Sie sind auf Seite 1von 1

Na CST temos a ao de tenses de trao e meio corrosivo agressivo agindo mutuamente, ocasionando um processo destrutivo por trincamento em um curto

espao de tempo, sem que haja deteriorao substancial do metal de base. Durante a CST, as trincas so geradas na superfcie, propagando-se na direo perpendicular direo de esforo, ao longo da microestrutura, de forma transgranular (atravs dos gros) e/ou intergranular (ao longo dos contornos de gros) Algumas vezes estes dois modos de propagao coexistem na mesma trinca, ou uma trinca pode iniciar de um modo e propagar-se de outro. As condies metalrgicas do material como dureza, deformao, fases presente, so fatores frequentemente decisivos. Caractersticas Mesmo que o aspecto da fratura aparente ser frgil macroscopicamente, a nvel microscpico, os processos de fratura com carga constante, em meios agressivos, envolvem plasticidade localizada e segue padres intergranular ou transgranular, dependendo do meio, composio da liga, nvel de tenso, ou variveis do processo. A propagao da trinca pode ser intergranular (tambm chamada de intercristalina) ou intragranular ( tambm chamada de transgranular). A progresso da trinca se d pela deformao plstica na base da trinca, associada ao constate aumento de concentrao de tenses, pois a base da trinca uma regio tensionada e encruada que age como rea andica, em relao ao restante do material, lo a presena de um eletrlito no interior da trinca provoca corroso e acelera a progresso da mesma.

Parkins faz uma comparao das caracteristicas de duas formas de CST externas em dutos, a mais comum delas envolvendo o trincamento intergranular devido a oresena de soluo relativamente concentrada de carbonato-bicarbonato, a outra envolve trincamento trangranular gerado por um processo de dissoluo, em soluo de pH mais baixo. O trincamento intergranular referido s vezes a CST com altos valores de pH, os quais esto associados a solues concentradas de bicarbonato ou carbonato-bicarbonatos com pH aproximadamente igual a 9,0. O trincameto transgranular referido como CST a baixos valores de pH em torno de 6,5 contendo dixido de carbono. Corroso sob tenso Tenses diferenciais de uma variedade de fontes de metal pode causar a corroso. Em corroso sob tenso, a rea de maior stress torna-se andica enquanto que a rea de menor tenso torna-se catdica. Isto pode muitas vezes ser observados em acoplamentos.

As rachaduras podem formar na seo andico, e so geralmente limpo, acentuado, e se ramificando. Eles podem ser transgranular ou intergranular. Marcas de ferramentas e arranhes semelhantes sobre a superfcie de tubos pode tambm tornar-se andica. A proteo catdica um mtodo de corroso sob tenso atenuante rachaduras.

Das könnte Ihnen auch gefallen