Sie sind auf Seite 1von 16

QUALIDADE DA GUA DA LAGOA DE BIDOS: QUE FUTURO?

Madalena M. SANTOS(1); Ramiro J. NEVES(1); Paulo C. LEITO(2), Patrcia PEREIRA (3), Hilda PABLO (3), , Lus D. FERNANDES (1);Sandra M. CARVALHO(4); Ctia P. ALVES(4)

RESUMO Nesta comunicao discute-se o estado da qualidade da gua da Lagoa de bidos, antes e depois da entrada em funcionamento do emissrio submarino da Foz do Arelho, que recebe o efluente tratado da ETAR de Caldas da Rainha, bidos, Carregal, Charneca, e Foz do Arelho. O destino final do efluente feito actualmente no mar, a 30 m de profundidade e a cerca de 2 km da praia da Foz do Arelho. Nas zonas de montante criam-se condies para o desenvolvimento de florescncias algais (Blooms), devido ao menor hidrodinamismo que caracteriza estas zonas e aos elevados tempos de residncia. O sistema de modelao desenvolvido para a zona costeira onde descarrega actualmente o emissrio submarino da Foz do Arelho, baseia-se num modelo hidrodinmico (3D-H) que acoplado a um modelo de transporte Lagrangiano, permite a simulao da pluma microbiolgica (Bactrias Coliformes Termotolerantes) do emissrio. Este sistema foi usado como ferramenta de gesto para simular diferentes cenrios de vento, analisando o impacto na praia da Foz do Arelho.

PALAVRAS CHAVE
Lagoa de bidos, qualidade da gua, monitorizao, modelao, guas residuais, emissrio submarino da Foz do Arelho
1 2 3

Instituto Superior Tcnico, Av. Rovisco Pais 1049-001 Lisboa, Portugal. madalena.maretec@ist.utl.pt, ramiro.neves@ist.utl.pt Hidromod Lda., Av. Manuel da Maia, N36 3Esq. 1000-201 Lisboa, Portugal. paulo.chambel@hidromod.com Dep. Aquatic Environment INIAP/IPIMAR, Av. Brasilia 1449-006 Lisboa, Portugal. patbio@ipimar.pt,h.pablo@ipimar.pt

guas do Oeste, S.A., guas de Portugal SGPS, S.A., Convento de S. Miguel das Gaeiras2510-718 Gaeiras, Portugal. s.carvalho@aguasdooeste.com, c.alves@aguasdooeste.com

INTRODUO

Nesta comunicao descreve-se o estado da qualidade da gua na Lagoa de bidos e as presses a que est sujeita e analisa a evoluo esperada com base i) na reduo das presses - especialmente decorrente da remoo de cargas de origem domstica e industrial - e ii) no conhecimento dos processos que ocorrem no interior da Lagoa. A reduo das cargas resulta da construo do Sistema de Saneamento que descarrega no mar, atravs do emissrio submarino da Foz do Arelho os efluentes de 5 ETARs que servem cerca de 90% da populao da bacia de drenagem da Lagoa de bidos. O estado da qualidade da gua e o conhecimento dos processos que o determinam so objecto do programa de monitorizao da Lagoa promovido pela empresa guas do Oeste e levado a cabo pelo Instituto Superior Tcnico (IST) e pelo Instituto de Investigao das Pescas e do Mar (IPIMAR), instituies que beneficiam da participao em estudos anteriores na Lagoa de bidos e noutros sistemas com problemas semelhantes. Os principais problemas de qualidade da gua na Lagoa resultam do processo de eutrofizao na cabeceira desta e consequente produo de grandes quantidades de macroalgas (algas de grandes dimenses), acumulao de matria orgnica no fundo e elevado consumo de oxignio. Os esgotos de origem urbana foram uma fonte importante de nutrientes, que at construo do actual sistema de saneamento foi uma das causas da m qualidade da gua naquela regio da Lagoa. A reteno da contaminao na zona da cabeceira da Lagoa uma consequncia da sua hidrodinmica, que gera velocidades muito elevadas junto embocadura responsvel pela dinmica sedimentar intensa naquela regio mas velocidades muito baixas na cabeceira, com tempos de residncia elevados e por isso com taxas de sedimentao de partculas finas ricas em matria orgnica elevadas. A remoo dos efluentes de origem urbana e o seu lanamento no mar atravs do emissrio submarino implicou uma reduo de carga de nutrientes, da qual seria de esperar melhorias em termos de qualidade da gua. Em termos trficos a melhoria vai ser lenta como resultado da acumulao de matria orgnica no fundo. 2 MORFOLOGIA E HIDRODINMICA A Lagoa de bidos (Figura 1) uma laguna costeira pouco profunda, com 7 km2 de superfcie e com 1,8 km de largura e 4.5 km de comprimento mximo. A profundidade mdia cerca de 2 m e a profundidade mxima de 5 m, no canal norte. Na zona central da Lagoa, entre os canais norte e sul existe um extenso banco de sedimentos arenosos que divide a Lagoa em dois grandes corpos, com massas de gua com caractersticas e dinmicas muito diferentes. Na zona de montante a Lagoa tem dois braos: Brao da Barrosa na margem Norte e Bom Sucesso na Margem Sul, entre os quais desaguam os rios Arnia e Real, que representam cerca de 90% das afluncias de gua doce e so a principal fonte de sedimentos cuja deposio originou um extenso sapal. O Rio da Cal desagua no brao da Barrosa e a Vala do Ameal, no brao do Bom Sucesso.

