Sie sind auf Seite 1von 23

Universidade de Braslia

FACE Faculdade de Administrao, Contabilidade, Economia, Cincias da Informao e Documentao Departamento de Economia Introduo Economia

Macroeconomia
Roberto de Ges Ellery Jnior
1. Introduo

At agora voc estudou elementos importantes sobre como o preo de um produto determinado. Aprendeu como so obtidas as demandas e as ofertas individuais, como possvel a partir destas obter a demanda e a oferta de mercado e, finalmente, como a interao entre oferta e demanda permite obter o equilbrio de mercado. Tambm foi discutido quando a equilbrio de mercado bom e que significa ser bom em economia.

Este tipo de estudo muito importante, pois nos fornece elementos para saber porque um par de sapatos vale mais do que uma camisa ou o que acontecer se o governo cobrar impostos de industrias poluentes. Entretanto muitas vezes ao acompanhar o noticirio econmico as referncias so feitas economia de um pas inteiro e no a um mercado especfico.

Desta forma muito comum nos referirmos a economia americana como sendo mais rica que a brasileira. Tambm falamos que a taxa de juros no Brasil muito alta e, por isto, a economia no volta a crescer e o desemprego permanece alto. Outras vezes lemos que o consumo est caindo e, desta forma, no devemos esperar que as coisas melhorem no prximo ano.

Note-se que na primeira afirmativa no especificamos quais famlias americanas so mais ricas do que as brasileiras. Quando falamos de taxa de juros no nos referirmos sobre que setor da economia pede dinheiro emprestado e em quais circunstncias, da mesma forma no definimos se o desemprego de engenheiros ou de pedreiros. Por fim nada foi dito se o consumo que est caindo o de brinquedos ou o de alimentos.

Introduo Economia

Em todas as afirmativas nos referimos a economia de um pas como um todo, simplesmente no nos preocupamos em diferenciar as famlias e as firmas que residem no mesmo pas. De certa forma como se estivssemos falando da soma de todas as famlias e todas as firmas de um determinado pas.

Certamente voc j se deparou com esta idia de tratar a economia de um determinado pas como um todo, isto feito diariamente nas pginas de economia de todos os jornais do pas. Mesmo que voc no tenha por hbito ler as pginas econmicas dos jornais, o que certamente no o caso para maioria dos alunos da UnB, este tipo de lgica foi utilizada na unidade sobre Contas Nacionais.

Quando aprendemos Contas Nacionais vimos como medir o produto de todo um pas. Tambm foi visto como se calcula o consumo de toda uma economia, o que investimento e como este se relaciona com a poupana e porque o gasto pblico contabilizado em separado. Uma das grandes lies daquela unidade foi que o produto de toda a economia deve ser igual a soma dos gastos, ou seja, se somarmos o consumo das famlias com o consumo do governo e adicionarmos o investimento o total ser exatamente igual ao PIB1. Aprender a medir os agregados econmicos2 um passo importante para entender o que se quer dizer quando no referimos a uma economia como um todo. Porm em algum momento podemos ficar curiosos sobre a possibilidade de elaborar uma teoria que busque explicar o comportamento destas variveis agregadas.

A macroeconomia parte da economia que estuda o comportamento das variveis econmicas agregadas. Os macroeconomistas costumam estudar problemas como o crescimento econmico, a existncia de recesses, a inflao, o desemprego e etc. A anlise sempre feita para a economia como um todo, no existe preocupao com os comportamentos individuais de cada agente.

O Prof. Mario Henrique Simonsen costumava fazer uma analogia entre o estudo de economia e o estudo de uma floresta. Segundo este professor a microeconomia o equivalente a estudar as rvores individuais sem se preocupar com a floresta como um todo. Por outro lado a macroeconomia seria o equivalente a estudar aspetos da floresta como um todo sem se preocupar com cada uma das espcies. Assim classificar as espcies de uma floresta e determinar as
1

Para os que no lembram o PIB o valor total da produo de bens e servios finais obtidos por um pas em territrio nacional, em determinado perodo de tempo, usualmente um ano. Em geral, a produo medida em unidades monetrias. Quando um economista fala de agregado econmico ele est se referindo a uma varivel que representa a soma de decises de vrias famlias ou firmas. Assim, o consumo agregado a soma de tudo que foi consumido pelos residentes no Brasil, enquanto o produto agregado igual ao PIB. Introduo Economia

famlias de cada uma seria associado ao trabalho de um microeconomista, enquanto caracterizar o ecossistema e discutir tpicos como grau de umidade ou nvel de preservao ambiental seria o equivalente ao trabalho de um macroeconomista.

No restante desta unidade vamos nos dedicar a estudar algumas teorias macroeconmicas. Nossa ateno direcionada a como se determina o PIB de um pas, quais os mecanismos que igualam a poupana e o investimento, como a moeda aparece na economia e quais as causas da inflao.

2. Controvrsias em Macroeconomia

Antes de seguirmos para uma discusso sobre os principais aspectos da macroeconomia temos de tratar de uma caracterstica marcante da macroeconomia que no costuma ajudar em nada os que esto se iniciando nesta cincia. Em geral os macroeconomistas no possuem uma explicao consensual para os principais fenmenos macroeconmicos.

