Sie sind auf Seite 1von 26

O Fenmeno da Incorporao.

Iremos ver aqui:

O Fenmeno da Incorporao.

Mas primeiro vamos ver alguns conceitos sobre o termo INCORPORAO.

Incorporao
Definies

http://povodearuanda.wordpress.com/2008/04/01/incorporacao/ 25 fev 2010

De modo abrangente temos as seguintes definies sobre Incorporao : A. [do latim incorporatione] 1. Ato ou efeito de incorporar(-se). 2. O termo incorporao tem sido aplicado inadequadamente mediunidade psicofnica, pois no tem como dois espritos ocuparem o mesmo corpo. No entanto, alguns tericos espritas afirmam que a incorporao se d quando o Esprito, ainda que sob o controle do mdium, tem a liberdade de movimentar por completo o corpo do mesmo, o que seria tambm chamado de psicopraxia. (Espiritismo) A definio purista esprita (Espiritismo) segue as diretrizes da codificao bsica deixada por Allan Kardec que determina que um corpo fsico no pode ser ocupado por um esprito que no seja o prprio proprietrio, da no ser possvel que um outro esprito habite, mesmo que temporariamente um corpo que no seja seu, expulsando ou desalojando o seu verdadeiro dono. Segundo esta definio, h apenas o mecanismo da psicofonia, em que h uma manifestao pela voz de um esprito, atravs do aparelho fontico fsico de um mdium.

Incorporao
Definies

http://povodearuanda.wordpress.com/2008/04/01/incorporacao/ 25 fev 2010

Entretanto, o fenmeno da incorporao no tinha sido estudado por Allan Kardec, ele apenas deu linhas mais gerais sobre as manifestaes medinicas, alm disso a incorporao ao ser estudada apresenta facetas e detalhes que ultrapassam o limite estabelecido pela definio da psicofonia, da no poder ser caracterizada simplesmente como uma categoria de psicofonia.

B. Ato em que o esprito desencarnado entra no corpo do mdium para uma interao com os demais encarnados. O esprito do mdium cede lugar momentaneamente para o esprito animador. Este sempre permanece no aparelho por algum tempo, sendo totalmente impossvel uma incorporao mais duradoura. (Umbanda)
A definio mais comum e simplista encontrada nos meios umbandistas diz que a entidade entra no corpo fsico do mdium, assim que este ltimo j tenha se afastado. Mas, tal definio foi criada mais pelo empirismo (experincia vivenciada e observada, desprovida da teoria) do que propriamente pelo estudo sistemtico do fenmeno. Os mecanismos envolvidos num fenmeno to complexo como a incorporao e a lgica refutam este simplismo, porque entre tal afastamento do mdium e a posterior entrada de um esprito h um intervalo temporal (gap) que, por menor que fosse, criaria o descontrole motor do corpo fsico que ficaria vazio e se desequilibraria, podendo chegar, por fora gravitacional, ao cho.

Incorporao
Definies

http://povodearuanda.wordpress.com/2008/04/01/incorporacao/ 25 fev 2010

H porm, nesta simplificada definio, os fundamentos bsicos que explicariam a verdadeira faceta fenomnica da incorporao, e que ser objeto deste estudo. C. Fenmeno fsico-espiritual produzido pela conjuno da (1) capacidade espiritual receptiva do mdium, (2) das energias do ambiente e a (3) da capacidade de um esprito controlar as variveis energticas, produzindo pela aproximao fsico-astral dos corpos mdium-esprito, a manifestao fsica, por meio de gestos e palavras, da personalidade e seu modo de expresso do esprito manifestante.(Alex de Oxossi) Atravs de uma abordagem mais ampla que foi desenvolvida esta definio. Contm pelo menos trs agentes influenciadores neste fenmeno: mdium, ambiente e esprito. Cada um deles ser abordado de modo mais detalhado e abrangente. Destaca-se nesta definio o fato de que a personalidade do esprito atuante apresentada de modo explcito enquanto ocorre tal manifestao e este ponto muito importante para dar a credibilidade a todos de que ali no mais est o mdium e seus modos, mas um outro ser manifestado, com caractersticas prprias e diferentes ao do mdium.

