Sie sind auf Seite 1von 6

DIREITOS POLTICOS

o conjunto de normas que disciplinam a atuao da soberania popular. DIREITOS POLTICOS POSITIVOS. 1 - Elementos Gerais: (acho que no cara na prova, mas bom relembrar. matria de TGE). 1.1 Formas de governo - Indica a maneira como se d instituio do poder na sociedade e a relao entre o povo e seus governantes. As formas mais comuns de governo so: Monarquia > Caracterizada pela ascenso automtica, hereditria e vitalcia ao trono. Repblica > A marca principal a eletividade peridica do chefe de Estado para um mandato cujo prazo fixado na Constituio. O Brasil uma Repblica, portanto, para que seja institudo no poder, o governante ou parlamentar deve ser eleito. Por isso, na Repblica, o poder popular. (Art 1, nico/ CF) Pargrafo nico. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituio. 1.2 Sistema de governo - a maneira pela qual o poder poltico dividido e exercido no mbito de um Estado. Os sistemas mais comuns so: Parlamentarismo: O chefe de Estado( rei ou presidente) no o chefe de governo e portanto no tem responsabilidade poltica. O chefe de governo o premier ou primeiro ministro, indicado pelo chefe de Estado Presidencialismo: Unipessoalidade Representativa, ou seja, o presidente tanto chefe de Estado como o chefe do governo, e, portanto tem plena responsabilidade poltica e amplas atribuies. (arts 85 e 86 da CF. Vamos ao que interessa. 1.3 Modelos de Democracia. 1 os conceitos. Democracia direta: Era a forma de democracia praticada na Grcia antiga, especialmente em Atenas, onde o povo debatia e decidia as questes mais importantes da polis em assembleias realizadas em praa pblica (gora). Democracia indireta ou representativa: os cidados elegem representantes, os quais sero responsveis pela tomada de decises em seu nome. Cabe um destaque uma citao de Paulo Bonavides: o poder do povo, mas o governo dos representantes. Democracia semidireta ou participativa: Nesse tipo de democracia o povo participa diretamente, propondo, aprovando ou autorizando a elaborao de uma lei ou a tomada de uma deciso relevante pelo Estado. No Brasil, a democracia REPRESENTATIVA (ou Indireta), mas h alguns instrumentos da democracia semidireta (raramente utilizados). Esto elencados no art.14 da CF. Art. 14. A soberania popular ser exercida pelo sufrgio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante: I - plebiscito; II - referendo; III - iniciativa popular. Plebiscito: uma consulta ao povo pelo qual este aprova ou no a elaborao de uma lei, uma emenda constitucional ou uma deciso governamental. anterior lei ou deciso governamental, que s sero elaboradas se houver aprovao popular. Ex: o plebiscito de 1993 sobre forma e sistema de governo. Pode ser utilizado pelo Congresso Nacional nos casos em que decidir seja conveniente e em casos especficos como a formao de novos Estados e Municpios.

Referendo: a forma de manifestao popular pela qual o eleitor aprova ou rejeita uma atitude governamental j manifestada. uma consulta posterior lei, para ratificar, ou no, o ato governamental. Ex: Estatuto do desarmamento em 2005. Obs: A lei 9709/98 (que regula os incisos I, II e III do art 14), diz no art 2 que: Art. 2 Plebiscito e referendo so consultas formuladas ao povo para que delibere sobre matria de acentuada relevncia, de natureza constitucional, legislativa ou administrativa. 1 O plebiscito convocado com anterioridade a ato legislativo ou administrativo, cabendo ao povo, pelo voto, aprovar ou denegar o que lhe tenha sido submetido. 2 O referendo convocado com posterioridade a ato legislativo ou administrativo, cumprindo ao povo a respectiva ratificao ou rejeio. O resultado do plebiscito ou do referendo pode ser modificado por lei ou emenda Constituio? Tanto a lei como a EC seriam flagrantemente inconstitucionais. Isto porque, uma vez manifestada a vontade popular, esta passa a ser vinculante, no podendo ser desrespeitada. Os referidos dispositivos seriam inconstitucionais por violarem os arts. 14, I ou II, c/c o art. 1., pargrafo nico, qual seja, o princpio da soberania popular. A nica maneira de modificar a vontade popular seria mediante uma nova consulta ao povo, a ser convocada ou autorizada por decreto legislativo do Congresso Nacional, nos termos do art. 49, XV. Iniciativa Popular: um instrumento pelo qual o povo apresenta projetos de lei ao legislativo, desde que subscrito por nmero razovel de eleitores: Art 61, 2 diz. 2 - A iniciativa popular pode ser exercida pela apresentao Cmara dos Deputados de projeto de lei subscrito por, no mnimo, um por cento do eleitorado nacional, distribudo pelo menos por cinco Estados, com no menos de trs dcimos por cento dos eleitores de cada um deles. 1% do eleitorado nacional (de eleitores, e no de habitantes) Distribudos por pelo menos cinco Estados No menos de trs dcimos por cento (0,3%) dos eleitores de cada um deles

