Sie sind auf Seite 1von 32

RM Bonum

0800 709 8100 totvs.com

Todos os direitos reservados.

Planejamento e controle oramentrio

Sumrio

VISO GERAL Apresentao ENTIDADES PRINCIPAIS Plano de contas contbil Plano de contas gerencial Grupo de contas contbeis Parmetros Gerais PARMETROS GERAIS GESTO DO PATRIMNIO Ativo Fixo e espcies Incluso de bens Acrscimos do bem Transferncia monetria de bens Baixa de bens Cadastro de ocorrncias Transferncia fsica de bens Cancelamento de transferncias fsicas dos bens ROTINAS DE CLCULOS / UTILITRIOS Converso UFIR / Real Reclculo para segunda moeda Reclculo geral Clculo para nova tabela de ndices Alterao de taxas de depreciao Distribuio de valores por lial Liberao de perodo Importao de dados RM Bonum Inventrio de Bens Consistncia de Bens Exportao de lanamentos de depreciao e correo Copiar funcionrios do RM Labore EMISSO DE RELATRIOS Razo Auxiliar Relatrios/Contabilizao Relatrios/Instruo Normativa n 86/89 INTEGRAES Integrao com o RM Saldus Integrao com o RM Nucleus

3 3 4 4 6 9 10 10 11 11 13 17 17 18 19 19 20 21 21 22 22 23 23 24 24 25 26 27 28 28 29 29 29 30 31 31 32

RM Bonum

Todos os direitos reservados.

VISO GERAL
Apresentao
Este documento tem como objetivo, apresentar os principais processos e as principais caractersticas tcnicas do aplicativo RM Bonum, permitindo assim uma melhor compreenso de suas funcionalidades e, conseqentemente, um melhor aproveitamento de seus recursos. O RM Bonum foi desenvolvido para a administrao e controle dos Bens Patrimoniais, incluindo a automao de todas as rotinas relacionadas ao Ativo Imobilizado das empresas. Este sistema atende tambm de forma atual e completa, s necessidades e exigncias da Legislao vigente, inclusive no fornecimento dos relatrios legais exigidos pelo Fisco.

Todos os direitos reservados.

RM Bonum

ENTIDADES PRINCIPAIS
Parmetros Gerais

Gesto do Patrimnio

Plano de Contas contbil

Plano de Contas Gerencial

Rotinas de clculos/ Utilitrios

Grupo de contas Contbeis

Emisso de relatrios

Integraes

As entidades manipuladas no aplicativo esto dispostas em diversas tabelas que classicamos de Tabelas Globais e Tabelas Especcas. As Tabelas Globais so comuns a todos os aplicativos. J as especcas so aquelas que se encontram disponveis em um sistema, mas podem ser encontradas em outros sistemas, com o intuito de garantir a correta integrao entre eles. Sero descritas as entidades principais do sistema RM Bonum (entidades que sem elas no possvel cadastrar um bem), porm algumas sero citadas apenas em seus processos especcos, como as tabelas departamentos e centros de custos que so chamadas de tabelas globais, mas fazem parte do processo de incluso de bens.

Plano de contas contbil


O Plano de contas o agrupamento ordenado de todas as contas que so utilizadas pela contabilidade dentro de determinada empresa. Cada empresa, de acordo com sua atividade e seu tamanho (micro, pequena, mdia ou grande), deve ter seu prprio Plano de Contas. Neste cadastro sero includas todas as contas que sero movimentadas pela contabilidade em decorrncia das operaes da empresa ou ainda contas que, embora no movimentadas no presente, podero ser utilizadas no futuro. Sem o cadastro desta entidade no possvel inserir um lanamento contbil. Dentro de uma viso abrangente as contas fazem parte de um sistema contbil cujos objetivos, do ponto de vista da Estrutura de uma Entidade Contbil, tanto podem ser internos quanto externos, o que o torna de grande complexidade. O primeiro passo para que as contas tenham como atender a maioria desses objetivos a de organiz-las em um Plano de Contas (tambm conhecido como Quadro de Contas ou Estrutura de Contas). O elenco de contas e o grau de pormenores num plano de contas depende do volume e da natureza dos negcios de uma empresa. Entretanto, na estruturao do plano de contas, devem ser considerados os interesses dos usurios (gerentes, proprietrios da empresa, governo, bancos, etc).

RM Bonum

Todos os direitos reservados.

Tendo em vista a estrutura desenvolvida pela lei societria brasileira, um Plano de contas analtico poderia ter a seguinte estrutura de 1 nivel: Cdigo 1 - Ativo Cdigo 2 - Passivo Cdigo 3 - Patrimnio Lquido Cdigo 4 - Receitas Cdigo 5 - Custos Cdigo 6 - Despesas e Outros Resultados Cdigo 7 - Despesas pr-operacionais Cdigo 8 - Contas de liais Cdigo 9 - Outras contas de controle e anlise A partir dessa codicao inicial (que pode variar de acordo com a entidade. Exemplo: se a Entidade no for do tipo industrial pode-se mudar o cdigo 5 para Despesas e o Cdigo 6 para Outros Resultados) citamos como exemplo o cdigo de uma conta patrimonial: Conta 1211-0001, sendo que: Cdigo 1 - Ativo Cdigo 12 - Ativo Circulante Cdigo 121 - Clientes Cdigo 1211 - Duplicata Cdigo Extenso 0001 - (nome do cliente) Exemplo: Conta de resultados: 6111.0003: Cdigo 6 - Despesas e Outros Resultados Cdigo 61 - Despesas Administrativas Cdigo 611 - Despesas de Pessoal Cdigo 6111 - Salrios e remuneraes Cdigo Extenso 0003 - Horas extras O Plano de contas com um nico ttulo para cada conta ou um nico ttulo de conta para determinada operao evita que diversas pessoas ligadas ao setor contbil (lanadores) registrem um mesmo fato contbil ou uma mesma operao com nomenclaturas diferentes. Desta forma, com a padronizao dos registros contbeis, mesmo que haja rotao de prossionais contbeis no ocorrer perigo de falta de uniformidade das nomenclaturas. Caso a empresa no possua o RM Saldus, antes de se iniciar o cadastro de um plano de contas, preciso denir suas parametrizaes, pois sem elas no ser possvel o cadastro do plano de contas. Os parmetros do plano de contas podem ser acessados atravs do menu Opes / Parmetros / RM Bonum /Processo 05.05 Integrao / Etapa 4 Plano de Contas Nesta etapa so denidas as opes relacionadas com o plano de contas e sua utilizao na incluso de lanamentos contbeis. Dentre as opes apresentadas a principal Acessa contas globais . Habilitando esta opo ser possvel denir, opcionalmente, contas contbeis ou gerenciais que devero estar disponveis para todas as coligadas. Com a opo desmarcada as contas somente podero ser acessadas exclusivamente nas coligadas nas quais foram criadas.

Todos os direitos reservados.

RM Bonum

Esta opo deve ser habilitada apenas para coligadas que possuam mscaras iguais. Do contrrio poder haver inconsistncias nos relatrios. O sistema barrar cdigos repetidos para os cdigos contbeis e para os reduzidos das contas contbeis e gerenciais. Se uma conta global contbil ou gerencial estiver em uso na coligada o sistema no deixar desativar o parmetro Acessa Contas globais; l O sistema no deixar ativar o parmetro Acessa Contas Globais se existir uma conta global com o mesmo cdigo contbil ou reduzido de contas da coligada.
l

O plano de contas contbil enumerado ou codicado de forma racional, o que facilita a contabilizao atravs de processos eletrnicos. Com a estruturao do plano de contas pode-se falar em escriturao ou registros contbeis como manda nossa legislao. No RM Bonum, para estruturar um plano de contas, necessrio denir a mscara contbil dos grupos. Para informar a mscara contbil deve-se acessar o menu Opes / Parmetros / RM Bonum /Processo 05.05 Integrao / Etapa 5 Parmetros do Plano de Contas Contbil. So apresentados 9 grupos contbeis (0 a 9), esta congurao consiste da denio do nmero de dgitos e nveis que cada grupo de contas contm. Somente no primeiro nvel das mscaras no permitido mais de um caractere. Conforme j citado, cada empresa denir a mscara contbil dos grupos de acordo com sua necessidade. Dentro do processo de preenchimento das mscaras existe a opo No utiliza mscaras nas contas . Esta opo utilizada apenas para empresas que so reguladas pela ANS (Agncia Nacional de Sade). O plano de contas contbil destas empresas no utiliza nveis na mscara e por este motivo foi implementada no sistema esta opo. As empresas que j zeram a converso do plano de contas contbil, conforme plano da ANS, j possuem esta opo marcada e desabilitada.

