Sie sind auf Seite 1von 8

A sua mquina de lavar roupa

Parabns Escolheu um electrodomstico Balay de elevada qualidade. O aparelho distingue-se por um consumo econmico de gua e energia. O funcionamento e o estado perfeito de cada mquina so testados cuidadosamente antes de sair da nossa fbrica. Poder encontrar mais informaes sobre os nossos produtos, acessrios, peas de substituio e Assistncia Tcnica na nossa pgina da Internet www.balay.es ou dirija-se por favor aos nossos Servios Tcnicos.

Utilizao de acordo com as especificaes


exclusivamente para o uso domstico, para lavar tecidos lavveis na mquina e ls lavadas mo em barrela, para funcionamento com gua fria potvel e detergentes e produtos de tratamento correntes no mercado e prprios para mquinas de lavar roupa.
.

Preparao
Instalao de acordo com as respectivas instrues em separado.

lavar uma vez sem roupa Pg. 9

Antes da primeira lavagem

Lavagem

Desligar
Posicionar o selector de programas em stop.

Preparao e colocao da roupa na mquina


Respeitar as instrues do fabricante sobre limpeza! Separar a roupa, segundo as indicaes das respectivas etiquetas. Conforme tipo, cor, sujidade e temperatura. No ultrapassar a carga mxima. Pg. 7 Respeitar as indicaes importantes! Pg. 6 Misturar peas de roupa grandes com pequenas! Fechar o culo. Ter cuidado para que as peas de roupa no fiquem entaladas entre o culo e o aro de borracha.

Regulaes individuais de centrifugao dependendo do modelo Rotaes possvel alterar a velocidade da centrifugao ou seleccionar (paragem do enxagua
mento = sem centrifugao final, a roupa fica em suspenso na gua aps o ltimo enxaguamento). Efeitos dependentes da progresso do programa. A velocidade mxima de centrifugao seleccionada depende do modelo e do programa regulado.

Indicaes importantes
Antes da primeira lavagem
No colocar roupa! Abrir a torneira da gua. Adicionar no compartimento II: ca. 1 litro de gua. Detergente (dosagem de acordo com as especificaes do fabricante para pouca sujidade e respectivo grau de dureza da gua). Colocar o selector de programas em sintticos 60 C e seleccionar inicio /pausa. No final do programa, colocar o selector de programas em stop.

Controlar a mquina
No pr a funcionar uma mquina que apresente danos! Favor contactar a Assistncia Tcnica!

Fechar a torneira da gua


Gaveta do detergente com cmaras I, II, culo Painel de comandos Puxador do culo
Desnecessrio, no caso de mquinas com Aqua-Stop. Indicaes, Instrues de instalao

No deixe crianas sozinhas junto da mquina, sem qualquer vigilncia! Crianas e pessoas sem os conhecimentos necessrios no podem utilizar a mquina de lavar roupa! Manter os animais domsticos afastados da mquina!

Ligar a ficha
S com as mos secas! Segurar apenas na ficha!

Retirar a roupa
Abrir o culo e retirar a roupa. Caso (paragem do enxaguamento = sem centrifugao final) activo: Posicionar o selector de programas em plus (escoamento) ou (centrifug. adicional). Seleccionar inicio /pausa. Remover eventuais corpos estranhos. Perigo de formao de ferrugem. Deixar abertos o culo e a gaveta do detergente, para que a gua residual possa secar.

Funes adicionais Tabela de programas, Pg. 7 Prolongamento do tempo de lavagem, para a lavagem mais intensiva intensivo prelav.
menos de roupa muito suja. Para roupa bastante suja. Pr-lavagem a 30 C.

Cuidar da roupa e da mquina


Na dosagem de todos os detergentes/produtos auxiliares e produtos de limpeza indispensvel dar ateno s indicaes do fabricante. Esvaziar os bolsos. Retirar todos os objectos metlicos (clips, etc.). Lavar roupa delicada dentro de uma rede/de um saco (meias, cortinas, sutis com aros). Fechar os fechos de correr, abotoar as fronhas. Escovar a areia de bolsos e de dobras. Retirar os rodzios das cortinas ou junt-los numa rede/num saco.

Adicionar detergente e produto de tratamento


Dosear de acordo com: Quantidade de roupa, sujidade, grau de dureza da gua (informao a obter junto dos Servios Municipalizados da zona) e especificaes do fabricante. Deitar o detergente lquido no doseador fornecido com o detergente e coloc-lo dentro do tambor. Durante o funcionamento: Cuidado ao abrir a gaveta do detergente! Amaciadores e produtos de tratamento contra deformao e vincos da roupa muito espessos devem ser diludos num pouco de gua. Evita entupimento.

Abrir a torneira da gua

extra

ndice

Processo especial de centrifugao seguida de fase anti-vincos. Centrifugao delicada com velocidade de centrifugao reduzida. Humidade residual da roupa ligeiramente elevada. Enxaguamento adicional. Durao mais longa do programa. Para zonas com menor grau de dureza da gua ou para melhorar o resultado do enxaguamento.

Colocao da roupa
Misturar peas de roupa grandes com pequenas! Ter cuidado para que as peas de roupa no fiquem entaladas entre o culo e o aro de borracha.

Pg. Utilizao de acordo com as especificaes ...............................1 Programas............................................................................................1 Seleco do programa e regulaes .............................................3 Lavar..................................................................................................3/4 Depois da lavagem ............................................................................4 Regulaes individuais......................................................................5 Indicaes importantes .....................................................................6 Tabela de programas ........................................................................7 Instrues de segurana...................................................................8 Valores de consumo ..........................................................................8 Limpeza ................................................................................................9 Informaes sobre os indicadores luminosos..............................9 Manuteno ...................................................................................... 10 Que fazer, se ... ................................................................................ 11

Compartimento II: Detergente para lavagem principal, descalcificador, branqueadores, sal tira-manchas Compartimento : Amaciador, aplicar goma Cmara I: Detergente para pr-lavagem
(* dependendo do modelo)

inicio/pausa
Para incio ou interrupo do programa.

