Sie sind auf Seite 1von 12

A TEORIA COGNITIVA DA DEPRESSO E O BUDISMO

Revelando as Foras Psicolgicas Inerentes do Budismo

por LEE WOLFSON

Lee Wolfson psicoterapeuta do Instituto e Clnica de Psiquiatria Ocidental (ICPO) do Centro Mdico da Universidade de Pittsburgh. Membro da SGI-USA desde 1972, ele tambm ocupa cargo de vice-responsvel de rea Filadlfia (USA).e responsvel de regional.

O texto a seguir foi apresentado como um discurso no Primeiro Simpsio Anual de Primavera sobre Budismo e Psicologia, patrocinado pelo Departamento de Cultura da Sede de Pittsburgh da SGI-USA, realizado na Universidade de Pittsburgh em 11 de abril de 1992, e publicado na revista Seikyo Times (SGI-USA) em sua edio de outubro de 1992 e na revista Terceira Civilizao (BSGI) de julho de 1994( pgs. 28 a 33).

Tenho atuado no campo da geriatria nos ltimos quinze anos. Em 1983, aps seis anos de trabalho na comunidade, vim ao Instituto e Clnica de Psiquiatria Ocidental (ICPO). Fui designado para uma equipe de trabalho na Unidade de Pacientes Internados de Psiquiatria Geritrica. Durante sete anos, tratamos de mais de mil pacientes idosos com uma variedade de distrbios, mas a maioria deles sofria ou da Doena de Alzheimer ou de grande depresso. Foi nessa poca que me tornei mais e mais interessado no fenmeno da depresso.

Via a depresso atacar pacientes com uma malignidade e totalidade que parecia priv-los da essncia de sua humanidade. Vi famlias, que por geraes foram acossadas pelo suicdio e depresso. Vi pacientes que sofriam prolongadamente a perda de pessoas queridas, ou que no conseguiam se adaptar aposentadoria, ou cujos problemas no solucionados de uma existncia de insatisfao haviam finalmente se transformado em reflexo sombria e arrependimento constante. E vi pacientes que ficavam deprimidos sem nenhuma razo, mas sofriam a molstia to profundamente quanto aqueles que possuam bons motivos para tanto.

Em 1989, iniciei treinamento na psicoterapia interpessoal, e em maio de 1990, juntei-me ao Dr. Charles Reynolds e equipe do Programa de Preveno da Depresso na Velhice como um psicoterapeuta. Esse programa destinado ao estudo da manuteno de terapias para a depresso na populao geritrica.

Enquanto trabalhava como terapeuta, fui atrado a explorar totalmente o significado filosfico da depresso conforme esta ocorre na vida humana moderna. Como um praticante budista, considerei importante examinar teorias referentes doena emocional e de que maneira estas se relacionam com a filosofia budista.

Naturalmente, eu me perguntava se a crena de uma pessoa desempenhava algum papel para prevenir ou aumentar a vulnerabilidade para a depresso. Esta tarde, gostaria de dividir com os senhores algumas observaes que fiz a respeito da viso de mundo que est contida nos ensinos de Nitiren Daishonin e que relao esta tem com a depresso. Antes de faz-lo, penso que seja importante explicar a que me refiro por depresso.

A vida pode oferecer uma infindvel srie de dificuldades. Algumas vezes, somos capazes de enfrentar de frente esses desafios e super-los, Outras, eles parecem oprimir-nos. A vida cheia de altos e baixos. E ns de fato ficamos deprimidos, desanimados e estressados. Contudo, para a maioria das pessoas, isto uma condio temporria. s vezes, basta uma palavra de encorajamento, uma pausa para descanso. algumas vezes, o problema se resolve.

Quando falamos sobre doena emocional, depresso profunda, comeamos a verificar que a depresso assume uma vida prpria. Um aglomerado de sintomas surge na vida da pessoa, desnimo, distrbio no sono, perda de apetite, nenhuma energia, pouca concentrao, perda de interesse e incapacidade para desfrutar a vida.

Quando isto acontece, nem mesmo uma palavra amvel, uma caminhada sob o sol,. uma mudana nas circunstncias so suficientes. O bom senso deixa de prover um remdio e a pessoa parece cair num abismo escuro de desespero e falta de esperana. Porm, tambm podemos pensar na depresso como um continuum, estendendo-se desde a tristeza transitria de ver os Piratas (1) fracassarem novamente, no conseguindo vencer o Campeonato Mundial, ao tipo de depresso que pode levar a pessoa a concluir que o suicdio a nica soluo lgica, sensata e atraente. Independentemente de onde a pessoa possa se encontrar nesse continuum, o ponto importante que esse sentimento resiste ao tempo, e caracterizado pela disfuno e infelicidade.