Plano de contas gerencial


Este cadastro responsvel pelo cadastro de contas gerenciais que recebero o rateio dos valores das despesas ou custos efetuados pela empresa. No RM Bonum, atualmente, a nica maneira de ratear os valores de depreciao de um bem atravs das contas gerenciais. Portanto segue o mesmo conceito do plano de contas contbil, cada empresa de acordo com sua atividade e seu tamanho deve ter seu prprio Plano de Contas gerencial, caso deseje ratear suas despesas ou custos. Importncia da contabilidade gerencial A contabilidade gerencial uma ferramenta indispensvel para a gesto de negcios. h muito tempo contadores, administradores e responsveis pela gesto de empresas se convenceram que amplitude das informaes contbeis vai alm do simples clculo de impostos e atendimento de legislaes comerciais, previdencirias e legais. Alm disso, o custo de manter uma contabilidade completa (livros dirio, razo, inventrio, conciliaes, etc.) no justicvel para atender somente o sco. Informaes relevantes podem estar sendo desperdiadas quando a contabilidade encarada como um mero cumprimento da burocracia governamental. Os gestores de empresas precisam aproveitar as informaes geradas pela escriturao contbil, pois obviamente este ser um fator de competitividade com seus concorrentes: a tomada de decises com base em fatos reais e dentro de uma tcnica comprovadamente ecaz o uso da contabilidade.

RM Bonum

Todos os direitos reservados.

A gesto de entidades um processo complexo e inesgotvel, mas pode ser facilitada quando se tem uma adequada contabilidade gerencial. No RM Bonum, para estruturar um plano de contas gerencial da mesma maneira que o plano de contas contbil, necessrio denir a mscara contbil dos grupos. Para informar a mscara contbil deve-se acessar o menu Opes / Parmetros / RM Bonum /Processo 05.05 Integrao / Etapa 6 Parmetros do Plano de Contas Gerencial So apresentados 9 grupos gerenciais (0 a 9), Esta congurao consiste da denio do nmero de dgitos e nveis que cada grupo de contas contm. Da mesma maneira que na mscara do plano de contas contbil somente no primeiro nvel das mscaras no permitido mais de um caractere. Conforme j citado, cada empresa denir a mscara gerencial dos grupos de acordo com sua necessidade Procedimento 1. Acesse o menu Cadastros / Plano de contas Gerencial. 2. Na viso de ltros clique no boto Novo, selecione o campo Cdigo e o operador IS NOT NULL. 3. Clique em Adicionar e aps no boto Salvar. 4. Informe um nome para o ltro, selecione o mesmo e clique no boto Executar . 5. Clique no boto novo para incluso da conta gerencial. 6. Preencha as informaes das pastas disponveis (no caso de dvida de algum campo, consulte o Help). Neste primeiro momento, o ltro utilizando o operador IS NOT NULL pode ser usado. Posteriormente, os ltros devem ser melhorados para que sejam apresentadas somente as contas desejadas, pois existe um limite no sistema de 1000 registros por ltro O Plano de contas contbil e gerencial no RM Bonum o mesmo utilizado pelo RM Saldus, porm todas as contas contbeis devem possuir um tipo de conta para que seja possvel cadastrar os grupos contbeis. Este tipo de conta denido no RM Bonum atravs do plano de contas contbil na pasta Ativo imobilizado que apresentada ao editar a conta contbil. Procedimento 1. Acesse Cadastros/Plano de contas contbil. 2. Crie um ltro para apresentar as contas de patrimnio. 3. Edite a conta contbil, acesse a pasta Ativo Imobilizado e informe o tipo de conta correspondente para a conta em questo. Realize este procedimento para todas as contas que faro parte dos grupos contbeis no sistema. Caso o cliente no possua o RM Saldus para cadastro das contas contbeis deve-se seguir o procedimento abaixo e aps denir o tipo de conta conforme citado acima. Na incluso de uma conta contbil analtica, caso seja marcada a opo Rateio ser apresentada a pasta Distribuio Gerencial. Nesta pasta poder ser informado um percentual a ser rateado para as contas do plano de contas gerencial. Procedimento 1. Acesse o menu Cadastros / Plano de contas contbil. 2. Na viso de ltros clique no boto Novo, selecione o campo Cdigo e o operador IS NOT NULL. 3. Clique em Adicionar e aps no boto Salvar.
RM Bonum

Todos os direitos reservados.

4. Informe um nome para o ltro, selecione o mesmo e clique no boto Executar. 5. Clique no boto novo para incluso da conta contbil. 6. Preencha as informaes das pastas disponveis (no caso de dvida de algum campo, consulte o Help).

Exerccios
1. Cadastre as seguintes contas gerenciais, obedecendo a mscara gerencial informada. Cdigo 5.0 5.001 5.002 5.003 5.004 5.005 5.006 5.007 Descrio DEPARTAMENTOS Desenvolvimento de Sistemas Prestao de Servios Bureaux Consultoria e Manutenes Diretoria Gerncia Comercial Depto Suporte Tcnico Depto Administrativo

2. Crie as contas contbeis abaixo para posterior utilizao no cadastro de grupo de contas.

Observao: Execute o rateio da conta contbil 3.1.1.4.003 (Despesa com Depreciao de Veculos) obedecendo aos percentuais de rateio a seguir:

Conta Gerencial %Rateio 5.004 25% 5.005 25% 5.006 15% 5.007 35%

CONTA 1.3.1.1.002 1.3.1.1.003 1.3.1.2.002 1.3.1.2.003 3.1.1.4.002 3.1.1.4.003 4.1.1.1.010 4.2.1.1.001 4.3.2.1.001

DESCRIO DEP. ACUMULADA MOVEIS E UTENS. DEP. ACUMULADA VEICULOS MOVEIS E UTENSILIOS VECULOS DESPESA DEPRECIAO MOVEIS E UTENS. DESPESA DEPRECIAO VECULOS VENDA DE ATIVO IMOBILIZADO CORREO MONETRIA IMOBILIZADO BAIXAS DO ATIVO IMOBILIZADO

TIPO DE CONTA CONTA DE DEPRECIAO ACUMULADA CONTA DE DEPRECIAO ACUMULADA CONTA DE BEM/PATRIMONIO LIQUIDO CONTA DE BEM/PATRIMONIO LIQUIDO CONTA DE DESPESA/RECEITA CONTA DE DESPESA/RECEITA CONTA DE DESPESA/RECEITA CONTA DE CORREO MONETRIA CONTA DE BEM/PATRIMONIO LIQUIDO

RM Bonum

Todos os direitos reservados.

Grupo de contas contbeis


Nesta tabela devero ser cadastrados os grupos de contas da empresa e neles incluir as contas relacionadas para utilizao no momento da incluso de bens. Exemplo: Os grupos de contas podem ser: veculos, mquinas e equipamentos, terrenos, etc. Procedimento 1. Acesse Cadastros/Grupos de contas contbeis. 2. Clique no boto Novo preencha as informaes das pastas disponveis e em caso de dvida de algum campo, consulte o HELP. S estaro disponveis as contas classicadas em Cadastro de Plano de Contas Contbil/ Ativo Imobilizado. Bens Default para este Grupo: poder ser includo neste campo o cdigo de um Ttulo (bens) com o seguinte objetivo: ao incluir novos bens, bastar informar o cdigo do bem para que os campos com os cdigos de todos os Grupos de Contas relacionados aos bens sejam automaticamente preenchidos na Pasta Contas do Bem. A pasta Amarrao com campos complementares estar disponvel apenas se o Parmetro do RM BonumUsar Amarrao de Grupos de Contas com Campos Complementares estiver marcado. Nesta pasta podero ser cadastrados campos complementares especcos e amarrar grupos de contas com campos complementares. Desta forma, pode-se criar um grupo de contas e junto a ele um conjunto de campos complementares especcos daquele grupo. Ao cadastrar um bem neste novo grupo, apenas os campos complementares amarrados ao grupo sero mostrados. Exemplo: Grupo de Conta: 01 Veculos Campos Complementares: Ano Fabricao, Modelo, Placa, Cor. Desta forma, ao cadastrar um bem utilizando o grupo de contas (01 - Veculos), estes campos complementares escolhidos caro visveis na pasta de campos complementares durante a incluso do bem. Caso o bem no possua taxa dedepreci o, ser obrigatrio informar apenas as contas de bem e correo monetria;

Exerccios
1. Cadastre o grupo de contas Mveis e Utenslios com a taxa de depreciao igual a 10% utilizando as contas referentes cadastradas no exerccio anterior. 2. Cadastre o grupo de contas Veculos com a taxa de depreciao igual a 25% utilizando as contas referentes a esta conta cadastradas no exerccio anterior.

