Sie sind auf Seite 1von 28

ACADEMIA DE POLCIA DR.

CORIOLANO NOGUEIRA COBRA


Secretaria de Concursos Pblicos

Concurso Pblico

001. PROVA pREAMBULAR

PERITO CRIMINAL

Voc recebeu sua folha de respostas e este caderno contendo 100 questes objetivas. Confira seu nome e nmero de inscrio impressos na capa deste caderno e na folha de respostas.  Quando for permitido abrir o caderno, verifique se est completo ou se apresenta imperfeies. Caso haja algum problema, informe ao fiscal da sala. Leia cuidadosamente todas as questes e escolha a resposta que voc considera correta.  Marque, na folha de respostas, com caneta esferogrfica, fabricada em material transparente, de tinta azul ou preta, a letra correspondente alternativa que voc escolheu. A durao da prova de 4 horas e 30 minutos, j includo o tempo para o preenchimento da folha de respostas. S ser permitida a sada definitiva da sala e do prdio aps transcorridas 3 horas e 30 minutos do incio da prova.  Devero permanecer em cada uma das salas de prova os 3 ltimos candidatos, at que o ltimo deles entregue sua prova, assinando termo respectivo.  Ao sair, voc entregar ao fiscal a folha de respostas e este caderno, podendo levar apenas o rascunho de gabarito, localizado em sua carteira, para futura conferncia. At que voc saia do prdio, todas as proibies e orientaes continuam vlidas.

AGUaRDE a ORDEM DO FISCaL PaRa aBRIR ESTE CaDERNO DE QUESTES.

16.02.2014

LNGUA PORTUGUESA Leia a tira para responder s questes de nmeros 01 a 04.


TEREI QUE COMPRAR UMA RAO UM POUCO MAIS BARATA!

03. Assinale a alternativa correta quanto concordncia verbal, concordncia nominal e ao emprego de pronome. (A) Existem muitas contas para eu pagar. Para ter menos despesa, vou comprar uma rao mais barata. (B) Existem muitas contas para mim pagar. Para ter menas despesa, vou comprar uma rao mais barata. (C) H muitas contas para mim pagar. Para ter menos despesa, vou comprar uma rao mais barata. (D) H muitas contas para eu pagar. Para ter menas despesa, vou comprar uma rao mais barata. (E) Existe muitas contas para mim pagar. Para ter menos despesa, vou comprar uma rao mais barata.

ESTOU CHEIO DE CONTAS!

CES SO MUITO RUINS EM CONTABILIDADE.

04. No ltimo quadrinho, Ces a flexo no plural do substantivo Co. Assim como esse substantivo, outros que fazem o plural com a terminao es so: (A) mo, mamo, filo. (B) po, capito, escrivo. (C) ano, rgo, cho.
(Folha de S.Paulo, 28.11.2013)

(D) rfo, telo, melo. (E) alemo, vilo, cidado. Leia o texto para responder s questes de nmeros 05 e 06. A Copa do Mundo comea em 12 de junho. Est apenas seis meses de distncia. As obras em muitos dos estdios da Copa esto muito atrasadas. E os custos de acomodao e viagem para os torcedores que iro Copa j so previstos como astronmicos. A Copa do Mundo um dos poucos eventos internacionais que atrai pessoas em todo o planeta. E em junho o mundo todo estar observando o Brasil.
(Kenneth Maxwell, O ano que nos aguarda. Folha de S.Paulo, 28.11.2013. Adaptado)

01. O segundo quadrinho deixa claro que o cachorro (A) agride seu dono para que este pague as contas. (B) exige uma rao melhor do que a que come. (C) foi contra a ideia de uma rao mais barata. (D) espera que o dono se livre das despesas e da rao. (E) fica feliz com a ideia do dono de cortar despesas.

02. Considerando-se os sentidos expressos pelas frases no primeiro quadrinho, elas podem ser agrupadas corretamente em um nico perodo com a seguinte redao: (A) Estou cheio de contas, embora terei que comprar uma rao um pouco mais barata. (B) Estou cheio de contas, porque terei que comprar uma rao um pouco mais barata. (C) Estou cheio de contas, enquanto terei que comprar uma rao um pouco mais barata. (D) Estou cheio de contas, portanto terei que comprar uma rao um pouco mais barata. (E) Estou cheio de contas, entretanto terei que comprar uma rao um pouco mais barata.

05. As lacunas do texto devem ser preenchidas, correta e res pectivamente, com: (A) a (B) (C) h a (D) a a (E) a 06. No trecho As obras em muitos dos estdios da Copa esto muito atrasadas. , o termo atrasadas sinnimo de (A) prematuras. (B) antecipadas. (C) demoradas. (D) antepostas. (E) concomitantes.
3
PCSP1302/001-PeritoCriminal

Leia o texto para responder s questes de nmeros 07 a 14. Minador do Negro, no interior de Alagoas, est acostumada a conviver com o drama da seca. A recente estiagem secou os reservatrios de gua, comeu o verde das pastagens e dizimou 20% do gado. A plancie avermelhada, pontuada por mandacarus e palmas, a mesma de 50 anos atrs, quando o municpio serviu de cenrio para o longa-metragem Vidas Secas, inspirado no romance de Graciliano Ramos. Apesar da paisagem desoladora, o comrcio local prospera como em nenhum outro momento de sua histria. Muitos moradores atribuem o feito ao Bolsa Famlia, programa de transferncia de renda do governo federal. As pessoas aqui sobrevivem da agricultura. Se no chove, no tem nada. Agora, a mulher recebe o benefcio, faz uma feirinha na cidade e alimenta a economia, afirma a prefeita. Os repasses federais contemplam 872 famlias na cidade, mais de dois teros da populao. No fosse essa renda, muita gente teria morrido de fome. O programa atende atualmente 13,8 milhes de famlias brasileiras, o equivalente a um quarto da populao. O valor mdio do benefcio de 152 reais. Para 2013, o oramento previsto chega a 24 bilhes de reais. O elevado investimento tem retorno. Cada real transferido pelo governo gera 2,4 reais no consumo final das famlias, segundo um estudo divulgado pelo Insti tuto de Pesquisa Econmica Aplicada (Ipea) no dia 15. O efeito multiplicador no para por a. Cada real gasto pelo programa result a no incremento de 1,78 real no PIB. Ao garantir uma renda m nima aos mais pobres, h um aumento do consumo que faz a economia prosperar, afirma o economista Marcelo Neri, presidente do Ipea.
(CartaCapital, 30.10.2013. Adaptado)

08. Assinale a alternativa em que o termo em destaque est empregado em sentido figurado. (A) A recente estiagem secou os reservatrios de gua, comeu o verde das pastagens (B) quando o municpio serviu de cenrio para o longa-metragem Vidas Secas (C) o comrcio local prospera como em nenhum outro momento de sua histria. (D) Cada real transferido pelo governo gera 2,4 reais no consumo final das famlias (E) Cada real gasto pelo programa resulta no incremento de 1,78 real no PIB.

09. Na frase Muitos moradores atribuem o feito ao Bolsa Famlia , a expresso o feito refere-se (A) gravao do longa-metragem Vidas Secas. (B) estiagem vivida pela populao. (C) ao aumento do valor do Bolsa-Famlia. (D) ao progresso do comrcio na cidade. (E) distribuio de renda pelo governo federal.

07. No texto, Minador do Negro apresentada como uma c idade que normalmente convive com o drama da seca, numa situao de desolao. Esse cenrio (A) alterou-se sem o incentivo do governo federal, havendo incremento no comrcio e na produo agrcola e consequente prosperidade da economia. (B) ficou mais devastador, pois a populao deixou de produzir na agricultura, esperando o programa de transferncia de renda do governo federal. (C) contrasta com o desenvolvimento do comrcio local, fortalecido pelo programa de transferncia de renda do governo federal. (D) mantm-se inalterado e cada vez mais desolador, apesar das tentativas de desenvolvimento por parte do governo federal. (E) foi prejudicado pela distribuio de bolsas pelo governo federal, cujo valor insuficiente para atender s necessidades mnimas da populao.

