Sie sind auf Seite 1von 12

Matrizes

Introduo O crescente uso dos computadores tem feito com que a teoria das matrizes seja cada vez mais aplicada em reas como Economia, Engenharia, Matemtica, Fsica, dentre outras. Vejamos um exemplo. A tabela a seguir representa as notas de trs alunos em uma etapa: Qumica A B C 8 6 4 Ingls 7 6 8 Literatura 9 7 5 Espanhol 8 6 9

Se quisermos saber a nota do aluno B em Literatura, basta procurar o nmero que fica na segunda linha e na terceira coluna da tabela. Vamos agora considerar uma tabela de nmeros dispostos em linhas e colunas, como no exemplo acima, mas colocados entre parnteses ou colchetes:

Em tabelas assim dispostas, os nmeros so os elementos. As linhas so enumeradas de cima para baixo e as colunas, da esquerda para direita:

Tabelas com m linhas e n colunas ( m e n nmeros naturais diferentes de 0) so denominadas matrizes m x n. Na tabela anterior temos, portanto, uma matriz 3 x 3. Veja mais alguns exemplos:

uma matriz do tipo 2 x 3

uma matriz do tipo 2 x 2

Notao geral Costuma-se representar as matrizes por letras maisculas e seus elementos por letras minsculas, acompanhadas por dois ndices que indicam, respectivamente, a linha e a coluna que o elemento ocupa. Assim, uma matriz A do tipo m x n representada por:

ou, abreviadamente, A = [aij]m x n, em que i e j representam, respectivamente, a linha e a coluna que o elemento ocupa. Por exemplo, na matriz anterior, a23 o elemento da 2 linha e da 3 coluna.

Na matriz

, temos:

Ou na matriz B = [ -1 0 2 5 ], temos: a11 = -1, a12 = 0, a13 = 2 e a14 = 5. Denominaes especiais Algumas matrizes, por suas caractersticas, recebem denominaes especiais. Matriz linha: matriz do tipo 1 x n, ou seja, com uma nica linha. Por exemplo, a matriz A =[4 7 -3 1], do tipo 1 x 4. Matriz coluna: matriz do tipo m x 1, ou seja, com uma nica coluna. Por exemplo,

, do tipo 3 x 1 Matriz quadrada: matriz do tipo n x n, ou seja, com o mesmo nmero de linhas e

colunas; dizemos que a matriz de ordem n. Por exemplo, a matriz do tipo 2 x 2, isto , quadrada de ordem 2. Numa matriz quadrada definimos a diagonal principal e a diagonal secundria. A principal formada pelos elementos aij tais que i = j. Na secundria, temos i + j = n + 1. Veja:

Observe a matriz a seguir:

a11 = -1 elemento da diagonal principal, pis i = j = 1 a31= 5 elemento da diagonal secundria, pois i + j = n + 1 ( 3 + 1 = 3 + 1) Matriz nula: matriz em que todos os elementos so nulos; representada por 0m x n.

Por exemplo,

Matriz diagonal: matriz quadrada em que todos os elementos que no esto na diagonal principal so nulos. Por exemplo:

Matriz identidade: matriz quadrada em que todos os elementos da diagonal principal so iguais a 1 e os demais so nulos; representada por In, sendo n a ordem da matriz. Por exemplo:

Assim, para uma matriz identidade


t

Matriz transposta: matriz A obtida a partir da matriz A trocando-se ordenadamente as linhas por colunas ou as colunas por linhas. Por exemplo:

Desse modo, se a matriz A do tipo m x n, A do tipo n x m. t Note que a 1 linha de A corresponde 1 coluna de A e a 2 linha de A corresponde 2 t coluna de A . t Matriz simtrica: matriz quadrada de ordem n tal que A = A . Por exemplo,

temos sempre

simtrica, pois a12 = a21 = 5, a13 = a31 = 6, a23 = a32 = 4, ou seja, a ij = a ij.

