humanfstica dos cursos, um aspecto interessante mas infelizmente conseguido atravs do sacrifcio da introduo de Psicologia Social, cujo entendimento vem se tornando essencial ao bom desempenho profissional. No grupo de matrias Instrumentais houve a incluso das matrias Lngua Estrangeira Moderna e a extenso da matria Lngua Portuguesa para Lngua Portuguesa e Literatura da Lngua Portuguesa. Se a primeira contribuio dos Conselheiros do CFE compreensvel e tinha, como foi visto, vrios defensores, a segunda de difcil interpretao, quando considerada como matria instrumental. No grupo de matrias de Formao Profissional a modificao introduzida ainda mais obscura. Subsituiu-se a matria lnformao. Bibliotecas,
Usurio, que pretendia dar origem a disciplinas

que relacionassem os trs elementos do seu ttulo, por uma chamada lnformao aplicada Biblioteconomia. O elemento usurio, como descrito na ementa proposta, foi transferido para a matria
Administrao de Bibliotecas, destacando como importante nos estudos de usurio sua contribuio

para a administrao, uma viso mais limitada que a proposta. Este trabalho no pretende entrar no mrito dessas modificaes ou do prprio currculo mnimo como um todo. Interessa ver como o novo currculo ser desenvolvido nos cursos. ainda muito cedo para qualquer avaliao, pois o processo de

Ci. Inf. Braslia, 14 (1):3-15, jan./jun. 1985.

13

O ensino de Biblioteconomia no Brasil Suzana Pinheiro Machado Mueller

Tambm parece absurdo no incorporar classe profissional aqueles que por ela optaram somente a nvel de mestrado. O problema mais complexo do que parece primeira vista, mas no resta dvida que ter que ser enfrentado de maneira mais realista no futuro.
REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
11
1

dos Congressos de Biblioteconomia e

Documentao; ternrios; autores; trabalhos apresentados; recomendaes. In:


CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAO, 10. Curitiba, 22-27, jul. 1979. Anais. Curitiba,

1979. v. 1 p. 50-62. PROPOSTA de currculo mnimo de


biblioteconomia. Documento produzido pelo Grupo de Trabalho constitudo por professores

FONSECA, Edson Nery da Reformulao do currculo mnimo de biblioteconomia. Braslia, Faculdade de Biblioteconomia da Universidade de Braslia, s.d. mimeo.

da Universidade Federal de Minas Gerais


UFMG; Universidade de So Paulo - USP,

2. LEMOS, A. A. Briquet de. Vacilaes e tendncias do ensino de biblioteconomia. Correio Braziliense n. 173, 19-03-1971. Caderno Cultural, p. 3.
12

Universidade Federal da Paraba UFPb; Universidade Federal do Paran UFPr; e pelo


Presidente da Associao Brasileira de Escolas de Biblioteconomia e Documentao ABEBD.

Belo Horizonte, julho 1980.


FERREIRA, Maria Luiza A.G.; CALDEIRA, P.T.; BAHIA, M.A. & ARAJO, N.E.B. Currculo mnimo de biblioteconomia. R. Esc. Bibliotecon. UFMG, 6(1): 92-9, mar. 1977. CESARINO, Maria Augusta N. O ensino de biblioteconomia: um currculo a ser mudado. R. Esc. Bibliotecon. UFMG. Belo Horizonte, 2(1):43-59, mar. 1973. FERRREIRA, Maria Luiza A. G. Seminrio sobre

3 DIAS, Antnio Caetano. O ensino de

biblioteconomia no Brasil. 2. ed. Rio de Janeiro, IPASE, 1955 (Coleo Ipase, 2).

4 FONSECA, Edson Nery da. Desenvolvimento da Biblioteconomia no Brasil. Revista do Livro,


2 (5): 95- 124, mar. 1957.

13

5 RUSSO, Laura G. M. A biblioteconomia brasileira 1915-1965. Rio de Janeiro, Instituto Nacional do Livro, 1966.

14

a formao do bibliotecrio face s exigncias profissionais da atualidade. R. Esc. 6 LEMOS, A. A. Briquet de. Estado atual do ensino Bibliotecon. UFMG, 2(2): 251-63, set 1973. da Biblioteconomia no Brasil e a questo da Cincia da lnformao. R. Bibliotecon. Braslia, 15 LIMA, Etelvina. Introduo. R. Esc. de 1(1): 51-8, jan./jun. 1973.
7

ASSUNO, Jandira B. & FIZA, Marysia M. Reformulao do currculo do curso da Escola de Biblioteconomia da UFMG. R. Esc. Bibliotecon. UFMG. Belo Horizonte, 3(2):218-33, set 1974.

Bibliotecon. UFMG. Belo Horizonte, 3(1): 7-12, mar. 1974.