10. No perodo No fosse essa renda, muita gente teria morrido de fome. , sem que haja mudana do modo e do tempo verbal, o tempo verbal composto teria morrido pode ser substitudo por (A) morreria. (B) morreu. (C) morria. (D) morrera. (E) morrer.

11. Observe as passagens do texto: A plancie avermelhada, pontuada por mandacarus e palmas, a mesma de 50 anos atrs, quando o municpio serviu de cenrio para o longa-metragem Vidas Secas Se no chove, no tem nada. Cada real transferido pelo governo gera 2,4 reais no consumo final das famlias, segundo um estudo divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econmica Aplicada (Ipea) no dia 15. As conjunes em destaque nas passagens estabelecem entre as oraes relaes cujos sentidos so, respectivamente, de (A) consequncia, causa e conformidade. (B) tempo, concluso e comparao. (C) causa, concluso e comparao. (D) concluso, condio e finalidade. (E) tempo, condio e conformidade.

PCSP1302/001-PeritoCriminal

12. De acordo com a norma-padro da lngua portuguesa, a frase Minador do Negro, no interior de Alagoas, est acostumada a conviver com o drama da seca. est corretamente reescrita quanto regncia em: (A) Minador do Negro, no interior de Alagoas, est habi tuada sobre o drama da seca. (B) Minador do Negro, no interior de Alagoas, est habi tuada ao drama da seca. (C) Minador do Negro, no interior de Alagoas, est habi tuada pelo drama da seca. (D) Minador do Negro, no interior de Alagoas, est habi tuada no drama da seca. (E) Minador do Negro, no interior de Alagoas, est habi tuada ante o drama da seca.

NOES DE DIREITO 15. A respeito do tema Segurana Pblica, expressamente tratado pela Constituio da Repblica, assinale a alternativa correta. (A) As polcias civis so incumbidas de exercer as funes de polcia judiciria e de apurao de infraes penais, exceto as militares e as de competncia da Unio. (B) Os corpos de bombeiros militares no so incumbidos da execuo de atividades de defesa civil. (C) As polcias militares so incumbidas de exercer as funes de polcia ostensiva, de polcia judiciria comum, alm de preservao da ordem pblica. (D) Os Municpios podero constituir guardas municipais, destinadas polcia ostensiva, preservao da ordem pblica e proteo de seus bens, servios e instalaes. (E) A Polcia Federal incumbida, dentre outras, da funo de apurao de infraes penais, inclusive as militares.

13. Assinale a alternativa correta quanto pontuao. (A) A prefeita de Minador do Negro afirma que: A mulher recebe o benefcio, faz uma feirinha na cidade e alimenta a economia. (B) A prefeita de Minador do Negro, afirma. A mulher r ecebe o benefcio, faz uma feirinha na cidade e alimenta a economia. (C) A prefeita de Minador do Negro afirma: A mulher r ecebe o benefcio, faz uma feirinha na cidade e alimenta a economia. (D) A prefeita, de Minador do Negro, afirma que, a mulher recebe o benefcio, faz uma feirinha na cidade e alimenta a economia. (E) A prefeita de Minador do Negro, afirma: A mulher r ecebe o benefcio, faz uma feirinha na cidade e alimenta a economia.

As questes de nmeros 16 a 18 referem-se s normas do Cdigo Penal. 16. correto afirmar que o aborto praticado por mdico (A) no punvel, ainda que haja outro meio de salvar a vida da gestante. (B) no punvel, se no houver outro meio de salvar a vida da gestante. (C) no punvel em hiptese alguma. (D) punvel, se a gravidez resulta de estupro e o aborto precedido de consentimento da gestante ou, quando incapaz, de seu representante legal. (E) no punvel, se a gravidez resulta de estupro e o aborto no precedido de consentimento da gestante ou, quando incapaz, de seu representante legal. 17. Grotius, policial civil regularmente investido no cargo, duran te seu horrio de folga, surpreendeu Brutus, seu v izinho, na conduo de uma motocicleta sem placa, em desacordo com a legislao de trnsito em vigor. Para tentar eximir-se da responsabilidade pela infrao legal, Brutus ofereceu certa quantia em dinheiro a Grotius, a ser entregue aps a liberao do veculo, o que foi prontamente aceito por Grotius, embora no houvesse ocorrido a entrega da quantia. Diante do exposto, Grotius (A) responder pelo crime de Prevaricao. (B) responder pelo crime de Concusso. (C) responder pelo crime de Corrupo Ativa. (D) responder pelo crime de Corrupo Passiva. (E) no responder por crime algum, por tratar-se de fato atpico, uma vez que no ocorreu a entrega do numerrio.
5
PCSP1302/001-PeritoCriminal

14. Assinale a alternativa correta quanto colocao pronominal. (A) A economia prospera, quando garante-se renda mnima aos mais pobres. (B) No produz-se nada com a agricultura, se no chove na cidade. (C) A cidade estimulou que filmasse-se ali o longa-metragem Vidas Secas. (D) Se convive com o drama da seca em Minador do Negro. (E) Atualmente se atendem 13,8 milhes de famlias brasileiras com o programa.

18. Dar causa instaurao de investigao policial, de processo judicial, instaurao de investigao administrativa, inqurito civil ou ao de improbidade administrativa contra algum, imputando-lhe crime de que o sabe inocente. O delito ora tipificado denominado (A) Fraude processual. (B) Comunicao falsa de contraveno. (C) Denunciao caluniosa. (D) Comunicao falsa de crime. (E) Tergiversao.

21. Em face do tema Dos peritos e intrpretes, assinale a alternativa correta. (A) No caso de no comparecimento do perito, sem justa causa, a autoridade poder determinar a sua conduo. (B) Apenas o perito no oficial estar sujeito disciplina judiciria. (C) As partes podero intervir na nomeao do perito. (D) O perito nomeado pela autoridade ser obrigado a aceitar o encargo, sob pena de multa, ainda que haja escusa atendvel. (E) No podero ser peritos os menores de 25 anos.

As questes de nmeros 19 a 21 referem-se s normas do Cdigo de Processo Penal. 19. No tocante ao tema Inqurito policial, correto afirmar que (A) os instrumentos do crime, bem como os objetos que interessarem prova, no acompanharo os autos do inqurito. (B) o inqurito acompanhar a denncia ou queixa, sempre que servir de base a uma ou outra. (C) a autoridade policial tem o dever de determinar a realizao das diligncias requeridas pelo indiciado, bem como pelo ofendido, em observncia ao princpio do contraditrio e da ampla defesa. (D) o Ministrio Pblico pode requisitar a devoluo do inqurito autoridade policial para novas diligncias, mesmo havendo elementos suficientes ao oferecimento da denncia, pelos critrios de convenincia e oportunidade. (E) a autoridade policial pode mandar arquivar autos de i nqurito, em casos de inexistncia de prova da autoria ou da materialidade.

22. Sobre o tema procedimento disciplinar, disciplinado pela Lei Orgnica da Polcia do Estado de So Paulo, assinale a alternativa correta. (A) Extingue-se o processo instaurado exclusivamente para apurar abandono de cargo, se o indiciado pedir exonerao at a data designada para o oferecimento das alegaes finais. (B) O processo administrativo ser obrigatrio quando a falta disciplinar, por sua natureza, possa determinar as penas de suspenso, demisso, demisso a bem do servio pblico e expulso. (C) A sindicncia ser instaurada quando a falta disciplinar, por sua natureza, possa determinar as penas de advertncia, repreenso, multa, disponibilidade e cassao de aposentadoria. (D) No ser instaurado processo para apurar abandono de cargo, se o servidor tiver pedido exonerao. (E) A apurao das infraes ser feita mediante sindicncia, de cunho inquisitrio, ausentes o contraditrio e a ampla defesa.

