Sie sind auf Seite 1von 20

Ensino Mdio

z Ginstica

I n t r o d u o
92 Ginstica Introduo

n CNDIDO PORTINARI. Meninos brincando, 1955. leo sobre tela; 60 X 72,5 cm; Coleo Particular; Rio de Janeiro.

Voc sabia que a ginstica surgiu no sculo XIX como forma de educar o corpo? isso mesmo! Voc est convidado a viajar na histria da ginstica para conhecer um pouco mais sobre este Contedo Estruturante. Ento vamos viajar para a Europa e dar uma paradinha no sculo XIX. Neste perodo, a ginstica tinha nalidade de constituir um corpo saudvel, afastando-o das doenas que cresciam juntamente com a populao dos grandes centros urbanos. A ginstica foi usada como prtica de poder das elites perante a nova classe pobre urbana, e sob a condio de cincia, buscou posicionar o corpo de forma retilnea, utilizando, para tanto, da anatomia, da siologia, da higiene, dentre outras reas desta natureza. Ela se constitua numa forma de educar gestos e comportamentos, to necessrios para a ordem social daquela poca. Foram criados os chamados mtodos ginsticos em diferentes pases. Para melhor compreender a importncia destes mtodos, veja os Folhas intitulados: O circo como componente da ginstica e Ginstica: um modelo antigo com roupagem nova? Ou uma nova maneira de aprisionar os corpos?. Voc saberia responder como a ginstica apropriada pela sociedade capitalista? E como chegou ao Brasil? Para isso, necessrio lembrar que o Brasil, no sculo XIX, sofria inuncia europia e tambm passava por algumas transformaes, como, por exemplo, o crescimento das cidades devido ampliao da sociedade capitalista. Havia, ento, a necessidade de fazer com que as pessoas se adequassem ao novo modelo econmico vigente. Para isso, medidas foram tomadas e a ginstica foi fundamental na aplicao dos preceitos de moralidade e para instaurar a ordem social naquele momento histrico.

Educao Fsica

O principal responsvel por implementar a ginstica aqui no Brasil foi Rui Barbosa. Importante gura na histria brasileira, realizou estudos relacionados sade do povo brasileiro, empregando a ginstica como fator decisivo para tal objetivo. Desta forma, e com este objetivo, a ginstica chegou s escolas, da mesma forma que fora pensada para a sade coletiva do povo brasileiro e com forte inuncia da instituio militar. Como as aulas de ginsticas comearam a ser desenvolvidas nas aulas de Educao Fsica? Como atualmente a ginstica da escola? Da mesma forma que outros Contedos Estruturantes, a ginstica deve ser pensada de acordo com as necessidades da escola, para no ser reduzida e submetida aos modelos dos jogos olmpicos e das grandes competies destinadas modalidade. Mas ser que a ginstica se resume a esta modalidade? Que outras formas a ginstica podem ser apresentadas? Se dissssemos que a ginstica est relacionada ao circo, voc acreditaria? Pois verdade, e para conferir esta possibilidade de praticar ginstica de forma divertida, leia o Folhas que discute o circo. E o seu corpo? Como voc viu, a ginstica surge com objetivos de regular o corpo conforme padres estabelecidos pela elite dominante, certo? Ser que os modelos de ginstica do sculo XIX so diferentes daqueles que temos hoje? Vamos discutir esta e outras questes no Folhas: Ginstica: um modelo antigo com roupagem nova? Ou uma nova maneira de aprisionar os corpos?. E os atletas que praticam ginstica, como so seus corpos? Talvez voc responda que so corpos perfeitos, sarados, porm, no fundo, so corpos que esto no limite de suas funes, suscetveis a diversas contuses. Os benefcios da prtica da ginstica para seu corpo podem ser muitos, desde que sejam respeitados seus limites. Para melhor compreender as relaes entre a prtica da ginstica e os segredos de seu corpo, consulte o Folhas: Os segredos do corpo. Como voc deve ter percebido, a ginstica aqui apresentada deve estar relacionada com a realidade escolar, o que signica adequao de atividades e formas de encaminhamento que contemplem a diverso e a importncia de estarmos atentos s questes que se referem ao corpo. Esperamos, a partir de agora, que voc incorpore cada uma das personagens que sero apresentadas, sejam elas circenses ou no. Dessa forma, chegar ao nal desses Folhas conhecendo um pouco mais sobre histria, sobre o corpo como mercadoria e sobre a ginstica.

E D U C A O F S I C A
93

O circo como componente da ginstica

Ensino Mdio

94

Ginstica

Educao Fsica

1
O CIRCO COMO COMPONENTE DA GINSTICA
n Felipe Sobczynski Gonalves1

Certamente voc j ouviu falar sobre Ginstica, mas j se preocupou em reetir sobre: como ela se originou? Quais so suas diferentes vertentes? A quem ela interessava? Quais so suas inuncias em nossas atividades cotidianas? Neste Folhas, discutiremos com voc uma das possibilidades da ginstica a ser desenvolvida nas aulas de Educao Fsica. Para que nossos dilogos sejam profcuos, mergulharemos numa histria em que os personagens principais sero vocs, alunos. Para que nosso espetculo seja divertido, alegre, mas, ao mesmo tempo, srio e reexivo, precisaremos da dedicao de todos, de uma ao coletiva.