Recentemente uma revista de economia e finanas fez uma srie de propagandas onde apareciam manchetes com opinies de vrios economistas opinando sobre temas de macroeconomia. O que chamava ateno que as opinies eram completamente incompatveis umas com as outras, um exemplo a taxa de juros. Na primeira manchete um economista afirmava que a taxa de juros estava muito alta e causava desemprego, sua recomendao era baixar a taxa de juros. Na segunda manchete um outro economista alertava para necessidade de aumentar a taxa de juros como forma de evitar a volta da inflao. O anuncio terminava com um terceiro economista elogiando o Banco Central por manter a taxa de juros no patamar ideal.

De fato a discordncia entre os economistas, em particular os que atuam na rea de macroeconomia, to grande que j se tornou folclrica. Todos sabem que um par de economistas sempre possue pelo menos trs opinies distintas, e uma quarta para justificar os problemas das outras.

As principais divergncias entre os macroeconomistas remontam ao trabalho de um economista ingls chamado John Maynard Keynes, segundo alguns o maior economista do sculo XX. Keynes atou na primeira metade do sculo XX, participou ativamente dos acordos econmicos realizados ao final das duas grandes guerras, de certa forma foi o inspirador da ordem econmica

Introduo Economia

vigente desde o final da Segunda Grande Guerra3, instituies como o Fundo Monetrio Internacional (FMI) e o Banco Mundial devem seu nascimento ao trabalho de John Keynes.

Alm de participar ativamente dos debates econmicos de sua poca, Keynes fez uma crtica terica avassaladora, pelo menos foi o que se pensou poca, da teoria econmica ento vigente. O fato que motivou a crtica de Keynes foi a Grande Depresso de 1929.

Naquela poca a lgica econmica partia da idia de que o mercado sempre era capaz de determinar um preo que igualasse a quantidade ofertada e demandada de qualquer bem ou servio. Isto deveria ser verdade inclusive no mercado de trabalho.

Desta forma as famlias escolhiam quanto desejavam trabalhar e as firmas escolhiam o quanto contratar de mo-de-obra. O mercado ento determinava o salrio de equilbrio, ou seja, o salrio que fazia com que a quantidade de horas que as famlias desejassem trabalhar fosse exatamente igual a quantidade de horas de trabalho que as empresas desejassem contratar.

Uma vez que o mercado determinasse as horas de trabalho, a tecnologia vigente determinava o quanto seria produzido. Como a despesa deve sempre ser igual ao produto no havia nenhuma possibilidade de que no existisse demanda suficiente para tudo o que foi produzido. Note-se que segundo esta lgica as pessoas s no trabalhavam se achassem que o salrio era muito baixo para compensar as horas de lazer perdidas e as empresas nunca ficariam com estoques que no fossem desejados.

Durante boa parte do sculo XIX e o incio do sculo XX esta lgica parecia impecvel na sua explicao do funcionamento de uma economia, por isto comum se referir a esta escola de pensamento como escola clssica. Porm, como justificar a Grande Depresso partindo do pressuposto que o mercado de trabalho sempre determina o salrio de equilbrio?

Se este fosse o caso, por que existiam filas de pessoas desempregadas? Se as firmas eram capazes de vender tudo o que produziam, por que existiam tantos estoques indesejados? Como explicar que o Brasil estivesse queimando sua safra de caf se sempre existia uma demanda para todos os bens produzidos?

Segundo Keynes a razo de tudo isto que o modo de pensar dos economistas clssicos estava simplesmente errado, ou, na melhor das hipteses, s era vlido para o caso raro em que
3

Apesar de ter participado das negociaes de Versalhes, Keynes sempre foi um crtico severo das penalidades impostas Alemanha e, de certa forma, antecipou a crise que abalaria este pas e que, em ltima instncia, levou a Segunda Guerra Mundial. Introduo Economia

ningum estivesse desempregado. Primeiro Keynes discordava da idia que as famlias decidiam o quanto trabalhar comparando o salrio com o valor do tempo de lazer perdido. Desta forma a idia que as pessoas estavam sem trabalhar porque valorizavam o lazer no fazia qualquer sentido. Com isto o conceito de equilbrio no mercado de trabalho no tinha nenhuma aplicao prtica

Sem o equilbrio no mercado de trabalho Keynes teve de criar outra forma de determinar o produto, esta estaria relacionada demanda total de uma economia. Segundo Keynes as decises de despesas com consumo privado, investimento e gasto pblico eram quem condicionavam a deciso da firma produzir. Se no existisse demanda as firmas reduziriam a produo, causando desemprego e jogando o pas em uma recesso.

Note-se que este raciocnio exatamente o oposto da lgica do modelo clssico. Em ambos os casos o valor do produto deve ser igual ao da despesa total, isto um resultado contbil e no pode discutido. Porm no modelo clssico a quantidade produzida que determina a despesa enquanto no modelo keynesiano a despesa que determina a quantidade produzida. Por isto as vezes chamamos os economistas de tradio clssica de economistas do lado da oferta e os de tradio keynesiana de economistas do lado da demanda.

Pela lgica keynesiana durante uma recesso o governo poderia incentivar a recuperao da economia aumentando seus gastos e, desta forma, contribuindo para o aumento da despesa total, o que levaria a um aumento da produo e o do emprego. Na lgica clssica uma recesso era o efeito de um distrbio passageiro na produo ou no desejo das famlias trabalharem. O melhor que o governo faz reduzir seus gastos para adequ-los a possvel perda de receita.

Assim como no caso da propaganda da revista citada anteriormente, so duas indicaes contrrias sobre o mesmo tema. Agora sabemos que elas no so conseqncias de implicncia ou descuido, porm refletem vises diferentes do funcionamento do sistema macroeconmico.

