Sie sind auf Seite 1von 11

UNIVERSIDADE DA INTEGRAO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA UNILAB Curso: Agronomia Trimestre: 6 Disciplina: Agricultura Geral Profs.

.: Maria Clarete, Max Cesar e Daniela Zuliani

ANLISE DA PRODUTIVIDADE NO CONSRCIO ENTRE ALFACE E BETERRABA CONSIDERANDO DIFERENTES ESPAAMENTOS

FRANCISCO ADELINO DE ASSIS ARAJO DE LUCENA FRANCISCO DALBER DA SILVA IGOR SIMPLCIO TEIXEIRA ALBERTINO IAL INTCHAMA JUCA TURA C

Redeno, 29 de agosto de 2013

1) Ttulo ANLISE DA PRODUTIVIDADE NO CONSRCIO ENTRE ALFACE E BETERRABA CONSIDERANDO DIFERENTES ESPAAMENTOS (200 caracteres no mximo)

2) Equipe Executora Coordenador: FRANCISCO ADELINO DE ASSIS ARAJO DE LUCENA Membros: FRANCISCO DALBER DA SILVA, IGOR SIMPLCIO TEIXEIRA, ALBERTINO IAL INTCHAMA, JUCA TURA C

3) Resumo do Projeto (2.000 caracteres no mximo) O presente projeto pretende mostrar a produtividade do sistema consorciado entre alface e beterraba utilizando diferentes espaamentos. Objetiva especificamente Analisar as diferentes produtividades entre os arranjos; Mostrar o aproveitamento da rea resultado do consrcio trabalhado; Apresentar os benefcios do consrcio para explorao de nutrientes do solo; Estudar as diversas interaes entre as cultivares de alface e beterraba; Obter percentuais de desenvolvimento das cultivares a hiptese levantada pala escolha adequada do espaamento no consrcio entre alface e beterraba proporciona melhores produtividades para essas cultivares. Espera-se com a execuo de todas as atividades do experimento obter resultados satisfatrios como o melhor aproveitamento da rea cultivada no que se refere explorao dos nutrientes, bem como a distribuio espacial das cultivares, alm disso, mostrar o aumento dos percentuais da produtividade em sistema de consrcio levando em considerao os espaamentos utilizados. Espera-se com a concluso do experimento a elaborao e publicao de trabalhos a partir dos resultados obtidos em revistas, congressos e eventos de iniciao cientfica a fim de fomentar a utilizao do sistema de cultivo em consrcio.

4) Palavras-Chave: Lactuca Saliva, Beta Vulgris L., Desenvolvimento.

5) Introduo (18.000 caracteres no mximo) H uma necessidade de se pensar a produo agrcola a partir do vis econmico em que o aumento da produtividade se faz necessrio para alcanar resultados significantes na produo de alimentos. Entretanto, na agricultura familiar essa situao se torna precria tendo em vista a falta de recursos financeiros, e principalmente, por apresentar pequenas reas agricultveis. Nesse sentido, uma boa alternativa visando produtividade a insero do sistema de cultivo em consrcio, no qual h estrategicamente melhor aproveitamento da rea, do solo, dos nutrientes e, sobretudo, o consrcio proporciona a interao entre as cultivares de forma a promover uma associao benfica entre elas. O consrcio de culturas tem sido reconhecido pela cincia agrria como um importante componente de sistemas de produo em regies tropicais, sendo expressamente utilizado na agricultura familiar devido presena de pequenos produtores. Este sistema desprovido de alta tecnologia, e na maioria dos casos apresenta baixa produtividade em relao aos monocultivos fato este ser o responsvel pela preferncia dos monocultivos, uma vez que, este demanda maior uso de tecnologia resultando altos ndices de produtividade e retornos econmicos exorbitantes. Todavia, nos consrcios h uma diversidade de plantas que podem ser cultivadas no sentido de garantir ao pequeno produtor o alimento necessrio a sua sobrevivncia durante todo o ano desde que haja um planejamento necessrio para intercalar os perodos de colheita. Dentro desse contexto, o presente trabalho tem por objetivo analisar a produtividade por meio de aspectos agronmicos e econmicos, das cultivares de alface e beterraba consorciadas em diferentes arranjos inseridos no sistema de agricultura familiar.

