Sie sind auf Seite 1von 8

ESTAO DE AVISOS DE ENTRE DOURO E MINHO

Circular n 1

07 . 01. 2011

VINHA
DOENAS DO LENHO
(A luta contra estas doenas no possvel sem a aplicao de medidas preventivas)
Reproduo sujeita a autorizao

Os ataques de escoriose so mais severos em Primaveras chuvosas, agravando-se quando estas se sucedem a Invernos igualmente muito chuvosos.
Consulte as fichas tcnicas ns 55 e 70 (I Srie)

ESCA
Algumas videiras atacadas, mas que conservam ainda uma parte s, podem ser recuperadas, atravs de uma poda adequada, procurando-se desta forma reconstituir a videira, mantendo-a em produo e atrasando o seu declnio definitivo.

PODRIDO DAS RAZES DA VIDEIRA (ARMILLARIA)


Na preparao de terreno para plantao de novas vinhas, devem ser retirados cuidadosamente e queimados todos os restos de madeira e razes provenientes de outras videiras, rvores ou matos anteriormente existentes no local. Durante o Inverno, devem-se arrancar as videiras atacadas pela podrido das razes (Armillaria spp.) e retirar cuidadosamente todas as razes da videira arrancada. A cova resultante do arranque deve ficar aberta at ao fim do Vero seguinte, o que pode ajudar eliminao de restos do fungo causador da doena (Armillaria). No devem plantar novas videiras no mesmo local, nem utilizar estacas de madeira no tratada. No existe tratamento eficaz contra esta doena, pelo que todas as medidas para a evitar e controlar devem ser preventivas.
Consulte a ficha tcnica n 102 (I Srie) ou 6 (II Srie)

ESCORIOSE
As varas destinadas a enxertia devem ser colhidas em cepas comprovadamente isentas de escoriose. Devem ser eliminados sistemticamente os cinco ou seis primeiros gomos da base da vara, aproveitando para enxertia apenas as pores de vara da para cima, pois esta doena afecta principalmente os gomos da base.

Impresso na Estao de Avisos de Entre Douro e Minho Realizao tcnica: J. F. Guerner Moreira (Eng. Agrnomo) Carlos Coutinho (Ag. Tcnico Agrcola) Apoio: Joo Heitor (Eng. Tec. Agr.) Impresso e expedio: C. Coutinho, L. Monteiro

Picndeos da escoriose (pontinhos negros sobre rea esbranquiada na vara)

C. Coutinho

DIVISO DE PROTECO E CONTROLO FITOSSANITRIO ESTAO DE AVISOS DE ENTRE DOURO E MINHO Quinta de S. Gens Estrada Exterior da Circunvalao, 11 846 4460 281 SENHORA DA HORA Telefone: 229 574 010 Fax: 229 574 029 E-mail: avisos.edm@drapn.min-agricultura.pt

MEDIDAS DE PREVENO DAS DOENAS DO LENHO, NA VINHA, DURANTE A PODA


Podar com tempo seco e sem vento. Podar as videiras doentes em ltimo lugar. Desinfectar os instrumentos de poda com lixvia. Evitar abrir feridas ou fazer cortes de grande superfcie nos ramos mais grossos. No fazer cortes rentes, cuja cicatrizao provoca a formao de rolhes para o interior do tronco, que dificultam a circulao da seiva. Proteger as feridas da poda maiores, com pincelagem de uma pasta fina fungicida, com unguentos de enxertia ou betume industrial. Cortar, tanto quanto possvel e queimar as varas que apresentem sintomas de esca e de escoriose. No acumular lenha de poda nos arredores das vinhas, deixando-os a durante o Inverno, pois constituem importantes focos de infeco de doenas do lenho.

no solo deve ser feita sempre antes da plantao das vinhas, por colheita de amostras de terra para anlise nematolgica. No caso da sua existncia no solo, o tratamento precoce evitar posteriores prejuzos.
Consulte a ficha tcnica n 7 (II Srie)

PREVENO DO EFEITO DE GEADAS DE PRIMAVERA NA VINHA


Nos locais mais sujeitos a geadas, a poda da Vinha deve ser efectuada o mais tarde possvel. Atrasa-se, assim, o incio da rebentao, protegendo a maior parte da nascena de cachos de eventuais geadas tardias.

POMIDEAS
CANCRO EUROPEU DA MACIEIRA

obrigatrio arrancar as videiras atacadas por esta doena, nos locais onde tenha sido detectada por anlise laboratorial, tanto em vinhas em produo, como em viveiros de ps-mes.

