Sie sind auf Seite 1von 7

13/2/2014

PY2BBS - Hamradio Page

11 10 9 8 7

12

1 2 3 4 5

Hoje : Dia de So Valentin

Enquete
Esta sua primeira v isita a este site?
Sim No

Laminador de PCI feito com sucata.


Avalie esta pgina:

Home Repetidoras Arquivos Esquemateca Projetos Satlites Imagens NOAA Log QSL's Links Amigos Fotografia Contato Livro de visitas
To translate this page, please see the google toolbox in the f ooter.

71 votos (mdia: 4.7)

Resultado Parcial Enquetes anteriores

J estava a tempos ensaiando pra fazer um laminador de PCI como muitos amigos j fizeram, para abandonar completamente o ferro de passar para transferir layout para placas de circuito impresso. O maior problema que praticamente impossvel de se fazer dois laminadores iguais, pois cada um dispe de uma sucata diferente, dai o jeito improvisar com o que se tem a mo. Exemplos de outros laminadores usando sucatas de impressora laser: Laminador Laminador Laminador Laminador Laminador Laminador Laminador Laminador Laminador do do do do do do do do do Alexandre Souza: http://www.tabalabs.com.br/eletronica/tts/index.htm Alberto: http://www.youtube.com/watch?v=TqMcl5azHeQ Paulo Roquetti: http://br.youtube.com/watch?v=g0wxcWL8zO0 Jost: http://www.jostdayan.com.br/2008/12/laminadora-para-pci/ CenterTech: http://centertechinfo.com/projetos/laminadora.html Phantor: http://www.youtube.com/watch?v=-61zAe_zgUg Alebe: http://www.youtube.com/watch?v=1GOsr4IeFzI Plautz: http://www.handmades.com.br/forum/index.php?page=lam_pci Robson Martins: http://www.robsonmartins.com/eletr/laminadora/

10 ltimos QSL's Rec ebidos

WP4CNU - AO-7

PY 4EU - AO-51

PU2WZY - VO-52

Exemplo de laminadores usando plastificadora de documentos modificadas: Laminador do Andr: http://int2float.blogspot.com/2009/10/laminadora-para-pcb.html Laminador do Jeronimo: http://blogdoje.com.br/2008/08/22/modi...imprimir-circuito-impresso/ Laminador do Alain: https://picasaweb.google.com/alainm789/Laminadora# Laminador do Daniel Jos Viana: https://picasaweb.google.com/danjovic/Laminadora# Laminador do Werner Kai: http://wernerkai.blogspot.com/2011/07/modificando-uma-plastificadora-para.html O fusor e motor de passo que consegui so estes das fotos abaixo:

PY 4LY - VO-52

V HF / UHF Tropospheric Duc ting Forec ast

PY 2TZT - Gif t

PY 5JCI - AO-51

L 1.4 2 3 4 5 6 7 8 9+

By: William Hepburn

Solar Terrestrial Ac tivity Report

PY 7DI - AO-51

CX5IC - AO-51

http://www.solen.info/solar/

N3KL Solar Ac tivity Monitor Solar X-rays: Geomagnetic Field:

PU2NJL - Beacon

PU1NEI - Gif t

http://www.n3kl.org/sun/noaa.html

Mais...
10 ltimos QSL's Enviados
WP4CNU - AO-51 L50E - AO-51 Y V6BFE - AO-51 Y V5MM - AO-51 CX5IC - AO-51 CX2SC - AO-51 PU5MRA - AO-51 PY 4ZBZ - AO-7 PY 2XT - AO-51 Y Y 6KWD - AO-51 Y Y 6IEA - AO-51

Solar-Terrestrial Data

http://www.hamqsl.com/solar.html

MUF Map

Mais...
Fusor de uma impressora Lexmark de 1900 e guaran de rolha
http://www.spacew.com

Contato Recorde:

PT9JA
Jos Antnio

Clima Mundial

VHF SSB
GG67rw > GG49df

554.6 Km

http://www.py2bbs.qsl.br/laminador.php

1/7

13/2/2014

PY2BBS - Hamradio Page


PT9IR
Irineu C. Gudin

VHF Rep
http://wattsupwiththat.com GG68oa > GG29rn

ltimos 20 visitantes:

Esses ressaltos da mola de presso do cilindro me pediram um servicinho de marcenaria...

