Sie sind auf Seite 1von 11

O Rio de Janeiro de 1950 - Atravs da concepo do professor Agache O plano Agache, encomendado em 1926 pelo prefeito Antonio Prado

Junior ao arquiteto francs Alfred Agache, sugeria profundas reformas urbansticas que, j naquela poca, previam a vocao do Rio de Janeiro para majestosa metrpole. O arquiteto logo diagnosticou o mal da cidade que sofria com o crescimento rpido e desordenado. Agache e sua equipe concluram o trabalho em 1930, mas nunca veriam as novas formas cariocas saltarem do papel. Restou o abrangente plano, que alm das grandes obras, listava leis necessrias para uma nova era de ordenamento urbano, a criao de uma comisso que acompanhasse a execuo do plano diretor, a remoo das favelas, a criao de cidades satlites e, at mesmo, a organizao de um concurso premiando as mais requintadas fachadas. Em 10 de novembro de 1928, em seu primeiro nmero, a revista Cruzeiro publicou um artigo do Dr. Mattos Pimenta sobre como estaria a cidade em 1950, tendo como parmetro o que estava sendo proposto pelo plano Agache. Nele j esto as ligaes por terra entre o Rio e Niteri, as grandes avenidas ligando o Centro aos subrbios, uma praa monumental para a rea do morro do Castelo, alm dos arranha-cus e reas internas para estacionamento. Quase 80 depois, o plano Agache ainda aponta caminhos que viriam a enriquecer a cidade com beleza e funcionalidade.

A CIDADE QUE SER A MAIS LINDA METROPOLE DO MUNDO pelo Dr. J. A. Mattos Pimenta (Ilustraes de Henrique Cavalleiro) O Cruzeiro, 10 de novembro de 1928 Officiellement, mon cher Pimenta, tu nas rien vu, disse-me Agache aps ter feito passar ante meus olhos todos os desenhos, projetos, perspectivas e maquetes, de cujo emaranhado surge, pouco a pouco, a viso maravilhosa do Rio de Janeiro de amanh.

COLEO ESTUDOS DA CIDADE

MAIO . 2005

Agache e o nosso Prefeito temiam que um plano ainda em simples delineamento, exposto a uma opinio pblica ainda no bem preparada, fosse mal apreciado. Contraditei, porm, ambos com tal ardor ou tais argumentos que, cansados ou convencidos, eles calaram-se sorrindo. E quem sorri no desapprova. Cedi pois, sem constrangimento, ao pedido dos directores da Cruzeiro para transmitir a impresso que trouxe daquela visita ao Rio de Janeiro de 1950, ao Rio de Janeiro de nossos filhos e nossos netos. Indubitavelmente o plano geral de transformao e desenvolvimento de nossa cidade, projetado para ser concludo dentro de 30 a 50 anos, constituir um forte e nobre elo entre a gerao de hoje e as geraes vindouras, encadeando os sentimentos da nacionalidade, desenvolvendo a consciencia social do povo, fortalecendo, emfim, a alma brasileira. Lendo as plantas e contemplando o grande esboo que encerra a concepo geral do novo Rio de Janeiro, senti que Alfred Agache havia compreendido bem as possibilidades formidveis de progresso de nosso pas. Indiscutivel, com efeito, que o Brasil ser dentro de 10 ou 20 anos, a mais populosa nao latina do mundo; e como extenso o seu territrio e enormes as suas riquezas, fcil prever o alento novo que aqui receber a raa e as fortes e elevadas afirmaes de valor que aqui ela dar. A confiana que o povo brasileiro tem no porvir no nasce, portanto, da fantasia ou do sentimentalismo, seno que se alicera na razo, nos fatos, nos ensinamentos da Histria, na anlise do passado. menos uma f do que uma previso cientifica. Previso scientifica, realmente, deve ser o plano de transformao de desenvolvimento de uma cidade. Eis porque o projeto em elaborao cogita j das ligaes que um dia tero de ser feitas entre o Rio e Niteri, entre o Rio e a Ilha do Governador, ligaes inteligentemente articuladas com as avenidas largas, verdadeiras artrias, que se estendero at aos subrbios extremos da cidade e as grandes ruas que comunicaro os arrabaldes e bairros entre si. No falta grandiosidade e beleza nessa obra gerada com notvel senso prtico e exata compreenso das realidades.

