Sie sind auf Seite 1von 57

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO

AULA 05
Caros alunos! Sejam bem vindos a nossa ltima aula de Processo Penal! Hoje veremos mais alguns importantes assuntos que, sem dvida, faro diferena na hora da sua PROVA. Bons estudos! **************************************************************************************************** 1. (CESPE / Analista Judicirio / 2008) A citao ficta no encontra amparo no ordenamento jurdico brasileiro. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: A doutrina classifica a citao em dois tipos: a real, tambm chamada pessoal, e a ficta. A primeira a regra, a segunda, a exceo. D-se a citao real quando o ato feito diretamente pessoa do acusado. J a citao ficta ocorre quando, esgotados todos os meios possveis para a citao pessoal, a cincia do contedo do ato feita indiretamente ao acusado, por meio de editais, presumindo-se, por fico normativa, que o mesmo tenha tido conhecimento da imputao. Trata-se, esta ltima, de uma exceo regra geral da citao pessoal, devendo ser utilizada subsidiariamente. No direito processual brasileiro, a citao pessoal feita por meio de mandado, expedido, via de regra, pelo juiz da causa. Diz-se via de regra, pois pode a citao ser levada a termo por carta precatria (art. 353, CPP), rogatria (art. 368) e de ordem (prevista nas leis de organizao judiciria e regimentos internos dos tribunais), resultando de um ato de cooperao jurisdicional.

2. (CESPE / PM-DF / 2010) A citao ato de comunicao processual por meio do qual se d cincia ao ru da ao ajuizada, para que ele venha integrar a www.pontodosconcursos.com.br 1

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO relao jurdica processual e nesta produza a sua defesa. Se verificar que o ru se oculta para no ser citado, o oficial de justia dever certificar a ocorrncia e proceder citao com hora certa, nos termos da legislao processual civil. GABARITO: CERTA COMENTRIOS: A citao o ato processual que tem por finalidade dar conhecimento ao ru da existncia da ao penal, do teor da acusao, bem como cientific-lo do prazo para apresentao de resposta escrita. Nos termos do art. 393 do CPP, o processo ter completada a sua formao quando realizada a citao do acusado. Art. 363. O processo ter completada a sua formao quando realizada a citao do acusado Do exposto, podemos perceber que o incio da questo est correto. Vamos agora analisar a segunda parte da afirmativa apresentada pela banca que trata da citao com hora certa: Com a alterao introduzida pela lei 11.719/08, o Cdigo de Processo Penal passa a contar com uma nova figura: a citao por hora certa. O novo artigo 362 do CPP dispe: Art. 362. Verificando que o ru se oculta para no ser citado, o oficial de justia certificar a ocorrncia e proceder citao com hora certa, na forma estabelecida nos arts. 227 a 229 da Lei no 5.869, de 11 de janeiro de 1973 - Cdigo de Processo Civil. Pargrafo nico. Completada a citao com hora certa, se o acusado no comparecer, ser-lhe- nomeado defensor dativo. Desse modo, conforme os referidos dispositivos do Cdigo de Processo Civil: Art. 227. Quando, por trs vezes, o oficial de justia houver procurado o ru em seu domiclio ou residncia, sem o encontrar, dever, havendo suspeita de ocultao, intimar a qualquer pessoa da famlia, ou em sua falta a qualquer vizinho, que, no dia imediato, voltar, a fim de efetuar a citao, na hora que designar. Art. 228. No dia e hora designados, o oficial de justia, independentemente de novo despacho, comparecer ao domiclio ou residncia do citando, a fim de realizar a diligncia.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO 1o Se o citando no estiver presente, o oficial de justia procurar informar-se das razes da ausncia, dando por feita a citao, ainda que o citando se tenha ocultado em outra comarca. 2o Da certido da ocorrncia, o oficial de justia deixar contraf com pessoa da famlia ou com qualquer vizinho, conforme o caso, declarando-lhe o nome. Art. 229. Feita a citao com hora certa, o escrivo enviar ao ru carta, telegrama ou radiograma, dando-lhe de tudo cincia.

3. (CESPE / OAB / 2009) O oficial de justia, ao verificar que o ru se oculta para no ser citado, deve certificar a ocorrncia e proceder citao com hora certa, na forma estabelecida no CPC. GABARITO: CERTA COMENTRIOS: Verificando que o ru se oculta para no ser citado, dever o oficial de justia proceder a citao por hora certa nos termos dos arts. 227 a 229 do CPC. De acordo com esses dispositivos, necessrio, inicialmente, que o oficial de justia tenha procurado o ru em seu domiclio ou residncia por pelo menos trs vezes, sem o encontrar.

4. (CESPE / TRE-GO / 2009) Comparecendo o oficial de justia por trs vezes na residncia do ru sem o encontrar e constatando que o ru se oculta para no ser citado, o oficial poder intimar qualquer pessoa da famlia ou, na falta desta, qualquer vizinho, cientificando-o de que no dia seguinte, voltar para efetuar a citao, marcando a hora para isso. Comparecendo na hora designada, o oficial poder dar por feita a citao, ainda que o citando no esteja em sua residncia. GABARITO: CERTA COMENTRIOS: A questo apresentada pela banca resume de forma correta a citao por hora certa.

5. (CESPE / OAB / 2007) So formas de citao do ru no processo penal: por mandado, por edital e por hora certa.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO GABARITO: CERTA COMENTRIOS: Essa questo, na poca, foi considerada errada, pois a citao por hora certa, at 2008, s era cabvel na esfera civil. Hoje, com a introduo da citao por hora certa no artigo 362 do CPP, podemos afirmar que a questo est correta.

6. (FCC / MPU Analista Processual / 2007 - Adaptada) A citao far-se- por hora certa quando se verificar que o ru se oculta para no ser citado. GABARITO: CERTA COMENTRIOS: Questo presente na ltima prova para Analista Processual do MPU. Na poca foi considerada incorreta, todavia, com a edio da lei n 11.719/2008 que incluiu a citao por hora certa no Cdigo de Processo Penal, podemos afirmar que a questo est correta.

7. (CESPE / DPE-AL / 2009) No mandado de segurana impetrado pelo MP contra deciso proferida em processo penal, obrigatria a citao do ru como litisconsorte passivo. GABARITO: CERTA COMENTRIOS: Presente os requisitos, qualquer ato que no comporte recurso poder ser impugnado por via do Mandado de Segurana, que tambm se aplica para, havendo recurso e o mesmo no possuindo o condo de suspender a deciso impugnada, fornecer-se, ope judice, tal efeito, fundamentando-se em dano de difcil ou impossvel reparao para a parte, se o recurso interposto possuir efeito meramente devolutivo. A Legitimidade Ativa da pessoa que encontra seu direito liquido e certo violado pelo ato, podendo tanto ser o Acusado, o Ofendido, o Ministrio Pblico ou algum terceiro estranho relao processual penal, mas que fora de modo reflexo atingido por um ato decisrio nele proferido. Ressalte-se que a parte dever ter capacidade postulatria, ou seja: no se tratando do Ministrio Pblico, quando seu membro possui capacidade postulatria, dever o Mandado de Segurana ser subscrito por Advogado devidamente constitudo e inscrito perante a OAB, diferena do Habeas Corpus onde qualquer individuo poder faz-lo. J a Legitimidade Passiva da Autoridade Coatora, necessariamente pessoa jurdica de direito pblico(a Administrao) ou particular investida no poder pblico(quem lhe faa s vezes), porquanto vedado impetrao do MS contra ato de particular. www.pontodosconcursos.com.br 4

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO Tal determinao em sede de processo penal no traz demais dificuldades, ante a exclusividade estatal na persecutio criminis, pois em todas as fases da mesma estaro sob o comando de uma autoridade pblica; Existindo, tambm, deve figurar na condio de litisconsorte passivo, a parte com a qual o impetrante litiga no processo penal, porquanto salvo rarssimas excees, a procedncia do mandamus representar inexoravelmente um gravame situao da parte adversa. Existe, inclusive smula recente do Pretrio Excelso, de nmero 701 que dispe de modo peremptrio que: "No Mandado de Segurana impetrado pelo Ministrio Pblico contra deciso proferida em sede de processo penal, obrigatria a citao do ru como litisconsorte passivo. Tal disposio tem por fim a observncia do principio constitucional do contraditrio, pois na maioria das vezes, a parte mais interessada na improcedncia do Mandado de Segurana no a autoridade tida por Coatora, mas sim a parte adversria do impetrante. Como exemplo temos o Mandado de Segurana impetrado pelo Ministrio Pblico visando concesso do efeito suspensivo do recurso interposto ante deciso favorvel ao Acusado, como uma concesso de liberdade provisria ou livramento condicional. obvio que em se julgando procedente o MS, impor-se- uma derrota ao Acusado e nada mais justo que sua faculdade de contestar tal pretenso adversria.

8. (CESPE / OAB / 2009) Tratando-se de processo penal, absoluta a nulidade por falta de intimao da expedio de precatria para inquirio de testemunha. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: Nos termos da smula 155 do STF, relativa a nulidade do processo criminal por falta de intimao da expedio de precatria para inquirio de testemunha.

9. (FCC / MPE-SE / 2009) NO constitui nulidade o julgamento de habeas corpus em segunda instncia, sem prvia intimao ou publicao de pauta. GABARITO: CERTA www.pontodosconcursos.com.br 5

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO COMENTRIOS: Nos termos da smula 431 do STF, nulo o julgamento de causa penal, em segunda instncia, sem prvia intimao, ou publicao da pauta, salvo em habeas corpus.

10. (FCC / DP-SP / 2009) Com relao aos efeitos da citao no processo penal, a citao vlida A) induz litispendncia, torna prevento o juzo, faz litigioso o fato imputado e completa a formao do processo. A prescrio interrompida pelo recebimento da denncia ou queixa. B) torna litigioso o fato imputado. Preveno, litispendncia, interrupo da prescrio e a formao da relao processual no dependem da citao. C) completa a formao do processo. Litispendncia, preveno, interrupo da prescrio e litigiosidade no dependem da citao. D) interrompe a prescrio. O fato sempre litigioso. A litispendncia e a preveno so definidas na distribuio. A relao processual se completa com o recebimento da denncia ou queixa. E) torna prevento o juzo. A formao da relao processual, a litispendncia, prescrio e litigiosidade no dependem da citao. GABARITO: C COMENTRIOS: Nos temos do art. 363 do CPP, o processo ter completada a sua formao quando realizada a citao do acusado. A preveno do juzo, no processo penal, ocorre antes da citao, com a prtica de ato processual anterior denncia ou queixa. Nos termos do art. 117 do Cdigo Penal, a citao no interrompe a prescrio. Art. 117 - O curso da prescrio interrompe-se: I - pelo recebimento da denncia ou da queixa; II - pela pronncia; III - pela deciso confirmatria da pronncia; IV - pela publicao da sentena ou acrdo condenatrios recorrveis; V - pelo incio ou continuao do cumprimento da pena; VI - pela reincidncia. www.pontodosconcursos.com.br 6

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO

Para a litispendncia, o ato relevante o da propositura da ao, e no o da citao. Por fim, a litigiosidade pode ocorrer anteriormente citao. Um exemplo o habeas corpus interposto contra o recebimento da denncia.

11. (CESPE / Juiz Substituto / 2008) A citao vlida torna prevento o juzo criminal, interrompe o curso do prazo prescricional e causa litispendncia. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS Como vimos, a citao vlida no encontra relao direta com a preveno, interrupo do curso do prazo prescricional e litispendncia.

12. (CESPE / OAB / 2007) Nos processos penal, efeito da citao vlida a interrupo da prescrio. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: No processo penal, a citao no tem o condo de interromper a prescrio.

