Sie sind auf Seite 1von 3

Era uma vez mil novecentos e oitenta e quatro

Marcando o ano fatdico que Orwell imaginara quarenta anos antes, a Gulbenkian e a Cinemateca Portuguesa juntaram-se em 1984 para um pico ciclo de filmes de Fico Cientfica. O catlogo que da resultou poder bem ser uma das melhores edies jamais dedicadas ao gnero e, certamente, um dos mais impressionantes livros feitos em Portugal.
Pedro Piedade Marques

Corria em 1984 o primeiro grande ciclo de cinema de FC, patrocinado pela Cinemateca de Lisboa e pela Fundao Gulbenkian. (...) O mundo parecia fresco e vioso perante esta nova e fugaz madrugada. (Joo Barreiros, in Disney no Cu entre os Dumbos, p. 6, Livros de Areia, 2006)

o vivamos, ao entrarmos nesse j distante ano de 1984, nem na Oceania nem na Eurasia ficcionais do romance de Geor ge Orwell, com cortes de cabelo e roupas que lembravam os tempos de racionamento e conteno em que Mil Novecentos e Oitenta e Quatro tinha sido escrito, quarenta anos antes. Contudo, tal como nesses anos, a Unio Sovitica continuava a ser o inimigo a Leste, e a Oceania era representada por uma aliana militar e poltica entre as naes Europeias ocidentais e os Estados Unidos da Amrica. Mas a semente de um futuro mais subtilmente distpico, e que hoje vivemos em carne viva, tinha vindo a germinar lentamente desde o incio da dcada, e atingia nesse ano o estado de rebento promissor: a cruzada do hipercapitalismo brutal, de Ronald Reagan nos EUA e de Margaret Thatcher no Reino Unido, tinha laivos retricos que fariam a Novilngua parecer calo de escola primria. Theres no such thing as society, frase lapidar da Sra. Thatcher, poderia ter sado da boca do Grande Irmo. De certa forma, e em vez da profecia do surgimento de conscincia nas mquinas (lembram-se do Skynet do Terminator, de 1983?), estamos, neste ano de 2011, a sentir os efeitos distantes desse 1984 de retrica ocenica implacvel, que teria deliciado Orwell pela preciso com que cumpria as suas teses sobre a manipulao da linguagem poltica. Em Lisboa, apesar de ainda abalada pelo aperto do cinto do ano anterior, o futuro era radiante e tinha a forma da CEE (e assim o cantavam, com impacincia, os GNR de Alexandre Soares). E, apesar da crise e do considervel desencanto ps-revolucionrio, o nimo cultural era um facto. De boom em boom, a cultura popular portuguesa parecia actualizar-se: na msica, no cinema, na banda desenhada. Mesmo a (nica) televiso parecia limpar o p: O Tal Canal a marca indelvel desse ano. E, claro, valia-nos a Gulbenkian. Ser atravs do prestgio internacional desta fundao que a Cinemateca Portuguesa vai pr em prtica um ambicioso ciclo de cinema de Fico Cientfica que visa comemorar o ano orwelliano, e que decorrer de Novembro de 1984 a Fevereiro de 1985. Ponto alto desse ciclo seria a ante-estreia mundial de dois filmes muito aguardados: Dune de David Lynch e, cereja no topo do bolo, a adaptao de Michael Radford do romance de Orwell. O coordenador do ciclo e do correspondente catlogo ser Joo Bnard da Costa (1935-2009), antigo colaborador da Fundao e ento o sub-director da Cinemateca. Confessadamente um leigo no que tocava ao gnero da FC, quer como leitor, quer como cinfilo, Bnard da Costa procura apoio em algum que, em Portugal, consiga criar uma lista de filmes e produzir textos para o catlogo, para o qual so contactados dois nomes estrangeiros sonantes, o crtico de FC e bigrafo John Baxter e o jovem lobo