Roupa com sujidade diferente


ligeira Lavar separadamente a roupa nova. No fazer pr-lavagem. Se necessrio, tratar previamente as ndoas. Seleccionar a funo adicional intensivo. Introduzir menos roupa. Pr-lavagem. Se necessrio, tratar previamente as ndoas. Seleccionar a funo adicional intensivo. Colocar roupa da mesma cor

Sinal
1. Activar o mdulo de regulao para a intensidade do sinal regular para 1 fase para a direita Opcional: Modo cego * lig./desl. lig./desl. ... Sinais acsticos das teclas 2. Regular o volume de som para ... 1 fase para a direita regular volume de som ** 1 fase para a direita regular volume de som ** regular para ... Sinais indicadores directamente seleccionar e manter

Seleco do programa e regulaes


Selector de programas

Fim do programa, se ...


... a lmpada indicadora terminado est iluminada.

forte

Programas Tabela de programas detalhada. Pg. 7 Velocidade de centrifugao seleccionveis separadamente, dependente do programa seleccionado e da progresso do programa.
resistentes algod. eco

Start/ Pausa

Funes adicionais

Rotaes de centrifugao *

Indicaes de estado

Funes adicionais e rotaes de centrifugao Regulaes individuais, Pg. 5

+ 1 fase para
a direita

soltar

Pr de molho

Terminar o programa

tecidos resistentes tecidos resistentes tipos de roupa diferentes enxaguamento extra com centrifugao de roupa lavada mo; centrifugao extra com varivel de centrifugao escolha da gua do enxaguamento em (paragem do enxaguamento = sem centrifugao final) l lavvel mo ou na mquina tecidos delicados, lavveis roupa de limpeza fcil Selector de programas para ligar e desligar a mquina, bem como para seleco de programas. Pode rodar para ambos os lados. Mangueira de escoamento

mix

3
Seleccionar inicio/pausa

Proteco do meio ambiente/ Indicaes sobre economia


Aproveitar a quantidade mxima de roupa do respectivo programa. Lavar, sem pr-lavagem, a roupa com sujidade normal. Em vez de resistentes algod.90 C, seleccionar o programa eco 60 C e funo adicional intensivo. O mesmo resultado de lavagem com consumo de energia consideravelmente menor. Dosear o detergente de acordo com as indicaes do fabricante e com o grau de dureza da gua. Se de seguida secar a roupa num secador de roupa, seleccionar a velocidade de centrifugao, de acordo com as indicaes do fabricante do secador.

plus (enxaguamento)

No caso de programas com temperatura elevada: Deixar arrefecer a roupa: Seleccionar plus (enxaguamento). Seleccionar inicio/pausa. No caso de programas com baixa temperatura: Seleccionar o programa (centrifug. adicional) ou plus (escoamento). Seleccionar inicio/pausa.

* Sinal longo Funo ligada. Sinal curto Funo desligada.

regular para

Deitar amaciador/detergente na cmara de dosagem II , seguindo as instrues do fabricante. Posicionar o selector de programas em resistentes algod. frio e seleccionar inicio/pausa. Aps cerca de 10 minutos, seleccionar inicio/pausa, para interromper o programa. Decorrido o tempo de pr de molho pretendido, seleccionar, de novo, inicio/ pausa , se o programa tiver que prosseguir, ou alterar o programa. Lavagem com goma A roupa no deve ser previamente tratada com amaciador. possvel aplicar goma em todos os programas de lavagem com goma lquida. Dosear a goma de acordo com as indicaes do fabricante no compartimento do amaciador (se necessrio, limpar antes).

(centrifug.
adicional)

Tingir/Descolorar
Tingir s na quantidade domstica normal. Sal pode atacar o inox! Ter em ateno as prescries do fabricante da tinta! No efectue esta operao na mquina de lavar roupa. Desbloqueio de emergncia, por ex. numa falta de corrente O programa prossegue, quando for reposta a alimentao de energia. Se, no entanto a roupa tiver que ser retirada, o culo pode ser aberto conforme se indica a seguir: Perigo de queimadura! A barrela de lavagem e a roupa podem estar quentes. Eventualmente deixar, primeiro, arrefecer. No tocar no tambor, se este ainda estiver a rodar. No abrir o culo, se for visvel gua junto do vidro do culo. 1. Posicionar o selector de programas em stop e desligar a ficha da tomada. 2. Fazer o escoamento da barrela de lavagem. Pg. 10 3. Com uma ferramenta adequada puxar o desbloqueio de emergncia para baixo e, depois, soltar. O culo pode, ento, ser aberto.

plus
(escoamento) lana/l delicado sintticos

Bomba de esgoto Desbloqueio de emergncia

Alterar programa, se ...


... por lapso, seleccionou um programa errado: Seleccionar um novo programa. Seleccionar inicio/pausa. O novo programa comea desde o incio.

** se necessrio, voltar a regular

Lavagem

Interromper o programa
Seleccionar inicio/pausa. Eventualmente, adicionar mais roupa (no deixar o culo aberto por muito tempo gua saindo da roupa poderia derramar-se sobre o cho). Seleccionar inicio/pausa.

tecidos delicados lavveis na mquina p.ex. de seda, intensivo, prelav., menos, extra cetim, sintticos ou tecidos mix (p.ex. cortinas) no h centrifugao entre os enxaguamentos programa de lavagem particularmente delicado para evitar tecidos de l ou com percentagem de l lavveis o encolher da roupa, pausas do programa mais longas (os tecidos mo ou na mquina repousam na barrela de lavagem)

BSH Electrodomsticos Espaa, S.A. Itaroa 1 31620 HUARTE PAMPLONA/ESPAA NIF/VAT A-28893550

Instrues de segurana
Dever ler, atentamente, as instrues de servio e de instalao, bem como todas as informaes que acompanham a mquina e proceder em conformidade. Guardar toda a documentao, para eventual necessidade mais tarde. Perigo de descarga elctrica Perigo de morte Puxar sempre pela ficha e no pelo cabo elctrico! S ligar/desligar a ficha com as mos secas. No caso de aparelhos fora de funcionamento: Desligar a ficha da tomada. Cortar o cabo elctrico e afast-lo do aparelho, juntamente com a ficha. Destruir o fecho do culo. Deste modo, as crianas no podem ficar fechadas dentro da mquina e correr perigo de morte. Manter embalagens, pelculas e componentes das embalagens fora do alcance das crianas. Guardar os detergentes e os produtos de tratamento fora do alcance das crianas. Peas de roupa tratadas com produtos que contenham diluentes por ex. tira-ndoas/benzina podem, depois de colocadas na mquina, provocar uma exploso. Antes da lavagem na mquina, enxaguar bem estas peas de roupa manualmente. O culo pode estar muito quente. Cuidado ao fazer o escoamento da gua quente da lavagem. No subir para cima da mquina de lavar roupa. No se apoiar no culo aberto. No tocar no tambor, se este ainda estiver a rodar.