COLEO ESTUDOS DA CIDADE

MAIO . 2005

Sabe-se, alis, que a funo caracterstica do urbanista conjugar as necessidades materiais da cidade com as exigncias superiores da inteligncia. Alfred Agache conseguiu plenamente tal objetivo no traado de transformao de nossa Capital. No descerei s descries minuciosas, detalhadas, que pouco interessam. Deixo de preferncia ao leitor, na nvoa de algumas palavras, um campo aberto imaginao, ao sonho, ao ideal, que o incio de todas as realizaes. O Rio de Janeiro ter majestade e harmonia pela singular expresso artistica com que no novo plano so resolvidos todos os seus problemas urbanos. Em frente barra da Guanabara, no terreno que se conquistar ao mar pela retificao do incongruente saco da Glria, ficar a praa monumental - vestbulo sumtuoso da cidade - reservado ao desembarque das grandes personalidades que aqui aportarem e naturalmente destinado s manifestaes, comcios e demonstraes do povo por se tornar o logradouro de maior rea e o principal centro da metrpole. Maravilha de arquitetura, banhada na luz de projetores ocultos, esta praa ter a forma de U retangular, com a abertura voltada para o Oceano, descortinando e, ao mesmo tempo, compondo as mais variadas e encantadoras perspectivas. Tomando o centro da linha do fundo, a avenida Rio Branco da partir, imponente, como exacto prolongamento do eixo da praa.

Integrar-se- destarte nossa principal via pblica na sua funo definitiva de entrada nobre da cidade.

COLEO ESTUDOS DA CIDADE

MAIO . 2005

Quero que o leitor tenha a viso, embora rpida e fugaz, do futuro Rio de Janeiro, da inigualvel cidade que entrevi nos desenhos e nas palavras de Alfred Agache, tal como os contemporneos de Haussmann antegozaram nos projetos deste a magnifica realidade que o Paris de hoje. Uma nova e larguissima rua, formada pelo prolongamento do atual canal do Mangue, cortar perpendicularmente a Avenida Rio Branco, indo at ao mar, no cais da antiga Alfndega. E se estender no sentido oposto, transpondo, sempre com a mesma largura, os bairros e suburbios que ficam alm da Praa da Bandeira, para penetrar nas regies aonde a cidade, livre do contraforte das montanhas e da barreira do mar, rapidamente se despeja e se desenvolve. Essa rua passar diante da Estao Monumental a se construir nas proximidades da Praa da Bandeira, e que colher, em um s feixe, todas as estradas de ferro que servem ao Rio: Auxiliar, Rio dOuro, Leopoldina e Central do Brasil. Ser a mais larga, a mais longa e mais movimentada avenida de nossa Capital, rasgada do mar at a zona dos subrbios, pondo assim estes em comunicao direta com o centro da cidade. Correndo quase paralelamente atual Avenida Mem de S, e prolongando-se alm desta uma outra ampla e bela avenida vir entroncar-se com a precedente, no ponto fronteiro referida Estao Monumental. Receber, deste modo, o centro ferrovirio uma via pblica de grande proporo, ligando-o aos bairros de Botafogo, Leme, Copacabana, Ipanema, Gvea e Laranjeiras. Encurtando as distncias entre os bairros, vrias outras ruas sero abertas, algumas transpondo pequenos tneis ou cortando fraldas de montanhas, inteiramente desimpedidas para o trfego rpido e freqentemente oferecendo sedutores aspectos da privilegiada natureza que o orgulho e a alegria de nossa gente.

COLEO ESTUDOS DA CIDADE

MAIO . 2005

Vencendo a rotina, sujeitando a arqitetura s imposies e caprichos da moderna cincia de construir, expandindo enfim, livremente, um anelo de progresso e de perfeio, de conforto e de arte, Agache valeu-se da rea devoluta resultante do desmonte do Castelo para ensaiar um sistema de urbanizao original que consubstancia as idias mais adiantadas e mais lgicas das tendncias atuais. O arrojo da composio h de ferir certamente a sensibilidade dos que no foram ainda tocados pelo esprito novo da arte. Estou certo, porm, de que, realizado o projeto, felizmente j oficialmente aprovado, aquela zona da cidade dar aos que freqentarem uma impresso rara, de encantamento e bem-estar. Permitir aos seus visitantes a verificao material de que a cidade que ali se criou no foi obra do acaso, produto do empirismo, mas sim que obedeceu aos desejos da inteligncia, s aspiraes do sentimento e, principalmente, s razes da utilidade. No cuidarei de esmiuar o traado, j conhecido do pblico, e que pertence ao tipo monumental do haussmannismo. Interesse maior tem, porm, o sistema adotado para as edificaes, onde o problema dos arranha-cus encontrou soluo interessante e justa. Cada bloco de construo receber na periferia, isto , nas faces voltadas para as ruas que o limitam, edifcios de altura uniforme de 22 metros. Mas, no interior do bloco, na rea vazia fechada pela orla desses edificios, sero admitidos arranha-cus, com altura de 80 metros, dispostos de modo a formarem espaos livres verdadeiras praas internas destinadas ao estacionamento de automveis. As vias pblicas tero, pois, o trfego inteiramente desimpedido, sem o aspecto de garage que oferecem s actuais ruas centrais, atravancadas de veculos parados, em abandono. Considerando o sol causticante e as intempries que castigam as cidades tropicais como a nossa, os passeios, alm de espaosos, com 7 metros de largura, sero cobertos em forma de galeria como os passeios da cidade de Turim e da rua Rivoli, de Paris. De quando em quando, atravessar essas galerias uma passagem para acesso s praas centrais, onde se erguem os edifcios gigantes. Apreciando essa concepo de Agache, atravs da maquete em gesso metalizado que a materializa, senti nalma um anseio de viver, que no era seno o desejo de gozar a majestade sem igual, a beleza sem par, o conforto sem falhas que oferecer aquele recanto da cidade, aquela rea conquistada com o sacriicio do
COLEO ESTUDOS DA CIDADE / MAIO . 2005 5