O projeto de lei por iniciativa popular, no ter preferncia de votao. Segue a pauta de votao como qualquer outra lei. E ser primeiro analisado na Cmara dos Deputados e depois revisado no Senado. Exemplo de Iniciativa popular: Lei da Ficha Limpa. 1. 4 Sufrgio: Como ncleo dos direitos polticos, surge o direito de sufrgio, que se caracteriza tanto pela capacidade eleitoral ativa (direito de votar, capacidade de ser eleitor, alistabilidade) como pela capacidade eleitoral passiva (direito de ser votado, elegibilidade). O sufrgio pode ser Universal ou Restrito. Sufrgio Universal: O sufrgio universal quando assegurado o direito de votar a todos os nacionais, independentemente da exigncia de quaisquer requisitos, tais como condies culturais ou econmicas etc. Art 60, 4, II. Obs.: A exigncia de requisitos de forma, (como nacionalidade, idade mnima, capacidade), no retiram a Universalidade do sufrgio. Sufrgio Restrito: O sufrgio ser restrito quando o direito de votar for concedido to somente queles que cumprirem determinadas condies fixadas pelas leis do Estado. Ex: Em alguns pases mulheres no votam. Na poca do Apartheid (frica do Sul), negros no votavam. Vejamos o art 14 caput da CF. Art. 14. A soberania popular ser exercida pelo sufrgio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante:

2. Capacidade Eleitoral: 2.1 Capacidade ativa: Direito/dever de votar. Alistamento/ Voto: O exerccio do sufrgio ativo d-se pelo voto (direito de votar). Requisitos para votar: a) alistamento eleitoral na forma da lei (ttulo eleitoral) b) nacionalidade brasileira (portanto, os estrangeiros no podem alistar-se como eleitores - art. 14, 2). c) idade mnima de 16 anos (art. 14, 1., II, c) d) no ser conscrito durante o servio militar obrigatrio. (art 14, 2) Nada impede que o sujeito faa o alistamento eleitoral antes dos 16 anos, mas s poder votar aps completados 16 anos. Conscritos so os recrutados para o servio militar obrigatrio. . CARACTERSTICAS DO VOTO Direto Secreto O cidado vota diretamente no candidato, sem qualquer intermedirio. No se d publicidade da opo do eleitor, mantendo-a em sigilo absoluto. A democracia representativa prev e exige mandatos por prazo determinado. O voto exercido pessoalmente pelo cidado, sendo identificado pelo ttulo eleitoral. Decorrente do princpio one man one vote um homem um voto, o voto deve ter valor igual para todos, independentemente da cor, sexo, situao econmica, social, intelectual etc. A escolha pode dar-se por um ou outro candidato, ou, se preferir, poder anular o voto ou votar em branco. A obrigatoriedade est em comparecer s urnas, salvo as excees que sero analisadas posteriormente.

Peridico

Personalssimo

Igualitrio

Livre

Obrigatrio

Assim, o alistamento eleitoral e o voto so, de acordo com o art. 14, 1., I e II, a, b e c: Obrigatrio: Facultativo: maiores de 18 e menores de 70 anos de idade. analfabetos; maiores de 70 anos; maiores de 16 e menores de 18 anos.

2.2 Capacidade eleitoral passiva: Nada mais que a possibilidade de eleger-se, concorrendo a um mandato eletivo. O direito de ser votado. Esse direito s se torna absoluto se o candidato preencher todas as condies de elegibilidade para o cargo ao qual se candidata e, ainda, no incidir em nenhum dos impedimentos constitucionalmente previstos, que so os direitos polticos negativos, que veremos mais adiante. O art. 14, 3., estabelece as condies de elegibilidade: Nacionalidade brasileira; Pleno exerccio dos direitos polticos; Alistamento eleitoral; Domiclio eleitoral na circunscrio;

Filiao partidria; Idade mnima de acordo com o cargo ao qual se candidata.

No tocante ao requisito da idade.

IDADE 18 21 30 35

CARGO Vereador Deputado Federal, Deputado Estadual ou Distrital, Prefeito, Vice-Prefeito e Juiz de paz; Governador e Vice-Governador de Estado e do Distrito Federal; Presidente, Vice-Presidente da Repblica e Senador.