13. (CESPE / TRE-GO / 2009) Estando o ru em liberdade, uma vez intimado por sentena condenatria, comea a fluir, nessa data, o prazo para a interposio do recurso, independentemente da intimao do advogado constitudo. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: A jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal no sentido de que o prazo para recurso do ru somente comea a correr, depois de sua intimao, bem como a de seu defensor, contando-se ele a partir da ltima que ocorrer. 14. (CESPE / TRE-GO / 2009) O ru que no for encontrado dever ser citado por edital, sendo imprescindvel a transcrio da denncia ou queixa ou que seja feito resumo dos fatos em que esta se baseia.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: A citao por edital a nica modalidade de citao ficta admitida no processo penal, sendo assim, caracteriza-se como exceo devendo ser interpretada de forma restrita, ou seja apenas nos casos de estrita impossibilidade de se encontrar o ru para que tome cincias dos fatos que lhe so imputados bem como oportunizar o direito de defesa. Nesse sentido imperioso se faz, apontar a lio de Pacelli de Oliveira sobre o que acima foi explanado: "A citao por edital, tambm conhecida por citao ficta, constitui expediente cujo objetivo seria impedir a paralisao da ao penal, quando no encontrado o acusado nos endereos disponveis. Guilherme Nucci salienta que o esgotamento dos meios de localizao do acusado: providncia indispensvel para validar a fictcia citao por edital. Se o acusado tiver vrios endereos nos autos, incluindo os constantes no inqurito, deve ser procurado em todos eles, sem qualquer exceo. Caso haja alguma referncia, feita por vizinho ou parente, de onde se encontra, tambm deve a ser procurado. Se possvel, ofcios de localizao devem ser expedidos, quando pertinentes Nesse sentido, decidiu o STJ que nula a citao por edital se no esgotadas as diligncias necessrias para o chamamento do ru, via mandado, em processo onde tem notcia de dois endereos (HC 7.967-SP). Tambm o STF manifestou-se proclamando que a citao por edital s cabvel, sob pena de nulidade, depois de esgotados os meios pessoais para encontrar-se o acusado (RHC 61.406-0-RJ, RT 586/403). Os requisitos do edital so praticamente os mesmos do mandado de citao, devendo contar, ainda, o prazo do edital, que ser contado do dia da publicao na imprensa, se houver, ou da sua afixao. Observe que o CPP no inclui dentre os requisitos a transcrio da denncia ou queixa: Art. 365. O edital de citao indicar: I - o nome do juiz que a determinar; II - o nome do ru, ou, se no for conhecido, os seus sinais caractersticos, bem como sua residncia e profisso, se constarem do processo; III - o fim para que feita a citao; IV - o juzo e o dia, a hora e o lugar em que o ru dever comparecer;

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO V - o prazo, que ser contado do dia da publicao do edital na imprensa, se houver, ou da sua afixao.

15. (CESPE / TRE-GO / 2009) Estando o ru em local incerto e no sabido, ser determinada a citao por edital, por prazo a ser fixado pelo juiz, entre 15 e 90 dias. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: Contraria o art. 361 do CPP que dispe: Art. 361. Se o ru no for encontrado, ser citado por edital, com o prazo de 15 (quinze) dias. Observao: Apesar de haver sido revogado o art. 363, I, do CPP, que tratava da hiptese de estar o ru em lugar inacessvel (Ex: guerra, enchente, epidemia), entende a doutrina majoritria e o CESPE que ele continua aplicvel. Este entendimento existe, pois permanece em vigor o art. 364 do CPP que regulamente o prazo do edital em tal situao e, principalmente, por aplicao analgica do Cdigo de Processo Civil, que, em seu art. 231, II, prev a citao por edital quando inacessvel o local em que se encontra o ru. Para este caso, nos termos do art. 364 do CPP, o prazo do edital ser fixado pelo magistrado entre 15 e 90 dias, dependendo do caso. Art. 364. No caso do artigo anterior, no I, o prazo ser fixado pelo juiz entre 15 (quinze) e 90 (noventa) dias, de acordo com as circunstncias [...].

16. (VUNESP / DP-MS / 2008) Leia as afirmaes quanto ao acusado no processo penal brasileiro. I. O acusado, na relao jurdica processual, pode ser chamado de sujeito do processo. II. O acusado possui direitos no processo penal, entre eles: de ser processado e julgado por autoridade competente, assistncia jurdica gratuita no caso de no www.pontodosconcursos.com.br 9

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO dispor de recursos e de no ser submetido identificao criminal, quando civilmente identificado. III. O acusado ser declarado revel e ter seu processo suspenso, sempre que no seja encontrado para a citao pessoal. Est correto o contido em A) I e II, apenas. B) I e III, apenas. C) II e III, apenas. D) I, II e III. GABARITO: A COMENTRIOS: Nessa questo, as assertivas I e II no geram dvidas, pois o acusado considerado um sujeito do processo e est sujeito a diversas garantias constitucionais, conforme apresentado na assertiva II. Vamos agora analisar a assertiva III: Estabelece o art. 367 que: Art. 367. O processo seguir sem a presena do acusado que, citado ou intimado pessoalmente para qualquer ato, deixar de comparecer sem motivo justificado, ou, no caso de mudana de residncia, no comunicar o novo endereo ao juzo. Do texto legal, retira-se que no caso de citao pessoal, caso no comparea o ru, o processo seguir normalmente.

17. (CESPE / OAB / 2007) O processo e o curso do prazo prescricional ficaro suspensos no caso do ru que, citado por edital, no comparecer ao interrogatrio nem constituir advogado. GABARITO: CERTA COMENTRIOS: No caso de citao por edital, caso o ru no comparea e no constitua defensor, ficar suspenso o curso do processo. Veja:

www.pontodosconcursos.com.br

10

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO Art. 366. Se o acusado, citado por edital, no comparecer, nem constituir advogado, ficaro suspensos o processo e o curso do prazo prescricional [...].

18. (CESPE / Juiz Substituto / 2008) O ru ser considerado revel se, apesar de pessoalmente citado, deixar de comparecer injustificadamente, sendo que o processo seguir sem a sua presena e haver confisso ficta. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: correto afirmar que o processo seguir sem a presena do acusado que, citado ou intimado pessoalmente para qualquer ato, deixar de comparecer sem motivo justificado. Ocorre, entretanto, que, ao contrrio do que ocorre no processo civil, a revelia penal no implica presuno de veracidade dos fatos contidos na pea inicial acusatria. Assim, como decorrncia do princpio da verdade real, a acusao continua a ter o nus da prova em relao ao fato imputado ao ru.

19. (CESPE / Juiz Substituto / 2008) vlida a citao, por edital, de ru preso na mesma unidade da Federao em que o juiz exerce a sua jurisdio. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: Contraria a smula 351 do STF que dispe que nula a citao por edital de ru preso na mesma unidade da federao em que o juiz exerce a sua jurisdio.

20. (FCC / MPU Analista Processual / 2007 - Adaptada) vlida a citao por edital de ru preso na mesma unidade da Federao em que o juiz exerce a sua jurisdio, desde que seja posteriormente interrogado. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: Essa questo, presente na ltima prova para Analista Processual do MPU, exige o conhecimento da smula n 351 do STF segundo a qual nula a citao por edital de ru preso na mesma unidade da federao em que o juiz exerce a sua jurisdio. www.pontodosconcursos.com.br 11

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO

21. (CESPE / Juiz Substituto / 2008) O acusado que, citado por edital, no comparecer nem constituir advogado ter seu processo suspenso, bem como interrompido o curso do prazo prescricional, devendo o juiz determinar a produo antecipada das provas consideradas urgentes e a priso preventiva. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: Questo tpica do CESPE que, apesar de no apresentar grandes dificuldades, acaba confundindo candidatos bem preparados. A redao do art. 366 do CPP leciona que: Art. 366. Se o acusado, citado por edital, no comparecer, nem constituir advogado, ficaro suspensos o processo e o curso do prazo prescricional, podendo o juiz determinar a produo antecipada das provas consideradas urgentes e, se for o caso, decretar priso preventiva, nos termos do disposto no art. 312. Observe que o texto legal trata da SUSPENSO da prescrio e no na interrupo.

22. (CESPE / Juiz Substituto / 2008) A falta da citao estar sanada desde que o acusado comparea, antes de o ato consumar-se, embora declare que o faz para o nico fim de argi-la. Contudo, o juiz ordenar o adiamento do ato, quando reconhecer que a irregularidade poder prejudicar direito da parte. GABARITO: CERTA COMENTRIOS: Reproduz o art. 570 do CPP que dispe: Art. 570. A falta ou a nulidade da citao, da intimao ou notificao estar sanada, desde que o interessado comparea, antes de o ato consumar-se, embora declare que o faz para o nico fim de argi-la. O juiz ordenar, todavia, a suspenso ou o adiamento do ato, quando reconhecer que a irregularidade poder prejudicar direito da parte.

23. (CESPE / OAB / 2007 - Adaptada) O processo prosseguir sem a presena do ru que se oculta para no ser citado, desde que certificado pelo oficial de justia. www.pontodosconcursos.com.br 12

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO

GABARITO: CERTA COMENTRIOS: O art. 362, pargrafo nico do Cdigo de Processo Penal dispe que, completada a citao por hora cera, se o acusado no comparece, ser-lhe- nomeado defensor dativo. Em outras palavras, a ao penal no ficar suspensa. Veja o texto legal: Art. 362 [...] Pargrafo nico. Completada a citao com hora certa, se o acusado no comparecer, ser-lhe- nomeado defensor dativo. No regime anterior edio da lei n 11.719/2008, o ru que estivesse se ocultando seria citado por edital e, por conseqncia, a ao penal seria suspensa se ele no comparecesse em juzo.

24. (CESPE / Juiz Substituto / 2007) Se o ru teve integral cincia do fato delituoso que lhe imputado, inclusive nomeando advogado na fase do inqurito, dispensa-se sua citao por ocasio do recebimento da denncia. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: Caso a denncia seja aceita, o ru deve ser citado. o que garante o art. 396 do CPP: Art. 396. Nos procedimentos ordinrio e sumrio, oferecida a denncia ou queixa, o juiz, se no a rejeitar liminarmente, receb-la- e ordenar a citao do acusado para responder acusao, por escrito, no prazo de 10 (dez) dias.

25. (NCE / MPE-RJ / 2007) Quando o ru estiver fora do territrio da jurisdio do juiz processante, ser citado mediante carta precatria. GABARITO: CERTA

www.pontodosconcursos.com.br

13

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO COMENTRIOS: A alternativa reproduz o art. 353 do CPP que versa sobre a precatria. Aproveito para apresentar tambm o art. 354 que define as informaes que devero constar no citado documento. Observe: Art. 353. Quando o ru estiver fora do territrio da jurisdio do juiz processante, ser citado mediante precatria. Art. 354. A precatria indicar: I - o juiz deprecado e o juiz deprecante; II - a sede da jurisdio de um e de outro; Ill - o fim para que feita a citao, com todas as especificaes; IV - o juzo do lugar, o dia e a hora em que o ru dever comparecer.

