Sie sind auf Seite 1von 5

TIPO 1

Universidade Federal de Pernambuco Curso de Economia | Disciplina: Microeconomia 1 2 Semestre 1 Avaliao 12 de Dezembro de 2013 - Professor: Fernando Dias

Nome: ___________________________________________________________________ Responda todas a alternativas V/F da parte 1 e a questo da parte 2. A parte 1 vale 7 pontos e a parte 2 vale 3 pontos.
Parte 1. Responda todas as alternativas com V/F. A cada duas alternativas erradas ser anulada uma certa na totalizao de toda a parte 1. Alternativas deixadas em branco no sero consideradas. 1. Um consumidor tem uma funo utilidade Cobb-Douglas convencional tal que

U ( x, y) = x y ; + = 1. Avalie as afirmaes abaixo:


( ) Esse consumidor sempre alocar um percentual

de sua renda para comprar o bem x;

( ) Suponha que a renda do consumidor seja de b = R$ 2,00 e que os preos vigentes dos

p x = 0,25 e py = 1 . Agora suponha que o consumidor aloca sua renda igualmente entre os dois bens, ento sua escolha tima deve ser x = 1 e y = 4 ;
bens no mercado sejam ( ) Para esse consumidor pequenas mudanas na renda recebida implicam mudanas da mesma magnitude na utilidade do consumidor; ( ) Considerando a renda do consumidor como b, ento o consumo timo do bem y tal que

* y = b ; py
( ) Se a renda do consumidor aumentasse em 10%, o nvel de utilidade do consumidor aumentaria em menos que 10%.

2. Com relao s escolhas timas dos consumidores, constata-se que: ( )Se as preferncias do indivduo esto representadas pela funo utilidade U(x,y) = 2x +y e os preos dos bens so Px= Py= 2, ento uma reduo de Px para Px= 1 resulta num Efeito Substituio igual a zero. ( )Se dois bens x e y so complementares perfeitos e o preo do bem x decresce, ento o Efeito Renda zero e o Efeito Total se iguala ao Efeito Substituio. ( ) A negatividade do Efeito Substituio decorre diretamente do Axioma Forte da Preferncia Revelada. ( ) No caso de preferncias do tipo Cobb-Douglas, a Elasticidade-Preo Cruzada da demanda por bens nula, enquanto a Elasticidade-Preo da demanda por cada um deles unitria (em mdulo). ( ) Nas funes demandas geradas a partir de uma funo utilidade do tipo U(X,Y) = X + Y as demandas individuais por cada bem so independentes do preo do outro.
2 2

3. Com relao s decises dos agentes sob incerteza, possvel afirmar que:

( ) Se Pedro define sua utilidade a partir de um nvel de riqueza W , de tal modo que sua funo utilidade dada por ? ?? ? ? ? ? ? ? ? ? , em que a e C so constantes positivas, ento Pedro avesso ao risco.

( ) Supondo que Joo deve pagar $2 para participar de uma competio cujo prmio $19 e a probabilidade de ganhar 1/3. Se o agente possui uma funo utilidade esperada definida por ? ?? ? ? ??? ? e o seu nvel corrente de riqueza $10, ento no faz sentido que ele venha participar da competio. ( ) Maria herdou uma propriedade que lhe proporciona colheita de $ 100.000 em condies favorveis, com probabilidade de 60%. Se as condies climticas no forem adequadas ela tem prejuzo de $ 20.000 com a atividade. Se Maria avessa ao risco e uma empresa lhe oferece pagamento anual de $ 70.000 em troca de toda a sua colheita, ela aceitar prontamente a oferta.

( ) Joana possui uma propriedade que vale $ 300.000, mas est preocupada com seu futuro, cujo bem estar (U ) depende integralmente daquele valor, segundo a relao ? ?? ? ? ? ? ?? . Em um dado ano, existe uma chance de 2% de que a propriedade pegue fogo, o que resultaria numa reduo de seu valor para $ 30.000. Neste caso, os indcios so de que Joana avessa ao risco.
? ( ) Supondo que Antonio possui uma funo utilidade dada por ? ?? ? ? , em que W ?? equivale ao seu nvel de riqueza. Supondo que ele participe de um jogo com distribuio de pay-offs apresentada no quadro abaixo, ento a utilidade esperada do jogo equivale a $ 2,5.
? ??