Figura 1. Lagoa de bidos.

A hidrodinmica da Lagoa determinada, essencialmente, pela mar e pelo regime de agitao martima na zona da embocadura, que intensifica a dinmica sedimentar, e pode fazer subir os nveis no interior da Lagoa da ordem dos 0.5 m quando a altura significativa das ondas da ordem dos 3 m. Na metade mais prxima do mar (metade de jusante), os sedimentos so essencialmente areias de origem marinha, evoluindo para vasa arenosa e finalmente para lodo medida que progredimos para perto das cabeceiras da Lagoa, como consequncia da localizao das fontes de materiais finos e da hidrodinmica. Para perceber a hidrodinmica da Lagoa de bidos foi aplicado o modelo MOHID, desenvolvido no IST/MARETEC (MOHID, 2003). A Figura 2 mostra o escoamento de enchente em mar viva para a Lagoa de bidos, na embocadura (2a) e nas cabeceiras (2b). Na metade mais prxima do mar, a velocidade mxima com valores na ordem de 2 m/s na embocadura e um escoamento preferencial pelo canal norte, com velocidades da ordem de 1m/s. Nas cabeceiras da Lagoa, as velocidades so muito menores, especialmente no Brao da Barrosa (onde desagua o rio da Cal) e Bom Sucesso e na zona da foz dos rios Arnia e Real. O menor hidrodinamismo desta regio cria condies preferenciais de deposio da matria particulada fina, rica em matria orgnica, a qual tem papel determinante nos processos trficos da Lagoa. A Figura 3 apresenta a distribuio de velocidades em vazante para a mesma situao de mar das figuras apresentadas anteriormente. A figura mostra que as velocidades de vazante so menores do que as velocidades de enchente no canal norte, mas so mximas na zona da barra.

a)

b)

Figura 2. Campo de velocidades na Lagoa de bidos em situao de enchente durante a marviva. (a) embocadura da Lagoa (jusante), (b) cabeceiras da Lagoa (montante).

c)

Figura 3: Campo de velocidades na Lagoa de bidos em situao de vazante no mesmo dia da representada na Figura 2.

A Figura 4a mostra a evoluo da velocidade medida e calculada no brao norte, no ponto indicado pelo crculo rosa na Figura 3, e a Figura 4b mostra os nveis no mesmo ponto. As figuras mostram que a enchente mais curta do que a vazante. Nestas condies criam-se maiores velocidades durante a enchente, e que explicam o facto de os sedimentos serem transportados para o interior da Lagoa no canal norte. A maior velocidade de vazante na barra tende a transportar os sedimentos para o exterior da Lagoa.

Mdulo da Velocidade na Seco Topo do Canal


1.0 Medidas IH Mohid 0.8

Nvel no cais da Foz do Arelho


3.50 Medidas IH Modelo MOHID 3.00

Mdulo (m /s)

Nvel (m)

0.6

2.50

0.4

2.00
0.2

0.0 29-11-00 4:33

29-11-00 6:28

29-11-00 8:24

29-11-00 10:19

29-11-00 12:14

29-11-00 14:09

29-11-00 16:04

29-11-00 18:00

29-11-00 19:55

1.50 29-11-2000 29-11-2000 4:33 6:57

29-11-2000 29-11-2000 29-11-2000 29-11-2000 29-11-2000 29-11-2000 9:21 11:45 14:09 16:33 18:57 21:21

Tempo (Dias)

a)

Time (Horas)

b)

Figura 4: a) Evoluo temporal da velocidade num ponto na zona do canal norte da Lagoa, que mostra que a enchente tem velocidades superiores as de vazante. b) Evoluo temporal de nveis num ponto do interior da Lagoa, que mostra que a enchente muito mais curta do que a vazante.