O Fenmeno da Incorporao
A figura abaixo apresenta os dois personagens do ato incorporativo. A entidade comunicante e o mdium encarnado. Mostrando os Corpos que os dois, respectivamente, possuem. Vemos o comunicante emitindo suas ondas de influncia sobre o encarnado, como medida preparatria para lev-lo ao estado de transe. Nos mdiuns iniciantes, esse contato inicial funciona de forma semelhante ao sugestionamento hipntico, onde a entidade submete sua vontade a vontade do mdium. Nos mdiuns adestrados essa aproximao dispensa esse expediente. O mdium possuidor de maior treino, e dotado de suficiente confiana, sem relutar, entrega seu corpo ao comunicante.

Comunicante Mdium

Portanto, a figura demonstra a primeira fase da incorporao, com a aproximao da entidade comunicante, e a emisso de sua influncia.

O Fenmeno da Incorporao
Esta outra figura mostra a segunda fase da incorporao. Nela vemos: sob o efeito da influncia da entidade, os corpos Astral e Mental do mdium se deslocam, separando-se do corpo Fsico. Todavia, atravs do Cordo de Prata, todo o conjunto se mantm interligado. Essa separao quase no sentida pelo mdium treinado, porm no iniciante causa, s vezes, desfalecimento. Tambm, a separao citada deixa vago o corpo Fsico, em disponibilidade para ser ocupado pelo Corpo da entidade.
Cordo de Prata

Comunicante

Corpo Fsico e Duplo Etrico

Corpo Astral e Mental

O Fenmeno da Incorporao
Nesta outra figura temos a terceira fase da incorporao. Vamos primeiro descrever as partes do desenho. 1. O conjunto incorporado, composto pelo Corpo Fsico do mdium, e seu Duplo Etrico, e o Corpo do comunicante. 2. Os Corpos Astral e Mental do mdium, distanciados da sua base fsica. 3. O Cordo de Prata do mdium interligando sua base fsica aos Corpos Astral e Mental.
Cordo de Prata

1 Comunicante Corpo Fsico e Duplo Etrico Corpo Astral e Mental

O Fenmeno da Incorporao
Portanto, o que a figura mostra, embora de forma simples, como ficam integradas, no fenmeno da incorporao, as partes do mdium e as do comunicante (1). Quando h total confiana por parte do mdium, seu afastamento (2) permite que o acoplamento do comunicante seja completo (1). Todavia, nos mdiuns iniciantes, esse afastamento, por vias da desconfiana, apenas parcial.
Cordo de Prata

1 Comunicante Corpo Fsico e Duplo Etrico Corpo Astral e Mental

O Fenmeno da Incorporao
Devido a isso o acoplamento tambm no se completa no todo. No ocorre o perfeito acoplamento necessrio ao bom resultado do fenmeno. Neste caso, o comunicante ter que se esforar muito mais para fazer-se compreendido, pois a interferncia do mdium bloqueante. Seu pouco afastamento causa impedimento aproximao total do manifestante, e prejuzo aos resultados finais. Entretanto, importante que esclareamos que em quaisquer das duas circunstncias, acoplamento completo ou parcial, o controle da comunicao sempre estar sob o domnio do mdium. A qualquer momento, quando ele assim o quiser, poder interferir no andamento do processo de comunicao, pois, por mais afastado que esteja, consciencialmente em seu conjunto Astral-Mental, continuar, porm, interligado base fsica pelo Cordo de Prata, e por este fazer a censura e controle da comunicao.
Cordo de Prata

