Sie sind auf Seite 1von 6

Revista Eletrnica Inter-Legere: Nmero quatro, dois anos

135

GILERLNDIA PINHEIRO DE ALMEIDA NUNES Mestranda do PPGCS/UFRN.

78

Resenha do livro: MARX, Karl. O 18 Brumrio de Lus Bonaparte. Disponvel em: http://ateus.net/ebooks/geral/marx_o_18_brumario_de_luis_bonaparte.pdf. Acesso em: 08 jul. 2008.

Estas Notas Preliminares de Leitura so uma breve apresentao do livro O 18 Brumrio de Lus Bonaparte, procurando fazer uma discusso acerca de alguns pontos, considerados importantes, na obra de Karl Marx, como: lutas de classes, materialismo dialtico, entre outros. Dessa forma, sero priorizadas as lutas pelo poder poltico e econmico em que estiveram envolvidas: a nascente burguesia francesa e as diversas classes socioeconmicas existentes naquele momento histrico, que culminaram no inesperado Golpe de Estado que colocou Luis Bonaparte frente do governo francs, numa administrao ditatorial que herdou o seu nome Bonapartismo. Assim, como outros autores clssicos, Karl Marx juntamente com Friederich Engles desenvolveram um mtodo prprio para a compreenso da sociedade. Esse consiste numa anlise que leva em considerao a histria, mas no somente ela. As relaes materiais de produo tm um lugar central em todas as suas anlises, sejam elas de cunho estrutural ou conjuntural. O mtodo denominado de materialismo histrico dialtico no teve propriamente uma obra que se prestasse a explic-lo em seus mnimos detalhes; no entanto, sua aplicabilidade pode ser verificada claramente no livro O 18 Brumrio de Lus Bonaparte79.
78 79

Bolsista do CNPq e orientanda da Profa Dra. Maria Lcia Bastos Alves. Escrito entre dezembro de 1851 e maro de 1852.

Revista Eletrnica Inter-Legere: Nmero quatro, dois anos

136

Neste, Marx trabalha toda a conjuntura social, poltica e econmica da Frana, em um determinado perodo histrico, que vai desde a eleio, que coloca Lus Bonaparte frente do Estado francs, at seu Golpe de Estado (de 1848 at 1851). Embora este livro, e toda a obra de Karl Marx tenham sido estudados de maneira contundente aos longo dos anos e se encontrem muitos trabalhos escritos, a partir de suas idias e conceitos, sempre uma aventura rel-los. Muitas vezes significa redescobrir um fato novo, ou no to novo assim, mas que a relevncia da compreenso da sociedade por Marx, naquele momento histrico, imprescindvel para a histria da Sociologia, mesmo que esse autor no estivesse preocupado com a criao de uma nova cincia. por isso que, reler ou escrever sobre Marx uma forma de no deixar que seus esforos sejam relegados ao esquecimento e, mais que isso, saber que podem ser utilizados para interpretar o mundo atual, tamanha a atualidade da maioria de seus constructos, da terem se tornado clssicos.

A feitura destas Notas foi estimulada, graas leitura de vrias obras de Marx, durante a disciplina Teorias Sociais Clssicas, na Ps-Graduao em Cincias Sociais, Mestrado e Doutorado, ministrada pelo Prof. Dr. Jos Willington Germano, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em 2008.1, e esta, aqui privilegiada, foi apresentada em um seminrio. Para isso, foram feitas algumas leituras prvias do livro, em questo e a apresentao do trabalho em aula. Aps essa dedicao ao livro, a organizao de um texto que pudesse facilitar o encontro de outras pessoas com a leitura marxiana se tornou uma responsabilidade clara. Ento, como os caros leitores, que por ventura tiverem curiosidade em conhecer um pouco mais O 18 Brumrio de Lus Bonaparte vero que este texto estar organizado de forma cronolgica, tentando facilitar a compreenso de todos.
Com a perfeita descrio e anlise dos acontecimentos revolucionrios de todo o perodo de 1848 at 1851, O 18 Brumrio de Luis Bonaparte trata dos fatos que desencadeiam o perodo de ditadura do Estado Bonapartista,80 quando Lus Bonaparte assume o poder (atravs de um golpe) e governa em forma de imprio. Os leitores deste livro tero oportunidade de conhecer tanto os episdios como os caminhos percorridos, algumas vezes, circunstancialmente, outros premeditados, mas que desembocou num nico trilho: o do governo centralizado numa s pessoa. claro que no se anunciava desde o princpio esse fim, mas quando Marx diz: Os homens fazem sua prpria histria, mas no a fazem como querem; no a fazem sob
80