histrico morro do Castelo, mas dignificada pelo gnio da raa latina em uma obra realizada pela vontade do povo brasileiro. Sob a scentelha desse entusiasmo, passei o olhar pelo esboo geral do plano de remodelao do Rio, esboo que ocupa a mais larga parede da sala de trabalhos do urbanista Agache. Pude ento fitar a imagem, indecisa e fugitiva, mas insupervel e magnfica, do futuro Rio de Janeiro. Desembaraada do morro de Santo Antonio, plipo que lhe dificulta a respirao, quisto que lhe enfeia a fisionomia, reconheci as mesmas ruas, os mesmos bairros, as mesmas tradies da cidade; mas sobre o intrincado destas obras, sem desrespeito ao passado, sem desdm pelo sentimento brasileiro, havia o trao do progresso, a confiana em um grande destino, traduzida pela trama das novas avenidas, ruas e boulevards, cuja connexo inteligente estimulava a vida e a expanso de nossa capital, e cuja expresso de beleza honrava a moldura inconfundivel e esplndida com que Deus presenteou a terra carioca para a alegria e felicidade de seus habitantes. Mas o Rio de Janeiro de amanh ser tambem o recreio e a ventura dos forasteiros que desejem nutrir o esprito e encher o corao. Ser o grande orgulho do Brasil e a mais linda metrpole do mundo.

COLEO ESTUDOS DA CIDADE

MAIO . 2005

No primeiro nmero da revista Cruzeiro, uma viso futurista do Rio

Como complemento documental do artigo do nosso colaborador Dr. Mattos Pimenta, Cruzeiro tem a felicidade de poder revelar aos seus leitores as duas maquetes da praa monumental em que ir projetar-se a Avenida Rio Branco, e da originalssima praa central do novo bairro conquistado pelo desmonte da colina histrica do Castelo. So estes os primeiros documentos que vm a pblico do plano do urbanista Agache, a quem a prefeitura incumbiu da tarefa complexssima de traar as diretivas dentro das quais a Capital do Brasil se desenvolver de agora para o futuro, e que marca definitivamente o termo do regime arbitrrio e desconexo a que, desde a remodelao inicial e benemrita do governo Rodrigues Alves, foi submetida a cidade maravilhosa. Estes dois sensacionais documentos, hoje trazidos luz da publicidade, permitem visionar o critrio moderno e monumental adotado. Nem se compreenderia que vigorassem em obra desta magnitude e que tem forosamente de incorporar as mais recentes e audaciosas concepes urbanistas e estticas, ideias antigas e j quase arcaicas, incompatveis com os meios atuais de locomoo, os preceitos de higiene urbana, a ventilao dos edifcios, o escoamento rpido do trnsito, a circulao e estacionamento dos veculos.