Departamento de Ensino Mdio - SEED/PR

O circo como componente da ginstica

95

Ensino Mdio

z A ginstica entrando em cena


Antes de abrirmos as cortinas e acendermos as luzes para que o espetculo comece, necessitamos compreender como ocorreu o desenvolvimento da Ginstica, e que marcas ela imprime no corpo. A ginstica veio tornar real e visvel aquilo que Carmen Lcia Soares chama de corpo educado. Compe, tambm, o denso registro de saberes que se constituem a partir da tomada do corpo como objeto de cuidados. Vejamos quando e onde tudo isso comeou.
O corpo educado o resultado da paciente e lenta elaborao de formas distintas de interveno dirigida do exterior com a inteno de atingir a alma humana. (SOARES, 1997 p. 6)

No sc. XIX, na Europa, a Ginstica passou a ter um carter de cienticidade, consolidando-se como um dos mais importantes novos cdigos de civilidade. Essa atividade teve total inuncia na educao do corpo, pois reformava completamente o corpo, o qual passou a ostentar uma simetria como nunca teve antes. Para aquele momento histrico, interessava o corpo disciplinado, educado e modelado para as novas necessidades sociais.
O corpo reto e o porte rgido comparecem nas introdues dos estudos sobre a Ginstica no sculo XIX. Estes estudos, carregados de descries detalhadas de exerccios fsicos que podem moldar e adestrar o corpo imprimindo-lhe este porte, reivindicam com insistncia seus vnculos com a cincia e se julgam capazes de instaurar uma ordem coletiva. Com esses indcios, a Ginstica assegura, neste momento, o seu lugar na sociedade burguesa (SOARES, 1997, p. 8)

n Circo Beverly Lilley. Acrlico. Saratosa. High School, Flrida, EUA.

A prtica da Ginstica realizada simultaneamente em vrios pases da Europa, especialmente na Alemanha, Sucia, Inglaterra e Frana, ao longo de todo o sculo XIX, fez nascer o chamado Movimento Ginstico Europeu. Esse movimento se constituiu a partir das relaes cotidianas, dos divertimentos e festas populares, dos espetculos de rua, do circo, dos exerccios militares, bem como dos passatempos da aristocracia. Para que esse movimento tivesse aceitao e passasse a fazer parte da educao dos indivduos, alm de possuir o princpio de ordem e disciplina coletiva, deveria romper completamente com seu ncleo primordial que era o divertimento. A ginstica passou a se destacar nos crculos intelectuais, quando se tornou cientca e despertou o interesse da burguesia. Essa classe social utilizaria a ginstica como um instrumento disciplinador de posturas, aes e gestos, que contribuiria para que os indivduos adquirissem noes de economia de tempo, de gasto de energia e de cultivo sade. Como nesse perodo as indstrias ganhavam fora, era preciso que fosse apresentada ao trabalhador uma atividade de carter ordenativo, disciplinador e metdico a Ginstica.

96

Ginstica

Educao Fsica Em contraposio aos interesses da burguesia europia do sculo XIX, mas contemporneas a ela, os artistas realizavam prticas corporais descompromissadas, simples espetculos em feiras e circos, onde palhaos, acrobatas, gigantes e anes despertavam, na populao, vrios sentimentos, entre eles, o assombro e o medo. Antes de discutirmos essa contraposio, faamos o seguinte exerccio:

PESQUISA
1. Procure, em jornais ou revistas, qual o modelo de padro corporal apresentado hoje pelos meios de comunicao de massa (a televiso, o rdio, as revistas, os jornais). Observe se existem relaes com o cdigo de civilidade na Europa do sculo XIX no que diz respeito ginstica. Discuta em grupos com seus colegas e monte um painel com as reportagens escolhidas. Em seguida, apresente para a turma.

z Circo!!! E isso ginstica?


Ao entrarmos no mundo mgico do circo, precisamos entender um pouco melhor suas origens e desenvolvimento. No podemos datar com exatido quando a atividade corporal circense foi originada, no entanto, Torres, ao citar Ruiz, coloca que
... o remoto ancestral do artista de circo deve ter sido aquele troglodita que, num dia de caa surpreendentemente farta, entrou na caverna dando pulos de alegria e despertando com suas caretas, o riso de seus companheiros de diculdades (1998, p.13)

De acordo com Castro (1997), os primeiros registros sobre artes circenses foram encontrados na China, em pinturas de quase 5.000 anos onde aparecem acrobatas, contorcionistas e equilibristas. A acrobacia, por exemplo, era uma forma de treinamento para os guerreiros, cuja funo social exigia agilidade, exibilidade e fora. No entanto, as razes da arte circense se fazem presentes em toda antiguidade clssica, desde os hipdromos da Grcia antiga at o grande Imprio Egpcio. Nas pirmides do Egito, os primeiros sinais dessa arte esto gravados em desenhos de domadores, equilibristas, malabaristas e contorcionistas. O circo como componente da ginstica

97

n Acervo Cultural Teatro Guara Foto Tom Lisboa.