Modelo de Estado instaurado por Lus Bonaparte na Frana, a partir do golpe de Estado, de 02 de dezembro de 1851. Esse modelo tomou tamanha abrangncia que possvel analisar outros estados ditatoriais atravs dele, inclusive, na atualidade.

Revista Eletrnica Inter-Legere: Nmero quatro, dois anos

137

circunstncias de sua escolha e sim sob aquelas com que se defrontam diretamente, legadas e transmitidas pelo passado (2008, p. 2). Ele nada mais quer dizer que o traado das circunstncias faz o presente e, que mesmo os homens se deparando com condies de existncias legadas pelo passado, ainda assim, eles so os nicos responsveis pela transformao da sociedade e mudana de suas condies existenciais. E seja lembrado que, para Marx, o homem sozinho no e o responsvel pela construo de sua histria, mas as massas, ou seja, somente a conjuno de fatores leva a um desfecho histrico-social. No decorrer do livro, evidente o valor que dado questo das lutas de classes. Atravs do antagonismo entre as diferentes classes francesas, do sculo XIX, pode-se compreender como se d o processo histrico. Cada classe a seu modo se dispunha a lutar pelo poder poltico como forma de instaurar e consolidar o seu estilo, modo de vida. A burguesia, por seu lado, encontrava-se em meio a uma busca desesperada pelo poder poltico, o qual garantiria como conseqncia a expanso do poder econmico, e, para isso, faz uso de expedientes diversos e, muitas vezes, perversos. A Frana, numa fase de monarquia absoluta, pr-revoluo de 1789, apresentava um considervel atraso econmico. As precrias condies sociais da populao contrastavam com os gastos excessivos de sua Corte, tanto em luxo quanto em envolvimento em guerras como: a da Independncia dos Estados Unidos (1783) e a dos Sete Anos (1756-1763). A burguesia em ascenso passa ento a questionar a estrutura do Ancien Rgime, pois o Estado francs no respondia mais realidade econmica suscitada pelas nascentes foras econmicas e produtivas, que estavam em gestao naquele contexto histrico e social. Destarte, em 5 de maio de 1789, tm incio os acontecimentos que vo mudar consideravelmente a histria da Frana. A Revoluo Francesa no foi um acontecimento imediato, mas um processo que se estendeu durante um longo perodo, no qual foras polticas emergiram daquela sociedade marcada pela insatisfao, seja a poro da populao que vivia no campo em precrias condies de existncia ou a poro urbana da burguesia nascente que pretendia ampliar suas fronteiras comerciais. Mas, no cabe aqui um inventrio do processo revolucionrio como um todo, mas apenas uma pequena introduo, para que se possa dissertar sobre o jogo poltico e social pelo qual passava a Frana no perodo de 1848 a 1871. Por esse motivo, a burguesia sentiu-se muito vontade em apoiar o emergente general Napoleo Bonaparte para representar seus interesses. Bonaparte assim o fez; ao chegar ao poder apagou do cenrio daquela sociedade as instituies sociais que por ventura pudessem lembrar o antigo regime e, de alguma maneira, impedir o desenvolvimento das foras