26. (NCE / MPE-RJ / 2007) As cartas precatrias ostentam a caracterstica de itinerantes. GABARITO: CERTA COMENTRIOS: Estando o acusado em lugar conhecido, porm em territrio fora da jurisdio do juiz processante, dever ser citado por meio de carta precatria. isso o que determina o artigo 353 do CPP. Depreende-se do artigo 355, caput, do mesmo diploma legal que a citao por precatria feita, em ltima anlise, por meio de mandado, que ser expedido pelo juzo deprecado. Nesse diapaso, dever o ato preencher os requisitos intrnsecos e extrnsecos anteriormente (arts. 352 e 357, CPP), alm das formalidades especficas constantes no artigo 354, que consistem na indicao do juiz deprecado e do juiz deprecante (inciso I), da sede da jurisdio de um e de outro (inciso II), do fim para que feita a citao, com todas as especificaes (inciso III) e do juzo do lugar, do dia e da hora em que o ru dever comparecer (inciso IV). O juiz deprecante, portanto, solicita ao juiz deprecado - num ato de cooperao jurisdicional - a expedio do competente mandado de citao ao acusado que se encontre na jurisdio deste. Cumprida a precatria, ela devolvida ao juiz de origem. possvel, contudo, que o acusado no esteja mais no territrio de competncia do juiz deprecado, tendo-se mudado para outra rea de jurisdio. Nesses casos, sempre atento ao prazo mnimo de 24 horas entre a citao e a data do interrogatrio, dever o juiz deprecado encaminhar a precatria para ser cumprida pelo juiz em cujo territrio se encontra o acusado. Essa a chamada precatria itinerante, cuja previso legal encontra-se no 1 do artigo 355 do CPP: www.pontodosconcursos.com.br 14

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO

Art. 355. A precatria ser devolvida ao juiz deprecante, independentemente de traslado, depois de lanado o "cumpra-se" e de feita a citao por mandado do juiz deprecado. 1o Verificado que o ru se encontra em territrio sujeito jurisdio de outro juiz, a este remeter o juiz deprecado os autos para efetivao da diligncia, desde que haja tempo para fazer-se a citao. No havendo tempo hbil para o cumprimento da precatria ou na hiptese de ter o acusado retornado ao territrio do juiz deprecante ou, ainda, verificando-se que o ru se oculta para no ser citado (art. 355, 2, CPP), o juiz deprecado, certificado os motivos, restituir a precatria origem para as providncias cabveis. Autoriza ainda o CPP que, em caso de urgncia, seja a precatria expedida por via telegrfica, na forma prescrita no artigo 356.

27. (NCE / MPE-RJ / 2007) Se o acusado, citado por edital, no comparecer, nem constituir advogado, ficaro suspensos o processo e o curso do prazo prescricional. GABARITO: CERTA COMENTRIOS: Exige do candidato o conhecimento do art. 366 do CPP que dispe: Art. 366. Se o acusado, citado por edital, no comparecer, nem constituir advogado, ficaro suspensos o processo e o curso do prazo prescricional, podendo o juiz determinar a produo antecipada das provas consideradas urgentes e, se for o caso, decretar priso preventiva, nos termos do disposto no art. 312.

28. (NCE / MPE-RJ / 2007) Se o ru estiver preso, ser requisitada, para sua citao, a sua apresentao em juzo, no dia e hora designados. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: Nos termos do art. 360, se o ru estiver preso, ser ele pessoalmente citado. Esta citao ocorrer no local em que o preso est e no atravs do comparecimento do encarcerado em juzo. www.pontodosconcursos.com.br 15

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO

29. (FCC / Analista Judicirio / 2007) Tcio est residindo na Frana, mas em endereo desconhecido. Nesse caso, a sua citao far-se- por A) edital. B) carta rogatria. C) carta precatria. D) carta com aviso de recebimento. E) hora certa no respectivo consulado. GABARITO: A COMENTRIOS: A atual redao do artigo 368 do CPP preconiza que: Art. 368. Estando o acusado no estrangeiro, em lugar sabido, ser citado mediante carta rogatria, suspendendo-se o curso do prazo de prescrio at o seu cumprimento. (grifei) Segundo orienta o artigo 783 do CPP: Art. 783. As cartas rogatrias sero, pelo respectivo juiz, remetidas ao Ministro da Justia, a fim de ser pedido o seu cumprimento, por via diplomtica, s autoridades estrangeiras competentes. Decorre, portanto, de um ato de cooperao internacional e, como tal, dever ser dirigido, pelas vias diplomticas, s autoridades estrangeiras competentes. Lembra-nos Guilherme Nucci que em pases que no cumprem rogatria, a citao dever ser feita por edital, assim como nos casos em que o estrangeiro reside em local no sabido.

30. (FCC / MPU Analista Processual / 2007 - Adaptada) A citao do militar farse- por intermdio do chefe do respectivo servio. GABARITO: C

www.pontodosconcursos.com.br

16

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO COMENTRIOS: O artigo 358 do CPP estabelece que a citao do militar far-se- por intermdio do chefe do respectivo servio. Guilherme Nucci justifica tal providncia tendo em vista o resguardo das dependncias militares, bem como da hierarquia e da disciplina inerentes conduta militar. Art. 358. A citao do militar far-se- por intermdio do chefe do respectivo servio. Na citao do militar, portanto, o oficial de justia no ir ao quartel procura do acusado. O juiz, preservando a intangibilidade da rea militar, no expedir um mandado, mas apenas um ofcio diretamente ao superior do acusado, que o far chegar ao destinatrio, dando-lhe cincia de todos os termos do ato citatrio. Para tanto, dever o ofcio encaminhado conter todos os requisitos do mandado, evitando-se, assim, qualquer prejuzo defesa. Regra geral, o militar superior comunica ao juiz que autorizou o comparecimento do subordinado no dia e hora marcados. Assevera Mirabete que se for comprovado que no houve tal autorizao, a citao no vlida, devendo ser expedido um outro ofcio. Se o militar estiver em territrio no afeto ao exerccio jurisdicional do juiz da causa, dever ser expedida carta precatria, solicitando-se ao juiz deprecado que expea o ofcio requisitrio. Caso o superior hierrquico informe que o militar se encontre em lugar incerto e no sabido, caber a citao por edital.

31. (CESPE / Juiz substituto / 2007) O funcionrio pblico ser citado atravs de ofcio enviado ao superior hierrquico. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: O funcionrio pblico ser citado regularmente por mandado. Contudo, visando a evitar que a falta do mesmo traga graves danos ao servio pblico e tambm no intuito de que seu chefe superior possa substituir o funcionrio quando de sua ausncia, preceitua o artigo 359 do CPP que: Art. 359. O dia designado para funcionrio pblico comparecer em juzo, como acusado, ser notificado assim a ele como ao chefe de sua repartio. Note-se que h dupla exigncia: mandado para o funcionrio pblico e ofcio requisitrio sua chefia. De acordo com Nucci, "faltando um dos dois, no est o www.pontodosconcursos.com.br 17

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO funcionrio obrigado a comparecer, nem pode padecer das conseqncias de sua ausncia, como a revelia". Mirabete afirma que se o funcionrio estiver afastado do cargo, temporria (frias, licena, suspenso, etc.) ou definitivamente (aposentadoria, exonerao, etc.), no ser necessria a comunicao ao superior hierrquico.

32. (FCC / MPU Analista Processual / 2007 - Adaptada) A declarao de aceitao ou recusa da contraf no precisa constar da certido do oficial de justia. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: Contraria o art. 357, II do CPP que dispe: Art. 357. So requisitos da citao por mandado: I - leitura do mandado ao citando pelo oficial e entrega da contraf, na qual se mencionaro dia e hora da citao; II - declarao do oficial, na certido, da entrega da contraf, e sua aceitao ou recusa.

33. (FCC / TJ-PI / 2009) So pressupostos comuns a todos os recursos: A) Oportunidade, indivisibilidade, unirrecorribilidade. B) Possibilidade jurdica, interesse de agir, indesistibilidade. C) Previso legal, forma prescrita em lei e tempestividade. D) Formalidade, publicidade e oficialidade. E) Iniciativa das partes, impulso oficial e publicidade. GABARITO: C COMENTRIOS: So pressupostos comuns a todos os recursos: Cabimento: o recurso deve estar previsto em lei. Adequao: o recurso deve ser adequado deciso que se pretende impugnar. Todavia, tal regra no se apresenta como absoluta, pois, por fora do princpio www.pontodosconcursos.com.br 18

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO da fungibilidade dos recursos, tambm chamado de teoria do recurso indiferente, salvo a hiptese de m-f, a parte no ser prejudicada pela interposio de um recurso por outro (art. 579). Tempestividade: o recurso deve ser interposto dentro do prazo previsto em lei. Os prazos recursais so fatais, contnuos e peremptrios, no se interrompendo por frias, domingo ou feriado (art. 798). No processo penal, em regra, o prazo de 05 (cinco) dias, embora existam variaes, como, por exemplo: embargos de declarao (02 dias), carta testemunhvel (48 horas), embargos infringentes (10 dias), recurso extraordinrio e especial (15 dias). Obs. 1: a Lei n 9.800/1999 passou a permitir que as partes utilizem o sistema de transmisso de dados e imagens do tipo fac-smile para a prtica de atos processuais que dependam de petio. O que deve ser considerado na aferio da tempestividade do recurso a data de envio do fax. Os originais podem ser protocolados at cinco dias depois do trmino do prazo para recorrer. Obs. 2: no se tem por vlida a interposio de recurso pelo sistema fac-smile, ainda que, no prazo legal, quando a transmisso se d fora do horrio de atendimento ao pblico e por meio de equipamento no destinado a esse fim (STF, HC 94.528/ES, DJ 27.03.2009, Informativo 536). Regularidade: o recurso deve ser interposto com a observncia das formalidades legais. O recurso ser interposto por petio ou por termo nos autos, assinado pelo recorrente ou por seu representante. No sabendo ou no podendo o ru assinar o nome, o termo ser assinado por algum, a seu rogo, na presena de duas testemunhas (art. 578). Preparo: a falta do pagamento das custas, nos prazos fixados em lei ou marcados pelo juiz, importar desero do recurso interposto (art. 806, 2). Tal regra aplica-se apenas aos casos de ao penal privada, pois, nas aes penais pblicas, o Ministrio Pblico no est sujeito ao pagamento de custas. No que diz respeito ao recurso da defesa, em face dos princpios constitucionais da presuno de inocncia e da ampla defesa, a interposio de recurso nas aes penais pblicas no est sujeita desero por falta de preparo (STJ, HC 91.097/MA, DJ 06.04.2009).

34. (FCC / Analista Judicirio / 2007) So pressupostos subjetivos dos recursos: A) legitimidade e adequao. B) cabimento e tempestividade. C) interesse jurdico e legitimidade para recorrer. www.pontodosconcursos.com.br 19

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO D) prequestionamento e adequao. E) cabimento e interesse jurdico. GABARITO: C COMENTRIOS: So pressupostos subjetivos dos recursos: Legitimidade para recorrer: so legitimados para recorrer (art. 577): I) Em relao acusao: o Ministrio Pblico e o querelante;

II) Em relao defesa: o ru (pessoalmente), o procurador do ru (advogado munido de procurao) e o defensor (nomeado pelo juzo) Obs.: quanto ao assistente do Ministrio Pblico, cabe a chamada legitimidade restrita, segundo a qual o assistente s poder recorrer nos casos expressamente previstos em lei ou definidos pela jurisprudncia. Exemplos: I) 1); II) III) Recurso em sentido estrito contra extino da punibilidade (art. 584,

Apelao contra a impronncia (arts. 416 e 598); Apelao da sentena condenatria ou absolutria (art. 598);

IV) Recursos extraordinrio e especial contra acrdo que declarar ou ratificar a extino da punibilidade (STF, Smula 210 e art. 584, 1); V) Recursos extraordinrio e especial contra acrdo que despronunciar ou ratificar a impronncia do acusado (STF, Smula 210). Interesse: no se admitir recurso da parte que no tiver interesse na reforma ou modificao da deciso (art. 577, pargrafo nico).

35. (CESPE / TJ-PA / 2009) O princpio da fungibilidade autoriza o juzo a receber o recurso equivocadamente interposto como se fosse o adequado.

www.pontodosconcursos.com.br

20

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO GABARITO: CERTA COMENTRIOS: Por fora do princpio da fungibilidade dos recursos, tambm chamado de teoria do recurso indiferente, salvo a hiptese de m-f, a parte no ser prejudicada pela interposio de um recurso por outro (art. 579). Obs.: se o juiz, desde logo, reconhecer a impropriedade do recurso interposto pela parte, mandar process-lo de acordo com o rito do recurso cabvel (art. 579, pargrafo nico).