Ensino Mdio Contudo, foi na Europa que o circo ganhou fora e se desenvolveu. Os espetculos tomaram impulso no Imprio Romano, em anteatros cujas apresentaes mais tarde seriam classicadas como atividades circenses. A importncia e a grandiosidade desses espetculos podem ser demonstras pelo Circo Mximo de Roma (40 a.C). No lugar em que esse Circo se instalava, foi criado, mais tarde, o Coliseu, que comportava mais de 87 mil espectadores e apresentava excentricidades como gladiadores, animais exticos, engolidores de fogo, entre outros. Porm, os espetculos realizados no Coliseu tornaram-se sangrentos, com cristos jogados s feras e isso teve como conseqncia uma reduo no interesse pelas artes circenses. No nal do Imprio Romano, os artistas circenses passaram a se apresentar, ento, em locais pblicos, como praas e feiras (CASTRO1997). De acordo com Soares (1998), o circo no Renascimento deslocava os habitantes das vilas e cidades de suas rotinas simples que envolviam apenas trabalho e descanso. O circo rompia com a ordem estabelecida ao proporcionar, sobretudo, diverso e encantamento ao pblico. Era uma arte do entretenimento. O circo se apresentava como uma atividade de grande fascnio na sociedade europia do sculo XIX. O corpo era o centro do espetculo das variedades apresentadas pela mltipla atuao de seus artistas. Pode-se dizer que o circo surgia como a encarnao do espetculo moderno e seu sucesso era inegvel nas diferentes classes sociais que assistiam ao mesmo espetculo, embora em dias e horrios diferentes.

Para melhor compreenso do que estamos comentando, assista ao lme: Gladiador (2000, EUA, direo: Ridley
Scott)

z Mudanas no circo contemporneo? Para qu e para quem?


Hoje podemos dizer que alm dos circos itinerantes e dos circos tradicionais ou circo famlia, temos o circo contemporneo. Diversos fatores levaram a mudanas na organizao e administrao do circo. Inicialmente quem dirigia os circos eram as famlias de artistas. Pai, av, tios, lhos e sobrinhos eram responsveis por tudo, desde a infra-estrutura e montagem at o espetculo. O mundo da famlia circense era circunscrito pela lona do circo. Com o surgimento dos grandes centros urbanos e com o desenvolvimento tecnolgico, apareceram novas formas de entretenimento, como a televiso, cinema, teatros, parques de diverso, e o circo foi perdendo espao e pblico. Para Torres (1998, p.45), na verdade o circo adaptou-se aos novos tempos do mass media (aos meios de comunicao de massa). Tornou-se performtico, mas sem esquecer a maioria das atraes de antigamente. preciso destacar, no entanto, que os

Para melhor entendimento do conceito mass media ou mdia de massa, veja o Folhas: Ginstica: um modelo antigo com roupagem nova? Ou uma nova maneira de aprisionar os corpos?.

98

Ginstica

Educao Fsica circos pequenos que se apresentam principalmente nas cidades do interior ainda mantm as antigas tradies. Quanto aos que se adaptaram aos novos tempos, a primeira mudana que ocorreu foi na relao familiar. Os lhos dos proprietrios dos circos passaram a se dedicar aos estudos e trabalhar como administradores do circo, no mais como artistas. O circo tornou-se uma grande empresa. Duas conseqncias decorreram dessas mudanas: a primeira que os novos empresrios tm do circo uma viso menos sentimental. Para eles o circo um negcio que tem que dar lucro. A segunda que, para suprimir a demanda de artistas, j que as famlias circenses agora cuidam da administrao, surgiram as escolas de circo, que formam novos artistas. Estes no fazem parte da famlia e a relao que se estabelece de patro e empregado. Da mesma forma que um funcionrio que vende sua fora de trabalho, o artista de circo trabalha por um salrio. Sua fora de trabalho tornou-se, tambm, mercadoria. Com essas mudanas, observamos uma perda das caractersticas culturais originais do circo, pois no se tem mais a transmisso familiar dos conhecimentos circenses, salvo em algumas excees. As mudanas ocorridas na administrao do circo moderno ajudaram tambm a criar uma nova categoria de circo, conhecida como novo circo. Na opinio de Baroni (2006), o circo contemporneo se caracteriza por uma mescla de prticas, das quais podemos destacar a dana, o teatro, a tcnica, a esttica e os elementos da tecnologia como luz e som. Trata-se de um modelo artstico de circo em que no basta ser hbil, mas preciso que se conte algo. Para sua efetiva realizao, os artistas precisam ser polivalentes. O modelo mais expressivo deste tipo de circo o canadense Cirque du Soleil.

Veja o Folhas: O futebol para alm das quatro linhas.

Para Marx, o valor de uma mercadoria determinado pela quantidade de trabalho socialmente necessrio gasto para sua produo (2001,
p. 60)

Reeeeeeeeeespeitvel pblico!... A partir de agora, vocs no sero mais espectadores, mas faro parte do espetculo. No podemos esquecer que devemos reetir sobre aquilo que estamos realizando e relacionar com a nossa sociedade. Vocs esto prontos para entrar no picadeiro? Para enfrentar a platia que est ansiosa pelo show? Convido ento os primeiros artistas a entrarem em cena: Os Malabaristas!!! O circo como componente da ginstica

n SEURAT, GEORGES. O Circo, 1891. leo sobre tela, 180 148 cm; Louvre, Paris ( ou museu do Louvre)

z Hoje tem circo? Tem sim senhor!

