Sie sind auf Seite 1von 7

Curso de preparao para obreiros Lio I tica no Plpito

Prof. Presbtero Larcio Francisco de Souza

O que seria TICA DO PLPITO?


O termo TICA deriva do grego ethos (carter, modo de ser de uma pessoa). So princpios e valores morais que norteiam uma sociedade ou alguma disciplina especfica. J o termo PLPITO vem de "pulpeto". Do lat. "pulpitum". Tambm: Tribuna, estrado. Local elevado de onde fala um orador, geralmente dentro de um templo religioso.

tica no plpito um conjunto de regras que norteariam a administrao e o funcionamento da pregao numa igreja crist. nos dias atuais, vivemos um empobrecimento da prdica; os sermes tm deixado muito a desejar. Os pregadores no tm se portado altura do ofcio divino da pregao bblica. Logo, por fora dessa falta de valores as congregaes tm perdido sua identidade crist, tornandose auditrio comum e secular.

Administrao do Culto
"Mas faa-se tudo decentemente e com ordem." (I Corntios 14:40) Quando falamos de administrao do culto, falamos de como o culto vai ser seguido dando lugar devido a cada parte. Culto - Homenagem religiosa que se tributa a Deus Venerao; respeito.Amor intenso. Toda igreja deve ter uma estrutura com normas para uma boa administrao Esqueleto do culto Abertura Louvor Hinos da Harpa Dois Leitura da Palavra de Deus Breve palavra, nunca usar textos extensos ou pregar Avisos da obra e apresentao dos convidados comeando pelo grau maior de autoridade no culto Obreiro Pregador Cantores - Visitantes Louvores Dar sempre mais oportunidade para os convidados para noite, depois ser dado para os demais Pregao Respeitar horrio determinado do culto Beno Apostlica

Princpios Bsicos de Etiqueta e Higiene e Linguagem


H obreiros que em um guarda-roupa mais sortidos, Outros, porm que so menos favorecidos nesta questo, e no pode variar muito o seu modo de vestir. Mesmo no tendo muito recurso, no justifica o obreiro andar mal arrumado ou sujo e todo desconjuntado. 1. Trazer calados sempre bem limpos; 2. Ter a roupa sempre limpa, bem passada, sem falta de botes ou descosturados; 3. Combinar as cores da roupa que vai usar, a comear da gravata; 4. Deve ter os cabelos aparados e bem penteados, sempre; 5. Ter o rosto sempre barbeado; 6. Ter as unhas bem aparadas e limpas; 7. Cuidar da higiene bucal escovando-os dos dentes, e sempre que possvel procurar o dentista.

Outro cuidado que obreiro deve ter com a linguagem, na Bblia est escrito:" Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que no tem do que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade" (2 Tm. 2.15). O uso correto da linguagem muito importante porque quem usa o plpito esta formando opinio e se no falarmos de modo coerente palavra de Deus, podemos atrapalhar o crescimento das outras pessoas. As mensagens devem ter linguagem sadia Que tristeza ver um pregador que no sabe falar portugus! Que incmodo ouvirmos mensagens cheias de grias e palavras deselegantes! Um bom sermo deve ser simples, de linguagem clara e compreensvel, sem ser inadequada, inconveniente, deselegante. O pregador deve ser correto no uso da linguagem. "Linguagem s e irrepreensvel, para que o adversrio se envergonhe, no tendo nenhum mal que dizer de ns." (Tt 2:8) Piadinhas de mau gosto Devemos ter respeito pelo plpito, evitando indecentes piadinhas desnecessrias. Alguns exemplos Quem esta triste diga amm. Vocs no esto batendo palmas. Quem deixou as mos em casa? Quem est dormindo d uma salva de palmas para Jesus. Irmos vocs no esto cantando hoje. O que est acontecendo? Quem ainda no jantou? Vocs esto tristes. Ser que morreu algum da famlia? Quem quer me ver subir para Jesus levante a mo. Vocs ento que ficarem no seram salvos no arrebatamento.Ah.Ah.Ah. Nunca usar expresses: Saco cheio; P; Pra casa do chapu; Danado; Caramba; Bo; Aquela pessoa estava metendo o pau nos membros; Moleque ou maloqueiro (moleque = demnio da antiguidade); Ou qualquer tipo de palavra ou expresso vulgar.