H muitas teorias da depresso, e aqui esto algumas delas : Existe a teoria tradicional psicanaltica, que se concentra na "perda do objeto" e na "perda da auto-estima". Temos tambm a explanao mais comum, exposta primeiramente por Karl Abraham, de que a depresso uma raiva voltada para dentro. Mais recentemente, h uma forte evidncia de que a depresso seja uma doena biolgica envolvendo desequilbrios metablicos no crebro.

O conceito budista de "unicidade da mente e do corpo" (shiki shin funi) foi interpretado principalmente como a "mente" influenciando o "corpo".

O reconhecimento de que os processos biolgicos do corpo influenciam a mente tambm compatvel com a teoria budista. Tive muitas oportunidades para discutir os conceitos budistas com o meu colega Dr. Mark Miller, professor assistente de psiquiatria e diretor mdico do Programa de Preveno da Depresso na Velhice.

Com respeito a shiki shin funi, o Dr. Miller disse :

"No h mais dvida de que existe uma relao ntima, recproca, entre a mente e o corpo. Durante muitos anos, os mdicos tiveram muitas experincias curiosas que demonstravam claramente essa ligao. entretanto, no havia nenhuma prova cientfica. Aqui, no ICPO efetuamos estudos sobre o sono que mostraram nitidamente diferenas na atividade cerebral ente os pacientes deprimidos e os no-deprimidos."

"Sabemos tambm que vivas que perderam os maridos recentemente sofrem supresso nos sistemas imunolgicos. S agora estamos comeando a entender a sutil interao entre ciclos de sono e insnia, ritmos circadianos, sensibilidade luz e como estes podem afetar a emoo humana. Nunca houve uma poca mais excitante ou esperanosa para estar envolvido neste campo. medida que a pesquisa nessas reas progride, torna-se mais aparente que o conceito budista de shiki shin funi continuar a ser validado. "

Os estudos tambm tm mostrado claramente que fortes fatores genticos esto envolvidos na depresso. Algum com um membro da famlia de parentesco de primeiro grau com depresso muito mais vulnervel a ela. E embora haja fatores mltiplos em operao, a gentica parece desempenhar o papel de maior amplitude. Essa noo condiz com a conceituao budista de que os males da mente so "doenas crmicas". Certamente, nascer numa famlia em particular, onde a vulnerabilidade transmitida por meio de genes um expressivo indicativo do carma.

O que considerei mais intrigante a teoria cognitiva da depresso, desenvolvida pelo Dr. Aaron Beck, um pesquisador e clnico psiquitrico da Filadlfia altamente respeitado. A teoria do Dr. Beck sobre a desordem emocional representou uma mudana paradigmtica no campo da psicologia. At os anos 60, a psicologia comportamental utilizava um simples modelo estmulo-resposta. No havia o reconhecimento de que as variveis cognitivas como a expectativa, auto-verbalizaes, estilo explanatrio e predies poderiam desempenhar algum

papel no aprendizado e no comportamento humano. Com o advento da escola cognitiva da psicologia, prestou-se mais ateno aos processos do raciocnio do indivduo, o "dilogo interno" que a maioria de ns chamamos de pensamento.

Esse modelo para a interao da cognio, emoo e comportamento surpreendentemente similar ao princpio budista dos cinco componentes da vida. Nesse modelo, a vida do indivduo considerada uma unio temporria dos cinco componentes e segue o seguinte caminho : (1) Forma; (2) Percepo; (3) Concepo; (4) Volio; e (5) Conscincia.

Em outras palavras, a conscincia vista como um "ambiente" habitado por nossa fora vital. Essa conscincia, ento, habita nossa forma, ou entidade fsica que possui cinco rgos sensoriais. Por intermdio dessa forma percebemos o mundo e integramos essa informao com a nossa mente (percepo). Ento, criamos noes mentais a respeito daquilo que percebemos (conceito) e, a, agimos com base naquilo que foi percebido (volio).

De uma perspectiva budista, os problemas surgem quando a vida do indivduo afetada pelos trs venenos da avareza, ira e estupidez (2). Quando a vida das pessoas dominada pela avareza, ira ou estupidez, as percepes delas so distorcidas e as aes que efetuam s servem para lev-las a sofrer mais ainda. Essa idia , na realidade, parte de uma teoria bastante profunda e esclarecedora do budismo, denominada itinen sanzen (3) . Em sntese, o budismo sempre reconheceu o importante papel da cognio no comportamento humano.