A Figura 5 mostra o caudal residual respectivamente na embocadura da Lagoa (a) e nas cabeceiras (b). A Figura 5a mostra um escoamento intenso no canal norte dirigido para fora da Lagoa e escoamentos menos intensos dirigidos para o interior da Lagoa, formando uma srie de vrtices. Estes vrtices mostram que a gua do mar recircula de forma intensa na metade de jusante da Lagoa e que a gua da metade de montante (cabeceiras) sai para o mar preferencialmente atravs do canal norte. Na metade montante da Lagoa (Figura 5b), o escoamento residual pouco intenso e dominado por um vrtice de grandes dimenses que ocupa toda a largura da Lagoa. Como consequncia o tempo de residncia nesta zona da Lagoa grande, o que associado s baixas velocidades do escoamento de mar cria condies para deposio da matria orgnica particulada, cuja mineralizao produz nutrientes que, adicionados aos provenientes de terra, cria condies privilegiadas para a existncia de nveis trficos elevados. O volume da Lagoa em mar vazia de 8106 e o prisma de mar, 6106 m3 em mar morta e de 10106 m3 em mar viva, correspondendo as afluncias de gua doce a cerca de 1% deste valor no Inverno e 1 no Vero. Como consequncia do baixo contributo dos rios para o prisma de mar, a salinidade da Lagoa elevada (normalmente acima de 34 ).

a)

b)

Figura 5. Caudal residual na embocadura da Lagoa de bidos (a) e nas cabeceiras (b).

TEMPOS DE RESIDNCIA NO INTERIOR DA LAGOA

O tempo de residncia ou tempo de renovao de um corpo de gua define-se como o tempo necessrio para que essa massa de gua seja renovada (EPA, 2001). Esse tempo tambm o tempo necessrio para que um contaminante saia da Lagoa, para o mar. A determinao do tempo de residncia requer o uso de um traador, que em esturios normalmente a salinidade. Nesse caso o tempo de residncia mede o tempo necessrio para que a gua do rio atravesse o esturio. No caso da Lagoa de bidos a variao espacial da salinidade demasiado pequena para permitir calcular o tempo de residncia, sendo necessrio recorrer ao modelo matemtico. Utilizando o modelo usam-se traadores colocados em diferentes regies da Lagoa (caixas) e podendo-se calcular o tempo de residncia do conjunto dos traadores e dos traadores de cada uma das caixas (Braunschweig et al., 2003). Para este clculo, consideraram-se as regies indicadas na Figura 6 e definiu-se o tempo de residncia numa caixa (ou na Lagoa) como sendo o tempo necessrio para que 80% da gua (que inicialmente se encontrava no seu interior) tenha sido renovada. A Figura 6 mostra o tempo de residncia da gua em cada uma das zonas da Lagoa. A parte mais prxima do mar tem um tempo de residncia da ordem de 1 dia, a generalidade da Lagoa tem um tempo de residncia inferior a 6 dias, sendo o tempo de residncia mximo no Brao do Bom Sucesso, onde pode atingir as 4 semanas.

Figura 6. Tempos de Residncia nas diferentes zonas da Lagoa de bidos.

Estes resultados, analisados em conjunto com a hidrodinmica e com a qualidade da gua mostram que o hidrodinamismo da Lagoa um factor determinante para a recuperao da qualidade da gua na Lagoa, condicionando a reteno de nutrientes e a disponibilidade de luz, (atravs dos processos de deposio e ressuspenso de sedimentos). Nestas condies de esperar que o assoreamento da barra e alguns canais interiores na Lagoa, pode ser considerado como o pior cenrio em termos de qualidade da gua, porque a principal fonte de renovao de gua no interior da Lagoa de bidos a mar.

FONTES DE CONTAMINAO

A Bacia Hidrogrfica da Lagoa de bidos, tem uma rea total de 450 km2, dos quais 90% so ocupados pela bacia dos rios Arnia e Real. A bacia do Rio da Cal, tem cerca de 18 km2, desagua no brao da Barrosa e drena a regio das Caldas da Rainha. A vala do Ameal com cerca de 10 km2 desagua no brao do Bom Sucesso (PISCO et al, 2003). A qualidade da gua na Lagoa depende das cargas geradas nestas bacias e dos processos que ocorrem no interior desta. A Figura 7 mostra a localizao das ETARs na Bacia da Lagoa de bidos e noQuadro 2 so apresentadas as caractersticas de cada uma delas: populao servida, caudais e tipo de tratamento. As ETARs indicadas com pontos laranja totalizam 92% do caudal e esto ligadas ao Emissrio Submarino da Foz do Arelho. As representadas a verde descarregam nas linhas de gua. A ETAR das Caldas da Rainha e a da Charneca geram 80% do caudal total e cerca de 90% do que descarregado pelo emissrio submarino, cuja construo assim responsvel pela remoo da Lagoa de cerca de 80% da carga de origem urbana e industrial.

Interceptor/emissrio das Caldas da Rainha e Foz do Arelho Interceptor do Bom Sucesso e Arnia Interceptores do Real

Figura 7: Localizao das ETARs. As indicadas a laranja esto ligadas ao Emissrio da Foz do Arelho. As caractersticas de cada uma delas esto indicadas no Quadro 2.

