Sie sind auf Seite 1von 52

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE

AULA 1 (02/07/13) Prezado(a) aluno(a), Nessa primeira aula ser abordado o seguinte tema: Ato administrativo: conceito, requisitos e atributos; anulao, revogao e convalidao; discricionariedade e vinculao.

Qualquer dvida utilize-se do frum disponibilizado pelo Ponto dos Concursos. Grande abrao e tima aula,

Armando Mercadante armando@pontodosconcursos.com.br

Prof. Armando Mercadante

www.pontodosconcursos.com.br

58

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE

PONTO 2 ATOS ADMINISTRATIVOS 2.1. CONCEITO Ato administrativo declarao unilateral da Administrao Pblica ou de quem lhe faa s vezes, regida pelo regime jurdico de direito pblico (regime jurdico administrativo), que produz efeitos jurdicos imediatos visando satisfao do interesse pblico.

2.2. REQUISITOS (ELEMENTOS) No adotarei nesse material a teoria que diferencia elementos dos requisitos dos atos administrativos. Ambos sero tratados como expresses sinnimas, conforme leciona a doutrina majoritria. A Lei 4.717/65 (Lei da ao popular), em seu art. 2, lista os elementos dos atos administrativos: competncia (sujeito) forma objeto (contedo) motivo (causa) finalidade

Parte da doutrina, em que pese a existncia de grande divergncia quanto ao tema, prefere usar a expresso requisitos como sinnimo de elementos. Para aqueles que sustentam a diferena das expresses, os elementos esto ligados existncia do ato ao passo que os requisitos sua validade. Analisaremos agora caractersticas... cada um dos elementos com suas

COMPETNCIA Maria Sylvia Di Pietro prefere fazer referncia a sujeito. Para renomada autora, sujeito aquele a quem a lei atribui competncia para a prtica do ato1.

DI PIETRO, Maria Sylvia. Direito Administrativo. 20 ed. So Paulo: Atlas, 2007. p. 188.

Prof. Armando Mercadante

www.pontodosconcursos.com.br

59

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE

No Direito Administrativo, o agente, alm de ter capacidade2 para praticar determinado ato administrativo, deve ter tambm competncia, sendo esta conceituada como o conjunto de atribuies conferido pela lei s pessoas jurdicas, rgos e agentes pblicos. Jos dos Santos Carvalho Filho define competncia como o crculo definido por lei dentro do qual podem os agentes exercer legitimamente sua atividade3. J Hely Lopes Meirelles diz que o poder atribudo ao agente da Administrao para o desempenho especfico de suas funes4. Dentre as suas caractersticas, merecem destaque: decorre necessariamente de lei: apenas no se esquea que a competncia tambm pode se originar da Constituio Federal; inderrogvel, seja pela vontade das partes ou da Administrao: a competncia somente pode ser modificada por lei; improrrogvel: um rgo incompetente ao praticar determinado ato administrativo no se torna competente para aquela prtica; pode ser objeto de delegao e avocao: ressaltando que delegar e avocar no significa transferir a competncia, pois essa expresso transferir traz em si um carter de definitividade. Tanto delegao quanto avocao so temporrias e sero estudadas mais adiante; no pode ser alterada por acordo entre a Administrao e os administrados interessados: somente a lei pode alterar a competncia; imprescritvel: o no exerccio da competncia pelo seu titular no implica em sua extino;

Aptido para ser titular de direitos e obrigaes.


CARVALHO FILHO, Jos dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 18 ed. R.J.: Lumen Juris, 2007. p. 97.

MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. 33 ed. So Paulo: Malheiros, 2007. p. 152.

Prof. Armando Mercadante

www.pontodosconcursos.com.br

60

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE

irrenuncivel: o agente pblico no pode abdicar de sua competncia; elemento sempre vinculado. Outro ponto que deve ser estudado para a sua prova diz respeito aos critrios que so levados em conta pelo legislador para a fixao da competncia: matria (exs. Ministrio da Educao e Ministrio do Meio Ambiente); hierarquia (a distribuio leva em conta o maior ou menor grau de complexidade e responsabilidade); lugar (associado descentralizao territorial, como as delegacias regionais de rgos federais); tempo (no caso, por exemplo, de calamidade pblica); fracionamento (distribuio por rgos diversos nos casos de procedimentos e de atos complexos).

- Delegao e avocao de competncia Quanto delegao e avocao de competncia, oportuna a reproduo dos arts. 12 a 17 da Lei 9.784/99, com a insero de destaques (negrito) nos pontos que merecem a sua ateno: Art. 12. Um rgo administrativo e seu titular podero, se no houver impedimento legal5, delegar parte6 da sua competncia a outros rgos ou titulares, ainda que estes no lhe sejam hierarquicamente subordinados, quando for conveniente7, em razo de circunstncias de ndole tcnica, social, econmica, jurdica ou territorial. Pargrafo nico. O disposto no caput deste artigo aplica-se delegao de competncia dos rgos colegiados aos respectivos presidentes.

Demonstrando que a regra a possibilidade de delegar. S se admite delegao parcial de competncias. Trata-se de ato discricionrio, pois a norma faz referncia convenincia da delegao.

Prof. Armando Mercadante

www.pontodosconcursos.com.br

61

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE

Art. 14. O ato de delegao e sua revogao devero ser publicados no meio oficial. 1 O ato de delegao especificar as matrias e poderes transferidos, os limites da atuao do delegado, a durao e os objetivos da delegao e o recurso cabvel, podendo conter ressalva de exerccio da atribuio delegada. 2 O ato de delegao revogvel a qualquer tempo pela autoridade delegante. 3 As decises adotadas por delegao devem mencionar explicitamente esta qualidade e considerar-seo editadas pelo delegado. Art. 15. Ser permitida, em carter excepcional e por motivos relevantes devidamente justificados, a avocao8 temporria de competncia atribuda a rgo 9 hierarquicamente inferior . Art. 16. Os rgos e entidades administrativas divulgaro publicamente os locais das respectivas sedes e, quando conveniente, a unidade fundacional competente em matria de interesse especial. Art. 17. Inexistindo competncia legal especfica, o processo administrativo dever ser iniciado perante a autoridade de menor grau hierrquico para decidir.

Da leitura dos dispositivos acima, extrai-se que a delegao regra, enquanto a avocao constitui exceo. Por isso que rgos administrativos e seus titulares podem, independentemente de previso legal expressa, delegar parte de sua competncia a outros rgos ou titulares. Exemplo de delegao consta do art. 84, pargrafo nico, da CF, que permite ao Presidente da Repblica delegar competncias listadas no citado artigo (incisos VI, XII e XXV, primeira parte) a Ministros de Estado, Procurador Geral da Repblica e Advogado Geral da Unio. Eis as competncias delegveis: dispor mediante decreto, sobre organizao e funcionamento da administrao federal, quando no implicar aumento de despesas
8

A doutrina no admite a avocao de competncia exclusiva. Significando que o superior hierrquico quem avoca a competncia

Prof. Armando Mercadante

www.pontodosconcursos.com.br

62

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE

nem criao ou extino de rgos pblicos (VI, a), e extino de funes ou cargos pblicos, quando vagos (VI, b); conceder indulto e comutar penas, com audincia, se necessrio, do rgos institudos em lei (XII); prover cargos pblicos federais, na forma da lei, entendendo o STF que a competncia para prover abrange a para desprover, sendo possvel, portanto, delegar competncia para demitir (XXV, primeira parte). No se admite no ordenamento jurdico ptrio a delegao de competncias entre os Poderes, salvo nos casos permitidos na prpria Constituio, como, por exemplo, no caso da lei delegada (art. 68, CF). Da mesma forma, vedada a delegao de atos de natureza poltica, como o poder de tributar, a sano e o veto de projetos de leis. Hely Lopes Meirelles10 sustenta que a delegao no pode ser recusada pelo subordinado quando originria de superior hierrquico, como tambm no pode ser subdelegada sem expressa concordncia do delegante. Quanto ao exemplo de avocao, cite-se o art. 103-B, 4, da CF, que prev a possibilidade de avocao pelo Conselho Nacional de Justia de processos disciplinares em curso, instaurados contra membros ou rgos do Poder Judicirio.

- Vcios de competncia Quando a regra da competncia no observada pelo agente pblico11, ou seja, quando ele extrapola os limites de sua competncia, o ato administrativo praticado ser eivado de ilegalidade, sendo passvel de anulao pela prpria Administrao Pblica ou pelo Poder Judicirio. o que a doutrina denomina de abuso de poder12 na modalidade excesso de poder.

10

MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. 33 ed. So Paulo: Malheiros, 2007. p. 123.

11

Como exemplo, agente pblico que tem competncia apenas para advertir seus subordinados, aplica pena de suspenso. O abuso de poder possui duas espcies: excesso de poder (vcio de competncia) ou desvio de finalidade (vcio de finalidade).

12

Prof. Armando Mercadante

www.pontodosconcursos.com.br

63

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE

Os outros vcios relacionados competncia so: usurpao de funo pblica funo de fato Quanto a esses dois vcios, d uma lida nos ensinamentos da mestre Di Pietro13: A usurpao de funo crime definido no artigo 328 do CP: usurpar o exerccio de funo pblica. Ocorre quando a pessoa que pratica o ato no foi por qualquer modo investida no cargo, emprego ou funo; ela se apossa, por conta prpria, do exerccio de atribuies prprias de agente pblico, sem ter essa qualidade. ( ... ) A funo de fato ocorre quando a pessoa que pratica o ato est irregularmente investida no cargo, emprego ou funo, mas a sua situao tem toda a aparncia de legalidade. Exemplos: falta de requisito legal para investidura, como certificado de sanidade vencido; inexistncia de formao universitria para funo que a exige, idade inferior ao mnimo legal; o mesmo ocorre quando o servidor est suspenso do cargo, ou exerce funes depois de vencido o prazo de sua contratao, ou continua em exerccio aps a idade-limite para a aposentadoria compulsria. Ao contrrio do ato praticado por usurpador de funo, que a maioria dos autores considera inexistente, o ato praticado por funcionrio de fato considerado vlido, precisamente pela aparncia de legalidade de que se reveste; cuida-se de proteger a boa-f do administrado.

A funo de fato diz respeito aos atos praticados por funcionrios de fato (agentes de fato), que so aqueles irregularmente investidos na funo pblica (ex: servidor que ingressou sem o obrigatrio concurso pblico), mas cuja situao tem aparncia de legalidade. Atribui-se validade aos seus atos sob o fundamento de que foram praticados pela pessoa jurdica e com o propsito de proteger a boa-f dos administrados.
13

DI PIETRO, Maria Sylvia. Direito Administrativo. 20 ed. So Paulo: Atlas, 2007. p. 222.

Prof. Armando Mercadante

www.pontodosconcursos.com.br

64

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE

Imaginem um servidor que foi nomeado sem concurso pblico e ao longo dos anos praticou diversos atos. H uma irregularidade em sua investidura (ausncia de concurso), o que, com base na teoria do rgo, no invalidar os seus atos se praticados de acordo com o ordenamento jurdico, pois, conforme j dito, consideram-se praticados pela pessoa jurdica a qual integra. Por fim, importante destacar que nas hipteses de impedimento14 e suspeio15 previstas na Lei 9.784/99, no h vcios de competncia, mas sim vcios de capacidade do agente pblico.

FORMA De acordo com Hely Lopes Meirelles, exteriorizador do ato administrativo16. o revestimento

Para Jos dos Santos Carvalho Filho o meio pelo qual se exterioriza a vontade17. Enquanto no Direito Privado a liberdade de forma a regra, no Direito Pblico a exceo. Os atos administrativos, em regra, so formais, motivo pelo qual so escritos, em que pese o ordenamento jurdico admitir a manifestao administrativa por meio de outros meios, como gestos (ex. guardas de trnsito), palavras (ordens verbais de superiores hierrquicos) ou sinais (placas de trnsito). Sobre os atos administrativos no escritos, Hely Lopes Meirelles leciona que apenas so admissveis em casos de urgncia, de transitoriedade da manifestao da vontade administrativa ou de irrelevncia do assunto para a Administrao18.