Nesse trabalho com pacientes que sofriam de depresso profunda, o Dr. Beck observou que a depresso primariamente no era um distrbio de nimo, mas um resultado de vises negativamente preconceituosas do eu, do mundo e do futuro. Constatou-se que essas "vises distorcidas" ou distrbios cognitivos, conduzem a manifestaes afetivas, de motivao e comportamentais. Uma pessoa propensa depresso tender a ter pouca auto-estima, a enxergar o ambiente como hostil e obstrutivo, e ser bastante pessimista com relao ao futuro.

Alm disso, segundo o Dr. Beck, todos ns desenvolvemos "esquemas" ou modos de ver o mundo, que so padres cognitivos duradouros que formaram por meio de nossa interao com o ambiente. Embora muitos sejam resultado de nossa interao na infncia com adultos de relevncia, tambm somos influenciados por nossas crenas (religio) e pela nossa "experincia acumulada" (carma). Ademais, esses esquemas operam abaixo da superfcie da conscincia normal e funcionam mais ou menos como respostas automticas.

Uma vez ativado, o esquema influencia o processamento de novas experincias por meio da ateno seletiva e da reconstituio de memrias passadas por intermdio da lembrana seletiva. Em outras palavras, enxergamos e escutamos aquilo que queremos enxergar e escutar, e lembramo-nos somente daquilo que queremos lembrar. Deste modo, nossos padres cognitivos tornam-se auto-confirmantes.

Apesar de no acreditar que a teoria cognitiva seja a explicao para a depresso, ela certamente esclarece um dos caminhos da depresso. Se aceitarmos a idia de que essas cognies ou pensamentos distorcidos e negativos causem ou perpetuem a depresso, ento, pelos propsitos da discusso de hoje, considero importante examinar os conceitos de eu, mundo e indivduo conforme expressos nos ensinamentos budistas.

Felizmente, existe um amplo volume de escrituras originais de Nitiren Daishonin e seis de suas principais obras foram traduzidas para o ingls (4) . Elas so denominadas de Gosho e consistem em cartas a seus discpulos bem como teses.

Uma das principais razes de essa teoria da depresso ter chamado a minha ateno foi o fato de eu, por acaso, estar estudando "A Essncia Real de Todos os Fenmenos" , e ter me deparado com a seguinte afirmao :

"Por eu ver as coisas desse modo, sinto imensurvel alegria apesar de ser agora um exilado" (The Major Writings of Nishiren Daishonin, vol. I, pg. 94)

Nitiren Daishonin escreveu essa carta na Ilha de Sado, sob a pior provao possvel e, contudo, exprimia imensurvel alegria por causa da maneira como via as coisas. Isto me inspirou a examinar as escrituras de Nitiren Daishonin de uma nova perspectiva. Como ele via o mundo, o eu e o futuro ? Como ele explicava o mundo aos seus seguidores ?

Com respeito ao mundo, seria bom observar que as seitas do budismo predominantes naquela poca mantinham uma viso essencialmente negativa do mundo. Em primeiro lugar, era universalmente aceito por todos os budistas que os ltimos Dias da Lei (6) j haviam se iniciado. Muitos eruditos budistas interpretavam isto como uma era de grandes sofrimentos, na qual a prtica e os ensinos budistas tradicionais perderiam todo poder.

Em segundo lugar, o ,mundo estava realmente tumultuado. Na introduo do "Rissho Ankoku Ron" ("A Pacificao da Terra Por Meio da Propagao do Verdadeiro Budismo") , Nitiren Daishonin declara :

"Nos anos recentes, h distrbios incomuns no cu, estranhas ocorrncias na terra, fome e peste, todos afetando cada canto do imprio e se espalhando pelo pas inteiro ... Mais da metade da populao j foi lavada pela morte, e em todas as famlias algum se aflige." (The Major Writings of Nishiren Daishonin, vol. II, pg. 3)

Atravancada por uma viso negativa do mundo, reforada pelos acontecimentos, a pessoa naturalmente julgaria o ambiente obstrutivo e hostil. determinadas seitas do budismo de fato ensinavam as pessoas que, enquanto estivessem neste mundo, deveriam aprender a aceitar o seu carma e orar ao Buda Amida par que, depois da morte, pudessem encontrar paz e segurana num paraso. Essa viso de mundo inerentemente negativa no final levaria as pessoas a uma resignao passiva com relao aos males e sofrimentos da vida e extenuao ainda maior da energia vital.