O Quadro 2 mostra o nmero de animais existentes em exploraes agrcolas, de acordo com o recenseamento agrcola de 1999, as cargas de Azoto e de Fsforo produzidas e o equivalente em habitantes. Cerca de metade da carga devida a aves, sendo os sunos coelhos e bovinos responsveis pela generalidade da carga restante. A presso sobre as linhas de gua depende do destino final dos estrumes, sendo

previsvel que a maior presso resulte da suinicultura. Efectivamente as aves e os coelhos produzem estrumes com menor teor de gua e por isso com maior probabilidade de serem espalhados nos terrenos agrcolas.
Quadro 1. Especificaes das ETARs cuja localizao apresentada na Figura 7.
LA-lamasactivadas; LPleitospercoladores; LAAC-lamas activadas de arejamento convencional; DES desinfeco N-remoo de azoto, LAG- lagunagem; LAAP- lamas activadas de arejamento prolongado; LPAC- leitos percolados de alta carga.

ETAR 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 Foz do Arelho Casalinho Caldas da Rainha Charneca Carregal bidos Gaeiras Casal dos Carmanais Casais da Areia Quinta do Carvalhedo Sancheira A dos Negros Painho Figueiros/Algber Reguengo Grande Azambujeira dos Carros Estorninho Casal Camaro

Populao servida (p.e.) Indst./O Resid. Flut. utros

Caudal 3 m /dia

Tipo de Tratamento

Dados includos na ETAR de Caldas da Rainha LAAP+N+DES 683 9800 0 1705 LAAP+N+DES 33108 7000 5083 8134 LAAC 26679 3100 835 6322 LAAP 1193 60 242 LAAP 3175 159 645 LPAC 2104 210 433 LAAP 150 20 26 LAAP 118 6 19 LAAP 125 6 20 LAAP 426 13 83 LAAP+N 1043 32 204 LAAP+N 1233 37 241 LAAP+N 1565 50 307 LAG+N 1304 0 248 LAAP+N+DES 409 44 78 LAAP+N Anulada. Efectuada a ligao ETAR da Charneca 231 0 44 LAAP+N

Quadro 2. Cargas de Azoto e Fsforo produzidas em exploraes agrcolas, calculadas a partir dos dados do Recenseamento Agrcola de 1999.
N de animais caprinos coelhos equinos bovinos sunos aves ovinos Total 3270 37286 250 4287 38126 2386776 4906 TonN/ano 63 212 6 258 524 1478 83 2624 TonP/ano 11 58 1 38 113 373 12 607 Equivalente em habitantes 13587 56639 1447 51201 123708 378996 16529 642108

4.1 Cargas afluentes Lagoa As cargas afluentes Lagoa so o resultado do uso e ocupao do solo e da gesto das fontes de contaminao. As fontes de contaminao de origem domstica e industrial tm vindo a ser resolvidas com a construo de ETARs e finalmente com a entrada em funcionamento do emissrio submarino da Foz do Arelho, 80% do total da carga produzida descarregada no mar, sendo os restantes 20% na bacia hidrogrfica

aps tratamento. As cargas so calculadas monitorizando caudais e concentraes nos rios. No caso da Lagoa de bidos existem as duas estaes de monitorizao do INAG que monitorizam o contributo de mais de 90% da rea da bacia. Os dados de concentraes disponveis no SNIRH (http://snirh.inag.pt/) para o nitrato, azoto amoniacal e fsforo total, desde 2002 a 2004, mostram que as concentraes de nitrato so mais elevadas no rio Arnia e Real do que no rio da Cal. Por outro lado, as concentraes de amnia e fsforo medidas, so superiores no rio da Cal. Os valores medidos sugerem que a contaminao no Rio da Cal sobretudo de origem urbana, apresentando valores muito elevados de amnia e de fsforo, enquanto que no Arnia/Real a contaminao sobretudo de origem agrcola, predominando a contaminao por nitrato. Os caudais foram estimados com base na chuva medida na estao de bidos (17C/07), admitindo que 1/3 da chuva origina caudal no rio, sendo os restantes 2/3 retidos e evapotranspirados. A partir dos dados de 2002 a 2004 disponveis no SNIRH foram calculadas as cargas anuais apresentadas no Quadro 3. O Quadro 3 apresenta cargas anuais calculadas usando as concentraes e a descarga de gua doce estimada a partir dos dados de chuva por no terem sido medidos caudais nas estaes udomtricas do INAG. Os valores apresentados na tabela sugerem que os rios Arnia e Real so responsveis por cerca de 85% das cargas de Azoto e Fsforo que chegam Lagoa e que a agricultura e as actividades agropecuria so as principais fontes de nutrientes para a Lagoa, uma vez que as cargas urbanas se concentram na bacia do Rio da Cal.
Quadro 3. Cargas anuais determinadas para a bacia do rio Arnia e Real e bacia do rio da Cal usando os valores medidos pelo INAG.
Cargas Azoto Amoniacal (tonN/ano) Nitrato(tonN/ano) Nitrito(tonN/ano) Fosfato (tonN/ano) Slidos Suspensos Totais (ton/ano) Bacia dos Rios Arnia e Real 95 250 12 50 15500 Bacia do Rio da Cal 59 1.5 0.2 9 407