Acessrio para detergente lquido

dependendo do modelo

Manuteno
Bomba de esgoto

Perigo de queimadura! Deixar a barrela de lavagem arrefecer! Fechar a torneira da gua!

Que fazer, se ...

Programas plus (enxaguamento), (centrifug. adicional), plus (escoamento) adicionais Os programas tm uma durao optimizada para roupa com sujidade ligeira. Em caso de tecidos com maior sujidade, reduzir a carga ou seleccionar a funo adicional intensivo. Na lavagem com carga mxima nos programas assinalados com *, seleccionar sempre a funo adicional intensivo. Como programa curto, o programa sintticos 40 C, com a velocidade de centrifugao mxima escolha, adequado de forma ideal independentemente do tipo de roupa. Nos programas sem pr-lavagem deitar o detergente no compartimento II e, nos programas com pr-lavagem distribuir o detergente pelas compartimentos I e II.

Ter ateno Tabela de valores de consumo, Pg. 8 e Indicaes na Pg. 6!

intensivo, prelav., menos, extra tipos de roupa diferentes podem ser lavados juntamente

intensivo, prelav., menos, extra

intensivo, prelav., menos, extra

Posicionar o acessrio para dosagem do detergente lquido: Retirar completamente a gaveta do detergente. Pg. 10 Deslocar o acessrio para a frente. No utilizar o acessrio (desloc-la para cima): Em caso detergente tipo gel e detergente em p. Nos programas com prelav..

Posicionar o selector de programas em stop, desligar a ficha da tomada. 1. Retirar a mangueira de esvaziamento do dispositivo de fixao. Retirar a capa de fecho, deixar a gua residual da lavagem escoar. Pressionar o tampo. 2. Desaparafusar com precauo a tampa da bomba (restos de gua). 3. Limpar o espao interior, a rosca da tampa e a estrutura da bomba (a roda de ps da bomba de esgoto tem que rodar livremente).


10

Houver derrame de gua.

Mangueira de escoamento incorrectamente fixada/colocada. Apertar bem a unio roscada da mangueira de entrada de gua.

No houver entrada de gua. Foi seleccionado inicio/pausa? O detergente no foi adicionado. Est aberta a torneira da gua? Eventualmente, filtro entupido? Limpar o filtro. Pg. 10 Mangueira de entrada da gua ou entalada? No conseguir abrir o culo. Funo de segurana activa. Interrupo do programa? Pg. 4 Seleccionada (paragem do enxaguamento = sem centrifugao final)? Pg. 3/4 Abertura s possvel atravs do desbloqueio de emergncia? Pg. 6 Seleccionado inicio/pausa? culo fechado?

Colocar a mquina de lavar roupa em funcionamento s depois de ler as presentes instrues e as instrues de instalao fornecidas separadamente!.

Funes adicionais; indicaes

Perigo de asfixia Perigo de envenenamento

Limpeza

Perigo de choque elctrico! Desligar a ficha da tomada! Perigo de exploso! No existem solventes!

O programa no se iniciar.

Estrutura da mquina, painel de comandos


Retirar imediatamente os restos de detergente. Limpar s com um pano macio e hmido. proibida a limpeza com jacto de gua.

3TI71101A

Perigo de exploso!

4. Voltar a colocar e a aparafusar a tampa da bomba. O punho est em posio vertical. Colocar o tubo de descarga no suporte.

No houver escoamento da gua Foi seleccionado (paragem do enxaguamento = sem centrifugao final)? Pg. 3/4 da lavagem. Limpar a bomba de esgoto. Pg. 10 Limpar a mangueira de escoamento e/ou bomba de esgoto. Se a gua no for visvel dentro do tambor. No h problema gua abaixo do campo de viso.

Limpeza da gaveta do detergente ...


... se nela existirem restos de detergente ou de amaciador. 1. Puxar para fora, exercer presso sobre o adaptador e retirar a gaveta. 2. Retirar a pea intercalada para fora: com o dedo pressionar a pea intercalada de baixo para cima. 3. Lavar com gua e uma escova a cmara e o adaptador e, depois, secar. 4. Assentar e encaixar o adaptador (introduzir o cilindro no pino de guia). 5. Inserir a gaveta do detergente. Deixar a gaveta do detergente aberta, para que restos de gua possam secar. Para evitar que, na 1. lavagem, escorra para o esgoto detergente no utilizado: Deitar 1 litro de gua na cmara II e iniciar o programa de plus (escoamento).

Perigo de ferimentos

Se o resultado da centrifugao No h problema O sistema de controlo de desequilbrio interrompeu a centrifugao, no for satisfatrio. distribuio irregular da roupa. Roupa molhada/demasiado Misturar peas de roupa grandes e pequenas dentro do tambor. hmida. Foi seleccionado menos? Pg. 5 Foi seleccionada uma velocidade de centrifugao demasiado baixa? Pg. 5 A durao do programa sofre alterao durante o ciclo de lavagem. Centrifugao com arranques repetidos. Se houver restos de gua no compartimento do produto de tratamento . Se houver formao de rudo dentro da mquina. Sair espuma por fora da gaveta do detergente. No h problema O andamento do programa optimizado em conformidade com o respectivo processo de lavagem. Isto pode levar a alteraes da durao do programa no painel de indicaes. No h problema O sistema de controlo de desequilbrio est a controlar o desequilbrio. No h problema No prejudica a aco do produto de tratamento. Se necessrio, limpar pea intercalada. Pg. 9 Executar o programa resistentes algod. 90 C sem roupa. Adicionar detergente para lavagem completa. Utilizado demasiado detergente? Misturar uma colher de sopa de amaciador com litro de gua e deitar a mistura na cmara II da gaveta do detergente (no no caso de roupa de Outdoor, desportiva e com forro de penas!). Reduzir a dose de detergente na prxima lavagem. Os ps da mquina foram bem fixos? Fixar os ps do aparelho. Instrues de instalao Foram retiradas as seguranas de transporte? Retirar as seguranas de transporte. Instrues de instalao Limpar a bomba de esgoto. Pg. 10

tecidos de limpeza fcil, de algodo, linho, fibras sintticas ou tecidos mistos

tecidos fortes e resistentes a alta temperatura, de algodo ou linho

tecidos de algodo e tecidos de limpeza fcil

*630984*

Valores de consumo
Programa
resistentes algod. frio resistentes algod. 40 C* resistentes algod. 60 C* eco 60 C* resistentes algod. 90 C sintticos 40 C* sintticos 40 C* (tambm apropriado como programa Rpido) delicado frio lana/l frio lana/l 30 C *

Mangueira de esgoto no sifo


Posicionar o selector de programas em stop, desligar a ficha da tomada. 1. Soltar a abraadeira, retirar a mangueira de esgoto com cuidado (restos de gua). 2. Limpar a mangueira de esgoto e o tubo do sifo. 3. Voltar a encaixar a mangueira de esgoto e fix-la com a abraadeira.

