Sie sind auf Seite 1von 7

Localizao no Website Tigre: Profissional Saneamento gua

PBA

Funo: Conduo de gua potvel temperatura de 20C; Aplicaes: Execuo de sistemas aterrados de aduo e distribuio de gua potvel 20C

Cor: Marrom; Dimetro (bitolas): DN 50/ DE 60, DN 75/ DE 85 e DN 100/ DE 110mm; Classes de presso: CL 12(60 m.c.a 0,6MPa); CL 15(75m.c.a 0,75MPa); Cl20 (100m.c.a 1,0MPa) com temperatura 20C; Junta Elstica Integrada (JEI) anel no removvel manualmente; Classe de rigidez de: -25.200Pa para Classe 12; -47 A00Pa para Classe 15; -84.000Pa para Classe 20;

SETEMBRO | 2013

1.1 NORMAS DE REFERNCIA: NBR 5647-1: Sistemas para aduo e distribuio de gua- Tubos e conexes de PVC 6,3 com junta elstica e com dimetros nominais at DN 100. NBR 9822 - Execuo de Tubulaes de PVC rgido para Adutoras de gua; - Parte 1 - Requisitos gerais; - Parte 2 - Requisitos especficos para tubos com presso nominal - PN 1,0 MPa; - Parte 3 - Requisitos especficos para tubos com presso nominal - PN 0,75 MPa; - Parte 4 - Requisitos especficos para tubos com presso nominal - PN 0,60 Mpa.

Fcil instalao; Estanqueidade;

Possuem superfcie interna lisa, assegurando mnima perda de carga.

3.1 PROJETO E INSTALAES: 3.1.1 PROJETOS: As Normas Brasileiras NBR 12218 - "Elaborao de Projetos Hidrulicos de Redes de Distribuio de gua Potvel para Abastecimento Pblico" e NBR 12215 - Elaborao de Projetos Hidrulicos de Redes de Aduo de gua Potvel para Abastecimento Pblico, preconizam que os clculos das perdas de carga unitrias devero ser feitos com base na Frmula de

Colebrook em conjunto com a Frmula Universal de Perda de Carga, Nmero de Reynolds e Equao da Continuidade. 3.2 RECOMENDAO PARA INSTALAO: As instrues para instalao dos tubos PBA esto descritas na NBR 9822 - Execuo de Tubulaes de PVC rgido para Adutoras de gua.
1/7

3.2.1 TRANSPORTE, MANUSEIO DE DISPOSIO DOS TUBOS AO LONGO DA VALA Quando os tubos ficarem estocados na obra por longos perodos, devem ficar ao abrigo do sol. evitando-se possveis deformaes provocadas pelo aquecimento excessivo, devendo-se observar o seguinte: -Os tubos devem ser transportados convenientemente apoiados e empilhados, cuidando-se especialmente das extremidades (ponta e bolsa) para que no sejam danificadas; -Os tubos, quando empilhados, devem ser apoiados sobre material macio ou sobre travessas de madeira e, de preferncia, de forma contnua; -As pilhas de tubos devem ser confinadas lateralmente por escoras e no devem ter mais que 1 ,5m de altura; -As conexes, demais acessrios e material para as juntas devem ser levados para a obra no momento da utilizao pelo pessoal especializado na execuo das juntas e na montagem da tubulao. Servios de preparo e regularizao do fundo da vala O fundo da vala deve ser preparado para receber a tubulao e deve-se observar as recomendaes especficas do projetista para tal. Quando o fundo da vala for constitudo de argila saturada, tabatinga ou lodo sem condies mecnicas mnimas para o assentamento dos tubos, deve-se executar uma base de cascalho ou de concreto convenientemente estaqueada. A tubulao sobre tais bases deve ser assentada, apoiada sobre colcho de areia ou material escolhido. O fundo da vala deve ser uniforme, devendo-se evitar os colos e ressaltos. Para tanto, ser regularizado, utilizando-se areia ou material equivalente. Assentamento da tubulao, execuo de juntas A montagem da tubulao entre dois pontos fixos, como, por exemplo, entre dois ts ou cruzetas j instaladas, pode ser feita utilizando-se a flexibilidade natural dos tubos de PVC rgido. Quando as condies so tais que os tubos passam a ser forados (principalmente os de grande dimetro) flexo, deve-se procurar utilizar luvas de correr para este fim.

