Sie sind auf Seite 1von 4

"A Onda" faz paralelo entre Alemanha atual e a de Hitler Professor em "A Onda" No meio do caos de uma balada

na Berlim contempornea, um adolescente diz ao outro: "A gente no tem pelo que lutar. No tem com o que se revoltar. Sabe quem a pessoa mais procurada no Google? A Paris Hilton!" Nesse contexto de ausncia de ideais, possvel surgir uma ditadura?

Esse o ponto de partida do filme "A Onda", dirigido por Dennis Gansel, em cartaz nos cinema paulistanos desde a ltima sexta-feira (21). A produo alem apresenta um professor moderninho que, ao assumir, de ltima hora, um curso sobre autocracia, decide proporcionar aos alunos uma experincia prtica de como se constri um governo fascista.

A vivncia dura uma semana, e comea com aplicaes simples de disciplina: os alunos devem chamar o professor de "senhor", devem se levantar para falar e sempre pedir permisso para se colocar. Com o passar dos dias, o grupo comea a se vestir da mesma maneira e a menosprezar os no-membros da organizao. No demoram a aparecer atitudes violentas e coercivas, tpicas de uma ditadura.

DESORIENTAO E AUSNCIA DE VALORES

Ao serem questionados sobre a possibilidade de uma ditadura na Alemanha, os alunos do filme so unnimes: impossvel. Mas algo relaciona a Alemanha atual quela das dcadas de 1930 e 1940, em que Hitler subiu ao poder: a insatisfao.

No momento da ascenso de Hitler, ps-Primeira Guerra Mundial, reinava o sentimento de fracasso. Segundo Dietrich Schwanitz, em "Cultura Geral", "a Alemanha foi amputada, sofreu a humilhao de ser considerada culpada pela guerra e foi sobrecarregada com o pagamento de indenizaes, que levaram o pas ao desespero".

Grupo dominado pela ideologia em "A Onda"

Anos mais tarde, "A Onda" mostra um pas contaminado por outro tipo de fracasso: a ausncia de valores e de orientao. Entre os alunos, h aquele cujos pais no lhe do

ateno, h a menina certinha que tem pais liberais, que no imprimem nenhuma disciplina sobre a prole, e h ainda os filhos de famlias ricas, que passam as tardes sozinhos, bebendo, fumando maconha e jogando videogame.

Voltando no tempo mais uma vez, os fardados de Hitler, segundo Schwanitz, "recuperaram certa autoestima e deixaram de sentir-se isolados, pois passaram a fazer parte de um grupo". E o mesmo acontece com os alunos de "A Onda". A organizao um conforto para os jovens que, alm da falta de motivao e valores caracterstica da contemporaneidade, enfrentam as dores to prprias da adolescncia: a nsia em ser aceito e encontrar uma identidade.

HISTRIA VERDICA

O filme baseado em uma experincia real que se deu em 1967, na Califrnia, e que j foi tema de filmes e livros. Assim como o professor da fico, Ron Jones queria transmitir aos alunos o poder de uma autocracia. Claro que a histria no acabou bem: uma das 300 crianas envolvidas no movimento -- que comeou com os 25 membros da classe -- perdeu a mo construindo um explosivo. Por fim, o professor foi demitido e proibido de lecionar em escolar pblicas.

Ao transpor o caso para a Alemanha, familiarizada com os terrores de uma ditadura, o diretor Dennis Gansel parece alertar para a importncia de refletir sobre os atos sangrentos do passado. E do presente, em que movimentos xenfobos e neonazistas sugerem que os demnios de uma autocracia fascista no foram exorcizados por completo. A Onda (Welle, Die) um filme alemo feito no ano de 2008, com direo de Dennis Gansel, baseado no livro homnimo de Todd Strasser . O longametragem, que tem o enredo baseado em um incidente real , um sucesso de crtica e pblico e j marca presena em cursos universitrios e de ensino mdio, sendo filme obrigatrio em grande parte deles. Ento no deixe de conferir a resenha do filme A Onda nos tpicos abaixo.

Resenha do filme A Onda papel do Professor

O filme comea nos apresentando Rainer Wegner (Jrgen Vogel), homem de meia-idade que trabalha como professor de ensino mdio. Rainer anarquista, ouve o punk-rock dos anos 70 e tem forte presena de esprito, o que faz com que conquiste o respeito das classes que ensina, alm de diversos atritos com os outros professores dos colgios onde trabalha, sendo justamente um desses atritos internos que faz com que Rainer assuma uma classe de ensino mdio aplicando uma matria ironicamente avessa a seu comportamento: Autocracia. Rainer, aps muito relutar, aceita o desafio e comea as suas aulas, tentando explicar a um desinteressadssimo grupo o que seria uma autocracia. Ao frustrar sua primeira tentativa, o professor resolve ento aplicar aos alunos uma espcie de experincia pedaggica, na qual seriam reproduzidas na sala vrias estratgias de liderana nazistas. Os alunos representariam o povo, enquanto o professor, o ditador em vigncia. Foram ento institudos para a sala um slogan (Poder, Disciplina e Superioridade), um smbolo grfico representando o grupo, e, dentre outras coisas, o nome A Onda.

Resenha do filme A Onda analise

No filme A Onda a experincia, de forte cunho teatral, comea a fazer com que os adolescentes entendam como funcionava o sistema autocrtico e como a sensao de estar em um grupo fazia com que se sentissem superiores a outras pessoas. Porm, tal prazer comea a ser levado a srio por um grande nmero de alunos da sala, que, ultrapassando o nvel de interpretao, comeam a desenvolver manifestaes de vandalismo na cidade, bem como agresses e opresso queles que no so do grupo.

Forma-se, ento, uma verdadeira autocracia dentro do colgio, excluindo os que no eram pertencentes raa escolhida, e a coisa comea a sair de controle.

Resenha do filme A Onda verso Alem

Com o desenvolver da trama do filme A Onda o professor Rainer, ao se dar conta disso, tenta conter a situao, que acaba saindo tambm de seu prprio controle. O desfecho trgico do filme mostra, em uma excelente metfora, as consequncias do pensamento fascista, e como o mesmo se manifesta nas pessoas. Um trecho do discurso do professor Rainer aos alunos, no fim do filme, ilustra bem o que ocorreu naquela escola: Vocs trocaram sua liberdade pelo luxo de se sentirem superiores. Todos vocs teriam sido bons nazi-fascistas. Certamente vestiriam uma farda, virariam a cabea e permitiriam que seus prximos fossem destrudos e perseguidos. O fascismo no obra de outras pessoas. Ele est dentro de ns(). Nossa experincia foi um sucesso. Tero ao menos aprendido que somos responsveis pelos nossos atos. Vocs devem se interrogar: O que fazer em vez de seguir cegamente um lder? E que pelo resto de suas vidas nunca permitiro que a vontade de um grupo usurpe seus direitos individuais ().

Das könnte Ihnen auch gefallen