Funo adicional
intensivo intensivo intensivo intensivo intensivo intensivo

Carga
7 kg 7 kg 7 kg 7 kg 7 kg 3,5 kg 3,5 kg

Energia**
0,23 kWh 0,85 kWh 1,50 kWh 1,19 kWh 2,51 kWh 0,55 kWh 0,54 kWh

gua**
75 l 75 l 75 l 49 l 90 l 55 l 55 l

Durao do programa**
2:12 h 2:12 h 2:12 h 2:19 h 2:12 h 1:12 h 0:45 h

0211 / 9000630984

Tambor de lavagem
Deixar o culo aberto, para que o tambor seque. Utilizar um produto sem cloro, no utilizar palha de ao.

Filtro na admisso de gua


Perigo de descarga elctrica! No mergulhar o dispositivo de segurana Aqua-Stop em gua (contm uma vlvula elctrica). Reduzir a presso da gua na mangueira de admisso de gua: 1. Fechar a torneira da gua! 2. Seleccionar qualquer programa (excepto (centrifug. adicional) / plus (escoamento)). 3. Seleccionar inicio/pausa. Deixar o programa funcionar durante ca. de 40 segundos. 4. Posicionar o selector de programa em stop. Desligar a ficha da tomada. Limpar o filtro: 5. Retirar a mangueira da torneira da gua. Limpar o filtro com uma escova pequena. e/ou em modelos Standard e Aqua-Secure: Retirar a mangueira na traseira do aparelho e, com uma pina, retirar e limpar o filtro. 6. Ligar a mangueira e verificar se no h fugas.

Tipo de roupa

Descalcificar

No pode existir roupa dentro da mquina!

Mquina de lavar roupa

Tabela de programas

3,5 kg*

Numa dosagem correcta do detergente, no necessrio. Em caso afirmativo, proceder em conformidade com as indicaes do fabricante do descalcificante. Descalcificadores adequados podem ser adquiridos atravs da nossa pgina na Internet ou atravs dos nossos Servios Tcnicos.
dependendo do modelo

Forte formao de rudos, vibraes e deslocao durante a centrifugao. Rudos na centrifugao e no escoamento.

7 kg*

mx.

2 kg

2 kg 2 kg 2 kg

0,03 kWh 0,08 kWh 0,20 kWh

39 l 47 l 40 l

0:40 h 0:36 h 0:36 h

Informaes sobre os indicadores luminosos


Soa um sinal e os indicadores culo no fecha bem, eventualmente, roupa entalada.

resistentes algod. eco

Programas

lana/l

sintticos

delicado

Regulao do programa para teste segundo a Norma EN60456 em vigor. Indicao sobre testes de comparao: Para testar a quantidade de carga indicada para os programas de teste, seleccionar a funo adicional intensivo e lavar com a velocidade de centrifugao mxima seleccionvel. Como programa curto para roupa de cor, seleccionar o programa sintticos 40 C velocidade mxima de centrifugao. ** Os valores diferem dos indicados em funo da presso, dureza e temperatura de admisso da gua, bem como da temperatura ambiente, do tipo e da quantidade de roupa, do nvel de sujidade da roupa, do detergente utilizado, das oscilaes da tenso elctrica e das funes adicionais seleccionadas.

mix

luminosos para a velocidade de centrifugao ficam a piscar. Abrir totalmente a torneira Bomba de esgoto da gua, mangueira entupida; limpar a bomba de admisso dobrada/ de esgoto. Pg. 10 apertada; limpar o filtro Mangueira de esgoto/tubo Pg. 10, de esgoto entupido; limpar gua com presso muito a mangueira de esgoto no baixa. sifo. Pg. 10 gua por baixo da mquina, aparelho ou ou Anomalia no motor. com fugas de gua. Chamar a Assistncia Chamar a Assistncia Tcnica! Tcnica! Outras indicaes: Desligar o aparelho, esperar 5 segundos e voltar a lig-lo. Se a indicao voltar a aparecer, dever chamar a Assistncia Tcnica. Instrues de instalao

frio, 40, 60, 90 C 60 C

frio, 40, 60 C

Indicadores luminosos no Falta de corrente? actuam durante o funcionamento Os fusveis dispararam? Ligar/sustituir os fusveis. da mquina. Se a anomalia se repetir, chamar a Assistncia Tcnica. Programa com maior durao do que a habitual. No h problema O sistema de controlo de desequilbrio controla o desequilbrio atravs de distribuio repetida da roupa. No h problema O sistema de controlo de espuma activo activada uma fase de enxaguamento adicional. Ocasionalmente os detergentes sem fosfatos contm substncias que no se dissolvem na gua. Seleccionar plus (enxaguamento) ou escovar a roupa, depois de lavada.

Instrues de utilizao

pt

frio, 30 C

30 C

frio

Resduos de detergente na roupa.

Na posio de pausa, a indicao Nvel de gua demasiado alto. No possvel introduzir mais roupa. inicio/pausa pisca muito Se necessrio, fechar de imediato o culo. rapidamente e soa um sinal. Para prosseguir com o programa seleccionar inicio/pausa. Se V. mesmo no conseguir eliminar a anomalia (desligar/ligar) ou se for necessria uma reparao: Posicionar o selector de programas em stop e desligar a ficha da tomada. Fechar a torneira da gua e chamar os Servios Tcnicos. Instrues de instalao

Respeitar as instrues de segurana na pgina 8!