dos Cahiers Olivier Assayas (hoje um realizador de sucesso: Irma Vep, Carlos). Atravs do professor de Filosofia da Universidade de Lisboa, Trindade Santos (que escrever tambm um texto), chega esse apoio na figura de Joo Manuel Barreiros. o prprio, hoje tambm um autor de FC (Terrarium, O Caador de Brinquedos, A Verdadeira Invaso dos Marcianos), que conta, em depoimento obtido por email: o Trindade [Santos] disse ao Bnard que no conseguia fazer o texto porque no estava habilitado para isso, mas eu sim. O Benard contactou-me, pediu-me que escolhesse os filmes e que lhe escrevesse um texto sobre a FC no cinema. Aparentemente gostou, porque ao l-lo, pediu-me um outro sobre a FC na literatura. O grosso do contedo do catlogo, alm da extensssima iconografia (vinda, em grande parte, da biblioteca de Joo Barreiros), assim partilhado entre Bnard da Costa, que assina F for Fiction e o enome Dicionrio, e Barreiros, que assina um texto que complementa a viso de Baxter sobre as adaptaes da FC ao cinema (FC no Cinema: a Histria de uma Traio?) e um dos textos mais importantes do livro, A Fico Cientfica como Tema e Problema, uma anlise bibliogrfica do gnero, com a proposta de uma lista temtica de leitura ideal. na Introduo (p. 7) que Bnard da Costa pode ser claro quanto a esta colaborao:

Em primeiro Lugar, no me sentia em cho que pisasse corn muito a-vontade. Por isso me socorri, na preparao do Ciclo e do Catlogo, do concurso de outros que tem bastante mais saber e competncia para isso. (...) devo desde j dizer que ambos muito devem especial colaborao de Joo Manuel Barreiros que traou, dum e doutro, as chaves-mestras, tendo eu apenas a sorte (mas essas sortes merecem-se) de encontrar em Portugal (coisa cada vez mais rara) algum que sabe e conhece a fundo determinada matria (...) Neste Catlogo e neste Ciclo aparece apenas um ar da minha graa: o sopro que haja neles a Joo Manuel Barreiros se deve, como aos outros nomes citados, e, ainda, a quem so Alberto Vaz da Silva e Jos Gabriel Trindade Santos. Mas a harmonia na colaborao no se reflectiu necessariamente numa comunho de gostos e opinies sobre a matria, existindo antes o que Joo Barreiros designa de duelo conceptual, sobretudo no que tocava a certos filmes. Tambm a questo de se incluir ou no filmes de gneros prximos, como o horror ou a fantasia, resultou numa cedncia por parte de Bnard da Costa face exigncia do especialista de que apenas se deveria exibir filmes de FC. Um exemplo destas curiosas tenses o filme de Jean-Jacques Annaud A Guerra do Fogo (1981), de que Barreiros

escreve ter tudo o que poderia caracterizar uma obra de FC, e sobre o qual, e na mesma pgina, em legenda a um still do filme, Bnard da Costa escreve que, apesar dos elogios, no se decidiu a programar. A riqueza de contedo das legendas e este seu dilogo permanente com as imagens e o texto central so um dos grandes trunfos conceptuais deste livro. Fernando de Azevedo volta a ter a direco grfica, como em outros catlogos da Cinemateca da altura. Dois anos depois do excelente catlogo dedicado a Buuel, o surrealismo volta a imporse como referncia esttica, territrio caro ao grafista, em especial a colagem: para alm de uma reproduo de La Ville Entire de Max Ernst (seguindo a mesma associao que Germano Facetti fizera nas capas de FC da Penguin nos anos 60) que envolve todo o livro em sobrecapa, pode-se encontrar uma colagem original de Azevedo em extra-texto e feita ad hoc, Os Grandes Transparentes. Esta faz pensar, por exemplo, nas dezenas de capas de Antnio Pedro para a coleco Argonauta da Livros do Brasil, e poder ser assim vista como uma espcie de nobilitao dessa tradio de colagens surrealizantes como ilustraes de FC em Portugal. Mas tambm na simplicidade do layout, que permite encaixar e articular toda essa informao de forma fluida, que o trabalho grfico marca pontos.