Observao importante! O fusor deve ser do tipo que usa lmpada algena e tubo de alumnio. Os que usam pelcula e/ou resistncia cermica para o aquecimento, NO SERVE! Procure um fusor que use lmpada algena. O motor eu aproveitei de uma velha impressora Emilia PC que j estava toda desmontada. Preste ateno no paqumetro para ter idia da dimenso do motor de passo. Motores menores podem no ter fora pra girar o conjunto todo. Este motor, tem torque de 5,5KGF. Qualquer outro com torque similar ou maior vai servir. O pinho de plstico foi colado no eixo do motor com araldite 24 horas. Este pinho eu aproveitei da prpria impressora que forneceu o fusor. Sendo assim, quando desmontar a sucata da impressora para retirar o fusor, lembre-se de retirar da impressora, a engrenagem que transfere a trao para o o fusor, pois caso contrrio pode ser difcil conseguir uma engrenagem compatvel.

822.6 Km
Seti@Home
Total Credits: 67,075,18

Get Firefox!

1024 x 768 True Color

Assinar Feed

Motor herdado de uma sucata de uma impressora matricial Emila PC.

As caractersticas do motor.

Pra empurrar o motor, alguns aproveitam o circuito original da impressora (com o motor e tudo) eu como no tinha j que o resto da sucata da impressora ficou no ferro-velho, resolvi fazer um driver pro motor de passo "na unha" ao invs de complicar... Optei por um circuito simples com um NE555, CD4017, alguns diodos e 4 TIP122. O resultado esse abaixo:

http://www.py2bbs.qsl.br/laminador.php

2/7

13/2/2014

PY2BBS - Hamradio Page

Vamos adaptar o slogan da Apple: Think simple!

A idia foi implementar um driver de 1/2 passo de forma mais simples possvel, sem recorrer a micro controlador ou artefatos que compliquem a vida. Este circuito usa componentes encontrveis em qualquer lugar, e principalmente custam barato e podem at ser reaproveitados de sucata. O funcionamento do driver j esta explicado na tabela verdade presente no esquema. Alias, driver de motor de passo mais didtico que esse no existe, pois ele construdo totalmente com componentes discreto. Apenas muita ateno na hora de identificar as bobinas e ligar nos transistores correspondentes, seno a "coisa" no vira. Para inverter a rotao do motor simples, basta inverter a seqncia dos fios. Ex.: ABCD passe para DCBA, isso inverte a rotao do motor. S uma nota, a cor dos fios anotada no esquema, refere-se ao motor Astrosyn 23LMC-004 da Minebea. Poder ser diferente para qualquer outro motor de passo. Tambm necessrio dizer que este driver s funcionar do jeito que esta para motores de passo unipolar de 5 ou 6 fios. Ele no serve para motores bipolar, ou seja de 4 fios. No da para adaptar este circuito para este tipo de motor. Motor bipolar requer um controlador com ponte H, (no sabe o que isso? Pergunte ao Google) A tenso de alimentao desse driver bastante flexvel, pode funcionar de 5 a 15V, de forma que fica fcil aproveitar qualquer motor de passo que voc tiver a mo em sua sucata. Obviamente, respeite a tenso do motor, use no mximo 1V acima da tenso suportada pelo motor. Ex.: Se o motor for de 6V (como o meu caso) use no mximo 7V. Recomendo usar 1V acima por causa da queda de tenso provocada pelos transistores que de aproximadamente 0,7V. Uma prvia do funcionamento do driver do motor de passo pode ser vista aqui:

E claro... com uma dedicatria ao Xandinho...

O termostato, procurei algo j pronto e testado pois com o fusor no pode dar bobeira na temperatura, passou de mais ou menos 210 graus, derrete as buchas plsticas e ai j era... vai tudo por gua a baixo.

http://www.py2bbs.qsl.br/laminador.php

3/7

13/2/2014

PY2BBS - Hamradio Page

No caso achei este circuito acima, neste site: http://www.bowdenshobbycircuits.info/page2.htm#therm.gif Nem foi preciso mexer em nada, funcionou de primeira. Apenas uma dica sobre o rel. No meu caso o circuito todo alimentando com 7V, optei por utilizar um rel de 5V. Os 2V a mais no prejudicam nem sobre-aquecem o rel. Para tenses acima de 9V use rel de 12V. O termistor utilizado, foi o original que estava no fusor da impressora. Todo fusor tem um termistor que utilizado originalmente para esta funo. No confundir com o interruptor bi-metlico de segurana que alguns fusores tem, este ai somente para proteo no caso de falha do termostato, pra no colocar fogo na impressora. Veja esta dica de como adaptar circuito para o seu termistor. Esta placa que foi roteada no tango-dos, que j contem o driver de 1/2 passo e o termostato. O arquivo com o layout da placa e a lista de materiais, pode ser baixado neste arquivo. O layout j esta em espelho e pronto para ser impresso em uma laser e aplicar em uma placa pelo processo de transferncia de toner.

