Sie sind auf Seite 1von 3

Homiltica e oratria Um. Pr. Carlos Valderrama.

Aula 01 Segunda-feira 10 de Fevereiro de 2014

*Pregao expositiva: sua para o crescimento da igreja, Hernandes Dias Lopes. 1. Origem, significado e tarefa da homiltica. O termo homiltica firmou-se e foi mundialmente aceito para referir-se a disciplina teolgica que estuda a cincia, a arte e a tcnica de analisar, estruturar e entregar a mensagem do evangelho. A homiltica cincia, quando considerada sob o ponto de vista de seus fundamentos tericos (histricos psicolgicos e sociais); arte, quando considerada em seus aspectos estticos (a beleza do contedo e da forma); e tcnica, quando considerada pelo modo especifico de sua execuo ou ensino. 2. A relao entre homiltica e as outras disciplinas. A homiltica depende amplamente da hermenutica e da exegese. Uma homiltica sem hermenutica bblica trombeta de som incerto (1 cor 14:8) e uma homiltica sem exegese bblica mera comunicao de uma mensagem humanista morta. A bblia a fonte primaria de toda homiltica evanglica (1 pe 4:11) No se prega um esboo, se prega um sermo. 3. Os problemas da homiltica. Atualmente as dificultais mais comuns na pregao bblica encontram-se nas seguintes reas: a) Falta de preparo adequado do pregador. Ler 40 vezes um texto para pregar. b) Falta de unidade corporal da predica. c) Falta de vivncia real do pregador na f crist. O liberalismo teolgico bota a f crist. d) Falta de aplicao pratica s necessidades existentes na igreja. Para ser relevantes em nossas pregaes: temos que ver o contexto de outrora e ter uma aplicao pratica das necessidades atuais. e) Falta de equilbrio na seleo de textos bblicos.

f) Falta de prioridade da mensagem na liturgia. O plpito tem que virar no centro do ministrio pastoral. 40 minutos o tempo adequado para uma pregao na atualidade. g) Falta de planejamento ministerial. Respeito do plpito. Formular uma filosofia pessoal do ministrio pastoral. 4. O contedo da homiltica. A pregao apostlica nos oferece um exemplo de exposio precisa e necessria do desgnio de Deus ao ser humano. Nestes sermes vemos os seguintes aspectos da mensagem crist: a. O testemunho da perdio do homem ( o pecado e seu julgamento). b. O testemunho da historia da salvao efetivada por Deus em Jesus Cristo (desde a sua encarnao at a promessa da sua segunda vinda). c. O testemunho das escrituras e da prpria experincia. d. O testemunho da necessidade imperativa de arrependimento e dedicao da vida a Jesus Cristo (confisso de pecados, f salvadora, vida santificada). e. O testemunho sobre a justia de Deus (condenao para os incrdulos e promessas para os fieis). *Igreja, forma e essncia, Gene Getz. 5. A natureza da homiltica. O novo testamento emprega quatro verbos para exemplificar a natureza da pregao: a. kerysso - proclamar, anunciar, tornar conhecido, Gal 2:2. b. evangelizomai, evangelizar O pregador do evangelho o portador de boas novas, de uma mensagem de salvao, 1 cor 1:17. c. martyrein testemunhar, testificar, ser testemunha, at. 2:32. d. didaskein ensinar, encontramos o verbo 95 vezes no novo testamento seu significado sempre ensinar ou instruir, MT 7:28.

6, O alvo da homiltica. O objetivo da mensagem evanglica a converso, nutrio, comunho, motivao e santificao para a vida crist. O propsito da transmisso da escritura a transformao da vida. *Ensinando para transformar vidas, Howard Hendricks.

Das könnte Ihnen auch gefallen