99

Ensino Mdio Antes de mais nada, preciso esclarecer que h uma enorme diversidade de malabares e o nmero de combinaes possveis para esta prtica innita e depende exclusivamente do gosto e da habilidade do malabarista. So inmeros os tipos de materiais e objetos para malabares, dentre eles: as bolinhas, as claves, os aros, o diabolo, devil stick, vu ou lenos, etc. Neste Folhas, ns nos preocuparemos em demonstrar tanto a construo como a seqncia bsica com as bolinhas, devido utilizao de material alternativo e barato.

ATIVIDADE
Para a construo das bolinhas, necessitamos de alguns materiais: 9 bexigas; 300 gramas de paino (comida de piriquito); 2 garrafas pet (uma servir de funil) e 1 tesoura. Seqncia: 1. corte uma das garrafas pet, deixando-a como um funil; 2. coloque 100gr de paino na outra garrafa pet, utilizando o funil; 3. prenda uma bexiga no gargalo da garrafa e faa com que o ar que est dentro da garrafa v para dentro da bexiga, transferindo o paino na seqncia; 4. retire todo o ar da bexiga e amarre-a; 5. corte as outras duas bexigas, mais ou menos na altura do gargalo e encape a primeira bolinha; 6. faa o mesmo com o restante do material e utilize sua criatividade para dar mais brilho s bolinhas.

Aps a confeco das bolinhas, passaremos prtica do malabarismo. Na seqncia, temos algumas instrues para que voc aprenda o malabarismo estilo cascata com 3 bolinhas. Este serve de ponto de partida para outros truques mais complexos, tanto de bolinha como aros, claves, lenos, etc.
TUTORIAL Voc dever iniciar com uma bola, lanando-a na altura dos olhos (1). Depois de ter realizado com certa facilidade, passaremos . e, quando ela estiver no ponto mais alto, lance a 2 . (2). Agora comea a dipara a fase seguinte, com duas bolas: jogue a 1 . e a 3 . esto na mo direita. A 2 ., na esquerda. Lance a 2 . quando a 1 . chegar ao cultar, pois realizaremos com trs bolas: a 1 . chegar ao alto, lance a 3 . (4). ponto mais alto (3). Quando a 2

100 Ginstica

Educao Fsica

n Fonte: Revista Super Interessante. Edio 221-16 de Dez/2005 p. 26-29

ATIVIDADE

1. Agora que voc aprendeu a seqncia bsica, procure realizar diversas variaes, tanto com o nmero de bolinhas como com seus colegas, o importante usar a criatividade. 2. Procure trabalhar com outros materiais que voc tiver facilidade de encontrar, como, por exemplo, lenos e vus.

PESQUISA
1. No se esquea de que alm da atividade prtica, precisamos fazer algumas reexes. Procure encontrar algo sobre o histrico dos malabares e observe se tem alguma relao com o surgimento do circo, faa um quadro comparativo

ATIVIDADE
1. Podemos observar, cotidianamente nos grandes centros urbanos, crianas, jovens e adultos, artistas ou no, realizarem malabarismos nos semforos. Discuta, em pequenos grupos, sobre a resignicao dessa cultura popular e quais so as conseqncias desse processo para populao em geral. 2. Faa uma anlise sociolgica da questo anterior, fazendo uma discusso a partir dos aspectos polticos, econmicos e socioculturais.

z Para alm dos feitos solitrios construdos em solido


Sua arte, muito cobiada exatamente pelo excesso de ousadia, constantemente associada a uma idia que prope um mundo s avessas, um mundo ao contrrio. Um mundo redondo como o circo. Neste lugar, tudo gira: as pessoas, os objetos (SOARES, 2001, p. 39). A arquitetura do circo, arredondada, com sua arena central, permite que o olhar passeie por todos os lados [...]. Este palco centrado se oferece cheio de luz, de ao. As roupas que seus artistas usam tambm causam um impacto especial. So cheias de brilho que se acentuam com seus gestos geis e fortes (ibid).

A partir desses dois textos de referncia, vocs saberiam dizer de quem estamos falando? Exatamente, os prximos artistas a entrarem em cena, so os Acrobatas!!! Esses artistas com suas acrobacias, ou seja, saltos, cambalhotas e piruetas, que buscam o alto, o baixo e o vazio, causam impacto, estranheza, encantamento e despertam o medo. O circo como componente da ginstica 101

Ensino Mdio Para Carmen Lcia Soares, (...) h no corpo desses artistas, no espetculo que eles oferecem, algo convulsivo, de ferico que vive e se expressa em outra lgica. Algo que se ope domesticao do corpo que submisso razo instrumental. (...) Seus saltos so como gritos num escuro existencial e poltico de uma sociedade mergulhada no cinzento da indstria e da fbrica, na misria ambulante das sociedades (2001 p.36-37). Podemos dizer que os acrobatas e as acrobacias, da mesma forma que o mundo do circo e das feiras, citados anteriormente, so completamente diferentes, pois no temos condies de prever o que realizaro na seqncia de suas apresentaes, vivenciamos assim momentos de surpresas. Nesse instante, gostaramos de propor algumas atividades relacionadas com o tema, para podermos superar nossos medos, no intuito de deixarmos nossas limitaes no que se refere s acrobacias.