36. (CESPE/MPE-RN/ 2009) Aos Defensores Pblicos concedido prazo em dobro para a interposio dos recursos criminais. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: Os defensores pblicos gozam de prazo em dobro para interpor recurso (Lei n 1.060/1950, art. 5, 5, e LC n 80/1994, art. 44).

37. (MPE-SE / 2009) Cabe recurso em sentido estrito contra a deciso que indeferir requerimento de priso preventiva. GABARITO: CERTA COMENTRIOS: O recurso em sentido estrito, embora se destine a impugnar decises interlocutrias, limita-se o seu cabimento aos casos expressamente previstos em lei. Todavia, a legislao processual penal no estranha interpretao extensiva devido lacuna da lei. Assim, admite-se a utilizao do recurso em sentido estrito em face de uma deciso interlocutria que se enquadre nas hipteses do art. 581, a despeito da linguagem restrita do rol no elencar explicitamente o caso (STJ, HC 60.624/MS, DJ 07.04.2008). Caber recurso, no sentido estrito, da deciso, despacho ou sentena:

Que no receber a denncia ou a queixa; Que concluir pela incompetncia do juzo; Que julgar procedentes as excees, salvo a de suspeio; Que pronunciar o ru; Que conceder, negar, arbitrar, cassar ou julgar inidnea a fiana, indeferir requerimento de priso preventiva ou revog-la, conceder liberdade provisria ou relaxar a priso em flagrante; Que julgar quebrada a fiana ou perdido o seu valor; www.pontodosconcursos.com.br 21

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO

Que decretar a prescrio ou julgar, por outro modo, extinta a punibilidade; Que indeferir o pedido de reconhecimento da prescrio ou de outra causa extintiva da punibilidade; Que conceder ou negar a ordem de habeas corpus; Que anular o processo da instruo criminal, no todo ou em parte; Que incluir jurado na lista geral ou desta o excluir; Que denegar a apelao ou a julgar deserta; Que ordenar a suspenso do processo, em virtude de questo prejudicial; Que decidir sobre a unificao de penas; Que decidir o incidente de falsidade.

38. (Promotor / 2009) Caber recurso em sentido estrito contra a deciso que receber a denncia ou queixa. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: Caber recurso, no sentido estrito, da deciso, despacho ou sentena que no receber a denncia ou a queixa. Cabe ressaltar que regra geral no cabe recurso da deciso em que se recebe a denncia ou a queixa. Entretanto, pode existir um constrangimento ilegal sanvel pela via do habeas corpus (denncia em que no se narra fato tpico, fato em que ocorreu a extino da punibilidade, ausncia de condio de procedibilidade etc.).

39. (Promotor / 2008) Da deciso judicial que determina o arquivamento de autos de inqurito policial, a pedido do Ministrio Pblico, cabe recurso em sentido estrito. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: Da deciso judicial que, acolhendo manifestao do Ministrio Pblico, ordena o arquivamento de inqurito policial, no cabe recurso (STJ, RMS 24.328/PR, DJ 10.03.2008).

40. (Promotor / 2008) Cabe recurso em sentido estrito da deciso que nega a fiana e da que indefere pedido de revogao da priso preventiva. www.pontodosconcursos.com.br 22

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO

GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: O art. 581, V, dispe: Art. 581. Caber recurso, no sentido estrito, da deciso, despacho ou sentena: [...] V - que conceder, negar, arbitrar, cassar ou julgar inidnea a fiana, indeferir requerimento de priso preventiva ou revog-la, conceder liberdade provisria ou relaxar a priso em flagrante; Assim, como a lista apresentada no art. 581 taxativa, no cabe recurso da deciso que decretar a priso preventiva ou indeferir o pedido de liberdade provisria ou relaxamento da priso. A deciso que revoga a priso preventiva por excesso de prazo, no equivale concesso da liberdade provisria; logo tambm irrecorrvel.

41. (Promotor / 2008) No cabe recurso em sentido estrito da deciso que admitir ou no admitir o assistente de acusao. GABARITO: CERTA COMENTRIOS: A questo exige o conhecimento do art. 273 do CPP. Observe o texto legal: Art. 273. Do despacho que admitir, ou no, o assistente, no caber recurso, devendo, entretanto, constar dos autos o pedido e a deciso.

42. (CESPE / TJ-PA / 2009) O recurso de embargos infringentes cabvel quando for unnime a deciso de segunda instncia, desfavorvel ao ru. GABARITO: CERTA COMENTRIOS: Os embargos infringentes so recursos oponveis contra deciso no unnime de segunda instncia, desde que desfavorvel ao ru. Nesse contexto, caracterizam-se como recursos exclusivos da defesa. www.pontodosconcursos.com.br 23

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO Seu cabimento ocorrer somente quando se tratar de acrdo que se refira a julgamento de recurso em sentido estrito ou de apelao. 43. (CESPE / Juiz Substituto / 2007) Os embargos infringentes devero ser opostos no prazo de 05 (cinco) dias, contados da publicao do acrdo embargado, apenas por petio, no se admitindo termo. GABARITO: CERTA COMENTRIOS: Nos termos do pargrafo nico do art. 609, os embargos infringentes devero ser opostos no prazo de 10 (dez) dias, contados da publicao do acrdo embargado, apenas por petio, no se admitindo termo.

44. (CESPE / TJ-PA / 2009) A deciso que deixa de receber a denncia, ofertada por crime de roubo, pode ser atacada por apelao. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: A questo est incorreta, pois, nos termos do art. 581, I, para a deciso que deixa de receber a denncia cabe RECURSO EM SENTIDO ESTRITO. A apelao destina-se a levar segunda instncia o julgamento de matria decidida pelo juiz de primeiro grau, em regra, em sentenas definitivas ou com fora de definitivas. As hipteses de cabimento da apelao encontram-se no art. 593 do CPP nos seguintes termos: Art. 593. Caber apelao no prazo de 5 (cinco) dias: I - das sentenas definitivas de condenao ou absolvio proferidas por juiz singular; II - das decises definitivas, ou com fora de definitivas, proferidas por juiz singular nos casos no previstos no Captulo anterior; III - das decises do Tribunal do Jri, quando: a) ocorrer nulidade posterior pronncia; b) for a sentena do juiz-presidente contrria lei expressa ou deciso dos jurados; c) houver erro ou injustia no tocante aplicao da pena ou da medida de segurana; www.pontodosconcursos.com.br 24

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO d) for a deciso dos jurados manifestamente contrria prova dos autos. 45. (CESPE / MPE-SE / 2009) Contra a deciso de impronncia cabe o recurso de apelao. GABARITO: CERTA COMENTRIOS: Nos crimes afetos ao Tribunal do Juri, ao final da instruo preliminar, abrem-se ao juiz as seguintes alternativas: (a) pronncia; (b) impronncia; (c) absolvio sumria; e (d) desclassificao. So as mesmas alternativas que se apresentavam ao juiz antes da reforma promovida pela Lei n. 11.689/08. Entretanto, com o advento da nova lei, quando o juiz impronuncia o ru (no est convencido da materialidade do fato ou da existncia de indcios suficientes de autoria), o recurso cabvel contra essa deciso a apelao. Antes da entrada em vigor da Lei 11.689/08, o recurso adequado era o recurso em sentido estrito.

46. (CESPE / TJ-PA / 2009) O recurso de apelao deve ser interposto somente por petio. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: O recurso de apelao pode ser interposto por petio ou por termo nos autos.

47. (CESPE / OAB-SP / 2009) Assinale a opo que representa, segundo o CPP, recurso cujas razes podem ser apresentadas, posteriormente interposio do recurso, na instncia superior. A) embargos de nulidade B) embargos de declarao C) apelao www.pontodosconcursos.com.br 25

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO D) carta testemunhvel GABARITO: C COMENTRIOS: Nos termos do art. 600 do CPP, na apelao, as razes podem ser apresentadas, posteriormente a interposio do recurso, na instncia superior. A fim de que voc relembre, apresento abaixo o rito procedimental cabvel para a apelao. Processamento:

1. Aps a interposio da apelao, esta ser encaminhada ao juiz a quo a fim de


que seja procedido o controle de admissibilidade com base nos pressupostos recursais (subjetivos e objetivos).

2. Caso denegada a apelao, ter cabimento o recurso em sentido estrito, a fim de


contestar a denegao.

3. Caso aceita a apelao, devero ser notificados o apelante e o apelado para, no


prazo de 08 (oito) dias, apresentarem suas razes e contrarrazes, respectivamente. Cabe ressaltar que, no caso de contraveno penal, o prazo ser de 03 (trs) dias (art. 600, caput).

4. Se houver assistente, este arrazoar, no prazo de 03 (trs) dias, aps o


Ministrio Pblico (art. 600, 1).

5. Se a ao penal for privada, o Ministrio Pblico oferecer suas razes aps o


querelante, no prazo de 03 (trs) dias.

6. Findos os prazos para razes, os autos sero remetidos instncia superior,


com as razes ou sem elas, no prazo de 05 (cinco) dias, salvo as situaes em que a comarca no sede de Tribunal de apelao e, portanto, deve ficar traslado dos termos essenciais do processo em cartrio por razo da distncia. Nesses casos, o prazo ser de 30 (trinta) dias.

48. (CESPE/MPE-RN/ 2009) O prazo para a interposio de agravo contra deciso do juiz da execuo penal de cinco dias. GABARITO: CERTA www.pontodosconcursos.com.br 26

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO COMENTRIOS: Nos termos da smula n 700 do STF, de cinco dias o prazo para interposio de agravo contra deciso do juiz da execuo penal.

49. (FCC / Promotor MPE-CE / 2008) Dar-se- carta testemunhvel da deciso que denegar o recurso ou obstar o seu seguimento, bem como de atos que implicarem na inverso tumulturia do processo. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: O incio da questo est correto, pois a carta testemunhvel o instrumento pelo qual a parte, a quem se denegue a interposio ou o seguimento de algum recurso, leva a questo ao conhecimento do juzo ad quem, para que este mande admitir ou subir o mesmo recurso ou dele conhea imediatamente, julgando o mrito. A carta testemunhvel apresenta as seguinte caractersticas: modalidade de recurso residual, ou seja, s ser cabvel na ausncia de qualquer outra via recursal; cabvel, unicamente, quando obstado ou negado seguimento a recursos cujos julgamentos sejam de competncia da instncia superior; dirigida, na interposio, ao escrivo, diretor de secretaria ou secretrio da presidncia do Tribunal (art. 640); No possui efeito suspensivo (art. 646).

Cabimento: ser cabvel a carta testemunhvel da deciso que: No receber recurso na fase do juzo de admissibilidade; Admitindo o recurso, obstar a sua expedio ao juzo ad quem.

Ocorre que o final da questo esta incorreto, pois a correio parcial que destina-se a corrigir erro ou abuso que importe inverso tumulturia dos atos e frmulas de ordem legal do processo na ausncia de recurso especfico. Embora no previsto no CPP, este recurso ou medida administrativa tem sido admitido pela doutrina e pela jurisprudncia, diante de sua longa e ininterrupta utilizao atravs dos tempos. Sua regulamentao, geralmente, est nos regimentos internos dos tribunais. Cabe correio parcial contra atos do juiz que tumultuem o processo, em prejuzo da parte, quando no houver, no caso, um recurso especfico, como na www.pontodosconcursos.com.br 27

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO paralisao injustificada do processo, ou no indeferimento de pedido do Ministrio Pblico para o retorno do inqurito delegacia para diligncias. A correio parcial no tem efeito suspensivo e o prazo de interposio de 5 dias. O processamento o do agravo de instrumento. Alm da reforma do ato impugnado, pode a correio parcial ensejar medidas administrativas contra o juiz.