COCHONILHA-ALGODO
Nas vinhas infestadas, deve proceder-se durante o Inverno a um tratamento localizado, utilizando um leo mineral. Durante a poda, retirar a casca das videiras onde se veja que existem posturas (protegidas sob massas de algodo branco) e cochonilhas abrigadas para passar o Inverno, deixando-as mais expostas ao frio e aos tratamentos fitossanitrios.
Consulte a ficha tcnica n 9 (IISrie)

Em pomares onde existam focos desta doena, os cortes maiores da poda de Inverno devem ser de imediato tratadas com uma pasta fungicida ou isoladas com outro produto. Depois da poda, benfico efectuar um tratamento base de cobre (hidrxido, oxicloreto ou sulfato), sobretudo nas rvores ou nas reas do pomar afectadas.

C. Coutinho

SCAPHOIDEUS TITANUS (CIGARRINHA VECTORA DA FLAVESCNCIA DOURADA DA VINHA)

MONILIOSE
Durante a poda, devem-se eliminar frutos atacados pela moniliose mumificados, que ficam suspensos nas rvores. Estes frutos devem ser retirados do pomar e queimados junto com a lenha de poda, de modo a diminuir as possibilidades de disseminao da doena.

ARANHIO VERMELHO
Eliminar o mais possvel, durante a poda, as varas com ovos de Inverno.
Consulte a ficha tcnica n 107 (ISrie)

C. Coutinho

COCHONILHA DE S. JOS
Nos pomares onde se verifique a presena desta praga, deve haver o cuidado de praticar uma poda que torne a copa das rvores, menos densa, sobretudo na sua parte superior, contrariando a formao de chapus. Esta tcnica facilita a penetrao das caldas insecticidas e da luz, um melhor arejamento e impede o desenvolvimento de grandes populaes de cochonilha de S. Jos.
Consulte a ficha tcnica n 10 (I Srie)
Pgina 2 de 8

NEMTODES DA VINHA
As espcies Xiphinema index e Xiphinema italiae, que so transmissoras de vrus, podem causar Vinha elevados prejuzos. A sua deteco

PULGO LANGERO
Este afdeo passa o Inverno em forma de larva hibernante nos rebentos ladres junto do colo das rvores, nas fendas da casca e nos tumores produzidos nos ramos e troncos pela sua aco picadora-sugadora.
C. Coutinho

Larva de Zuzera no interior da galeria que abre no ramo da rvore

RATOS NOS POMARES


Em solos com boa drenagem, localizados junto de cursos de gua ou com abundncia de gua de rega, d bons resultados fazer o alagamento dos pomares infestados por ratos, durante o Inverno, como meio de combater esta praga. O alagamento deve ser feito em perodos curtos (1 a 2 horas), de modo a no matar as rvores por asfixia das razes.

Tumores provocados em tronco de macieira por grandes populaes de pulgo langero.

Durante o Inverno, podem ser tomadas diversas medidas para reduzir as populaes de pulgo langero: corte e queima de rebentos ladres infestados e de ramos fortemente infestados; suprimir os tumores, desinfectando as feridas com uma pasta base de cobre aplicao de um leo mineral sobre as rvores afectadas, procurando atingir bem as colnias de pulgo. Na plantao de novos pomares, devem usar-se porta-enxertos resistentes ( E.M. II, X, XII, XIII M.M. 104, 106, 109, 111; M.I. 778, 779, 789, 793). Variedades resistentes ou pouco sensveis so, por exemplo: Reineta cinzenta do Canad, Golden delicious, Golden noble, Jonathan, Pelo contrrio, Reine des reinettes, Reineta do Canada, Belle de Baskoop, Starking, so muito atacadas por este afdeo.
Consulte a ficha tcnica 51 (I Srie)

C. Coutinho

O rato mais vulgar nos pomares o rato toupeira (Microtus sp.). (Cauda curta, cabea pouco distinta do corpo, olhos pequenos, orelhas curtas e ocultas na pelagem).

Para ser eficiente, o alagamento deve ser repetido duas ou trs vezes durante o Inverno. A gua invade e destri as galerias e ninhos dos ratos e as reservas alimentares a acumuladas, obrigando-os a abandonar os pomares e matando parte deles. Pode fazer-se em macieiras, pereiras e laranjeiras. O alagamento tambm se pode fazer em pomares de pessegueiros, mas com gua sempre corrente e de forma rpida, procurando conduzi-la para as entradas das galerias dos ratos. preciso ter em conta que os pessegueiros asfixiam rapidamente quando alagados (em pouco menos de meia hora). A manuteno do pomar com um enrelvamento apenas na entre-linha e com a linha limpa de ervas, constitui uma proteco contra os ataques de ratos nos pomares.