6) Hiptese(s): A escolha adequada do espaamento no consrcio entre alface e beterraba proporciona melhores produtividades para essas cultivares.

7) Objetivos: OBJETIVO GERAL Mostrar a produtividade do sistema consorciado entre alface e beterraba utilizando diferentes espaamentos. Objetivos especficos 1.Analisar as diferentes produtividades entre os arranjos; 2.Mostrar o aproveitamento da rea resultado do consrcio trabalhado; 3.Apresentar os benefcios do consrcio para explorao de nutrientes do solo; 4.Estudar as diversas interaes entre as cultivares de alface e beterraba; 5.Obter percentuais de desenvolvimento das cultivares.

8) Reviso de Literatura (2.500 caracteres no mnimo e 20.000 no mximo):

A consorciao de culturas h muito tempo reconhecida como um importante componente de sistemas de produo em reas tropicais, sendo largamente empregada por pequenos produtores. No entanto para muitos pesquisadores, uma prtica primitiva que deveria ser substituda pelo monocultivo, como consequncia natural do desenvolvimento da agricultura moderna (WILLEY, 1979a). O consrcio de culturas utilizado, predominantemente, pelos pequenos produtores e, de um modo geral, esse sistema no est associado com o uso de alta tecnologia, nem com a obteno de altas produes. Talvez por isso tenha sido, por muitos anos, desprezado pela pesquisa agropecuria e pela extenso rural, que preferiram concentrar suas atenes nos monocultivos, sistema associado ao emprego de alta tecnologia (VIEIRA, 1989). Nos policultivos diferentes espcies de plantas podem ser exploradas no mesmo tempo e espao. Vrios sistemas de distribuio espacial e/ou temporal tambm podem ser utilizados, o que torna sistemas consorciados de plantio complexos e consequentemente requerendo ajustes mais finos que aqueles usados em monocultivos.

O PLANTIO DA ALFACE O plantio da alface pode ser feito durante todo o ano. A germinao leva de 4 a 6 dias. A alface prefere solos argilo-arenosos, ricos em matria orgnica. Quando estiverem com 2 a 3 folhas e com 8 a 10cm, devem ser replantados em canteiros bem adubados, de modo que a planta fique com o colo acima do nvel do solo e com espaamento de 30cm entre as plantas. S devem ser plantadas as mudas mais desenvolvidas, fortes e sadias. Outro importante cuidado que devemos tomar de no plantarmos as mudas com as razes emboladas ou dobradas e ainda no devem ser plantadas fundo demais. No canteiro, a mudinha da alface deve ser plantada no espaamento de 30 centmetros. Os pontos de plantio podero ser rigorosamente marcados nos canteiros, usando-se um marcador de madeira. Lembrando que o canteiro deve estar perfeitamente limpo, sem qualquer ocorrncia de mato, para receber as mudas quando estas forem transplantadas. Durante o desenvolvimento da planta, necessrio dar 1 ou 2 capinas, quando se aproveita para fazer tambm um afofamento no canteiro. A colheita comea 60 dias aps a semeadura. As folhas velhas devem ser eliminadas e a planta deve ser cortada bem rente ao solo, apesar de tambm poder ser arrancada com a raiz. Desta forma, se necessrio, podemos conserv-la fora da geladeira por muitos dias, desde que seja colocada em um vaso ou recipiente com gua, como se faz com flores. O alface prefere solo fresco, fofo, rico em material orgnico e com pH 6 a 6,8 (pouco cido), de esterco bem curtido. A plantao deve ser irrigada com abundncia e regularmente. uma hortalia de inverno, preferindo clima ameno.