Corpo Fsico e Duplo Etrico Comunicante Mdium Semi-desdobrado

Nesse instante, o mentor pousou a destra na fronte do amigo que comandava a assemblia (reunio medinica de psicofonia), mostrando-se-nos mais humanizado, quase obscuro. O benfeitor espiritual que ora nos dirige acentuou o nosso instrutor afigura-se-nos mais pesado porque amorteceu o elevado tom vibratrio em que respira habitualmente, descendo posio do mdium, tanto quanto lhe possvel, para benefcio do trabalho comeante. Influencia agora a vida cerebral do condutor da casa, maneira dum musicista emrito manobrando, respeitoso, um violino de alto valor, do qual conhece a firmeza e a harmonia.

Captulo 5 Assimilao de Correntes Mentais

Notamos que a cabea venervel do mentor passou a emitir raios fulgurantes, ao mesmo tempo que o crebro do mdium, sob os dedos do benfeitor, se nimbava de luminosidade intensa, embora diversa. O mentor desencarnado levantou a voz comovente, suplicando a Bno Divina com expresses que nos eram familiares, expresses essas que o mdium transmitiu igualmente em alta voz, imprimindo-lhes diminutas variaes.

FIM

Observei (Andr Luiz), ento, um fenmeno curioso. Um amigo espiritual, que reconheci de nobilssima condio, pelas vestes resplandecentes, colocou a destra sobre a fronte da generosa viva. Antes que lhe perguntasse, Aniceto explicou em voz quase imperceptvel:

Captulo 35. Culto Domstico.

Aquele o nosso irmo Fbio Aleto, que vai dar a interpretao espiritual do texto lido. Os que estiverem nas mesmas condies dele, podero ouvir-lhe os pensamentos; mas, os que estiverem em zona mental inferior, recebero os valores interpretativos, como acontece entre os encarnados, isto , teremos a luz espiritual do verbo de Fbio na traduo do verbo materializado de Isabel.

FIM

O Fenmeno da Incorporao
Com a exposio anterior ficou bastante evidente que ao mdium compete desenvolver domnio sobre sua faculdade. Esse domnio deve ser exercido com base na confiana de sua habilidade, que se adquire com treino e vivenciamento. Sem essa confiana ele estar sempre tropeando nos empecilhos que a si mesmo cria. Esses empecilhos podem ser assim enumerados: 1. Confundir comunicantes levianos por mentores srios; 2. Acreditar em toda e qualquer comunicao; 3. No saber como lidar com os vrios tipos de comunicante e, por isso, se prender a um s tipo de manifestao; 4. Sofrer constantemente com os fluidos pesados dos manifestantes doentes ou desajustados, sem saber como desses fluidos se livrar, sem magoar o manifestante; 5. Oferece, ao comunicante, poucos conhecimentos prprios que, se mais fossem, em muito facilitariam a comunicao. Como se adquire essa confiana? Perguntaro. 1. Fazendo uso dos trs pontos bsicos que, por sua abrangncia, norteiam a todos os Seres, quais sejam: Conhecimento, Compreenso e Fraternidade. 2. Resignando-se ao fato de que somente pela somatria dos muitos anos de vivncia medinica, associada aos pontos bsicos acima enumerados, poder sentir-se suficientemente mdium.

O Fenmeno da Incorporao
Influncia do Esprito do Mdium na Comunicao Como ficou visto a conscincia do mdium continua ligada ao Corpo Fsico atravs do conjunto Astral/Mental e do Cordo de Prata, acompanhando, por isso, todo o ato medinico, e podendo nele interferir. Se o mdium no for suficientemente treinado, ou se no confia no comunicante, sem dvida interferir na comunicao. Vejamos alguns tipos de interferncias por parte do mdium.