14

Art. 18. impedido de atuar em processo administrativo o servidor ou autoridade que: I - tenha interesse direto ou indireto na matria; II - tenha participado ou venha a participar como perito, testemunha ou representante, ou se tais situaes ocorrem quanto ao cnjuge, companheiro ou parente e afins at o terceiro grau; III - esteja litigando judicial ou administrativamente com o interessado ou respectivo cnjuge ou companheiro. Art. 20. Pode ser argida a suspeio de autoridade ou servidor que tenha amizade ntima ou inimizade notria com algum dos interessados ou com os respectivos cnjuges, companheiros, parentes e afins at o terceiro grau. MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. 33 ed. So Paulo: Malheiros, 2007. p. 152.
CARVALHO FILHO, Jos dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 18 ed. R.J.: Lumen Juris, 2007. p. 102.

15

16

17

18

MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. 33 ed. So Paulo: Malheiros, 2007. p. 154.

Prof. Armando Mercadante

www.pontodosconcursos.com.br

65

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE

A forma classificada como elemento vinculado, em que pese existir na doutrina moderna vozes sustentando que tal elemento no sempre vinculado, como ocorre na norma veiculada pelo art. 22 da Lei 9.784/99 preceituando que os atos do processo administrativo no dependem de forma determinada seno quando a lei expressamente a exigir. Outro exemplo o art. 6219 da Lei 8.666/90 que permite, nos casos nela previstos, a substituio do instrumento de contrato por nota de empenho de despesa, autorizao de compra ou ordem de execuo de servio. Importante tambm destacar que quando a lei determina que certa forma essencial para a validade do ato, a sua inobservncia acarretar a anulao do ato administrativo. Em caso contrrio, em hiptese que a forma no seja essencial, e diante de sua no observncia, o ordenamento20 admite a convalidao do ato administrativo. Para encerrar este tpico, tenha ateno com a diferena existente entre forma do ato (meio de exteriorizao de vontade) e procedimento administrativo (seqencia ordenada de atos). A existncia de defeito em um ou outro caracterizada como vcio de forma, por isso a omisso ou a observncia incompleta ou irregular de formalidades indispensveis validade do ato constituem vcios de forma.

OBJETO o resultado imediato que o agente pblico produz com a prtica do ato administrativo. Maria Sylvia Di Pietro ensina que objeto ou contedo o efeito jurdico imediato que o ato produz21.
19

O instrumento de contrato obrigatrio nos casos de concorrncia e de tomada de preos, bem como nas dispensas e inexigibilidades cujos preos estejam compreendidos nos limites destas duas modalidades de licitao, e facultativo nos demais em que a Administrao puder substitu-lo por outros instrumentos hbeis, tais como carta-contrato, nota de empenho de despesa, autorizao de compra ou ordem de execuo de servio.

Art. 55, da Lei 9.784/99: Em deciso na qual se evidencie no acarretarem leso ao interesse pblico nem prejuzo a terceiros, os atos que apresentarem defeitos sanveis podero ser convalidados pela prpria Administrao.
21

20

DI PIETRO, Maria Sylvia. Direito Administrativo. 20 ed. So Paulo: Atlas, 2007. p. 191.

Prof. Armando Mercadante

www.pontodosconcursos.com.br

66

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE

H autores que no aceitam a utilizao das expresses objeto e contedo como sinnimas. Dentre eles, segue magistrio de Raquel Melo Urbano de Carvalho22, adotando as lies de Celso Antnio Bandeira de Mello: Entende-se que a noo de contedo distingue-se da idia de objeto do ato administrativo. O contedo o que o ato prescreve. O objeto a coisa ou a relao jurdica sobre a qual recai o contedo. O contedo do ato de desapropriao a aquisio originria de um bem pelo Poder Pblico com a extino da propriedade alheia. isso que o ato dispe; aquisio pblica e perda dominial daquele que sofre a interveno. O objeto o bem sobre o qual o contedo (desapropriao) recai. Assim, se um Municpio desapropria um prdio para construir uma escola (fundado em utilidade pblica), o contedo a aquisio originria do imvel pelo ente poltico e o objeto o prdio objeto da desapropriao. Se o ordenamento jurdico confere ao agente pblico apenas um comportamento, o objeto ser elemento vinculado. Todavia, caso o agente tenha liberdade de escolha, o objeto ser considerado discricionrio. Nos atos discricionrios objeto e motivo denominado mrito do ato administrativo. formam o

Jos dos Santos Carvalho Filho23 ilustrando esta lio, cita exemplo de objeto vinculado a licena para exercer profisso, pois se o interessado preenche todos os requisitos legais para o exerccio da profisso em todo o territrio nacional, no pode o agente pblico neg-la ou restringir o mbito do exerccio da profisso. Quanto ao objeto discricionrio, seu exemplo de autorizao para funcionamento de um circo em praa pblica, em que o ato pode fixar o limite mximo de horrio em certas circunstncias, ainda que o interessado tenha formulado pedido de funcionamento em horrio alm do que o ato veio a permitir. Haver vcio de objeto quando o resultado perseguido pelo agente com a prtica do ato importar em violao de lei, regulamento ou outro ato normativo.

22

URBANO DE CARVALHO, Raquel Melo. Curso de Direito Administrativo. 1. ed. Salvador: Podivm. 2008. p. 360. CARVALHO FILHO, Jos dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 18 ed. R.J.: Lumen Juris, 2007. p. 102.

23

Prof. Armando Mercadante

www.pontodosconcursos.com.br

67

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE

MOTIVO Pressuposto de fato ou de direito que justifica a pratica do ato administrativo, sendo que o pressuposto de fato corresponde ao acontecimento que levou a Administrao Pblica a praticar o ato, enquanto o pressuposto de direito o dispositivo legal em que se baseia o ato. a matria de fato ou de direito em que se fundamenta o ato administrativo, sendo tambm denominado de causa. Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo citam os seguintes exemplos de motivo: na concesso de licena paternidade, o motivo ser sempre o nascimento do filho do servidor; na punio do servidor, o motivo a infrao por ele cometida; na ordem para demolio de um prdio, o motivo o perigo que ele representa, em decorrncia de sua m conservao; no tombamento, o motivo o valor histrico do bem; etc.24.

Da mesma forma que o objeto, o motivo pode ser tanto elemento discricionrio como vinculado. Haver vcio de motivo quando a matria de fato ou de direito em que se fundamenta o ato for materialmente inexistente ou juridicamente inadequada ao resultado pretendido pelo agente pblico com a prtica do ato.

- Motivao No se deve confundir motivo com motivao. Esta a explicao por escrito do motivo, isto , a exposio dos motivos que embasaram a prtica do ato administrativo. A motivao integra o elemento forma e est ligada ao princpio da publicidade. A motivao pode ser prvia ou contempornea (simultnea) prtica do ato.

24

ALEXANDRINO, Marcelo. PAULO, Vicente. Direito Administrativo Descomplicado. 14 ed. Niteri: Impetus. 2007. p. 341.

Prof. Armando Mercadante

www.pontodosconcursos.com.br

68

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE

O art. 50 da Lei 9.784/90 lista quais atos administrativos devero conter motivao: Art. 50. Os atos administrativos devero ser motivados, com indicao dos fatos e dos fundamentos jurdicos, quando: I - neguem, limitem ou afetem direitos ou interesses; II - imponham ou agravem deveres, encargos ou sanes; III - decidam processos administrativos de concurso ou seleo pblica; IV - dispensem ou declarem a inexigibilidade de processo licitatrio; V - decidam recursos administrativos; VI - decorram de reexame de ofcio; VII - deixem de aplicar jurisprudncia firmada sobre a questo ou discrepem de pareceres, laudos, propostas e relatrios oficiais; VIII - importem anulao, revogao, suspenso ou convalidao de ato administrativo. Amparando-se nesse dispositivo legal, Jos dos Santos Carvalho Filho sustenta que nem todos os atos administrativos dependem de motivao, s se podendo considerar a motivao obrigatria se houver norma legal expressa neste sentido25. Contudo, Maria Sylvia Di Pietro26, discordando do citado mestre, sustenta posio mais acertada, sendo a que voc deve seguir na sua prova: Entendemos que a motivao , em regra, necessria, seja para os atos vinculados, seja para os atos discricionrios, pois constitui garantia de legalidade que tanto diz respeito ao interessado como prpria Administrao Pblica; a motivao que permite verificao, a qualquer momento, da legalidade do ato, at mesmo pelos demais Poderes do Estado. Raquel Melo Urbano de Carvalho27 segue pelas mesmas trilhas de Di Pietro: Em face da Constituio de 1988, no remanesce a possibilidade de se falar em ato administrativo desprovido de fundamentao. Na medida em que o contraditrio e a ampla
25

CARVALHO FILHO, Jos dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 18 ed. R.J.: Lumen Juris, 2007. p. 105.

26

DI PIETRO, Maria Sylvia. Direito Administrativo. 20 ed. So Paulo: Atlas, 2007. p. 196.
URBANO DE CARVALHO, Raquel Melo. Curso de Direito Administrativo. 1. ed. Salvador: Podivm. 2008. p. 379.

27

Prof. Armando Mercadante

www.pontodosconcursos.com.br

69

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE

defesa encontram-se erigidas como garantias no artigo 5, LV, da Lei Maior, inadmissvel que a atuao administrativa surja desacompanhada das razes fticas e jurdicas que a justificaram, sob pena de, ausente a motivao, afigurar-se impossvel o exerccio democrtico das citadas garantias constitucionais. Nessa linha, a regra a motivao dos atos administrativos, constituindo-se em excees as hipteses em que a lei dispensar (ex. nomeao e exonerao de servidores para cargos em comisso) ou quando a natureza do ato for com ela incompatvel (ex. placas de trnsito). Por fim, uma expresso que voc precisa conhecer: motivao aliunde. Trata-se da motivao prevista no art. 50, 1, da Lei 9.784/90 (trecho destacado): 1 A motivao deve ser explcita, clara e congruente, podendo consistir em declarao de concordncia com fundamentos de anteriores pareceres, informaes, decises ou propostas, que, neste caso, sero parte integrante do ato.

- Teoria dos motivos determinantes Por fim, associada ao motivo, apresenta-se a teoria dos motivos determinantes, por meio da qual a validade do ato administrativo vincula-se aos motivos apresentados com seu fundamento. Dessa forma, se o agente indica um motivo falso ou inexistente ser consequncia inevitvel a nulidade do ato administrativo praticado.

FINALIDADE Todo ato administrativo praticado pela Administrao Pblica tem como fim mediato atender aos interesses da coletividade (finalidade em sentido amplo), bem como o resultado especfico que o ato deve produzir (finalidade em sentido restrito). requisito que se vincula noo de permanente e necessria satisfao do interesse pblico.

Prof. Armando Mercadante

www.pontodosconcursos.com.br

70

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE

A finalidade do ato administrativo aquela que a lei indicada expressa ou implicitamente. A sua inobservncia acarreta o vcio denominado desvio de finalidade (desvio de poder), que constitui espcie de abuso de poder. Portanto, na remoo de servidor como forma de punio est presente o desvio de finalidade, pois a lei no regula o instituto da remoo com este propsito, mas sim como meio de atender a necessidade de servio. Outros exemplos: desapropriao de imvel de desafeto poltico do prefeito municipal; aplicao de verba em educao quando a lei determina a sua aplicao na rea de sade. Por fim, importante destacar que Maria Sylvia Di Pietro leciona em seu livro Direito Administrativo que a finalidade em sentido amplo corresponde consecuo de um resultado de interesse pblico, sendo discricionria, porque a lei se refere a ela usando noes vagas e imprecisas, como ordem pblica, moral segurana, bemestar. Apresenta o seguinte exemplo: a autorizao para fazer reunio em praa pblica ser outorgada segundo a autoridade competente entenda que ela possa ou no ofender a ordem pblica; j em sentido restrito corresponde ao resultado especfico que decorre, explcita ou implicitamente da lei, para cada ato administrativo, sendo nesse caso vinculado, pois para cada ato administrativo previsto na lei, h um finalidade especfica que no pode ser contrariada. Traz como exemplo o fato de a finalidade da demisso ser sempre a de punir o infrator.