NOES DE CRIMINOlOGIA 20. Consoante o tema Exame do corpo de delito e percias em geral, assinale a alternativa correta. (A) Na falta de peritos oficiais, o exame ser realizado por duas pessoas idneas, portadoras ou no de diploma de curso superior, obrigatoriamente com habilitao tcnic a relacionada com a natureza do exame. (B) A deciso do juiz ficar adstrita ao laudo, no podendo rejeit-lo, no todo ou em parte. (C) No sendo possvel o exame de corpo de delito, por haverem desaparecido os vestgios, a prova testemunhal poder suprir-lhe a falta. (D) Tanto os peritos oficiais quanto os peritos no oficiais devem prestar o compromisso de bem e fielmente d esempenhar o encargo. (E) O exame de corpo de delito dever ser feito das seis horas s vinte horas de qualquer dia da semana. 23. Sobre a Criminologia, correto afirmar que (A) ela no considerada uma cincia para a maior parte dos autores. (B) tal conhecimento encontra-se inteiramente subordinado ao Direito Penal. (C) ela ocupa-se do estudo do delito e do delinquente, mas no se ocupa do estudo da vtima e do controle social, uma vez que tal assunto constitui objeto de interesse da Sociologia. (D) ela ocupa-se do estudo do delito e do controle social, mas no se ocupa do estudo do delinquente e da vtima, uma vez que tal assunto constitui objeto de estudo da Psicologia. (E) ela constitui um campo frtil de pesquisas para psiquiatras, psiclogos, socilogos, antroplogos e juristas.
6

PCSP1302/001-PeritoCriminal

24. A Teoria do labelling approach, a qual explica que a criminalidade no uma qualidade da conduta humana, mas a consequncia de um processo em que se atribui tal estigmatizao, tambm denominada teoria (A) da desorganizao social. (B) da rotulao ou do etiquetamento. (C) da neutralizao. (D) da identificao diferencial. (E) da anomia.

NOES DE CRIMINAlSTIcA

27. Criminalstica a disciplina que tem por objetivo, com relao ao crime ou identidade do criminoso, (A) o reconhecimento e a interpretao dos indcios materiais extrnsecos. (B) o reconhecimento e a anlise dos fatos materiais intrnsecos. (C) possibilitar a aplicao de teorias criminolgicas no evento. (D) aplicar, por via indireta (exame), a dogmtica penal-processual penal. (E) exercitar a cincia enquanto realidade normativo-legal.

25. Entende-se por vitimizao secundria ou sobrevitimizao aquela (A) provocada pelo cometimento do crime e pela conduta violadora dos direitos da vtima, proporcionando danos materiais e morais, por ocasio do delito. (B) que no concorreu, de forma alguma, para a ocorrncia do crime. (C) que, de modo voluntrio ou imprudente, colabora com o nimo criminoso do agente. (D) que ocorre no meio social em que vive a vtima e causada pela famlia, por grupo de amigos etc. (E) causada pelos rgos formais de controle social, ao longo do processo de registro e apurao do delito, mediante o sofrimento adicional gerado pelo funcionamento do sistema de persecuo criminal.

28. O exame de corpo de delito e outras percias sero realizados por perito oficial portador de (A) notvel saber tcnico-jurdico-forense. (B) especializao na rea de aderncia tcnico-cientfica. (C) termo tcnico de Compromisso de Encargo. (D) diploma de curso superior. (E) certificado de concluso de Curso Tcnico de Capacitao em Percias.

26. No tocante temtica da preveno da infrao lei penal, correto afirmar que a preveno (A) secundria consiste em, dentre outras, polticas criminais voltadas exclusivamente reintegrao do preso na sociedade. (B) terciria consiste em polticas pblicas de conscientizao de todos os cidados quanto importncia de se cumprirem as leis, mediante o fornecimento de servios pblicos de qualidade, tais como sade, educao e segurana. (C) geral busca, por meio da pena, intimidar os indivduos propensos a delinquir, inibindo-os de transgredir a lei penal. (D) geral negativa busca, por meio da pena, a reeducao e a ressocializao do criminoso. (E) primria consiste em, dentre outras, aes policiais de represso s prticas delituosas.

29. correto afirmar que todo espao fsico onde ocorreu a prtica de infrao penal se trata de (A) rea fsica interna infracional. (B) local de crime. (C) campo pericial interno. (D) rea de configurao penal. (E) campo ftico de aplicao de tcnicas operacionais.

30. Isolamento , considerando-se um levantamento pericial eficaz, a (A) sensibilidade tcnica diante do evento infracional. (B) terceira fase do levantamento pericial. (C) proteo a fim de que nada se modifique na cena do crime. (D) segunda e conclusiva fase da identificao pericial. (E) observncia de regras primrias no exame pericial.

PCSP1302/001-PeritoCriminal

31. O Cdigo de Processo Penal determina que, na presena de vestgios, indispensvel, sob pena de nulidade, (A) o comparecimento do Delegado de Polcia no stio do evento. (B) exame de corpo de delito. (C) um levantamento pericial potencialmente eficaz. (D) um levantamento pericial eficiente. (E) concurso da Polcia Militar do Estado.

34. considerada um fenmeno cadavrico transformativo destrutivo a (A) saponificao. (B) calcificao. (C) corificao. (D) putrefao. (E) mumificao.

NOES DE MEDIcINA LEGAl

35. Observe o esquema seguinte, que representa o orifcio de e ntrada de um projtil de arma de fogo, disparado de uma distncia de cerca de 50,0 cm do alvo (regio dorsal do tronco humano).

32. Homem de 25 anos de idade, internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), em coma h 5 meses por trauma cranienceflico secundrio a atropelamento, morre por tromboembolia pulmonar decorrente da estase sangunea pela imobilidade prolongada. A natureza da morte e a instituio que dever emitir a d eclarao de bito so, respectivamente: (A) violenta; Instituto Mdico Legal. (B) natural; Instituto Mdico Legal. (C) violenta; hospital de internao. (D) natural; Servio de Verificao de bitos. (E) violenta; Servio de Verificao de bitos. A regio assinalada pelo nmero 3 (trs) corresponde, neste contexto, 33. A classificao da impresso digital representada a seguir do tipo (A) orla de escoriao (derme). (B) orla de contuso (epiderme). (C) orla de enxugo. (D) zona de esfumaamento. (E) zona de tatuagem.

(A) presilha interna. (B) delta interno. (C) presilha externa. (D) arco. (E) verticilo.

36. A expulso de um concepto do tero materno, com menos de 20 semanas de gestao, devido presena de um leiomioma uterino, considerada um aborto (A) eugnico. (B) econmico. (C) espontneo. (D) acidental. (E) teraputico.

PCSP1302/001-PeritoCriminal

CONHEcIMENTOS EM LGIcA

40. Considere verdadeiras as seguintes afirmaes:  Se Clvis perito criminal, ento ele porta arma e dirige viatura.  Clvis porta arma.  Clvis no dirige viatura. Conclui-se corretamente, das afirmaes apresentadas, que Clvis (A) no perito criminal. (B) no policial civil. (C) perito criminal. (D) dirige carro que no seja viatura. (E) policial civil.