QUALIDADE DA GUA NA LAGOA

A qualidade da gua na Lagoa objectivo de um programa de monitorizao promovido pela empresa guas do Oeste, S.A. e tem sido objecto de muitos estudos ao longo das ltimas duas dcadas, promovidos especialmente pelo IPIMAR (CARVALHO et al, 2005). A anlise das cargas contaminantes feitas no pargrafo anterior mostra que os rios Arnia/Real so responsveis pela principal carga de nutrientes e por isso a principal fonte externa de eutrofizao. At Agosto de 2005 o rio da Cal foi a principal fonte de contaminao por guas residuais urbanas descarregadas sobretudo pelas ETAR de Caldas da Rainha. A partir de Setembro de 2005 o efluente desta ETAR e da ETAR de bidos, Carregal, Charneca, Caldas da Rainha e Foz do Arelho, tem como destino final o mar, a 2 km da praia da Foz do Arelho. O nvel de tratamento considerado para a descarga o primrio, uma vez que o previsto na legislao de

acordo com o Decreto-Lei 152/97. Deve ser ainda respeitada a qualidade da gua para guas de banho ou para recreio com contacto directo, indicada na Directiva 76/10/CEE e no Anexo do Decreto-Lei 74/90, porque o exutor submarino est instalado no extremo norte da praia da Foz do Arelho. O estudo da hidrodinmica da Lagoa mostra que os processos de transporte e os tempos de residncia nas metades de montante e de jusante da Lagoa so muito diferentes, sendo a taxa de sedimentao de materiais finos ricos em matria orgnica - e o tempo de residncia elevados na zona das cabeceiras. Nestas condies de esperar que a qualidade da gua e dos sedimentos sejam muitos diferentes nas zonas referidas anteriormente e que uma boa parte da actividade trfica na zona de montante seja devida reciclagem de nutrientes acumulados no fundo ao longo de dcadas. Com a entrada em funcionamento do emissrio da Foz do Arelho a carga de origem urbana descarregada na Lagoa, foi reduzida para menos de 20%. Apesar da reduo de carga, ainda no visvel a reduo das concentraes no brao da Barrosa, porque para alm das descargas das guas residuais, existem outras fontes nomeadamente a actividade agropecuria e ainda a regenerao de nutrientes na coluna de gua. 5.1 Resultados do programa de monitorizao O programa de monitorizao tem campanhas sazonais para medio de grandezas fsico qumicas e biolgicas (em 5 estaes) relevantes para avaliar o estado da gua e para interpretar os processos biogeoqumicos que o determinam, sendo ainda complementado por um modelo matemtico usado como ferramenta de integrao dos dados de campo e de teste de hipteses. As grandezas biolgicas so usadas na perspectiva da Directiva Quadro da gua para avaliar o estado ecolgico do sistema. As comunidades macrozoobentnicas apontam para um padro de distribuio geogrfica, indicando uma maior perturbao na zona montante com baixa biodiversidade e presena de espcies oportunistas, como consequncia do enriquecimento em matria orgnica. Estas alteraes so consequncia da ocorrncia, continuada, de descargas orgnicas no Brao da Barrosa e de nutrientes provenientes da bacia de drenagem do Arnia/Real que resultaram na eutrofizao das zonas de montante, identificvel atravs de elevadas concentraes de nutrientes, nomeadamente em formas reduzidas (i.e. amnia, que pode atingir valores na ordem de 1.2 mgN/L como se pode verificar na Figura 8), e da proliferao de macroalgas com predominncia da Ulva sp. - que cobrem praticamente todo o substrato. A Figura 8 mostra resultados do programa de monitorizao disponveis at data, obtidos na estao perto da embocadura (AO#1) e brao da Barrosa (AO#4), respectivamente. Os teores de amnia mostram um incremento das zonas mais prximas do mar para as zonas das cabeceiras, sendo os teores mais elevados registados no brao da Barrosa. Os valores continuam elevados mesmo aps a entrada em funcionamento do emissrio (cujo inicio foi em Setembro de 2005), indicando a presena de outras fontes externas de nutrientes (i.e. actividades agropecurias) tal como se pode verificar atravs da identificao das principais fontes de contaminao. Por outro lado, alm das fontes antropognicas existe ainda a regenerao destes compostos nos sedimentos, que actuam assim como uma fonte interna de nutrientes.