No decorrer desta unidade vamos encontrar vrias situaes semelhantes, sempre que possvel faremos referncias as abordagens da teoria clssica e da teoria keynesiana. Por enquanto devemos ter em mente que meio sculo de debates entre macroeconomistas no foi capaz de levar uma concluso sobre qual das escolas possui uma explicao correta para o funcionamento da macroeconomia. No devemos tentar chegar a esta concluso em uma unidade de um curso introdutrio de economia.

3. Determinao da Renda na tica Keynesiana O Modelo do Multiplicador

Introduo Economia

Como foi visto na seo anterior a Teoria Keynesiana prope que a renda e o produto so determinados pela despesa total de um pas. Desta forma para entender a proposta de Keynes importante analisar cada um dos elementos da despesa total. Do estudo das Contas Nacionais sabe-se que a despesa de um pas igual a soma do consumo privado, do investimento, dos gastos pblicos e das exportaes lquidas.

Por simplicidade a discusso ficar limitada ao caso de uma economia fechada. Desta forma, denotando por D a despesa total vale a seguinte expresso:

D =C + I +G
onde C representa o consumo privado, I o investimento e G representa o gasto pblico.

(1)

A hiptese fundamental para dar continuidade anlise diz respeito ao comportamento do consumo privado. De acordo com Keynes este dependeria da renda das famlias, de modo que quanto maior a renda de uma famlia maior seria a quantidade consumida. Alm disto a Teoria Keynesiana supe que a cada aumento (ou reduo) de R$ 1,00 na renda o consumo da famlia aumenta (ou diminui) em um valor inferior a R$ 1,00.

Ao valor do aumento do consumo associado a um aumento de um real na renda, Keynes chamou de propenso marginal a consumir. Logo a segunda parte da hiptese keynesiana para o consumo equivalente a afirmar que a propenso marginal a consumir um nmero entre zero e um.

Uma vez determinado o comportamento do consumo e estabelecido que a renda ser igual a despesa possvel escrever a equao acima na seguinte forma:

Y = C (Y ) + I + G

(2)

onde Y representa a renda. Desde que o investimento e o gasto do governo no dependam da renda a equao acima pode ser resolvida de forma a determinar o valor de Y para cada valor de G e de I, para isto basta estabelecer uma forma para a funo consumo.

Uma hiptese bastante utilizada entre macroeconomistas da linha keynesiana que a funo consumo linear, ou seja:

C (Y ) = C A + cY

(3)
Introduo Economia

Nesta especificao C A representa o consumo mnimo necessrio para manuteno da vida em padres socialmente aceitveis, de forma que este mnimo de consumo existir mesmo quando a renda for zero. Trata-se da parte do consumo que no depende da renda, por vezes chamado de consumo autnomo. A propenso marginal a consumir ser dada por c, isto verdade porque se a renda aumentar de um real o consumo vai aumentar de c reais4.

Conhecida a forma da funo consumo possvel resolver a equao descrita em (2) para determinar a renda de equilbrio. Antes de passar a soluo desta equao interessante ilustrar graficamente o processo de soluo, isto feito na Figura 1.

Na Figura 1 a reta Y = Y possui inclinao igual a um, de modo a representar a funo identidade. A reta D = C(Y) + I + G representa a despesa e possui inclinao igual a propenso marginal a consumir, que menor do que um. Como as inclinaes das duas retas so diferentes, es isto ser verdade sempre que a propenso marginal a consumir for menor do que um, as duas retas vo se cruzar em algum ponto. O ponto em que as retas se cruzam o ponto de equilbrio, denotado por E, neste a despesa igual renda.

Figura 1: Determinao do Equilbrio de Acordo com a Teoria Keynesiana

DA
DA = Y

D = C(Y) + I + G

45

Para os que tem conhecimento de clculo basta derivar C(Y) em funo de Y. Para os que no possuem conhecimento de clculo o resultado pode ser obtido a partir da definio de propenso marginal a consumir. Para isto note que C(Y+1) = CA+c(Y+1) = CA+cY +c, de forma que C(Y+1)-C(Y) = CA+cY +c - CA+cY = c. Logo, um aumento de um real na renda leva a um aumento de c reais no consumo.
Introduo Economia

A soluo do modelo ilustrada na Figura 1 tambm pode ser obtida algebricamente. Para isto basta substituir a equao (3) na equao (2) de forma a obter:

Y = C A + cY + I + G
Resolvendo a equao acima para Y encontra-se:

Y=

CA + I + G 1 c

(4)

a expresso em (4) representa o valor da renda no ponto E da Figura 1. Desta forma, o valor de equilbrio da renda igual a soma dos gastos autnomos5 dividida por um menos a propenso marginal a consumir.

Observando a expresso (4) possvel perceber que quanto maior a propenso marginal a consumir, maior ser a renda de equilbrio. Este resultado fornece os fundamentos para a teoria do multiplicador keynesiano. Visto que a proposta central de Keynes que a demanda determina a renda de equilbrio, a concluso de que quanto mais consumistas forem as pessoas, maior ser a renda do pas no chega a ser surpreendente.