37. Das alternativas apresentadas, assinale a nica que contm uma proposio lgica. (A) Ser um perito criminal ou no ser? Que dvida! (B) Uma atribuio do perito criminal analisar documentos em locais de crime. (C) O perito criminal tambm atende ocorrncias com vtimas de terrorismo! (D) verdade que o perito criminal realiza anlises no mbito da criminalstica? (E) Instrues especiais para perito criminal. 38. Considere as seguintes proposies, em que o valor lgico da proposio I verdade e o valor lgico da proposio II falsidade: I. Um perito criminal atende ocorrncias com vtimas de desabamento e examina elementos em locais de crime. II. Um cidado comum manuseia e analisa drogas psicoativas. III. Se um cidado comum manuseia e analisa drogas psicoa tivas, ento um perito criminal examina elementos em locais de crime. IV. Um perito criminal atende ocorrncias com vtimas de desabamento se, e somente se, um cidado comum m anuseia e analisa drogas psicoativas. V. Um perito criminal atende ocorrncias com vtimas de desabamento ou examina elementos em locais de crime. Os valores lgicos das proposies III, IV e V so, respecti vamente, (A) verdade, falsidade, falsidade. (B) falsidade, falsidade, falsidade. (C) verdade, verdade, verdade. (D) falsidade, verdade, verdade. (E) verdade, falsidade, verdade. 39. Considere a afirmao seguinte: O local do crime no foi violado e o exame pericial foi realizado. Uma negao lgica para essa afirmao est contida na alternativa: (A) O local do crime no foi violado ou o exame pericial foi realizado. (B) O local do crime foi violado e o exame pericial no foi realizado. (C) O local do crime foi violado, mas o exame pericial foi realizado. (D) O local do crime foi violado ou o exame pericial no foi realizado. (E) O local do crime no foi violado, mas o exame pericial no foi realizado.
9

41. Sabe-se que, em determinada regio,  os policiais civis so funcionrios pblicos;  todo perito criminal policial civil. Logo, correto concluir que, nessa regio, (A) os peritos criminais so funcionrios pblicos. (B) os funcionrios pblicos so peritos criminais. (C) os policiais civis so peritos criminais. (D) os funcionrios pblicos so policiais civis. (E) algum perito criminal no funcionrio pblico.

42. Considere a afirmativa: Se Andr tirou uma tima nota na prova preambular, ento ele far a prova de aptido psicolgica. Contm uma equivalente da afirmativa apresentada a alternativa: (A) Se Andr far a prova de aptido psicolgica, ento ele tirou uma tima nota na prova preambular. (B) Andr tirou uma tima nota na prova preambular e far a prova de aptido psicolgica. (C) Se Andr no tirou uma tima nota na prova preambular, ento ele no far a prova de aptido psicolgica. (D) Andr far a prova de aptido psicolgica se, e somente se, ele no tirou uma tima nota na prova preambular. (E) Se Andr no far a prova de aptido psicolgica, ento ele no tirou uma tima nota na prova preambular.

PCSP1302/001-PeritoCriminal

43. Para desafiar a polcia, um criminoso deixou trs pistas A, B e C, no identificadas, uma em cada envelope, diferenciados apenas pelas cores laranja, rosa e verde: no era possvel ver o interior de cada envelope e no se sabia qual pista estava em qual deles. O tal criminoso tambm deixou uma carta informando que a abertura correta dos envelopes com as pistas A, B e C, nessa ordem, levaria a polcia a encontrar um cadver e, para essa abertura correta, registrou trs informaes e deixou claro que apenas uma delas era verdadeira. Tais informaes so: I. No envelope rosa, est a pista C. II. No envelope verde, no est a pista A. III. No envelope laranja, no est a pista C. Com base nas informaes, a ordem correta das cores para a abertura dos envelopes que contm, respectivamente, as pistas A, B e C (A) laranja, verde e rosa. (B) rosa, verde e laranja. (C) verde, rosa e laranja. (D) verde, laranja e rosa. (E) rosa, laranja e verde.

45. A figura a seguir apresenta o grupo Configurar Pgina, da guia Layout da Pgina, do MS-Word 2010, em sua configurao padro.

Assinale a alternativa que identifica a opo do grupo que permite alternar as pginas entre os layouts: Retrato (vertical) e Paisagem (horizontal). (A) Margens. (B) Quebras. (C) Tamanho. (D) Orientao. (E) Colunas.

46. Observe a figura a seguir, extrada do MS-Excel 2010, em sua configurao padro. Ela apresenta parte de uma planilha, na qual as clulas B2, B3 e B4 contm valores no for mato Nmero, com duas casas decimais.

CONHEcIMENTOS EM INFORMTIcA 44. No MS-Windows XP, em sua configurao padro, para r emo ver ou ejetar, com segurana, um HD externo conecta do em uma porta USB, o usurio pode: clicar sobre o cone da rea de notificaes , selecionar o dispositivo que ser removido e, ento, desconectar o dispositivo do computador quando o Windows avisar que seguro. Considere que o dispositivo no est sendo usado e pode ser removido. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do enunciado. (A) Remover hardware com segurana do cone Meu computador (B) Meu computador da Barra de tarefas (C) Remover hardware com segurana da Barra de tarefas (D) Remover hardware com segurana da rea de trabalho (E) Meu computador da rea de trabalho

Assinale a alternativa que contm os novos valores das c lulas B2, B3 e B4, nesta ordem, quando nelas for apli cado, apenas uma vez, o recurso associado ao boto po N mero, da guia Incio. (A) 1,2; 2,4; 3,4. (B) 0,120; 0,236; 0,344. (C) 1,20; 2,36; 3,44. (D) 1; 2; 3. (E) 1,200; 2,360; 3,440. , do gru-

PCSP1302/001-PeritoCriminal

10

47. Considere a figura a seguir, extrada do MS-Windows XP, em sua configurao padro. Ela apresenta parte da pasta Acessrios, do Menu Iniciar.

49. O Comit Gestor da Internet no Brasil considera como a cincia e a arte de e screver mensagens em forma cifrada ou em cdigo. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do enunciado. (A) os cdigos maliciosos (B) o antivrus (C) o spam (D) o cavalo de troia (trojan) (E) a criptografia

50. A figura seguinte exibe o contedo do menu Comunicaes, que pertence ao menu Iniciar > Todos os programas > Acessrios do MS-Windows XP Professional, em sua configurao padro. Assinale a alternativa que contm o nome do programa que oferece um ponto de entrada para a digitao de comandos e permite executar tarefas no computador sem utilizar a interface grfica do Windows. (A) Paint. (B) Bloco de notas. (C) Prompt de comando. (D) Assistente de compatibilidade de programa. (E) Windows Explorer. 48. Considere a figura, extrada do MS-Outlook 2007, em sua configurao padro. Assinale o item desse menu que permite ao usurio controlar outro computador, utilizando apenas o nome ou o endereo IP do controlado na rede. Considere que o computador a ser controlado roda o MS-Windows XP Professional e est previamente configurado para essa ao. (A) Conexo de rea de trabalho remota. (B) Assistente para novas conexes. (C) Conexes de rede. (D) Configurao de Rede sem Fio. (E) Assistente para configurao de rede. Assinale a alternativa que descreve corretamente o que acontece com o destinatrio do endereo eletrnico p edro@email.com, quando a mensagem for enviada. (A) Ele recebe uma cpia da mensagem, e o endereo dele no ser visto pelos outros destinatrios. (B) Ele recebe uma confirmao de envio, sem a mensagem, e o endereo dele no ser visto pelos outros destinatrios. (C) Ele recebe uma confirmao de envio, sem a mensagem, e o endereo dele ser visto pelos outros destinatrios. (D) Ele recebe uma cpia da mensagem, e o endereo dele ser visto pelos outros destinatrios. (E) Ele recebe uma cpia da mensagem, uma confirmao de envio, e seu endereo no ser visto pelos outros destinatrios.
11
PCSP1302/001-PeritoCriminal

BIOlOGIA 51. As figuras 1 e 2 ilustram, respectivamente, os fenmenos ambientais: inverso trmica e tsunami.

