Sie sind auf Seite 1von 10

Universidade Federal de Uberlndia

FEELT Faculdade de Engenharia Eltrica

Acionamentos
Simulao de um Motor CC Srie em Condies de Partida com Carga Nominal
Professor: Marcelo Lynce Ribeiro Chaves

Aluna: Ana Lcia Soares

11111EEL073

30/ 01 / 2014

1- PROPOSTA DE TRABALHO
Fazer a simulao de um motor de corrente contnua, tipo srie, em condies de partida com carga nominal, ou seja, conjugado invarivel com a velocidade. Os dados nominais do motor sero determinados de acordo com uma tabela criada pelo professor com parmetros especficos para cada aluno. A caracterstica de magnetizao do motor pode ser aproximada pela ( ); onde expresso: representa o fluxo saturado do motor que tem o seguinte valor: ; k1 uma constante tpica do material magntico utilizado na armadura e dever ser determinada pelas condies nominais. A partida dever ser feita utilizando um reostato com dois estgios de resistncia. Realizar a subdiviso do reostato de forma que o valor de pico (Ip) seja alcanado toda vez que um estgio do reostato for chaveado. Nestas condies, encontrar o valor: * da corrente de armadura no momento do chaveamento de cada estgio (Iv), * de resistncia do reostato e suas respectivas derivaes, * da potncia do reostato de partida, * dos intervalos de tempo de acelerao de cada estgio, * das velocidades nas quais os estgios de resistncias sero chaveados. Depois montar o circuito equivalente do motor srie no ATP (Alternative Transiente Program) e comparar com os clculos realizados. 2. DADOS DO MOTOR

J = 0,036Kg.m2/kW (motor e carga) 3. CLCULOS PARA O MOTOR CC SRIE Precisaremos da corrente nominal (In), corrente de pico (Ip), resistncia da armadura (ra), a resistncia total srie (rt), como pode ser visto abaixo:

Determinando

Como o a variao do fluxo foi dada, multiplicando-a por K (Constante que depende das caractersticas construtivas do motor), obtemos a seguinte expresso: ( ) ( ) Mas : ( ) ( ) ( )

necessrio calcular o valor de Iv que a corrente na qual ocorrer o chaveamento. No motor srie, o clculo desta resistncia pode ser feito dimensionando um valor Iv de forma que ele esteja entre a corrente de pico e a corrente nominal do motor. Atravs deste valor de Iv, pode-se encontrar a resistncia total rt' e ver se bate com o valor de rt calculado anteriormente. Fazendo algumas iteraes com este mesmo raciocnio podemos chegar num valor bem prtico de Iv. Foi usado o matlab para fazer estes clculos e chegar a um valor prximo de Iv, com um erro em rt' de 0,0002 .

De posse dos valores de

pode-se determinar os valores de ( ) ( )

( (

) )

Tomando como base a figura 1 abaixo:

Figura 1- Motor CC srie com dois estgios de resistncia de partida

Para o clculo de Rn precisamos da velocidade do motor no momento em que Rnser curto-circuitado, com a corrente Iv: 1

Sabendo que:

O tempo para curto-circuitar o primeiro estgio da resistncia de partida de: ( ) ( )

E o tempo para curto-circuitar o segundo estgio da resistncia de partida de: ( ( ) ) ( ( ) )

O valor do conjugado resistente :

A potncia dissipada pelas resistncias de partida pode ser calculada de forma aproximada pelas expresses abaixo: ( ( ( ) ( ( ) ) ) )

( (

) )

( *

( ( (

)+ )

( (

) )+ )

Simulao usando o software ATP:


O sistema mecnico feito com analogia do sistema eltrico, na qual temos a seguinte relao de equivalncia eletromecnica: Grandezas do sistema mecnico Conjugado em N,m Velocidade em rd/s Inrcia em kg. m2 Grandezas do sistema eltrico Corrente em A Tenso em V Capacitncia em F

