Sie sind auf Seite 1von 4

Conjuno uma das dez classes de palavras definidas pela gramtica.

. As conjunes so palav as invariveis que servem para conectar oraes ou dois termos de mesma funo sinttica, es tabelecendo entre eles uma relao de dependncia ou de simples coordenao.[1] So exemplos de conjunes: portanto, logo, pois, como, mas, e, embora, porque, entret anto, nem, quando, ora, que, porm, todavia, quer, contudo, seja, conforme. Quando duas ou mais palavras exercem funo de conjuno, d-se-lhes o nome de locuo conjun iva. So exemplos de locues conjuntivas: medida que, apesar de, a fim de que. As conjunes so classificadas de acordo a relao de dependncia sinttica dos termos que l gam. Se conectarem oraes ou termos pertencentes a um mesmo nvel sinttico, so ditas co njunes coordenativas. Quando conectam duas oraes que apresentem diferentes nveis sintticos, ou seja, uma o rao um membro sinttico da outra, so chamadas de conjunes subordinativas. Apesar de ser uma classe de palavras com muitas classificaes, so poucas as conjunes p ropriamente ditas existentes. A maioria delas de locues conjuntivas (mais de uma p alavra com a funo de conjuno) ou palavras de outras classes gramaticais que s vezes e xercem a funo de conjuno em um perodo. As conjunes ditas "essenciais" (isto , palavras que funcionam somente como conjuno) so as seguintes: e, nem, mas, porm, todavia, contudo, entretanto, ou, pois, porque, portanto, se, ora, apesar e como. ndice [esconder] 1 Coordenativas 1.1 Aditivas 1.2 Adversativas 1.3 Alternativas ou disjuntivas 1.4 Explicativas 1.5 Conclusivas 2 Subordinativas 2.1 Integrantes 2.2 Causal 2.3 Comparativa 2.4 Concessiva 2.5 Condicional 2.6 Conformativa 2.7 Consecutiva 2.8 Final 2.9 Proporcional 2.10 Temporal 3 Observaes gerais 4 Referncias 5 Ver tambm [editar]Coordenativas

As conjunes coordenativas so conhecidas por: [editar]Aditivas Indicam uma relao de adio frase: e, nem, mas tambm, como tambm, alm de (disso, disto quilo), quanto (depois de tanto), bem como etc. Ex.: Comi e fiquei satisfeita. Todos aqui esto contentes e despreocupados. [editar]Adversativas Indicam uma relao de oposio bem como de contraste ou compensao entre as unidades ligad as. Tambm pode gerar um sentido de consequncia a algo dito anteriormente. So elas: mas, porm, todavia, entretanto, no entanto, seno, no obstante, contudo, etc. Antes dos nexos adversativos a vrgula obrigatria. Ex: O carro bateu, mas ningum se feriu. [editar]Alternativas ou disjuntivas Como o seu nome indica, expressam uma relao de alternncia, seja por incompatibilida

de dos termos ligados ou por equivalncia dos mesmos. So elas: ou... ou, ou, ora... ora, j... j, quer... quer, etc. Ex.: Ou ela, ou eu. [editar]Explicativas Expressam a relao de explicao, razo ou motivo. So elas: que, porque, porquanto, pois ( anteposta ao verbo). Ex: Ele no entra porque est sem tempo. [editar]Conclusivas Indicam relao de concluso. So elas: pois (posposta ao verbo), logo, portanto, ento, p or isso, por conseguinte, por isto, assim, etc.[2][3] Ex.: Ele bebeu bem mais do que poderia; logo, ficou embreagado. ******************************************************************************** *************************************************************************

[editar]Subordinativas As conjunes subordinativas ligam uma orao de nvel sinttico inferior (orao subordinada uma de nvel sinttico superior (orao principal). Uma vez que uma orao um membro sint o de outra, esta orao pode exercer funes diversas, correspondendo um tipo especfico d e conjuno para cada uma delas. Um perodo formado por conjunes subordinadas que no cont as tais conjunes chamado de: orao principal. Integrantes que, se. Introduzem uma orao (chamada de substantiva) que pode funcionar como sujeito, obje to direto, predicativo, aposto, agente da passiva, objeto indireto, complemento nominal (nos trs ltimos casos pode haver uma preposio anteposta a conjuno) de outra or ao. As conjunes subordinativas integrantes so que e se. Quando o verbo exprime uma certeza, usa-se que; quando no, usa-se "se". Afirmo que sou inteligente. No sei se existe ou se di. Espero que voc no demore. Uma forma de identificar o se e o que como conjunes integrantes substitu-los por "i sso", "isto" ou "aquilo". Exemplos: Afirmo que sou inteligente (afirmo isto.) No sei se existe ou se di (no sei isto.) Espero que voc no demore (espero isto.) As adverbiais podem ser classificadas de acordo com o valor semntico que possuem. [editar]Causal porque, pois, porquanto, como, pois que, por isso que, j que, uma vez que, visto que, visto como, que, na medida em que. Inicia uma orao subordinada denotadora de causa. Dona Lusa foi para l pois estava doente. Como o calor estava forte, pusemo-nos a andar pelo passeio pblico. Como o frio era grande, aproximou-se da lareira. [editar]Comparativa que, (mais/menos/maior/menor/melhor/pior) do que, (tal) qual, (tanto) quanto, co mo, assim como, bem como, como se, que nem (dependendo da frase, pode expressar semelhana ou grau de superioridade), etc. Iniciam uma orao que contm o segundo membro de uma comparao.