n PORTINARI, CANDIDO. Picadeiro, 1957. Desenho a grate/papel, 34.5 x 49cm (aproximadas); Rio de Janeiro, RJ. Coleo particular, Rio de Janeiro

ATIVIDADE
1. Rolamento para frente (cambalhota para frente): um exerccio simples para voc aprender a cair e no se machucar, alm disso, melhora sua exibilidade e agilidade. Para este exerccio, pode utilizar colches, colchonetes, tatames ou at mesmo um gramado. Seqncia: 1.1 Fique agachado, com os braos estendidos em frente do corpo. Evite manter o corpo relaxado e os braos exionados; 1.2 Inicie o movimento desequilibrando o corpo para frente. Apie as mos no colcho. Eleve os quadris e, ao mesmo tempo, comece a empurrar o colcho, mas sem estender as pernas, que devem estar unidas; 1.3 D um impulso com os ps, sem esticar as pernas, e empurre o corpo para frente. Encoste o queixo no peito para no deixar que a cabea toque o colcho. Procure no separar as pernas, nem apoiar a cabea no colcho; 1.4 Para fazer com perfeio o movimento, mantenha o corpo como uma bola. As pernas devem estar unidas e exionadas at o m do movimento. S as costas devem tocar o colcho. No estique as pernas; 1.5 Mantenha as pernas encolhidas e, aps completar o giro, toque o solo com os calcanhares. Estenda os braos para frente a m de auxiliar o movimento. Apie-se na ponta dos ps e permanea agachado. Procure no completar o movimento com as pernas abertas. No use as mos, nem cruze as pernas para se levantar. 2. Rolamento para trs (cambalhota para trs). Seqncia 2.1 Fique agachado de costas para o colcho, apoiando-se na ponta dos ps, os braos dobrados e as mos sobre os ombros. As palmas devem estar voltadas para cima. Evite apoiar-se sobre todo o p;

102 Ginstica

Educao Fsica
2.2 Desequilibre o corpo para trs, encostando os quadris no colcho. Mantenha a boca fechada e o queixo encostado ao peito. Encolha as pernas. Assim seu corpo car como uma bola. No lance as costas sobre o colcho antes de lanar os quadris; 2.3 Assim que suas costas tocarem o colcho, coloque tambm as palmas da mo sobre o colcho. 2.4 Quando os quadris estivem no alto, voc deve usar os braos para auxiliar o movimento. Assim voc evita que a cabea toque o colcho. Mantenha o corpo como uma bola; 2.5 Aps completar o giro, apie-se na ponta dos ps e volte posio agachada com os braos estendidos para frente. 3. Parada de trs apoios (Elefantinho). A parada em trs apoios serve para que voc treine o equilbrio em posio invertida e faz com que msculos importantssimos sejam exercitados. Seqncia: 3.1 Fique agachado de frente para o colcho, apoiando-se na ponta dos ps e com o brao estendido para frente; 3.2 Ajoelhe-se e apie as mos no colcho ao lado dos joelhos. No coloque as mos mais para frente; 3.3 Mantenha a cabea ereta e encoste a parte superior da testa no colcho. As mos e a cabea devem formar um tringulo. No coloque a sua cabea muito prxima s mos, pois assim voc no ter sustentao; 3.4 Com as mos e a cabea apoiadas no colcho, eleve os quadris at atingir a posio vertical. As pernas devem estar encolhidas. No lance os quadris mais para trs, pois assim voc se desequilibrar; 3.5 Assim que o tronco estiver na vertical, estique vagarosamente as pernas para cima. Mantenha as pernas unidas; 3.6 Torne a encolher as pernas. As duas ao mesmo tempo. Encoste a ponta dos ps no colcho e volte posio inicial. 4. Roda ou Estrela Apesar de ser aparentemente simples, este exerccio exige uma seqncia pedaggica antes de partimos para a execuo completa. A roda ou estrela um exerccio que lhe dar maior coordenao muscular, equilbrio, agilidade e exibilidade. Como diz o nome, neste exerccio voc imita uma roda em movimento. Seqncia: 4.1 Fique de frente para o colcho, corra, estenda os braos para cima e, ao mesmo tempo, avance a perna esquerda. No deixe de elevar os braos para cima; 4.2 Apie-se na perna esquerda, incline-se para frente e vire o corpo de lado. Levante a perna direita; 4.3 Apie a mo esquerda no colcho, lance a perna direita para cima e, em seguida, lance a esquerda. Imediatamente apie a mo direita no colcho. No exione os braos; 4.4 Continue o giro com as pernas separadas. No deixe de elevar as pernas verticalmente; 4.5 Seguindo o impulso, desequilibre o corpo para a direita. No deixe que o corpo se desequilibre para frente ou para trs. Mantenha as pernas separadas; 4.6 Toque o solo com a perna direita e, ao mesmo tempo, tire as mo esquerda do solo;