50. (FCC / Promotor MPE-CE / 2008) No poder o acusado apelar sem recolherse priso, ou prestar fiana, salvo se for primrio e de bons antecedentes, assim reconhecido na sentena condenatria, ou condenado por crime de que se livre solto. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: Preceituava o artigo 594 do Cdigo de Processo Penal, com a redao determinada pela Lei 5.941, de 22 de novembro de 1973, que o ru no poder apelar sem recolher-se priso, ou prestar fiana, salvo se for primrio e de bons antecedentes, assim reconhecido na sentena condenatria, ou condenado por crime de que se livre solto. Tal dispositivos h tempos j no era aceito pela jurisprudncia e, em 2008, com o advento da lei n 11.719/2008, foi retirado de nosso ordenamento jurdico.

51. (FCC / Promotor MPE-CE / 2008) Poder ser pedida a reviso criminal, no caso de morte do ru, pelo cnjuge, ascendente, descendente ou irmo, em qualquer tempo, antes da extino da pena ou aps. GABARITO: CERTA COMENTRIOS: Est de acordo com o art. 623 do CPP que dispe: Art. 623. A reviso poder ser pedida pelo prprio ru ou por procurador legalmente habilitado ou, no caso de morte do ru, pelo cnjuge, ascendente, descendente ou irmo. 52. (FCC / Promotor MPE-CE / 2008) Podero ser opostos embargos de declarao contra acrdos proferidos pelos Tribunais de Apelao, cmaras ou turmas, no prazo de cinco dias contados da sua publicao.

www.pontodosconcursos.com.br

28

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: Aos acrdos proferidos pelos Tribunais de Apelao, cmaras ou turmas, podero ser opostos embargos de declarao, quando houver, na deciso, ambiguidade, obscuridade, contradio ou omisso. pacfico o entendimento no sentido de que a possibilidade de atribuio de efeitos infringentes ou modificativos a embargos de declarao somente sobrevm como resultado da presena de omisso, obscuridade ou contradio a serem corrigidas no acrdo embargado (STJ, Pet 4.284/RJ, DJ 15.03.2010). Os embargos sero opostos no prazo de 02 (dois) dias, contados da publicao do acrdo embargado, apenas por petio, no se admitindo termo.

53. (CESPE / PC-RR / 2004) Quando se destina a afastar constrangimento ilegal liberdade de locomoo j existente, o habeas corpus denominado de liberatrio ou repressivo. GABARITO: CERTA COMENTRIOS: Segundo o texto constitucional, conceder-se- habeas corpus sempre que algum sofrer ou se achar ameaado de sofrer violncia ou coao em sua liberdade de locomoo, por ilegalidade ou abuso de poder (CF/1988, art. 5, LXVIII). O habeas corpus pode ser das seguintes espcies: 1. Liberatrio Tambm chamado de repressivo, destinado a afastar constrangimento ilegal liberdade de locomoo j existente. Consubstancia-se numa ordem expedida pelo juiz ou Tribunal competente, determinando a imediata cessao do constrangimento. Neste caso, concedida a ordem, ser expedido o alvar de soltura. 2. Preventivo: Tem por fim proteger o indivduo contra constrangimento ilegal que esteja na iminncia de sofrer.

54. (CESPE / INSS / 2009) Admite-se impetrao de habeas corpus contra um hospital particular que prive um paciente do seu direito de liberdade de locomoo. GABARITO: CERTA www.pontodosconcursos.com.br 29

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO COMENTRIOS: O habeas corpus deve ser impetrado contra aquele que exerce a violncia, coao ou ameaa (art. 654, 1, a). Normalmente, trata-se de autoridade pblica. Todavia, tambm se admite a possibilidade de impetrao contra ato de particular. Exemplo: incabvel a internao forada de pessoa maior e capaz sem que haja justificativa proporcional e razovel para a constrio da paciente. Ainda que se reconhea o legtimo dever de cuidado e proteo dos pais em relao aos filhos, a internao compulsria de filha maior e capaz, em clnica para tratamento psiquitrico, sem que haja efetivamente diagnstico nesse sentido, configura constrangimento ilegal (STJ, HC 35.301/RJ, DJ 13.09.2004).

55. (CESPE / Promotor de Justia / 2009 - Adaptada) cabvel habeas corpus contra a deciso que inadmitir o trmite dos recursos extraordinrio e especial, a despeito do cabimento do recurso de agravo de instrumento. Eventual cabimento de recurso criminal no impede a impetrao do writ. GABARITO: CERTA COMENTRIOS: Reproduz texto do HC 97.293/SP, julgado pelo STF em 26.06.2009 e explanado no Informativo 551 do STF.

56. (CESPE / Juiz substituto / 2009) Compete originariamente ao Supremo Tribunal Federal o julgamento de habeas corpus contra deciso de Turma Recursal de Juizados Especiais Criminais. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: O texto apresentado na questo reproduz a smula 690 do STF. Ocorre, entretanto, que tal smula foi revogada tacitamente por mudana de entendimento as suprema corte. O STFse posicionou no sentido de que tal competncia cabe aos Tribunais de Justia ou Tribunais Regionais Federais, a depender da esfera de atuao (STF, HC 85.240, DJ 19.09.2008).

57. (CESPE / Analista Judicirio / 2008) O habeas corpus est sujeito a prazo decadencial.

www.pontodosconcursos.com.br

30

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: O habeas corpus no sofre qualquer peia, sendo-lhe estranhos os institutos da prescrio, da decadncia e da precluso ante o fator tempo (STF, HC 88.672/SP, DJ 18.05.2007).

58. (CESPE / Juiz Substituto / 2008) Segundo pacfico entendimento jurisprudencial, no cabvel a reiterao de pedidos de habeas corpus. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: A reiterao de pedidos de habeas corpus cabvel, desde que os fundamentos apresentados no sejam os mesmos. Exemplo: J tendo sido objeto de debate a alegao de ausncia de fundamentos e de justa causa para a decretao e manuteno da priso preventiva, no merece o conhecimento writ nesse mesmo ponto, visto que evidente a reiterao (STJ, HC 92.934/RS, DJ 08.09.2008).

59. (CESPE / TJDFT / 2008) Cabe ao STJ o julgamento de habeas corpus em que o Procurador Geral da Repblica figure como paciente. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: Compete ao STF o julgamento e no ao STJ. apresentar um resumo a fim de facilitar os estudos: Aproveito para

Tribunal competente

Hipteses previstas na Constituio Federal Quando forem pacientes o Presidente, o VicePresidente, os Membros do Congresso Nacional, os Ministros de Estado, o Procurador-Geral da Repblica, os Comandantes da Marinha, do Exrcito e da Aeronutica, os membros dos Tribunais superiores, os membros do TCU e os chefes de misso diplomtica permanente (CF/1988, art. 102, I, d).
www.pontodosconcursos.com.br 31

STF

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO

Quando forem coatores ou pacientes autoridades ou funcionrios cujos atos estejam sujeitos diretamente sua jurisdio (CF/1988, art. 102, I, i). Quando forem coatores (CF/1988, art. 102, I, i). Tribunais Superiores

Quando se tratar de crime sujeito sua jurisdio, em uma nica instncia (CF/1988, art. 102, I, i). Quando forem coatores ou pacientes os Governadores dos Estados e do DF, os Desembargadores dos TJs, os membros dos Tribunais de Contas dos Estados e do DF, os TRFs, TREs e TRTs, os membros dos Conselhos ou Tribunais de Contas dos Municpios e os do MPU que oficiarem perante Tribunais (CF/1988, art. 105, I, c). Quando o coator for Tribunal sujeito sua jurisdio, Ministro de Estado ou Comandante da Marinha, do Exrcito ou da Aeronutica, ressalvada a competncia da Justia Eleitoral (CF/1988, art. 105, I, c). TRF Quando a autoridade coatora (CF/1988, art. 108, I, d). for juiz federal

STJ

Juzes Federais Justia do Trabalho

Quando se tratar de matria criminal de sua competncia ou quando o constrangimento provier de autoridade cujos atos no estejam diretamente sujeitos a outra jurisdio federal (CF/1988, art. 109, VII). Quando o ato questionado envolver matria sujeita sua jurisdio (CF/1988, art. 114, IV).

60. (CESPE / Tcnico Judicirio STF / 2008) Caso seja impetrado habeas corpus contra ato do Tribunal Superior Eleitoral, caber ao STF julg-lo.

www.pontodosconcursos.com.br

32

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO GABARITO: CERTA COMENTRIOS: Com base no quadro acima apresentado fica claro que realmente compete ao STF o julgamento.

61. (CESPE / Delegado-AC / 2008) O juiz poder ser recusado por qualquer das partes, se for amigo ntimo do advogado do ru. GABARITO: CERTA COMENTRIOS: A alternativa traz uma das diversas hipteses de suspeio aplicveis ao magistrado. Observe: Art. 254. O juiz dar-se- por suspeito, e, se no o fizer, poder ser recusado por qualquer das partes: I - se for amigo ntimo ou inimigo capital de qualquer deles;

62. (CESPE / TRE-MA / 2009) O assistente do MP somente admitido at a sentena de primeiro grau e recebe a causa no estado em que se achar. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: Contraria o art. 269 do Cdigo Penal: Art. 269. O assistente ser admitido enquanto no passar em julgado a sentena e receber a causa no estado em que se achar.

63. (CESPE / TJ-DFT / 2003) O acusado somente poder constituir defensor por instrumento de mandato, que poder ser pblico ou particular e dever ser juntado aos autos por ocasio do interrogatrio. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: Nos termos do art. 266 do CPP, a constituio de defensor independer de instrumento de mandato, se o acusado o indicar por ocasio do interrogatrio. www.pontodosconcursos.com.br 33

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO

64. (CESPE / TJ-DFT / 2003) O Ministrio Pblico promover a execuo da lei, razo pela qual no poder requerer a absolvio do ru se contra ele j ofereceu denncia. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: Conforme leciona Norberto Avena, mesmo quando exerce a posio de autor da demanda criminal tem sido o Ministrio Pblico rotulado como parte imparcial, j que no fica adstrito ao pleito condenatrio. Destarte, ajuizando a ao penal, caso venha a convencer-se da inocncia do ru, ou, simplesmente, no se convena de sua responsabilidade criminal pelo fato imputado, poder requerer ao magistrado a sua absolvio, conforme, alis, facultado expressamente no art. 385 do Cdigo de Processo Penal: Art. 385. Nos crimes de ao pblica, o juiz poder proferir sentena condenatria, ainda que o Ministrio Pblico tenha opinado pela absolvio, bem como reconhecer agravantes, embora nenhuma tenha sido alegada.

65. (CESPE / TJ-DFT / 2003) Quando certas a identidade fsica e a maioridade penal do autor de um crime, ainda que no se consiga descobrir o seu nome, pode ele ser denunciado e julgado sem qualquer prejuzo para a ao penal. GABARITO: CERTA COMENTRIOS: Est em conformidade com o art. 259 do CPP. Veja: Art. 259. A impossibilidade de identificao do acusado com o seu verdadeiro nome ou outros qualificativos no retardar a ao penal, quando certa a identidade fsica. A qualquer tempo, no curso do processo, do julgamento ou da execuo da sentena, se for descoberta a sua qualificao, far-se- a retificao, por termo, nos autos, sem prejuzo da validade dos atos precedentes.

www.pontodosconcursos.com.br

34

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO 66. (CESPE / TJ-DFT / 2003) No se admite a autodefesa tcnica, ainda que o acusado seja advogado legalmente habilitado. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: permitido ao acusado a autodefesa, desde que ele detenha qualificao tcnica, ou seja, seja advogado legalmente habilitado.