Todos os direitos reservados.

RM Bonum

PARMETROS GERAIS
Parmetros Gerais

Gesto do Patrimnio

Plano de Contas contbil

Plano de Contas Gerencial

Rotinas de clculos/ Utilitrios

Grupo de contas Contbeis

Emisso de relatrios

Integraes

Parmetros Gerais
Este processo o primeiro a ser feito, pois ele consiste em denir todas as opes com as quais a empresa pretende trabalhar ao operar o sistema. Ele deve ser muito bem denido para o perfeito funcionamento do sistema. A parametrizao denida durante o processo de implantao do sistema, no qual so denidos em reunies entre o cliente e o setor de implantao, quais so as necessidades e qual a melhor parametrizao para atend-las. Aps denidas as parametrizaes recomendado que apenas um determinado grupo de usurios tenha acesso aos parmetros, pois assim ser possvel garantir a correta parametrizao do sistema para obter o resultado desejado. Procedimento Para acessar os parmetros deve-se entrar no menu Opes/Parmetros/RM Bonum.

Anotaes

10

RM Bonum

Todos os direitos reservados.

GESTO DO PATRIMNIO
Parmetros Gerais

Gesto do Patrimnio

Plano de Contas contbil

Plano de Contas Gerencial

Rotinas de clculos/ Utilitrios

Grupo de contas Contbeis

Emisso de relatrios

Integraes

Ativo Fixo e espcies


Conceito empregado em contabilidade para denir dentro de uma determinada empresa quais so os bens e direitos desta empresa que no sofrem movimentao constante. Fazem parte do patrimnio desta empresa, chamados Bens Patrimoniais. Ativo Fixo possui como sinnimo a expresso Ativo Imobilizado. J Ativo Permanente possui uma conotao mais ampla, pois segundo o disposto na Lei Brasileira 11.638 de 2007, que sobrescreve a Lei Brasileira 6.404 de 1976, se divide em:
l Investimentos; l Ativo imobilizado; l Ativo inatingvel; l Ativo diferido.

Ativo Diferido Caracteriza-se por evidenciar os recursos aplicados na realizao de despesas que, por contriburem para a formao do resultado de mais de um exerccio social futuro, somente so apropriadas s contas de resultado medida e na proporo em que essa contribuio inuencia a gerao do resultado de cada exerccio. O Ativo Diferido dever ser avaliado, pelo valor do capital aplicado, ou seja, o valor dos gastos realizados deduzido do saldo das contas que registrem a sua amortizao (art. 183 da Lei n 6.404/76). O grupo Ativo Diferido, classicado no Ativo Permanente, apresenta, em geral, as seguintes contas:
l Gastos de implantao e pr-operacionais; l Gastos com pesquisa e desenvolvimento de produtos; l Gastos de implantao de sistemas e mtodos; l Gastos de reorganizao ou reestruturao.

Depreciao A principal caracterstica a ser controlada para um bem de Ativo Fixo a sua depreciao. Legalmente e dentro de certos limites para ns tributrios permitido que a empresa efetue lanamentos contbeis de despesas de depreciao para um determinado bem, denotando em seu balano patrimonial as perdas de valor daquele bem (abordagem econmica).

Todos os direitos reservados.

RM Bonum

11

Existem Leis que classicam os tipos de Bem de Ativo Fixo e qual o tempo de depreciao para cada classe de bens, desta forma o tempo para depreciar totalmente um automvel diferente do tempo para depreciar totalmente um edifcio (a depreciao total do bem de Ativo chamada de exausto (no Brasil, s dos recursos naturais). A abordagem econmica pressupe ainda que um bem pode ter sua vida til aumentada (por exemplo, se trocado o motor do automvel). Fora da rea legislativa, ou seja, dentro do mbito da contabilidade gerencial, a Depreciao pode ser auferida pelo quantum proporcionalmente correspondente a Receita realizada (abordagem do custo), ou ao valor necessrio para que o bem seja reposto (abordagem nanceira). Com essas regras pressupe-se que aps a total depreciao do bem de Ativo ou seja, aps a sua exausto (s dos recursos naturais no Brasil) a empresa tenha efetuado provises nanceiras (tambm chamado de Fundos de Depreciao) que permitam que a mesma desative o bem de Ativo e adquira um novo bem. No Brasil, exausto representa a perda de valor econmico de recursos naturais e minerais, enquanto a amortizao representa a perda de valor de bens intangveis e do Ativo Diferido. O controle no Balano Patrimonial feito atravs de contas reticadoras do Ativo: Depreciao Acumulada, Amortizao Acumulada e Exausto Acumulada. Depreciao Linear A depreciao tambm controlada por taxas e frmulas, para o Brasil a frmula permitida por lei a Depreciao Linear que consiste em dividir o valor total do bem de Ativo em partes iguais, contabilizando uma parte por ms at a total desvalorizao do bem de Ativo. Por isso chamamos de Depreciao Linear Depreciao Acelerada Para alguns tipos de bem de Ativo, especialmente as mquinas industriais, existe legislao brasileira especca que permite dependendo da mquina e do tipo de negcios, depreciar o bem de Ativo em taxas maiores caso se utilizem as mquinas em mais de um turno operacional. Depreciao Incentivada Em alguns casos, regidos pela legislao brasileira, permitido criar taxas adicionais que aumentam a depreciao de determinados bens de Ativo, isso denido para Zonas de incentivo Fiscal, como por exemplo a Zona Franca de Manaus. Caractersticas de um Ativo Fixo Um bem de Ativo Fixo pode ser deprecivel ou no, pois para bens de pequeno valor no exige-se a depreciao. O bem de Ativo tambm pode ser Tangvel ou Intangvel, por exemplo, um automvel um bem tangvel, um copyright de um programa de software um bem intangvel e por ordem da controladoria geral de cada estado se faz necessario que os bens com produo acelerada e acima de 5 anos sejam depreciados com 2% do valor tendo como base a legislao em vigor. Isso mostra-nos formas legais de podermos contbilmente mantermos o patrimnio devido sempre depreciativo. Atualmente, no RM Bonum, a gesto de patrimnio est voltada para o controle do ativo imobilizado, mas futuramente o sistema estar preparado para envolver toda a gesto patrimonial. No sistema o processo de gesto de patrimnio responsvel pelo registro da incluso, alterao e excluso dos bens. Aps realizar a incluso o bem pode sofrer acrscimos, transferncias monetrias, transferncias fsicas e baixas. Todas estas movimentaes esto inseridas dentro do processo de Gesto do Patrimnio.

12

RM Bonum

Todos os direitos reservados.