Mdium Inibido Como ele estar acompanhando o raciocnio do comunicante, poder se sentir pouco vontade envergonhado perante s outras pessoas que estiverem no recinto, em vista da maneira de expresso, to diferente da sua, com que o comunicante esteja se apresentando. Assim acontecendo, automaticamente procurar mudar palavras e gestos. Essa reao dificultar a espontaneidade do comunicante, podendo at interromper a comunicao que se desenvolvia.
Soluo Vencer a inibio lembrando que ali onde se desenvolvem os trabalhos medinicos todos so amigos. Mais do que isso, que todos reconhecem naquelas diferenas a ao de outra inteligncia atravs de seu corpo. Se por ventura houver descrentes entre os presentes, no se importar com a curiosidade destes. Agir sempre com naturalidade e educao.

O Fenmeno da Incorporao
Influncia do Esprito do Mdium na Comunicao

Opinies Prprias So os mdiuns em cuja vida particular no admitem ser contrariados. Acompanhando o pensamento do comunicante poder acontecer deste transmitir alguma instruo que contrarie a opinio do mdium. Por causa disso o medianeiro se sentir ferido em seu orgulho e interpor um fim s comunicaes daquela entidade, dando margem ao incio do processo das mistificaes.
Soluo Desfazer-se do orgulho pessoal. Sem dvida um dos esforos mais difceis de serem empregados, pois toda uma extensa lista de renncias deve ser posta em prtica. Entretanto, o mdium deve lembrar que o instrumental medinico que possui existe para auxili-lo a corrigir-se do isolacionismo a que se imps. Situao resultante dos maus convvios em vidas passadas, quando, prevalecendo de alguma posio mais destacada, postou-se fora, sobre seus semelhantes. Tais atitudes criaram-lhe um casulo, no qual sua conscincia est encerrada. Deve, portanto, compreender que a mediunidade atual lhe foi concedida com o fito de, no trabalho assistencial, faz-lo tolerante com as ponderadas opinies dos mentores e com isso romper-lhe a couraa do orgulho.

O Fenmeno da Incorporao
Influncia do Esprito do Mdium na Comunicao Preconceitos de Ordem Geral o mdium que em virtude de sua educao familiar e religiosa se v impedido de, espontaneamente, entregar-se faculdade que possui. Naturalmente nesse tipo se enquadram as pessoas recalcadas, lutando interiormente em conflitos infindveis. Sentem essa irrefrevel fora do despertamento medinico agindo de dentro para fora, mas para no contrariarem as diretrizes da religio que professam por herana, preferem continuar sufocando a voz da conscincia, mesmo que sob o peso de enormes sofrimentos e desajustes. Situaes dramticas poderiam ser evitadas, principalmente em famlias catlicas e evanglicas, se no houvesse tanta intransigncia contra a faculdade medinica. Casos em que s vezes culminam em tratamentos psiquitricos, que em tudo s maltratam a pessoa na qual se manifesta a faculdade, como tambm intranqiliza toda a parentela. Soluo Procurar entender que todo e qualquer preconceito fruto de mentes fechadas, sabendo que uma mente fechada o caminho certo para a ortodoxia e o fanatismo. Circunstncias absolutamente contrrias prpria Lei de Evoluo. Compreender que a mediunidade, quando bem exercida, o maior instrumento para romper as barreiras impostas pelos preconceitos, pois ela dilata as percepes, permitindo melhor ver a prpria razo da vida terrestre, e o continuar desta na ambincia espiritual. Com a mediunidade, quando bem exercida, repetimos, expandem-se horizontes, e as fronteiras do fanatismo e da ortodoxia desaparecem. Salientamos que quando bem exercida, porque quando usada em associaes com espritos irresponsveis, o reflexo ser o agravamento, ainda maior, dos impositivos do fanatismo e da ortodoxia.

O Fenmeno da Incorporao
Influncia do Esprito do Mdium na Comunicao Animismo No fenmeno do animismo a conscincia do mdium exerce a sua prpria vontade, impondo-a sobre a influncia da vontade do comunicante. De princpio no h nada de errado com a ocorrncia anmica. que dentro da linha dos fenmenos psquicos, chamados de mediunidade, existem dois tipos: O fenmeno anmico e o fenmeno esprita. No primeiro caso o prprio esprito do mdium exteriorizando recursos de seu depsito Consciencial. E no segundo caso o pensamento de outra inteligncia que se manifesta.