53. Observe as figuras que ilustram seis diferentes grupos de seres vivos. I Vrus II Monera

(http://saude.hsw.uol.com.br) Figura 1 (http://ambiente.hsw.uol.com.br) Figura 2 (http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br)

(http://saude.hsw.uol.com.br)

III Protoctista

IV Fungi

Sobre tais fenmenos ambientais, correto afirmar que (A) ambos esto relacionados ao desenvolvimento antr pico no sustentvel. (B) os efeitos dos tsunamis podem ser minimizados acompanhando as oscilaes das temperaturas das guas ocenicas. (C) a inverso trmica ocorre frequentemente nas estaes quentes e chuvosas, tanto no meio urbano como rural. (D) os efeitos da inverso trmica podem ser minimizados controlando a emisso de poluentes particulados atmosfricos urbanos. (E) os tsunamis ocorrem frequentemente nas estaes do ano em que so formados os furaces ocenicos.
(http://www.not1.xpg.com.br) (http://www.ninha.bio.br) (http://www.fundacaogrupoboticario.org.br) (http://www.grupoescolar.com)

V Metafita

VI Metazoa

52. O processo de evoluo dos seres vivos ocorre por meio da seleo e da transmisso hereditria de caractersticas anatmicas, fisiolgicas ou bioqumicas, que se mostram mais aptas sobrevivncia dos indivduos em seu habitat. Tendo em vista o neodarwinismo (teoria sinttica da evoluo), correto afirmar que as caractersticas hereditrias, transmitidas sexuadamente ao longo das geraes de organismos eucariontes, so (A) protegidas biologicamente para que no sofram qualquer alterao. (B) misturadas por meio da meiose, formao de gametas e fecundao. (C) expressadas sob um cdigo gentico que varia para cada espcie. (D) molculas de protenas contidas nos ncleos das clulas sexuais. (E) trechos de cromossomos formados por molculas de DNA ou RNA.

Os seres vivos ilustrados esto organizados (A) ilustrando a evoluo biolgica dos 6 Reinos de seres vivos ocorrida no planeta. (B) de acordo com a complexidade de sua organizao celular. (C) em funo do tipo celular presente e a forma de nutrio caracterstica. (D) em trs Reinos de unicelulares e trs Reinos de pluricelulares com tecidos organizados. (E) em cinco Reinos de organismos celulares e um grupo de parasitas obrigatrios.

PCSP1302/001-PeritoCriminal

12

54. A figura ilustra uma tipagem sangunea humana, na qual trs gotas de sangue foram colocadas em contato com anticorpos anti-A, anti-B e anti-Rh, posicionados da esquerda para a direita na lmina, conforme a figura.

56. A figura ilustra parte do sistema cardiovascular humano. Podem ser visualizados o corao e os vasos sanguneos de grosso calibre, estando as artrias em cinza claro e as veias em cinza escuro.

(http://www.joseferreira.com.br)

Foi verificada reao apenas com o anticorpo anti-A, o que confere pessoa testada sangue tipo A Rh-. A reao observada durante a tipagem sangunea uma reao de de hemcias, em que da membrana celular da hemcia reagem especificamente com presentes na lmina teste. Assinale a alterativa que completa, correta e respectiva mente, as lacunas do pargrafo anterior. (A) aglutinao os aglutinognios as aglutininas (B) lise celular as protenas e lipdeos enzimas (C) coagulao as plaquetas soros coagulantes (D) digesto os componentes cidos (E) rompimento os antgenos leuccitos especficos
(http://www.natureduca.com)

Tendo em vista a fisiologia dos vasos sanguneos, correto afirmar que a funo exercida pelas (A) veias conduzir sangue dos tecidos corpreos de volta s cavidades inferiores do corao, sob baixa presso. (B) artrias conduzir sangue bombeado pelas cavidades inferiores do corao em direo aos tecidos corpreos, sob alta presso. (C) artrias conduzir sangue dos tecidos corpreos de volta s cavidades superiores do corao, sob baixa presso. (D) veias conduzir sangue bombeado pelas cavidades s uperiores do corao em direo aos tecidos corp reos, sob alta presso. (E) artrias e pelas veias conduzir sangue, tanto para os tecidos corpreos, como de volta ao corao, independente da presso ou das cavidades.

55. Uma determinada raa de ces apresenta pelagem negra ou branca. Cruzando entre si indivduos de pelagem branca, a prole ser sempre branca. Cruzando entre si indivduos de pelagem negra, pode ocorrer o nascimento de ces de pelagem negra ou branca. Sabendo que essa caracterstica determinada por apenas um par de genes alelos autossmicos, correto afirmar que o nascimento de filhotes brancos, a partir de parentais negros, ocorre (A) pois a pelagem negra recessiva. (B) quando os parentais so homozigotos. (C) quando os parentais so heterozigotos. (D) pois a pelagem branca dominante. (E) pois os filhotes brancos so heterozigotos.

13

PCSP1302/001-PeritoCriminal

57. No processo de garimpagem em rios brasileiros utilizado o mercrio para a formao de amlgamas com o ouro, facilitando assim a identificao desse metal precioso, junto s demais partculas de sedimentos existentes no rio. Como o ponto de liquefao do mercrio menor que o do ouro, basta um maarico para separar estes dois minerais, obtendo assim o ouro puro. Tais processos contaminam com esse metal pesado, txico para a maioria dos seres vivos, tanto a gua dos rios como a atmosfera. Uma maneira de se constatar uma eventual contaminao ambiental por mercrio a anlise bioqumica de pelos e penas de predadores de topo dos ecossistemas, em funo desse metal apresentar propriedade (A) biodegradvel durante sua passagem pelo trato digestrio. (B) neurotxica, afetando o funcionamento do sistema nervoso. (C) catalisadora de divises mitticas cancergenas. (D) cumulativa nas clulas e tecidos dos organismos. (E) bloqueadora do processo da respirao celular.

59. Leia a notcia a seguir e responda: Traficante preso em aeroporto com cpsulas de cocana no estmago. Ele foi detido no Aeroporto de Foz do Iguau tentando embarcar para a Espanha. A droga estava dividida em 74 cpsulas, conforme ilustra a figura, as quais foram expelidas em hospital.

(http://g1.globo.com modificado)

Tendo em vista a fisiologia e a anatomia do sistema digestrio humano, assinale a alternativa que apresenta um erro conceitual cometido na redao da notcia. (A) O peristaltismo impede que tais cpsulas sejam trans portadas em tempo superior ao da viagem Espanha. (B) As cpsulas esto posicionadas nos intestinos, delgado e grosso, e no no estmago do traficante. (C) As enzimas e cidos gstricos so capazes de digerir tais cpsulas, causando overdose no traficante. (D) Cpsulas deste calibre no podem ter sido ingeridas sem causar leses no tubo digestrio do traficante. (E) Tais cpsulas no podem ser simplesmente expelidas, necessitando ser retiradas em procedimento cirrgico. 60. A colorao da pele humana bastante varivel, apresen tando inmeras classificaes com relao s muitas tonalidades manifestadas. Tendo em vista os fatores relacionados manifestao dos fentipos existentes para a colorao da pele humana, correto afirmar que (A) a colorao da pele humana um exemplo da interao de fatores ambientais, fisiolgicos e genotpicos. (B) a luz solar altera o gentipo responsvel pela produo de pigmentos cutneos, alterando portanto o fentipo manifestado. (C) a exposio ao sol estimula a produo do pigmento queratina, responsvel pela colorao mais escura da pele. (D) o ambiente um fator determinante no fentipo manifestado apenas nas regies intertropicais, mais expostas incidncia solar. (E) o albinismo uma evidncia do fentipo branco ser condicionado por um gentipo dominante, independent e do ambiente.

58. Observe a figura de uma clula eucaritica.

(http://recursostic.educacion.es)

As caractersticas presentes que permitem sua classificao como pertencente a um vegetal a presena de (A) parede celular e cloroplasto. (B) mitocndrias e vacolo. (C) ncleo e nuclolo. (D) membrana celular e membrana nuclear. (E) complexo golgiense e ribossomos.

PCSP1302/001-PeritoCriminal

14

FSIcA

A S

N H

61. Ao percorrer uma curva horizontal, em forma de quarto de circunferncia, com velocidade escalar constante, um vecul o sofre, relativamente a um referencial inercial, uma fora resultante centrpeta de (A) intensidade varivel, mas de direo e sentido constantes. (B) intensidade, direo e sentido constantes. (C) intensidade constante, apenas. (D) intensidade, direo e sentido variveis. (E) intensidade e direo constantes, mas de sentido varivel.

62. Um carro, que se deslocava em linha reta, teve suas velocidades observadas. O grfico a seguir representa, qualitativamente, essas velocidades (v), em funo do tempo (t).