Incluso de bens
Este o principal cadastro no RM Bonum. Embora todas as tabelas sejam tecnicamente importantes, esta essencial para o bom funcionamento do aplicativo. Neste cadastro estaro disponveis opes para Incluso, Excluso e Alterao e impresso de bens na respectiva tabela. O cadastro de bens deve seguir o padro da mscara de bens que foi denida nos parmetros. Os cdigos de bens que no contemplam todos os nveis das mscaras so considerados ttulos e os cdigo que contemplam toda a mscara so considerados bens. Supondo que a mscara denida seja ##.##.###, os bens que possurem os cdigos at o segundo nvel so ttulos, j os cdigos com os 3 nveis so bens. Exemplo: 01 Veculos 01.01 Veculos leves 01.01.001 Gol GL modelo XXX As parametrizaes relacionadas com a incluso de bens so: 05.01 Cadastro de bens - / Etapa 4 Incluso de bens Etapa 7 Incluso Manual Bens 1/2 Etapa 8 Incluso Manual Bens 2/2 Devem ser denidos tambm os parmetros que esto relacionados com os clculos dos bens, os parmetros de clculos so: 05.02 Clculos - Etapa 7 Clculos patrimnio Etapa 8 Clculo automtico. Procedimento 1. Acesse Cadastros/Bens/Completo e selecione/crie e execute o ltro. 2. Clique no boto Novo para incluso de um novo bem. 3. Preencha as informaes das pastas disponveis e em caso de dvida consulte o help. Para incluso de bens tambm existe o cadastro simplicado. O principal objetivo do cadastro simplicado permitir a incluso de bens, informando apenas os campos principais (essenciais), tornando o cadastramento mais fcil e rpido, sem que sejam apresentadas todas as demais pastas que fazem parte do cadastro completo. Procedimento 1. Acesse Cadastros/Bens/Simplicado. 2. Selecione/crie e execute o ltro. 3. Clique no boto Novo para incluso de um novo bem. No cadastro de bens completo existem algumas informaes facultativas que so buscadas de tabelas que devem ser previamente cadastradas, essas informaes so:
l Fornecedor; l Tipo de documento; l Centro de custos; l Departamentos; l Responsvel; l Localizao.

Todos os direitos reservados.

RM Bonum

13

Caso existam campos complementares para o bem os mesmos sero apresentados na pasta Campos complementares. Campos complementares Este cadastro permitir o armazenamento das informaes referentes aos campos complementares, criado para atender s necessidades especcas da empresa em relao aos campos com informaes que so necessrias, mas que ainda no esto disponveis nos cadastros do aplicativo. Exemplo: Ao realizar o cadastro de um bem, supondo que a empresa tenha a necessidade da informao do Nome do Responsvel pela digitao das informaes, ou de uma Data Complementar que no consta no cadastro original. Para poder utilizar estas informaes a empresa pode criar estes dois campos como campos complementares do bem. Assim, estes campos estaro disponveis no cadastro do bem e podero ser informados Conforme desejado. No cadastro de bens deve-se considerar a hierarquia de cdigos de grupos e subgrupos. Isso equivale a dizer que um bem no poder ser includo sem que seu grupo e subgrupos anteriores tenham sido cadastrados. Conforme j citado este cdigo deve estar de acordo com a mscara denida nos parmetro. Bens que tenham sofrido Baixa em perodo anterior no tero seus campos disponveis para alteraes. Se a opo dos parmetros Desabilitar todos os dados dos bens com baixa total estiver habilitada, bens que tenham sofrido Baixa total tambm no tero seus campos disponveis para alteraes. Quando o bem integrado do RM Nucleus e o usurio desejar excluir este bem o sistema excluir o bem considerando todas as notas que estiverem vinculadas a este bem. Toda vez que um bem sofrer uma alterao de responsabilidade, ao salvar o bem o sistema exibir uma mensagem perguntando se deseja enviar um e-mail para noticar a troca de responsabilidade. O e-mail ser enviado para o responsvel anterior e para o novo responsvel do bem. Para este processo funcionar os parmetros Usa funcionrio do RM Labore e Enviar e-mail de bens sob responsabilidade deveram estar marcados. Antes de cadastrar os dados na pasta Dados para clculos, tenha em mos as informaes necessrias e verique se os nmeros a serem informados, nesta pasta, esto rigorosamente corretos. Isto muito importante para que todos os valores gerados pelo RM Bonum, nos relatrios ou consultas em qualquer bem, sejam seguros e corretos. Os valores bases da pasta Dados para Clculos podero ser calculados automaticamente ou informados pelo usurio. Para que este valor seja calculado automaticamente, dever acessar o menu Opes/ Parmetros/RM Bonum/Etapa 05.02 Clculos/Etapa 8 Clculo automtico e marcar o campo Calcula Valor Base e Valor Depreciado Automaticamente . Data Base Se a data de aquisio do bem estiver dentro do perodo do RM Bonum, a data base na pasta Dados p/ Clculos ser igual data de aquisio. Caso contrrio, a data base ser o primeiro dia do perodo do sistema

14

RM Bonum

Todos os direitos reservados.

Exemplo: Bem com data de aquisio em 15/12/2008 Perodo do sistema em 01/2009 Ento: Data base ser 01/01/2009. O tipo de depreciao a ser utilizado na incluso de bens dever ser denido em Opes / Parmetros / RM Bonum/Etapa 05.02 Clculos/Etapa 7 Clculos Patrimnio, podendo ser optado entre depreciao por Cota Integral ou Depreciao por Quota Proporcional( Dvidas sobre os clculos de cada cota consulte o help). Para os bens com data de aquisio anterior a 31/12/90, o sistema possui a opo de fazer os clculos da Lei 8200 separadamente e adicionar o resultado ao valor base do bem automaticamente. Para os bens adquiridos antes de 15/01/89 o sistema calcula os reajustes do Plano Vero e adiciona o resultado ao valor base do bem. Na pasta de Ocorrncias dos bens, os dados nesta tela de Clculos so meramente informativos, no podendo ser alterados em nenhum de seus campos. Sero apresentadas para consulta todas as ocorrncias registradas em cada bem, tais como: baixa, acrscimo e transferncia. Para que o sistema registre o histrico de ocorrncias dentro do bem necessrio habilitar a opo Guardar o histrico de ocorrncias , para marcar esta opo acesse o caminho Opes / Parmetros / RM Bonum/Etapa 05.03 Ocorrncias/Etapa 25 ocorrncias de Bens. Aps a liberao do perodo com esta opo marcada o sistema guarda o histrico de ocorrncias. Na sub pasta Dados Atuais ser apresentada a situao atual do bem quanto ao seu centro de custo, o atual departamento em que o bem est locado e assim sucessivamente. Desta forma, s ser possvel registrar manualmente as primeiras informaes do bem (geralmente na sua incluso). Aps a primeira incluso, esta cha ser atualizada automaticamente pelo sistema somente aps realizar o processo de transferncia fsica. Deve ser cadastrado em Cadastros/Responsveis os responsveis pelos bens da empresa. Ao invs de cadastrar os responsveis manualmente, poder ser utilizado o recurso de integrao como sistema de Folha de Pagamento (RM Labore), para mais informaes sobre o parmetro Usar funcionrios do RM Labore como funcionrio consulte o help. Para marcar este parmetro acesse Opes/Parmetros Etapa 05.02 Cadastro de bens/Etapa 3 Responsveis Os dados da pasta Clculos so meramente informativos, no podendo ser alterados em nenhum de seus campos. Reetem a atualizao dos clculos dos bens, realizados na pasta Dados para Clculos . Permitindo conrmar os valores apresentados, identicando possveis diferenas, caso tenha sido informado algum valor incorreto no cadastro do bem. Para que a pasta Histrico de clculos guarde os clculos de anos anteriores, antes da liberao de perodo do RM Bonum a opo guardar histrico de clculos deve estar marcada nos parmetros em Opes/ Parmetros/RM Bonum - Processo 05.02 Clculos/Etapa 7 Clculos Patrimnio Todos os valores apresentados nesta pasta referem-se ao perodo base do sistema, ou seja, se o perodo base atual Janeiro/2009, sero apresentados os valores atualizados do bem no perodo de Jan/2009 a Dez/2009.

Todos os direitos reservados.