11

A sua mquina de lavar roupa


Parabns Escolheu um electrodomstico Balay de elevada qualidade. O aparelho distingue-se por um consumo econmico de gua e energia. O funcionamento e o estado perfeito de cada mquina so testados cuidadosamente antes de sair da nossa fbrica. Poder encontrar mais informaes sobre os nossos produtos, acessrios, peas de substituio e Assistncia Tcnica na nossa pgina da Internet www.balay.es ou dirija-se por favor aos nossos Servios Tcnicos.

Utilizao de acordo com as especificaes


exclusivamente para o uso domstico, para lavar tecidos lavveis na mquina e ls lavadas mo em barrela, para funcionamento com gua fria potvel e detergentes e produtos de tratamento correntes no mercado e prprios para mquinas de lavar roupa.
.

Preparao
Instalao de acordo com as respectivas instrues em separado.

Controlar a mquina
No pr a funcionar uma mquina que apresente danos! Favor contactar a Assistncia Tcnica!

No deixe crianas sozinhas junto da mquina, sem qualquer vigilncia! Crianas e pessoas sem os conhecimentos necessrios no podem utilizar a mquina de lavar roupa! Manter os animais domsticos afastados da mquina!

Ligar a ficha
S com as mos secas! Segurar apenas na ficha!

Abrir a torneira da gua

ndice

Pg. Utilizao de acordo com as especificaes ...............................1 Programas............................................................................................1 Seleco do programa e regulaes .............................................3 Lavar..................................................................................................3/4 Depois da lavagem ............................................................................4 Regulaes individuais......................................................................5 Indicaes importantes .....................................................................6 Tabela de programas ........................................................................7 Instrues de segurana...................................................................8 Valores de consumo ..........................................................................8 Limpeza ................................................................................................9 Informaes sobre os indicadores luminosos..............................9 Manuteno ...................................................................................... 10 Que fazer, se ... ................................................................................ 11

Compartimento II: Detergente para lavagem principal, descalcificador, branqueadores, sal tira-manchas Compartimento : Amaciador, aplicar goma Cmara I: Detergente para pr-lavagem
(* dependendo do modelo)

Programas Tabela de programas detalhada. Pg. 7 Velocidade de centrifugao seleccionveis separadamente, dependente do programa seleccionado e da progresso do programa.
resistentes algod. eco

Start/ Pausa

Funes adicionais

Rotaes de centrifugao *

Indicaes de estado

tecidos resistentes tecidos resistentes tipos de roupa diferentes enxaguamento extra com centrifugao de roupa lavada mo; centrifugao extra com varivel de centrifugao escolha da gua do enxaguamento em (paragem do enxaguamento = sem centrifugao final) l lavvel mo ou na mquina tecidos delicados, lavveis roupa de limpeza fcil

mix

Proteco do meio ambiente/ Indicaes sobre economia


Aproveitar a quantidade mxima de roupa do respectivo programa. Lavar, sem pr-lavagem, a roupa com sujidade normal. Em vez de resistentes algod.90 C, seleccionar o programa eco 60 C e funo adicional intensivo. O mesmo resultado de lavagem com consumo de energia consideravelmente menor. Dosear o detergente de acordo com as indicaes do fabricante e com o grau de dureza da gua. Se de seguida secar a roupa num secador de roupa, seleccionar a velocidade de centrifugao, de acordo com as indicaes do fabricante do secador.

plus (enxaguamento)

(centrifug.
adicional)

plus
(escoamento) lana/l delicado sintticos

Antes da primeira lavagem


lavar uma vez sem roupa Pg. 9

Lavagem

Desligar
Posicionar o selector de programas em stop.

Preparao e colocao da roupa na mquina


Respeitar as instrues do fabricante sobre limpeza! Separar a roupa, segundo as indicaes das respectivas etiquetas. Conforme tipo, cor, sujidade e temperatura. No ultrapassar a carga mxima. Pg. 7 Respeitar as indicaes importantes! Pg. 6 Misturar peas de roupa grandes com pequenas! Fechar o culo. Ter cuidado para que as peas de roupa no fiquem entaladas entre o culo e o aro de borracha.

Fechar a torneira da gua


Gaveta do detergente com cmaras I, II, culo Painel de comandos Puxador do culo
Desnecessrio, no caso de mquinas com Aqua-Stop. Indicaes, Instrues de instalao

Retirar a roupa
Abrir o culo e retirar a roupa. Caso (paragem do enxaguamento = sem centrifugao final) activo: Posicionar o selector de programas em plus (escoamento) ou (centrifug. adicional). Seleccionar inicio /pausa. Remover eventuais corpos estranhos. Perigo de formao de ferrugem. Deixar abertos o culo e a gaveta do detergente, para que a gua residual possa secar.

Adicionar detergente e produto de tratamento


Dosear de acordo com: Quantidade de roupa, sujidade, grau de dureza da gua (informao a obter junto dos Servios Municipalizados da zona) e especificaes do fabricante. Deitar o detergente lquido no doseador fornecido com o detergente e coloc-lo dentro do tambor. Durante o funcionamento: Cuidado ao abrir a gaveta do detergente! Amaciadores e produtos de tratamento contra deformao e vincos da roupa muito espessos devem ser diludos num pouco de gua. Evita entupimento.

Seleco do programa e regulaes


Selector de programas

Fim do programa, se ...


... a lmpada indicadora terminado est iluminada.

Funes adicionais e rotaes de centrifugao Regulaes individuais, Pg. 5

Terminar o programa

3
Mangueira de escoamento

No caso de programas com temperatura elevada: Deixar arrefecer a roupa: Seleccionar plus (enxaguamento). Seleccionar inicio/pausa. No caso de programas com baixa temperatura: Seleccionar o programa (centrifug. adicional) ou plus (escoamento). Seleccionar inicio/pausa.

Seleccionar inicio/pausa
Selector de programas para ligar e desligar a mquina, bem como para seleco de programas. Pode rodar para ambos os lados.

Bomba de esgoto Desbloqueio de emergncia

Alterar programa, se ...


... por lapso, seleccionou um programa errado: Seleccionar um novo programa. Seleccionar inicio/pausa. O novo programa comea desde o incio.

Lavagem

Interromper o programa
Seleccionar inicio/pausa. Eventualmente, adicionar mais roupa (no deixar o culo aberto por muito tempo gua saindo da roupa poderia derramar-se sobre o cho). Seleccionar inicio/pausa.