Revista Eletrnica Inter-Legere: Nmero quatro, dois anos

138

produtivas. Foram, ento, criadas todas as condies favorveis ao novo modo de produo. O poder ficara ento concentrado em mos de uma pessoa, mas que governar para uma classe; a burguesia financeira. Entra em campo (jacobinos-Bourbons) e cidade (girondinos-Orlans),81 o poder ir se revezar at que os desdobramentos histricos culminem na vitria da eleio de Lus Bonaparte (sobrinho). Durante todo este processo poder ser observada a manipulao das classes dominantes sobre as outras, seja em regimes monrquicos ou republicanos. A classe operria, por exemplo, se coloca numa luta armada na Insurreio de Junho82, incitada pela alta burguesia republicana que almeja o domnio e o conseqente fim da aristocracia financeira. O proletariado no possua uma estratgia poltica prpria, mas sente-se vencedor de uma briga que no era verdadeiramente sua, e no atenta para as novas coligaes que a sociedade francesa vai formar, s pressas, para livrar-se da presuno daquele grupo que tambm queria o poder poltico sem saber ao certo para qu. Por isso, os assim chamados insurretos so massacrados de forma brutal quando se levantam contra o que j se constitura em Partido da Ordem83 e reunia as maiores foras da sociedade francesa. O proletariado varrido do cenrio poltico e, com eles, tambm os republicanos democratas (pequeno-burgueses). Estes passam a ser vistos como anarquistas, socialistas ou comunistas. Essa ideologia ser construda e disseminada pela classe dominante (alta burguesia republicana) que ter domnio exclusivo sobre o Estado at a eleio de Bonaparte, que, por sua vez, visto como um acerto de contas da burguesia com tendncias monrquicas. A vitria de Bonaparte representava claramente uma esperana tanto dos legitimistas quanto dos orleanistas de realizar suas pretenses de retorno monarquia. Essas duas faces da sociedade francesa que muito tinham em discordncia interna, e isso se dava de forma profunda, porque constava no prprio cerne da reproduo material de cada uma; estiveram unidas pelo interesse de destruio dos insurretos e mantiveram-se unidas, pelos seus anseios polticos, conforme reflete Marx.

81

Legitimistas (Bourbons) e Orleanistas eram duas grandes faces aristocrticas francesas que representavam respectivamente os grandes latifndios (campo) e finanas industriais (cidade). 82 Resposta do proletariado de Paris s declaraes da Assemblia Nacional sobre as reivindicaes daqueles. Foi o acontecimento de maior envergadura na histria das guerras civis da Europa (p 6). No entanto, o proletariado encontrou todas as grandes foras da sociedade unidas contra ele. Foi um grande massacre na histria do proletariado.
83

Formado pela aristocracia financeira, a burguesia industrial, a classe mdia, a pequena burguesia, o exrcito, o lupem-proletariado (organizado em Guarda Mvel), os intelectuais de prestgio, o clero e a populao rural todos unidos contra o proletariado.

Revista Eletrnica Inter-Legere: Nmero quatro, dois anos

139

Poder-se-ia travar uma pequena discusso sobre a prpria construo social daqueles indivduos, muitos nascidos em meio a uma harmonia simulada (atravs do partido da Ordem) e, portanto, feitos sujeitos numa realidade social na qual os posicionamentos polticos nem sempre condiziam com as intenes reais e profundas. Sendo assim, as antipatias entre as duas faces (Orlans e Bourbons) estavam inscritas nos corpos daqueles que, criados e formados sobre as bases daquelas condies materiais de existncia e relaes correspondentes, tinham herdado de seus antepassados oposies de natureza peculiar. Ambos queriam o retorno da monarquia; no entanto, se esta fosse restaurada no poderiam as duas faces governar juntas. Uma certamente suplantaria a outra porque, na essncia formadora de cada grupo, constavam diferenas importantes sobre as prprias condies de existncia. Entretanto, como acaba de ser discutido, a burguesia era extremamente heterognea e foi isso que possibilitou que Bonaparte fosse, aos poucos, atravs de manobras polticas, enfraquecendo o Estado representativo at destru-lo por completo e instalar o Bonapartismo atravs do golpe de Estado. Os desejos internos desses grupos no somente divergiam, mas as contradies existentes, muitas vezes, os colocavam em posio de anulao recproca de interesses. Isso acabou gerando uma grave crise que fez com que o partido no conseguisse mais representar a classe a que se propunha e terminasse por se desintegrar em seus pequenos componentes. E, essa falta de identificao fez nascer no seio da sociedade francesa o desejo por um governo forte (MARX, 2001, p. 38) que pudesse restabelecer a unidade poltica e no pusesse em risco a estabilidade econmica da Frana. Ou seja, o poder poltico, outrora almejado e adquirido com tanto esforo, tantas conspiraes, fora perdido por incapacidade de gerir os interesses de forma coerente que agradasse Bourbons e Orlans na defesa do capital. A burguesia se despede ento do sonho do selfgovernment84 e ir ter um novo governo centralizado. A Frana, portanto, parece ento ter escapado do despotismo de uma classe apenas para cair sob o despotismo de um indivduo e o que ainda pior, sob a autoridade de um indivduo sem autoridade (MARX, 2001, p. 53). A estada de Lus Bonaparte no governo, como imperador, assume um discurso de tentar representar grupos antagnicos, pensando talvez numa possibilidade de amortecer os impactos de uma classe sobre a outra. Bonaparte gostaria de aparecer como o benfeitor patriarcal de todas as classes. Mas no pode dar a uma classe sem tirar de outra (MARX, 2001, p.59). No entanto, era impossvel que isso pudesse ser entendido como democracia. Ora, quando se tratava das diferenas internas da aristocracia apenas a separao entre campo e cidade causou tanto mal-estar. Como conseguir abranger a diversidade que era agora a sociedade francesa, depois de um longo processo de otimizao da diviso social do
84