No usar ainda as frases Tirar a oferta. Nas boas igrejas evanglicas no tiramos a oferta de ningum. Coloquem-se de p. Vamos nos colocar de p.O certo : vamos todos, ou os que podem, ficar em p. Aos visitantes: Que esta no seja a primeira vez O certo : Que esta seja a primeira de muitas outras vezes

Oportunidade durante a primeira parte da administrao do culto


Quando no formos o pregador escalado nesta ou em outra igreja e tivermos a oportunidade para saudao, devemos ser breves. Tem pessoas que lem a Bblia, oram. Cantam e do testemunhos quando deviam somente dar uma do Esprito Santo. Devemos demonstrar que somos lderes sinceros, educados e ticos. Caso contrario estaremos prejudicando a programao do culto. Alm disso, correremos o risco de nunca mais ganharmos oportunidade naquela igreja. Uma das maiores virtudes do lder, ser humilde, saber aceitar as criticas e elogios desde que as criticas sejam construtivas e feitas com amor.

Microfone Quando chegamos ao plpito para falar, ou pregar, devemos sempre aguardar alguns segundos at que as pessoas parem de se mover e tomem seus assentos e faam silncio. Caso contrrio daremos impresso que estamos nervosos ou somos inexperientes. Devemos falar com o microfone longe dos lbios para que nossas palavras sejam ntidas e bem audveis. Devemos evitar segurar o microfone na parte superior (cpsula captadora), pois este habito diminui a qualidade do som. Devemos falar no plpito com autoridade, usando um tom de voz firme. Evite gritarias. No confundir gritos com exortao. No precisamos fazer o povo sentir dor de cabea com os gritos, mas dor no corao com o poder da mensagem. O correto Devemos evitar falar contra autoridades, pois elas foram constitudas por Deus. Nosso dever orar por elas e no criticar (Rm 13:1-7) No devemos falar contra as igrejas no plpito. O lugar adequado para isto na EBD, na matria Seitas e Religies. Mas sempre lembrando do mandamento de Jesus que nos manda amar e orar at mesmo pelos nossos inimigos (Mt 5:44 Lc 6:27-28: 23:34: Rm 12:14). Alm disto, falar mal de igrejas d m impresso e causa rivalidade. Amar e perdoar sem dvida o melhor caminho. Devemos chamar ateno das pessoas com docilidade, principalmente das crianas, caso contrrio poderemos magoar os pais e parentes delas.

Devemos respeitar o horrio ao estarmos falando no plpito. O louvor deve durar aproximadamente metade do culto. A outra metade deve ser separada para a pregao e os apelos. Lembre-se que o bom e breve duas vezes bom. Pregaes ou louvores de mais de uma hora no edificam, cansam. Pregao "QUE os homens nos considerem como ministros de Cristo, e despenseiros dos mistrios de Deus. 2Alm disso, requer-se dos despenseiros que cada um se ache fiel." (I Corntios 4 : 1,2) Hoje o plpito tem sido alvo de muitos mau pregadores da palavra de Deus, pessoas sem a menor prudncia e respeito tem enchido nossas igrejas. Devemos saber que o plpito sagrado, a Palavra de Deus tambm e no deve ser tratada de qualquer jeito. O que devemos observar para ser um bom pregador? Pregadores devem usar a Bblia No o jornal do domingo, nem a revista semanal. No o multimdia com vdeos interessantes nem o livro mais vendido da semana. Plpitos cristos devem ter BBLIAS como base, como texto, como fonte, como fundamento. "Lmpada para os meus ps tua palavra, e luz para o meu caminho." (Sl 119:105) Sermes devem ser cristocntricos O tema de uma pregao no deve ser "matar um leo por dia", "vencendo o monstro da depresso", mas sim a pessoa de Deus e Sua imensa graa. Para ouvir mensagens de auto-ajuda ns buscamos palestras ou compramos livros; plpitos de igrejas devem falar de Deus, de Cristo, do Esprito Santo, da graa, da alma, da vida eterna, e no de efemeridades meramente psicolgicas. "Mas para os que so chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus. "(1Co 1:24)

Pregadores devem ter postura Est em voga o abandono da gravata e tudo o que lembre formalismo. Ento vemos nos plpitos pregadores que buscam no se parecer com pregadores. Uns vo com camisas de times de futebol, outros com roupas de piquenique, outros ainda nem sequer se preparam. Quem sofre o plpito, que vira algo irrelevante e desprezvel. Assim como se espera um governo digno e elegante, ou um mdico e bombeiro bem fardados, tambm se espera que o pregador poste-se digna e solenemente no exerccio da pregao da Palavra de Deus. Elegncia, simplicidade, humildade: quesitos que valorizam o plpito.