3.1 O Princpio do Multiplicador

Considere o modelo de determinao da renda apresentado acima com uma propenso marginal a consumir igual a 0,8. Suponha que a soma dos gastos autnomos seja igual a R$ 1.000,00 e que o governo decida aumentar seus gastos em R$ 100,00. Pela expresso (4) fcil perceber que o aumento do gasto pblico levar a um aumento da renda, a questo relevante saber de quanto ser este aumento. Para responder esta pergunta podemos utilizar os conhecimentos da seo anterior e calcular a renda de equilbrio nos dois casos. No primeiro caso a soma dos gastos autnomos igual a 1.000 e a propenso marginal a consumir igual a 0,8 implicam que a renda de equilbrio ser:

Y0 =

C A + I + G 1000 1000 = = = 5000 1 c 1 0,8 0,2

Por gastos autnomos entendem-se os gastos que no dependem da renda, so eles: consumo autnomo, investimento e gasto pblico. Introduo Economia

No segundo caso o aumento dos gastos do governo em R$ 100,00 faz com que a soma dos gastos autnomos seja igual a R$ 1.100,00. Aplicando este resultado na expresso (4) temos que a nova renda ser dada por:

Y1 =

1100 = 5500 0,2

Comparando os dois resultados observa-se que um aumento de R$ 100,00 no gasto do governo causou um aumento de R$ 500,00 na renda de equilbrio.

O fato que um aumento do gasto pblico, ou de qualquer componente dos gastos autnomos, leva a um aumento mais do proporcional na renda de equilbrio conhecido como fenmeno do multiplicador. A partir destes resultados economistas de tradio keynesiana defendem que durante uma recesso o governo deveria aumentar seus gastos como forma de aquecer a economia.

A origem o fenmeno do multiplicador est intrinsecamente relacionadas as hipteses de que a despesa determina a renda de equilbrio e de que o consumo depende fundamentalmente da renda. Analisando com mais cuidado o exemplo anterior possvel identificar o funcionamento do multiplicador.

O aumento do gasto pblico em R$ 100,00 causa inicialmente um aumento da despesa, e da renda, no mesmo valor. Ocorre que este aumento de R$ 100,00 da renda levar a um aumento do consumo de R$ 80,00, pois a propenso marginal a consumir igual a 0,8 implica que aumento de um real na renda leva a um aumento de oitenta centavos no consumo. Como a renda de equilbrio deve ser igual a soma do consumo, do investimento e do gasto pblico o aumento de R$ 80,00 no consumo causa um novo aumento na renda. Este causar um novo aumento no consumo e assim por diante. A Tabela 1 ilustra este fenmeno.

Tabela 1: Multiplicador Keynesiano

Valor da Renda R$ 5000,00 R$ 5.100,00 R$ 5.180,00 R$ 5.244,00 R$ 5295,20

Aumento na Renda

Aumento no Consumo

R$ 100,00 R$ 80,00 R$ 64,00 R$ 51,20 R$ 80,00 (=0,8 100) R$ 64,00 (=0,8 80) R$ 51,20 (=0,8 64)

Introduo Economia

Como pode ser observado na Tabela 1 o aumento da renda em cada perodo ser igual ao aumento anterior multiplicado pela propenso marginal a consumir, que igual a 0,8. Desta forma a coluna central da Tabela 1 representa uma progresso geomtrica com termo inicial igual a cem e razo 0,8. O aumento final da renda ser igual a soma dos termos desta progresso geomtrica.

Sabemos da matemtica que o valor da soma dos termos de uma progresso geomtrica infinita com termo inicial igual a a 0 e razo q dado por:

S=

a0 1 q

usando este resultado no problema da Tabela 1 temos que a variao total da renda ser igual a:

Y =

100 100 = = 500 1 0,8 0,2

onde Y representa a variao na renda. Note que este valor exatamente igual ao que tnhamos encontrado quando calculamos as duas renda de equilbrio no exemplo do incio da seo. Este resultado ser sempre verdadeiro pois tratam-se de duas formas de resolver o mesmo problema matemtico.

Podemos generalizar a frmula acima se observarmos que o primeiro termo da progresso geomtrica ser sempre igual a variao inicial da despesa do governo (ou do investimento, ou do consumo autnomo) e que a razo ser sempre igual a propenso marginal a consumir. Chamando de G a variao do gasto pblico temos que a variao na renda ser dada por:

Y =

G 1 c

Dividindo-se os dois lados da expresso acima por G chega-se ao resultado:

1 Y = G 1 c

(5)

Introduo Economia

O lado esquerdo da equao em (5) representa o quanto ser o aumento da renda de equilbrio em proporo ao aumento do gasto pblico. O lado direito fornece a frmula geral para o multiplicador dos gastos autnomos.

Alm do apelo matemtico, o multiplicador dos gastos autnomos possui uma slida interpretao econmica, pelo menos do ponto de vista dos economistas keynesianos. Como dissemos Keynes acreditava que as firmas reduziam a quantidade produzida devido a falta de demanda efetiva. Caso o governo aumentasse seus gastos ele estaria criando uma demanda, esta nova demanda faria com que algumas firmas levassem sua produo.

Para aumentar a produo as firmas contratariam novos trabalhadores. Estes passariam a receber um salrio que seria gasto com novos produtos. As firmas que produzem os bens e servios demandados pelos trabalhadores recm empregados tambm teriam de aumentar a sua produo, o que as faria contratar novos trabalhadores. A repetio infinita deste ciclo virtuoso seria a responsvel pelo efeito multiplicador dos gastos6.