Indica comparao entre dois membros. Era mais alta do que baixa. Nesse instante, Pedro se levantou como se tivesse levado uma chicotada. O menino est to confuso quanto o irmo. O bigode do seu Leocdio era amarelo, espesso e arrepiado que nem vassoura usada. [editar]Concessiva embora, muito embora, conquanto, ainda que, mesmo que, posto que, bem que, se be m que, apesar de que, nem que,em que, que,e, a despeito de, no obstante etc. Inicia uma orao subordinada em que se admite um fato contrrio ao proposta pela orao ncipal, mas incapaz de impedi-la. Pouco demorei, conquanto muitos fossem os agrados. todo graa, embora as pernas no ajudem.. [editar]Condicional se, caso, quando, contanto que, salvo se, sem que, dado que, desde que, a menos que, a no ser que, etc. Iniciam uma orao subordinada em que se indica uma hiptese ou uma condio necessria para que seja realizado ou no o fato principal. Seria mais poeta,a menos que fosse poltico. Caso estivesse por perto, nada disso teria acontecido.

[editar]Conformativa conforme, como, segundo, consoante etc. Inicia uma orao subordinada em que se exprime a conformidade de um pensamento com o da orao principal. Cristo nasceu para todos, cada qual como o merece. Tal foi a concluso de Aires, segundo se l no Memorial. (Machado de Assis) [editar]Consecutiva que (combinada com uma das palavras tal, tanto, to ou tamanho, presentes ou laten tes na orao anterior), de forma que, de maneira que, de modo que, de sorte que Iniciam uma orao na qual se indica a consequncia. Soube que tivera uma emoo to grande que Deus quase a levou. Falou tanto na reunio que ficou rouco Tamanho o labor que sentiu sede Era tal a vitria que transbordou lgrimas de emoo As palavras so todas de tal modo ou tamanho [editar]Final para que, a fim de que, porque [para que], que Iniciam uma orao subordinada que indica a finalidade,o objetivo da orao principal Aqui vai o livro para que o leia. Fiz-lhe sinal que se calasse. Chegue mais cedo a fim de que possamos conversar.

[editar]Proporcional (mais), quanto mais ( medida que, ao passo que, proporo que, enquanto, quanto mais tanto mais), quanto mais (menos), quanto mais (tanto menos), quanto menos (menos ), quanto menos (tanto menos), quanto menos (mais), quanto menos (tanto mais) Iniciam uma orao subordinada em que se menciona um fato realizado ou para realizar -se simultaneamente com o da orao principal.

Ao passo que nos elevvamos, elevava-se igualmente o dia nos ares. Tudo isso vou escrevendo enquanto entramos no Ano Novo. O preo do leite aumenta proporo que esse alimento falta no mercado.

[editar]Temporal quando, antes que, depois que, at que, logo que, sempre que, assim que, desde que , enquanto, todas as vezes que, cada vez que, apenas, mal, que [= desde que], et c. Iniciam uma orao subordinada indicadora de circunstncia de tempo Custas a vir e, quando vens, no demora. Implicou comigo assim que me viu; [editar]Observaes gerais

Uma conjuno na maioria das vezes precedida ou sucedida por uma vrgula (",") e muito raramente sucedida por um ponto ("."). Seguem alguns exemplos de frases com as conjunes marcadas em negrito: "Aquele um bom aluno, portanto dever ser aprovado." "Meu pai ora me trata bem, ora me trata mal." "Gosto de comer chocolate, mas sei que me faz mal." "Marcelo pediu que trouxssemos bebidas para a festa." "Joo subiu e desceu a escada." Quando a banda deu seu acorde final, os organizadores deram incio aos jogos. Em geral, cada categoria tem uma conjuno tpica. Assim que, para classificar uma con juno ou locuo conjuntiva, preciso que ela seja substituvel, sem mudar o sentido do pe rodo, pela conjuno tpica. Por exemplo, o "que" somente ser conjuno coordenativa aditiv , se for substituvel pela conjuno tpica "e". Veja os exemplos: Dize-me com quem andas, que eu te direi quem s. Dize-me com quem andas, e eu te direi quem s. As conjunes alternativas caracterizam-se pela repetio, exceto "ou", cujo primeiro el emento pode ficar subentendido. As adversativas, exceto "mas", podem aparecer deslocadas. Neste caso, a substitu io pelo tipo (conjuno tpica) s possvel se forem devolvidas ao incio da orao. A diferena entre as conjunes coordenativas explicativas e as subordinativas causais o verbo: se este estiver no imperativo, a conjuno ser coordenativa explicativa: "F echa a janela, porque faz frio." O "que" e o "se" sero integrantes se a orao por eles iniciada responder pergunta "O que ?", formulada com o verbo da orao anterior. Veja o exemplo: No sei se morre de amor (o que no sei? Se morre de amor.) O uso da conjuno "pois" pode a ser classificada em: explicativa, quando a conjuno estiver antes do verbo; conclusiva, quando a conjuno estiver depois do verbo; causal, quando a conjuno puder ser substituda por "uma vez que".

Das könnte Ihnen auch gefallen