Analisando o grfico conclui-se, corretamente, que (A) a acelerao do carro foi maior no intervalo de tempo t1 0 do que no intervalo seguinte t2 t1. (B) o movimento do carro foi progressivo no intervalo de tempo t1 t0 e retrgrado no intervalo seguinte t2 t1. (C) o movimento do carro no intervalo de tempo t2 t1 foi retrgrado e retardado. (D) o movimento do carro foi progressivo e acelerado d urante ambos os intervalos de tempo. (E) o deslocamento do carro foi maior no intervalo de tempo t1 0 do que no intervalo seguinte t2 t1.

15

PCSP1302/001-PeritoCriminal

63. A figura ilustra a roda traseira de uma motocicleta.

A S

N H

(http:fdr.com.brform...)

Considerando-a em movimento e com a coroa girando solidariamente com a roda, correto afirmar que, em um mesmo intervalo de tempo e relativamente ao eixo comum de ambas, (A) a velocidade linear dos pontos perifricos da coroa e da roda, em relao ao eixo comum de ambas, a mesma. (B) a coroa gira com frequncia maior do que a roda. (C) a velocidade angular da coroa maior do que a da roda. (D) o deslocamento angular da coroa igual ao da roda. (E) o deslocamento linear dos pontos perifricos da coroa maior do que o da roda.

64. No campo de provas de uma montadora de automveis h uma pista horizontal e retilnea. Durante a realizao de um teste, um de seus veculos, de massa total 1200 kg, incluindo a do motorista, parte do repouso e atinge a velocidade de 144 kmh ao fim de um percurso de 400 m. Se o moviment o do veculo realizado com acelerao constante, a fora r esultante sobre ele tem intensidade, em newtons, de (A) 3600. (B) 4800. (C) 2400. (D) 1800. (E) 1200.

PCSP1302/001-PeritoCriminal

16

65. Um cilindro de ferro, de altura considervel, mantido suspenso por um fio na posio vertical, totalmente submerso em um tanque cheio de gua, como mostra a figura:

A S

N H

Nessas condies, correto afirmar que (A) o empuxo atuante sobre o cilindro como um todo d epende de sua massa especfica. (B) a presso da gua sobre o cilindro como um todo a mesma em qualquer ponto dele. (C) o empuxo atuante sobre a base inferior do cilindro maior do que sobre sua base superior. (D) a presso da gua sobre o cilindro como um todo depende da massa especfica dele. (E) a presso da gua sobre a base inferior do cilindro maior do que sobre sua base superior.

66. No interior de So Paulo ocorre uma tragdia familiar. Um garoto de 26 kg de massa cai em queda livre do 14. andar de um prdio, projetando-se no solo de uma altura de 42 m. No impacto com o solo, toda a energia cintica convertida em energia trmica para aquecimento do corpo do garoto em 2 oC. A acelerao da gravidade local tem o valor 10 ms2 e o equivalente mecnico do calor de 4,2 J/cal. A capacidade trmica do corpo do garoto, em cal/oC, deve ser de (A) 1,3103 (B) 6,5102 (C) 1,3102 (D) 1,3104 (E) 6,510

67. Ao investigar determinado crime, um perito precisava determinar o comportamento do som proveniente do estampido de uma arma usada nesse crime. Para tanto, o perito raciocinou corretamente que, ao atravessar uma janela de vidro, em relao ao seu comportamento no ar, as ondas sonoras (A) mantiveram seu comprimento de onda constante. (B) tiveram sua velocidade de propagao alterada. (C) tiveram sua frequncia de vibrao alterada. (D) mantiveram sua energia mecnica constante. (E) mantiveram sua quantidade de movimento constante.

17

PCSP1302/001-PeritoCriminal

68. No intuito de observar o comportamento de certa massa de gs ideal, confinada em um frasco cilndrico dotado de uma base mvel, um investigador diminui isotermicamente seu volume. O grfico qualitativo da presso (p) que esse gs exerce sobre as paredes do recipiente, em funo do volume (V) por ele ocupado est melhor representado em (A) p

A S

N H

(B) p

(C) p

(D) p

(E) p

PCSP1302/001-PeritoCriminal

18

69. A lupa um til instrumento de investigao criminal. Considere um raio luminoso monocromtico que atravessa uma lupa de espessura mxima e, imersa no ar, seguindo o eixo principal da lupa, como mostra a figura:

70. Duas lmpadas idnticas, de especificaes 15 W 220 V cada, so ligadas em paralelo a uma rede eltrica alimentada por uma fonte de tenso de 220 V. A intensidade da corrent e eltrica atravs de cada lmpada ser, em ampres, mais prxima de (A) 0,05. (B) 0,07. (C) 0,03. (D) 0,10. (E) 0,14.

O grfico que melhor representa a velocidade (v) de propagao desse raio, em funo de seu deslocamento (d), (A)

QUMIcA A Classificao Peridica encontra-se no final do caderno 71. Considerando a constante de Faraday igual a 9,65x104 C.mol1 e Q = i . t, o tempo, em segundos, necessrio para depositar 0,01 mol de cobre sobre um eletrodo de carbono, partindo-se de uma soluo contendo ons Cu2+ (aq) e aplicando-se uma corrente de 0,5 A, igual a (A) 1930.

(B)

(B) 7365. (C) 5439. (D) 3860. (E) 965. 72. Para determinao de clcio em uma amostra foi feita uma anlise gravimtrica, partindo-se de uma massa inicial de 2,50 g de CaCO3. Depois de terminada a anlise, recuperou-se 95,0% da massa original em CaCO3. A massa final de CaCO3 obtida nessa anlise foi igual a (A) 2,15. (B) 2,00. (C) 2,38. (D) 1,95. (E) 2,45.

(C)

(D)

73. Na determinao volumtrica de cido fosfrico em um medicamento fortificante e antianmico, foram anotados os seguintes dados: alquota da amostra analisada = 20,0 mL;  volume de NaOH, 0,100 mol.L1 gasto na titulao da amostra = 9,0 mL; reao envolvida: H3PO4 + 3NaOH Na3PO4 + 3H2O.

(E)

De acordo com os dados da anlise, a concentrao, em mol.L1, de cido fosfrico no medicamento de (A) 6,3x102 (B) 1,5x102 (C) 1,8x101 (D) 3,4x101 (E) 6,9x101
19
PCSP1302/001-PeritoCriminal

74. Considere as seguintes representaes para tomos: O nmero de nutrons de cada tomo , respectivamente, (A) 1, 2, 3, 4. (B) 2, 2, 3, 5. (C) 0, 0, 0, 0. (D) 1, 1, 2, 4. (E) 3, 4, 6, 9.

78. Considere o seguinte diagrama de entalpia:

Esse diagrama representa uma reao (A) endotrmica, cujo H = 176,0 kJ/mol de NH3(g).

75. Unem-se por ligao tipicamente covalente tomos dos elementos que se encontram nos seguintes grupos da Tabela Peridica: (A) 16 e 17. (B) 1 e 2. (C) 2 e 17. (D) 3 e 4. (E) 6 e 7.

(B) isotrmica, cujo H = +176,0 kJ/mol de NH3(g). (C) exotrmica, cujo H = 176,0 kJ/mol de NH3(g). (D) exotrmica, cujo H = +176,0 kJ/mol de NH3(g). (E) endotrmica, cujo H = +176,0 kJ/mol de NH3(g).

79. A vitamina A, tambm chamada de retinol, encontrada em alimentos de origem animal e vegetal. Sua estrutura est r epresentada a seguir:

76. A transformao de carbonato de clcio em xido de clcio pode ser representada pela equao a seguir: CaCO3 (s) 100 g CaO (s) + CO2 (g) X 44 g A funo orgnica presente na estrutura do retinol (A) amina. (B) cetona. (C) aldedo. (D) lcool. (E) cido carboxlico.

A massa, em gramas, correspondente a X igual a (A) 72. (B) 100. (C) 88. (D) 144. (E) 56.