3.2 Poupana, Investimento e Determinao da Renda no Modelo Keynesiano

Conhecido o argumento do multiplicador e suas conseqncias sobre a elaborao de polticas econmicas de ajustamento ao ciclo passa a ser interessante analisar a determinao da renda sobre a tica da poupana e do investimento. Este tipo de anlise ser de grande utilidade para estabelecer um contraste entre as teorias clssicas e keynesianas.

Quando do estudo das Contas Nacionais foi visto que a poupana igual a parte da renda no consumida. No caso de uma economia fechada o consumo feito pelo governo e pelas famlias, de forma que a poupana ser igual a renda menos o consumo das famlias e o consumo do governo, ou seja, S (Y ) = Y C (Y ) G .

Usando a hiptese sobre a forma da funo consumo possvel escrever a funo poupana como:

S (Y ) = Y C A cY G = (1 c)Y (C A + G ) = sY (C A + G )

(6)

Este tipo de lgica faz com que existam algumas mximas associadas s polticas keynesianas de aquecimento da economia. Uma delas diz que durante uma recesso o governo faz bem em contratar trabalhadores em dois turnos. O turno da manh seria usado para cavar buracos, no turno da tarde os trabalhadores tampariam os buracos cavados pela manh.
Introduo Economia

onde s = 1 c , representa a propenso marginal a poupar. Note que a varivel fundamental para determinar a poupana a renda e no a taxa de juros.

Para determinar a renda de equilbrio nesta nova formulao basta escrever a equao (3) na forma Y C G = I , ou seja usa-se o fato que no equilbrio a poupana igual ao investimento. A Figura 2 ilustra a soluo grfica do modelo pela tica da poupana e do investimento.

Figura 2: Determinao do Equilbrio Pela tica da Poupana e do Investimento

S, I

S(Y) = sY (CA + G)

Na Figura 2 o investimento representado por uma linha reta pois este no depende da renda. A poupana uma funo crescente da renda, quanto maior a renda maior a poupana, porm com inclinao menor do que um. O equilbrio ocorre no ponto em que a poupana igual ao investimento.

Este tipo de formulao permite chegar a um resultado bastante curioso chamado paradoxo da parcimnia. Suponha que uma determinada sociedade resolva ser mais poupadora, de forma que aumente a propenso marginal a poupar.

O aumento da propenso marginal a poupar implica em uma reduo da propenso marginal a consumir, pois as duas devem somar um. Com a reduo da propenso marginal a consumir ocorrer uma queda na renda de equilbrio, cujo valor depender da prpria propenso marginal a

Introduo Economia

consumir. Uma vez que a poupana determinada pela renda esta queda na renda de equilbrio pode fazer com que no final o desejo de poupar mais leve a uma reduo da poupana.

4. Investimento e Poupana na Perspectiva Clssica O Mercado de Fundos Emprestveis

Como vimos a teoria keynesiana prope que a poupana depende da renda enquanto, na verso simples apresentada7, o investimento tratado como um valor fixo, que no depende da renda. O resultado imediato destas hipteses que no existe nenhuma fora no mercado que faa com que a poupana se iguale ao investimento.

A ausncia de foras de mercado capazes de igualar o investimento e a poupana uma das principais caractersticas dos modelos keynesianos. De fato, as diferenas entre os investimentos desejados pelas firmas e o investimento que elas de fato realizam, sendo este ltimo, por definio, igual a poupana. um dos principais elementos que leva Keynes a acreditar que o mercado no capaz de, sozinho, garantir que no ocorram crises gigantescas nos moldes da Grande Depresso de 1929.

Entretanto, como vimos, os argumentos de Keynes no foram capazes de converter todos os macroeconomistas. Vrios continuam trabalhando com a premissa clssica de que existem foras no mercado capazes de garantir a que a oferta e a demanda se igualem em qualquer mercado. Se este for o caso no h porque acreditar que o mercado seja incapaz de garantir a igualdade entre poupana e investimento.

Quando as famlias decidem poupar parte de suas rendas elas devem encontrar algum disposto a pagar para poder usar este dinheiro. Desta forma possvel ver a poupana como uma oferta de recursos que sero emprestados no mercado, para ser preciso a poupana consiste na oferta de fundos emprestveis. Por outro lado quando uma firma decide fazer um investimento ela precisa encontrar algum que esteja disposto a financiar este gasto. De modo que as firmas demandem os fundos emprestveis ofertados pela famlia, segundo esta lgica o investimento pode ser visto como demanda por fundos emprestveis.

Imagine que as famlias decidam poupar uma quantidade muito pequena em relao ao que as firmas desejam investir. Neste caso natural que as firmas disputem estes poucos recursos oferecendo um pagamento cada vez maior em troca do emprstimo. Este pagamento maior pelo emprstimo toma forma de uma taxa de juros mais elevada. Assim possvel afirmar que quando ocorre um excesso de demanda no mercado de fundos emprestveis a taxa de juros sobre.
7

Em verses mais sofisticadas o investimento depende da taxa de juros. Em ambos os casos o argumento que segue justificvel. Introduo Economia

O aumento da taxa de juros funciona como um incentivo para que as pessoas resolvam poupar ainda mais, afinal a perda de consumo no presente ser melhor recompensada no futuro. Fenmeno contrrio deve ocorrer no caso de as famlias pouparem mais do que as firmas desejam investir. Neste caso a existncia de recursos sobrando far com que a taxa de juros caia e, conseqentemente, levar a uma queda na poupana.