As conexes de junta elsticas devem ser ancoradas, devendo-se utilizar para tal blocos de ancoragem convenientemente dimensionados para resistir aos eventuais esforos longitudinais da tubulao, esforos estes que no so absorvidos pela junta elstica; As vlvulas de bloqueio de curso e demais equipamentos devem ser ancorados no sentido de seu peso prprio e dos possveis esforos longitudinais ou transversais, sendo que a tubulao de PVC rgido e as peas de ligao devem trabalhar livres destes esforos ou deformaes; Todos os trabalhos de ancoragem devem ser feitos de tal forma a manter visveis para que seja possvel a verificao de estanqueidade, quando da realizao dos ensaios. Verificao da estanqueidade das juntas Antes do reaterro da vala, todas as juntas devem ser verificadas quanto a sua estanqueidade. As verificaes devem ser feitas de preferncia entre derivaes e no mximo a cada 500m de tubulao. Servio de reaterro e recomposio do pavimento Aps o ensaio das juntas, estas devem ser envolvidas conforme recomendao do material descritivo. Toda a tubulao, independente do tipo de assentamento empregado, deve ser recoberta com material selecionado, isento de pedras e entulhos, de tal forma que resulte numa camada de 30cm de altura; O restante do material de reaterro da vala deve ser lanado em camadas sucessivas e compactadas, de tal forma a se obter o mesmo estado do terreno das laterais da vala. Envolvimentos especiais da tubulao Quando a profundidade da vala for inferior a 50cm, ou quando a tubulao atravessar as ruas com pesadas cargas de trfego, devem ser tomadas medidas especiais de proteo aos tubos de PVC rgido, em funo da intensidade das cargas e da profundidade dos tubos. Recomenda-se, para tais casos, a adoo de um dos dois tipos de envolvimentos; Em se tratando de tubos com dimetro nominal DN maior que 100mm, e nos casos especiais quando so submetidos a esforos externos anormais, o projetista deve estabelecer especificao de envolvimento dos tubos, de tal forma que, quando assentados e vazios (sem presso interna), no apresentem deformao diametral, em nenhum ponto, superior a 3%. Recomenda-se para tais casos a adoo do envolvimento; No recomendvel, de uma forma geral, o envolvimento dos tubos de PVC rgido com concreto, pois este envolvimento, trabalha como viga contnua embaixo do solo, pode sofrer ruptura ou trincas, que podem atingir o tubo de PVC rgido; Quando o projetista optar por esse sistema de proteo em casos especiais, deve dimensionar o envolvimento de concreto, dotandoo de armaduras para garantir seu desempenho como viga contnua; Nos trabalhos de proteo de tubos de PVC rgido, deve-se dar preferncia aos sistemas que mantenham flexibilidade diametral e longitudinal dos tubos.

Servios de ancoragem e envolvimento dos tubos e conexes Aps a execuo de cada junta o tubo deve ser envolvido conforme recomendao do memorial descritivo do projeto com execuo da junta, procurando-se com isso imobiliz-lo e deixar a junta exposta para posterior ensaio de estanqueidade;

2/7

Comprimento de montagem (CM)

a distncia medida entre a extremidade da bolsa de um tubo at a extremidade da bolsa de outro tubo de mesmo DN.