80. Considere o equilbrio qumico a seguir: 77. Um comprimido anticido e analgsico efervescente contm 0,325 g de cido acetilsaliclico. Considerando a massa molar dessa substncia igual a 180 g.mol1, a concentrao mol.L1 de cido acetilsaliclico aps dissoluo completa do comprimido em meio copo dgua (cerca de 100 mL) de, aproximadamente, (A) 0,04. (B) 0,01. (C) 0,06. (D) 0,02. (E) 0,08. C (s) + O2 (g) 2CO (g); H = 221 kJ/mol O2 (g)

Para obter maior rendimento em produto, pode-se realizar (A) diminuio da presso e da temperatura. (B) diminuio da concentrao de O2 (g) e aumento da presso. (C) aumento da concentrao de C (s) e da presso. (D) aumento da temperatura e da concentrao de C (s). (E) aumento da temperatura e diminuio da concentrao de C (s).

PCSP1302/001-PeritoCriminal

20

MATEMTIcA 81. Em um grupo de executivos reunidos para um treinament o, 20 pessoas so engenheiros e tambm economistas, e o n mero de pessoas que so apenas engenheiros 8 unidades maior que o nmero de pessoas que so apenas econo mistas. Sabe-se que h 40 pessoas nesse grupo, e que apenas 4 d elas no so engenheiros nem economistas. Nesse grupo, o n mero de pessoas que so apenas engenheiros (A) 8. (B) 12. (C) 4. (D) 6. (E) 10.

A S

N H

82. A figura, cujas medidas indicadas esto em metros, representa uma piscina, vista do alto. Ela tem a forma de um prisma quadrangular, e sua profundidade, uniforme, igual a 1,5 m. Ao seu redor h um piso que ocupa uma rea de 192 m2.
3

3 3 x 3

A capacidade total dessa piscina, em metros cbicos, igual a (A) 253,5. (B) 225,3. (C) 235,2. (D) 243,8. (E) 268,4.

83. Sabe-se que o sistema de jogo desenvolvido por Pedro acerta o prmio menor de determinada loteria em 80% dos testes sorteados. Desse modo, correto afirmar que a probabili dade de Pedro acertar esse prmio em pelo menos um dos dois prximos testes dessa loteria de (A) 80%. (B) 96%. (C) 100%. (D) 74%. (E) 68%.
21
PCSP1302/001-PeritoCriminal

84. A mdia aritmtica das alturas de um grupo de 20 atletas de uma equipe esportiva de 1,89 m. Se a altura mdia dos atletas de menor estatura (at 1,90 m) igual a 1,85 m, e a altura mdia dos atletas de maior estatura (acima de 1,90 m) igual a 1,95 m, ento o nmero de atletas dessa equipe com alturas superiores a 1,90 m (A) 7. (B) 9. (C) 8. (D) 6. (E) 12.

A S

N H

85. Em um instituto responsvel por aferies quantitativas, um tcnico colocou 17 pesos referenciais em uma prateleira, ordenados em ordem crescente de massas. Se a massa de cada peso ordenado na prateleira difere dos adjacentes em 1 5 gramas, e se a massa do mais leve corresponde a da 5 massa do mais pesado, ento a massa do maior peso referencial colocado nessa prateleira igual, em gramas, a (A) 85. (B) 90. (C) 95. (D) 105. (E) 100.

86. Um determinado espao ser decorado com duas pequenas telas retangulares, A e B, cujas dimenses, em centmetros, esto indicadas nas figuras.
x A B y y 20
Figura fora de escala

2x

Sabendo-se que ambas as telas tem permetro igual a 120 cm, correto afirmar que a rea ocupada pelas duas, juntas, igual, em centmetros quadrados, a (A) 1300. (B) 1450. (C) 1250. (D) 1600. (E) 1200.

PCSP1302/001-PeritoCriminal

22

87. O quadriltero ABCD, representado num sistema de coordenadas cartesianas ortogonais, foi dividido em duas regies triangulares, S1 e S2, pelo segmento figura. , conforme mostra a

A S

N H

Dados A(0,1) e C(4,5), pode-se afirmar que a distncia, em u.c., entre os pontos A e C, igual a (A) 2 13 (B) 2 15 (C) 4 13 (D) 4 2 (E) 3 10

88. Na entrada de um edifcio comercial, um painel informativo P encontra-se numa parede vertical com sua base ao nvel dos olhos de um observador que v o seu topo segundo um ngulo de 30. Aps caminhar horizontalmente 3 metros na direo perpendicular ao painel, o observador passa a ver o seu topo segundo um ngulo de 60, conforme mostra a figura. Use: 3 = 1,7

30 3m

60

A altura h desse painel, em metros, igual a (A) 2,45. (B) 2,40. (C) 2,55. (D) 1,95. (E) 1,50.

23

PCSP1302/001-PeritoCriminal

89. O lucro total (L) de uma empresa, em funo da quantidade de produtos vendidos ( p) pode ser obtido pela frmula L(p) = (p + 50).(p 200). Nessas condies, o intervalo de variao de p para que a empresa esteja sempre trabalhando com resultado positivo (lucro) (A) 100 < p < 200. (B) p > 100. (C) p > 200. (D) 50 < p < 100. (E) 50 < p < 200.

A S

N H

90. Na figura, o losango PQRS, cuja diagonal maior mede 24 cm, tem permetro igual a 52 cm e est inscrito no paralelogramo ABCD.
A S D

Sabe-se que a diagonal menor do losango a altura do para lelogramo. Nesse caso, correto afirmar que a medida da altura desse paralelogramo igual, em centmetros, a (A) 5. (B) 10. (C) 9. (D) 6. (E) 8.

PCSP1302/001-PeritoCriminal

24

CONTAbIlIDADE

91. A finalidade da contabilidade assegurar o controle do p atrimnio administrado e fornecer informaes sobre a composio e as variaes patrimoniais, bem como o r esul tado das atividades econmicas desenvolvidas. Analise a s eguinte frase: A contabilidade a cincia que estuda, regis tra, controla e interpreta os fatos ocorridos no patrimnio das , com fins lucrativos ou no. Complete a frase com a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto. (A) entidades (B) sociedades civis (C) empresas (D) sociedades de economia privada (E) organizaes no governamentais

A Companhia SOBE Ltda. possui mquinas e equipamentos no valor de R$ 30, um contas a receber na importncia de R$ 20, e ainda consta em seu caixa, recursos em espcie no montante de R$ 10. J a Companhia DESCE Ltda. possui mercadorias para venda na ordem de R$ 70, um veculo para transportar mercadorias no valor de R$ 90, possui tambm as seguintes dvidas: s alrios a pagar de R$ 40 e financiamento bancrio no valor de R$ 45. Com base apenas nessas informaes e considerando a equao do patrimnio, responda s questes de nmeros 93 a 95. 93. O valor do Ativo da Companhia SOBE est representado pela importncia de (A) R$ 40. (B) R$ 60. (C) R$ 30. (D) R$ 20. (E) R$ 10. 94. O valor do Passivo da Companhia DESCE est representado pela importncia de (A) R$ 40. (B) R$ 45. (C) R$ 70. (D) R$ 85. (E) R$ 75. 95. O valor do Patrimnio Lquido de SOBE e DESCE so, respectivamente, (A) R$ 60 e R$ 160. (B) R$ 60 e R$ 85. (C) R$ 50 e R$ 85. (D) R$ 30 e R$ 40. (E) R$ 60 e R$ 75. 96. As demonstraes contbeis retratam os efeitos patrimoniais e financeiros das transaes e outros eventos, por meio do grupamento dos mesmos em classes amplas de acordo com as suas caractersticas econmicas. Essas classes amplas so denominadas de elementos das demonstraes contbeis. Os elementos diretamente relacionados mensurao da p osio patrimonial e financeira no balano patrimonial so os ativos, os passivos e o patrimnio lquido. Assim sendo, considerando que em 31 de dezembro de 2013 uma determinada companhia possuiu no seu Balano Patrimonial uma dvida qualquer e, em janeiro de 2014 ocorre o seu pagamento, essa uma operao que (A) diminui o passivo e o ativo. (B) aumenta o passivo e o ativo. (C) aumenta o passivo e diminui o ativo. (D) aumenta o ativo e diminui o passivo. (E) diminui o ativo e aumenta o patrimnio lquido.
25
PCSP1302/001-PeritoCriminal

92. Os elementos diretamente relacionados com a mensurao da posio patrimonial e financeira so o ativo, o passivo e o patrimnio lquido e, estes ativo, passivo e patrimnio lquido so definidos como segue: (A) passivo circulante o interesse residual nos ativos da entidade depois de d eduzidos todos os seus passivos. (B) patrimnio lquido um recurso controlado pela sociedade de economia privada como resultado de eventos passados e do qual se espera que fluam futuros benefcios econmicos. (C) passivo uma obrigao presente da entidade, derivada de eventos passados, cuja liquidao se espera que r esulte na sada de recursos da entidade capazes de g erar benefcios econmicos. (D) passivo um recurso controlado pela sociedade como resultado de eventos passados e do qual se espera que fluam futuros benefcios econmicos para a sociedade. (E) ativo uma obrigao presente da empresa, derivad a de eventos passados, cuja liquidao se espera que r esulte na sada de recursos da empresa capazes de g erar benefcios econmicos.