Matriz oposta: matriz -A obtida a partir de A trocando-se o sinal de todos os elementos

de A. Por exemplo,

Igualdade de matrizes Duas matrizes, A e B, do mesmo tipo m x n, so iguais se, e somente se, todos os elementos que ocupam a mesma posio so iguais:

. Operaes envolvendo matrizes Adio Dadas as matrizes matriz Exemplos: , chamamos de soma dessas matrizes a , tal que Cij = aij + bij , para todo A+B=C :

Observao: A + B existe se, e somente se, A e B forem do mesmo tipo. Propriedades Sendo A, B e C matrizes do mesmo tipo ( m x n), temos as seguintes propriedades para a adio: a) comutativa: A + B = B + A

b) associativa: ( A + B) + C = A + ( B + C) c) elemento neutro: A + 0 = 0 + A = A, sendo 0 a matriz nula m x n d) elemento oposto: A + ( - A) = (-A) + A = 0 Subtrao Dadas as matrizes a soma de A com a matriz oposta de B: Observe: , chamamos de diferena entre essas matrizes

A-B=A+(-B)

Multiplicao de um nmero real por uma matriz Dados um nmero real x e uma matriz A do tipo m x n, o produto de x por A uma matriz B do tipo m x n obtida pela multiplicao de cada elemento de A por x, ou seja, bij = xaij: B = x.A Observe o seguinte exemplo:

Propriedades Sendo A e B matrizes do mesmo tipo ( m x n) e x e y nmeros reais quaisquer, valem as seguintes propriedades: a) associativa: x . (yA) = (xy) . A b) distributiva de um nmero real em relao adio de matrizes: x . (A + B) = xA + xB c) distributiva de uma matriz em relao adio de dois nmeros reais: (x + y) . A = xA + yA d) elemento neutro : xA = A, para x=1, ou seja, A=A Multiplicao de matrizes O produto de uma matriz por outra no determinado por meio do produto dos sus respectivos elementos. Assim, o produto das matrizes A = ( aij) m x p e B = ( bij) p x n a matriz C = (cij) m x n em que cada elemento cij obtido por meio da soma dos produtos dos elementos correspondentes da i-sima linha de A pelos elementos da j-sima coluna B.

Vamos multiplicar a matriz cada Cij: 1 linha e 1 coluna

para entender como se obtm

1 linha e 2 coluna

2 linha e 1 coluna

2 linha e 2 coluna

Assim, Observe que:

Portanto, comutativa.

.A, ou seja, para a multiplicao de matrizes no vale a propriedade

Vejamos outro exemplo com as matrizes

Da definio, temos que a matriz produto A . B s existe se o nmero de colunas de A for igual ao nmero de linhas de B:

A matriz produto ter o nmero de linhas de A (m) e o nmero de colunas de B(n): Se A3 x 2 e B 2 x 5 , ento ( A . B ) 3 x 5 Se A 4 x 1 e B 2 x 3, ento no existe o produto Se A 4 x 2 e B 2 x 1, ento ( A . B ) 4 x 1 Propriedades

Verificadas as condies de existncia para a multiplicao de matrizes, valem as seguintes propriedades: a) associativa: ( A . B) . C = A . ( B . C ) b) distributiva em relao adio: A . ( B + C ) = A . B + A . C ou ( A + B ) . C = A . C + B . C c) elemento neutro: A . In = In . A = A, sendo In a matriz identidade de ordem n Vimos que a propriedade comutativa, geralmente, no vale para a multiplicao de matrizes. No vale tambm o anulamento do produto, ou seja: sendo 0 m x n uma matriz nula, A .B =0 m x n no implica, necessariamente, que A = 0 m x n ou B = 0 m x n. Matriz inversa Dada uma matriz A, quadrada, de ordem n, se existir uma matriz A', de mesma ordem, tal que A . A' = A' . A = In , ento A' matriz inversa de A . representamos a matriz inversa por A 1 .

MATRIZES CONCEITO
Matriz uma tabela constituda por nmeros ou letras dispostos em m linhas por n colunas. Exemplo:

Obs 1. A matriz acima tem 2 linhas por 3 colunas. Obs 2. A representao genrica da matriz M M = (aij)nxp onde aij o elemento que ocupa a linha i e a coluna j. Para a matriz acima, temos, por exemplo, a23 = p e a12 = 5.