Regulaes individuais Rotaes de centrifugao dependendo do modelo possvel alterar a velocidade da centrifugao ou seleccionar (paragem do enxagua

Indicaes importantes
Antes da primeira lavagem
No colocar roupa! Abrir a torneira da gua. Adicionar no compartimento II: ca. 1 litro de gua. Detergente (dosagem de acordo com as especificaes do fabricante para pouca sujidade e respectivo grau de dureza da gua). Colocar o selector de programas em sintticos 60 C e seleccionar inicio /pausa. No final do programa, colocar o selector de programas em stop.

mento = sem centrifugao final, a roupa fica em suspenso na gua aps o ltimo enxaguamento). Efeitos dependentes da progresso do programa. A velocidade mxima de centrifugao seleccionada depende do modelo e do programa regulado.

Funes adicionais Tabela de programas, Pg. 7 Prolongamento do tempo de lavagem, para a lavagem mais intensiva intensivo prelav.
menos de roupa muito suja. Para roupa bastante suja. Pr-lavagem a 30 C.

Cuidar da roupa e da mquina


Na dosagem de todos os detergentes/produtos auxiliares e produtos de limpeza indispensvel dar ateno s indicaes do fabricante. Esvaziar os bolsos. Retirar todos os objectos metlicos (clips, etc.). Lavar roupa delicada dentro de uma rede/de um saco (meias, cortinas, sutis com aros). Fechar os fechos de correr, abotoar as fronhas. Escovar a areia de bolsos e de dobras. Retirar os rodzios das cortinas ou junt-los numa rede/num saco.

extra

Processo especial de centrifugao seguida de fase anti-vincos. Centrifugao delicada com velocidade de centrifugao reduzida. Humidade residual da roupa ligeiramente elevada. Enxaguamento adicional. Durao mais longa do programa. Para zonas com menor grau de dureza da gua ou para melhorar o resultado do enxaguamento.

Colocao da roupa
Misturar peas de roupa grandes com pequenas! Ter cuidado para que as peas de roupa no fiquem entaladas entre o culo e o aro de borracha.

inicio/pausa
Para incio ou interrupo do programa.

Roupa com sujidade diferente


ligeira Lavar separadamente a roupa nova. No fazer pr-lavagem. Se necessrio, tratar previamente as ndoas. Seleccionar a funo adicional intensivo. Introduzir menos roupa. Pr-lavagem. Se necessrio, tratar previamente as ndoas. Seleccionar a funo adicional intensivo. Colocar roupa da mesma cor

Sinal
1. Activar o mdulo de regulao para a intensidade do sinal regular para 1 fase para a direita Opcional: Modo cego * lig./desl. lig./desl. ... Sinais acsticos das teclas 2. Regular o volume de som para ... 1 fase para a direita regular volume de som ** 1 fase para a direita regular volume de som ** regular para ... Sinais indicadores directamente seleccionar e manter

forte

+ 1 fase para
a direita

soltar

Pr de molho

* Sinal longo Funo ligada. Sinal curto Funo desligada.

regular para

Deitar amaciador/detergente na cmara de dosagem II , seguindo as instrues do fabricante. Posicionar o selector de programas em resistentes algod. frio e seleccionar inicio/pausa. Aps cerca de 10 minutos, seleccionar inicio/pausa, para interromper o programa. Decorrido o tempo de pr de molho pretendido, seleccionar, de novo, inicio/ pausa , se o programa tiver que prosseguir, ou alterar o programa. Lavagem com goma A roupa no deve ser previamente tratada com amaciador. possvel aplicar goma em todos os programas de lavagem com goma lquida. Dosear a goma de acordo com as indicaes do fabricante no compartimento do amaciador (se necessrio, limpar antes).

Tingir/Descolorar
Tingir s na quantidade domstica normal. Sal pode atacar o inox! Ter em ateno as prescries do fabricante da tinta! No efectue esta operao na mquina de lavar roupa. Desbloqueio de emergncia, por ex. numa falta de corrente O programa prossegue, quando for reposta a alimentao de energia. Se, no entanto a roupa tiver que ser retirada, o culo pode ser aberto conforme se indica a seguir: Perigo de queimadura! A barrela de lavagem e a roupa podem estar quentes. Eventualmente deixar, primeiro, arrefecer. No tocar no tambor, se este ainda estiver a rodar. No abrir o culo, se for visvel gua junto do vidro do culo. 1. Posicionar o selector de programas em stop e desligar a ficha da tomada. 2. Fazer o escoamento da barrela de lavagem. Pg. 10 3. Com uma ferramenta adequada puxar o desbloqueio de emergncia para baixo e, depois, soltar. O culo pode, ento, ser aberto.

** se necessrio, voltar a regular

tecidos delicados lavveis na mquina p.ex. de seda, intensivo, prelav., menos, extra cetim, sintticos ou tecidos mix (p.ex. cortinas) no h centrifugao entre os enxaguamentos programa de lavagem particularmente delicado para evitar tecidos de l ou com percentagem de l lavveis o encolher da roupa, pausas do programa mais longas (os tecidos mo ou na mquina repousam na barrela de lavagem)

BSH Electrodomsticos Espaa, S.A. Itaroa 1 31620 HUARTE PAMPLONA/ESPAA NIF/VAT A-28893550

Instrues de segurana
Dever ler, atentamente, as instrues de servio e de instalao, bem como todas as informaes que acompanham a mquina e proceder em conformidade. Guardar toda a documentao, para eventual necessidade mais tarde. Perigo de descarga elctrica Perigo de morte Puxar sempre pela ficha e no pelo cabo elctrico! S ligar/desligar a ficha com as mos secas. No caso de aparelhos fora de funcionamento: Desligar a ficha da tomada. Cortar o cabo elctrico e afast-lo do aparelho, juntamente com a ficha. Destruir o fecho do culo. Deste modo, as crianas no podem ficar fechadas dentro da mquina e correr perigo de morte. Manter embalagens, pelculas e componentes das embalagens fora do alcance das crianas. Guardar os detergentes e os produtos de tratamento fora do alcance das crianas. Peas de roupa tratadas com produtos que contenham diluentes por ex. tira-ndoas/benzina podem, depois de colocadas na mquina, provocar uma exploso. Antes da lavagem na mquina, enxaguar bem estas peas de roupa manualmente. O culo pode estar muito quente. Cuidado ao fazer o escoamento da gua quente da lavagem. No subir para cima da mquina de lavar roupa. No se apoiar no culo aberto. No tocar no tambor, se este ainda estiver a rodar.