O circo como componente da ginstica 103

Ensino Mdio
4.7 Coloque-se em p, aproveitando a velocidade do giro. Mantenha as pernas e os braos separados, formando a gura de um X; 4.8 Fique na posio fundamental. Essa a progresso para o aluno destro, lembre-se que para o aluno sinistro ou canhoto, o lado de referncia invertido. Obs: Faa os exerccios somente na presena do professor, todas as atividades a serem desenvolvidas requerem segurana para que no ocorram acidentes. 5. Existem vrias possibilidades de trabalharmos com as acrobacias e nas questes anteriores observamos uma delas. Agora se organizem em grupos de no mximo cinco integrantes e procurem fazer algumas exibies acrobticas. Iniciem as exibies individualmente. 6. Procurem discutir qual a melhor forma de superar o medo, de se arriscar na execuo das acrobacias, para isso, vocs devem realizar pirmides humanas. Essas exibies devem ser para dois ou mais executantes.

Um dos gestos mais freqentes de sua arte corporal a roda, a permutao constante entre o alto e o baixo, entre a terra e o ar. O gesto veloz da roda faz com que o corpo do acrobata se transforme em esfera, parecendo, para quem v, no ter comeo nem m, revelando-se, assim, como numa fugaz unidade com o mundo, um relampejar de glria, um lan vital, um potencial de deformao expressiva (SOARES, 2001, p. 35)

z Deformao do rosto? Mais um artista no palco principal


Segundo BAKHTIN (1987), na Idade Mdia e no Renascimento, o riso se manifestava de vrias formas, opondo-se cultura ocial, ao tom srio, religioso e feudal da poca, o cmico fazendo parte da cultura popular. Dentro dessas manifestaes, faziam parte do carnaval, ritos e cultos cmicos os bufes tolos, gigantes, anes e monstros, palhaos de diversos tipos e categorias. O riso no contexto de Rabelais tem funo de libertar a sociedade da lgica dominante do mundo. Ele transforma a seriedade, propondo signicados que permeiem as trocas da tonalidade da rigidez comicidade, com carter de renovao, de morte ao antigo. No cmico, a morte no aparece como uma oposio vida, mas como uma fase necessria para a renovao. de alguma maneira o aspecto festivo do mundo inteiro, em todos os seus nveis, cria uma espcie de segunda revelao do mundo atravs do jogo e do riso. (BAKHTIN apud WUO, 2000).

104 Ginstica

Educao Fsica

n PORTINARI, CANDIDO. Circo, 1957. Pintura a leo/tela, 61 x 73.5cm; Rio de Janeiro, RJ. Coleo particular, So Paulo, SP.

A partir do texto de Ana Elvira Wuo, qual o prximo artista a entrar em cena? Daremos mais algumas dicas: vivemos numa sociedade marcada pelo carter de seriedade, onde o riso pode ser considerado uma forma de transgresso da rigidez social. Nosso artista brinca com os valores ditos ociais e com as diversas instituies, veste roupas diferentes e usa maquiagem que ocasionam verdadeiras transformaes em seu rosto. Acredito que voc no tenha mais dvida para responder. Chamamos agora para o picadeiro: o Palhao!!! Esse artista tem grande conhecimento de si prprio, o que possibilita a auto-crtica e o melhoramento como ser humano. Da mesma forma que os outros artistas, ele tambm pode ser considerado milenar. Apresenta as caractersticas mais comuns do seres humanos, mas de forma exagerada. Ao mesmo tempo em que ingnuo, esperto, considerado um personagem carismtico e bondoso, mas que pode revelar seu lado mal. O palhao muitas vezes deixa de lado a moral, os conceitos pr-estabelecidos e brinca com o homem, pois consegue ter um olhar de fora, ele procura tambm apontar os seus prprios defeitos, mostrando que conhece a si mesmo. a partir dessas caractersticas que consegue trabalhar com a magia contagiante do riso.

O circo como componente da ginstica 105

Ensino Mdio Existem palhaos de diversos tipos e categorias, dentre eles, podemos citar:

CARA BRANCA
Considerado o mais elegante e metido. Sua forma de apresentao cheia de nmeros que exigem habilidade e treino. Quando assistimos aos espetculos, ele o responsvel por atirar a torta e nunca recebe uma na cara.

MMICO
Esse palhao tem uma caracterstica que os outros no tm. Ele nunca fala e, para se comunicar, usa as mos e o corpo para contar histrias engraadas. A maquiagem termina na linha do queixo, deixando o pescoo descoberto.

AUGUSTO
Este palhao o mais clssico. sempre vtima do palhao de cara branca e nunca faz nada direito. Vestese com roupas largas, peruca, alm de maquiagem e nariz vermelho.

VAGABUNDO
O palhao vagabundo foi inspirado em moradores de ruas da Europa. Sua maquiagem uma barba falsa e usa roupas rasgadas ou com remendos.