Processamento de Dados Centro Consciencial O Depsito Consciencial do Mdium. Vamos explicar, a seguir, como pode ocorrer um fenmeno anmico...

Cada criatura hoje na Terra um SER multi-milenar. Isto significa que no substrato de sua memria perene se encontram armazenadas incontveis e diferentes experincias de vidas.
Segue abaixo, e ao lado, algumas das encarnaes de nosso amigo.

20 a.C.
Romano

1500 a.C.
Egpcio

As figuras ao lado vo servir para mostrar o que acontece na manifestao anmica.

1930 d.C.
Cangaceiro

100.000 a.C.
Homem das Cavernas

1500 d.C.
Jesuta

Dias atuais

Como foi dito anteriormente, cada criatura hoje na Terra um SER multi-milenar. Isto significa que no substrato de sua memria perene se encontram armazenadas incontveis e diferentes experincias de vidas. Podemos chamar a esse substrato de HD da conscincia. Por conseguinte, o HD de cada SER se encontra repleto de informaes e aptides. Todavia, a cada reencarnao, o HD passa por um processo de tamponamento, ou bloqueio, que impede ao SER o livre acesso a ele.
100.000 a.C. 1500 a.C. 20 a.C. 1500 d.C. 1930 d.C.

Centro Consciencial

DISCOS 100.000 a.C. 1.500 a.C. 20 a.C. 1.500 d.C. 1930 d.C.

Dias atuais

Dessa maneira, forado por esse esquecimento compulsrio, a pessoa tem a impresso de que esta a primeira vivncia na Terra. Como se estivesse surgindo agora, novinho em folha, no cenrio csmico. Porm, com a evoluo psquica do SER, esse bloqueio, de forma natural, vai se tornando menos rgido e, em algumas circunstncias permite que o dono visite, e veja, o contedo do prprio HD.
100.000 a.C. 1500 a.C. 20 a.C. 1500 d.C. 1930 d.C.

Centro Consciencial

DISCOS 100.000 a.C. 1.500 a.C. 20 a.C. 1.500 d.C. 1930 d.C.

Dias atuais

isso o que a figura est representando. Nela temos a representao de uma pessoa postada na data do ano atual. Ao seu lado, simbolicamente empilhadas, vemos as eras de vivncias humanas passadas. Seu estoque de experincias. Do seu Centro Consciencial, regente da vida, por um estmulo provocado por agentes exteriores, acontecendo na atualidade, e que sejam de inteira significao com algum fato arquivado no HD, o Centro Consciencial acionar uma espcie de leitura que completar o acesso s lembranas da era respectiva. Uma viagem ao tnel do tempo. Pela leitura, e transitando pelo Centro Consciencial, chegaro personalidade fsica, atual, as lembranas que podero vir na forma de intuies, vises, sonhos ou comportamentos. Na figura, nosso personagem recorda ocorrncias do ano 1500 d.C., correspondendo posio em que se encontrava no disco desta poca.
Centro Consciencial

HD

DISCOS

100.000 a.C. 1.500 a.C. 20 a.C. 1.500 d.C. 1930 d.C.

1500 d.C.

O Fenmeno da Incorporao.

Observem agora um trecho do livro do Dr. Antnio J. Freire, da Alma Humana, a abordagem do tema sobre existncias passadas, ou, nossas mltiplas personalidades do passado. E tambm em outro trecho, abordando o assunto da incorporao!