97. A escriturao contbil deve ser realizada com observncia aos Princpios de Contabilidade. O nvel de detalhamento da escriturao contbil deve estar alinhado s necessidades de informao de seus usurios. O detalhamento dos registros contbeis diretamente proporcional complexidade das operaes e dos requisitos de informaes a ela aplicveis e, exceto nos casos em que uma autoridade reguladora assim o requeira, no devem necessariamente observar um padro pr-definido. Contudo, a escriturao deve conter, no mnimo, alm do valor do registro contbil: (A) data; conta credora; histrico; forma de pagamento. (B) data; histrico; forma de pagamento. (C) data; conta devedora; conta credora; histrico. (D) data; conta devedora; histrico; forma de pagamento. (E) conta devedora; conta credora; histrico; forma de p aga mento.

99. De acordo com o Cdigo Tributrio Nacional (CTN), tribut o toda prestao pecuniria compulsria, em moeda ou cujo valor se possa exprimir, que no constitua sano por ato ilcito, instituda em lei e cobrada mediante atividade a dministrativa plenamente vinculada. Assim sendo, cor reto afirmar que so espcies de tributo: (A) impostos: decorrem de situaes geradoras independentes de quaisquer prestaes do Estado em favor dos contribuintes. (B) contribuies sociais: so cobradas quando do benefcio trazido aos contribuintes por obras pblicas. (C) contribuies de melhoria: so cobradas pela Unio, p elos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municpios, no mbito de suas respectivas atribuies, tend o como fato gerador o exerccio regular do poder de p olcia, ou a utilizao, efetiva ou potencial, de servio pblico especfico e divisvel, prestado ao contribuinte ou posto sua disposio. (D) taxas: so as situaes descritas em lei que uma vez ocorrida corretamente, determina a transferncia, em favor do Estado, da titularidade de certa quantia. (E) contribuies federais: esto vinculadas utilizao efetiva ou potencial por parte do contribuinte, de servios pblicos especficos e divisveis.

98. As demonstraes contbeis so uma representao estruturada da posio patrimonial e financeira e de desempenho. O objetivo das demonstraes contbeis o de proporcionar informao acerca da posio patrimonial, financeira e de desempenho. Para satisfazer a esse objetivo, o conjunto completo das demonstraes contbeis, de acordo com R esoluo CFC n. 1.185/09, so, alm do balano patrimonial e das notas explicativas do perodo: (A) demonstrao do resultado; demonstrao do resultado abrangente; demonstrao das mutaes do patrimnio lquido; demonstrao de lucros e prejuzos acumulados e demonstrao das origens e aplicaes de recursos. (B) demonstrao das mutaes do patrimnio lquid o; d emons trao de lucros e prejuzos acumulados; d emons trao das origens e aplicaes de recursos; demons trao dos fluxos de caixa e demonstrao do v alor adicionado. (C) demonstrao do resultado; demonstrao do resultado abrangente; demonstrao de lucros e prejuzos acumulados; demonstrao das origens e aplicaes de recursos e demonstrao do valor adicionado. (D) demonstrao do resultado; demonstrao do resultado abrangente; demonstrao das mutaes do patrimnio lquido; demonstrao dos fluxos de caixa e demonstrao do valor adicionado. (E) demonstrao do resultado abrangente; demonstrao de lucros e prejuzos acumulados; demonstrao das mutaes do patrimnio lquido; demonstrao dos fluxos de caixa e demonstrao do valor adicionado.

100. Foi investido em 16.09.2013 a importncia de R$ 400 em uma aplicao financeira remunerada a uma taxa de juros simples de 57,60% ao ano e o resgate estava previsto para ocorrer em 31.12.2013. Considere para efeito de clculo que os meses so de 30 dias. Assim sendo, correto afirmar que o valor total resgatado foi de (A) R$ 457,60. (B) R$ 467,20. (C) R$ 419,20. (D) R$ 476,80. (E) R$ 630,40.

PCSP1302/001-PeritoCriminal

26

clASSIFIcAO PERIDICA

1 1

18 2

H
1,01 3

He
2
4

13
5

14
6

15
7

16
8

17
9

4,00 10

Li
6,94 11

Be
9,01 12

B
10,8 13

C
12,0 14

N
14,0 15

O
16,0 16

F
19,0 17

Ne
20,2 18

Na
23,0 19

Mg
24,3 20

Al
3
21

Si
28,1 32

P
31,0 33

S
32,1 34

Cl
35,5 35

Ar
39,9 36

4
22

5
23

6
24

7
25

8
26

9 27

10 28

11 29

12 30

27,0 31

K
39,1 37

Ca
40,1 38

Sc
45,0 39

Ti
47,9 40

V
50,9 41

Cr
52,0 42

Mn
54,9 43

Fe
55,8 44

Co
58,9 45

Ni
58,7 46

Cu
63,5 47

Zn
65,4 48

Ga
69,7 49

Ge
72,6 50

As
74,9 51

Se
79,0 52

Br
79,9 53

Kr
83,8 54

Rb
85,5 55

Sr
87,6 56

Y
88,9
57-71 Srie dos Lantandios 89 -103 Srie dos Actindios

Zr
91,2 72

Nb
92,9 73

Mo
95,9 74

Tc
(98) 75

Ru
101 76

Rh
103 77

Pd
106 78

Ag
108 79

Cd
112 80

In
115 81

Sn
119 82

Sb
122 83

Te
128 84

I
127 85

Xe
131 86

Cs
133 87

Ba
137 88

Hf
178 104

Ta
181 105

W
184 106

Re
186 107

Os
190 108

Ir
192 109

Pt
195 110

Au
197 111

Hg
201

Tl
204

Pb
207

Bi
209

Po
(209)

At
(210)

Rn
(222)

Fr
(223)

Ra
(226)

Rf
(261)

Db
(262)

Sg
(266)

Bh
(264)

Hs
(277) 61

Mt
(268)

Ds
(271)

Rg
(272)

Nmero Atmico

Srie dos Lantandios 57 58 59

60

62

63

64

65

66

67

68

69

70

71

Smbolo
Massa Atmica ( ) = n. de massa do istopo mais estvel
o

La
139

Ce
140

Pr
141

Nd
144 92

Pm
(145) 93

Sm
150 94

Eu
152 95

Gd
157 96

Tb
159 97

Dy
163 98

Ho
165 99

Er
167 100

Tm
169 101

Yb
173 102

Lu
175 103

Srie dos Actindios 89 91 90

Ac
(227)

Th
232

Pa
231

U
238

Np
(237)

Pu
(244)

Am
(243)

Cm
(247)

Bk
(247)

Cf
(251)

Es
(252)

Fm
(257)

Md
(258)

No
(259)

Lr
(262)

(IUPAC, 22.06.2007.)

27

PCSP1302/001-PeritoCriminal

Das könnte Ihnen auch gefallen