AUGUSTO EUROPEU
Ficou popularizado por realizar trabalhos em hospitais. No usa fantasia (s o nariz), mas escolhe peas ldicas, como macaco ou suspensrio. Para melhor visualizao desse palhao, assista ao lme: Path Adams - O Amor Contagioso. (EUA, 1998). Direo:Tom Shadyac

ATIVIDADE
1. Ser um palhao no nada fcil. Para poder atuar, o artista precisa incorporar o personagem. Discuta com seus colegas qual seria o palhao (categoria) que melhor voc representaria e procure construir em conjunto uma apresentao. Seja criativo e lembre-se de que o corpo tambm fala. 2. O palhao um dos personagens mais carismticos do circo, ou muitas vezes o que d mais medo. Procure representar os cinco palhaos que foram categorizados. muito importante que voc trabalhe com sua expresso corporal.

DEBATE
1. Uma proposta de reexo para este momento sobre o preconceito sofrido por palhaos, sendo seu trabalho artstico muitas vezes desvalorizado. Como j nos referimos anteriormente, nossa sociedade est pautada pelo modo de produo (explorao) capitalista, donde podemos inferir que existem pessoas privilegiadas e pessoas no to privilegiadas assim; e nesse contexto, existem vrias formas de preconceito. Faa em sua turma um debate sobre as diversas formas de preconceitos e monte um quadro para melhor visualizao dos alunos.

106 Ginstica

Educao Fsica

z O mundo inimaginvel do circo!!! Desvelando o que acontece por trs das cortinas
Entraremos num assunto de extrema importncia, mas que muitas vezes negligenciado nas escolas, nas conversas com amigos, nos jornais, no rdio ou na televiso. Realizaremos algumas reexes sobre a explorao de animais no mundo do circo.
Ligamos a TV e l esto os programas infantis mostrando animais de circos como se fossem bem tratados e felizes. Eliana a que mais apresenta circos com animais em seu show e no tem pudor em mentir para as crianas. Ela sabe que os animais so maltratados. J recebeu inmeros e-mails de telespectadores. Xuxa e Gugu gloricam o Circo Beto Carrero, como se fosse diferente dos circos menores. No permitiremos que nossas crianas cresam se divertindo custa de animais humilhados, escravizados e constantemente torturados. No possvel se domar animais selvagens sem surr-los, sem estabelecer uma relao de medo e dor. O fato dos animais estarem presos, enjaulados e acorrentados, deveria bastar para que no freqentssemos circos com animais. Circos do passado apresentavam aberraes como atrao. O mundo evoluiu e esses nmeros foram eliminados; os romanos jogavam seres humanos para os lees, como forma de entretenimento. Cultura evolui. At quando vamos ter que ver animais em circos, em sociedades civilizadas? At quando vamos permitir que se continue explorando criaturas inocentes em nome de tradio e cultura? Pelos artistas, sempre e incondicionalmente. Pelo m de animais em circos. Esta uma Campanha da ANIDA Associao Nacional pela Implementao dos Direitos dos Animais

Para entendermos um pouco mais sobre a explorao dos animais, veja como os elefantes so tratados para realizarem as apresentaes no circo. Elefantes Cativos: O treinamento de elefantes apenas a segunda parte da tortura, pois os procedimentos que vo desde a captura at o animal chegar num zoolgico ou num circo, esto alm da nossa compreenso. Passam semanas privados de alimentos, so colocados de cabea pra baixo para que o corao seja comprimido e, conseqentemente, para que sintam dor, so amarrados sentados em gaiolas onde no podem se mexer, tudo isso enquanto apanham e levam choques. Esse o procedimento normal para se capturar um elefante, seja na frica ou na sia. Os ataques acontecem quando o animal no suporta mais o stress do cativeiro (site: www.animaisdecirco.org).

n MAD. Fotos cedidas pela AILA (Aliana Internacional do Animal. Criadora da campanha Circo Legal no tem Animal.

O circo como componente da ginstica 107

n www.aila.org.br

Ensino Mdio Sabemos que essa a realidade em muitos circos, no entanto, vivemos um momento importante na campanha contra a presena de animais em circos. H projetos de lei que pedem a proibio de circos com animais em todo Brasil. Veja reportagens sobre o assunto:
LEI PROBE USO DE ANIMAIS EM CIRCOS EM SP Quem descumprir a lei pode ser multado em R$ 1.500. Em caso de reincidncia, o valor ser dobrado. So Paulo - A Cmara Municipal de So Paulo derrubou o veto ao projeto de lei 862, que probe o uso de animais em apresentaes de circo. Com isso, a lei foi aprovada e entra em vigor 90 dias aps sua publicao no Dirio Ocial. O projeto de lei que impede os circos de usar animais foi apresentado pelo ex-vereador Roger Lin (PSB) em 2003 e, apesar de aprovado na Cmara, tinha sido vetado pelo prefeito Jos Serra. Na quarta-feira, o projeto voltou Cmara e o veto foi derrubado. Com isso, ca proibido o uso de animais de qualquer espcie em apresentaes de circo e congneres na cidade de So Paulo. Quem descumprir a lei pode ser multado em R$ 1.500. Em caso de reincidncia, o valor ser dobrado e o circo pode ter sua licena de funcionamento cassada. Escrito por Carolina Massaro
n Fonte: Agncia Estado, 16.06.05