Tipos de Matrizes
Classificao de matrizes
Matrizes Nula: a matriz que tem todos os seus elementos iguais a zero. Matriz quadrada: a matriz que tem o numero m de linhas igual ao nmero n de colunas. Obs.: A matriz nxn denominada matriz quadrada de ordem n. Diagonal principal e diagonal secundria:

Seja A= Os elementos a11 = 1, a22 = 5 e a33 = 9 formam a diagonal principal e os elementos a13 = 3, a22 = 5 e a31 = 7 formam a diagonal secundria. Matriz diagonal: a matriz que apresenta todos os elementos que no pertencem diagonal principal iguais a zero. Exemplo:

Matriz Identidade ou Unidade: toda matriz quadrada onde os elementos da diagonal principal so iguais a um e os demais elementos so iguais a zero. Exemplo:

I2 =

I3 =

Matriz transposta: Dada uma matriz A = (aji)mxn, chama-se transposta de A a matriz At= (aji)mxn, tal que aji = aij , para todo i e todo j, ou seja, as colunas de At so ordenadamente iguais s linhas de A. Exemplo:

Matriz Simtrica

toda matriz quadrada A tal que At = A. Exemplo: A= simtrica pois At = A

Matriz Antissimtrica

toda matriz quadrada A tal que At = -A

A=

antissimtrica pois At = -A

Operaes com Matrizes


a) Adio e Subtrao
A e B sendo matrizes do mesmo tipo, tem por adio matriz aij bij onde cij =

b) Multiplicao por um n real


Sendo h = ( aij ) e . h = ( aij)nxp Exemplo:

c ) Multiplicao entre matrizes


Para ser possvel efetuar o produto entre duas matrizes, o nmero de colunas da primeira matriz deve ser igual ao nmero de linhas da segunda matriz. Somam-se os produtos dos elementos das linhas da primeira matriz pelos elementos correspondentes das colunas da 2 matriz. Disposio prtica para o clculo do produto: Considerando as matrizes A e B e dispondo conforme esquema abaixo, cada elemento cij obtido a partir da linha de A e coluna de B que nela se cruzam. Assim , por exemplo: c 12= 1 . 7 + 3 . 9 = 34.

Obs. somente existe o produto de uma matriz A por outra B se o nmero de colunas de A igual ao nmero de linhas de B.Se existe um produto de A por B, o tipo da matriz produto dado pelo nmero de linhas de A e pelo nmero de colunas de B.Pode existir o produto de A por B, mas no existir o produto de B por A.

Equaes Matriciais

Veja o modelo: sendo A e B matrizes de mesmas ordem, calcular x em funo de A e B. 2x - A = 3 B Adicionando-se a matriz A pela direita nos 2 membros : 2x - A + A = 3 B + A 2x = 3 B + A

Multiplicando-se os dois membros por 1/2:

Matriz Inversa

Chama-se matriz inversa da matriz quadrada A e indica-se por A-1, matriz tambm quadrada, que, se existir, satisfaz a condio : A . A-1 = A-1 . A = In Onde In a matriz unidade ou identidade.

Exemplo: Dada a Matriz A = sua inversa : , pois.

1. (FEI ) Dadas as matrizes A e B, a matriz de x de 2 ordem que soluo da equao matricial Ax + B = 0, onde 0 representa a matriz nula de ordem 2 : a) 3 a) b) c) d) e) b) 1 c) 0 d) -1 e) -3

2. (UEL ) Uma matriz quadrada A se diz ANTISSIMTRICA se A = -A. Nessas condies, se a matriz A mostrada na figura adiante uma matriz antissimtrica, ento x + y + z igual a

3. (FEBF ) Joo comeu uma salada de frutas com a, m e p pores de 100g de abacaxi, manga e pera, respectivamente, conforme a matriz X. A matriz A representa as quantidades de calorias, vitamina C e clcio, em mg, e a matriz B indica os preos, em reais, dessas frutas em 3 diferentes supermercados. A matriz C mostra que Joo ingeriu 295,6cal, 143,9mg de vitamina C e 93mg de clcio.

d)

e)