BROCA DOS RAMOS (ZUZERA)


Em pomares de macieiras, pereiras, nogueiras, oliveiras e outras espcies, incluindo plantas ornamentais como lils, tlia, etc., devem procurar-se as entradas das galerias das larvas e proceder destruio da zeuzera com um arame grosso (de ramada), introduzido at ao fundo da galeria onde a larva se aloja. Na poda, procurar eliminar os ramos atacados com brocas activas. Recomenda-se especial ateno a pomares novos ou recm-plantados, nos quais os ataques de zeuzera podem causar elevados prejuzos.
Consulte a ficha tcnica 106 (I Srie)

Consulte coleco de fichas tcnicas em http://www.drapn.pt


Pgina 3 de 8

Maria Amlia Xavier

NESPEREIRA DO JAPO PEDRADO


Esta doena pode causar a perda total de produo das rvores atacadas. Com o Inverno a decorrer hmido e chuvoso, recomenda-se a realizao de tratamentos com produtos base de cobre (hidrxido, oxicloreto ou sulfato), at fase inicial de desenvolvimento dos frutos. A seguir a esta fase e at mudana de cor dos frutos do verde para amarelo, podem ser utilizados produtos base de dodina (SYLLIT 400 SC, SYLLIT 65 WP, DODIVAL), folpete (FOLTENE, FOLPAN 80 WDG,
FOLPETIS WG, AKOFOL 80 WDG, FOLPAN 50 WP AZUL, FOLPEC 50 AZUL, ORTHO PHALTAN, BELPRON F-50, FOLPEC 50, AKOFOL 50 WP, ORTHO PHALTAN, FOLPAN 500 SC) ou zirame (THIONIC

A data de realizao do primeiro tratamento, muito importante e deve ser determinada pelo aparecimento das pontas verdes ou avermelhadas no centro das escamas dos gomos terminais (ver o quadro seguinte). Nessa altura deve ser aplicada uma calda base de cobre, (de preferncia uma calda bordalesa, dada a sua maior persistncia). No decorrer do desenvolvimento do pessegueiro, os novos orgos que se vo formando, tero de ser protegidos contra esta doena, sobretudo se o tempo decorrer frio e chuvoso. Essa nova proteco deve ser feita com fungicidas orgnicos, dado que o cobre fitotxico para a vegetao do pessegueiro. Mais tarde, durante a vegetao, devem ser utilizados produtos base de: dodina, enxofre, metirame, tirame ou zirame.

WG, ZIDORA AG, ZICO).

PRUNIDEAS CEREJEIRA
CANCRO BACTERIANO
Recomenda-se a aplicao, logo que os gomos comecem a inchar - o que j se nota nesta altura em algumas variedades - de uma calda contendo um produto base de cobre (calda bordalesa). O tratamento deve atingir muito bem o tronco e os ramos das rvores. Lembramos que esta calda poder ainda ter um efeito de proteco de geadas fracas.

ALGUMAS MEDIDAS PREVENTIVAS


corrigir a acidez do solo, quando necessrio, aplicando calcrio; fazer um controlo adequado das ervas infestantes fazer apenas podas em verde, aps a colheita das cerejas, evitando as podas de Inverno; proteger as feridas de poda extensas ou de quebra ou corte de ramos, com uma pasta fungicida.

OLIVEIRA
OLHO DE PAVO
Recomenda-se o tratamento durante o Inverno contra esta doena, que pode provocar uma desfoliao grave das oliveiras, com um produto base de cobre (hidrxido, xido cuproso, oxicloreto) ou de difenoconazol e tebuconazol. Na Primavera deve ser aplicado zirame.
Pgina 4 de 8

PESSEGUEIRO
LEPRA DO PESSEGUEIRO
A lepra do pessegueiro uma doena sempre presente nesta regio. O seu combate, para ser eficaz, deve ser feito preventivamente e iniciado muito cedo.

TUBERCULOSE DA OLIVEIRA
(Pseudomonas

savastanoi)

Medidas preventivas durante o Inverno: Remover os ndulos, retirando os ramos que os suportam Desinfectar as feridas de poda e de cortes com uma pasta (250 gr sulfato de cobre + 250 gr de cal e 3 litros de gua) Iniciar a poda nas rvores ss e desinfectar as ferramentas de poda com lixvia Queimar a lenha de poda.