DIREITOS POLTICOS NEGATIVOS So as circunstncias que acarretam a perda ou suspenso dos direitos polticos, ou que caracterizam a inelegibilidade, restringindo ou mesmo impedindo o exerccio de sua capacidade eleitoral. 3. Inelegibilidade: So as circunstncias (constitucionais ou previstas em lei complementar) que impedem o cidado do exerccio total ou parcial da capacidade eleitoral passiva, ou seja, da capacidade de eleger-se. Restringem, portanto, a elegibilidade do cidado. A prpria Constituio Federal estabelece certas hipteses de inelegibilidade (CF, art. 14, 4 ao 7). Porm, a Constituio expressamente permite que lei complementar venha estabelecer outras hipteses de inelegibilidade (CF, art. 14, 9) A lei da Ficha Limpa por exemplo. A doutrina distingue as hipteses de inelegibilidade em absoluta e relativa. 3.1 Absoluta (Ampla): impede que o cidado concorra em qualquer eleio, a qualquer mandado eletivo. Analfabeto: embora possa alistar-se e votar (capacidade eleitora! ativa), no podero ser eleitos (no dispem de capacidade eleitoral passiva). Inalistvel: quem no pode ser eleitor no pode eleger-se (os estrangeiros e os conscritos). 3.2 Relativa (Restrita): consiste em restries impostas inelegibilidade para alguns cargos eletivos, em razo de situaes especiais em que se encontra o cidado-candidato no momento da eleio. A inelegibilidade relativa poder decorrer de: (a) motivos funcionais; (b) motivos de casamento, parentesco ou afinidade; (c) da condio de militar; (d) previses em lei complementar. Motivos Funcionais: Terceiro mandato sucessivo: O art 14 5 diz que, o Presidente da Repblica, os Governadores de Estado e do Distrito Federal, os Prefeitos e quem os houverem sucedido, ou substitudo no curso dos mandatos (cargos do executivo), podero ser reeleitos para um nico perodo subsequente, ou seja, no podero serem reeleitos para um terceiro mandato sucessivo. Funo para concorrer a outros cargos: O art. 14, 6., estabelece que, para concorrer a outros cargos, o Presidente da Repblica, os Governadores de Estado e do Distrito Federal e os Prefeitos devem renunciar aos respectivos mandatos at 6 meses antes do pleito. Trata-se do instrumento da desincompatibilizao. Desincompatibilizao: obrigao de um pretenso candidato se afastar de certas funes, cargos ou empregos, na administrao pblica, direta ou indireta, com vistas disputa eleitoral. A desincompatibilizao deve dar-se somente para a candidatura a outros cargos, diversos, diferentes. Para a reeleio, os Chefes do Executivo no precisam, renunciar 6 meses antes do pleito.

Motivos de casamento, parentesco ou afinidade: Diz o art 14, 7 que: 7 So inelegveis, no territrio de jurisdio do titular, o cnjuge e os parentes consanguneos ou afins, at o segundo grau ou por adoo, do Presidente da Repblica, de Governador de Estado ou Territrio, do Distrito Federal, de Prefeito ou de quem os haja substitudo dentro dos seis meses anteriores ao pleito, salvo se j titular de mandato eletivo e candidato reeleio. Essa hiptese denominada inelegibilidade reflexa, porque incide sobre terceiros. Assim, temos: a) o cnjuge, parentes e afins at segundo grau do Prefeito no podero candidatar-se a vereador ou Prefeito do mesmo municpio; b) o cnjuge, parentes e afins at segundo grau do Governador no podero candidatar-se a qualquer cargo no estado (vereador, deputado estadual, deputado federal e senador pelo prprio estado e Governador do mesmo estado); c) o cnjuge, parentes e afins at segundo grau do Presidente da Repblica no podero candidatar-se a qualquer cargo eletivo no Pas. Segundo o STF, nem mesmo a dissoluo da relao conjugal, quando, ocorrida no curso do mandato, tem o dom de afastar a inelegibilidade reflexa ora em foco. A inelegibilidade reflexa no aplicvel na hiptese de o cnjuge, parente ou afim j possuir mandato eletivo, no caso, poder candidatar-se reeleio. o caso, por exemplo, de parente ou afim de Governador de Estado, que poder disputar a reeleio ao cargo de deputado ou de senador por esse estado, se j for titular desse mandato nessa mesma jurisdio. Se o Chefe do Poder Executivo renunciar seis meses antes da eleio, seu cnjuge, parentes ou afins at segundo grau podero candidatar-se a todos os cargos eletivos da circunscrio. Assim, por exemplo, irmo do Governador de Estado poder candidatar-se a Deputado Federal, Senador da Repblica, Deputado Estadual, Prefeito ou Vereador, desde que haja renncia do Governador nos seis anteriores ao pleito eleitoral. O cnjuge, os parentes e afins so elegveis at para o mesmo cargo do titular (Chefe do Executivo), quando este tiver direito reeleio e houver renunciado at seis meses antes do pleito eleitoral. Assim, por exemplo, a esposa do Chefe do Executivo Estadual poder candidatar-se ao cargo de Governador do mesmo Estado quando o seu marido tiver direito reeleio (quando estiver cumprindo o primeiro mandato), desde que haja renncia deste at seis meses antes do pleito. Essa situao ocorreu concretamente, nas eleies para Governador do Estado do Rio de Janeiro em 2002. O ento Governador ("Garotinho"), que tinha direito reeleio, afastou-se do cargo nos seis meses anteriores ao pleito eleitoral, para assegurar a legitimidade da candidatura, para o perodo subsequente, de sua esposa, que veio a ser eleita Governadora do Estado ("Rosinha").