Note que da maneira apresentada o mercado de fundos emprestveis funciona exatamente como qualquer um dos outros mercados estudados nas unidades de microeconomia, com a peculiaridade que a taxa de juros desempenha o papel de preo. A poupana corresponde a oferta, de forma que a quantidade ofertada de poupana ser tanto maior quanto maior for a taxa de juros. O investimento corresponde demanda, quanto maior for a taxa de juros menos ser a quantidade de investimento realizado. A Figura 3 ilustra este mercado.

Figura 3: Mercado de Fundos Emprestveis

Taxa de Juros Oferta (poupana)

Demanda (investimento)

Fundos emprestveis (R$)

Na Figura 3, a taxa de juros de equilbrio representada por r e quantidade de investimento e de poupana no equilbrio representada por Q. Caso ocorra algum desequilbrio entre poupana e investimento, a taxa de juros vai aumentar ou diminuir de forma a estabelecer a igualdade entre estas duas variveis. Nesta perspectiva as foras de mercado so capazes de garantir a igualdade entre poupana e investimento, de forma que no h espao para crises causadas por excesso de poupana e escassez de consumo.

Introduo Economia

Uma conseqncia imediata desta diferena entre a perspectiva do mercado de fundos emprestveis e o modelo keynesiano da seo anterior a forma como a economia reage a um aumento dos gastos do governo desacompanhado de um aumento nos impostos. No caso keynesiano, foi visto que este aumento de gasto leva a um aumento da renda, que deve acabar por aumentar a poupana das famlias uma vez que esta funo da renda.

Do ponto de vista do mercado de fundos emprestveis o aumento do gasto pblico deve ser financiado de alguma forma. Como no ocorreu um aumento de impostos o governo ter de pegar emprestado parte da poupana para financiar seus gastos. Este comportamento implica em uma queda no total de recursos disponvel para emprstimos s firmas, o que equivale a um deslocamento para esquerda da oferta de fundos emprestveis. Como sabemos, um deslocamento da oferta para esquerda causa um aumento no preo e uma reduo na quantidade. No contexto do mercado de fundos emprestveis isto significa um aumento da taxa de juros e uma queda tanto na poupana quanto no investimento privado. A Figura 4 ilustra este fenmeno.

Figura 4: Gasto Pblico e o Mercado de Fundos Emprestveis

Taxa de Juros r' r

Oferta aps o aumento dos gastos pblicos Oferta (poupana)

Demanda (investimento)

Q'

Fundos emprestveis (R$)

Na Figura 4 as variveis r e Q representam os valores, respectivamente, da taxa de juros e do total poupado (que igual ao investido) aps o aumento dos gastos pblicos. Note que, ao contrrio do previsto no modelo keynesiano, ocorre uma reduo na poupana. O exemplo ilustra

Introduo Economia

como ao partir de pressupostos diferentes possvel chegar a resultados contraditrios. Este um dos principais problemas da macroeconomia.

4. Economia no Longo Prazo O Crescimento Econmico

Estudar o crescimento econmico significa buscar a resposta para uma das mais inquietantes dentre as perguntas que a economia busca responder, qual seja, a razo de existirem pases ricos e pases pobres. Segundo Robert Lucas, economista laureado com o premio Nobel em 1995, uma vez que algum se volta ao estudo do crescimento econmico fica quase impossvel dedicar ateno a qualquer outro tema.

Um fato notvel que pequenas diferenas entre taxas de crescimento de longo prazo podem fazer a diferena entre pases ricos e pobres. Tratando deste tema Barro e Sala-I-Martin (1995) argumentam que se a taxa de crescimento, considerada como a taxa de crescimento do PIB per-capita, dos EUA entre 1870 e 1990 tivesse sido um por cento menor do que a observada8, a renda per-capita americana hoje seria aproximadamente igual a do Mxico.

possvel fazer um exerccio semelhante para o Brasil. Considerando-se o perodo decorrido entre 1947 e 1998, observa-se que o Brasil cresceu a uma taxa mdia de 3,07% a.a., porm esta taxa no foi uniforme ao longo destes anos. Desta forma, torna-se possvel separar a economia brasileira em sub-perodos e determinar a taxa de crescimento em cada um deles9, considere inicialmente o perodo decorrido entre 1947 e 1962, segundo Martins (2001) este perodo seria representativo da economia brasileira sob um regime democrtico, neste perodo a economia brasileira cresceu a uma taxa mdia de 4,57% a.a., se tivesse sido possvel manter esta taxa at os dias de hoje a renda per-capita brasileira seria pouco maior que o dobro da atual.

Considere agora o perodo compreendido entre 1970 e 1976, conhecido como Milagre Brasileiro, neste perodo a economia cresceu a uma taxa mdia de aproximadamente 7,61% a.a., se esta tivesse sido a taxa mdia de crescimento entre 1947 e 1998 a renda per-capita brasileira seria quase nove vezes maior que a atual, ou seja, cada brasileiro teria, em mdia, uma renda nove vezes maior que a que possui atualmente. Finalmente considere o perodo de crise que comea em 1980 e segue at 1998, neste perodo a economia brasileira cresceu a uma taxa mdia de 0,45% a.a., se esta fosse a taxa de todo o perodo entre 1947 e 1998 a renda per-capita brasileira seria aproximadamente 27% da atual. A Tabela 2 resume os dados discutidos acima.
8

Segundo estes autores o EUA cresceu a uma taxa mdia de 1,75% entre 1870 e 1990.