Programas plus (enxaguamento), (centrifug. adicional), plus (escoamento) adicionais Os programas tm uma durao optimizada para roupa com sujidade ligeira. Em caso de tecidos com maior sujidade, reduzir a carga ou seleccionar a funo adicional intensivo. Na lavagem com carga mxima nos programas assinalados com *, seleccionar sempre a funo adicional intensivo. Como programa curto, o programa sintticos 40 C, com a velocidade de centrifugao mxima escolha, adequado de forma ideal independentemente do tipo de roupa. Nos programas sem pr-lavagem deitar o detergente no compartimento II e, nos programas com pr-lavagem distribuir o detergente pelas compartimentos I e II.

Ter ateno Tabela de valores de consumo, Pg. 8 e Indicaes na Pg. 6!

intensivo, prelav., menos, extra

intensivo, prelav., menos, extra

intensivo, prelav., menos, extra tipos de roupa diferentes podem ser lavados juntamente

Funes adicionais; indicaes

Perigo de asfixia Perigo de envenenamento

3TI71101A

Perigo de exploso!

Perigo de ferimentos

tecidos de limpeza fcil, de algodo, linho, fibras sintticas ou tecidos mistos

tecidos fortes e resistentes a alta temperatura, de algodo ou linho

tecidos de algodo e tecidos de limpeza fcil

*630984*

Valores de consumo
Programa
resistentes algod. frio resistentes algod. 40 C* resistentes algod. 60 C* eco 60 C* resistentes algod. 90 C sintticos 40 C* sintticos 40 C* (tambm apropriado como programa Rpido) delicado frio lana/l frio lana/l 30 C *

Funo adicional
intensivo intensivo intensivo intensivo intensivo intensivo

Carga
7 kg 7 kg 7 kg 7 kg 7 kg 3,5 kg 3,5 kg

Energia**
0,23 kWh 0,85 kWh 1,50 kWh 1,19 kWh 2,51 kWh 0,55 kWh 0,54 kWh

gua**
75 l 75 l 75 l 49 l 90 l 55 l 55 l

Durao do programa**
2:12 h 2:12 h 2:12 h 2:19 h 2:12 h 1:12 h 0:45 h

Tabela de programas

3,5 kg*

7 kg*

mx.

2 kg

0211 / 9000630984

Tipo de roupa

2 kg 2 kg 2 kg

0,03 kWh 0,08 kWh 0,20 kWh

39 l 47 l 40 l

0:40 h 0:36 h 0:36 h

frio, 40, 60, 90 C 60 C

frio, 40, 60 C

resistentes algod. eco

Programas

lana/l

sintticos

delicado

Regulao do programa para teste segundo a Norma EN60456 em vigor. Indicao sobre testes de comparao: Para testar a quantidade de carga indicada para os programas de teste, seleccionar a funo adicional intensivo e lavar com a velocidade de centrifugao mxima seleccionvel. Como programa curto para roupa de cor, seleccionar o programa sintticos 40 C velocidade mxima de centrifugao. ** Os valores diferem dos indicados em funo da presso, dureza e temperatura de admisso da gua, bem como da temperatura ambiente, do tipo e da quantidade de roupa, do nvel de sujidade da roupa, do detergente utilizado, das oscilaes da tenso elctrica e das funes adicionais seleccionadas.

mix

frio, 30 C

30 C

frio

Acessrio para detergente lquido

dependendo do modelo

Manuteno
Bomba de esgoto

Perigo de queimadura! Deixar a barrela de lavagem arrefecer! Fechar a torneira da gua!

Posicionar o acessrio para dosagem do detergente lquido: Retirar completamente a gaveta do detergente. Pg. 10 Deslocar o acessrio para a frente. No utilizar o acessrio (desloc-la para cima): Em caso detergente tipo gel e detergente em p. Nos programas com prelav..

Posicionar o selector de programas em stop, desligar a ficha da tomada. 1. Retirar a mangueira de esvaziamento do dispositivo de fixao. Retirar a capa de fecho, deixar a gua residual da lavagem escoar. Pressionar o tampo. 2. Desaparafusar com precauo a tampa da bomba (restos de gua). 3. Limpar o espao interior, a rosca da tampa e a estrutura da bomba (a roda de ps da bomba de esgoto tem que rodar livremente).

Limpeza

Perigo de choque elctrico! Desligar a ficha da tomada! Perigo de exploso! No existem solventes!

Estrutura da mquina, painel de comandos


Retirar imediatamente os restos de detergente. Limpar s com um pano macio e hmido. proibida a limpeza com jacto de gua.

4. Voltar a colocar e a aparafusar a tampa da bomba. O punho est em posio vertical. Colocar o tubo de descarga no suporte.

Limpeza da gaveta do detergente ...


... se nela existirem restos de detergente ou de amaciador. 1. Puxar para fora, exercer presso sobre o adaptador e retirar a gaveta. 2. Retirar a pea intercalada para fora: com o dedo pressionar a pea intercalada de baixo para cima. 3. Lavar com gua e uma escova a cmara e o adaptador e, depois, secar. 4. Assentar e encaixar o adaptador (introduzir o cilindro no pino de guia). 5. Inserir a gaveta do detergente. Deixar a gaveta do detergente aberta, para que restos de gua possam secar. Para evitar que, na 1. lavagem, escorra para o esgoto detergente no utilizado: Deitar 1 litro de gua na cmara II e iniciar o programa de plus (escoamento).

Mangueira de esgoto no sifo


Posicionar o selector de programas em stop, desligar a ficha da tomada. 1. Soltar a abraadeira, retirar a mangueira de esgoto com cuidado (restos de gua). 2. Limpar a mangueira de esgoto e o tubo do sifo. 3. Voltar a encaixar a mangueira de esgoto e fix-la com a abraadeira.

Tambor de lavagem
Deixar o culo aberto, para que o tambor seque. Utilizar um produto sem cloro, no utilizar palha de ao.

