Sie sind auf Seite 1von 15

Material e instrumental de desenho.

Rgua Paralela
Da rgua paralela que depende todo o traado, pois a base com a qual centralizamos o desenho. Alm disto, ela nos permite traado de linhas horizontais, paralelas entre si, com perfeio e rapidez, ou verticais e inclinadas dependendo da angulao do esquadro apoiado sobre ela.

Rgua Paralela
Dica: Para evitar manchas no traado, recomenda-se situar a rgua paralela no alto do desenho, trazendo para baixo medida que formos traando. A colocao da folha de desenho conseguida com o auxlio da rgua paralela, alinhando-se um de seus lados com a referida rgua.

Rgua T
Dica: No tendo a disposio a rgua paralela, possvel substitu-la pela rgua T.

Lapiseiras
As lapiseiras se diferenciam a princpio pelo grau de dureza do seu grafite, cuja classificao tem-se:

Macios 8B, 7B, 6B, 5B, 4B, 3B, 2B (B = Black) Mdios HB, F, H (F = Firm) Duros 2H, 3H, 4H, 5H... 9H (H = Hard)

Lapiseiras
Dica: Para um bom traado deve-se observar o seguinte: - utilizar somente esquadros e rgua paralela; - assentar firmemente o esquadro e a rgua paralela no local desejado; - puxar a lapiseira no sentido do trao e nunca empurr-lo; - traar de uma s vez, em um s sentido e sem interrupes; - mante a presso constante na lapiseira; - manter o grafite na mesma posio em relao ao esquadro e a rgua paralela; - recomenda-se o uso de lapiseiras para grafites de 0.5mm.

Escalmetro
O escalmetro, ou escala, basicamente um instrumento de medio e no deve ser usado para traar linhas. O tipo mais comum o triangular com seis graduaes de proporo gravadas em suas faces. A escala permite uma infinita combinao de propores, dispensando o clculo de reduo e amplicao dos desenhos.

Compasso
um instrumento utilizado para traar circunferncias e para transportar medidas. Exige destreza e rapidez em seu manejo, porm no oferece maiores dificuldades de uso, recomendando-se contudo, que: - a ponta seca deve ser ligeiramente maior do que o grafite; - o grafite deve ser apontado em bisel; - a ponta seca e o grafite devem estar perpendiculares ao papel. Os compassos tambm podem ter pernas fixas ou articuladas, que pode ser til para grandes circunferncias. Alguns modelos possuem extensores para traar circunferncias ainda maiores.
Corte em bisel (chanfrado).

Compasso
Dica: Para traar a circunferncia, deve-se segurar a cabea do compasso entre os dedos do polegar e indicador, traando-se a mesma com o compasso ligeiramente inclinado na direo do traado.

Compasso
Dica: Em um compasso ideal, suas pontas se tocam quando se fecha o compasso, caso contrrio o instrumento est descalibrado. A ponta de grafite deve ser apontada em bizel, feita com o auxlio de uma lixa.

Gabaritos
Gabarito um padro para desenhos. So encontrados numa centena de modelos, como, por exemplo: - quadrados; - circunferncias; - mveis para escritrio; - instalaes sanitrias; - elipses; - eletrnica etc.

Esquadros
Por permitir grande versatilidade no uso, o jogo de esquadros um dos instrumentos de manuseio cotidiano no desenho, devendo ser constitudo de dois esquadros a saber: - esquadro de 30: possui ngulos de 30, 60 e 90; - esquadro de 45: possui dois ngulos de 45 e um de 90.

Esquadros

(A)

(B)

Dica: Os esquadros so usados da segunte forma: - para traado e linhas verticais quando apoiado na rgua paralela (A); (C) - para traado de linhas inclinadas 30, 45 e 60, utilizando somente um esquadro (B); - para traado de linhas inclinadas a qualquer ngulo mltiplo de 15, utilizando o jogo de esquadros (C).

Curva francesa
Emprega-se para traar curvas que no definem um centro, isto , no so arcos de circunferncia (elipses, espirais etc.).

Limpeza e conservao do material de desenho


- recomenda-se limpar bem a mesa ou superfcie antes de fixar o papel; - use um pedao de papel toalha levemente embebido com lcool para remover restos de cola da fita adesiva na mesa; - use um pedao de flanela para limpeza das rguas e esquadros; - no use material abrasivo para limpeza do material de desenho; - no use lcool para limpar o instrumentos em acrlico. Deixe sua mesa de desenho limpa ao terminar seu trabalho.

Das könnte Ihnen auch gefallen