A modelagem feita no ATP destes circuitos pode ser observada na figura a seguir:

Pode-se observar que a representao do motor cc feita atravs de uma resistncia rt e uma indutncia Ls. A carga representada por uma fonte de corrente Mr, juntamente com o capacitor J que representa a inrcia, A fonte M que depende de Kfi*Ia representa o conjugado desenvolvido pelo motor. Para a representao das resistncias de partida utilizou-se as resistncias r1 e r2. O tempo de chaveamento de cada resistncia de partida foi controlado atravs de chaves que tem seus tempos de fechamento parametrizados ao clicar duas vezes sobre ela. Como se trata de um motor srie necessrio introduzir no modelo a variao do fluxo. Isto foi realizado atravs da TAC's Fluxo, que um bloco no qual se encontra como o fluxo varia conforme a corrente. As TAC's Kfi*Ia e Kfi*w utilizam os valores do fluxo, devolvendo para o circuito sob forma de uma grandeza fsica.

Grficos Feitos no ATP


Primeiramente iremos analisar a corrente na armadura. Em seguida, a velocidade, o conjugado e a energia dissipada. Corrente na armadura:

Observando o grfico da figura 3 obtida a partir da simulao no software ATP percebemos que os valores de Iv e Ip esto bem prximos dos calculados. No grfico percebemos que Ip aproximadamente 325,85 A e Iv prximo de 301,59 A. Estes valores esto bem prximos dos valores calculados de 324,68 A e 206,7922 A, respectivamente. O resultado aceitvel, todavia difere um pouco porque foram usadas frmulas aproximadas para achar fluxo nominal, resistncia de armadura e as resistncias do reostato. Velocidade

No grfico da figura 4 temos a velocidade angular do motor. Esta varia a cada instante de comutao. O valor obtido na simulao um pouco diferente do encontrado nos clculos. Aqui temos que 1 igual a 45,69 rad/s e 2, 76,335 rad/s, enquanto que os valores calculados foram de 43,110 rad/s e 77,565. Isto se deve mais uma vez as aproximaes feitas.

Conjugado

No grfico da figura 4 temos o conjugado do motor. Aqui foi apresentada sua variao de acordo com a corrente na armadura. Na corrente Iv de aproximadamente 298,9 A, o conjugado era de 1066,2 N.m. E na corrente Ip de 325,62 A, ele era de 1205,4. O conjugado resistente de 414,89 N.m, enquanto que o calculado foi de 411,4517 N.m. Novamente pode-se dizer que os resultados esto bem prximos e que isto pode ser explicado pelas as aproximaes feitas nas frmulas em que foram calculados.

Energia Dissipada

No grfico da figura 5 onde temos em verde, a energia dissipada no resistor r1, em vermelho a do resistor r2 e em azul a energia que foi dissipada em rt. A soma final da energia dissipada nestes trs resistores foi de 14191,8 J, menor que o calculado que foi dei 17354,56 J. Observa-se aqui que apesar das equaes serem uma aproximao elas garantem um nvel de energia dissipada maior nos resistores. Isto comprova que se

utilizarmos o valor de 17354 J para dimensionar o reostato no teramos problemas, pois estaramos calculando para uma energia um pouco superior do que a realmente dissipada.

Concluso

A utilizao de softwares para a simulao de motores muito tem ajudado empresas e laboratrios de pesquisa, apresentando uma economia de tempo, materiais usados na construo do prottipo e auxiliando na compra de um motor que seja adequado as necessidades de cada um, e ainda contribuindo para a anlise e validao das equaes empregadas para determinar os reostatos de partida para o motor, garantindo uma potncia que no danifica os mesmos. Referncias Bibliogrficas - Slides da disciplina encontrados no arquivo: Caractersticas Mecnicas dos Motores de Corrente Contnua.

Das könnte Ihnen auch gefallen