Situao do jogo 1 2 3

Pay-offs $ 400 $ 225 $ 100

Probabilidade 1/3 1/3 1/3

4. Avalie as afirmaes abaixo: ( ) Seja ? ?? ? ? ? ? ? ? ? uma utilidade von Neumann-Morgenstern, em que > 0 uma constante e W a riqueza. Ento denota a medida de averso relativa ao risco; ( ) Suponha que uma carteira de ativos arriscados possui retorno esperado Re = 21% e uma 2 varincia s = 0,09. O ativo sem risco oferece um retorno Rf = 3%. Ento, de acordo com o modelo mdia-varincia, o preo do risco da carteira p = 2; ( ) De acordo com o modelo mdia-varincia, se a taxa marginal de substituio (TMS ) entre retorno esperado da carteira e seu desvio padro TMS = 0,3 , se a varincia do retorno da 2 carteira s = 0,04 e a taxa de retorno do ativo sem risco Rf = 12%, ento o retorno esperado da carteira Rm = 18%; ( ) Um indivduo possui utilidade von Neumann-Morgenstern ? ?? ? ? ? ? e possui riqueza W = $100. Ele est sujeito a uma perda monetria aleatria X, com distribuio uniforme contnua no intervalo [0,100]. Se ao indivduo for oferecido, ao preo de G = $55, um seguro total contra essa perda aleatria, ento ele comprar o seguro;

( ) Suponha o modelo mdia-varincia com dois ativos i e j com taxas de retorno Ri e Rj, e betas i e j. Ento no equilbrio podemos dizer que se f um ativo qualquer livre de risco com retorno Rf, teremos Rf = Ri i(Rm Rf) onde Rm o retorno mdio do mercado.

5. Considere um modelo de alocao de tempo e oferta de trabalho, em que o gasto com consumo no pode exceder a renda disponvel: PC I + w( 24 - la ), No qual: P C I la w L = = = = = = ndice de preo para os bens de consumo, bens de consumo adquiridos, renda obtida sem trabalhar, horas de lazer, salrio e 24 - la = horas de trabalho.

Considere que o trabalhador deseja maximizar sua utilidade, U=U(la,C), em que o eixo x representado pela varivel horas de lazer (la) e o eixo y representado pela varivel consumo (C). ( ) As variveis endgenas do modelo so salrio e consumo. ( ) A inclinao da restrio oramentria o salrio real ou salrio relativo (w/P). ( ) O efeito-renda e o efeit o-substituio, provocados pelo aumento do salrio, tm direo oposta quando as horas de lazer (la) forem um bem normal. ( ) As horas de lazer sempre aumentam quando o salrio se eleva. ( ) Suponha que uma herana aumente o valor da renda obtida sem trabalhar. Ento, o consumidor necessariamente reduzir sua oferta de trabalho. Parte 2:

Quais as funes de demanda para as mercadorias X e Y dadas pelas seguintes funes de utilidade? a. b. U(X, Y) = log(X) + log(Y) U(X, Y) = (XY) 0,5

O apndice discute como derivar funes de demanda a partir de funes de utilidade. Se mostrarmos que as duas funes de utilidade so equivalentes, ento, saberemos que as funes de demanda delas derivadas so idnticas. A equivalncia das duas funes pode ser provada mostrando-se que uma funo uma transformao da outra que preserva a ordem de qualquer conjunto de nmeros. Tomando o logaritmo de U(X, Y) = (XY)0,5 obtemos: logU(X, Y) = 0,5log(X) + 0,5log(Y). Agora, multiplicando os dois lados por 2: 2 logU(X,Y) = log(X) + log(Y). Portanto, as duas funes de utilidade so equivalentes e resultaro em funes de demanda idnticas. Entretanto, ns resolveremos para as funes de demanda em ambos os casos para mostrar que elas so as mesmas.

a. Para encontrar as funes de demanda para X e Y, correspondentes a U(X, Y) = log(X) + log(Y), dada a restrio oramentria usual, escreva o Lagrangeano: = log(X) + log(Y) - (PXX + PYY - I) Derivando em relao a X, Y, , e considerando as derivadas iguais a zero:
1 = PX = 0 X X 1 = PY = 0 Y Y = PX X + PY Y I = 0.

As duas primeiras condies implicam que PX X = A terceira condio implica que

1 1 e PY Y = .

1 1 2 + I = 0 , ou = . I I I e PY Y = nos fornece as

A substituio desta expresso em PX X = funes de demanda:

0.5 2 0.5 2 X = I e Y = I . PX PY
Observe que a demanda para cada bem depende apenas do preo desse bem e da renda, no do preo do outro bem. b. Para encontrar as funes de demanda para X e Y, correspondentes a U(X,Y) = (XY)0,5 dada a restrio oramentria usual, primeiro escreva o Lagrangeano: = 0,5(logX) + (1 - 0,5)logY - (PXX + PYY - I) Derivando com relao a X, Y, , e considerando as derivadas iguais a zero:
0.5 = PX = 0 X X 0.5 = PY = 0 Y Y = PX X + PY Y = 0.

As duas primeiras condies implicam que PX X =


0.5 0.5 1 + I = 0 ou = . I

0.5 0.5 e PY Y = .

A combinao destas com a restrio oramentria gera:

A substituio desta expresso em PX X = funes de demanda:

0.5 0.5 e PY Y = nos fornece as

0.5 0.5 X = I e Y = I. PX PY

Das könnte Ihnen auch gefallen