Sim, sim eu ainda uso tango-dos :)

Abaixo uma foto da placa j corroda, estanhada, com legenda dos componentes, furada e envernizada. O curioso ter usado o laminador para fazer sua prpria placa eheheh, porque o circuito estava montado no protoboard.

Como sempre, Murphy estava presente... esqueci de ligar o pino 8 do 4017 ao GND... S vi depois da placa corroda.

A plaquinha montada e pronta para ser instalada no laminador.

http://www.py2bbs.qsl.br/laminador.php

4/7

13/2/2014

PY2BBS - Hamradio Page

A fonte de alimentaco... ah! A fonte... Essa rendeu uma novelinha a parte. Inicialmente eu queria utilizar uma fonte chaveada, reaproveitada de impressora jato de tinta mesmo. Estava com duas fontes em mos, uma de uma Epson Styllus Color 500, de 40V a 500mA. A outra era uma de HP, de 24V a 700mA. Em ambas apesar de ter levantado o esquema e teimado muito, no consegui abaixar sua tenso para 7V. Resultado, sobraram duas sucatas de fonte chaveada hihi! Uma fonte de PC fcil de modificar, mas estava fora de questes devido ao tamanho. Enfim resolvi correr para o que certo, confivel e funciona. Uma visita a caixa de transformadores de sucata, encontrei um transformador Almak de 20 + 20V. A corrente mxima foi estima com base na bitola do fio do secundrio, entre 1 e 1.5A (fio 20AWG). Como a tenso estava muito acima do desejado, o jeito foi desmontar o transformador e re-enrolar o secundrio. Calcular a quantidade de espiras necessrias pra 7 + 7V muito fcil, basta desenrolar o secundrio original e contar suas espiras, no caso eram 120 + 120 espiras de fio 20AWG. Dai s dividir a quantidade de espiras pela tenso e temos a relao de espiras por Volt. 120 / 20 = 6, ou seja, a cada 6 espiras teremos 1V. Dai conclui-se que: 6 x 7 = 42 espiras pra 7V Observe que praticamente o enrolamento foi dividido por 3. Logo da pra triplicar a bitola do fio. O fio mais prximo que suporta o triplo da corrente mxima estimada o 15AWG, que suporta at 4.8A. Enroladas cuidadosamente, duas bobinas em srie de 42 espiras, voil! Temos um transformador de 7 + 7V que teoricamente pode fornecer at 4.5A. Como o circuito todo precisa de somente aproximadamente 1.7A esta tudo resolvido. O circuito da fonte nem precisa ser estabilizado, apenas muito bem filtrado. O circuito utilizado para a fonte foi este abaixo:

E a fonte j montada:

http://www.py2bbs.qsl.br/laminador.php

5/7

13/2/2014

PY2BBS - Hamradio Page

Placa na fonte? Pra que? E antes que algum diga... sim, o capacitor da direita de 6800uF, eu no tinha outro de 4700uF aqui na sucata.

Para comandar tudo, fiz um pequeno painel com duas chaves, porta-fusvel e leds indicadores. Optei por colocar chaves separadas, para ativar a alimentao do motor e lmpada, porem a lmpada s ativada apos o motor estar ligado. Fiz isso pois para prolongar a vida til das buchas plsticas do cilindro, conveniente desligar a lmpada, aguardar o cilindro esfriar um pouco para depois desligar o motor.

O led amarelo, abaixo do porta-fusvel para indicar a queima do fusvel. Se o led acender, o fusvel esta aberto. Os leds foram ligados em AC, 127V com um diodo, resistor e um capacitor de filtragem para minimizar a cintilao, conforme eu j expliquei neste artigo aqui. A chapa metlica foi reaproveitada de uma caixa de fonte de PC que ia pro lixo, o fundo da caixa que foi dobrado e preso com parafusos pelo lado de baixo da placa de madeira. Esquema bsico "anta-safe":

Mais mastigado que isso no d...

E uma foto geral, do laminador pronto.

http://www.py2bbs.qsl.br/laminador.php

6/7

13/2/2014

PY2BBS - Hamradio Page

Downloads:
Esquema termostato e driver do motor de passo Layout da placa Dica de como usar termistor de outro valor

2008 by PY2BBS

Page View:

ltima atualizao do site em: 07/dezembro/2013 PageRank:


Todo o contedo 2003-2014 por PY2BBS, todos os direitos reservados. Proibida cpia ou reproduo de qualquer texto ou imagem deste site sem a dev ida autorizao por escrito. Todos os nomes e as imagens utilizadas so marcas registradas de seus respectivos detentores. PY2BBS no se responsabiliza pelo contedo de quaisquer dos sites lincados.

Translate
Select Language
Gadgets powered by Google

http://www.py2bbs.qsl.br/laminador.php

7/7

Das könnte Ihnen auch gefallen