A viso de mundo de Nitiren Daishonin e muito diferente. Ele no era cego para os incrveis sofrimentos das pessoas comuns, e ele tambm era consciente das predies lgubres concernentes aos ltimos Dias da Lei. Contudo, ele optou por uma interpretao totalmente diferente desses fatos e descobriu grande jbilo e esperana neste mundo. Ele disse a um de seus discpulos :

"Para aqueles que se preocupam com a prxima existncia, prefervel ser um mortal comum nesses ltimos Dias da Lei do que reis poderosos nos Primeiros e Mdios Dias da Lei. Por que as pessoas no acreditam nisso ? Do que ser um sacerdote chefe da seita Tendai, melhor ser um leproso que recita Nam-myoho-rengue-kyo !" (The Major Writings of Nishiren Daishonin, vol. III, pg. 93)

Isto porque ele esta convicto de que havia chegado o tempo para a revelao da prtica budista que poderia conduzir todas as pessoas iluminao. No Gosho "A Transformao do Carma Determinado", ele afirma :

"A vida o tesouro mais precioso de todos. Um dia a mais de vida vale mais do que dez milhes de ryo de ouro ... Um dia de vida vale mais do que todos os tesouros do universo." (The Major Writings of Nishiren Daishonin, vol. III, pg. 93) (9)

Nitiren Daishonin oferece-nos uma viso de mundo esperanosa, porm equilibrada. No Gosho "A Felicidade Neste Mundo", ele diz :

"Jamais permita que os impasses da vida o perturbem. Afinal, ningum pode escapar dos problemas, nem mesmo santos ou sbios ... Sofra o que tiver que sofrer. Desfrute o que existe para ser desfrutado. Considere tanto o sofrimento como a alegria como fator da vida, e continue orando o Nam-myoho-rengue-kyo, no obstante o que acontea. Ento, experimentar a infinita alegria da Lei. " (The Major Writings of Nishiren Daishonin, vol. III, pg. 199)

Quando discuti esses pontos com o Dr. Miller, ele observou :

"O budismo ensina o indivduo a abraar toda a vida, tanto a boa como a m, o que considero ser uma filosofia bastante correta. Estimula o desenvolvimento de uma resistncia para os sofrimentos e provaes que todos ns temos de enfrentar algumas vezes. Essa atitude concorda totalmente com as metas da psicoterapia. O terapeuta est sempre buscando meios de abrir os olhos do paciente para novas possibilidades e interpretaes para os acontecimentos recentes e tambm para os do passado. O budismo parece incorporar um tipo cordial de esperana que no se abstrai das dificuldades da vida."

Com base na viso de mundo de Nitiren Daishonin, os membros da SGI recebem uma mensagem bastante poderosa quando encontram uma crise pessoal. Nunca lhes dito para simplesmente aceitar o carma e esperar uma existncia melhor no prximo mundo. Eles sempre so incentivados a agentar a luta e jamais desistir. A grande recompensa ou benefcio da prtica budista est em aprender a interpretar os problemas como oportunidades para o crescimento individual e no como uma evidncia de quanto o mundo conturbado, ou de quanto somos inadequados como seres humanos.

Quanto viso do "eu" de Nitiren Daishonin, verificamos uma perspectiva que habilita o indivduo a enfrentar todas as dificuldades com grande f em sua prpria capacidade inerente. Nitiren Daishonin encorajava constantemente seus discpulos a superar todos os sofrimentos por intermdio do desenvolvimento de suas prprias naturezas de Buda. Ele sempre identificou o eu como o lcus da fora do Buda. No Gosho "Sobre Atingir o Estado de Buda" , ele afirma :

"Nunca deve procurar os ensinos de Sakyamuni ou dos Budas e bodhisattvas do universo fora de si mesmo. O domnio dos ensinos do Buda no o livrar dos sofrimentos mortais a menos

que perceba a natureza de sua prpria vida." (The Major Writings of Nishiren Daishonin, vol. I, pg.4)

Na "Carta de Ano Novo" , ele declara :

"Quanto questo de onde exatamente existem o inferno e o Buda, um sutra diz que o inferno se encontra debaixo da terra e um outro sutra diz que o Buda est no oeste. Entretanto, uma anlise mais cuidadosa revela que ambos existem em nossos prprios corpos" (The Major Writings of Nishiren Daishonin, vol. I, pg. 271)