RM Bonum

15

Aps marcar a opo Contabilizar aquisio no cadastro do bem (pasta identicao), a pasta de contabilizao ser apresentada somente se atendidas as seguintes condies: Se estiver ativada a integrao com o RM Saldus, opo que pode ser acessada pelo caminho Opes/Parmetros/RM Bonum Etapa 05.05 Integrao/Etapa 1 Integrao Contbl; l Se o perodo contbil do RM Bonum estiver de acordo com o perodo do RM Saldus; l Se a data de aquisio do bem estiver dentro do perodo contbil do RM Saldus e dentro do perodo do lote de aquisies cadastrado no RM Saldus.
l

Estas condies tambm servem para contabilizaes de ocorrncias (acrscimos, transferncia monetria e baixas) e transferncias fsicas. No RM Bonum caso a empresa deseje barrar incluses de bens de acordo com determinada regra, pode-se criar frmula para regra de incluses de bens. Aps criar as frmulas com as regras desejadas o parmetro Usa regra de incluso de bens deve ser marcado em Opes/Parmetros/RM Bonum Processo 05.01.02/ Etapa 6 Incluso Manual Bens 2/2

Exerccios
1. Cadastrar os ttulos de bens, conforme descrito abaixo: 09 - Mveis e Utenslio do Treinamento; 09.01 - Escritrio. Voltar janela do grupo de contas contbeis, editar o grupo Mveis e Utenslios do Treinamento e associar o ttulo 09 - Mveis e Utenslios do Treinamento no campo bens default para este grupo .

2. Cadastrar os seguintes bens, informando a lial a qual pertencem, Nota Fiscal, cdigo do patrimnio igual ao cdigo de barras e dados complementares (centro de custo, departamentos e localizao). Na pasta Contabilizao , informar a Conta a Crdito: 1.1.1.1.001 - Caixa Geral.
DATA AQUISIO 26/04/XXXX 12/07/XXXX 21/10/XXXX 15/06/XXXX 09/05/XXXX VALOR AQUISIO 800,0 1500,0 500,0 870,0 800,0

CDIGO 09.01.001 09.01.002 09.01.003 09.01.004 09.01.005

DESCRIO MESA MODELO MARFIM Z3 MESA DE REUNIO REDONDA ARMRIO METAL CADEIRA DE COURO CADEIRA GIRATRIA COR AZUL

FORNECEDOR F02000 F00001 F00010 F00003 F02000

3. Para o bem 09.01.005, gerar um lote de 10 bens no total. Utilize o boto Gerao de Lotes na viso de bens. 4. Criar um ltro com o nome Mveis , para visualizarmos todos os mveis cadastrados.

16

RM Bonum

Todos os direitos reservados.

Acrscimos do bem
No RM Bonum a realizao de um acrscimo no bem feito atravs do assistente de acrscimo automtico de bens. Este assistente visa facilitar a realizao do Acrscimo em vrios bens simultaneamente. Neste caso, podero ser realizados os acrscimos para uma faixa de bens previamente selecionada, ou para bens individuais. Vale lembrar que a Depreciao sobre o valor acrescido ser calculada somente a partir da data do acrscimo. Procedimento 1. Acesse Movimentaes/Assistente/Ocorrncias Automticas/Acrscimo. 2. Preencha as informaes das pastas disponveis e em caso de dvida de algum campo, consulte o help. Exemplo: Um exemplo de utilizao de Acrscimos seria para o cadastramento de bens adquiridos atravs de consrcios. Voc pode incluir um bem com Valor de Aquisio 0(zero) e a cada ms fazer um Acrscimo nesse bem com os valores das prestaes mensais do consrcio. Assim, com um nico bem cadastrado poder ser feito o controle de um consrcio. Nesse caso, quando for feita uma Liberao do Perodo, os valores dos acrscimos sero somados ao Valor Base desse bem. Outro exemplo em que o Acrscimo poderia ser utilizado seria nas obras, reformas e construes, nos quais a cada perodo (Ms) deveriam ser acrescentados os valores gastos.

Exerccios
Realize um acrscimo no valor de 1000,00 para o bem 09.01.001 em Novembro/XXXX , contabilize o acrscimo.

Transferncia monetria de bens


Este assistente visa facilitar a realizao da Transferncia Monetria Parcial ou Total. Podero ser realizadas Transferncia Monetria para uma faixa de bens previamente selecionada, ou para bens individuais Exemplos: Situao 1: Voc poder transferir um bem de um grupo contbil para outro sem perder os clculos anteriores. Para isto basta cadastrar um novo bem idntico ao que voc quiser alterar, porm, dentro de um novo grupo contbil e realizar a transferncia dos valores de um bem para o outro ou criar um bem de destino automaticamente no processo de transferncia. Desta forma o sistema far a transferncia dos valores respeitando os clculos anteriores. E at a data da transferncia os clculos continuaro respeitando os parmetros do grupo contbil de origem. Aps esta data os clculos respeitaro os parmetros do grupo contbil de destino. Situao 2: Voc poder ainda agrupar os valores de determinados bens. Suponhamos que voc compre um novo motor para um determinado veculo. Voc poder, aps cadastrar este novo motor, agrup-lo ao veculo que o receber. Desta forma os clculos de depreciao e demais clculos sero feitos em conjunto. E ao dar baixa no veculo a baixa ser dada em um s bem, pois o outro j estar embutido.

Todos os direitos reservados.

RM Bonum

17

Procedimento 1. Acesse Movimentaes/Assistente/Ocorrncias Automticas/Transferncia Monetria. preencha as informaes das pastas disponveis e em caso de dvida de algum campo, consulte o help.

Exerccios
Realize a transferncia monetria do bem 09.01.002 em 05/09/xxxx utilizando a opo Informar apenas bens de origem e gerar bem de destino automaticamente , a transferncia monetria deve ser contabilizada.

Baixa de bens
O assistente de baixa automticas visa facilitar a realizao de Baixas Total ou Parcial. Podero ser realizadas Baixas automticas para uma faixa de bens previamente selecionada, ou para bens individuais. No procedimento de baixa so apresentados os motivos de baixa, estes motivos devem ser cadastrado em Cadastros/Motivos de baixa. Procedimento 1. Acesse Movimentaes/Assistente/Ocorrncias Automticas/Baixa. Preencha as informaes das pastas disponveis e em caso de dvida de algum campo, consulte o help. Gerar Lanamento de Ganho/Perda Marcando esta opo o sistema habilitar os controles de Conta para caso de Perda e Conta para caso de Ganho. Esta contabilizao opcional, podendo ser utilizada para contabilizar uma perda ou o ganho ao realizar a baixa de um bem. Ser debitada (D) a conta da baixa e creditada(C) a conta de ganho informada no campo Conta para caso de Ganho. Caso haja perda Ser creditada (C) a conta da baixa e debitada (D) a conta de ganho informada no campo Conta para caso de Ganho. O valor do lanamento de ganho / perda ser calculado da seguinte forma: PerdaGanho = VrVenda - (VrOcorrncia - VrDepreciao) Gerar Lanamento nico de Ganho/Perda Essa opo s car habilitada se Baixar Bens Agregados na Tela Selecione dados complementares da baixa estiver marcado. Marcando esta opo, na baixa total de um bem que possua agregados, os valores de todos os bens envolvidos para chegar-se a perda ou ao ganho na venda, sero somados apenas no bem principal. Para vericar um exemplo do clculo desta opo consulte o help.

18

RM Bonum

Todos os direitos reservados.

Cadastro de ocorrncias
Todas as ocorrncias realizadas nos assistentes de ocorrncias automticas podem ser vericadas dentro do cadastro de ocorrncias. Procedimento 1. Acesse Cadastros/Ocorrncias 2. Crie, selecionw e execute o ltro 3. Selecione a ocorrncia desejada e clique no boto Editar, aps sero apresentados os campos da ocorrncia realizada (em caso de dvidas consulte o help). 4. Caso deseje excluir alguma ocorrncia deve-se selecionar a mesma e clicar no boto Excluir da viso.

Exerccios
Realize a baixa total do bem 09.01.003 em 05/10/xxxx informando o motivo de venda e o valor de venda = 3.000,00

Transferncia fsica de bens


Neste tpico sero efetuadas as transferncias fsicas de bens entre Filiais, Departamentos, Centro de Custos, Localizaes e/ou Responsveis Procedimento 1. Acesse Movimentaes/Assistentes/Transferncia Fsica de Bens. Preencha as informaes das pastas disponveis e em caso de dvida de algum campo, consulte o help. A contabilizao da transferncia fsica feita utilizando-se eventos contbeis. O cadastro de eventos deve ser feito em Cadastros/Eventos Contbeis. Neste cadastro sero informados os eventos contbeis a serem utilizados no processo de transferncia fsica de bens. Eles determinaro as regras de contabilizao utilizadas na empresa. Atualmente se os eventos de transferncias fsicas forem utilizados por frmulas os valores das frmulas devem sempre buscar os valores bases (evento da transferncia) e valores depreciados do bem (evento da depreciao). Dvidas sobre o cadastro de eventos consulte o help.