Estudos avaliando a necessidade hdrica, funo de resposta e qualidade da beterraba (Beta vulgaris L.), sob diferentes lminas de irrigao e coberturas do solo em sistema orgnico de cultivo. As mudas foram espaadas 0,25 x 0,15 m, totalizando 266.000 plantas por hectare. Para melhor distribuio das mesmas no campo, foi utilizado um gabarito com espaamento entre plantas previamente definido. Nunes et al.(1981), analisando o crescimento da beterraba, utilizou espaamento de 0,50 m entre linhas e 0,25 m entre plantas, totalizando uma populao de 80.000 plantas por hectare. Arajo (1982) sugere que o sistema de transplantio associado ao espaamento de 0,30 x

0,15 m deve ser recomendado e que este sistema reduz ainda o problema de raiz pivotante da beterraba. Filgueira (2000) recomenda para o plantio

convencional, transplantando-se as mudas sobre canteiros, o espaamento 0,20-0,30 x 0,08-0,10 m, que permite obter beterrabas de tamanho mdio, preferidas pelos consumidores. Avaliando a produtividade de alface e rabanete em cultivo consorciado, Ceclio Filho et al. (2007) encontraram que independente do espaamento entre linhas e do tempo de semeadura do rabanete em relao ao transplantio da alface, todos os ndices de uso eficiente da terra (UET) foram maiores que 1,0 chegando a uma eficincia de 57% em relao ao cultivo solteiro. Cada parcela teve uma rea til no arranjo 2:2 de 0,82 m2 (com 20 plantas de alface e 40 plantas de beterraba), no arranjo 3:3 de 1,2 m2 (com 30 plantas de alface e 60 plantas de beterraba) e no arranjo 4:4 de 1,6 m2 (com 40 plantas de alface e 80 plantas de beterraba) no espaamento de 0,20 x 0,10 m para a alface e de 0,20 x 0,05 m para a beterraba, proporcionando uma densidade populacional de 250.000 plantas para a alface (SILVA, 1999) e de 500.000 plantas para a beterraba (SILVA et al., 2011). 9) Materiais e Mtodos (2.500 caracteres no mnimo e 15.000 no mximo): LOCAL E CARACTERIZAO DA REA ONDE SER IMPLANTADO O PROJETO O experimento ser realizado no stio Carnabas, 427'23.20"S; 3841'1657"O localizado no distrito de Ideal, Aracoiaba-CE, no perodo de janeiro a dezembro de 2014, situado na cidade de Aracoiaba. A cidade se encontra na regio do semirido, apresenta duas estaes climticas: uma seca, dentro perodo de junho a janeiro e uma chuvosa, que vai de fevereiro a maio, com mdia de 28o C. rea total do experimento de 90 m2 sendo dividida em 04 (quatro) canteiros de 1 x 10 m, a distncia entre eles de 1 m.

DELINEAMENTO EXPERIMENTAL O delineamento experimental utilizado ser o de blocos casualizados, em que sero sorteados os tratamentos para tornar aleatria a distribuio dos tratamentos, sendo 03 (trs) tratamentos com 04 (quatro) repeties. Os tratamentos so: T1 consrcio de beterraba e alface com 30 cm entre plantas e 30 cm entre as linhas de cultivo; T2 consrcio de beterraba e alface com 30 cm entre plantas e 25 cm entre as linhas de cultivo; T3 consrcio de beterraba e alface com 30 cm entre plantas e 20 cm entre as linhas de cultivo, sendo descartadas a primeira e ltima linha de cultivo de bloco. Sendo que cada parcela/tratamento de 1 x 3 metros, dessa forma para cada canteiro de 1 x 10 metros h trs tratamentos dispostos aleatoriamente separados por 50 cm. No tratamento 1 sero 15 mudas de beterraba e 15 mudas de alface; no tratamento 2 sero 18 mudas de beterraba e 18 mudas de alface, no tratamento 3 sero 24 mudas de beterraba e 21 mudas de alface, a distribuio das mudas levar em considerao a parcela utilizado e o espaamento entre as linhas de cultivo. CROQUI DA REA EXPERIMENTAL