2.3. ATRIBUTOS Em que pese no constar expressamente no edital esse item, no consegui desvincula-lo do estudo dos atos administrativos. Dessa forma, considerando-se que em concurso pblico o melhor pecar pelo excesso, vamos estud-lo:

PRESUNO DE LEGITIMIDADE E VERACIDADE Uma vez editado o ato administrativo h presuno, at prova em contrrio, de que o mesmo foi confeccionado de acordo com o ordenamento jurdico e de que os fatos nele indicados so verdadeiros.

Prof. Armando Mercadante

www.pontodosconcursos.com.br

71

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE

Por admitir prova em contrrio, cujo nus pertence ao administrado, a presuno considerada relativa (presuno juris tantum). Essa presuno decorre do princpio constitucional da legalidade (art. 37, CF), no dependendo de lei expressa, pois deflui da prpria natureza do ato, como ato emanado de agente integrante da estrutura do Estado28. Maria Sylvia Di Pietro29 lista trs conseqncias desse atributo: - enquanto no decretada a invalidade do ato pela prpria Administrao ou pelo Judicirio, ele produzir efeitos da mesma forma que o ato vlido, devendo ser cumprido30; - o Judicirio no pode apreciar de ofcio a validade dos atos administrativos, ou seja, s poder proferir deciso acerca da legalidade de determinado ato administrativo se for provocado por meio da ao cabvel; - a presuno de veracidade inverte o nus da prova, cabendo ao administrado destinatrio do ato provar a sua ilegalidade. Pode-se acrescentar como consequncias: - possibilidade de a deciso administrativa imediatamente (autoexecutoriedade); ser executada

- constitui o particular em obrigaes unilateralmente, ou seja, independentemente de sua concordncia (imperatividade).

IMPERATIVIDADE Por esse atributo a Administrao Pblica impe sua vontade aos administrados independentemente da concordncia desses. Ou seja, os administrados so constitudos unilateralmente em obrigaes pela Administrao.

28

CARVALHO FILHO, Jos dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 18 ed. R.J.: Lumen Juris, 2007. p. 111. DI PIETRO, Maria Sylvia. Direito Administrativo. 20 ed. So Paulo: Atlas, 2007. p. 184.

29

Hely Lopes Meirelles trata desta conseqncia da seguinte forma: a presuno de legitimidade autoriza a imediata execuo ou operatividade dos atos administrativos, mesmo que argidos de vcios ou defeitos que os levem invalidade. (obra citada, p. 159)

30

Prof. Armando Mercadante

www.pontodosconcursos.com.br

72

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE

Decorre do poder extroverso do Estado, que permite ao Poder Pblico editar provimentos que vo alm da esfera jurdica do sujeito emitente, ou seja, que interferem na esfera jurdica de outras pessoas, constituindo-as unilateralmente em obrigaes31. Tal atributo no est presente em todos os atos administrativos, mas to somente naqueles que impe obrigaes. Dessa forma, inexiste, por exemplo, nos atos enunciativos (certides, atestados, pareceres) e nos negociais (licenas, permisses, autorizaes).

AUTOEXECUTORIEDADE Por meio desse atributo o ato administrativo pode ser posto em execuo independentemente de manifestao do Poder Judicirio. Como exemplo, o agente da fiscalizao no depende de ordem judicial para interditar um estabelecimento comercial que no possua alvar de funcionamento. Da mesma forma que os demais atributos do ato administrativo, a autoexecutoriedade decorre do princpio da supremacia do interesse pblico, tpico do regime jurdico administrativo. A autoexecutoriedade no est presente em todos os atos administrativos, o que ocorre, por exemplo, na cobrana de multas aplicadas aos particulares (atentar para o fato de que a aplicao da multa autoexecutria). Quanto cobrana de multa, Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo 32 apresentam exceo exceo, ou seja, situao em que a cobrana de multa ser autoexecutria. Trata-se da hiptese prevista no art. 80, inciso III, da Lei 8.666/80, que permite Administrao Pblica reter da garantia oferecida pelo particular o valor equivalente multa administrativa devida por este pelo descumprimento do contrato administrativo. Muito valiosa a lio da consagrada Maria Sylvia Di Pietro33 ao indicar as duas hipteses em que estar presente a autoexecutoriedade:
31

BANDEIRA DE MELLO, Celso Antnio. Curso de Direito Administrativo. 23 ed. So Paulo: Malheiros, 2007. p. 403.
ALEXANDRINO, Marcelo. PAULO, Vicente. Direito Administrativo Descomplicado. 14 ed. Niteri: Impetus. 2007. p. 354.

32

33

DI PIETRO, Maria Sylvia. Direito Administrativo. 20 ed. So Paulo: Atlas, 2007. p. 185.

Prof. Armando Mercadante

www.pontodosconcursos.com.br

73

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE

quando expressamente prevista em lei; quando se tratar de medida urgente que, caso no adotada de imediato, possa ocasionar prejuzo maior para o interesse pblico (nesse caso, a autoexecutoriedade no estar prevista expressamente na lei). Com efeito, Celso Antnio Bandeira de Mello no adota a expresso autoexecutoriedade, mas sim executoriedade e exigibilidade. Conceitua executoriedade como a qualidade pela qual o Poder Pblico pode compelir materialmente o administrado, sem preciso de buscar previamente as vias judiciais, ao cumprimento da obrigao que imps e exigiu34. Quando exigibilidade, assim se pronuncia: a qualidade em virtude da qual o Estado, no exerccio da funo administrativa, pode exigir de terceiros o cumprimento, a observncia, das obrigaes que imps. No se confunde com imperatividade, pois, atravs dela, apenas se constitui uma dada situao, se impe uma obrigao. A exigibilidade o atributo do ato pelo qual se impele obedincia, ao atendimento da obrigao j imposta, sem necessidade de recorrer ao Judicirio para induzir o administrado a observ-la35. A diferena entre executoriedade e exigibilidade consiste no fato de essa no garantir, por si s, a possibilidade de coero material, o que leva concluso de que h atos dotados de exigibilidade, mas que no possuem executoriedade. No exemplo de Celso Antnio Bandeira de Mello, a Administrao pode exigir que o administrador comprove estar quite com os impostos municipais relativamente a um imvel para expedir o alvar de construo, mas no pode obrigar o administrado, por meios prprios, a pagar o imposto. Quando a executoriedade est presente, a Administrao pode compelir materialmente o administrado, como o faz na apreenso de mercadorias, interdio de estabelecimento comercial, dissoluo de passeata e etc..

34

BANDEIRA DE MELLO, Celso Antnio. Curso de Direito Administrativo. 23 ed. So Paulo: Malheiros, 2007. p. 403. BANDEIRA DE MELLO, Celso Antnio. Curso de Direito Administrativo. 23 ed. So Paulo: Malheiros, 2007. p. 403.

35

Prof. Armando Mercadante

www.pontodosconcursos.com.br

74

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE

TIPICIDADE atributo corolrio (consequncia) do princpio da legalidade, significando que o ato administrativo deve corresponder a figuras definidas previamente pela lei como aptas produo de efeitos. Para cada pretenso da Administrao Pblica h um ato definido em lei, o que impede a prtica de atos inominados. Como exemplos: se o Poder Pblico vai realizar um concurso pblico precisa divulg-lo, prevendo a lei a figura do edital como ato administrativo que atenda a esse objetivo; se vai realizar um prego, a lei prev a utilizao do aviso.

2.4. REVOGAO Ocorre quando o ato administrativo legal extinto por razes de mrito, ou seja, com base nos critrios oportunidade e convenincia. Encontra seu fundamento no poder discricionrio da Administrao Pblica, motivo pelo qual, em regra, somente os atos discricionrios podem ser revogados. Conforme j dito anteriormente, a revogao, por atingir ato que foi praticado de acordo com a lei, produz efeitos ex nunc (a partir de agora), ou seja, para frente, respeitando-se os direitos adquiridos (diferentemente da anulao). O ato administrativo s pode ser revogado pela prpria Administrao Pblica, entendendo-se mais uma vez essa expresso em seu sentido amplo, abrangendo os trs Poderes do Estado no exerccio de funo administrativa. Desda forma, o Poder Judicirio no exerccio de sua funo tpica a jurisdicional no poder revogar atos administrativos, mas apenas anul-los. Contudo, ao exercer de forma atpica a funo administrativa, poder revogar os seus prprios atos administrativos discricionrios por questes de oportunidade e convenincia. Nesse ponto, tambm aplicada a smula 473 do Supremo Tribunal Federal:

Prof. Armando Mercadante

www.pontodosconcursos.com.br

75

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE

Smula 473 - A Administrao pode anular seus prprios atos, quando eivados de vcios que os tornam ilegais, porque deles no se originam direitos; ou revog-los, por motivo de convenincia ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciao judicial. Ressalte-se que o Poder Judicirio, exercendo sua funo jurisdicional, poder verificar a legalidade do ato administrativo de revogao. Aqui ele no estar revogando o ato administrativo, mas sim analisando se a revogao observou os limites legais. No haver anlise de convenincia ou de oportunidade, mas sim de legalidade. Quanto competncia para revogar, Maria Sylvia Di Pietro citando lio de Miguel Reale assim se pronuncia: s quem pratica o ato, ou quem tenha poderes, implcitos ou explcitos, para dele conhecer de ofcio ou por via de recurso, tem competncia legal para revog-lo por motivos de oportunidade ou convenincia, competncia essa intransfervel, a no ser por fora de lei, e insuscetvel de ser contrasteada em seu exerccio por outra autoridade administrativa36. Por fim, cabe destacar que nem todo ato administrativo discricionrio passvel de revogao. So os chamados atos irrevogveis. 1) atos consumados, pois j esgotaram seus efeitos. Ex. ato que concedeu frias a servidor no pode ser revogado aps o mesmo ter gozado suas frias; 2) atos vinculados, pois no podem ser apreciados sob os aspectos oportunidade e convenincia. No h que se falar em mrito nos atos vinculados; 3) atos que geraram direitos adquiridos; 4) atos integrativos de um procedimento administrativo, pela simples razo de que se opera a precluso do ato anterior pela prtica do ato sucessivo (exemplo: no pode ser revogado o ato de adjudicao na licitao, quando j celebrado o respectivo contrato)37; 5) a revogao no pode ser feita quando j se exauriu a competncia relativamente ao objeto do ato; suponha-se que o interessado tenha recorrido de um ato administrativo e que este
36

DI PIETRO, Maria Sylvia. Direito Administrativo. 20 ed. So Paulo: Atlas, 2007. p. 249.
CARVALHO FILHO, Jos dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 18 ed. R.J.: Lumen Juris, 2007. p. 153.

37

Prof. Armando Mercadante

www.pontodosconcursos.com.br

76

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE

esteja sob apreciao de autoridade superior; a autoridade que praticou o ato deixou de ser competente para revog-lo38; 6) os chamados meros atos administrativos, tais como certides, pareceres e atestados.

2.5. ANULAO Ocorre quando o ato administrativo extinto sob o fundamento de ser ilegal. Quando o vcio que gera a ilegalidade do ato for sanvel (ato anulvel), a Administrao Pblica pode convalid-lo39, com efeitos ex tunc, se presentes ainda os requisitos interesse pblico e ausncia de prejuzos para terceiros; caso seja insanvel o vcio (ato nulo), o destino do ato ser sua anulao. Tantos os atos vinculados como os discricionrios, caso sejam ilegais, so passveis de anulao. A anulao desfaz os efeitos do ato desde o momento em que foi praticado, da dizer-se que seus efeitos, em regra, so ex tunc. Neste ponto diferencia-se da revogao, que a seguir ser comentada, cujos efeitos so ex nunc, ou seja, para frente, no retroagindo. O ato administrativo pode ser anulado tanto pela prpria Administrao Pblica (poder de autotutela), de ofcio ou mediante provocao, ou pelo Poder Judicirio (mediante provocao). Interessante destacar que a expresso Administrao Pblica foi utilizada acima em sentido amplo, abrangendo os trs Poderes do Estado quando do exerccio de funo administrativa. No se pode esquecer que tanto o Poder Legislativo como o Poder Judicirio tambm exercem de forma atpica funes administrativas, editando, portanto, atos administrativos. Como possuem poderes para edit-los, tambm podem exercer o respectivo controle de legalidade, anulando-os se ilegais.