Os tubos com dimetro menores que 110mm, devem ser agrupados em feixes, facilitando sobremodo o trabalho e reduzindo o tempo de organizao da carga. A amarrao dos feixes deve ser feita com fita plstica; Os tubos nunca devem ser jogados do alto da carroceria do caminho para o solo; recomendavl que a descarga seja feita com muito cuidado e de preferncia manualmente.

a) Limpar a ponta do tubo e a bolsa da conexo e acomodar o anel na virola da bolsa.

b) Marcar a profundidade da bolsa na ponta do tubo.

c) Aplicar a pasta lubrificante Tigre no anel e na ponta do tubo. No usar leo ou graxa, que podero atacar o anel de borracha. d) Encaixar a ponta chanfrada do tubo no fundo da bolsa, recuar 5mm no caso de canalizaes expostas e 2mm para canalizaes embutidas, tendo como referncia a marca previamente feita na ponta do tubo. Esta folga se faz necessria para a dilatao da junta.

Para a estocagem deve-se procurar locais de fcil acesso e sombra, livre de ao direta ou de exposio contnua ao sol. A medida visa evitar um aquecimento excessivo dos tubos com conseqentemente possibilidade de provocar ovalizao ou deformao nos tubos empilhados. Sempre que for possvel, interessante executar-se uma estrutura definitiva. Nos casos em que no haja possibilidade, proteger o material estocado com uma cobertura formada por uma grade de ripas ou estrutura de cobertura de simples desmontagem; Assim como no transporte, os tubos no agrupados em feixes devem ser empilhados com as pontas e as bolsas alternadas; A primeira camada de tubos tem que estar totalmente apoiada, ficando livres apenas a bolsas. Para se conseguir esse apoio contnuo, pode ser utilizado um tablado de madeira ou caibros (em nvel) distanciados de 1,50 metro, colocados transversalmente pilha de tubos. Admite-se um empilhamento com altura mxima de 1,50 metros, independente da bitola do ou espessura dos tubos; No caso de tubos amarrados em feixes, considera-se cada feixe como sendo um tubo individual. Porm recomenda-se evitar esse tipo de empilhamento para estoques prolongados; Outra alternativa de empilhamento, que pode ser adotada a de camadas cruzadas, na qual os tubos so dispostos com as pontas e as bolsas alternadas, porm, em camadas transversais.

Os reparos e modificaes em redes constitudas de tubos PBA podem, ser executados sem dificuldades, mediante a utilizao de luvas de correr. A aplicao de tubos serrados somente poder ser feita fazendo-se chanfros de 15 com uma lima. a) O defeito localizado e o trecho danificado deve ser retirado, usando-se para isso uma serra; b) As pontas devem ser chanfradas com uma lima; c) Uma das pontas lubrificada e recebe a luva de correr; d) Lubrifica-se a outra ponta e marca-se no tubo a posio final da luva de correr; e) Com o auxlio de uma pequena alavanca, a luva de correr deslocada at a posio correta (observar a marca no tubo). Aconselha-se ancorar a luva de correr.

Os tubos devem ser empilhados com as bolsas e as pontas alternadas. Cada camada ser composta por tubos justapostos. Alternadamente orientados, de modo que as bolsas sobressaiam completamente das pontas dos outros tubos; Para que as bolsas da primeira camada de tubos, no fiquem em contato com o tablado da carroceria, utilizam-se sarrafos para compensar a altura das bolsas, colocando em posio transversal aos tubos e espaados de 1,50m;

3/7

4/7

5/7

R A

DE

A B C D d F

DN50 / DE60 135,5 67,3 165,0 60,5 18,0 125,0

DN75 / DE85 202,5 99,6 200,0 85,5 20,0 155,0

DN100 / DE110 DN140 / DE160 240,7 305,0 118,1 145,0 220,0 285,0 110,5 163,2 18,0 22,0 180,0 240,0

A C d DE F

DN50 / DE60 135,5 165,0 18,0 60,0 125,0

DN75 / DE85 190,0 200,0 20,0 85,0 155,0

DN100 / DE110 DN140 / DE160 225,2 285,0 220,0 285,0 18,0 22,0 110,0 160,0 180,0 240,0

6/7

7/7

Das könnte Ihnen auch gefallen