Filtro na admisso de gua


Perigo de descarga elctrica! No mergulhar o dispositivo de segurana Aqua-Stop em gua (contm uma vlvula elctrica). Reduzir a presso da gua na mangueira de admisso de gua: 1. Fechar a torneira da gua! 2. Seleccionar qualquer programa (excepto (centrifug. adicional) / plus (escoamento)). 3. Seleccionar inicio/pausa. Deixar o programa funcionar durante ca. de 40 segundos. 4. Posicionar o selector de programa em stop. Desligar a ficha da tomada. Limpar o filtro: 5. Retirar a mangueira da torneira da gua. Limpar o filtro com uma escova pequena. e/ou em modelos Standard e Aqua-Secure: Retirar a mangueira na traseira do aparelho e, com uma pina, retirar e limpar o filtro. 6. Ligar a mangueira e verificar se no h fugas.

Descalcificar

No pode existir roupa dentro da mquina!

Numa dosagem correcta do detergente, no necessrio. Em caso afirmativo, proceder em conformidade com as indicaes do fabricante do descalcificante. Descalcificadores adequados podem ser adquiridos atravs da nossa pgina na Internet ou atravs dos nossos Servios Tcnicos.
dependendo do modelo

Informaes sobre os indicadores luminosos


Soa um sinal e os indicadores culo no fecha bem, eventualmente, roupa entalada.

luminosos para a velocidade de centrifugao ficam a piscar. Abrir totalmente a torneira Bomba de esgoto da gua, mangueira entupida; limpar a bomba de admisso dobrada/ de esgoto. Pg. 10 apertada; limpar o filtro Mangueira de esgoto/tubo Pg. 10, de esgoto entupido; limpar gua com presso muito a mangueira de esgoto no baixa. sifo. Pg. 10 gua por baixo da mquina, aparelho ou ou Anomalia no motor. com fugas de gua. Chamar a Assistncia Chamar a Assistncia Tcnica! Tcnica! Outras indicaes: Desligar o aparelho, esperar 5 segundos e voltar a lig-lo. Se a indicao voltar a aparecer, dever chamar a Assistncia Tcnica. Instrues de instalao

10

Que fazer, se ...

Houver derrame de gua.

Mangueira de escoamento incorrectamente fixada/colocada. Apertar bem a unio roscada da mangueira de entrada de gua.

No houver entrada de gua. Foi seleccionado inicio/pausa? O detergente no foi adicionado. Est aberta a torneira da gua? Eventualmente, filtro entupido? Limpar o filtro. Pg. 10 Mangueira de entrada da gua ou entalada? No conseguir abrir o culo. Funo de segurana activa. Interrupo do programa? Pg. 4 Seleccionada (paragem do enxaguamento = sem centrifugao final)? Pg. 3/4 Abertura s possvel atravs do desbloqueio de emergncia? Pg. 6 Seleccionado inicio/pausa? culo fechado?

Colocar a mquina de lavar roupa em funcionamento s depois de ler as presentes instrues e as instrues de instalao fornecidas separadamente!.

O programa no se iniciar.

No houver escoamento da gua Foi seleccionado (paragem do enxaguamento = sem centrifugao final)? Pg. 3/4 da lavagem. Limpar a bomba de esgoto. Pg. 10 Limpar a mangueira de escoamento e/ou bomba de esgoto. Se a gua no for visvel dentro do tambor. No h problema gua abaixo do campo de viso.

Se o resultado da centrifugao No h problema O sistema de controlo de desequilbrio interrompeu a centrifugao, no for satisfatrio. distribuio irregular da roupa. Roupa molhada/demasiado Misturar peas de roupa grandes e pequenas dentro do tambor. hmida. Foi seleccionado menos? Pg. 5 Foi seleccionada uma velocidade de centrifugao demasiado baixa? Pg. 5 A durao do programa sofre alterao durante o ciclo de lavagem. Centrifugao com arranques repetidos. Se houver restos de gua no compartimento do produto de tratamento . Se houver formao de rudo dentro da mquina. Sair espuma por fora da gaveta do detergente. No h problema O andamento do programa optimizado em conformidade com o respectivo processo de lavagem. Isto pode levar a alteraes da durao do programa no painel de indicaes. No h problema O sistema de controlo de desequilbrio est a controlar o desequilbrio. No h problema No prejudica a aco do produto de tratamento. Se necessrio, limpar pea intercalada. Pg. 9 Executar o programa resistentes algod. 90 C sem roupa. Adicionar detergente para lavagem completa. Utilizado demasiado detergente? Misturar uma colher de sopa de amaciador com litro de gua e deitar a mistura na cmara II da gaveta do detergente (no no caso de roupa de Outdoor, desportiva e com forro de penas!). Reduzir a dose de detergente na prxima lavagem. Os ps da mquina foram bem fixos? Fixar os ps do aparelho. Instrues de instalao Foram retiradas as seguranas de transporte? Retirar as seguranas de transporte. Instrues de instalao Limpar a bomba de esgoto. Pg. 10

Mquina de lavar roupa

Forte formao de rudos, vibraes e deslocao durante a centrifugao. Rudos na centrifugao e no escoamento.

Indicadores luminosos no Falta de corrente? actuam durante o funcionamento Os fusveis dispararam? Ligar/sustituir os fusveis. da mquina. Se a anomalia se repetir, chamar a Assistncia Tcnica. Programa com maior durao do que a habitual. No h problema O sistema de controlo de desequilbrio controla o desequilbrio atravs de distribuio repetida da roupa. No h problema O sistema de controlo de espuma activo activada uma fase de enxaguamento adicional. Ocasionalmente os detergentes sem fosfatos contm substncias que no se dissolvem na gua. Seleccionar plus (enxaguamento) ou escovar a roupa, depois de lavada.

Instrues de utilizao

pt

Resduos de detergente na roupa.

Na posio de pausa, a indicao Nvel de gua demasiado alto. No possvel introduzir mais roupa. inicio/pausa pisca muito Se necessrio, fechar de imediato o culo. rapidamente e soa um sinal. Para prosseguir com o programa seleccionar inicio/pausa. Se V. mesmo no conseguir eliminar a anomalia (desligar/ligar) ou se for necessria uma reparao: Posicionar o selector de programas em stop e desligar a ficha da tomada. Fechar a torneira da gua e chamar os Servios Tcnicos. Instrues de instalao

Respeitar as instrues de segurana na pgina 8!

11

Das könnte Ihnen auch gefallen