38

DI PIETRO, Maria Sylvia. Direito Administrativo. 20 ed. So Paulo: Atlas, 2007. p. 232.

Art. 55 da Lei 9.7884/99: Em deciso na qual se evidencie no acarretarem leso ao interesse pblico nem prejuzo a terceiros, os atos que apresentarem defeitos sanveis podero ser convalidados pela prpria Administrao.

39

Prof. Armando Mercadante

www.pontodosconcursos.com.br

77

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE

S para que no restem dvidas para voc, os trs Poderes do Estado Executivo, Legislativo e Judicirio possuem suas funes tpicas, respectivamente, administrativa, legislativa e jurisdicional. Em hipteses autorizadas pela Constituio Federal, um Poder pode exercer funo de outro, como ocorre quando o Chefe do Executivo, que exerce funo administrativa, edita medida provisria, que decorre da funo legislativa. Quando isto ocorre, diz-se que h exerccio de funo atpica. Assim sendo, quando os Poderes Legislativo e Judicirio formalizam atos administrativos esto exercendo, de forma atpica, funo administrativa. Quanto possibilidade de Administrao Pblica anular seus prprios atos, o Supremo Tribunal Federal editou duas smulas: Smula 346 - A Administrao Pblica pode declarar a nulidade dos seus prprios atos. Smula 473 - A Administrao pode anular seus prprios atos, quando eivados de vcios que os tornam ilegais, porque deles no se originam direitos; ou revog-los, por motivo de convenincia ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciao judicial. Os atos anulados no geram direitos adquiridos, mas os efeitos produzidos para terceiros de boa-f sero mantidos, em observncia ao princpio da boa-f e do atributo da presuno de legitimidade dos atos administrativos. Para ilustrar: se um servidor nomeado ilegalmente sem concurso pblico exonerado por fora dessa ilegalidade, as certides negativas que ele expediu durante o perodo que trabalhou para a Administrao Pblica no sero anuladas. Desta forma, todas aquelas pessoas (terceiros de boa-f) que receberam certides negativas do servidor no sero prejudicadas. Na rbita federal, o prazo de decadncia que a Administrao Pblica possui para anular atos administrativos ilegais de 5 (cinco) anos, nos termos do j comentado art. 54 da Lei 9.784/99: Art. 54. O direito da Administrao de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favorveis para os destinatrios decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada m-f. 1 No caso de efeitos patrimoniais contnuos, o prazo de decadncia contar-se- da percepo do primeiro pagamento.

Prof. Armando Mercadante

www.pontodosconcursos.com.br

78

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE

2 Considera-se exerccio do direito de anular qualquer medida de autoridade administrativa que importe impugnao validade do ato.

2.6. CONVALIDAO OU SANATRIA De acordo com Maria Sylvia Di Pietro 40: Convalidao ou saneamento o ato administrativo pelo qual suprido o vcio existente em um ato ilegal, com efeitos retroativos41 data em que foi praticado. Ela feita, em regra, pela Administrao Pblica, mas eventualmente poder ser feita pelo administrado, quando a edio do ato dependia da manifestao de sua vontade e a exigncia no foi observada. Esta pode emiti-la posteriormente convalidando o ato. A Lei 9.784/99 prev expressamente a possibilidade de convalidao dos atos administrativos, regulando no seu art. 55 a convalidao expressa e no art. 54 a convalidao pelo decurso do tempo (que equivaleria a uma convalidao tcita). Veja os dispositivos citados: Art. 54. O direito da Administrao de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favorveis para os destinatrios decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada m-f. 1o No caso de efeitos patrimoniais contnuos, o prazo de decadncia contar-se- da percepo do primeiro pagamento. 2o Considera-se exerccio do direito de anular qualquer medida de autoridade administrativa que importe impugnao validade do ato. Art. 55. Em deciso na qual se evidencie no acarretarem leso ao interesse pblico nem prejuzo a terceiros, os atos que apresentarem defeitos sanveis podero ser convalidados pela prpria Administrao. Esses dispositivos citados equivalem positivao42 no Direito Administrativo da teoria dualista dos atos administrativos nulos (que
40

DI PIETRO, Maria Sylvia. Direito Administrativo. 20 ed. So Paulo: Atlas, 2007. p. 228. Efeitos ex tunc.

41

42

Positivao est ligada expresso direito positivo, ocorrendo quando determinada situao passa a ser prevista em lei.

Prof. Armando Mercadante

www.pontodosconcursos.com.br

79

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE

no podem ser convalidados).

convalidados)

anulveis

(que

podem

ser

No h consenso na doutrina se a convalidao ato discricionrio ou vinculado. Melhor posio parece ser a que sustenta que ela pode ser tanto discricionrio como vinculada, dependendo se o ato administrativo a ser convalidado discricionrio ou vinculado. Os efeitos da convalidao retroagem data da prtica do ato convalidado, sendo, portanto, ex tunc. Nem sempre ser possvel a convalidao do ato administrativo, devendo tal anlise ser feita levando-se em conta qual elemento do ato contm o vcio: - Competncia (sujeito): a convalidao no ser possvel se a competncia for exclusiva. Da mesma forma, no se admite convalidao quando houver incompetncia em razo da matria. Maria Sylvia Di Pietro43 atribui convalidao do sujeito o nome de ratificao. - Forma: somente ser possvel a convalidao quando a forma no for essencial para a validade do ato. - Objeto, motivo e finalidade: no ser possvel a convalidao. Desta forma, por exemplo, um ato administrativo praticado com desvio de finalidade no ser convalidvel.

A convalidao pressupostos:

de

ato

administrativo

decorre

dos

seguintes

o defeito ter natureza sanvel no causar prejuzo a terceiros no acarretar leso ao interesse pblico

2.7. VINCULAO E DISCRICIONARIEDADE - Vinculao: tambm denominado de regrado.

43

DI PIETRO, Maria Sylvia. Direito Administrativo. 20 ed. So Paulo: Atlas, 2007. p. 231.

Prof. Armando Mercadante

www.pontodosconcursos.com.br

80

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE

Est presente quando a lei regula todos os aspectos da atuao estatal, isto , diante de determinada situao, o agente publico no ter opes em sua conduta, pois a lei j regulou exaustivamente a prtica do ato. Simplesmente executar o ato de acordo com o nico possvel comportamento definido na legislao. Como exemplo, qualquer espcie de aposentadoria44 para servidor pblico, pois se o interessado preencheu os requisitos legais, a autoridade competente ficar obrigada a deferir o pedido. Diante deste pedido, a autoridade no ter opes, pois a lei regrou completamente o seu modo de atuar. Outros exemplos: licena para exercer profisso regulamentada; licena para funcionamento de estabelecimento comercial; licena de servidor civil federal para exercer atividade poltica (Lei 8.112/90, art. 81, IV); remoo de servidor civil federal para acompanhar cnjuge ou companheiro, tambm servidor pblico civil ou militar, que foi deslocado no interesse da Administrao (Lei 8.112/90, art. 36, III, a) e exonerao de servidor em estgio probatrio.

- Discricionariedade: Diferentemente do que ocorre no ato vinculado, no discricionrio, em que pese o agente pblico tambm estar adstrito lei, esta no regula inteiramente a atuao estatal, deixando certa margem de liberdade para deciso diante do caso concreto. A escolha do agente pblico, que se pautar em critrios de convenincia e de oportunidade, dever ser aquela que propicie melhores resultados para o interesse pblico. O mrito justamente o aspecto do ato administrativo que diz respeito convenincia e oportunidade de sua prtica, estando presente apenas nos atos discricionrios. Portanto, a discricionariedade administrativa decorre da possibilidade legal de o agente pblico poder escolher entre mais de um comportamento, desde que analisados os aspectos de convenincia e oportunidade.

44

A CF/88 prev trs espcies de aposentadoria para servidores pblicos: compulsria aos 70 anos de idade, por invalidez permanente e voluntria (art. 40, 1).

Prof. Armando Mercadante

www.pontodosconcursos.com.br

81

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE

Assim, so exemplos de atos administrativos discricionrios: nomeao e exonerao de ocupantes de cargos em comisso (conhecidas como nomeao ad nutum e exonerao ad nutum); autorizao de porte de arma (enquanto as licenas so exemplos de atos vinculados, as autorizaes so exemplos de discricionrios); gradao de penalidades disciplinares (fixao, por exemplo, dos dias em que determinado servidor ficar suspenso) e converso da penalidade de suspenso de servidor em multa, na base de 50% por dia de vencimento ou remunerao (Lei 8.112/90, art. 130, 245). Tomando-se como referncia os elementos do ato administrativo (competncia, forma, motivo, objeto e finalidade), pode-se afirmar que mesmo nos atos discricionrios os elementos competncia, forma (h excees46) e finalidade47 permanecero vinculados, enquanto motivo e objeto sero discricionrios. Da estar correta a afirmao de que nos atos discricionrios a discricionariedade no absoluta, mas sim relativa, pois nem todos os seus elementos so discricionrios; ao passo que nos atos vinculados a vinculao absoluta, porque todos os elementos so vinculados. Importante tambm destacar que discricionariedade no se confunde com arbitrariedade, pois essa constituiu ofensa a ordem jurdica. Agindo dessa forma um agente pblico inevitavelmente ter seu ato anulado por conta de sua ilegalidade. Da mesma forma, errado afirmar que discricionariedade significa ausncia de lei disciplinando a atuao do agente pblico, bem como que a discricionariedade s se faz presente quando a lei

45

Quando houver convenincia para o servio, a penalidade de suspenso poder ser convertida em multa, na base de 50% (cinqenta por cento) por dia de vencimento ou remunerao, ficando o servidor obrigado a permanecer em servio. Art. 22 da Lei 9.784/99: os atos do processo administrativo no dependem de forma determinada seno quando a lei expressamente a exigir.

46

Art. 50, da Lei 8.666/93: O instrumento de contrato obrigatrio nos casos de concorrncia e de tomada de preos, bem como nas dispensas e inexigibilidades cujos preos estejam compreendidos nos limites destas duas modalidades de licitao, e facultativo nos demais em que a Administrao puder substitu-lo por outros instrumentos hbeis, tais como carta-contrato, nota de empenho de despesa, autorizao de compra ou ordem de execuo de servio.
47

Maria Sylvia Di Pietro ensina que o conceito de finalidade pode ser visto em sentido amplo (interesse pblico) e em sentido restrito (resultado especfico que decorre, explcita ou implicitamente da lei, para cada ato administrativo). Para essa autora, finalidade em sentido amplo discricionrio e em sentido restrito vinculado.

Prof. Armando Mercadante

www.pontodosconcursos.com.br

82

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE

expressamente confere Administrao Pblica a prerrogativa para exerc-la. Por fim, vale destacar que os atos discricionrios tm como limite a lei, e no os critrios convenincia/oportunidade. No se pode esquecer que a liberdade que o agente pblico possui para a prtica de ato concedida e delimitada pela lei. Dessa necessria conformao do ato administrativo com o ordenamento jurdico decorre a possibilidade de o Poder Judicirio exercer controle sobre a legalidade da discricionariedade administrativa, preservando-se, contudo, a liberdade assegurada pela lei ao agente pblico. Para o exerccio de tal controle, o Poder Judicirio dever confrontar o ato discricionrio com a lei e com os princpios, em especial com os da razoabilidade e da proporcionalidade, o que lhe propiciar aferir a legalidade do ato.