Estao AO#1
1.6
A m nia [m gN /L]
A m nia [m gN /L]

Estao AO#4
1.6 1.2 0.8 0.4 0.0
Se 6 6 4 4 4 5 5 5 5 5 5 5 5 6 5 5 4 5 5 t -0 ut-0 ov -0 ez -0 an-0 ev- 0 ar - 0 br - 0 ai -0 un-0 ul- 0 o -0 et -0 ut-0 ov -0 ez -0 an-0 ev- 0 ar- 0 J Ag S O N D O N D J F M A M J J F M

1.2 0.8 0.4 0.0


5 5 5 5 5 5 5 5 6 6 4 4 4 5 5 6 5 4 5 t -0 ut-0 v -0 z -0 n-0 v-0 r- 0 r- 0 ai -0 n-0 ul- 0 o -0 t -0 ut-0 v -0 z -0 n-0 v- 0 r- 0 Se O N o D e J a F e M a Ab M J u J Ag Se O N o D e J a F e M a

Preia-Mar

Baixa-Mar

a)

Preia-Mar

Baixa-Mar

b)

Figura 8. Concentraes de amnia, medidas na estao AO#1 situada perto da embocadura (a) e na AO#4 situada perto da descarga do Rio da Cal (b).

Os resultados obtidos para as Bactrias Coliformes Termotolerantes nas mesmas estaes referidas anteriormente so apresentados na Figura 9. Em relao contaminao fecal os resultados obtidos mostram que os valores na estao perto da praia da Foz do Arelho so inferiores aos mximos recomendveis (VMR) pela legislao aplicada no caso das guas balneares (de acordo com o Anexo XV do DL 236/98). Na estao do brao da Barrosa os valores so superiores aos medidos na estao da embocadura, porque esta estao fica perto dos focos de poluio, sendo no entanto inferiores aos mximos admissveis (VMA) aferidos pela mesma directiva.
Estao AO#1
Bactrias Coliform es Term otolerantes [N/100 m L]

Estao AO#4
B actrias C oliform es Term otolerantes [N /100 m L]

10000
VMA > 2000

10000
VMA > 2000

1000 100 10 1
4 5 5 5 5 5 5 5 4 5 4 4 5 5 5 t -0 ut-0 ov -0 ez -0 an-0 ev-0 ar- 0 br- 0 ai -0 un-0 ul-0 o -0 et -0 ut-0 ov -0 J Ag J Se O J M S O F M A D N N

1000 100 10 1
Se t -0 4 O ut 4 5 5 5 05 05 05 5 05 5 5 -0 v -04 z -04 n-0 v-0 r -0 r -05 i -0 n-0 lt-0 ta F e M a Ab M a J u J u Ag o Se O u N o v No De J

VMR > 100

VMR > 100

Preia-Mar

Baixa-Mar

a)

Preia-Mar

Baixa-Mar

b)

Figura 9. Concentraes de Bactrias Coliformes Termotolerantes, medidas na estao AO#1 situada perto da embocadura (a) e na estao AO#4 situada perto da descarga do Rio da Cal (b).

Face aos resultados apresentados, surgem algumas questes relevantes: 1. Este grau de eutrofizao tem implicaes para a sade do ecossistema? Aparentemente sim, como se pode inferir da ampla flutuao dos nveis de oxignio dissolvido e da concentrao de alguns elementos na coluna de gua ao longo de ciclos dia-noite. Os sedimentos funcionam como fontes internas para os ciclos biogeoqumicos;

2. Por quanto tempo expectvel esta eutrofizao, aps a remoo da descarga dos efluentes urbanos na Lagoa? Provavelmente manter-se- por anos dada a quantidade de matria orgnica armazenada nos sedimentos e a importncia das macroalgas na reteno e reciclagem dos elementos nutritivos (i.e. azoto e fsforo) no interior dos braos da Lagoa; 3. Haver solues de remediao? No sendo econmica e ecologicamente justificvel uma dragagem extensa dos Braos para remover os sedimentos enriquecidos em matria orgnica, poder ser equacionada uma soluo de aumento progressivo das trocas de nutrientes com a parte restante da Lagoa. Esta soluo deve, no entanto, ser planeada e monitorizada de forma a minimizar o impacte nas comunidades da zona central e jusante da Lagoa. Salienta-se, em particular, os moluscos bivalves que constituem um importante recurso pesqueiro da Lagoa e a qualidade das guas balneares que pode diminuir com o transporte de material de montante para jusante; 6 PLUMA DO EMISSRIO SUBMARINO DA FOZ DO ARELHO Os dados oceanogrficos adquiridos na zona costeira pelo IH (IH, 2001) mostram que as correntes na vizinhana da zona de estudo so predominantemente paralelas costa, com uma velocidade de 20 a 25 cm/s superfcie dirigida para sul, como consequncia do foramento pelo vento dominante que predominante do quadrante Norte. As correntes de mar tm carcter alternado e intensidades da ordem dos 5 cm/s e as correntes de densidade so dirigidas para norte, com intensidades semelhantes. Nestas condies, durante o vero o escoamento predominantemente para sul, enquanto que durante o Inverno o escoamento mais provvel para norte, com intensidade que depende essencialmente da intensidade do vento. O regime de ventos determina o deslocamento da pluma, mas tambm determina o papel dos nutrientes existentes nas camadas mais profundas do oceano. Os ventos de Norte induzem ressurgncia de gua profunda (vulgo, upwelling) originando a ascenso de guas profundas, mais frias e ricas em nutrientes, que determina a produo primria ao longo da Costa Portuguesa. A Figura 10 mostra distribuies espaciais de temperatura superficial (a) e de clorofila a (b) medidas pelo satlite MODIS do dia 31 de Maio de 2005 s 13h44 e ilustra a correlao entre ressurgncia de gua profunda (mais fria) e produo primria. Os ventos apresentados na Figura 10c mostram que nos ltimos 15 dias de Maio o vento foi predominantemente de Norte, induzindo a fortes episdios de upwelling, tal como possvel verificar atravs da imagem de clorofila a, onde visvel um enorme filamento junto costa.