Exerccios
Realize a transferncia fsica entre liais para o bem 09.01.005, a transferncia fsica dever ser contabilizada. Para isto cadastre os eventos de contabilizao de ocorrncia e contabilizao da depreciao.

Todos os direitos reservados.

RM Bonum

19

Cancelamento de transferncias fsicas dos bens


Neste menu podem ser feitas o cancelamento das transferncias, as mesmas podem ser feitas de trs formas: 1- Cancelamento individual por bem: realizado atravs do assistente. Procedimento Acesse Movimentaes/Assistentes/Transferncia Fsica/Cancelamento de Transferncia Fsica de Bens . 2- Cancelamento de transferncia fsica total: atravs da viso de transferncias fsicas. Procedimento Acesse Cadastros/Transferncia Fsica de Bens/ selecione a transferncia que se deseja cancelar e acione o boto Cancelar Transferncia Fsica 3- Cancelamento de transferncia fsica por item de transferncia: atravs da viso de transferncias fsicas. Procedimento 1. Acesse Cadastros/Transferncia Fsica de Bens. 2. Selecione a transferncia que se deseja cancelar parcialmente e clique no boto Visualizar Bens Transferidos , localizado no canto superior direito da viso para que seja apresentada a relao de todos os bens transferidos. 3. Selecione, ento, somente os bens para os quais voc deseja cancelar as transferncias j realizadas e acione o boto Cancelar Itens da Transferncia (em caso de dvidas sobre os tipos de cancelamento de transferncias consulte o help).
Se a transferncia dos bens que ser cancelado tiver gerado lanamentos contbeis e, se o lote que recebe estes lanamentos no RM Saldus ainda no tiver sido integrado ao lote zero, os lanamentos gerados pela transferncia destes bens tambm sero excludos no RM Saldus.

Fique atento

Exerccios
Realize o cancelamento da transferncia fsica entre liais do bem 09.01.005, utilizando uma das 3 maneiras existentes.

Anotaes

20

RM Bonum

Todos os direitos reservados.

ROTINAS DE CLCULOS / UTILITRIOS


Parmetros Gerais

Gesto do Patrimnio

Plano de Contas contbil

Plano de Contas Gerencial

Rotinas de clculos/ Utilitrios

Grupo de contas Contbeis

Emisso de relatrios

Integraes

Este processo possui rotinas de clculos, ferramentas e utilitrios que esto relacionados com os bens existentes. As rotinas de clculos inuenciam nos valores dos bens, assim como as ferramentas, j os utilitrios so processos existentes para integraes e atualizaes de bens

Converso UFIR / Real


Nesta rotina pode ser realizado um acerto na base de dados para que todos os bens sejam controlados, a partir deste ano, pelo seu valor em Reais (R$). Esse procedimento deve ser feito em todas as bases, a no ser que ela seja usada especicamente para controlar valores de outros ndices que no sejam o ocial (UFIR) como, por exemplo, o Dlar. Esta funo est em conformidade lei n 9.249/95 de 26/12/1995 - DOU 27/12/1995 e a Instruo Normativa da SRF n 11 de 21/02/1996 - DOU 22/02/1996 que determina que os bens adquiridos aps 31/12/1995 no sofrero correo extinguindo-se, portanto, a necessidade de usar ndices para corrigir o Ativo Imobilizado. Conrmando este acerto, o parmetro Usa ndice car desabilitado e os valores dos bens sero todos recalculados em moeda corrente (Real - R$). Procedimento 1. Acesse esta rotina de clculos acesse Movimentaes/Converso Ur/Real. 2. Clique no boto Calcular e conrme o procedimento. Esta funo serve apenas para as Bases que possuem o ano de clculo igual ou superior a 1996. Antes de executar esta rotina deve ser feito um backup da base de dados, ocorrendo qualquer problema o backup deve ser voltado imediatamente. Portanto, este processo deve ser feito em um horrio fora do expediente para que outros setores (aplicativos do Corpore) no sejam afetados caso seja necessrio voltar o backup. Caso existam ocorrncias cadastradas na base esta rotina de clculo no poder ser executada.

Todos os direitos reservados.

RM Bonum

21

Reclculo para segunda moeda


Esta rotina permite que sejam recalculados os valores de todos os bens para os valores de segunda moeda. Sero refeitos os clculos de todos os bens selecionados e atualizados com base no valor cadastrado em 2 Moeda, conforme a tabela selecionada Procedimento 1. Aesse Movimentaes/Reclculo para segunda moeda. 2. Preencha as informaes nos campos disponveis e em caso de dvida consulte o help. 3. Clique no boto Calcular e conrme a rotina.
l Este recurso estar disponvel somente se o parmetro Usa 2 Moeda estiver habilitado; l Esse mdulo ajusta todos os valores dos bens em 2 moeda, utilizando a nova tabela informada.

Todos os valores bases para clculos em 2 moeda sero modicados; l Para a sua segurana, certique-se de que foi feito pelo menos um Backup de segurana; l Se por algum motivo o clculo no se completar, restaure o Backup e inicie o processo novamente.

Exerccios
Realize um reclculo para segunda moeda de todos os bens da coligada utilizando a tabela de 2 moeda igual a DOLAR.

Reclculo geral
Esta opo visa a reticao dos clculos existentes no cadastro de bens apenas para efeito de atualizao destes clculos. Todos os valores no informados gerados a partir de clculos do prprio RM Bonum, de todos os bens, sero recalculados e testados, exceto os valores base zerados e os valores dos bens que tiverem ocorrncia Procedimento 1. Acesse Movimentaes/Reclculo geral. 2. Preencha as informaes disponveis e em caso de dvida consulte o help. 3. Clique no boto Calcular e conrme a rotina. Para recalcular tambm os valores base zerados, basta clicar na opo Recalcular Valores Base Zerados . Deve-se tomar cuidado com esta opo, pois a mesma pode inuenciar no saldo anterior das contas, ento o usurio deve ter cincia que realizando a rotina com esta opo marcada o saldo anterior pode ser alterado. Conforme advertncia apresentada no RM Bonum para est opo, recomendamos que seja providenciada uma cpia (backup) antes de iniciar o processamento deste reclculo. Caso ocorra algum erro ou no esteja certo de que o clculo deva prosseguir, o procedimento poder ser interrompido atravs do boto Cancelar . Esta opo no recalcular os valores dos bens que tiverem alguma ocorrncia.

22

RM Bonum

Todos os direitos reservados.

Exerccios
Execute o reclculo geral de todos os bens da coligada sem marcar a opo Recalcula valores bases zerados .

Clculo para nova tabela de ndices


Esta rotina realiza um reclculo de todos os bens com base em nova tabela. O clculo para nova tabela atualiza, no somente os ndices cadastrados nos bens, mas principalmente, recalcula os valores dos bens gerados a partir dos novos ndices, contando ainda com as opes de atualizao dos ndices da data de aquisio (Valor do bem em UFIR, por exemplo) e/ ou ndices das ocorrncias. Procedimento 1. Acesse Movimentaes/Clculo para nova tabela de ndices 2. Preencha as informaes disponveis e em caso de dvida de algum campo ou opo, consulte o help. 3. Clique no boto Calcular e conrme a rotina. Esta rotina pode ser utilizada para corrigir os valores dos ndices na data base dos bens, caso existam algum bem com o ndice da data base cadastrado incorretamente, aps preencher a tabela de ndices com os valores corretos e realizar o clculo para nova tabela de ndices (informando a mesma tabela existente nos parmetros), os bens tero os valores dos ndices corrigidos. Esta rotina serve para acabar com possveis clculos de correo monetria que possam vir a ser apresentados nos bens. A opo Recalcular Valores Base pelo Valor de Aquisio s poder ser usada se no existirem ocorrncias na base de dados quando a opo Recalcular Valores Base pelo Valor de Aquisio for marcada. Essa opo deve ser usada com muito cuidado. Se ela for ativada todos os valores dos bens sero recalculados com base no valor de aquisio. Esses valores podero car totalmente diferentes dos valores atuais, principalmente se os bens j tiverem sofrido ocorrncias em anos anteriores.