A Dra. Gay Herrington uma outra colega com quem tive muitas conversas sobre a interao do budismo e a psicologia. Ela psicoterapeuta na Clnica de Preveno da Depresso, um projeto-irmo do Programa de Preveno da Depresso na Velhice. Com referncia ao "domnio dos ensinos budistas" , ela disse :

"A nossa sociedade pressiona fortemente o indivduo a ganhar domnio sobre todas as reas da vida. Espera-se que a pessoa esteja no comando sempre. Todavia, a sociedade no ensina s pessoas como fazer isso de uma maneira sustentvel, nem respeita o valor inerente delas. O budismo parece adotar uma abordagem holstica que capacita o indivduo a ser focalizado interiormente apesar de ainda encontrar os desafios dirios de viver numa sociedade dirigida materialmente.

O domnio da teoria e tcnica psicolgica no protege o terapeuta de cometer erros em sua prpria vida, nem o torna um bom profissional. Em ltima anlise, o terapeuta deve vir a entender a sua prpria vida para ser eficiente. Considero isto essencial tambm para ser feliz"

A mensagem subjacente da viso budista do "eu" que o indivduo nasce com a capacidade inerente para superar todas as dificuldades e alcanar um estado extraordinrio de autorealizao. Alm disso, no h distino entre o eu e a realidade ltima. Mais propriamente, essa distino uma simples questo de percepo, apesar de profunda. Como Nitiren Daishonin expressa no Gosho "Sobre Atingir o Estado de Buda" :

"Enquanto iludida, a pessoa chamada de mortal comum, mas uma vez iluminada, chamada de Buda" (The Major Writings of Nishiren Daishonin, vol. I, pg. 4)

Em seguida, examinei a viso de futuro. No Gosho "Carta a Myoiti-ama" Nitiren Daishonin declara :

"Aqueles que crem no Sutra de Ltus so como o inverno; o inverno nunca falha em se tornar primavera. Desde os tempos antigos, nunca ouvi ou vi o inverno tornar-se outono. Nem tenho sequer ouvido de algum crente no Sutra de Ltus que se tornou um mortal comum. " (Escrituras de Nitiren Daishonin, vol. I, pg. 336)

Essa passagem do Gosho tem inspirado seus discpulos h mais de 700 anos e uma afirmao de franco otimismo.

Na poca mais difcil de sua vida, enquanto exilado na Ilha de Sado, Nitiren Daishonin escreveu "O Verdadeiro Aspecto de Todas as Leis" e disse :

"A princpio somente Nitiren recitou o Nam-myoho-rengue-kyo , mas ento duas, trs e cem seguiram, recitando e ensinando as outras pessoas. Isto acontecer tambm no futuro ... Sem dvida, no tempo do Kossen-rufu toda a nao japonesa recitar o Nam-myoho-rengue-kyo. Isto to certo quanto uma flecha mirar a terra e nunca errar o seu alvo. " (Escrituras de Nitiren Daishonin, vol. I, pg. 367)

De uma cabana fria e rude no meio de um cemitrio na Ilha de Sado, Nitiren Daishonin conseguia exprimir audaciosamente a sua esperana e convico de que as geraes futuras abraariam o seu budismo. A viso de futuro de Nitiren Daishonin no significava aspirar a algum outro paraso mundano em busca de paz e segurana. Ensina que a vida neste mundo contm potencial ilimitado para a felicidade e realizao.

Tenho examinado essa viso do "eu", mundo e do futuro, o que poderamos concluir da pessoa que abraa tal filosofia de vida ? A Dra. Herrington observou :

"A felicidade tornou-se muito fugidia para muitas pessoas de nossa sociedade. Parece que as atitudes e perspectivas expressas pelo budismo provem no apenas proteo contra a depresso, mas tambm podem levar a uma satisfao imensa. O budismo diz ao indivduo que existe uma forma de experimentar a vida como algo valioso e que vale a pena, incondicionalmente. Tambm diz que voc pode fazer a diferena."

Finalmente, analisemos a questo "Por que estamos presenciando um aumento to alarmante na incidncia da depresso em nossa sociedade ? ". Um outro lder no campo da teoria cognitiva Martin Seligman, Ph.D., o primeiro da teoria "desamparo assimilado". Recentemente ele publicou o livro Learned Optimism (Otimismo Assimilado), que esclarece o papel do "estilo explanatrio" otimista e pessimista nas reas da depresso, realizao e sade. O Dr. Seligman apresentou algumas opinies sobre o recente aumento da depresso na sociedade americana, que alguns tm denominado de "Era da Melancolia".

