Sie sind auf Seite 1von 4

MOVIMENTO RETILNEO UNIFORME

O movimento retilneo uniforme consiste num movimento de um corpo qualquer que se desloca percorrendo espaos iguais em tempos iguais em linha reta, ou seja, com acelerao nula e velocidade constante em mdulo, direo e sentido. Este tipo de movimento no se distingue do estado de repouso. Foi Galileu Galilei (1564-1642) quem primeiro estabeleceu no ser possvel idealizar uma experincia que permitisse distinguir o estado de repouso do movimento retilneo uniforme. O movimento chamado de retilneo quando ele se d ao longo de uma reta em relao a um sistema de referncia. Em outras palavras, quando sua trajetria uma reta. O movimento denominado retilneo e uniforme quando a acelerao ao longo da reta nula (eq. 1). a=0 (1) Este , portanto, o tipo de movimento retilneo mais simples que se pode imaginar. Como a acelerao nula, sua velocidade constante.

Funo horria A funo horria de um movimento representa o endereo de um mvel no tempo, ou seja, ela fornece a posio desse mvel num instante qualquer. Com ela seremos capazes de prever tanto posies futuras do movimento, como conhecer posies em que o mvel j passou. A seguir ser deduzida a funo s = f (t) para o MRU e como ponto de partida ser utilizado a definio de velocidade. Por exemplo,

O mvel parte de uma posio inicial s0 no instante t = 0; Num instante t qualquer ele estar na posio s.

Demonstrao Partindo da definio da velocidade:

(2)

Aplicando as observaes descritas acima, temos:

(3) Simplificando a expresso, temos que: (4) Isolando o espao s, fica: (5) Portanto a Funo Horria do MRU dada por: (6) Diagramas Podemos observar que o espao uma funo do tempo s = f(t), do 1 grau em t. Uma funo de 1 grau representada graficamente por uma reta, no sistema de coordenadas cartesianas, em relao ao eixo dos tempos. Para v > 0 a funo crescente, assim o grfico da funo pode ser:

Notamos que o grfico da funo uma reta crescente, portanto, o movimento progressivo, ou seja, o mvel caminha na mesma direo e sentido da orientao da trajetria. Para v < 0 a funo decrescente, e a representao grfica da funo :

Nesse caso a velocidade menor do que zero (v < 0), o movimento retrgrado, ou seja, o mvel caminha no sentido contrrio ao da orientao da trajetria. Grficos da velocidade Como a velocidade escalar mdia constante, os grficos podem ser: 1 Para v > 0:

Note que o grfico da velocidade uma reta paralela ao eixo dos tempos, para v = f(t). Essa funo uma funo constante. 2 Para v < 0:

Nota: Os grficos no determinam a trajetria, apenas representam as funes do movimento. Como no movimento uniforme a acelerao nula (a=0), o grfico da acelerao uma reta que coincide com o eixo dos tempos.

A propagao da luz constitui-se num dos melhores exemplos de movimento retilneo e uniforme. Isto porque a luz composta por partculas diminutas, de massa nula, conhecidas como ftons (fton em grego significa luz). A luz se propaga, em meios homogneos, como a gua ou o espao intergalctico (entre as galxias), em linha reta. Ademais, a velocidade da luz num meio homogneo constante. Consequentemente, os ftons, que compem a luz, se propagam em linha reta e com velocidade constante. A velocidade da luz 299.792.458m/s ou, aproximadamente, 3x108m/s.

Referncias Fsica Bsica. Volume nico- Nicolau e Toledo Physics for Scientists and Engineers. Raymond A. Serway and John W. Jewett (Jul 21 2003)

Das könnte Ihnen auch gefallen