Alterao de taxas de depreciao


Esta rotina realiza a alterao global da taxa de depreciao dos bens, ou seja, se for necessria a alterao da referida taxa para uma faixa ou grupo de bens, bastar uma nica operao para que em todos os bens includos nesta seleo tenham suas taxas depreciativas alteradas simultaneamente. Esta rotina altera a taxa de depreciao dos bens ou, caso desejado, pode-se tambm alterar o grupo de contas de vrios bens simultaneamente. Para o item Novo grupo de contas e Nova taxa de depreciao , no ser permitido utilizar as duas opes simultaneamente. Procedimento 1. Acesse Movimentaes/Alterao de taxas de depreciao. 2. Preencha as informaes disponveis e em caso de dvida consulte o help. 3. Clique no boto OK e conrme a rotina.

Todos os direitos reservados.

RM Bonum

23

Para a opo Mudar grupo de contas , os bens que j sofreram alguma ocorrncia ou bens que j tiveram seus lanamentos de aquisio integrados para o lote zero do RM Saldus, no podero sofrer a troca do grupo de contas. A opo Mudar grupo de contas deve ser executada com muito cuidado, pois caso sejam alterados grupos de contas de bens que foram cadastrados antes do ano de clculo o saldo anterior das contas poder ser inuenciado nos relatrios. A alterao de taxas de bens realizada dentro do ano clculo do sistema, portanto o saldo anterior (o saldo anterior de depreciao acumulada) no ser afetado.

Exerccios
Realize a alterao de taxa do bem 09.01.005 nos meses de Julho a Dezembro. Em seguida verique no cadastro do bem, na pasta clculos, se a depreciao mensal foi alterada.

Distribuio de valores por lial


Esta rotina distribui, para cada lial, todos os valores previamente calculados para os bens, de acordo com o perodo em que o bem permaneceu em cada lial. Esse processo deve ser executado para gerao da Razo Auxiliar e da Contabilizao por tempo de permanncia dos bens nas liais. Este processo pode ser lento, dependendo da movimentao em sua base de dados. Porm, deve ser executado antes da emisso do Razo ou da contabilizao, garantindo que todas as movimentaes ocorridas nos bens esto corretamente calculadas por lial. Procedimento 1. Acesse Movimentaes/Distribuies de valores por lial. 2. Preencha as informaes disponveis e em caso de dvida consulte o help. 3. Clique no boto Calcular e conrme a rotina.

Liberao de perodo
Nesta rotina ser realizada a liberao de perodo que consiste em zerar os valores contbeis calculados pelo sistema e armazenados mensalmente. O RM Bonum trabalha com um ano clculo, ou seja, os clculos dos bens apresentados so do ano corrente em que se encontra o sistema, ento para que sejam apresentados os clculos do prximo ano o perodo deve ser liberado. Procedimento 1. Acesse Utilitrios/Liberao de Perodo. 2. Preencha a opo mensal ou anual, em caso de dvidas consulte o help. 3. Clique no boto Calcular e conrme a rotina. Esta liberao de grande importncia para o sistema. Por isso, recomendamos que sejam providenciadas cpias (backups) do RM Bonum antes de qualquer liberao.

24

RM Bonum

Todos os direitos reservados.

importante que os relatrios e consultas referentes ao perodo que ser liberado tenham sido impressos, pois esses dados no estaro mais disponveis no sistema aps a execuo da liberao. Durante a liberao, os seguintes valores do bem sero atualizados: Data base A data ser atualizada de acordo com o novo perodo de clculos. At setembro de 1994 a data base do bem era o ltimo dia do ms anterior ao perodo de clculos. A partir dessa data, a data base passou a ser o primeiro dia do perodo de clculos. Ao clicar no boto Calcularda liberao do perodo o sistema vericar os parmetros Guardar o histrico de ocorrncias aps a liberao de perodo e Guardar o histrico dos clculos do bem aps a liberao de perodo Caso um deles no esteja marcado, ser emitida uma mensagem ao usurio avisando que estes parmetros no esto marcados para que ele possa concluir ou cancelar a liberao do perodo.

Importao de dados RM Bonum


Outra forma de incluir dados nas tabelas do sistema atravs de importao via arquivo texto. Embora a operao seja simples, alguns cuidados devem ser tomados antes de realiz-la, certicando-se que os dados a serem importados esto corretos, evitando a incluso de incorrees ou dados indesejados no banco de dados. A partir de arquivos com layout pr-estabelecido pelo sistema, possvel incluir registros nas seguintes tabelas:
l Motivos de Baixa; l Grupos de Contas; l Localizao; l Tipo Documento; l Fornecedores; l Bens.

No cadastro de bens algumas tabelas podero ser importadas simultaneamente, permitindo que o bem seja importado de forma completa. Os dados que podero ser importados so:
l Centros de Custo do bem; l Departamentos do bem; l Responsveis do bem; l Campos Complementares; l Rateios do bem; l Localizao do bem; l Lanamentos de Contabilizao da Aquisio.

Procedimento 1. Acesse Utilitrios/Importao de Dados/Importao de Dados RM Bonum. 2. Preencha os campos desejados ( em caso de dvidas , consulte o help). 3. Clique no boto Importar para realizar a importao desejada.

Todos os direitos reservados.

RM Bonum

25

Exerccios
Realize a exportao de um bem sem ocorrncia da base atravs da ferramenta de gerador de relatrios (relatrio de exportao de bens). Em seguida exclua o bem exportado e importe o mesmo no sistema utilizando o utilitrio de importao de bens.

Inventrio de Bens
Este mdulo tem a nalid ade de facilitar a gerao de relatrios para inventrio, a partir da coleta de bens via leitor tico. Ou seja, coleta todos os bens existentes na empresa atravs de um coletor de dados, este gerar um arquivo tipo TXT com um layout especco, a partir do qual o RM Bonum poder criar relatrios. Este processo realiza do em duas etapas no sistema:
l A primeira cadastrar o layout do arquivo de inventrio que foi gerado pelo usurio; l Na segunda etapa ser realizada a importao deste arquivo.

1 Etapa Cadastros / Layout de Inventrio Neste mdulo o usurio poder criar layouts especcos de acordo com o layout de seu coletor de dados para que o sistema possa fazer a importao do inventrio corretamente. O layout a ser criado deve obedecer ao do leitor ptico, pois ao coletar os dados dos bens da empresa com o leitor, este criar um arquivo .txt com um determinado layout. Na maioria das vezes ser necessrio criar apenas um layout. Ele dever ser compatvel com o layout do seu coletor de dados. Mas, caso utilize mais de um coletor ou queira criar arquivos exclusivos, poder criar quantos layouts forem necessrios. Exemplo: Onde tiver (-) leia-se espao em branco Arquivo Texto: 01-----123-----105----------0123456789 Sendo valor: 01 - Filial / 123 - Localizao / 105 - Centro Custo / 0123456789 - Cdigo Barras. Cadastro do Layout Cdigo: 01 Descrio: Layout para cole ta de bens Posio e Tamanho Filial 02 Localizao 08 Centro de Custo 08 Cdigo de Barra 20 O campo Cdigo de Barras dever ser preenchido obrigatoriamente. l O campo Filial , ser obrigatrio apenas quando for informado o Departamento. Os demais campos so facultativos.
l

26

RM Bonum

Todos os direitos reservados.

Procedimento 1. Acesse Cadastros/Layout de inventrio 2. Selecione/Crie e execute o ltro 3. Clique no boto Novo, preencha as informaes apresentadas (em caso de dvidas consulte o help).

Exerccios
Conforme exemplo apresentado, cadastre um novo layout de inventrio com campos desejados para futura importao de um arquivo de inventrio.

2 Etapa - Importao do Inventrio Utilitrios / Importao de Dados / Inventrio Nesta rotina, ser possvel realizar vrias operaes relacionadas ao arquivo obtido atravs do leitor ptico. Exemplo: Importar dados para a tabela de inventrio e a partir deste processo, criar relatrios para conferncia do cadastro do bem. Atualizar as informaes da tabela de inventrio, ou at mesmo atualizar os dados complementares do bem (Centro Custo, Departamento,etc) a partir dos dados do arquivo TXT. Procedimento 1. Acesse Utilitrios/Importao de Dados/Inventrio. 2. Preencha as informaes apresentadas (em caso de dvidas consulte o help).