67. (CESPE / TJ-DFT / 2003) Em todos os termos da ao penal pblica, poder intervir, como assistente do Ministrio Pblico, o ofendido ou seu representante legal, desde que este no haja sido condenado, anteriormente, por crime da mesma natureza. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: O CPP no coloca como condio para que se possa exercer a funo de assistente o fato de que no haja condenao anterior. Observe o texto legal: Art. 268. Em todos os termos da ao pblica, poder intervir, como assistente do Ministrio Pblico, o ofendido ou seu representante legal, ou, na falta, qualquer das pessoas mencionadas no Art. 31.

68. (CESPE / TJ-DFT / 2003) O analfabeto no poder funcionar como perito, pois a lei presume a sua incapacidade para esse fim. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: Est em conformidade com o art. 279, III do Cdigo de Processo Penal que dispe sobre a impossibilidade de exercer a funo de perito. Veja: Art. 279. No podero ser peritos: I - os que estiverem sujeitos interdio de direito mencionada nos ns. I e IV do art. 69 do Cdigo Penal; II - os que tiverem prestado depoimento no processo ou opinado anteriormente sobre o objeto da percia; III - os analfabetos e os menores de 21 anos. www.pontodosconcursos.com.br 35

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO

69. (CESPE / TJ-DFT / 2003) Uma vez nomeado pelo juiz para um dado processo, no poder qualquer das partes argir a suspeio do perito, embora possa, fundamentadamente, argir o seu impedimento. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: Conforme leciona o art. 280 do CPP, extensivo aos peritos, no que Ihes for aplicvel, o disposto sobre suspeio dos juzes.

70. (CESPE / TJ-DFT / 2003) O intrprete a pessoa que, graas a conhecimentos especializados, torna inteligvel a linguagem oral, escrita ou mmica, vertendo-a, comentando-a, explicando-lhe a forma e o contedo. GABARITO: CERTA COMENTRIOS: Nessa questo a banca apresenta de forma correta a definio de intrprete.

71. (FEPESE / PGE-SC / 2008) O impedimento ou suspeio decorrente de parentesco por afinidade no cessa pela dissoluo do casamento que lhe tiver dado causa, ainda que no tenham sobrevindo descendentes, no podendo funcionar como juiz o sogro, o padrasto, o cunhado, o genro ou enteado de quem for parte no processo. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: A questo, ao tratar que o impedimento ou suspeio decorrente de parentesco por afinidade no cessa pela dissoluo do casamento que lhe tiver dado causa, torna-se incorreta. Observe o texto legal: Art. 255. O impedimento ou suspeio decorrente de parentesco por afinidade cessar pela dissoluo do casamento que Ihe tiver dado causa, salvo sobrevindo descendentes; mas, ainda que dissolvido o casamento sem descendentes, no funcionar como juiz o sogro, o padrasto, o cunhado, o genro ou enteado de quem for parte no processo. www.pontodosconcursos.com.br 36

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO

72. (CESPE / TJ-AC / 2007) No que tange aos processos incidentes, especificamente exceo de suspeio, o juiz deve ser considerado suspeito, assim devendo se declarar, caso contrrio poder ser recusado por qualquer das partes, por meio da mencionada exceo, se possuir amizade ntima com o representante do Ministrio Pblico que oficie no feito. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: Segundo entendimento jurisprudencial o vnculo de amizade entre juzes e membros do Ministrio Pblico algo normal e inerente a atividade jurisdicional desempenhada. Assim, no tem o condo de macular a imparcialidade

73. (CESPE / OAB-SP / 2006) Nos juzos coletivos, no podero servir no mesmo processo os juzes que forem entre si parentes, consangneos ou afins, em linha reta ou colateral, at o terceiro grau, inclusive. GABARITO: CERTA COMENTRIOS: A questo est em conformidade com o disposto no art. 253 do CPP. Veja: Art. 253. Nos juzos coletivos, no podero servir no mesmo processo os juzes que forem entre si parentes, consangneos ou afins, em linha reta ou colateral at o terceiro grau, inclusive.

74. (CESPE / OAB-SP / 2006) A suspeio do juiz no poder ser declarada nem reconhecida, quando a parte injuriar o juiz ou de propsito der motivo para crila. GABARITO: CERTA COMENTRIOS: Conforme o art. 256 do CPP, a suspeio no poder ser declarada nem reconhecida, quando a parte injuriar o juiz ou de propsito der motivo para cri-la.

www.pontodosconcursos.com.br

37

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO 75. (CESPE / OAB-SP / 2006) Aos rgos do Ministrio Pblico se estendem, no que lhes for aplicvel, as prescries relativas s suspeies e aos impedimentos dos juzes. GABARITO: CERTA COMENTRIOS: O art. 258 do CPP leciona que os rgos do Ministrio Pblico no funcionaro nos processos em que o juiz ou qualquer das partes for seu cnjuge, ou parente, consangneo ou afim, em linha reta ou colateral, at o terceiro grau, inclusive, e a eles se estendem, no que Ihes for aplicvel, as prescries relativas suspeio e aos impedimentos dos juzes.

76. (CESPE / OAB-SP / 2006) As partes interviro na nomeao dos peritos. GABARITO: ERRADA COMENTRIOS: A questo contraria o art. 276 do Cdigo de Processo Penal: Art. 276. As partes no interviro na nomeao do perito.

77. (FCC / OAB / 2008) A constituio do defensor, em processo de natureza criminal, A) ser, necessariamente, feita por instrumento de mandato outorgado pelo acusado, no podendo haver indicao em interrogatrio. B) independer de instrumento de mandato, se o acusado o indicar no interrogatrio judicial. C) depender de juntada do instrumento de mandato at a defesa prvia, se o acusado o indicar no interrogatrio judicial. D) depender de juntada do instrumento de mandato, at a sentena, se o acusado o indicar no interrogatrio. GABARITO: B COMENTRIOS: Analisando as alternativas:

www.pontodosconcursos.com.br

38

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO Alternativas A, C e D Incorretas Contrariam o art. 266 do CPP: Art. 266. A constituio de defensor independer de instrumento de mandato, se o acusado o indicar por ocasio do interrogatrio. Alternativa B Correta Est de acordo com o supracitado artigo.

78. (OAB/MG - 2006) A respeito dos sujeitos processuais, pode-se afirmar que: A) Quando o juiz for amigo ou inimigo do acusado, dever se declarar impedido. B) Quando houver co-rus ser nomeado apenas um nico defensor dativo. C) Quando o promotor de justia servir no processo como testemunha, ele ser declarado impedido. D) Quando o acusado for menor de dezoito anos ser dado curador. GABARITO: C COMENTRIOS: Analisando as alternativas: Alternativa A Incorreta A alternativa apresenta hiptese de suspeio e no de impedimento. Alternativa B Incorreta No caso apresentado, dever ser nomeado um defensor para cada co-ru. Alternativa C Correta A alternativa trata corretamente de hiptese de suspeio aplicvel aos membros do Ministrio Pblico (art 252, II c/c art. 258). Alternativa D Incorreta Prev o art. 262 do Cdigo de Processo Penal que: Art. 262. Ao acusado menor dar-se- curador. Essa regra presente no supracitado artigo encontra-se prejudicada por duas razes: em primeiro lugar, o advento do Cdigo Civil de 2002, que equiparou a maioridade penal civil em 18 anos e, em segundo lugar, devido revogao expressa do art. 194 que continha regra idntica. www.pontodosconcursos.com.br 39

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO

****************************************************************************** Futuros aprovados, Chegamos ao final de mais uma aula. Consolide os conceitos aqui aprendidos, pois, sem dvida, sero importantes na realizao da to esperada prova. Siga em frente com fora, pois todo esforo de hoje ser recompensado. Abraos e bons estudos, Pedro Ivo

A esperana se adquire. Chega-se esperana atravs da verdade, pagando o preo de repetidos esforos e de uma longa pacincia. Para encontrar a esperana necessrio ir alm do desespero. Quando chegamos ao fim da noite, encontramos a aurora. (Georges Bernanos)

www.pontodosconcursos.com.br

40

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO

BNUS! RESUMO DOS PRINCIPAIS PONTOS APRESENTADOS SOBRE OS SUJEITOS PROCESSUAIS


RESUMO, EM PARTE, RETIRADO DO LIVRO DE MINHA AUTORIA: DIREITO PROCESSUAL PENAL RESUMO DOS PRINCIPAIS TPICOS PARA CONCURSOS PBLICOS

www.editorametodo.com.br

1. Conceito: a relao jurdica processual abrange vrias pessoas. Estas recebem a denominao de sujeitos processuais e podem ser classificados como: a) Principais (ou essenciais): so aqueles cuja existncia fundamental para que se tenha uma relao jurdica processual regularmente instaurada. b) Secundrios (ou acessrios): so aqueles que, apesar de no serem imprescindveis, podero intervir no processo a ttulo eventual. 2. JUIZ: tem como finalidade principal substituir a vontade das partes e aplicar o direito material ao caso concreto. 3. Ao juiz incumbir prover regularidade do processo e manter a ordem no curso dos respectivos atos, podendo, para tal fim, requisitar a fora pblica (art. 251). 4. Caractersticas: para poder exercer a jurisdio, deve possuir as seguintes caractersticas: a) Capacidade funcional;
www.pontodosconcursos.com.br 41

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO b) Capacidade processual; c) Imparcialidade.

5. Prerrogativas do juiz: so garantias conferidas aos juzes a fim de garantir o desempenho da atividade jurisdicional da maneira mais isenta possvel. So elas: a) Vitaliciedade; b) Inamovibilidade; c) Irredutibilidade de subsdio. 6. Vedaes aos magistrados: a) Exercer, ainda que em disponibilidade, outro cargo ou funo, salvo uma de magistrio; b) Receber, a qualquer ttulo ou pretexto, custas ou participao em processo; c) Dedicar-se atividade poltico-partidria; d) Receber, a qualquer ttulo ou pretexto, auxlios ou contribuies de pessoas fsicas, entidades pblicas ou privadas, ressalvadas as excees previstas em lei; e) Exercer a advocacia no juzo ou Tribunal do qual se afastou, antes de decorridos trs anos do afastamento do cargo por aposentadoria ou exonerao. 7. Impedimentos: As causas de impedimento, tambm consideradas como ensejadoras da incapacidade objetiva do juiz, definem que o magistrado no poder exercer jurisdio no processo em que (art. 252): a) Tiver funcionado seu cnjuge ou parente, consanguneo ou afim, em linha reta ou colateral at o terceiro grau, inclusive, como defensor ou advogado, rgo do Ministrio Pblico, autoridade policial, auxiliar da justia ou perito; b) Ele prprio houver desempenhado qualquer dessas funes ou servido como testemunha; c) Tiver funcionado como juiz de outra instncia, pronunciando-se, de fato ou de direito, sobre a questo; d) Ele prprio ou seu cnjuge ou parente, consanguneo ou afim, em linha reta ou colateral at o terceiro grau, inclusive, for parte ou diretamente interessado no feito.
www.pontodosconcursos.com.br 42