Considerando que as matrizes inversas de A e B so A-1 e B-1, o custo dessa salada de frutas, em cada supermercado, determinado pelas seguintes operaes: a) B . A-1 . C b) C . A-1 . B c) A-1 . B-1 . C d) B-1 . A-1 . C e) N.d.a

5. (UFF ) Toda matriz de ordem 2 x 2, que igual a sua transposta, possui: a) pelos menos dois elementos iguais b) os elementos da diagonal principal iguais a zero c) determinante nulo d) linhas proporcionais e) todos os elementos iguais a zero

4. (UFRS ) A matriz C fornece, em reais, o custo das pores de arroz, carne e salada usados num restaurante: A matriz P fornece o nmero de pores de arroz, carne e salada usados na composio dos pratos tipo P1, P2, P3 desse restaurante: A matriz que fornece o custo de produo, em reais, dos pratos P1, P2, P3

6. (UEL (2001)) Considere as matrizes A = (aij)3x2, onde aij = (1)i+j , e B = (bij)2x3, onde bij = (-i)j. Na matriz AB, o elemento na posio "3 linha e 3 coluna" igual a: a) 0 b) 1 c) -1 d) 7 e) -7

a)

b)

7. (UNESP (2002)) Considere trs lojas, L1, L2 e L3, e trs tipos de produtos, P1, P2 e P3. A matriz a seguir descreve a quantidade de cada produto vendido por cada loja na primeira semana de dezembro. Cada elemento aij da matriz indica a quantidade do produto Pi vendido pela loja Lj , i, j = 1, 2, 3.

c)

Analisando a matriz, podemos afirmar que a) a quantidade de produtos do tipo P2

vendidos pela loja L2 11. b) a quantidade de produtos do tipo P1 vendidos pela loja L3 30. c) a soma das quantidades de produtos do tipo P3 vendidos pelas trs lojas 40. d) a soma das quantidades de produtos do tipo Pi vendidos pelas lojas Li, i = 1, 2, 3, 52. e) a soma das quantidades dos produtos dos tipos P1 e P2 vendidos pela loja L1 45.

matriz inversa X-1.

admite

A soma dos elementos de X-1 a) -2. b) -1. c) 1. d) 2. e)

8. (FGVSP (2003)) Sejam A, B e C matrizes quadradas de ordem 3 e O a matriz nula tambm de ordem 3. Assinale a alternativa correta: a) Se A . B = O, ento: A = O ou B = O b) det(2 . A) = 2 det(A) c) Se A . B = A . C, ento B = C d) A. (B . C) = (A . B) . C e) det(A + B) = det(A) + det(B)

11. (UDESC (2012)) Considere as matrizes da

forma com a, b, c, d { 2, 3, 4, 5, 6, 7}. Se os elementos destas matrizes no so mltiplos, ento o nmero mximo de tais matrizes distintas que pode ser formado : a) 96 b) 120 c) 48 d) 72

9. (FUVEST (2012)) Considere a matriz

em que a um nmero real. Sabendo que A admite inversa A1 cuja primeira coluna

e) 360

a soma dos elementos da diagonal principal de A-1 igual a a) 5 b) 6 c) 7 d) 8 e) 9

12. (FGVSP-ECON (2008)) Na matriz indicada, a soma dos elementos de uma linha qualquer igual soma dos elementos de uma coluna qualquer.

10. (UECE (2012)) Se x e y so nmeros reais distintos e no nulos, a

O menor nmero de elementos dessa matriz que devem ser modificados para que todas as seis somas (somas dos elementos das trs linhas e das 3 colunas) sejam diferentes umas das outras a) 0.

b) c) d) e)

2. 3. 4. 5. matriz em que x e y so nmeros reais, e I2 a matriz identidade de ordem 2. Se A2 = I2, ento o valor do mdulo de xy a) 0. b) 8. c) 10. d) 16. e) 24.

Resoluo Trs alteraes no so suficientes porque deixam, no mnimo, duas filas com somas iguais. O menor nmero de elementos que devem ser modificados quatro. Por exemplo, mudando 4 por 5, 1 por 3, 2 por 7 e 6 por 9 teremos seis somas diferentes entre si. 13. (FATEC-SP (2009)) Sejam a

Das könnte Ihnen auch gefallen