16

FONSECA, Edson Nery da. A ps-graduao em

biblioteconomia. R. Esc. Bibliotecon. UFMG. Belo Horizonte, 3(1): 27-39, mar. 1974.
1 1 7

8 NOVAS perspectivas para o sistema de ensino superior. CAPES operacionalizao e implantao do plano nacional de ps-graduao. Braslia, MEC/DAU/CAPES,
1975.
9

HAVARD-WILLIAMS, P. S.E.O.: A

Biblioteconomia no Brasil. R. Bibliotecon. Braslia. 3(1): 3-15, jan./jun. 1975.


18

GOMES, Hagar E. Experincia do IBBD em programas de ps-graduao. R. Esc, Bibliotecon. UFMG. Belo Horizonte, 3(1): 13-26, mar. 1974.
19

VIEIRA, Anna da Soledade & LIMA, Etelvina. A ps-graduao em biblioteconomia e a formao de uma liderana nacional. R. Esc. Bibliotecon. UFMG. Belo Horizonte, 6(2): 125-35, set 1977. AVALIAO & perspectivas 1978: Cincia da lnformao, Biblioteconomia e Arquvologia. Braslia, SEPLAN/CNPq, 1978.

10

FERREIRA, C.N. de C.; TOLEDO, M. do R. de C.F. & FERREIRA, R.H.C. 1954-1979; Jubileu

14

Ci. Inf. Braslia, 14 (1):3-15, jan./jun. 1985.

O ensino de Biblioteconomia no Brasil


Suzana Pinheiro Machado Mueller

20

AVALIAO & perspectivas 1982: Cincia da lnformao. Biblioteconomia e Arquivologia. Braslia, SEPLAN/CNPq, 1982, 124 p.
ENCONTRO SOBRE PS-GRADUAO EM BIBLIOTECONOMIA E CINCIA DA INFORMAO, 2.18-19setembro, 1978. Relatrio. Joo Pessoa, UFPb, MEC/DAU/ CAPES, 1978, 13 p.

28

PLANO NACIONAL de Ps-Graduao, 2. 1982-1985. Braslia, MEC/CAPES. 1982. 12 p.

29
21

MUELLER, Suzana P.M. Education for


librarianship and the role of libraries in Brazil. Thesis submitted for the degree of Doctor

of Philosophy at the Universidade of Sheffield, Department of Information Studies. Sheffield, 1982.


NOVA proposta de currculo mnimo. Conselho Federal de Educao DF. Fixao dos mnimos de contedo e durao do currculo do curso de Biblioteconomia. SESU, 2 Grupo - Par n 460/82, aprovado em 1/9/82 (Proc. 562/81), R. Bibliotecon. Braslia, 11(1): 137-48,

22

RELATRIO DA IV Reunio de coordenadores de cursos de ps-graduao em biblioteconomia e cincia da informao. Relatores: Maria Augusta da Nbrega Cesarino e Maria Luiza Alphonsus de Guimares Ferreira. R. Esc. Bibliotecon. UFMG. Belo Horizonte, 10(2): 254-81, set 1981. ENCONTRO DE COORDENADORES DE CURSOS DE PS-GRADUAO EM BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAO E CINCIA DA INFORMAO, 79. Universidade de Braslia, Departamento de Biblioteconomia, dias 13 e 14 de junho de 1983. Sntese das concluses. R. Bibliotecon. Braslia, 11(2): 231-9, jul./dez. 1983.

jan./jul. 1983.

23

ABSTRACT

Review of the main developments in the evolution


ot the education for librarianship in Brazil. The initial period is dominated by the course offered by the

24 PROJETO de apoio ps-graduao em cincia da informao e biblioteconomia. Braslia, CNPq/IBICT, maio 1981.
25

Biblioteca Nacional, much influenced by European tradition and mostly devoted to the training of its
own staff. Its influence is diminished after the emergence in So Paulo of courses based on the

CARVALHO, Abigail de Oliveira. Ps-graduao

American orientation. In 1962 the profession was elevated to "University status" and the first minimum
curriculum was established, blending both approaches.

em biblioteconomia e cincia de informao:


reflexes, sugestes e experincias. R. Esc. Bibliotecon. UFMG. Belo Horizonte, 7(2): 289-309, set 1978.
26

The 60's were marked by the expansion in number of courses offered and by their emphasis on the organization of stocks. The next decade sees the emergence of post-graduate courses, and a growing
dissatisfaction with the minimum curriculum. There

KREMER, Jeannette M. Consideraes sobre o ensino de mtodos de pesquisa. R. Bibliotecon.

Braslia, 11(2): 213-20, jul./dez. 1983.


27

CATLOGO dos cursos de ps-graduao em

biblioteconomia e cincia da informao.


Braslia, CNPq/IBICT, 1982, 56 p.

is also a general effort towards the inclusion in the programmes of the new technologies. The efforts towards the establishment of a new curriculum minimum are crowned in 1982. The problems faced now by the courses stem mostly from the diversity of demands made on the profession, and the impossibility to train equally well for all situations
within the undergraduate course, as prescribed by law.

Ci. Inf. Braslia, 14 (1):3-15, jan./jun. 1985.

15

Das könnte Ihnen auch gefallen