Sie sind auf Seite 1von 3

DEFINIO DOS HBITOS. O hbito a interseo entre o CONHECIMENTO, a HABILIDADE e o DESEJO. O conhecimento o paradigma terico, o que fazer e o porqu.

u. A habilidade o como fazer. E o desejo a motivao, o querer fazer.

INTERDEPENDNCIA 6. Crie Sinergia 5. Procure Primeiro Compreender depois ser Compreendido 4. Pense Ganha/Ganha INDEPENDNCIA 3. Primeiro o mais importante 2. Comece com objetivo em mente 1. Seja Proativo DEPENDNCIA
VITRIA PARTICULAR VITRIA PBLICA

VITRIA PARTICULAR

Atravs da nossa autoconscincia podemos avaliar e aprender com a experincia alheia, bem como com a nossa. E esse tambm o motivo pelo qual podemos criar e romper com os hbitos. Mapas sociais: Determinismo Gentico Tudo o que somos vm do DNA, herana gentica. Passa de uma gerao para outra. Determinismo Psquico Tudo culpa dos pais. Educao e Experincias de infncia deram forma s tendncias de sua personalidade e estrutura de seu carter. Determinismo Ambiental Algum ou algo em seu meio ambiente de convivncia e interaes sociais responsvel por sua situao.

Cada um desses mapas se baseia na teoria ESTMULO/RESPOSTA

ESTMULO

RESPOSTA

ENTRE O ESTMULO E A RESPOSTA Entre o estmulo e a resposta encontra-se a liberdade de escolha de cada ser humano. A liberdade de escolha abrange os outros dons que temos como seres humanos. Alm da AUTOCONSCINCIA temos a IMAGINAO - a capacidade de criar , na mente, imagens, que transcendem a realidade presente. Na conscincia temos um entendimento profundo do que certo e errado, dos princpios que governam nosso comportamento, e a noo do grau em que nossos pensamentos e aes esto em harmonia com eles. Temos tambm a VONTADE INDEPENDENTE a capacidade de agir conforme manda a autoconscincia, livre de qualquer influncia. Ns podemos fazer novos programas para ns mesmos. Entre o estmulo e a resposta, encontra-se nosso maior poder a liberdade de escolha.

DEFININDO A PROATIVIDADE Ns, como seres humanos, somos responsveis por nossas prprias vidas. Nosso comportamento resulta de decises tomadas, no das condies externas. Temos a capacidade de subordinar os sentimentos aos valores. Possumos iniciativa e responsabilidade suficientes para fazer os fatos acontecerem. Pessoas superproativas acostumam-se com a responsabilidade. No colocam a culpa por seu comportamento em circunstncias, condies ou condicionamentos, baseado em sentimentos. Nossa vida s ser conseqncia das condies e dos condicionamentos se deixarmos que estes fatores controlem nossa mente, por deciso consciente ou omisso. Se esta for a opo nos tornamos REATIVOS. As pessoas reativas so afetadas pelo ambiente fsico.

ESTMULO

LIBERDADE DE ESCOLHA

RESPOSTA

AUTOCONSINCIA IMAGINAO CONSCINCIA

VONTADE INDEPENDENTE

A capacidade de subordinar um impulso a um valor a essncia de uma pessoa proativa. Os reativos so levados por sentimentos, circunstncias, condies e ambientes. Os proativos so guiados pelos valores, cuidadosamente pensados, selecionados e interiorizados. Os proativos continuam sendo influenciados pelos estmulos externos, sejam estes sociais, fsicos ou psicolgicos. Mas, as respostas aos estmulos, consciente ou inconsciente, uma escolha baseada em valores. nosso consentimento, nossa permisso para que as coisas aconteam a ns que nos fere, muito mais que os eventos propriamente ditos. No o que acontece que nos magoa, mas a resposta que damos ao episdio. claro que os fatos podem nos atingir fsica ou economicamente pode nos causar dor. Mas nosso carter ou identidade bsica no precisam ser necessariamente atingidos. Na verdade as experincias mais difceis tornam-se os cadinhos que forjam nosso carter e aprimoram a fora interior, a liberdade para lidar com as situaes difceis no futuro e para estimular os outros a fazerem o mesmo.

TOMANDO A INICIATIVA Nossa natureza bsica nos torna ativos, no passivos. Temos o poder de escolher a resposta e de criar circunstncias. Tomar iniciativa significa reconhecer a responsabilidade de fazer com que as coisas aconteam. Muita gente espera que algo acontea ou que algum tome conta delas. Aprenda a usar o seu RI (Recursos e Inciativa). Orientar as pessoas no sentido da responsabilidade no diminui ningum.

SER ATIVO OU PASSIVO O crescimento e as oportunidades esto reservados para os ativos.

Das könnte Ihnen auch gefallen