C. Coutinho

Laranjeira gravemente atingida pela gomose parasitria, com parte dos ramos j secos

CITRINOS
MLDIO OU AGUADO
Efectuar durante o Inverno, (sobretudo se ocorrerem perodos chuvosos prolongados), tratamentos contra o mldio, aplicando uma calda bordalesa. Nos locais sujeitos a geadas, esta calda pode ter um efeito protector contra o frio, se for alcalina, ou seja se contiver uma dose reforada de cal (por exemplo, 1,5 kg de sulfato de cobre + 2 kg de cal). Deve haver o cuidado de atingir com a calda toda a copa da rvore e dar ateno especial parte inferior da copa. Pode tambm ser usada outra calda base de cobre, nas formas de oxicloreto ou hidrxido e ainda especialidades base de fosetil-alumnio (ALIETTE Flash, ETYLIT Premier, FOSBEL 80 PM, ALFIL). O fosetil de alumnio combate tambm a gomose.

C. Coutinho

Tumores provocados pela tuberculose da oliveira em raminhos novos (esquerda) e tronco(direita)

C. Coutinho

Sintomas mais caractersticos: a casca do tronco junto ao colo da rvore seca e destaca-se em placas; so visveis, por vezes, escorrimentos de goma acastanhada (seiva); amarelecimento progressivo da folhagem; os ramos vo secando aos poucos, por seces, at morte da rvore. Como medidas preventivas, recomenda-se afastar do colo do tronco das rvores as guas, quer de rega, no Vero, quer as guas que correm pelos laranjais durante o Inverno. Aconselha-se tambm a limpeza das ervas junto do colo das rvores e evitar a manuteno de ramos e folhagem at ao solo (que dificultam o arejamento do tronco e permitem a permanncia da humidade em seu redor). No fundo, para reduzir a possibilidade de ataques de Phytophtora, devem ser tomadas todas as medidas que ajudem a manter seca a zona do colo e o prprio tronco da rvore. Em tratamento de rvores atingidas pela doena, pode ser utilizado sulfato de cobre ou fosetil-alumnio.

GOMOSE PARASITRIA DOS CITRINOS


Trata-se de uma doena provocada por diversas espcies do fungo Phytophthora muito comuns nos solos da regio, sendo as espcies mais comuns Phytophthora parasitica e Phytophthora citrophthora, que provocam o declnio progressivo das rvores.

VRUS DA TRISTEZA DOS CITRINOS


O vrus da tristeza dos citrinos uma doena responsvel por elevada mortalidade nos citrinos. Tem como vector mais eficaz o piolho negro dos citrinos (Toxoptera citricidus). Em face da disperso do afdeo por toda a regio de Entre Douro e Minho, e da sua possvel contribuio para a disperso do vrus da tristeza, recomenda-se:
Pgina 5 de 8

a utilizao de porta-enxertos tolerantes ao vrus, em novas plantaes (por exemplo, Poncirus trifoliata); no utilizar a laranjeira azeda como porta-enxerto, pois extremamente sensvel ao vrus da tristeza vigiar e combater o piolho negro nas rvores em que aparea.

N DE HORAS DE TEMPERATURA < 70 C - 2010/2011 (HORAS DE FRIO)


Nas fruteiras de folha caduca, para que os gomos e botes iniciem o abrolhamento, necessrio que tenha ocorrido um determinado perodo de tempo, expresso em horas, em que a temperatura fosse inferior a 7C. Esse somatrio de horas com temperaturas baixas designado por necessidades de frio. As necessidades de frio das fruteiras so muito diferentes, variando de espcie para espcie e mesmo dentro da mesma espcie, de variedade para variedade. Refira-se, por exemplo, que no grupo das prunideas (fruteiras que do fruto com caroo), as menos exigentes em frio so as amendoeiras e os damasqueiros, enquanto que as mais exigentes so as cerejeiras e as ameixeiras europeias. Dentro das pomideas (fruteiras que do frutos com pevides), por exemplo, nas macieiras existe uma grande diferena nas necessidades em frio, de variedade para variedade. Variedades menos exigentes (600 - 750 horas), so, por exemplo, Mutsu, Mc Intotosh e variedades muito exigentes (1000 - 1300 horas), so, por exemplo, Rome Beauty e Bravo de Esmolfe. Das actindeas, uma das variedades mais exigentes em horas de frio, cerca de 1000 horas, a Hayward. Em invernos amenos, os fruticultores recorrem com frequncia a vrios produtos qumicos, que aplicados no ms de Janeiro, podem substituir a falta de frio, proporcionando s fruteiras, um abrolhamento mais precoce e uma florao mais abundante e uniforme, originando frutos com maior calibre. Alguns desses qumicos so agressivos para o ambiente e podem mesmo ser perigosos para o homem quando haja contacto directo com o produto (contaminao). Em anos, como o corrente, em que se preveja uma acumulao de frio que garanta uma boa produo, de toda a vantagem evitar a utilizao de substitutos qumicos.