a)

b)

c)

Figura 10: Distribuies de temperatura superficial da gua (a) e de clorofila a (b) numa situao de upwelling (com vento do quadrante Norte), no dia 31 de Maio de 2005, s 12h55. (c) Vento para o perodo de Maio.

O estudo da correlao entre os ventos e correntes medidas pelo IH est apresentado na Figura 11, a qual mostra a componente N-S do vento em funo da componente N-S da corrente. O coeficiente de correlao 0.71, mostrando que a componente N-S da corrente devida principalmente componente N-S do vento. O facto de esta ser uma regio sujeita a upwelling intenso e de as correntes serem fortes, mostra que a pluma do emissrio tem um efeito secundrio em termos de produo primria escala da regio e por isso o importante garantir uma diluio inicial elevada, para minimizar o impacte local. A construo de um emissrio longo (cerca de 2 km), perpendicular costa (i.e. corrente dominante) e descarregando numa zona profunda (30 metros) garante este objectivo. Estes resultados mostram que o modelo de disperso da pluma deve ser tridimensional para simular a ressurgncia de gua profunda e que deve simular o efeito do vento (Leito, 2004).
Corrente em funo do vento para a componente Sul-Norte - Nov a Dez 2000
26

Com pon ente Sul-Norte da Corrente (cm /s)

20 14 8 R2 = 0.4934 2 -26 -22 -18 -14 -10 -6 -2 -4 -10 -16 -22 2 6 10 14 18 22 26

Componente Sul-Norte do Vento (m/s)

Figura 11:Corrente em funo do vento para a componente Sul-Norte.

A Figura 12 e Figura 13 mostram resultados do modelo do emissrio: escoamento e concentrao superficial de Bactrias Coliformes Termotolerantes, para dois cenrios d vento, Norte e Sul. O modelo tridimensional e utiliza uma filosofia de modelos encaixados. O modelo mais fino cobre a zona do difusor com um passo espacial de 25

m e o modelo mais grosseiro (que calcula condies de fronteira para o mais fino) usa um passo espacial de 50 m e cobre uma regio que inclui a Lagoa de bidos e a zona costeira adjacente numa extenso de cerca de 5 km. A figura mostra que a velocidade na zona do emissrio da ordem 25 cm/s e que a pluma atinge a superfcie com uma concentrao de cerca de 5E3 coliformes/100ml que decai rapidamente para valores da ordem das dezenas como consequncia da disperso de campo afastado e da mortalidade devida salinidade e radiao solar. O crculo representado (Figura 13) na vertical do difusor indica a concentrao medida superfcie, que muito semelhante simulada. O efluente descarregado com uma concentrao de 2E6 e por conseguinte a diluio inicial calculada pelo modelo e medida da ordem de 1/1000, como consequncia da intensidade da corrente e da profundidade do difusor. A velocidade superficial da ordem dos 20-25 cm/s e consistente com o regime de ventos, que mostra no dia 24 de Outubro de 2005 ventos do quadrante sul e no dia seguinte ventos do quadrante norte, com intensidades de 4 m/s.

Figura 12. Disperso da pluma do emissrio da Foz do Arelho superfcie (vento de do quadrante sul).

Figura 13. Disperso da pluma do emissrio da Foz do Arelho superfcie (vento de do quadrante Norte).