COLEO ESTUDOS DA CIDADE

MAIO . 2005

Na pgina central de Cruzeiro, o pintor Henrique Cavalleiro d-nos uma viso antecipada do Rio Central, imaginando-o verosimilmente eriado de arranha-cus, como o bairro de Manhattam, em Nova York. Essa composio inclui no seu primeiro plano a praa monumental do projeto Agache, situada nos terrenos conquistados pelo desmonte do Castelo e que sero consideravelmente ampliados pela demolio do morro de Santo Antonio, cujo desaterro destinado a retificar a linha desgraciosa do litoral, entre a Ponta do Calabouo e a praia do Russel. No s, porm, a primitiva concepo arquitetnica do professor Agache, que servira quela composio, se alterou em algumas das suas caractersticas estticas, como nos pareceu de elementar correo no deixar que o leitor pudesse atribuir exclusiva autoria do urbanista o que no passava, na dupla pgina de Cruzeiro, de uma transfigurao posta em um ambiente imaginrio, no qual colaborar a fantasia do artista. Estava, naturalmente, indicado que empenhssemos todos os esforos para documentar a nossa viso do Rio de Janeiro de 1950, vencendo o sigilo at agora guardado pela Prefeitura sobre os primeiros esboos da magnfica capital de amanh. A nossa indiscrio jornalstica no visou, alis, seno conjungar a legtima curiosidade do pblico com a justia devida grande obra que se est gerando e da qual resultar, para o prazer e orgulho da gerao de amanh, uma das mais grandiosas e belas metrpoles do mundo, em tudo digna da humanidade hipercivilizada do seculo XX. A fotografia da planta arquuitetnica da praa monumental mostra-nos, alm da sua localizao incomparvel, a imponncia sbria dos edifcios pblicos que o circundam como um anfiteatro e a originalidade da sua iluminao decorativa, composta de jatos de luz verticais, cortadoa pelas projees oblquas dos pilones. Vestbulo grandioso de uma cidade martima, descendo em escadaria at as guas da Guanabara, a imensa praa est projetada para a sua funo de palco cnico das solenidades oficiais e festividades pblicas: paradas, desfiles, cortejos e comemoraes cvicas. Aqueles que acusavam prematuramente o professor Agache de submetido aos cnones da arte tradicional francesa e s leis clssicas das propores, verificaro a orientao modernssima a que esto sendo subordinados os planos do Rio de Janeiro vindouro e que visam a criar uma cidade modelo, aproveitando as mais arrojadas concepes dos urbanistas alemes e norte-americanos.

COLEO ESTUDOS DA CIDADE

MAIO . 2005

Mas , principalmente, na praa projetada para a rea do antigo morro do Castelo que essa orientao se evidencia com singular vigor. Sem a preocupao de solenidade a que tinha de ser submetido o projeto da praa vestibular da capital, o professor Agache procurou solucionar no plano do bairro do Castelo os vrios problemas da cidade futura, da cidade de populao concentrada e de trnsito intenso, colocando o arranha-cu em seu lugar como um pormenor panormico, tais as torres de uma fortaleza, jogando com as perspectivas das grandes massas arquitetnicas e esforando-se por disciplinar o cos titnico dos superedifcios, submetendo-os lei do equilbrio e da harmonia. No projeto desta zona da cidade foram tambm previstas reas internas para estacionamento de automveis, a fim de descongestionar o trnsito das ruas e avenidas, e adotadas as galerias laterais, como as da rua Rivoli, de Paris, to apropriadas ao clima tropical do Rio. Trazendo publicidade alguns dos aspectos mais sensacionaes do projecto de remodelao do Rio de Janeiro, Cruzeiro pretende marcar ante os seus leitores o posto de salincia que ocuparo no seu programma os assuntos que se referem ao progresso das cidades brasileiras, entre as quaes a capital da Repblica ocupa lugar primacial. No assunto de discusso a necessidade inadivel de submeter-se a um plano de conjunto o desenvolvimento vertiginoso da cidade. Quando outros servios no tivesse prestado administrao, por tantos titulos notvel, do Sr. Antonio Prado, bastaria a sua resoluo de fazer elaborar esse plano geral para que o seu nome ficasse integrado para sempre na histria da cidade, como o continuador da obra inconclusa de Passos. Os aplausos que lhe devemos no privam, porm, esta revista do seu direito inalienvel de apreciao e de crtica. Certamente, os vastos e laboriosos planos a que presidem a proficincia e a experincia consagrada do insgne urnbanista francs, sero dados a conhecer em todas as suas particularidades, a fim de que sobre eles se exera a anlise dos competentes. A incorporao de idias e sugestes alheias no vasto plano de modo algum diminuir o mrito do seu supremo delineador. Alis, o professor Agache prev para a sua integral execuo um perodo de meio sculo, e tudo leva crer que no espao de cinqenta anos muitos dos aspectos secundrios desse grande plano hajam de sofrer alterao. O essencial que o professor Agache e os engenheiros, urbanistas e arquitetos que trabalham sob a sua direo, tracem para a capital do Brasil as diretivas em que se expandir a sua grandeza.
COLEO ESTUDOS DA CIDADE / MAIO . 2005 9

Como as catedrais da Idade Mdia e da Renascena, em que trabalhavam trs e quatro geraes de arquitetos e escultores, a remodelao de uma cidade no pode ser a obra de um s homem. Vrias geraes nela trabalharo para realizar e aperfeioar a obra ingente que o professor Agache, criador e remodelador de cidades, est delineando.

COLEO ESTUDOS DA CIDADE

MAIO . 2005

10

Das könnte Ihnen auch gefallen