Sie sind auf Seite 1von 4

Fazer a simulao de um motor de corrente contnua, tipo srie, em condies de partida com carga nominal, ou seja, conjugado invarivel

com a velocidade. Os dados nominais do motor sero determinados de acordo com uma tabela criada pelo professor com parmetros especficos para cada aluno. Nesse caso, os parmetros aqui abordados so: Pn = 50kW Un=350V =88% n = 1200 rpm Ip=2pu J = 0,036Kg.m2/kW (motor e carga) A caracterstica de magnetizao do motor pode ser aproximada pela expresso: ( ); onde representa o fluxo saturado do motor que tem o seguinte valor: ; k1 uma constante tpica do material magntico utilizado na armadura e dever ser determinada pelas condies nominais. A partida dever ser feita utilizando um reostato com dois estgios de resistncia. Realizar a subdiviso do reostato de forma que o valor de pico (Ip) seja alcanado toda vez que um estgio do reostato for chaveado. Nestas condies, encontrar o valor: * da corrente de armadura no momento do chaveamento de cada estgio (Iv), * de resistncia do reostato e suas respectivas derivaes, * da potncia do reostato de partida, * dos intervalos de tempo de acelerao de cada estgio, * das velocidades nas quais os estgios de resistncias sero chaveados. Depois montar o circuito equivalente do motor srie no ATP (Alternative Transiente Program) e comparar com os clculos realizados.

2. Clculos para o motor CC srie Precisaremos da corrente nominal (In), corrente de pico (Ip), resistncia da armadura (ra), a resistncia total srie (rt), como pode ser visto abaixo:

Determinando

Como o a variao do fluxo foi dada, multiplicando-a por K (Constante que depende das caractersticas construtivas do motor), obtemos a seguinte expresso:

( ( Mas : ( ( (

) ) ) ) )

necessrio calcular o valor de Iv que a corrente na qual ocorrer o chaveamento. No motor srie, o clculo desta resistncia pode ser feito dimensionando um valor Iv de forma que ele esteja entre a corrente de pico e a corrente nominal do motor. Atravs deste valor de Iv, pode-se encontrar a resistncia total rt' e ver se bate com o valor de rt calculado anteriormente. Fazendo algumas iteraes com este mesmo raciocnio podemos chegar num valor bem prtico de Iv. Foi usado o matlab para fazer estes clculos e chegar a um valor prximo de Iv, com um erro em rt' de 0,0006 .

De posse dos valores de

pode-se determinar os valores de ( ) ( )

( (

) )

Tomando como base a figura abaixo:

Para o clculo de Rn -1 precisamos da velocidade do motor no momento em que Rn ser curtocircuitado, com a corrente Iv:

Sabendo que:

O tempo para curto-circuitar o primeiro estgio da resistncia de partida de: ( ) ( )

E o tempo para curto-circuitar o segundo estgio da resistncia de partida de: ( ( ) ) ( ( ) ( ) )

O valor do conjugado resistente :

A potncia dissipada pelas resistncias de partida pode ser calculada de forma aproximada pelas expresses abaixo: ( ( ( ( ) ( ) ) ( ( ) ) ) )

( (

) )

( *

( ( (

)+ )

( (

) )+ )

Simulao usando o software ATP:

Das könnte Ihnen auch gefallen