CONCLUSES

A qualidade da gua na Lagoa de bidos determinada pelas cargas afluentes e pelos processos de transporte e de enriquecimento em matria orgnica dos sedimentos da zona de montante da Lagoa. A circulao no interior da Lagoa forada essencialmente pela mar, que gera um escoamento com velocidades elevadas na metade de jusante da Lagoa (da ordem de 1m/s no canal norte e de quase 2m/s na embocadura) e um escoamento com baixas velocidades na zona de montante, especialmente nos braos da Barrosa e do Bom Sucesso. Como consequncia deste escoamento os tempos de residncia na zona de montante so elevados, criando condies para o desenvolvimento de florescncias algais (Blooms). As condies privilegiadas de sedimentao permitem a acumulao dos resduos destas algas e a sua remineralizao no local, libertando nutrientes para uma nova gerao de algas. Este processo e a descarga de novos nutrientes rios, so responsveis pela eutrofizao da zona de montante. As cargas de nutrientes que chegam Lagoa so provenientes de fontes pontuais urbanas e da actividade agrcola e agropecuria de caractersticas difusas, que gera cargas de dependem das prticas agrcolas e de gesto dos resduos gerados pelos animais. As fontes de origem urbana esto localizadas principalmente na bacia do rio da Cal e so constitudas essencialmente pelos efluentes das ETARs das Caldas da Rainha e da Charneca, que desde Setembro de 2005 so descarregados no mar atravs do Emissrio submarino da Foz do Arelho. Estando as cargas afluentes Lagoa a diminuir, poderemos afirmar que as condies trficas devero melhorar. A taxa a que iro melhorar depende da taxa a que diminurem as cargas de origem agrcola e agropecuria e da taxa de remoo de nutrientes dos sedimentos. A primeira depende da aplicao de boas prticas agrcolas e a segunda depende dos processos naturais na Lagoa. Os dados de campo obtidos depois da entrada em funcionamento do emissrio submarino no mostram alteraes apreciveis dos nveis de nutrientes. O que sugere as cargas de origem urbana no so as principais responsveis pelos nveis trficos elevados. O processo de remoo de nutrientes acumulados no interior da Lagoa poder ser acelerado removendo mecanicamente sedimentos ou alterando o regime hidrodinmico da Lagoa, de modo a reduzir o tempo de residncia. Intervenes deste tipo devero ser precedidas de estudos detalhados, que incluam as implicaes na hidrodinmica da embocadura, cuja mobilidade a torna muito sensvel a pequenas alteraes do regime de correntes. A pluma do emissrio submarino desloca-se paralelamente costa, forada essencialmente pelo vento, com velocidades da ordem dos 20-25 cm/s. Os valores elevados de correntes e a profundidade do difusor (30m) originam valores elevados de diluio inicial (da ordem de 1:1000), que conjuntamente com o grande comprimento do emissrio (2000 m), impedem que a pluma atinja as praias. O pequeno tempo de residncia da pluma e o upwelling costeiro tornam tambm o impacte da pluma irrelevante em termos de concentrao de nutrientes e por isso em termos trficos.

AGRADECIMENTOS Agradece-se ao Professor Delgado Domingos do IST, por disponibilizar os dados de ventos e a colaborao prestada, particularmente Ana Rosa Trancoso, no decorrer deste trabalho. BIBLIOGRAFIA BRAUNSCHWEIG, F., MARTINS F., LEITO P.C. and Neves R. J., 2003. A methodology to estimate renewal time scales in estuaries: the Tagus Estuary case. Ocean Dynamics, 53 (3), pp 137-145. CARVALHO, S., MOURA, A., GASPAR, M.B., PEREIRA, P., CANCELA DA FONSECA, L., FALCO, M., DRAGO, T., LEITO, F. and REGALA, J., 2005. Spatial and interannual variability of the macrobenthic communities within a coastal lagoon (bidos lagoon) and its relationship with environmental parameters. Acta Oecologica, 27 (3): 143-159. Directiva 91/271/CEE do Conselho, relativa ao tratamento de guas residuais urbanas de 21 de Maio de 1991. Directiva 76/160/CEE do conselho, relativa qualidade das guas balneares de 8 de Dezembro de 1975. EPA - Environmental Protection Agency, 2001. Nutrient Criteria Technical Guidance Manual (http://www.epa.gov/). IH-Instituto Hidrogrfico, 2001. Monitorizao ambiental da Lagoa de bidos, Proj. OC4104/01 MAMBO, Relatrio Tcnico final, pp. 15. LEITO, P. - Simulao integrada da disperso de poluentes no campo prximo e afastado de um emissrio, in 7 Congresso da gua, Lisboa (Portugal), 8 -12 Maro 2004, LNEC-APRH. MOHID, 2003. Mohid User Manuals (http://www.mohid.com). Pisco F., SALGADO J. and PEDROSA T., 2003. Anlise da Qualidade da gua da Lagoa de bidos, Relatrio, Faculdade de Cincias e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa, pp.86.

Das könnte Ihnen auch gefallen