T1

T3

T2

T3

T1

T2

T1

T3

T2

T1

T2

T3

10) Resultados Esperados (2.000 caracteres no mximo): Espera-se com a execuo de todas as atividades do experimento obter resultados satisfatrios como o melhor aproveitamento da rea cultivada no que se refere explorao dos nutrientes, bem como a distribuio espacial das cultivares, alm disso, mostrar o aumento dos percentuais da produtividade em sistema de consrcio levando em considerao os espaamentos utilizados. Espera-se com a concluso do experimento a elaborao e publicao de trabalhos a partir dos resultados obtidos em revistas, congressos e eventos de iniciao cientfica a fim de fomentar a utilizao do sistema de cultivo em consrcio.

11) Referncias Bibliogrficas - Formato ABNT (7.000 caracteres no mximo):

EMBRAPA HORTALIAS . CATLOGO BRASILEIRO DE HORTALIAS Saiba como plantar e aproveitar 50 das espcies mais comercializadas no Pas. Disponvel em:

<http://www.ceasa.gov.br/dados/publicacao/Catalogo%20hortalicas.pdf>. Acesso em: 28 ago. 2013. HERRMANN, Jos Carlos; KINETZ, Silvia Regina Rodrigues; ELSNER, Tatiana Cristina. Alface. Disponvel em:

<http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/modelagem/alface/>. Acesso em: 29 ago. 2013. OLIVEIRA NETO, Dionzio Honrio de. NECESSIDADE HDRICA, FUNO DE RESPOSTA E QUALIDADE DA BETERRABA (Beta vulgaris L.) SOB DIFERENTES LMINAS DE IRRIGAO E COBERTURAS DO SOLO EM SISTEMA ORGNICO DE CULTIVO. 120 f. Dissertao (Mestre em Cincias) Curso de Ps-graduao Em Fitotecnia, Departamento de Instituto De Agronomia, Universidade Federal Rural Do Rio De Janeiro, Seropdica, Rj, 2009. SILVA, talo Nunes. BICULTIVO DE ALFACE CONSORCIADA COM BETERRABA SOB DIFERENTES QUANTIDADES DE JITIRANA

INCORPORADAS AO SOLO E ARRANJOS ESPACIAIS. 73 f. Dissertao (Mestrado em Fitotecnia) - Universidade Federal Rural do Semi-rido. Pr-reitoria de Pesquisa e Ps- Graduao., Mossor - Rn, 2013

12. Oramento Discriminao Semente de Alface Sementes de Beterraba Esterco bovino e caprino Carro de mo Material para calagem Pulverizador costal Fita mtrica 50m Tesoura de poda Enxadas Ps/transplante Enxadecos Escarificadors Ps Regadores Sub total Unid. ----------------------m Unid. Kg Unid. Unid. Unid. Unid. Unid. Unid. Unid. Unid. Unid. Quant. ------------------------15 02 03 02 02 02 02 01 02 02 02 02 Vr. Unit. ----------------------------140,00 110,00 8,00 195,00 60,00 40,00 30,00 55,00 26,00 29,00 30,00 25 Vl. Total 80,00 60,00 2.100,00 220,00 24,00 390,00 120,00 80,00 60,00 55,00 52,00 58,00 60,00 50,00 3.409,00

SERVIOS DE TERCEIROS ( R$) Discriminao Unid. Quant. Vr. Unit. Vr. Total de 365

dias x 2. Pagamento campo Sub total 1.820,00 de operrios de Diria 52 35,00 1.820,00

TOTAL GERAL DO PROJETO

5.229,00

13) Cronograma (durao do projeto 1 ano) MS / ATIVIDADE Planejamento Preparo de rea experimental Instalao de experimento Coleta de dados experimentais Analise de dados experimentais Atividade didticas de pesquisas Socializao dos resultados x x x Jan. Fev. Mar. x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x Abr. Mai. Jun. Jul. Ago. Set. Out. Nov. Dez.

Das könnte Ihnen auch gefallen