Exerccios
Crie um arquivo txt conforme layout cadastrado no exerccio anterior, altere um bem para possuir o cdigo de barras existente no arquivo e realize a importao para atualizar os dados complementares do bem.

Consistncia de Bens
Esta opo permite a realizao de consistncia nos valores de ndices da UFIR informados nos bens. Nesta consistncia sero vericados os seguintes itens:
l Se o ndice da data de aquisio, data base e data das ocorrncias esto cadastrados na tabela de

moedas; l Se o ndice cadastrado no bem ou ocorrncia igual ao cadastrado na tabela de moedas; l Se o ndice est na faixa correta (entre o primeiro e o ltimo ndice ocial da poca); Procedimento 1. Acesse Utilitrios/Consistncia de bens/Cotao UFIR 2. Clique no boto OK e conrme a rotina.

Todos os direitos reservados.

RM Bonum

27

Exerccios
Realize a consistncia de bens na coligada.

Exportao de lanamentos de depreciao e correo


Esta opo poder ser utilizada para a exportao dos lanamentos contbeis de correo e depreciao para arquivo texto e poder ser utilizada por empresas que ainda no possuem o RM Saldus e desejam importar os lanamentos contbeis em outro sistema de contabilidade. Procedimento 1.Acesse Utilitrios/Exportaes/Lanamentos Contbeis/Correo e Depreciao. 2. Preencha as informaes e campos apresentados (em caso de dvidas consulte o help). 3. Clique no boto OK e conrme a exportao.

Exerccios
Realize a exportao da depreciao do ms de Novembro/XXXX para arquivo texto.

Copiar funcionrios do RM Labore


Essa operao s poder ser realizada se atendidas s seguintes condies: Se o RM Labore estiver devidamente instalado e acessvel ao RM Bonum; Se a tabela de Responsveis do RM Bonum estiver sem nenhum registro (sem nenhum dado cadastrado).
l l

Diferentemente do parmetro Usar funcionrios do RM Labore como responsveis , que usa a tabela diretamente do RM Labore, esse assistente far uma cpia dos dados da tabela do RM Labore para a tabela do RM Bonum. Procedimento 1. Acesse Utilitrios/Processos/Copiar funcionrios do RM Labore 2. Clique no boto Executar para conrmao da rotina. O parmetro Usar funcionrios do RM Labore como responsveis deve estar desmarcado para que seja habilitada essa opo. l Se o parmetro estava marcado e voc o desmarcou, ter de efetuar o Logout/Login... novamente no sistema.
l

Dentro do processo de relatrios so apresentados todos os relatrios ociais e contbeis do sistema. Estes relatrios permitem ao usurio emitir informaes de vrias maneiras com diversos ltros, possibilitando ao usurio a apresentao da informao contbil de forma rpida e ecaz.

28

RM Bonum

Todos os direitos reservados.

EMISSO DE RELATRIOS
Parmetros Gerais

Gesto do Patrimnio

Plano de Contas contbil

Plano de Contas Gerencial

Rotinas de clculos/ Utilitrios

Grupo de contas Contbeis

Emisso de relatrios

Integraes

Razo Auxiliar
A razo auxiliar um relatrio simples, mas de grande importncia para a empresa, principalmente por se tratar de relatrio obrigatrio, exigido pela Legislao Fiscal em vigor. este relatrio que ir apresentar os saldos das contas de bem, contas de depreciao acumulada, contas de reserva de reavaliao e realizao da reserva. Procedimento 1. Para emisso do razo auxiliar acesse Relatrios/Razo Auxiliar. 2. Preencha as informaes e campos apresentados (em caso de dvidas consulte o help). 3. Clique no boto OK, conrme a emisso do relatrio e escolha o destino do mesmo.

Relatrios/Contabilizao

Exerccios
Realize a emisso do relatrio razo auxiliar para o ms de Outubro/XXXX, verique se os saldos das contas apresentados esto corretos. Este relatrio apresenta a listagem e impresso da contabilizao obtida com a integrao contbil. Ou seja, este relatrio demonstrar a contabilizao da depreciao que ser exportada para o RM Saldus, o mesmo pode ser utilizado para conferncia do ms antes de enviar os lanamentos para o RM Saldus. Assim, caso seja apresentado algum valor incorreto o mesmo poder ser acertado e somente aps a depreciao ser enviada para o RM Saldus. Procedimento 1. Acesse Relatrios/Contabilizao.

Todos os direitos reservados.

RM Bonum

29

2. Preencha as informaes e campos apresentados (em caso de dvidas consulte o help). 3. Clique no boto OK e conrme a emisso do relatrio.

Relatrios/Instruo Normativa n 86/89


Estes relatrios tm por objetivo cumprir uma das exigncias da Legislao Fiscal vigente no pas: As pessoas Jurdicas que utilizarem sistemas de processamento eletrnico de dados para registrar negcios e atividades econmicas, escriturar livros ou elaborar documentos de natureza contbil/scal e que, no balano de 31 de dezembro do ano do calendrio imediatamente anterior, possurem patrimnio lquido superior a 2.000.000 de UFIR, cam obrigados a apresentar aos Auditores Fiscais do Tesouro Nacional, no exerccio da suas atividades, os arquivos magnticos correspondentes, nas formas e prazos estabelecidos . Estes relatrios (arquivos) tambm podem ser solicitados a qualquer momento por rgos responsveis mediante scalizao s empresas. Procedimento 1. Acesse o menu Relatrios /Instruo Normativa 86 ou Instruo Normativa 89. 2. Preencha as informaes das pastas disponveis (no caso de dvida consulte o Help). 3. Selecione o destino dos arquivos. 4 Aps preenchimento dos campos clique no boto OK e escolha o destino do relatrio. Aps gerao de qualquer destes relatrios, no diretrio informado sero gerados 3 arquivos:
l TALELA01.001 Este arquivo corresponde tabela de plano de contas. l ANEXO01.001 Este arquivo corresponde ao cadastro de bens. l LEIAME.TXT Este um arquivo de acompanhamento onde consta o as informaes cadastrais

da empresa e os layouts dos arquivos gerados.

Anotaes

30

RM Bonum

Todos os direitos reservados.

INTEGRAES
Parmetros Gerais

Gesto do Patrimnio

Plano de Contas contbil

Plano de Contas Gerencial

Rotinas de clculos/ Utilitrios

Grupo de contas Contbeis

Emisso de relatrios

Integraes

Este processo apresenta as integraes que o RM Bonum possui, so elas:

Integrao com o RM Saldus


Nesta rotina ser feita a contabilizao mensal das depreciaes e/ou correes monetrias para o sistema RM Saldus. Procedimento 1. Acesse Utilitrios/Integraes/Integrao com o RM Saldus. 2. Preencha as informaes e campos apresentados (em caso de dvidas consulte o help). 3. Clique no boto OK , conrme a execuo da rotina. 4. Aps execuo da rotina ser gerado no lote informado os lanamentos de depreciaes ou correes monetrias (caso ainda trabalhe com correes).

Exerccios
Enviar a depreciao do ms de Novembro/XXXX para o RM Saldus informando o nmero de lote 900.

Anotaes

Todos os direitos reservados.

RM Bonum

31

Integrao com o RM Nucleus


Esta rotina permite a integrao dos bens cadastrados no RM Nucleus com o RM Bonum. Desta forma, os bens cadastrados no RM Nucleus podero ser integrados ao RM Bonum diretamente sem a necessidade de se cadastrar novamente. Para que a integrao com o RM Nucleus seja apresentada no procedimento citado abaixo deve-se acessar Opes/Parmetros/RM Bonum Processo 05.01.01- Integrao com Compras e marcar a opo Utiliza integrao com compras. Procedimento 1. Acesse Utilitrios/Integraes/Integrao com o RM Nucleus. 2. Preencha as informaes das pastas disponveis e em caso de dvida de algum campo, consulte o help. 3. Clique em ok e conrme a integrao.

Nmero de Registro: RM1070260809

32

RM Bonum

Todos os direitos reservados.

Das könnte Ihnen auch gefallen