Nenhum dos sub-perodos considerados grande o suficiente para ser considerado como longo prazo, desta forma, estritamente falando, no se deve considerar o seguinte exerccio como a construo de possveis cenrios para a economia brasileira. O objetivo do exerccio apenas mostrar o impacto sobre o PIB de alteraes na taxa de crescimento. Introduo Economia

Tabela 2: Valores Simulados para PIB per-capita no Brasil

Perodo 1947 1998 1947 1962 1970 1976 1980 1998

Taxa de Crescimento 3,07% 4,57% 7,61% 0,45%

PIB per-capita em 1998 R$ 5.588,00 R$ 11.631,00 R$ 50.191,00 R$ 1.502,00

Simul/Observado 1,00 2,08 8,98 0,27

Como a Tabela 2 mostra, o valor do PIB per-capita extremamente sensvel sua taxa de crescimento. Desta forma, ser capaz de explicar o motivo das diferenas entre as taxas de crescimento dos diversos pases e, quem sabe, poder determinar que tipo de poltica, ou ausncia de poltica, pode ser capaz de aumentar a taxa de crescimento de longo prazo de um pas um tema de grande importncia no estudo de economia e reas afins. Este o objetivo desta unidade.

4.1 As Diversas Experincias de Crescimento

Uma das questes mais importantes relacionadas ao crescimento econmico consiste em poder explicar a razo de existirem pases ricos e pases pobres, ou seja, por que o crescimento econmico ocorre de formas e em perodos diferentes nas diversas sociedades. Esta uma questo que motiva toda a unidade, porm, antes de buscar explicaes para esta questo, importante observar os dados referentes aos vrios pases de forma a determinar o tamanho e a amplitude do problema que desejamos estudar.

Analisando esta mesma questo, Parente e Prescott (2000) resumiram alguns fatos que podem ser observados a respeito das dimenses temporais e espaciais do crescimento, os fatos reportados so:

1. Aps 1800, as rendas per-capita dos pases que lideraram a industrializao cresceram
rapidamente, dobrando a cada quarenta anos.

2. Antes de 1800, os padres de vida diferiam pouco entre os pases e no tempo. 3. As diferenas nos padres de vida cresceram dramaticamente entre 1800 e 1950 de forma
que o mundo ocidental, Europa Ocidental e Amrica do Norte, tornou-se rico e os outros pases ficaram estagnados ou cresceram muito lentamente.

4. As diferenas entre o Ocidente e o Oriente declinaram aps 1950, quando a maioria dos
pases orientais ingressou na moderna era de crescimento e experimentou taxas ainda maiores que as do ocidente.
Introduo Economia

5. As diferenas internacionais nos padres de vida dos pases diminuram entre 1950 e
1988, perodo em que a maioria dos pases alcanou um padro de crescimento como o observado no ocidente aps 1800. No mesmo perodo o Oriente se aproximou do Ocidente.

6. Ocorreram milagres de crescimento, porm apenas em pases que estavam muito atrs
da economia lder quando do inicio do milagre.

7. Pases que se atrasam para atingir um determinado nvel de renda, em geral, conseguem
dobrar este nvel mais rapidamente que os primeiros que alcanaram este mesmo nvel de renda.

Os fatos acima sugerem que o crescimento econmico foi um fenmeno que ocorreu aps a Revoluo Industrial, por isso ser chamado tambm de moderno crescimento econmico. Os pases que iniciaram este processo, ou seja os que comearam a Revoluo Industrial, experimentaram um aumento em suas rendas per-capita nunca antes visto na histria. Como conseqncia, ocorreu uma concentrao da distribuio de renda entre os diversos pases, em particular, os pases que no aderiram Revoluo Industrial sofreram uma deteriorao em seus padres de vida vis--vis os pases que estavam se industrializando.

Por outro lado, os fatos apresentados por Parente e Prescott sugerem que, uma vez que iniciem seu processo de moderno crescimento econmico, os pases pobres tendem a crescer mais rpido que os ricos. Desta forma, pode-se esperar que, uma vez que todos os pases iniciem seus processos de crescimento econmico a distncia que separa o pas mais rico do mais pobre tenda a se reduzir. Este o caso quando consideramos o Ocidente e o Oriente de forma geral.

De acordo com os dados fornecidos pela Penn World Table 5.6 relativos a renda per-capita dos pases10 em 1950 a renda per-capita do pas mais rico, os Estados Unidos, era 20 vezes maior que a do pas mais pobre, a Nigria. No ano de 1990 o pas mais rico, que continuava sendo os Estados Unidos, possua uma renda per-capita 32 vezes maior que a do pas mais pobre, que era Uganda. Este resultado mostra que o pas lder tende a se distanciar do pas mais pobre, porm pode ser argumentado que a maioria dos pases africanos, caso da Nigria e de Uganda, ainda no experimentou o moderno crescimento econmico.

Se excluirmos os pases da frica a razo entre as rendas per-capita do pas mais rico e mais pobre11 vai de aproximadamente 15 para pouco mais de 16, uma variao bem menor. Finalmente, se retirarmos a Amrica do Sul a mesma razo cai de aproximadamente 15 para 14 no

10 11

Foram considerados apenas os pases com dados disponveis para os anos de 1950, 1960, 1970, 1980 e 1990. ndia em 1950 e Paraguai em 1990. Introduo Economia

perodo entre 1950 e 1990. Como pode ser observado, e de acordo com os fatos, o processo de aproximao entre as rendas per-capita dos diversos pases no generalizado, limitando-se aos pases que ingressam no moderno crescimento econmico.