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO

8. As hipteses de impedimento previstas no CPP constituem rol taxativo (STF, HC 97.293/SP, DJ 26.06.2009, Informativo 551). 9. Suspeio: O juiz dar-se- por suspeito e, se no o fizer, poder ser recusado por qualquer das partes (art. 254): a) Se for amigo ntimo ou inimigo capital de qualquer deles; b) Se ele, seu cnjuge, ascendente ou descendente estiverem respondendo a processo por fato anlogo, sobre cujo carter criminoso haja controvrsia; c) Se ele, seu cnjuge ou parente, consanguneo ou afim, at o terceiro grau, inclusive, sustentarem demanda ou responderem a processo que tenha de ser julgado por qualquer das partes; d) Se tiver aconselhado qualquer das partes; e) Se for credor ou devedor, tutor ou curador de qualquer das partes; f) Se for scio, acionista ou administrador de sociedade interessada no processo. 10. MINISTRIO PBLICO: instituio permanente, essencial funo jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurdica, do regime democrtico e dos interesses sociais (CF/1988, art. 127). 11. Prerrogativas dos membros do Ministrio Pblico: so as mesmas atribudas ao magistrado, ou seja, vitaliciedade, inamovibilidade e irredutibilidade de subsdio. 12. Vedaes aos membros do Ministrio Pblico: a) Receber, a qualquer ttulo e sob qualquer pretexto, honorrios, percentagens ou custas processuais; b) Exercer a advocacia; c) Participar de sociedade comercial, na forma da lei; d) Exercer, ainda que em disponibilidade, qualquer outra funo pblica, salvo uma de magistrio; e) Exercer atividade poltico-partidria; f) Receber, a qualquer ttulo ou pretexto, auxlios ou contribuies de pessoas fsicas, entidades pblicas ou privadas, ressalvadas as excees previstas em lei;

www.pontodosconcursos.com.br

43

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO g) Exercer a advocacia no juzo ou Tribunal do qual se afastou, antes

de decorridos trs anos do afastamento do cargo por aposentadoria ou exonerao. 13. Princpios que informam o Ministrio Pblico: a) Unidade; b) Indivisibilidade; c) Independncia funcional; 14. Impedimento e suspeio do representante do Ministrio Pblico: os rgos do Ministrio Pblico no funcionaro nos processos em que o juiz ou qualquer das partes for seu cnjuge, ou parente, consanguneo ou afim, em linha reta ou colateral, at o terceiro grau, inclusive, e a eles se estendem, no que Ihes for aplicvel, as prescries relativas suspeio e aos impedimentos dos juzes (art. 258). 15. Promotor ad hoc: trata-se de um bacharel em direito, no concursado, nomeado como promotor pelo juiz. Na atualidade, absolutamente vedada a atuao de acusador ad hoc (CF/1988, art. 129, 2). 16. ACUSADO: o sujeito que ocupa o polo passivo da relao jurdica. 17. Identificao do acusado: a impossibilidade de identificao do acusado com o seu verdadeiro nome ou outros qualificativos no retardar a ao penal, quando certa a identidade fsica. A qualquer tempo, no curso do processo, do julgamento ou da execuo da sentena, se for descoberta a sua qualificao, far-se- a retificao, por termo, nos autos, sem prejuzo da validade dos atos precedentes (art. 259). 18. Obrigao de comparecimento: se o acusado no atender intimao para o interrogatrio, reconhecimento ou qualquer outro ato que, sem ele, no possa ser realizado, a autoridade poder mandar conduzi-lo sua presena (art. 260). 19. DEFENSOR: o responsvel pela defesa tcnica. Trata-se de profissional habilitado capaz de tornar efetivo o exerccio do direito de defesa. 20. No processo penal, a falta de defesa constitui nulidade absoluta, mas a sua deficincia s anular se houver prova de prejuzo para o ru (STF, Smula 523).
www.pontodosconcursos.com.br 44

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO

21. Defensor constitudo: o defensor indicado pelo ru por meio de procurao. 22. Defensor dativo: aquele nomeado ao ru quando ele no possuir defensor constitudo. O ru poder substitu-lo a qualquer tempo. 23. No processo penal, a nomeao de um defensor dativo no est atrelada a demonstrao da falta de condies financeiras para constituir um advogado. Basta que o ru permanea inerte, ou seja, no constitua um defensor, para que o juiz nomeie um dativo. 24. O acusado que no for pobre ser obrigado a pagar os honorrios do defensor dativo, arbitrados pelo juiz (art. 263, pargrafo nico). 25. ASSISTENTE DE ACUSAO: o ofendido, parte acessria do processo, figurando ao lado do Ministrio Pblico e em seu auxlio. 26. Em todos os termos da ao pblica, poder intervir, como assistente do Ministrio Pblico, o ofendido ou seu representante legal, ou, na falta, o cnjuge, ascendente, descendente ou irmos (art. 268). 27. Admisso do assistente: o assistente poder ser admitido a qualquer tempo, desde que aps o recebimento da denncia e antes da sentena judicial transitada em julgado (art. 269). 28. Faculdades (art. 271): o assistente pode: a) Propor meios de prova; b) Reperguntar s testemunhas; c) Aditar as alegaes finais do Ministrio Pblico; d) Participar dos debates orais; e) Arrazoar os recursos interpostos pelo Ministrio Pblico, ou dele prprio, contra deciso de impronncia, de extino de punibilidade ou sentena absolutria (arts. 584, 1, e 598). Obs.: o rol do art. 271 taxativo, de forma que o assistente da acusao exerce os poderes estritamente dentro dos limites conferidos por este dispositivo legal (STJ, REsp 604.379/SP, DJ 06.03.2006). 29. AUXILIARES DA JUSTIA: so os responsveis pela realizao de tarefas tcnicas e cientficas que auxiliam no desempenho da atividade jurisdicional. Exemplos: analistas, escreventes, peritos, oficiais de justia, intrpretes etc.

www.pontodosconcursos.com.br

45

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO

30. Perito: em sentido amplo, so pessoas fsicas entendidas e experimentadas em determinados assuntos e que, designadas pela justia, recebem a incumbncia de ver e referir fatos de natureza permanente, cujo esclarecimento de interesse no processo. 31. Intrprete: a pessoa conhecedora de determinados idiomas estrangeiros ou linguagens especficas, que serve de intermedirio entre a pessoa a ser ouvida, o Magistrado e as partes. 32. Os intrpretes so, para todos os efeitos, equiparados aos peritos (art. 281).

www.pontodosconcursos.com.br

46

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO

LISTA DAS QUESTES APRESENTADAS


1. (CESPE / Analista Judicirio / 2008) A citao ficta no encontra amparo no ordenamento jurdico brasileiro. 2. (CESPE / PM-DF / 2010) A citao ato de comunicao processual por meio do qual se d cincia ao ru da ao ajuizada, para que ele venha integrar a relao jurdica processual e nesta produza a sua defesa. Se verificar que o ru se oculta para no ser citado, o oficial de justia dever certificar a ocorrncia e proceder citao com hora certa, nos termos da legislao processual civil. 3. (CESPE / OAB / 2009) O oficial de justia, ao verificar que o ru se oculta para no ser citado, deve certificar a ocorrncia e proceder citao com hora certa, na forma estabelecida no CPC. 4. (CESPE / TRE-GO / 2009) Comparecendo o oficial de justia por trs vezes na residncia do ru sem o encontrar e constatando que o ru se oculta para no ser citado, o oficial poder intimar qualquer pessoa da famlia ou, na falta desta, qualquer vizinho, cientificando-o de que no dia seguinte, voltar para efetuar a citao, marcando a hora para isso. Comparecendo na hora designada, o oficial poder dar por feita a citao, ainda que o citando no esteja em sua residncia. 5. (CESPE / OAB / 2007) So formas de citao do ru no processo penal: por mandado, por edital e por hora certa. 6. (FCC / MPU Analista Processual / 2007 - Adaptada) A citao far-se- por hora certa quando se verificar que o ru se oculta para no ser citado. 7. (CESPE / DPE-AL / 2009) No mandado de segurana impetrado pelo MP contra deciso proferida em processo penal, obrigatria a citao do ru como litisconsorte passivo. 8. (CESPE / OAB / 2009) Tratando-se de processo penal, absoluta a nulidade por falta de intimao da expedio de precatria para inquirio de testemunha. 9. (FCC / MPE-SE / 2009) NO constitui nulidade o julgamento de habeas corpus em segunda instncia, sem prvia intimao ou publicao de pauta. www.pontodosconcursos.com.br 47

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO

10. (FCC / DP-SP / 2009) Com relao aos efeitos da citao no processo penal, a citao vlida A) induz litispendncia, torna prevento o juzo, faz litigioso o fato imputado e completa a formao do processo. A prescrio interrompida pelo recebimento da denncia ou queixa. B) torna litigioso o fato imputado. Preveno, litispendncia, interrupo da prescrio e a formao da relao processual no dependem da citao. C) completa a formao do processo. Litispendncia, preveno, interrupo da prescrio e litigiosidade no dependem da citao. D) interrompe a prescrio. O fato sempre litigioso. A litispendncia e a preveno so definidas na distribuio. A relao processual se completa com o recebimento da denncia ou queixa. E) torna prevento o juzo. A formao da relao processual, a litispendncia, prescrio e litigiosidade no dependem da citao. 11. (CESPE / Juiz Substituto / 2008) A citao vlida torna prevento o juzo criminal, interrompe o curso do prazo prescricional e causa litispendncia. 12. (CESPE / OAB / 2007) Nos processos penal, efeito da citao vlida a interrupo da prescrio. 13. (CESPE / TRE-GO / 2009) Estando o ru em liberdade, uma vez intimado por sentena condenatria, comea a fluir, nessa data, o prazo para a interposio do recurso, independentemente da intimao do advogado constitudo. 14. (CESPE / TRE-GO / 2009) O ru que no for encontrado dever ser citado por edital, sendo imprescindvel a transcrio da denncia ou queixa ou que seja feito resumo dos fatos em que esta se baseia. 15. (CESPE / TRE-GO / 2009) Estando o ru em local incerto e no sabido, ser determinada a citao por edital, por prazo a ser fixado pelo juiz, entre 15 e 90 dias. 16. (VUNESP / DP-MS / 2008) Leia as afirmaes quanto ao acusado no processo penal brasileiro. www.pontodosconcursos.com.br 48

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO

I. O acusado, na relao jurdica processual, pode ser chamado de sujeito do processo. II. O acusado possui direitos no processo penal, entre eles: de ser processado e julgado por autoridade competente, assistncia jurdica gratuita no caso de no dispor de recursos e de no ser submetido identificao criminal, quando civilmente identificado. III. O acusado ser declarado revel e ter seu processo suspenso, sempre que no seja encontrado para a citao pessoal. Est correto o contido em A) I e II, apenas. B) I e III, apenas. C) II e III, apenas. D) I, II e III. 17. (CESPE / OAB / 2007) O processo e o curso do prazo prescricional ficaro suspensos no caso do ru que, citado por edital, no comparecer ao interrogatrio nem constituir advogado. 18. (CESPE / Juiz Substituto / 2008) O ru ser considerado revel se, apesar de pessoalmente citado, deixar de comparecer injustificadamente, sendo que o processo seguir sem a sua presena e haver confisso ficta. 19. (CESPE / Juiz Substituto / 2008) vlida a citao, por edital, de ru preso na mesma unidade da Federao em que o juiz exerce a sua jurisdio. 20. (FCC / MPU Analista Processual / 2007 - Adaptada) vlida a citao por edital de ru preso na mesma unidade da Federao em que o juiz exerce a sua jurisdio, desde que seja posteriormente interrogado. 21. (CESPE / Juiz Substituto / 2008) O acusado que, citado por edital, no comparecer nem constituir advogado ter seu processo suspenso, bem como interrompido o curso do prazo prescricional, devendo o juiz determinar a produo antecipada das provas consideradas urgentes e a priso preventiva.

www.pontodosconcursos.com.br

49

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO 22. (CESPE / Juiz Substituto / 2008) A falta da citao estar sanada desde que o acusado comparea, antes de o ato consumar-se, embora declare que o faz para o nico fim de argi-la. Contudo, o juiz ordenar o adiamento do ato, quando reconhecer que a irregularidade poder prejudicar direito da parte. 23. (CESPE / OAB / 2007 - Adaptada) O processo prosseguir sem a presena do ru que se oculta para no ser citado, desde que certificado pelo oficial de justia. 24. (CESPE / Juiz Substituto / 2007) Se o ru teve integral cincia do fato delituoso que lhe imputado, inclusive nomeando advogado na fase do inqurito, dispensa-se sua citao por ocasio do recebimento da denncia. 25. (NCE / MPE-RJ / 2007) Quando o ru estiver fora do territrio da jurisdio do juiz processante, ser citado mediante carta precatria. 26. (NCE / MPE-RJ / 2007) As cartas precatrias ostentam a caracterstica de itinerantes. 27. (NCE / MPE-RJ / 2007) Se o acusado, citado por edital, no comparecer, nem constituir advogado, ficaro suspensos o processo e o curso do prazo prescricional. 28. (NCE / MPE-RJ / 2007) Se o ru estiver preso, ser requisitada, para sua citao, a sua apresentao em juzo, no dia e hora designados. 29. (FCC / Analista Judicirio / 2007) Tcio est residindo na Frana, mas em endereo desconhecido. Nesse caso, a sua citao far-se- por A) edital. B) carta rogatria. C) carta precatria. D) carta com aviso de recebimento. E) hora certa no respectivo consulado. 30. (FCC / MPU Analista Processual / 2007 - Adaptada) A citao do militar farse- por intermdio do chefe do respectivo servio. www.pontodosconcursos.com.br 50