ELIMINAO DE LENHAS DE PODA


Toda a lenha resultante das operaes de poda e arranque de rvores e videiras, deve ser retirada do terreno e queimada o mais breve possvel. Se a lenha se destinar a consumo domstico, deve ser armazenada em lugar seco, abrigado da chuva, para impedir que os esporos dos fungos (botrytis, esca, escoriose, cancro da macieira, chumbo, etc.) se libertem na natureza, infectando rvores e videiras ss. Em vinhas, pomares e olivais onde seja usual proceder triturao e incorporao da lenha da poda no solo, deve ser previamente retirada e queimada toda a lenha proveniente de plantas afectadas pelas doenas do lenho e das razes atrs referidas.

CONTROLO DE INFESTANTES
Durante o Inverno, vantajoso manter o solo coberto com vegetao. A presena de ervas nas vinhas e pomares durante o Inverno, em nada prejudica as videiras e as rvores, quando estas esto em pleno repouso vegetativo. Uma parte das infestantes destruda pela geada, durante o Inverno. A presena de ervas infestantes contribui para a proteco do solo da eroso e para a melhoria da sua permeabilidade e da sua estrutura. Alm disso, os nitratos existentes no solo so absorvidos pelas infestantes e assim temporariamente imobilizados, em vez de serem arrastados para as guas superficiais e subterrneas, poluindo-as. Enfim, a vida microbiana do solo favorecida pela actividade das razes das ervas espontneas e pela matria orgnica que a decomposio destas plantas proporciona. No entanto, nos pomares, deve manter-se a linha limpa de ervas, para evitar possveis ataques de ratos nas razes e podrides do colo das rvores.

Pgina 6 de 8

HORAS DE FRIO (NOVEMBRO/DEZEMBRO/2010)


Local
Novembro Dezembro Soma Nov+Dez

BATATEIRA
NEMTODES DA BATATEIRA
Os nemtodes da batateira mais observados na Regio e que mais danos provocam so os nemtodes de quisto Globodera rostochiensis e Globodera pallida, vulgarmente chamados Nemtode Dourado da Batateira. Quando as infestaes so elevadas, estes nemtodes podem ter consequncias graves sobre a produo, com elevadas perdas. Durante o perodo vegetativo, podem observar-se nas plantaes reas mais ou menos circulares, em que as batateiras no se desenvolvem e acabam por secar. Como os sintomas provocados na cultura, no so especficos deste nemtodes, devem ser feitas colheitas de terra para anlise, durante o perodo em que a cultura no est instalada, para deteco deste nemtode no solo e adoptar as medidas de controlo mais adequadas. MEDIDAS PREVENTIVAS utilizar batata de semente certificada; a utilizao de variedades resistentes permite impedir a multiplicao das populaes e obter rendimentos da cultura; aumentar as rotaes (tomateiro, pimenteiro); sem solanceas

ESTAES METEOROLGICAS MANUAIS (TERMOHIGRGRAFO) S. Martinho de Mouros 228 405 633 - Resende 193 404 Ermelo Mondim de 597 Basto 311 245 Sobrado Castelo de 556 Paiva ESTAES METEOROLGICAS AUTOMTICAS ADDCON 166 236 Amares 402 Arcozlo Ponte de Lima Santa Marinha do Zezere -Baio S. Miguel da Carreira Barcelos EPA Fermil Molares - Celorico de Basto Cepes P. de Lima Correl P. de Lima Pa- Arcos de Valdevez Giela A. de Valdevez S. Torcato-Guimares Vilar do Torno e Alentm- Lousada Penso - Melgao Prado - Melgao Atei Mondim de Basto Paderne - Melgao Pinheiros - Mono Perre Viana do Castelo Oleiros- Ponte da Barca S. Cosme e S.Damio A. de Valdevez Roriz Santo Tirso Vairo Vila do Conde Ganfei - Valena 180 164 148 217 189 182 209 213 219 245 200 180 243 196 (1) (1) 186 207 184 127 183 275 347 244 352 279 276 294 300 270 319 358 319 344 361 (1) (1) 283 291 274 239 (1) 288 455 511 392 569 468 458 503 513 489 564 558 499 587 557 (1) (1) 469 498 458 366 471