As figuras 5a e 5b mostram o histograma de distribuio das rendas per-capitas de todos os pases da amostra nos anos de 1950 e 1990. Como pode ser observado em 1990 existe uma pequena concentrao de pases com renda per-capita mais alta, esta concentrao no existia em 1950. Este pode ser um sinal de que o grupo de pases que ingressaram no moderno processo de crescimento econmico est se aproximando cada vez mais do lder, enquanto os outros pases esto se distanciando.

Figura 5: Distribuio da Renda per-capita, 1950 e 1990

4.2 Crescimento na Amrica do Sul

Na seo anterior foi visto que os pases que ingressam no processo de crescimento tendem a ter um desempenho superior aos da economia j desenvolvidas. Isto faz com estes pases retardatrios tendam a se juntar ao clube dos pases ricos. Uma questo interessante determinar se o Brasil, e a Amrica do Sul em geral, podem ser considerados como pases que comearam seus processos de crescimento.

Introduo Economia

Para responder esta questo considere o PIB per-capita mdio da Amrica do Sul se cada pas for considerado como um habitante do continente12, se esta mdia estiver se aproximando ao PIB per-capita dos Estados Unidos podemos dizer que os pases deste continente esto em um processo de crescimento. A Figura 6 mostra como o PIB per-capita da Amrica do Sul se comportou em relao ao dos Estados Unidos no perodo entre 1950 e 1990. Note-se que no possvel afirmar que a Amrica do Sul tenha iniciado seu processo de crescimento.

Figura 6: PIB per-capita da Amrica do Sul em Relao aos Estados Unidos

Um argumento que pode ser considerado o de que nem todos os pases sul-americanos so iguais. possvel que os principais pases do continente j se encontrem em um processo de crescimento, enquanto os outros estejam estacionados. Pode ser que os pases menores estejam colocando um vis nos dados da Figura 6. Para avaliar esta possibilidade a Figura 7 mostra o comportamento do PIB per-capita de alguns pases selecionados em relao ao PIB per-capita dos Estados Unidos. Mais uma vez no se pode detectar um movimento de aproximao entre estes pases e os Estados Unidos.

12

Este um procedimento comum em analises sobre crescimento que englobam vrios pases.
Introduo Economia

Figura 7: PIB per-capita de Pases Sul-Americanos Selecionados em Relao ao dos Estados Unidos

De todos os pases da Amrica do Sul considerados na Figura 7 apenas o Brasil cresceu mais do que os Estados Unidos no perodo de 1950 a 1990, entretanto deve-se considerar que o Brasil o pas mais pobre da amostra e que seu produto encontrava-se em declnio no ano de 1990.

Nas duas ltimas sees foram discutidos os principais fatos relativos ao crescimento dos diversos pases, em particular os pases da Amrica do Sul. Um fato marcante que quando um pas inicia um processo de crescimento ele tende a se aproximar dos lderes, entretanto nem todos os pases conseguiram iniciar esse processo de crescimento. A prxima seo tratar de regularidades observadas no processo de crescimento, o enfoque ser no comportamento de determinadas variveis em um pas e no na comparao entre pases.

Introduo Economia

4.3 Regularidades sobre Crescimento

Quando desejamos entender um fenmeno qualquer muito importante que observemos as regularidades empricas associadas a este fenmeno, ou seja, quais os comportamentos que costumam ser observados durante este fenmeno. Foi com essa percepo que em 1963 o Professor Kaldor listou seis regularidades que ocorrem no processo de crescimento, estas, em sua homenagem, so conhecidas como fatos estilizados de Kaldor, so eles:

1. 2. 3. 4. 5. 6.

O produto per-capita cresce com o decorrer do tempo, e sua taxa de crescimento no tende a diminuir. O estoque de capital fsico por trabalhador cresce com o passar do tempo. A taxa de retorno do capital aproximadamente constante. A razo capital/produto estvel no tempo. As participaes das rendas do capital e do trabalho na renda total no tendem a se alterar com o passar do tempo. As taxas de crescimento dos diversos pases divergem substancialmente.

Com exceo do ltimo fato estilizado, todos dizem respeito a regularidades que so observadas quando se acompanha o processo de crescimento de um determinado pas. Ser capaz de reproduzir estes fatos o primeiro desafio com o qual os modelos de crescimento se deparam.

Alm de Kaldor outros autores buscaram catalogar as regularidades do processo de crescimento, Kuznets (1973, 1981) apresenta outro conjunto de fatos, so eles:

1. medida que as economias crescem a atividade principal se modifica, inicialmente a


agricultura a mais importante, em uma segunda etapa a industria e, finalmente, o setor de servios passa a ser o mais importante. Este processo gera urbanizao, a necessidade de se trabalhar no mercado, e no em casa, e aumenta a importncia da educao.

2. O processo de crescimento tende a aumentar a importncia do comercio exterior. 3. O avano tecnolgico faz com as economias dependam cada vez menos de recursos
naturais.

4. Economias avanadas tem mais necessidade de ter o estado como arbitro das regras em
que a atividade econmica se desenvolve e como provedor de infra-estrutura.

Introduo Economia

Os fatos documentados por Kuznets reportam as mudanas que as economias sofrem a medida que se desenvolvem, em particular a mudanas setoriais e no papel do estado.

Introduo Economia

Das könnte Ihnen auch gefallen