Prof. Armando Mercadante

www.pontodosconcursos.com.br

83

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE

QUESTES DA FCC COM COMENTRIOS Importante lembrar que as questes abaixo so reproduzidas no final da aula sem os respectivos comentrios. 01. (NCADE/SP/ADVOGADO/2011/FCC) Dentre outros, so exemplos de atos administrativos insuscetveis de revogao: A) licena para exercer profisso regulamentada em lei; certido administrativa de dados funcionais de servidor pblico. B) ato de concesso de aposentadoria, mesmo que ainda no preenchido o lapso temporal para a fruio do benefcio; ato de adjudicao na licitao quando j celebrado o respectivo contrato. C) edital de licitao na modalidade tomada de preos; atestado mdico emitido por servidor pblico mdico do trabalho. D) ato que declara a inexigibilidade de licitao; autorizao para uso de bem pblico. E) autorizao para porte de arma; ato que defere frias a servidor, ainda que este no tenha gozado de tais frias. COMENTRIOS Conforme ensinamentos doutrinrios, nem todo ato administrativo discricionrio passvel de revogao, a saber: 1) atos consumados, pois j esgotaram seus efeitos; 2) atos vinculados; 3) atos que geraram direitos adquiridos; 4) atos integrativos de um procedimento administrativo; 5) quando j se exauriu a competncia relativamente ao objeto do ato; 6) os chamados meros atos administrativos. Analisando-se cada uma das assertivas: A) licena para exercer profisso regulamentada em lei (ato vinculado, irrevogvel); certido administrativa de dados funcionais de servidor pblico (ato enunciativo, irrevogvel). B) ato de concesso de aposentadoria, mesmo que ainda no preenchido o lapso temporal para a fruio do benefcio (ato vinculado, irrevogvel); ato de adjudicao na licitao quando j celebrado o respectivo contrato ( possvel a revogao). C) edital de licitao na modalidade tomada de preos ( revogvel); atestado mdico emitido por servidor pblico mdico do trabalho (ato enunciativo, irrevogvel). D) ato que declara a inexigibilidade de licitao (ato vinculado, irrevogvel); autorizao para uso de bem pblico.

Prof. Armando Mercadante

www.pontodosconcursos.com.br

84

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE

E) autorizao para porte de arma (ato discricionrio, revogvel); ato que defere frias a servidor, ainda que este no tenha gozado de tais frias (ato discricionrio, revogvel). GABARITO: letra E

02. (ADVOGADO TRAINEE/MATR/SP/2010/FCC) Quanto ao ato administrativo, INCORRETO afirmar: A) A inexistncia da forma induz a inexistncia do ato administrativo. B) A finalidade elemento vinculado de todo ato administrativo, seja ele discricionrio ou regrado. C) A alterao da finalidade expressa na norma legal ou implcita no ordenamento da Administrao caracteriza o desvio de poder a invalidar o ato administrativo. D) A revogao ou a modificao do ato administrativo no vinculada, motivo pelo qual prescindvel a obedincia da mesma forma do ato originrio. E) A motivao , em regra, obrigatria, s no sendo quando a lei a dispensar ou se a natureza do ato for com ela incompatvel. COMENTRIOS A) Assertiva correta extrada do Brasileiro de Hely Lopes Meirelles. livro Direito Administrativo

B) Aqui a banca desconsiderou a lio da Maria Sylvia Di Pietro que classifica a finalidade em sentido amplo e sentido estrito. Assertiva correta, trazendo a posio que prevalece entre os doutrinadores.

C) Perfeito a assertiva, pois quando o agente pratica ato visando a fim diverso do previsto na ordem jurdica comete abuso de poder na modalidade desvio de finalidade (desvio de poder).

D) Pelo princpio da simetria das formas, a revogao ou modificao do ato administrativo devem ser veiculadas por meio de ato com a mesma forma do originrio. Mais uma questo extrada da obra de Hely Lopes Meirelles, que justifica essa afirmao lecionando que o elemento formal vinculado tanto para sua formao quanto para seu desfazimento ou alterao.

E) Essa a regra sustentada pela doutrina e jurisprudncia.


Prof. Armando Mercadante www.pontodosconcursos.com.br
85

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE

GABARITO: letra D

03. (FCC - 2010 - TRT - 8 Regio (PA e AP) - Tcnico Judicirio - rea Administrativa) O revestimento exterior do ato administrativo, necessrio sua perfeio, requisito conhecido como a) objeto. b) forma. c) finalidade. d) motivo. e) mrito. COMENTRIOS De acordo com Hely Lopes Meirelles, exteriorizador do ato administrativo. o revestimento

GABARITO: letra B

04. (FCC - 2011 - TRE-AP - Analista Judicirio - rea Administrativa) Considere as seguintes assertivas sobre o requisito objeto dos atos administrativos: I. sempre vinculado. II. significa o objetivo imediato da vontade exteriorizada pelo ato. III. na licena para construo, o objeto consiste em permitir que o interessado possa edificar de forma legtima. IV. como no direito privado, o objeto do ato administrativo deve ser sempre lcito, possvel, certo e moral. Est correto o que se afirma SOMENTE em a) II, III e IV. b) IV. c) I e IV. d) I, II e III. e) I e II. COMENTRIOS Analisando-se cada uma das assertivas, temos: I. sempre vinculado. (objeto pode ser vinculado ou discricionrio)
Prof. Armando Mercadante www.pontodosconcursos.com.br
86

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE

II. significa o objetivo imediato da vontade exteriorizada pelo ato. (correto, lembrando que a finalidade o objetivo mediato) III. na licena para construo, o objeto consiste em permitir que o interessado possa edificar de forma legtima. (correto, lembrando que objeto o que se pretende com o ato) IV. como no direito privado, o objeto do ato administrativo deve ser sempre lcito, possvel, certo e moral. (correto) GABARITO: letra A

05. (FCC - 2011 - TRF - 1 REGIO - Tcnico Judicirio Segurana e Transporte) O motivo do ato administrativo a) sempre vinculado. b) implica a anulao do ato, quando ausente o referido motivo. c) sucede prtica do ato administrativo. d) corresponde ao efeito jurdico imediato que o ato administrativo produz. e) no implica a anulao do ato, quando falso o aludido motivo COMENTRIOS Analisando cada uma das alternativas ... Letra a) sempre vinculado. (tambm pode ser discricionrio) Letra b) implica a anulao do ato, quando ausente o referido motivo. (correta) Letra c) sucede prtica do ato administrativo. (sendo causa, anterior) Letra d) corresponde ao efeito jurdico imediato que o ato administrativo produz. ( causa. Efeito jurdico imediato objeto) Letra e) no implica a anulao do ato, quando falso o aludido motivo. (sendo falto o motivo, o ato ser ilegal, devendo ser anulado) GABARITO: letra B

Prof. Armando Mercadante

www.pontodosconcursos.com.br

87

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE

06. (FCC - 2011 - TJ-PE Juiz) Conforme o Direito federal vigente, como regra, no h necessidade de motivao de atos administrativos que a) imponham ou agravem deveres, encargos ou sanes. b) promovam a exonerao de servidores ocupantes de cargos em comisso. c) decidam processos administrativos de concurso ou seleo pblica. d) dispensem ou declarem a inexigibilidade de processo licitatrio. e) decorram de reexame de ofcio. COMENTRIOS O art. 50 da Lei 9.784/90 lista quais atos administrativos devero conter motivao: Art. 50. Os atos administrativos devero ser motivados, com indicao dos fatos e dos fundamentos jurdicos, quando: I - neguem, limitem ou afetem direitos ou interesses; II - imponham ou agravem deveres, encargos ou sanes; III - decidam processos administrativos de concurso ou seleo pblica; IV - dispensem ou declarem a inexigibilidade de processo licitatrio; V - decidam recursos administrativos; VI - decorram de reexame de ofcio; VII - deixem de aplicar jurisprudncia firmada sobre a questo ou discrepem de pareceres, laudos, propostas e relatrios oficiais; VIII - importem anulao, revogao, suspenso ou convalidao de ato administrativo.

GABARITO: letra B

07. (FCC - 2011 - TRF - 1 REGIO - Analista Judicirio Execuo de Mandados) A Administrao Pblica exonerou ad nutum Carlos, sob a alegao de falta de verba. Se, a seguir, nomear outro funcionrio para a mesma vaga, o ato de exonerao ser a) legal, pois praticado sem vcio, e regular porque o cargo estava vago. b) legal, por se tratar de ato discricionrio, pautado por razes de convenincia e oportunidade da Administrao. c) ilegal por vcio quanto ao motivo.
Prof. Armando Mercadante www.pontodosconcursos.com.br
88

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE

d) legal, pois detm mero vcio de objeto, o qual nem sempre acarreta sua invalidao. e) ilegal por vcio de finalidade. COMENTRIOS A questo solucionada com base na teoria dos motivos determinantes ... Associada ao motivo, apresenta-se a teoria dos motivos determinantes, por meio da qual a validade do ato administrativo vincula-se aos motivos apresentados com seu fundamento. Dessa forma, se o agente indica um motivo falso ou inexistente ser consequncia inevitvel a nulidade do ato administrativo praticado. GABARITO: letra c

08. (FCC - 2011 - TRE-AP - Tcnico Judicirio - rea Administrativa) Considere a seguinte hiptese: o municpio desapropria um imvel de propriedade de desafeto do Chefe do Executivo com o fim predeterminado de prejudic-lo. O exemplo narrado a) caracteriza hiptese de vcio no objeto do ato administrativo. b) corresponde a vcio de forma do ato administrativo. c) corresponde a vcio no motivo do ato administrativo. d) corresponde a desvio de finalidade. e) no caracteriza qualquer vcio nos requisitos dos atos administrativos, haja vista a competncia discricionria do Poder Pblico. COMENTRIOS A questo versa sobre o elemento finalidade ... Todo ato administrativo praticado pela Administrao Pblica tem como fim mediato atender aos interesses da coletividade (finalidade em sentido amplo), bem como o resultado especfico que o ato deve produzir (finalidade em sentido restrito). requisito que se vincula noo de permanente e necessria satisfao do interesse pblico.

Prof. Armando Mercadante

www.pontodosconcursos.com.br

89

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE

A finalidade do ato administrativo aquela que a lei indicada expressa ou implicitamente. Respondendo questo ... a sua inobservncia acarreta o vcio denominado desvio de finalidade (desvio de poder), que constitui espcie de abuso de poder. Portanto, na remoo de servidor como forma de punio est presente o desvio de finalidade, pois a lei no regula o instituto da remoo com este propsito, mas sim como meio de atender a necessidade de servio. Outros exemplos: desapropriao de imvel de desafeto poltico do prefeito municipal; aplicao de verba em educao quando a lei determina a sua aplicao na rea de sade. GABARITO: letra D

09. (FCC - 2011 - TRF - 1 REGIO - Tcnico Judicirio Segurana e Transporte) Um dos atributos dos atos administrativos tem por fundamento a sujeio da Administrao Pblica ao princpio da legalidade, o que faz presumir que todos os seus atos tenham sido praticados em conformidade com a lei, j que cabe ao Poder Pblico a sua tutela. Nesse caso, trata-se do atributo da a) exigibilidade b) tipicidade. c) imperatividade. d) autoexecutoriedade. e) presuno de legitimidade. COMENTRIOS A questo versa sobre o atributo da presuno de legitimidade ... Um dos atributos do ato administrativo a presuno de legitimidade e de veracidade, significando que uma vez editado o ato administrativo h presuno, at prova em contrrio (da caracterizar-se como presuno relativa presuno iuris tantum -, e no presuno absoluta), de que o mesmo foi confeccionado de acordo com a lei e de que os fatos nele indicados so verdadeiros. GABARITO: letra E

Prof. Armando Mercadante

www.pontodosconcursos.com.br

90

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE

10. (FCC - 2010 - TRT - 8 Regio (PA e AP) - Analista Judicirio - rea Judiciria) A qualidade do ato administrativo que permite Administrao execut-lo direta e imediatamente, sem necessidade de interveno do Poder Judicirio, o atributo denominado a) imperatividade. b) presuno de legitimidade. c) tipicidade. d) autoexecutoriedade. e) veracidade. COMENTRIOS A questo versa sobre o atributo da autoexecutoriedade ... Por meio desse atributo o ato administrativo pode ser posto em execuo independentemente de manifestao do Poder Judicirio. Como exemplo, o agente da fiscalizao no depende de ordem judicial para interditar um estabelecimento comercial que no possua alvar de funcionamento. Da mesma forma que os demais atributos do ato administrativo, a autoexecutoriedade decorre do princpio da supremacia do interesse pblico, tpico do regime jurdico administrativo. A autoexecutoriedade no est presente em todos os atos administrativos, como ocorre na cobrana de multas resistida pelo particular (atentar para o fato de que a aplicao da multa autoexecutria). GABARITO: letra E