no espalhar terra contaminada, tendo em ateno o transporte de terra entre as parcelas contaminadas e as ss no calado, nos rodados dos tractores e nas alfaias agrcolas; cultivar os campos contaminados em ltimo lugar; lavar alfaias agrcolas e calado, ao passar de uns terrenos a outros, sobretudo se houver terrenos contaminados confirmados; eliminar as infestantes da famlia das solanceas, como a Erva-moira, que so hospedeiros do nemtode dourado da batateira; em pequenas parcelas e estufas pode-se aplicar, como meio de luta directa contra os nemtodes, a solarizao do solo, meio natural, no qumico e no poluente. Consiste em cobrir o solo, previamente mobilizado e cuidadosamente regularizado, com um filme plstico transparente, bem esticado e preso nas pontas, no perodo de maior calor do Vero. As altas temperaturas concentradas sob a cobertura de plstico destroem nemtodes, fungos e outros organismos nocivos. no se aplicam meios de luta qumica.
__________________________________________________ Produtos fitofarmacuticos indicados nesta circular, de acordo com dados disponveis no stio web www.dgadr.min-agricultura.pt.................................................. Pgina 7 de 8

ESTAES METEOROLGICAS AUTOMTICAS CAMPBELL

Aplia - Esposende S. Cristvo de Nogueira- Cinfes Gato - Amarante Troviscoso - Mono Vila Boa de Quires Marco de Canaveses EPAMAC - Rosem M. de Canaveses S. Joo de Fontoura Resende EPA de Santo Tirso (1) faltam dados

116 114 204 185 208 189 180 167

222 (1) 313 156 (1) 306 316 360 252

338 (1) 517 341 514 505 540 419

CASTANHEIRO
DOENA DA TINTA DO CASTANHEIRO (Phytophthora spp.)
Doena muito grave, que leva morte dos castanheiros. O inculo da doena da tinta existe em grande abundncia nos solos da Regio de Entre Douro e Minho. Por outro lado, estes solos, quase sempre de natiureza cida, so favorveis ao desenvolvimento dos fungos causadores da doena. Como medida preventiva mais eficaz, aponta-se a utilizao de porta-enxertos tolerantes a Phytophthora, em novas plantao de castanheiros.

na plantao de novos soutos, efectuar uma boa preparao do terreno surriba, ripagem, lavoura profunda para que as razes possam ter um bom desenvolvimento efectuar adubaes de fsforo e potssio evitar a mobilizao do solo; no caso de mobilizao, utilizar uma grade de discos regar os castanheiros novos, para favorecer um bom desenvolvimento das razes. Fazem-se tambm tratamentos paliativos, que podem atrasar este desfecho. Deve-se aplicar oxicloreto de cobre de Janeiro a fim de Maro, se possvel em perodo de chuva, aplicando 1 a 4 litros desta calda volta do tronco num raio de 1 m e no tronco at 1 metro de altura. Repetir o tratamento durante pelo menos 5 anos e repetir a srie de 5 tratamentos anuais, passados 5 a 10 anos. Aplicar fosetil-alumnio em soutos, na Primavera, de preferncia antes da florao, pulverizando at ao escorrimento. Se necessrio repetir a intervalos de 1 ms. Em viveiros, aplicar fosetil-alumnio em 3 a 4 tratamentos a intervalos de 2 semanas desde o estado 4-6 folhas definitivas (Maio - Junho). O fosetil-alumnio s deve ser aplicado at finais de Junho.
Consulte a Ficha Tcnica n 90 (I Srie)

OUTRAS MEDIDAS PREVENTIVAS


no fazer novas plantaes expostas a Sul no plantar castanheiros em solos sujeitos a encharcamento ou com m drenagem efectuar anlises do solo e corrigir a acidez para valores entre 5 e 5,5 pH, aplicando calcreo nas plantaes novas, aplicar estrume bem curtido

Sintoma caracterstico da doena da tinta do castanheiro a permanncia de alguns ourios no castanheiro durante o Inverno (rvore do lado direito)

C. Coutinho

Pgina 8 de 8

Das könnte Ihnen auch gefallen