Da condio Militar: Conforme expressamente prev o art. 14, 8., o militar alistvel elegvel. Para tanto, dever atender s seguintes condies: Menos de 10 anos de servio: dever afastar-se da atividade; Esse afastamento definitivo, se perder a eleio, no volta a ser militar. Mais de 10 anos de servio: ser agregado pela autoridade superior e, se eleito, passar automaticamente, no ato da diplomao, para a inatividade. Esse afastamento temporrio, se perder a eleio, volta a ser militar. Caso vena a eleio, passar a Inatividade (quadro de reserva). Sobre ser agregado, ele se afasta do cargo, mas continua sendo remunerado, at ser aproveitado em outro cargo.

Previses em lei complementar: A Constituio Federal deixa expresso que as hipteses de inelegibilidade relativa previstas no texto constitucional no so exaustivas, podendo ser criadas outras, desde que por meio de lei complementar da Unio, editada pelo Congresso Nacional. Essa Lei Complementar a to famosa LEI DA FICHA LIMPA. Obs.: Inelegibilidade no pena. Inelegibilidade nada mais que um critrio jurdico -poltico por meio do qual se define negativamente o perfil esperado dos candidatos.

4. Impugnao. Para concorrer a mandato eletivo no basta que o cidado atenda aos requisitos legais de elegibilidade ou no esteja pichado de inelegibilidade, preciso tambm que o mesmo registre sua candidatura perante a Justia Eleitoral, que rgo competente. Porm, se no preencher os requisitos de elegibilidade, ou seja, se tornar inelegvel, poder ter sua candidatura impugnada. A ao, que recebeu nome prprio de Ao de Impugnao ao Registro de Candidaturas AIRC prevista nos arts. 3 ao 17 da Lei Complementar 64/90. A finalidade desta ao de impugnao indeferir o pedido de registro de candidatos que no possuam condies de elegibilidade. A ao eleitoral tutela a normalidade e legitimidade das eleies, evitando candidaturas ilegais.

5. Perda dos Direitos Polticos: O art 15 da CF diz: Art. 15. vedada a cassao de direitos polticos, cuja perda ou suspenso s se dar nos casos de: I - cancelamento da naturalizao por sentena transitada em julgado; II - incapacidade civil absoluta; III - condenao criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos; IV - recusa de cumprir obrigao a todos imposta ou prestao alternativa, nos termos do art. 5, VIII; V - improbidade administrativa, nos termos do art. 37, 4. A vedao expressa cassao de direitos polticos tem por fim evitar a supresso arbitrria, normalmente motivada por perseguies ideolgicas, dos direitos polticos, prtica presente em outros momentos, antidemocrticos, da vida poltica brasileira. Ex: Ditadura. A privao definitiva denomina-se perda dos direitos polticos; a privao temporria denomina-se suspenso dos direitos polticos. Cancelamento da naturalizao: hiptese de perda dos direitos polticos, pois o indivduo voltar condio de estrangeiro. Incapacidade civil absoluta: implica em suspenso, mas para isso ser necessrio interdio. Condenao criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos: cumprida ou extinta a pena, em regra, cessa a suspenso. Recusa de cumprir obrigao a todos imposta ou prestao alternativa: implica em suspenso dos direitos polticos, pois a qualquer tempo o interessado pode cumprir as obrigaes devidas e regularizar a sua situao. Improbidade administrativa, nos termos do art. 37, 4: a suspenso dos direitos polticos ser de trs a dez anos, de acordo com o tipo do ato praticado. Obs: FICHA LIMPA: A lei da ficha limpa, aprovada em 2010 entrar pela primeira vez em vigor nas prximas eleies em 2012. De acordo com a lei no podero concorrer as eleies pessoas condenadas judicialmente (desde a sua condenao at 8 anos aps o cumprimento de sua pena). No podero concorrer, por exemplo, os polticos condenados por crimes eleitorais (compra de votos, fraude, falsificao de documentos pblicos), lavagem ocultao de bens, improbidade administrativa e outros. Ex: Por conta da Lei da Ficha Limpa, Demstenes ficar inelegvel por 15 anos, j que so contados 8 anos alm dos 7 anos que restavam do mandato.

Das könnte Ihnen auch gefallen