PAULO DELGADO DEFENDE CRIAO DA LEI DO CIRCO O deputado Paulo Delgado (PT-MG), presidente da Comisso de Educao e Cultura, disse nesta quinta-feira (11), durante seminrio de Regulamentao da Atividade Circense no Brasil: Lei do Circo, que a regulamentao da atividade circense deve proteger e valorizar o trabalho milenar do setor no pas. Segundo ele, preciso que a legislao do circo que em sintonia com os direitos dos animais, para evitar descuidos e irregularidade no tratamento dos bichos que fazem apresentaes artsticas. Representantes de vrias entidades debateram o exerccio da atividade nesta quinta-feira, na comisso. Para a representante da Associao Nacional pela Implementao dos Direitos dos Animais (ANIDA), Renata de Freitas Martins, a Lei do Circo deve ser criada, mas devem ser proibidas apresentaes de animais durante os espetculos. Apoiamos a regulamentao das atividades circenses, resguardando a proibio de animais nos circos. No podemos admitir os riscos de maus tratos com os animais que, muitas vezes, vivem em locais imprprios e sem as devidas condies higinicas, disse. J a diretora da Associao Protetora dos Animais do Distrito Federal (ProAnima), Simone Gonalves de Lima, disse que a utilizao de animais nas apresentaes artsticas dos circos um abuso contra a natureza animal. Durante o debate, a ProAnima colocou uma faixa alertando para o abuso contra os animais O circo ensina a criana a rir da dignidade perdida dos animais. De acordo com a presidente da Associao Brasileira de Circos (Abracirco) Saionara Power, a associao defende a criao de normas para os animais do circo. Segundo ela, assim como em qualquer outra prosso, existem pessoas que cometem erros. Somos contra maus tratos com os animais, mas tambm somos contra a generalizao dessas prticas. Existem muitos circos que cuidam bem de seus bichos, disse. Escrito por Edmilson Freitas
n Fonte: A Agncia Informes (Liderana PT na Cmara Federal), 11.08.05

108 Ginstica

Educao Fsica importante ressaltar que no devemos ser contra os circos e sim a favor do respeito aos animais. Devemos ser a favor do circo moderno com artistas criativos e de talento. Um circo sem animais sofridos, explorados e subjugados.

n Fotos cedidas pela AILA (Aliana Internacional do Animal. Criadora da campanha Circo Legal no tem Animal.

DEBATE
1. Elabore com a turma um jri simulado. Dividam-se em duas equipes, elejam 5 pessoas que devero compor o jri. Os demais, divididos em duas equipes, faro a defesa das duas vises apresentadas sobre a utilizao de animais no circo. importante que o jri no julgue quem ser o vencedor, mas sim, quais foram os melhores argumentos de cada equipe.

Antes de nalizarmos este Folhas, no podemos deixar de comentar que o circo, com todas as suas atividades e hoje, principalmente, com o discurso espetacular e esportivo, traz tona a dura realidade enfrentada pela maioria dos artistas circenses, que ao mesmo tempo que so heris no picadeiro, no passam de equilibristas na corda bamba da vida, na luta pela sobrevivncia. Dessa forma, Reeeeeeeeeespeitvel pblico!... Chegamos ao m de nossas atraes. Agora vocs tm condies de montar um espetculo para toda a escola, escolhendo o apresentador, os malabaristas, os acrobatas, os palhaos, enfatizando a virtuosidade humana contra a explorao, os maltratos e o uso de animais em circos. Nada impede que acrescentem apresentaes artsticas variadas, para alm das tradicionais circences. Isso vai depender da criatividade de cada um de vocs. Desejamos a todos um bom espetculo!

z Referncias Bibliogrcas:
BARONI, J. F. Arte circense: a magia e o encantamento dentro e fora das lonas. In: Pensar a Prtica v.9, n.1. p 81-99. Goinia, 2006. CASTRO, A. V. O circo conta sua histria. Rio de Janeiro: Museu dos Teatros FUNARJ, 1997. MARX, K. O Capital: Crtica da economia poltica. 18 ed. Trad. Reginaldo SantAnna. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2001. SOARES, Carmen Lcia. Imagens do corpo educado: um olhar sobre a ginstica do sculo XIX. In. FERREIRA NETO, Amarlio (org). Pesquisa Histrica na Educao Fsica. 1 ed. Vitria: 1997, v.2, p. 05-32.

O circo como componente da ginstica 109

n www.aila.org.br

Ensino Mdio
_____ Acrobacias e acrobatas: anotaes para um estudo do corpo. In. BRUHNS, Helosa Turini; GUTIERREZ, Gustavo Lus (orgs). Representaes do Ldico. 1. ed. Campinas: 2001, v. 1, p. 33-42. _____ Imagens da Educao no Corpo. Campinas: Ed. Autores Associados, 1998. TORRES, A. O circo no Brasil. Rio de Janeiro: FUNARTE, Editora Atraes, 1998.

z Documentos consultados online:


WUO, Ana Elvira. Clown, um viajante do tempo, 2003. Disponvel em: <http:// www.opalco.com.br> Acesso em: 27 dez. 2005 Animais de Circo como voc nunca viu. Disponvel em: <http:// www.animaisdecirco.org> Acesso em: 27 dez. 2005.

ANOTAES

110 Ginstica

Educao Fsica

ANOTAES

O circo como componente da ginstica 111

Das könnte Ihnen auch gefallen