Sie sind auf Seite 1von 3

AD 02 Exerccio 04/05

AD 02 Exerccio 04/05 (2 pontos) (Semana 14 prazo: 21/10/2013 a 27/10/2013) Orientao: Diversos fatores influenciam o grau de centralizao ou descentralizao. A partir do que foi discutido na apostila, vamos ver como isto ocorre no cotidiano de uma organizao. Nesta atividade voc poder utilizar a organizao analisada anteriormente e lembre-se sempre que as consultas na internet precisam ser creditadas a seus autores e, devidamente citadas. Questo: A partir da atividade anterior, analise o grau de centralizao/descentralizao encontrado na organizao em estudo e relacione com o tipo de atividade que a organizao desenvolve.

A instituio escolhida foi a Polcia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ Descentralizao e centralizao organizacional A tomada de deciso em uma organizao pode ser centralizada ou descentralizada. A centralizao a maneira na qual a localizao da tomada de deciso est prxima do topo hierrquico da organizao. J a descentralizao pressiona os nveis hierrquicos mais baixos a tomarem decises. A policia militar subordinada a secretaria de segurana do estado do rio de janeiro que subordinada ao governo do estado do rio de janeiro. Grau de centralizao-descentralizao A tomada de deciso em uma organizao pode ser centralizada ou descentralizada. A centralizao e a maneira na qual a localizao da tomada de decio est proxima do topo hierrquico da organizao esta parte primeiro do governador e depois do secretrio e o comandante geral da policia militar seguindo esta escala hierarquica segue o grau de centralizao da tomada de deciso. J a descentralizao presiona niveis hierrquico mais baixo a tomarem decises. A distribuio do poder dentro da esfera administrativa concentrao de autoridade na cpula da hierarquia. Esta tomada de desiso afeta a parte operacional e de grande importancia para o andamento do servio e para os projetos serem concretizados em perfeita harmonia para que foi previsto. O processo de deciso pode ser dado pela parte mais alta da hierarquia. Porm, em alguns casos as decises podem ser delegadas aos demais nveis hierrquicos. A formalizao a codificao das normas, regras, polticas e procedimentos. Ela reflete o grau de centralizao. Quanto mais especficas e precisas so as normas, mais centralizada tende a ser a organizao. O grau de centralizao-descentralizao depende da complexidade do ambiente: quanto mais complexo, mais descentralizado tende a ser o poder; quanto menos complexo mais centralizado. Como a estratgia reflete o comportamento face ao seu ambiente, ela pode mudar o grau de centralizao-

descentralizao conforme as oportunidades, ameaas, restries, coaes e contingncias. Quanto maiores as ameaas e problemas, mais centralizados tendem a serem as decises. Ameaas e problemas complexos exigem respostas precisas e rpidas, que podem ser mais facilmente obtidas atravs da centralizao. Quanto maior a complexidade da tecnologia utilizada, maior ser o grau de centralizao-descentralizao, uma vez que o custo da tecnologia alto. Tecnologia simples no exige alto grau de centralizao. A Polcia Militar (PMERJ) muito grande por isso sua complexidade das operaes e decises bem ampla. Desta forma, h uma tendncia para a descentralizao. Policiais mais baixos na hierarquia podem ter mais acesso informao que os mais altos na hierarquia, j que normalmente quem tem contato direto com a populao e caractersticas especficas e tcnicas se concentram em nveis hierrquicos mais baixos. Alm disso, essas informaes so custosas de serem transferidas atravs de toda a hierarquia. Em uma deciso centralizada nos nveis mais altos, a deciso pode ter falta de informaes, ou os tomadores de deciso incorrem de altos custos para obter as informaes necessrias. Por isso, decises descentralizadas contribuem para melhor uso de conhecimento especfico que so mais facilmente. Se as decises so feitas de uma forma centralizada, os administradores incorrem de custos de oportunidade: os administradores usam tempo valioso que poderia ser utilizado para outras decises. Logo, deve ser melhor descentralizar decises operacionais, e deixar as decises estratgicas para a alta gerncia. Se vrias reas funcionais ou divises, incluindo franquias, tem autonomia de deciso, pode haver competio interna dentro da organizao ou simplesmente falta de coordenao entre as partes. A meta de cada funo pode entrar em conflito com as atividades de outra funo, prejudicando a organizao como um todo. Deve haver fiscalizao pelo alto escalo, a fim de atingir coordenao entre as partes e alcanar os objetivos da PMERJ. Policiais mais baixos na hierarquia normalmente no possuem a totalidade das informaes relevantes para tomar uma deciso, j na alta hierarquia normalmente so mais experientes, mais qualificados para decises que devem ser tomadas, caso possua as informaes necessrias.

De uma estrutura centralizada: Vantagens Desvantagens Procedimentos homogneos Alta dependncia da cpula Facilidade de controle Menor competio entre unidades Eficincia na comunicao vertical Maior dificuldade em avaliar gerentes Melhor acesso informao Desestimulo a criatividade Menos redundncia de tarefas Ineficincia no uso de recursos De uma estrutura descentralizada: Vantagens Desvantagens Maior autonomia para os gerentes Maior heterogeneidade das operaes Facilidade de avaliar os gerentes Tendncia ao desperdcio e duplicao Competio positiva entre unidades Comunicao menos eficiente Criatividade na busca de solues Dificuldade de localizar responsveis Agilidade na tomada de decises Dificuldade de controle e avaliao Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Descentraliza%C3%A7%C3%A3o_e_centraliza%C3 %A7%C3%A3o_organizacional acesso em 23/10/2013.

Das könnte Ihnen auch gefallen