11. (FCC - 2011 - TRE-TO - Analista Judicirio - rea Judiciria) No que diz respeito ao instituto da convalidao dos atos administrativos, correto afirmar: a) a convalidao sempre ser possvel quando houver vcio no objeto do ato administrativo. b) a impugnao expressa, feita pelo interessado, contra ato com vcio sanvel de competncia, constitui barreira a sua convalidao pela Administrao. c) admite-se convalidao quando o vcio relacionar-se ao motivo do ato administrativo. d) admite-se convalidao quando houver vcio de incompetncia em razo da matria, como por exemplo, quando determinado Ministrio pratica ato de competncia de outro.
Prof. Armando Mercadante www.pontodosconcursos.com.br
91

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE

e) convalidao o ato administrativo pelo qual suprido vcio existente em determinado ato, com efeitos ex nunc. COMENTRIOS Letra a) a convalidao sempre ser possvel quando houver vcio no objeto do ato administrativo. (vcio no objeto no pode ser convalidado) Letra b) a impugnao expressa, feita pelo interessado, contra ato com vcio sanvel de competncia, constitui barreira a sua convalidao pela Administrao. (a impugnao feita pelo interessado ou o decurso do tempo com a prescrio, de acordo com Jos dos Santos Carvalho Filho constituem motivos impeditivos para a convalidao) Letra c) admite-se convalidao quando o vcio relacionar-se ao motivo do ato administrativo. (motivo elemento no passvel de convalidao) Letra d) admite-se convalidao quando houver vcio de incompetncia em razo da matria, como por exemplo, quando determinado Ministrio pratica ato de competncia de outro. (competncia em razo da matria no poder ser convalidada. Somente competncia privativa pode ser convalidada) Letra e) convalidao o ato administrativo pelo qual suprido vcio existente em determinado ato, com efeitos ex nunc. (efeitos ex tunc) GABARITO: letra B

12. (ADVOGADO TRAINEE/MATR/SP/2010/FCC) Quanto ao ato administrativo, INCORRETO afirmar: A) A inexistncia da forma induz a inexistncia do ato administrativo. B) A finalidade elemento vinculado de todo ato administrativo, seja ele discricionrio ou regrado. C) A alterao da finalidade expressa na norma legal ou implcita no ordenamento da Administrao caracteriza o desvio de poder a invalidar o ato administrativo. D) A revogao ou a modificao do ato administrativo no vinculada, motivo pelo qual prescindvel a obedincia da mesma forma do ato originrio. E) A motivao , em regra, obrigatria, s no sendo quando a lei a dispensar ou se a natureza do ato for com ela incompatvel.
Prof. Armando Mercadante www.pontodosconcursos.com.br
92

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE

COMENTRIOS Letra a) Assertiva correta extrada do livro Direito Administrativo Brasileiro de Hely Lopes Meirelles.

Letra b) Aqui a banca desconsiderou a lio da Maria Sylvia Di Pietro que classifica a finalidade em sentido amplo e sentido estrito. Assertiva correta, trazendo a posio que prevalece entre os doutrinadores.

Letra c) Perfeito a assertiva, pois quando o agente pratica ato visando a fim diverso do previsto na ordem jurdica comete abuso de poder na modalidade desvio de finalidade (desvio de poder).

Letra d) Pelo princpio da simetria das formas, a revogao ou modificao do ato administrativo devem ser veiculadas por meio de ato com a mesma forma do originrio. Mais uma questo extrada da obra de Hely Lopes Meirelles, que justifica essa afirmao lecionando que o elemento formal vinculado tanto para sua formao quanto para seu desfazimento ou alterao.

Letra e) Essa a regra sustentada pela doutrina e jurisprudncia. Gabarito: letra D

13. (FCC - 2013 - TRT - 1 REGIO (RJ) - Tcnico Judicirio rea Administrativa) A respeito de atributo dos atos administrativos, INCORRETO afirmar: a) Imperatividade o atributo pelo qual os atos administrativos se impem a terceiros, independentemente de sua concordncia. b) Presuno de legitimidade diz respeito conformidade do ato com a lei, presumindo-se, at prova em contrrio, que o ato foi emitido com observncia da lei. c) O atributo da executoriedade permite Administrao o emprego de meios de coero para fazer cumprir o ato administrativo. d) A tipicidade o atributo pelo qual o ato administrativo deve corresponder a figuras previamente definidas pela lei como aptas a produzir determinados resultados. e) A presuno de veracidade o atributo pelo qual o ato administrativo no pode ser objeto de anulao pelo Poder Judicirio,
Prof. Armando Mercadante www.pontodosconcursos.com.br
93

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE

salvo aqueles considerados discricionrios. COMENTRIOS Apenas a alternativa E traz definio incorreta, pois a presuno de veracidade atributo que no impede a anulao do ato administrativo pelo Poder Judicirio ou pela prpria Administrao Pblica. GABARITO: letra E

14. (FCC - 2013 - TRT - 1 REGIO (RJ) - Analista Judicirio Execuo de Mandados) O particular requereu a emisso de determinada licena. O pedido foi apreciado por autoridade incompetente. Esta, no entanto, verificou que estavam presentes os requisitos para edio do ato vinculado, emitindo assim a licena. A autoridade competente, instada a tanto, a) deve convalidar o ato, porque estava diante de ato vinculado e desde que no se trate de competncia exclusiva. b) pode convalidar o ato, mediante anlise de convenincia e oportunidade, porque se tratava de ato vinculado. c) deve convalidar o ato, mediante anlise de convenincia e oportunidade, independentemente do vcio de competncia incorrido. d) no pode convalidar o ato, porque essa convalidao s admissvel quanto a vcios referentes a forma. e) no pode convalidar o ato, pois somente os atos discricionrios admitem a convalidao. COMENTRIOS Tratando-se de ato vinculado o ato de convalidao tambm ser vinculado. Contudo, tratando-se de vcio de competncia a convalidao no ser possvel diante de competncia exclusiva, mas somente privativa. Dessa forma, o enunciado constante da letra A traz a resposta correta. GABARITO: letra A

15. (FCC - 2011 - TRT - 23 REGIO (MT) - Analista Judicirio - rea Administrativa) No que concerne ao requisito competncia dos atos administrativos, correto afirmar que a) admite, como regra, a avocao, pois o superior hierrquico sempre poder praticar ato de competncia do seu inferior.
Prof. Armando Mercadante www.pontodosconcursos.com.br
94

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE

b) no admite, em qualquer hiptese, convalidao. c) se contiver vcio de excesso de poder, ensejar a revogao do ato administrativo. d) sempre vinculado. e) no admite, em qualquer hiptese, delegao. COMENTRIOS A) A avocao constitui exceo e no regra. B) Se a competncia for privativa, presentes os demais requisitos, ser passvel de convalidao. C) Em caso de ilegalidade o ato no revogado, mas sim anulado. D) Resposta correta. E) Na realidade, delegar regra, que encontra algumas excees. Gabarito: letra D

16. (FCC - 2013 - AL-PB Procurador) Em razo de nulidade constatada em concurso pblico, diversos servidores que trabalhavam com a expedio de certides em repartio estadual tiveram suas nomeaes e respectivos atos de posse anulados, embora no tivessem dado causa nulidade do certame. Em vista dessa situao, as certides por eles emitidas a) no podem ser atribudas ao ente estatal, sendo nulas de pleno efeito, em face da teoria da usurpao de poder. b) so consideradas vlidas, ressalvada a existncia de outros vcios na sua produo, o que se explica pela teoria do rgo ou da imputao. c) so anulveis, desde que os interessados exeram a faculdade de impugn-las. d) so consideradas invlidas, o que se explica pela teoria dos motivos determinantes. e) so consideradas inexistentes, visto que sua produo se deu sem um dos elementos essenciais do ato administrativo, a saber, o agente competente. COMENTRIOS A discusso proposta na questo gira em torno do elemento competncia, especificamente do funcionrio de fato.

Prof. Armando Mercadante

www.pontodosconcursos.com.br

95

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE

A Teoria do rgo (princpio da imputao volitiva) ser aplicada para dar validade aos atos praticados pelos servidores em questo, desde que praticados em conformidade com a ordem jurdica. Gabarito: letra B

17. (FCC - 2013 - TRT - 9 REGIO (PR) - Analista Judicirio rea Administrativa) Determinado servidor pblico proferiu deciso em procedimento administrativo, conferindo licena de instalao de estabelecimento comercial a particular e, posteriormente, constatou-se que no possua competncia para prtica do ato, mas apenas para atuar na fase instrutria do procedimento. O particular no tinha cincia dessa circunstncia e deu incio ao funcionamento do estabelecimento. Diante da situao narrada, a deciso, a) no convalidvel pela autoridade competente, por se tratar de ato vinculado, podendo conceder nova licena, se presentes os requisitos para a sua edio, sem efeitos retroativos. b) convalidvel pela autoridade competente, se no se tratar de competncia privativa ou exclusiva, desde que presentes os pressupostos para sua edio e no haja leso ao interesse pblico ou prejuzo a terceiros. c) convalidvel pela autoridade competente, de acordo com critrios de convenincia e oportunidade, por se tratar de ato discricionrio. d) convalidvel, se presentes os requisitos para a sua edio e no se evidencie prejuzo ao interesse pblico, no sendo admitida a retroao dos efeitos data da edio da deciso original. e) no convalidvel, administrativamente, porm pode ser ratificada, judicialmente, em processo intentado para este fim pelo particular. COMENTRIOS A) Errada o fato de se tratar de ato vinculado no impede a convalidao. Alm disso, os efeitos desse instituto so retroativos.

B) Correta pelo gabarito da FCC essa afirmativa est correta, da qual eu discordo. Minha crtica reside to somente na presena da palavra privativa. Na minha concepo, apenas a competncia exclusiva impede a convalidao, no a privativa, que permite a delegao. Por tal motivo, estaria errada a assertiva, mas no foi assim que a banca entendeu.

Prof. Armando Mercadante

www.pontodosconcursos.com.br

96

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE

C) Errada no se pode dizer se determinado ato convalidvel pelo fato de ser vinculado ou discricionrio.

D) Errada o erro residiu to somente na seguinte afirmao: no sendo admitida a retroao dos efeitos data da edio da deciso original.

E) Errada no existe essa ratificao judicial referida pelo enunciado. Gabarito: letra B (com ressalvas...)

18. (FCC - 2013 - TRT - 1 REGIO (RJ) - Tcnico Judicirio rea Administrativa) A respeito de atributo dos atos administrativos, INCORRETO afirmar: a) Imperatividade o atributo pelo qual os atos administrativos se impem a terceiros, independentemente de sua concordncia. b) Presuno de legitimidade diz respeito conformidade do ato com a lei, presumindo-se, at prova em contrrio, que o ato foi emitido com observncia da lei. c) O atributo da executoriedade permite Administrao o emprego de meios de coero para fazer cumprir o ato administrativo. d) A tipicidade o atributo pelo qual o ato administrativo deve corresponder a figuras previamente definidas pela lei como aptas a produzir determinados resultados. e) A presuno de veracidade o atributo pelo qual o ato administrativo no pode ser objeto de anulao pelo Poder Judicirio, salvo aqueles considerados discricionrios. COMENTRIOS A nica assertiva que possui informao incorreta a letra E, pois a presuno de veracidade no impede o questionamento da legalidade do ato administrativo. Gabarito: letra E

19. (FCC - 2013 - TRT - 9 REGIO (PR) - Tcnico Judicirio Enfermagem) A respeito dos atos administrativos, correto afirmar que a) o mrito do ato administrativo corresponde ao juzo de
Prof. Armando Mercadante www.pontodosconcursos.com.br
97

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE

convenincia e oportunidade presente nos atos discricionrios. b) os atos vinculados comportam juzo de convenincia e oportunidade pela Administrao, que pode revog-los a qualquer tempo. c) os atos discricionrios no so passveis de revogao pela Administrao, salvo por vcio de legalidade. d) a discricionariedade corresponde ao juzo de convenincia e oportunidade presente nos atos vinculados. e) os atos vinculados so passveis de anulao pela Administrao, de acordo com juzo de convenincia e oportunidade. COMENTRIOS A) De plano nessa assertiva surge a resposta correta.