Depois do catlogo do ciclo dedicado a Luis Buuel em 1982 (em cima), o surrealismo volta a ser para Fernando de Azevedo o eixo esttico que orienta a imagem do catlogo de FC. Pela escolha de uma sobrecapa sem qualquer interveno tipogrfica sobre uma reproduo de La Ville Entire de Max Ernst (1935) e pela produo de uma colagem original, Os Grandes Transparentes (ao lado), o designer e artista marca o seu territrio artstico desde a primeira gerao surrealista portuguesa nos anos de 1940, e, ao mesmo tempo, faz coroar a tradio de colagens surrealistas (ou surrealizantes) na ilustrao de edies de FC em Portugal, tradio que teve nas muitas capas de Antnio Pedro para a coleco Argonauta um dos seus pilares (em baixo, colagem para capa de Amor no Cosmos de Philip Jos Farmer).

Surrealismo e fico cientfica

Um duelo conceptual

S pela quantidade da iconografia reproduzida este livro mereceria destaque, mas uma srie de textos envolventes e excelentemente documentados e um cuidado precioso com a escrita das legendas (um detalhe muitas vezes descurado ou remetido para uma obrigao descritiva) tornam a sua leitura, em certos momentos, um excitante exerccio dialctico entre os seus principais autores, Bnard da Costa e Joo Barreiros. A resenha crtica e bibliogrfica da FC na literatura deste (com mais de 40 pginas) e o Dicionrio de realizadores, actores e tcnicos de Bnard da Costa (umas estonteantes 85 pginas) so os textos basilares desta edio, ambos assertivos, opinativos e polmicos at em algumas dessas opinies.

O resultado final, apesar das espantosas 516 pginas, num formato prximo ao A4 e de uma imponente capa dura em couro vermelho com impresso a dourados, de uma leveza grfica e facilidade de leitura assinalveis (mesmo o absoluto monocromatismo das imagens lhe garante uma uniformidade austera e uma certa aura intemporal que considero irresistveis). Recebi o livro mal foi publicado, refere Joo Barreiros. No decorrer de apenas uma semana a edio esgotou-se. (Comprei o meu exemplar quatro anos depois e a 300 quilmetros para Norte, perdido num canto da Bertrand de Viana do Castelo, creio que por perto de 1.000 Escudos, ou seja, uns 5 Euros actuais). Trata-se, hoje, e como compreensvel, de um livro difcil de encontrar por esses alfarrabistas, ainda que, quando se encontra, no esteja curiosamente a preos elevados. Quanto ao ciclo, decorreu com lotaes absolutamente esgotadas e com gente a implorar bilhetes na garagem da Gulbenkian., continua Barreiros. O impacto do ciclo foi to grande que nesse mesmo ano comearam a surgir, tanto quanto eu saiba, pelo menos 3 novas coleces de FC. Inclusive a da Gradiva. E a revista Omnia. Bons tempos. E remata, pessimista, sobre o momento que deu tanto o ciclo como este catlogo: estamos a falar de um epifenmeno que nunca mais ser repetido. Perante o apagamento recente e crescente da Gulbenkian e da Cinemateca, por comparao com esta vitalidade de h mais de 25 anos, perante o panorama editorial e da cobertura jornalstica na imprensa dita cultural, dificilmente conseguiramos neg-lo.
O copy right das imagens reproduzidas pertence aos seus designers/ilustradores e/ou editoras, todos devidamente identificados.

O autor nasceu em Luanda em 1971, e designer grfico e editor no projecto Livros de Areia. Tem textos sobre livros e design grfico publicados na revista Os Meus Livros e nos projectos PNETdesign (http://www.pnetdesign.pt) e Alice (http://www.clubalice.com). Edita tambm o blogue Montag (http://pedromarquesdg.wordpress.com).

Das könnte Ihnen auch gefallen