Captulo VI Experincias de Hector Durville e de L. Lefranc

talvez pelo desdobramento e dissociao do duplo que se poder tentar uma explicao satisfatria para os maravilhosos trabalhos do eminente experimentador, o coronel-conde Rochas dAiglun, relativos pluralidade das existncias (reencarnacionismo), obtendo, na hipnose profunda magntica, a regresso da memria, fazendo dissociar os refolhos mais ntimos das camadas do perisprito ou almas secundrias (Lancelin), fazendo reviver aos sentidos astrais o Arquivo do passado, comprimindo nos domnios do subconsciente e subliminal, criando o estado de mltiplas personalidades no passado, correspondendo cada uma delas a uma das nossas existncias passadas, atravs da nossa linha evolutiva na srie indefinida das nossas vidas sucessivas (Palingenesia), arquivadas, talvez, na trada espiritual (corpo causal), na parte relativa ao supraconsciente.

ainda pelo desdobramento e bilocao do duplo que se explica, natural e logicamente, o fenmeno vulgarssimo das incorporaes ou encarnaes (dissociao de personalidade, prosopopese) nas sesses espiritistas, em que a alma do mdium exteriorizada, parcial ou integralmente, substituda pela alma dum desencarnado ou, mesmo, pelo duplo dum encarnado, como temos registrados algumas vezes. O modus operandi anlogo, tanto para os desencarnados, impropriamente chamados mortos, vivendo no plano astral, como para os encarnados, vivendo no plano fsico planetrio, quando em plena exteriorizao anmica.
CONTINUA

Sem o estudo prvio do Animismo, dificilmente se poder compreender o fenmeno banal da incorporao nas sesses experimentais do Espiritismo, generalizadas e praticadas em todos os pases civilizados, j muito difundidas em Portugal, tendo como instrumentos de ao numerosos Centros e Grupos espritas, disseminados pela metrpole, ilhas e colnias portuguesas, alguns trabalhando com elevao e proficincia, animados duma f ardente, libertos de preconceitos e de supersties.
Captulo VI Experincias de Hector Durville e de L. Lefranc

Nas incorporaes, o Esprito agente, encarnado ou desencarnado, apossa-se do corpo fsico dum mdium (passivo) que fica sendo o instrumento dcil e plstico ao sabor do capricho da alma incorporada. como um novo maquinista que tomasse conta do volante e direo daquela mquina, representada pelo corpo fsico inerente do mdium a que imprime gestos e atitudes que podem levar transfigurao fisionmica, por vezes, completa, de semelhana fulgurante com o corpo fsico correspondente ao que foi ou na Terra o esprito incorporado, com todos os caracteres somticos, morais e intelectuais, estabelecendo uma identidade incontestada e flagrante de expresso e de realidade.

CONTINUA

Este fenmeno comum grande maioria das sesses espritas baseado num fenmeno de animismo, proveniente da exteriorizao do duplo do mdium total ou parcial, tendo por complemento um fenmeno esprita quando a incorporao determinada pela ao direta dum Esprito desencarnado, ficando na categoria dos fenmenos anmicos se, porventura, o esprito incorporado fosse o dum encarnado. Os fenmenos de incorporao so, pois, sempre resultantes da dissociao e exteriorizao do duplo do mdium, desintegrando a sua essncia anmica do seu corpo fsico para que nele se integre uma alma estranha, venha donde vier, que fica animando e dirigindo todo o seu invlucro fsico. Por este mecanismo se explicam os casos de obsesso, fascinao e subjugao (dissociao de personalidade, estado segundo), que constituem grande parte da populao dos manicmios, renitentes aos tratamentos clssicos da psiquiatria, mas facilmente curveis pelo Espiritismo, pelo menos, em certos casos, sempre que se obtenha a iluminao do Esprito obsessor (doutrinao).

Captulo VI Experincias de Hector Durville e de L. Lefranc

FIM

O Fenmeno da Incorporao.

O assunto est muito interessante, mas vamos ter que dar uma paradinha por aqui.

Priclis Roberto pericliscb@outlook.com

http://vivenciasespiritualismo.net/index.htm Luiz Antonio Brasil

Das könnte Ihnen auch gefallen