Pregadores no devem obrigar o auditrio a interagir Que deselegncia e inconvenincia a atitude de pregadores que, por falta do que dizer, interrompem o sermo e determinam: "vire pro seu irmo ao lado e diga...". Isso medocridade e falta de argumento. Cristo nunca usou desse artifcio barato. A resposta ao sermo deve vir da alma que se prope a praticar o que aprende, no de um auditrio adolescente que entra num jogo de falar e escutar. Quem prega a Bblia com contedo no precisa dessa banalidade. "Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina." (2Tm 4:2) Plpito no lugar para poltica

H sermes que descem do Cu para tomarem as bandeiras das lutas sociais. Transformam o auditrio bblico em palanque de lutas partidrias ou ideolgicas. Quando no, em poca de eleies, cedem seus plpitos para que polticos dem seus recados. Isso adultrio espiritual. Para os polticos existem as tribunas. Para os pregadores os plpitos. Poltica cuida do Reino do Mundo; Igreja cuida do Reino de Deus. "E Jesus, respondendo, disse-lhes: Dai pois a Csar o que de Csar, e a Deus o que de Deus. E maravilharam-se dele." (Mc 12:17) O plpito deve ser o terminal de um processo, no o incio

Pregadores que no se preparam, que no oram, que no organizam suas idias antes da pregao geralmente oferecero muito pouco e suas mensagens no seguiro por dez minutos depois de seu trmino. Sermes eficazes comeam de joelhos. Boas pregaes so pensadas por longo tempo. So fruto de pesquisa, de estudo, de erudio, de preparo, mas, principalmente, da graa do Senhor sobre a vida de quem prega sob Sua direo. "Persiste em ler, exortar e ensinar, " (1Tm 4:13)

O Pregador deve agir com prudncia

Devemos falar olhando para todas as pessoas. Evitando fixar os olhos em uma s pessoa na hora que estivermos no plpito. No devemos gritar demasiadamente. Precisamos cuidar da nossa voz, Seno em pouco tempo ficaremos sem ela. Nunca devemos exortar (disciplinar) irmos em programas de radio ou TV, nem em campanhas de evangelizao ao ar livre.

Termino do culto
O que orar Orar pelo que foi determinado. O dirigente da orao ora, os outros concordam. Todos oram junto quando se determinar. Orao na casa de outras pessoas crentes (fazer como feito na igreja). Orao na casa de outras pessoas que no so crentes (no gritar, no orar em lnguas em demasia). Beno apostlica A beno apostlica dada pela maior autoridade que se encontra na igreja, ou quem esta autoridade determinar, seguindo sempre a cadeia de autoridade ministerial. livros pode ajudar o desenvolvimento intelectual das pessoas. Se o obreiro tiver um bom conhecimento da palavra de Deus, no precisar ocupar o seu tempo com palavras incabveis para o momento. So comuns algumas pessoas usarem o plpito para "alguns desabafos", enquanto na realidade o altar do Senhor para trazer beno vida das pessoas. No podemos falar mal de ningum no altar do Senhor, entretanto algumas pessoas costumam dizer que "Eu falo mesmo", e no se importa com quem esta ouvindo. A tica serve para conservar a moral das outras pessoas; a ainda que a pessoa esteja errada, no bom usar o seu nome, sem que a mesma esteja presente, e tenha direito de resposta. Tem assuntos que podem ser administrados alm do plpito, e trazido a resposta ao povo com o caso j resolvido. Cuidado com as palavras, porque ela tem o poder de abenoar, ou amaldioar aqueles que esto ouvindo. Perguntas e respostas 1) O que tica no plpito 2) Segundo a apostila, correto o pregador ficar fazendo com que as pessoas olhem para um lado e outro, dizendo frases de efeito repetidamente? 3) O que um sermo Cristocntrico? 4) E correto falar mal de outras igrejas em cima do plpito? 5) Qual a maneira correta de usar o microfone? 6) Qual o tempo recomendado para se dar uma introdutria? 7) certo o pregador ficar olhando s para uma pessoa, Justifique sua resposta? 8) Como preparar um sermo eficaz 9) O que devemos observar para ser um bom pregador? 10) Com a lio que voc aprendeu hoje, o que voc mudaria na sua igreja?

Das könnte Ihnen auch gefallen