Termo em ingls que significa autogoverno.

Revista Eletrnica Inter-Legere: Nmero quatro, dois anos

140

trabalho? Onde as diferenas agora estavam cada vez mais aparentes. Ou seja, o que Bonaparte queria no passava de uma quimera de glria nacional. E o Estado francs que ele conseguiu, instituir foi marcado pelo limite do antagonismo de classes, no qual se colocavam em pontos extremos o proletariado desamparado e indefeso e a burguesia do capital na outra margem. Esse Estado, chamado de Moderno parecia pairar sobre a sociedade e escondia toda podrido de uma realidade miservel para as massas, e luxo e suntuosidade classe dominante. Bonaparte quis aparecer como o protetor dos camponeses, mas aqueles camponeses conservadores que no apresentavam perigo, e por no possurem um sentimento de classe e serem visivelmente desorganizados, necessitavam de um representante. Por outro lado, a outra parte dos camponeses, tidos como revolucionrios, sofreram diversas represlias durante o perodo em que Napoleo III (auto-intitulado) esteve no poder. Muitos foram mortos em confronto direto. O fato que o perodo designado de Segundo Imprio por Napoleo III foi um momento de multiplicao dos rapaces, mas, por outro lado, de grande florescimento da indstria nacional. O Estado forte e centralizado deu nimo aos investidores e a prosperidade da burguesia alcanou ndices jamais vistos. Isso fez nascer na sociedade francesa um sentimento de nacionalismo muito forte, denominado chauvinismo85. Este mesmo nacionalismo unido a outros fatores sociais e polticos acabou trazendo decadncia ao imprio Bonapartista anos mais tarde. Esses acontecimentos so tratados em outra obra do mesmo autor, intitulada de Guerra civil em Frana86. O 18 Brumrio de Lus Bonaparte um livro que retrata muito bem a conjuntura social e poltica da Frana no sculo XX. Nele, Marx trata direta ou indiretamente de teses importantes do materialismo histrico dialtico, como: teoria das lutas de classes, da revoluo proletria, a doutrina do Estado e ditadura do proletariado. No entanto, o objeto central deste livro analisar os fatores histrico-sociais (lutas de classes) que criaram circunstncias e condies que possibilitaram a um personagem medocre e grotesco desempenhar um papel de heri (Prefcio de Marx para a segunda edio), fazendo com que o modelo de Esta do experimentado por Bonaparte tenha se tornado to forte e slido a ponto de servir como base de anlise para outros Estados ditatoriais na atualidade.

85

O termo deriva do nome de Nicolas Chauvin, soldado do Primeiro Imprio Francs, que sob comando de Napoleo Bonaparte demonstrou seu enorme amor por seu pas sendo ferido dez vezes em combate, mas sempre retornando aos campos de batalha. Inicialmente, o vocbulo foi usado para designar pejorativamente o patriotismo. 86 Esta obra trata dos eventos que marcaram a primeira tentativa de governo proletrio com a instaurao da Comuna de Paris em 1871.

Das könnte Ihnen auch gefallen