Sie sind auf Seite 1von 3

TEXTO 01:

MTODO ATUAL DE PLANEJAMENTO EM IGREJAS Estria da Igreja Evanglica do Corpo Celeste - Pastor Theobaldo1

O cenrio estava pronto. O pastor Theobaldo estava agitado e ansioso naquela manh ensolarada de sbado. Ele havia convocado todo o primeiro escalo da liderana da igreja que pastoreava para uma reunio de duas horas, quando fariam o planejamento da igreja para os prximos trs anos. Ele pediu ao zelador para limpar a sala de reunies da igreja, colocou folhas de papel em branco para anotaes, providenciou o cafezinho e levou um esboo para a reunio. Pontualmente s 9h00 chegou o primeiro convocado para a reunio. Era Clodomiro, o ViceModerador/Presidente do Patrimnio da igreja. Apesar de ser o horrio para a reunio se iniciar, faltava o quorum e o pastor Theobaldo resolveu esperar um pouco mais. Depois de cerca de 20 minutos, chegaram 15 dos 35 convocados pelo pastor. Era hora de dar o primeiro passo rumo a um futuro glorioso para a vida da igreja. Depois da orao inicial feita pelo prprio pastor e leitura bblica de um Salmo, o pastor Theobaldo comeou a expressar algumas palavras apocalpticas de desafio: - Meus irmos, Jesus est prestes a voltar, o que nossa igreja est fazendo a respeito disso? Hoje a grande oportunidade de planejarmos o futuro e fazermos mais pela obra de Deus. Quantas pessoas iriam para o inferno, se Jesus voltasse hoje? Que grande responsabilidade temos! Precisamos realizar mais cultos evangelsticos, mais congressos, mais encontros de jovens, mais cantatas e mais mutires missionrios.

Texto extrado do livro Planejamento Estratgico: como assegurar qualidade no crescimento de sua igreja, autoria Josu Campanh, Editora Vida, 2000.

O pastor prosseguiu seu discurso por mais alguns minutos, enfatizando todas as dezenas de atividades que a igreja precisava realizar mais. A esta altura s reatava 1h20 para concluir o planejamento da igreja para os prximos trs anos. Alguns lderes j se sentiam fracassados e na obrigao de trabalhar mais, afinal de contas, o pastor estava chamando todo mundo ali de relapso. Os ativistas imediatamente comearam a aumentar por conta prpria o nmero de atividades no calendrio de seu departamento, preparandose para o momento do grande embate da reunio. Dentro de poucos instantes haveria oportunidade para disputar todos horrios disponveis, na tentativa de ocupar os membros da igreja com alguma atividade. Para que isto acontecesse, era preciso que cada lder presente brigasse ardentemente para conseguir as datas que pretendia. A seguir, o pastor abriu a temporada de caa aos sbados e feriados dos prximos trs anos e a disputa comeou. Valia qualquer coisa para conseguir a data desejada. Sem que ningum tivesse tempo de respirar, a Presidente das Senhoras disparou a falar: enumerou os chs, encontros, reunies, assemblias, passeios, seminrios, encontros, passeatas e mais uma infinidade de atividades que aconteceriam no perodo. No final, ainda acrescentou: - E no admito que nenhuma mulher da igreja esta envolvida em qualquer outra atividade nesses dias, nem mesmo com seus maridos e filhos. O Presidente dos Jovens imediatamente se levantou e mostrou a sua artilharia pesada. No entanto, como os jovens da igreja do pastor Theobaldo so menos importantes que os diconos e no tm nenhuma prioridade na agenda pastoral, o pastor interropeu e disse que na hora prpria ele teria a palavra. Depois de incluir todas as datas solicitadas pela Presidente das Senhoras, na agenda oficial da igreja, o pastor comeou a falar de seus prprios projetos. Na hora de apresentar as suas datas, ele suprimiu algumas atividades com as quais vinha sonhando realizar na igreja, pois conflitavam com as datas das senhoras. Ele no queria gerar nenhum atrito com a presidente da organizao, que afinal de contas era sua esposa. As mulheres eram o brao direito do pastor, na igreja e em casa. Negar alguma data para elas era colocar em risco seu ministrio.

Depois que ele salvou algumas datas, passou a palavra ao Presidente dos Diconos, que j tinha menos opes para incluir suas atividades. A reunio prosseguiu assim at o final... Depois das duas horas reservadas para a reunio, o pastor encerrou o encontro com metade dos que compareceram e um quarto dos que foram convocados. medida que alguns lderes iam incluindo suas datas de atividades no calendrio da igreja, retiravam-se para outros compromissos mais urgentes do que uma simples reunio de planejamento da igreja. Ao final da reunio, o pastor Theobaldo juntou todos os pedaos da grande colcha de retalhos que havia sido construda naquela manh. Colocou tudo dentro de uma pasta bonita com o ttulo Planejamento Estratgico da Igreja Evanglica do Corpo Celeste. Daquele dia em diante comeou a usar metade do tempo do sermo para divulgar aquilo que havia sido planejado. Naquela manh de sbado, um grupo de 15 pessoas havia conseguido planejar: 185 cultos evangelsticos, 10 intercmbios, 18 viagens missionrias, 325 reunies de confraternizao, 196 atividades sociais, 45 cantatas, 256 programas especiais e mais 438 atividades variadas para a igreja nos prximos trs anos. Era um recorde e tanto para uma igreja de apenas 150 membros.

SER QUE PLANEJAMENTO ESTRATGICO ISSO?

Caso o pastor queira saber como iniciar o processo de planejamento em sua igreja, por favor, leia a estria relatada no Texto 02, da Igreja Evanglica - pastor Francisco.

Das könnte Ihnen auch gefallen