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO

31. (CESPE / Juiz substituto / 2007) O funcionrio pblico ser citado atravs de ofcio enviado ao superior hierrquico. 32. (FCC / MPU Analista Processual / 2007 - Adaptada) A declarao de aceitao ou recusa da contraf no precisa constar da certido do oficial de justia. 33. (FCC / TJ-PI / 2009) So pressupostos comuns a todos os recursos: A) Oportunidade, indivisibilidade, unirrecorribilidade. B) Possibilidade jurdica, interesse de agir, indesistibilidade. C) Previso legal, forma prescrita em lei e tempestividade. D) Formalidade, publicidade e oficialidade. E) Iniciativa das partes, impulso oficial e publicidade. 34. (FCC / Analista Judicirio / 2007) So pressupostos subjetivos dos recursos: A) legitimidade e adequao. B) cabimento e tempestividade. C) interesse jurdico e legitimidade para recorrer. D) prequestionamento e adequao. E) cabimento e interesse jurdico. 35. (CESPE / TJ-PA / 2009) O princpio da fungibilidade autoriza o juzo a receber o recurso equivocadamente interposto como se fosse o adequado. 36. (CESPE/MPE-RN/ 2009) Aos Defensores Pblicos concedido prazo em dobro para a interposio dos recursos criminais. 37. (MPE-SE / 2009) Cabe recurso em sentido estrito contra a deciso que indeferir requerimento de priso preventiva. 38. (Promotor / 2009) Caber recurso em sentido estrito contra a deciso que receber a denncia ou queixa. www.pontodosconcursos.com.br 51

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO

39. (Promotor / 2008) Da deciso judicial que determina o arquivamento de autos de inqurito policial, a pedido do Ministrio Pblico, cabe recurso em sentido estrito. 40. (Promotor / 2008) Cabe recurso em sentido estrito da deciso que nega a fiana e da que indefere pedido de revogao da priso preventiva. 41. (Promotor / 2008) No cabe recurso em sentido estrito da deciso que admitir ou no admitir o assistente de acusao. 42. (CESPE / TJ-PA / 2009) O recurso de embargos infringentes cabvel quando for unnime a deciso de segunda instncia, desfavorvel ao ru. 43. (CESPE / Juiz Substituto / 2007) Os embargos infringentes devero ser opostos no prazo de 05 (cinco) dias, contados da publicao do acrdo embargado, apenas por petio, no se admitindo termo. 44. (CESPE / TJ-PA / 2009) A deciso que deixa de receber a denncia, ofertada por crime de roubo, pode ser atacada por apelao. 45. (CESPE / MPE-SE / 2009) Contra a deciso de impronncia cabe o recurso de apelao. 46. (CESPE / TJ-PA / 2009) O recurso de apelao deve ser interposto somente por petio. 47. (CESPE / OAB-SP / 2009) Assinale a opo que representa, segundo o CPP, recurso cujas razes podem ser apresentadas, posteriormente interposio do recurso, na instncia superior. A) embargos de nulidade B) embargos de declarao C) apelao D) carta testemunhvel www.pontodosconcursos.com.br 52

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO

48. (CESPE/MPE-RN/ 2009) O prazo para a interposio de agravo contra deciso do juiz da execuo penal de cinco dias. 49. (FCC / Promotor MPE-CE / 2008) Dar-se- carta testemunhvel da deciso que denegar o recurso ou obstar o seu seguimento, bem como de atos que implicarem na inverso tumulturia do processo. 50. (FCC / Promotor MPE-CE / 2008) No poder o acusado apelar sem recolherse priso, ou prestar fiana, salvo se for primrio e de bons antecedentes, assim reconhecido na sentena condenatria, ou condenado por crime de que se livre solto. 51. (FCC / Promotor MPE-CE / 2008) Poder ser pedida a reviso criminal, no caso de morte do ru, pelo cnjuge, ascendente, descendente ou irmo, em qualquer tempo, antes da extino da pena ou aps. 52. (FCC / Promotor MPE-CE / 2008) Podero ser opostos embargos de declarao contra acrdos proferidos pelos Tribunais de Apelao, cmaras ou turmas, no prazo de cinco dias contados da sua publicao. 53. (CESPE / PC-RR / 2004) Quando se destina a afastar constrangimento ilegal liberdade de locomoo j existente, o habeas corpus denominado de liberatrio ou repressivo. 54. (CESPE / INSS / 2009) Admite-se impetrao de habeas corpus contra um hospital particular que prive um paciente do seu direito de liberdade de locomoo. 55. (CESPE / Promotor de Justia / 2009 - Adaptada) cabvel habeas corpus contra a deciso que inadmitir o trmite dos recursos extraordinrio e especial, a despeito do cabimento do recurso de agravo de instrumento. Eventual cabimento de recurso criminal no impede a impetrao do writ. 56. (CESPE / Juiz substituto / 2009) Compete originariamente ao Supremo Tribunal Federal o julgamento de habeas corpus contra deciso de Turma Recursal de Juizados Especiais Criminais. www.pontodosconcursos.com.br 53

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO

57. (CESPE / Analista Judicirio / 2008) O habeas corpus est sujeito a prazo decadencial. 58. (CESPE / Juiz Substituto / 2008) Segundo pacfico entendimento jurisprudencial, no cabvel a reiterao de pedidos de habeas corpus. 59. (CESPE / TJDFT / 2008) Cabe ao STJ o julgamento de habeas corpus em que o Procurador Geral da Repblica figure como paciente. 60. (CESPE / Tcnico Judicirio STF / 2008) Caso seja impetrado habeas corpus contra ato do Tribunal Superior Eleitoral, caber ao STF julg-lo. 61. (CESPE / Delegado-AC / 2008) O juiz poder ser recusado por qualquer das partes, se for amigo ntimo do advogado do ru. 62. (CESPE / TRE-MA / 2009) O assistente do MP somente admitido at a sentena de primeiro grau e recebe a causa no estado em que se achar. 63. (CESPE / TJ-DFT / 2003) O acusado somente poder constituir defensor por instrumento de mandato, que poder ser pblico ou particular e dever ser juntado aos autos por ocasio do interrogatrio. 64. (CESPE / TJ-DFT / 2003) O Ministrio Pblico promover a execuo da lei, razo pela qual no poder requerer a absolvio do ru se contra ele j ofereceu denncia. 65. (CESPE / TJ-DFT / 2003) Quando certas a identidade fsica e a maioridade penal do autor de um crime, ainda que no se consiga descobrir o seu nome, pode ele ser denunciado e julgado sem qualquer prejuzo para a ao penal. 66. (CESPE / TJ-DFT / 2003) No se admite a autodefesa tcnica, ainda que o acusado seja advogado legalmente habilitado. 67. (CESPE / TJ-DFT / 2003) Em todos os termos da ao penal pblica, poder intervir, como assistente do Ministrio Pblico, o ofendido ou seu representante www.pontodosconcursos.com.br 54

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO legal, desde que este no haja sido condenado, anteriormente, por crime da mesma natureza. 68. (CESPE / TJ-DFT / 2003) O analfabeto no poder funcionar como perito, pois a lei presume a sua incapacidade para esse fim. 69. (CESPE / TJ-DFT / 2003) Uma vez nomeado pelo juiz para um dado processo, no poder qualquer das partes argir a suspeio do perito, embora possa, fundamentadamente, argir o seu impedimento. 70. (CESPE / TJ-DFT / 2003) O intrprete a pessoa que, graas a conhecimentos especializados, torna inteligvel a linguagem oral, escrita ou mmica, vertendo-a, comentando-a, explicando-lhe a forma e o contedo. 71. (FEPESE / PGE-SC / 2008) O impedimento ou suspeio decorrente de parentesco por afinidade no cessa pela dissoluo do casamento que lhe tiver dado causa, ainda que no tenham sobrevindo descendentes, no podendo funcionar como juiz o sogro, o padrasto, o cunhado, o genro ou enteado de quem for parte no processo. 72. (CESPE / TJ-AC / 2007) No que tange aos processos incidentes, especificamente exceo de suspeio, o juiz deve ser considerado suspeito, assim devendo se declarar, caso contrrio poder ser recusado por qualquer das partes, por meio da mencionada exceo, se possuir amizade ntima com o representante do Ministrio Pblico que oficie no feito. 73. (CESPE / OAB-SP / 2006) Nos juzos coletivos, no podero servir no mesmo processo os juzes que forem entre si parentes, consangneos ou afins, em linha reta ou colateral, at o terceiro grau, inclusive. 74. (CESPE / OAB-SP / 2006) A suspeio do juiz no poder ser declarada nem reconhecida, quando a parte injuriar o juiz ou de propsito der motivo para crila. 75. (CESPE / OAB-SP / 2006) Aos rgos do Ministrio Pblico se estendem, no que lhes for aplicvel, as prescries relativas s suspeies e aos impedimentos dos juzes.

www.pontodosconcursos.com.br

55

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO 76. (CESPE / OAB-SP / 2006) As partes interviro na nomeao dos peritos. 77. (FCC / OAB / 2008) A constituio do defensor, em processo de natureza criminal, A) ser, necessariamente, feita por instrumento de mandato outorgado pelo acusado, no podendo haver indicao em interrogatrio. B) independer de instrumento de mandato, se o acusado o indicar no interrogatrio judicial. C) depender de juntada do instrumento de mandato at a defesa prvia, se o acusado o indicar no interrogatrio judicial. D) depender de juntada do instrumento de mandato, at a sentena, se o acusado o indicar no interrogatrio. 78. (OAB/MG - 2006) A respeito dos sujeitos processuais, pode-se afirmar que: A) Quando o juiz for amigo ou inimigo do acusado, dever se declarar impedido. B) Quando houver co-rus ser nomeado apenas um nico defensor dativo. C) Quando o promotor de justia servir no processo como testemunha, ele ser declarado impedido. D) Quando o acusado for menor de dezoito anos ser dado curador.

www.pontodosconcursos.com.br

56

CURSO ON-LINE DIREITO PROCESSUAL PENAL ANALISTA PROCESSUAL DO MPU PROFESSOR PEDRO IVO GABARITO 1-E 9-C 17-C 25-C 33-C 41-C 49-E 57-E 65-C 73-C 2-C 10-C 18-E 26-C 34-C 42-C 50-E 58-E 66-E 74-C 3-C 11-E 19-E 27-C 35-C 43-C 51-C 59-E 67-E 75-C 4-C 12-E 20-E 28-E 36-E 44-E 52-E 60-C 68-E 76-E 5-C 13-E 21-E 29-A 37-C 45-C 53-C 61-C 69-E 77-B 6-C 14-E 22-C 30-C 38-E 46-E 54-C 62-E 70-C 78-C 7-C 15-E 23-C 31-E 39-E 47-C 55-C 63-E 71-E ***** 8-E 16-A 24-E 32-E 40-E 48-C 56-E 64-E 72-E *****

www.pontodosconcursos.com.br

57

Das könnte Ihnen auch gefallen