B) Errada, pois o juzo de convenincia e oportunidade, bem como a revogao, esto relacionados aos atos discricionrios.

C) Errada - os atos discricionrios so passveis de revogao por oportunidade e/ou convenincia.

D) Errada - a discricionariedade corresponde ao juzo de convenincia e oportunidade presente nos atos discricionrios.

E) Errada - os atos vinculados so passveis de anulao pela Administrao por fora de ilegalidade. Gabarito: letra A

20. (FCC - 2013 - TRT - 1 REGIO (RJ) - Analista Judicirio Execuo de Mandados) O particular requereu a emisso de determinada licena. O pedido foi apreciado por autoridade incompetente. Esta, no entanto, verificou que estavam presentes os requisitos para edio do ato vinculado, emitindo assim a licena. A autoridade competente, instada a tanto, a) deve convalidar o ato, porque estava diante de ato vinculado e desde que no se trate de competncia exclusiva. b) pode convalidar o ato, mediante anlise de convenincia e oportunidade, porque se tratava de ato vinculado. c) deve convalidar o ato, mediante anlise de convenincia e oportunidade, independentemente do vcio de competncia incorrido.
Prof. Armando Mercadante www.pontodosconcursos.com.br
98

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE

d) no pode convalidar o ato, porque essa convalidao s admissvel quanto a vcios referentes a forma. e) no pode convalidar o ato, pois somente os atos discricionrios admitem a convalidao. COMENTRIOS Tratando-se a licena de ato vinculado, se presentes os requisitos (vcio sanvel, interesse pblico e no causar prejuzos a terceiros), a convalidao torna-se vinculada e obrigatria. Gabarito: letra A

EXERCCIO DE FIXAO SOBRE ATOS ADMINISTRATIVOS 01) Ato administrativo toda manifestao unilateral de vontade da Administrao Pblica que, agindo nessa qualidade, tenha por fim imediato adquirir, resguardar, transferir, modificar, extinguir e declarar direitos, ou impor obrigaes aos administrados ou a si prpria. 02) As realizaes materiais da Administrao Pblica em cumprimento de decises administrativas so atos administrativos. 03) So requisitos (elementos) dos atos competncia, forma, objeto, motivo e finalidade. administrativos:

04) Entende-se por competncia administrativa o poder atribudo ao agente da Administrao para o desempenho especfico de suas funes. 05) A competncia resulta da vontade do administrador pblico. 06) A competncia administrativa, sendo um requisito de ordem pblica, intransfervel e improrrogvel pela vontade dos interessados, podendo, entretanto, ser delegada e avocada, desde que o permitam as normas reguladoras da administrao. 07) Finalidade elemento discricionrio de todo ato administrativo. 08) A alterao da finalidade expressa na norma legal ou implcita no ordenamento da Administrao caracteriza o excesso de poder. 09) A forma o revestimento exteriorizador do ato administrativo, constituindo requisito discricionrio e imprescindvel sua perfeio.
Prof. Armando Mercadante www.pontodosconcursos.com.br
99

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE

10) Enquanto no Direito Privado a liberdade de forma a regra, no Direito Pblico a exceo. 11) A forma normal do ato administrativo a escrita, embora atos existam consubstanciados em ordens verbais e at mesmo em sinais convencionais. 12) S se admite o ato administrativo no escrito em casos de urgncia, de transitoriedade da manifestao da vontade administrativa ou de irrelevncia do assunto para a Administrao. Nas demais hipteses, de rigor o ato escrito em forma legal. 13) Impe-se distinguir forma do ato administrativo de procedimento administrativo. A forma o revestimento material do ato; o procedimento o conjunto de operaes exigidas para sua perfeio. O procedimento dinmico; a forma esttica. 14) A inobservncia da forma vicia substancialmente o ato, tornandoo passvel de invalidao, desde que necessria sua perfeio e eficcia. 15) Motivo ou causa a situao de direito ou de fato que determina ou autoriza a realizao do ato administrativo. 16) O objeto do ato administrativo identifica-se com o seu contedo. 17) A motivao do ato administrativo integra o elemento motivo. 18) Competncia (sujeito) e finalidade so sempre vinculados; objeto, motivo e forma so sempre discricionrios. 19) O mrito administrativo consubstancia-se na valorao dos motivos e na escolha do objeto do ato, feitas pela Administrao incumbida de sua prtica, quando autorizada a decidir sobre a convenincia e oportunidade do ato a realizar. 20) Existe mrito nos atos vinculados. 21) So atributos do ato administrativo: presuno de legitimidade, imperatividade, autoexecutoriedade e tipicidade. 22) A presuno de legitimidade decorre do princpio da legalidade e autoriza a imediata execuo ou operatividade dos atos administrativos, mesmo que argidos de vcios ou defeitos que os levem invalidade.
Prof. Armando Mercadante www.pontodosconcursos.com.br
100

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE

23) Pelo atributo da imperatividade ocorre a transferncia do nus da prova de invalidade do ato administrativo para quem a invoca . 24) Imperatividade o atributo do ato administrativo que impe a coercibilidade para seu cumprimento ou execuo. a prerrogativa de a Administrao impor a sua vontade independente da concordncia do particular. 25) A imperatividade est presente em todos os atos administrativos 26) A imperatividade decorre da s existncia do ato administrativo, no dependendo da sua declarao de validade ou invalidade. 27) A autoexecutoriedade consiste na possibilidade que todos atos administrativos ensejam de imediata e direta execuo pela prpria Administrao, independentemente de ordem judicial. 28) A Administrao pode desfazer seus prprios atos por consideraes de mrito e de ilegalidade, ao passo que o Judicirio s os pode invalidar quando ilegais. 29) A anulao o desfazimento do ato por motivo de convenincia ou oportunidade da Administrao, ao passo que a revogao a invalidao por motivo de ilegalidade do ato administrativo. 30) A Administrao pode anular seus prprios atos, quando eivados de vcios que os tornam ilegais, porque deles no se originam direitos; ou revog-los, por motivo de convenincia ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciao judicial. 31) Existem atos administrativos irrevogveis, tais como os que geram direito subjetivos para o destinatrio, os que exaurem desde logo os seus efeitos e os que transpem os prazos dos recursos internos. 32) A revogao opera efeitos ex tunc. 33) O conceito de ilegalidade para fins de anulao do ato administrativo restringe-se apenas violao frontal da lei.
Gabarito: 01) C; 02) E; 03) C; 04) C; 05) E; 06) C; 07) E; 08) E; 09) E; 10) C; 11) C; 12) C; 13) C; 14) C; 15) C; 16) C; 17) E; 18) E; 19) C; 20) E; 21) C; 22) C; 23) E; 24) C; 25) E; 26) C; 27) E; 28) C; 29) E; 30) C; 31) C; 32) E; 33) E.

Prof. Armando Mercadante

www.pontodosconcursos.com.br

101

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE
Data Data Data N questes 33 N questes 33 N questes 33 Acertos Acertos Acertos % acerto % acerto % acerto Data Data Data N questes 33 N questes 33 N questes 33 Acertos Acertos Acertos % acerto % acerto % acerto

Gabarito comentado das questes erradas: 02) As realizaes materiais da Administrao Pblica em cumprimento de decises administrativas so atos administrativos. (fatos) 05) A competncia resulta da vontade do administrador pblico. (da lei) 07) Finalidade elemento discricionrio de todo ato administrativo. ( elemento vinculado, salvo quando analisando em sentido amplo) 08) A alterao da finalidade expressa na norma legal ou implcita no ordenamento da Administrao caracteriza o excesso de poder. (desvio de poder ou de finalidade) 09) A forma o revestimento exteriorizador do ato administrativo, constituindo requisito discricionrio e imprescindvel sua perfeio. (em regra, vinculado) 17) A motivao do ato administrativo integra o elemento motivo. (forma) 18) Competncia (sujeito) e finalidade so sempre vinculados; objeto, motivo e forma so sempre discricionrios. (finalidade em sentido amplo elemento discricionrio, em sentido restrito elemento vinculado; objeto e motivo podem ser discricionrios ou vinculados; forma, em regra elemento vinculado) 20) Existe mrito nos atos vinculados. (o mrito est presente nos atos discricionrios) 23) Pelo atributo da imperatividade ocorre a transferncia do nus da prova de invalidade do ato administrativo para quem a invoca. (atributo da presuno de veracidade) 25) A imperatividade est presente em todos os atos administrativos (existem excees, como atos enunciativos e negociais) 27) A autoexecutoriedade consiste na possibilidade que todos atos administrativos ensejam de imediata e direta execuo pela prpria Administrao, independentemente de ordem judicial. (existem excees, como na cobrana de valores) 29) A anulao o desfazimento do ato por motivo de convenincia ou oportunidade da Administrao, ao passo que a revogao a invalidao por motivo de ilegalidade do ato administrativo. (definies invertidas) 32) A revogao opera efeitos ex tunc. 33) O conceito de ilegalidade para fins de anulao do ato administrativo restringe-se apenas violao frontal da lei.

Prof. Armando Mercadante

www.pontodosconcursos.com.br

102

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE

QUESTES DA FCC COMENTADAS NESSA AULA 01. (NCADE/SP/ADVOGADO/2011/FCC) Dentre outros, so exemplos de atos administrativos insuscetveis de revogao: A) licena para exercer profisso regulamentada em lei; certido administrativa de dados funcionais de servidor pblico. B) ato de concesso de aposentadoria, mesmo que ainda no preenchido o lapso temporal para a fruio do benefcio; ato de adjudicao na licitao quando j celebrado o respectivo contrato. C) edital de licitao na modalidade tomada de preos; atestado mdico emitido por servidor pblico mdico do trabalho. D) ato que declara a inexigibilidade de licitao; autorizao para uso de bem pblico. E) autorizao para porte de arma; ato que defere frias a servidor, ainda que este no tenha gozado de tais frias. 02. (ADVOGADO TRAINEE/MATR/SP/2010/FCC) Quanto ao ato administrativo, INCORRETO afirmar: A) A inexistncia da forma induz a inexistncia do ato administrativo. B) A finalidade elemento vinculado de todo ato administrativo, seja ele discricionrio ou regrado. C) A alterao da finalidade expressa na norma legal ou implcita no ordenamento da Administrao caracteriza o desvio de poder a invalidar o ato administrativo. D) A revogao ou a modificao do ato administrativo no vinculada, motivo pelo qual prescindvel a obedincia da mesma forma do ato originrio. E) A motivao , em regra, obrigatria, s no sendo quando a lei a dispensar ou se a natureza do ato for com ela incompatvel. 03. (FCC - 2010 - TRT - 8 Regio (PA e AP) - Tcnico Judicirio - rea Administrativa) O revestimento exterior do ato administrativo, necessrio sua perfeio, requisito conhecido como a) objeto. b) forma. c) finalidade. d) motivo. e) mrito. 04. (FCC - 2011 - TRE-AP - Analista Judicirio - rea Administrativa) Considere as seguintes assertivas sobre o requisito objeto dos atos administrativos: I. sempre vinculado.