Ele atribui esse acontecimento a dois fatores. Primeiro, h, em nossa sociedade, uma crescente exaltao do "eu" . Na sociedade americana, enfatiza-se cada vez mais que o "eu" seja a fonte de significado, valor, estima e satisfao existencial. O Dr. Selingman refere-se a isto como o "eu mximo". Juntamente com isso, surgiu um senso diminudo de comunidade e um compromisso diminudo para com um propsito elevado. Ele diz :

"A vida dedicada a nada maior do que si realmente um vida pobre."

A perda de f nas grandes instituies da sociedade -- a famlia, a nao e religio -- combinada com uma ascendente nfase no eu como a nica fonte de significado resultou numa epidemia de depresso. Devoo demais ao eu, e devoo de menos ao bem comum nos deixou em desarmonia com ns mesmos e com a nossa sociedade.

Solicitei os comentrios do Dr. Miller :

"A nossa sociedade exerce um alto grau de presso externa sobre o indivduo -- escola, trabalho, competio, etc. As pessoas se aplicam tanto busca material que no possuem energia nenhuma para dar ateno aos assuntos interiores. Voc pode ser muito bem sucedido em nossa sociedade sem prestar muita ateno ao seu eu interior, at que algo v mal.

Tenho visto muitas pessoas idosas, quando se deparam com a aposentadoria, problemas de sade ou a morte do cnjuge, no tm nenhuma perspectiva do verdadeiro valor da vida. Como nunca cultivaram sua vida interior, mesmo quando voltam-se para a religio, simplesmente por obrigao. Elas fazem tudo o que se espera delas, mas nem assim encontram alguma felicidade. Muitas vezes, esto meramente tentando agradar a igreja. Em contraste, o budismo oferece uma abordagem sistemtica do domnio sobre a vida interior e do crescimento construtivo. Isto capacita o indivduo a suportar o sofrimento e o prepara para as perdas que inevitavelmente acompanharo os anos finais da vida."

Na filosofia budista, acredito que podemos encontrar uma verdadeira esperana e otimismo, com base em nossa busca interior da verdade e em nosso sonho comum de harmonia entre todas as pessoas. Em seu discurso na ocasio da Palestra Anual em Memria de Gandhi em 11 de fevereiro de 1992, o Presidente Ikeda comentou o seguinte a respeito de Gandhi :

"Como ele prprio (Gandhi) disse : 'Continuo um otimista, no que haja qualquer evidncia de que a possibilidade de eu conceder esse direito prospere, mas por causa de minha f inabalvel em que esse direito prospere no final.' ... Por ser incondicional, o otimismo dele no conhece beco sem sada ou impasse. Contanto que a pessoa abrace essa convico, o seu otimismo fornecer uma promessa de infinita esperana, viso e vitria ... Na tranqilidade de suas palavras, sentimos uma autoconfiana invencvel, o grito triunfante reservado somente s almas que alcanaram o verdadeiro autodomnio."

Tenho a sincera esperana de que, de algum modo, tenhamos revelado a fora psicolgica inerente no budismo. Gostaria de concluir com um pequeno trecho da poesia de Emily Dickinson que sinto ser apropriada :

Esperana o ser emplumado --que pousa n'lma E canta a cantiga sem palavras E nunca pra jamais

Notas:

(1) Piratas : PIRATES, time de beisebol dos Estados Unidos.

(2) Correspondem s nossas aes quando manifestamos os estados inferiores da vida de fome, maldade e animalidade. O budismo nos ensina que da a vida, todos os fenmenos e todas as coisas do Universo possuem 10 estados (ou caminhos, ou mundos, ou condies) de

vida, que so : inferno, fome, animalidade, maldade (ou ira), tranqilidade, xtase (ou alegria), erudio, absoro, bodhisattva e buda.

(3) Itinen Sanzen : Teoria dos "Trs Mil Mundos em Um nico Instante de Vida", desenvolvida por Tientai, em seu livro "Maka Shikan" (Grande Concentrao e Discernimento)

(4) No Brasil os Goshos foram publicados, em seis volumes, com o nome de ESCRITURAS DE NITIREN DAISHONIN, pela Editora Brasil Seikyo.

Das könnte Ihnen auch gefallen