Prof. Armando Mercadante

www.pontodosconcursos.com.br

103

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE

II. significa o objetivo imediato da vontade exteriorizada pelo ato. III. na licena para construo, o objeto consiste em permitir que o interessado possa edificar de forma legtima. IV. como no direito privado, o objeto do ato administrativo deve ser sempre lcito, possvel, certo e moral. Est correto o que se afirma SOMENTE em a) II, III e IV. b) IV. c) I e IV. d) I, II e III. e) I e II. 05. (FCC - 2011 - TRF - 1 REGIO - Tcnico Judicirio Segurana e Transporte) O motivo do ato administrativo a) sempre vinculado. b) implica a anulao do ato, quando ausente o referido motivo. c) sucede prtica do ato administrativo. d) corresponde ao efeito jurdico imediato que o ato administrativo produz. e) no implica a anulao do ato, quando falso o aludido motivo. 06. (FCC - 2011 - TJ-PE Juiz) Conforme o Direito federal vigente, como regra, no h necessidade de motivao de atos administrativos que a) imponham ou agravem deveres, encargos ou sanes. b) promovam a exonerao de servidores ocupantes de cargos em comisso. c) decidam processos administrativos de concurso ou seleo pblica. d) dispensem ou declarem a inexigibilidade de processo licitatrio. e) decorram de reexame de ofcio. 07. (FCC - 2011 - TRF - 1 REGIO - Analista Judicirio Execuo de Mandados) A Administrao Pblica exonerou ad nutum Carlos, sob a alegao de falta de verba. Se, a seguir, nomear outro funcionrio para a mesma vaga, o ato de exonerao ser a) legal, pois praticado sem vcio, e regular porque o cargo estava vago. b) legal, por se tratar de ato discricionrio, pautado por razes de convenincia e oportunidade da Administrao. c) ilegal por vcio quanto ao motivo. d) legal, pois detm mero vcio de objeto, o qual nem sempre acarreta sua invalidao. e) ilegal por vcio de finalidade.

Prof. Armando Mercadante

www.pontodosconcursos.com.br

104

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE

08. (FCC - 2011 - TRE-AP - Tcnico Judicirio - rea Administrativa) Considere a seguinte hiptese: o municpio desapropria um imvel de propriedade de desafeto do Chefe do Executivo com o fim predeterminado de prejudic-lo. O exemplo narrado a) caracteriza hiptese de vcio no objeto do ato administrativo. b) corresponde a vcio de forma do ato administrativo. c) corresponde a vcio no motivo do ato administrativo. d) corresponde a desvio de finalidade. e) no caracteriza qualquer vcio nos requisitos dos atos administrativos, haja vista a competncia discricionria do Poder Pblico. 09. (FCC - 2011 - TRF - 1 REGIO - Tcnico Judicirio Segurana e Transporte) Um dos atributos dos atos administrativos tem por fundamento a sujeio da Administrao Pblica ao princpio da legalidade, o que faz presumir que todos os seus atos tenham sido praticados em conformidade com a lei, j que cabe ao Poder Pblico a sua tutela. Nesse caso, trata-se do atributo da a) exigibilidade b) tipicidade. c) imperatividade. d) autoexecutoriedade. e) presuno de legitimidade. 10. (FCC - 2010 - TRT - 8 Regio (PA e AP) - Analista Judicirio - rea Judiciria) A qualidade do ato administrativo que permite Administrao execut-lo direta e imediatamente, sem necessidade de interveno do Poder Judicirio, o atributo denominado a) imperatividade. b) presuno de legitimidade. c) tipicidade. d) autoexecutoriedade. e) veracidade. 11. (FCC - 2011 - TRE-TO - Analista Judicirio - rea Judiciria) No que diz respeito ao instituto da convalidao dos atos administrativos, correto afirmar: a) a convalidao sempre ser possvel quando houver vcio no objeto do ato administrativo. b) a impugnao expressa, feita pelo interessado, contra ato com vcio sanvel de competncia, constitui barreira a sua convalidao pela Administrao.

Prof. Armando Mercadante

www.pontodosconcursos.com.br

105

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE

c) admite-se convalidao quando o vcio relacionar-se ao motivo do ato administrativo. d) admite-se convalidao quando houver vcio de incompetncia em razo da matria, como por exemplo, quando determinado Ministrio pratica ato de competncia de outro. e) convalidao o ato administrativo pelo qual suprido vcio existente em determinado ato, com efeitos ex nunc. 12. (ADVOGADO TRAINEE/MATR/SP/2010/FCC) Quanto ao ato administrativo, INCORRETO afirmar: A) A inexistncia da forma induz a inexistncia do ato administrativo. B) A finalidade elemento vinculado de todo ato administrativo, seja ele discricionrio ou regrado. C) A alterao da finalidade expressa na norma legal ou implcita no ordenamento da Administrao caracteriza o desvio de poder a invalidar o ato administrativo. D) A revogao ou a modificao do ato administrativo no vinculada, motivo pelo qual prescindvel a obedincia da mesma forma do ato originrio. E) A motivao , em regra, obrigatria, s no sendo quando a lei a dispensar ou se a natureza do ato for com ela incompatvel. 13. (FCC - 2013 - TRT - 1 REGIO (RJ) - Tcnico Judicirio rea Administrativa) A respeito de atributo dos atos administrativos, INCORRETO afirmar: a) Imperatividade o atributo pelo qual os atos administrativos se impem a terceiros, independentemente de sua concordncia. b) Presuno de legitimidade diz respeito conformidade do ato com a lei, presumindo-se, at prova em contrrio, que o ato foi emitido com observncia da lei. c) O atributo da executoriedade permite Administrao o emprego de meios de coero para fazer cumprir o ato administrativo. d) A tipicidade o atributo pelo qual o ato administrativo deve corresponder a figuras previamente definidas pela lei como aptas a produzir determinados resultados. e) A presuno de veracidade o atributo pelo qual o ato administrativo no pode ser objeto de anulao pelo Poder Judicirio, salvo aqueles considerados discricionrios. 14. (FCC - 2013 - TRT - 1 REGIO (RJ) - Analista Judicirio Execuo de Mandados) O particular requereu a emisso de determinada licena. O pedido foi apreciado por autoridade incompetente. Esta, no entanto, verificou que estavam presentes os requisitos para edio do ato vinculado, emitindo assim a licena. A autoridade competente, instada a tanto,

Prof. Armando Mercadante

www.pontodosconcursos.com.br

106

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE

a) deve convalidar o ato, porque estava diante de ato vinculado e desde que no se trate de competncia exclusiva. b) pode convalidar o ato, mediante anlise de convenincia e oportunidade, porque se tratava de ato vinculado. c) deve convalidar o ato, mediante anlise de convenincia e oportunidade, independentemente do vcio de competncia incorrido. d) no pode convalidar o ato, porque essa convalidao s admissvel quanto a vcios referentes a forma. e) no pode convalidar o ato, pois somente os atos discricionrios admitem a convalidao. 15. (FCC - 2011 - TRT - 23 REGIO (MT) - Analista Judicirio rea Administrativa) No que concerne ao requisito competncia dos atos administrativos, correto afirmar que a) admite, como regra, a avocao, pois o superior hierrquico sempre poder praticar ato de competncia do seu inferior. b) no admite, em qualquer hiptese, convalidao. c) se contiver vcio de excesso de poder, ensejar a revogao do ato administrativo. d) sempre vinculado. e) no admite, em qualquer hiptese, delegao. 16. (FCC - 2013 - AL-PB Procurador) Em razo de nulidade constatada em concurso pblico, diversos servidores que trabalhavam com a expedio de certides em repartio estadual tiveram suas nomeaes e respectivos atos de posse anulados, embora no tivessem dado causa nulidade do certame. Em vista dessa situao, as certides por eles emitidas a) no podem ser atribudas ao ente estatal, sendo nulas de pleno efeito, em face da teoria da usurpao de poder. b) so consideradas vlidas, ressalvada a existncia de outros vcios na sua produo, o que se explica pela teoria do rgo ou da imputao. c) so anulveis, desde que os interessados exeram a faculdade de impugn-las. d) so consideradas invlidas, o que se explica pela teoria dos motivos determinantes. e) so consideradas inexistentes, visto que sua produo se deu sem um dos elementos essenciais do ato administrativo, a saber, o agente competente. 17. (FCC - 2013 - TRT - 9 REGIO (PR) - Analista Judicirio rea Administrativa) Determinado servidor pblico proferiu deciso em procedimento administrativo, conferindo licena de instalao de estabelecimento comercial a particular e, posteriormente, constatouse que no possua competncia para prtica do ato, mas apenas
Prof. Armando Mercadante www.pontodosconcursos.com.br
107

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE

para atuar na fase instrutria do procedimento. O particular no tinha cincia dessa circunstncia e deu incio ao funcionamento do estabelecimento. Diante da situao narrada, a deciso, a) no convalidvel pela autoridade competente, por se tratar de ato vinculado, podendo conceder nova licena, se presentes os requisitos para a sua edio, sem efeitos retroativos. b) convalidvel pela autoridade competente, se no se tratar de competncia privativa ou exclusiva, desde que presentes os pressupostos para sua edio e no haja leso ao interesse pblico ou prejuzo a terceiros. c) convalidvel pela autoridade competente, de acordo com critrios de convenincia e oportunidade, por se tratar de ato discricionrio. d) convalidvel, se presentes os requisitos para a sua edio e no se evidencie prejuzo ao interesse pblico, no sendo admitida a retroao dos efeitos data da edio da deciso original. e) no convalidvel, administrativamente, porm pode ser ratificada, judicialmente, em processo intentado para este fim pelo particular. 18. (FCC - 2013 - TRT - 1 REGIO (RJ) - Tcnico Judicirio rea Administrativa) A respeito de atributo dos atos administrativos, INCORRETO afirmar: a) Imperatividade o atributo pelo qual os atos administrativos se impem a terceiros, independentemente de sua concordncia. b) Presuno de legitimidade diz respeito conformidade do ato com a lei, presumindo-se, at prova em contrrio, que o ato foi emitido com observncia da lei. c) O atributo da executoriedade permite Administrao o emprego de meios de coero para fazer cumprir o ato administrativo. d) A tipicidade o atributo pelo qual o ato administrativo deve corresponder a figuras previamente definidas pela lei como aptas a produzir determinados resultados. e) A presuno de veracidade o atributo pelo qual o ato administrativo no pode ser objeto de anulao pelo Poder Judicirio, salvo aqueles considerados discricionrios. 19. (FCC - 2013 - TRT - 9 REGIO (PR) - Tcnico Judicirio Enfermagem) A respeito dos atos administrativos, correto afirmar que a) o mrito do ato administrativo corresponde ao juzo de convenincia e oportunidade presente nos atos discricionrios. b) os atos vinculados comportam juzo de convenincia e oportunidade pela Administrao, que pode revog-los a qualquer tempo.

Prof. Armando Mercadante

www.pontodosconcursos.com.br

108

DIREITO ADMINISTRATIVO TRT/GO

ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA


PROFESSOR ARMANDO MERCADANTE

c) os atos discricionrios no so passveis de revogao pela Administrao, salvo por vcio de legalidade. d) a discricionariedade corresponde ao juzo de convenincia e oportunidade presente nos atos vinculados. e) os atos vinculados so passveis de anulao pela Administrao, de acordo com juzo de convenincia e oportunidade. 20. (FCC - 2013 - TRT - 1 REGIO (RJ) - Analista Judicirio Execuo de Mandados) O particular requereu a emisso de determinada licena. O pedido foi apreciado por autoridade incompetente. Esta, no entanto, verificou que estavam presentes os requisitos para edio do ato vinculado, emitindo assim a licena. A autoridade competente, instada a tanto, a) deve convalidar o ato, porque estava diante de ato vinculado e desde que no se trate de competncia exclusiva. b) pode convalidar o ato, mediante anlise de convenincia e oportunidade, porque se tratava de ato vinculado. c) deve convalidar o ato, mediante anlise de convenincia e oportunidade, independentemente do vcio de competncia incorrido. d) no pode convalidar o ato, porque essa convalidao s admissvel quanto a vcios referentes a forma. e) no pode convalidar o ato, pois somente os atos discricionrios admitem a convalidao.
Gabarito: 1) A, 2) D, 3) B, 4) A, 5) B, 6) B, 7) C, 8) D, 9) E, 10) D, 11) B, 12) D, 13) E, 14) A, 15) D, 16) B, 17) B, 18) E, 19) A, 20) A.

Data Data Data

N questes 20 N questes 20 N questes 20

Acertos Acertos Acertos

% acerto % acerto % acerto

Data Data Data

N questes 20 N questes 20 N questes 20

Acertos Acertos Acertos

% acerto % acerto % acerto

Com esses exerccios encerro essa minha terceira aula. Grande abrao

Armando Mercadante armando@pontodosconcursos.com.br

Prof. Armando Mercadante

www.pontodosconcursos.com.br

109

Das könnte Ihnen auch gefallen