Sie sind auf Seite 1von 3

Ser Universitrio Tudo sobre vestibulares e o mundo da educao. Acesse Agora! www.seruniversitario.com.

br

Dicas de Biologia 1- A funo do oxignio na cadeia respiratria a de ser o receptor final. 2- A teoria Lamarkista afirma que os seres i os sofrem modifica!es adaptati as impostas em funo das altera!es am"ientais independentemente do seu gentipo. #- $om "ase na teoria %inttica da & olu!es os seres possuem caracter'sticas (erdadas geneticamente) que possi"ilitam a sua adaptao e reproduo nos meios diferentes. *- + meio e os anti"iticos no imp!em muta!es) eles apenas fa,em a %&L&-.+ /A012AL 3- + saldo positi o de nitratos) representa o nitrognio fixado na forma de nitratos. +s egetais os egetais a"sor em nitratos atra s de suas ra',es e) a partir deles) produ,em compostos org4nicos nitrogenados) disponi"ili,ando - os para os animais por meio da cadeia alimentar. 5- As leguminosas so fontes alimentares ricas em prote'nas e possuem "actrias fixadoras de nitrognio em suas ra',es. 6- /os al olos) podemos encontrar dois tipos de clulas epteliais que esto locali,adas entre o sangue e o ar al eolar) so elas7 clula pa imentosa simples e clula endotelial de re estimento capilar) essas clulas fa,em parte da "arreira (emato-area e diminuem a capacidade de a"soro de oxignio quando afetadas por enfi,emas. 8- 9uando uma pessoa afetada por enfi,ema) ela apresenta um grande n:mero de macrfagos) estes so respons; eis pela fagocitose que consiste no englo"amento do material particulado presente nos espaos areos al eol;res e na formao dos ac:olos de fagocitose. <- 9uando os ri"ossomas esto isolados) no (; s'ntese das cadeias polipept'dicas. + 2/A mensageiro necess;rio) pois transmite a mensagem gentica para a s'ntese de polipept'deos 1=- +s polipept'deos so formados a partir do encadeamento dos amino;cidos. +s polirri"ossomas so constitu'dos de ri"ossomas ligados ao 2/A mensageiro. 11- A o ulognese) ou gametognese feminina) produ,ir; dois tipos de corp:sculos polares e um :nico ulo. >esses corp:sculos polares) o 1? ser; (aplide) com 2# cromossomos duplicados e o 2? ser; tam"m (aplide) com 2# cromossomos simples. @sto ocorre porque) na 1A di iso meitica (; a separao dos cromossomos (omlogos) enquanto na 2A di iso separam-se as crom;tides. 12- As gemas apicais produ,em o (ormBnio A@A C;cido indolilacticoD) que em concentra!es ele adas ini"e as gemas laterais) fenBmeno con(ecido como domin4ncia apical. A remoo dos ;pices caulinares CpodaD elimina a domin4ncia apical e estimula as gemas laterais a produ,irem ramos. 1#- 1ma funo das ra',es a"sor er nutrientes minerais) entre eles os nitratos) essenciais para a s'ntese de compostos nitrogenados) como amino;cidos) prote'nas) ;cidos nuclicos e alguns (ormBnios.

Ser Universitrio Tudo sobre vestibulares e o mundo da educao. Acesse Agora! www.seruniversitario.com.br

1*- Ea"itualmente) a construo do con(ecimento cient'fico inicia-se com a identificao de um pro"lema. &nto so reali,adas observaes de determinados fatos. A partir da') ela"oram-se hipteses para explicar o pro"lema) que de ero ser testadas experimentalmente para a erificao da sua alidade. &stas so as etapas de construo do con(ecimento cient'fico. 13- A digesto de prote'nas ingeridas por paramcios resultam em amino;cidos) matria prima utili,adas para a construo de suas prprias prote'nas. 15- + 2&2) ret'culo endoplasm;tico rugoso respons; el) entre outras fun!es pela s'ntese de prote'nas. 16A reao alrgica de uma pessoa decorre da ao de clulas especiali,adas denominadas mastcitos) que li"eram a (istamina) uma su"st4ncia que pro oca a dilatao dos asos sangF'neos e as demais caracter'sticas da resposta alrgica. 18- Genes recessi os so aqueles que s se manifestam quando em dose dupla. 1<- +s l edos) fungos microscpicos) so utili,ados na produo de "e"idas alcolicas) no processo de fermentao. 2=- As leguminosas aumentam a fertilidade dos solos porque nas suas ra',es existem bactria nitrificantes que fixam o nitrognio. 21- A maior parte da digesto ocorre na 1A poro do intestino delgado ) o duodeno) onde atuam o suco pancre;tico) a "ile e o suco entrico. $a"e ao intestino grosso apenas a a"soro final de ;gua e sais. 22- Briftas- disperso por esporos e ausncia de tecidos condutores. 2#- Gimnospermas- disperso por sementes e presena de asos condutores. 2*- Angiospermas- disperso por frutos ou sementes e presena de asos condutores. 23- A fotoss'ntese e a quimioss'ntese so processos que) na nature,a) transformam g;s car"Bnico em matria org4nica. A de oluo desse g;s a atmosfera se d; atra s da respirao celular) da decomposio e da queima de com"ust' eis 25- + mofo CfungoD) tradicional decompositor de matrias org4nicas) ao se alimentar de pedaos de fol(as Cfragmentos de produtoresD) atua como consumidor primrio. H; as formigas quando se alimentam dos fungos) passam a fa,er o papel de consumidores secund;rios. 26- Transcri o o processo da s'ntese de 2/A-m pelo >/A. Tradu o o processo de produo de prote'nas nos ri"ossomos) so" o controle de um 2/A-m e com a participao de molculas de 2/A-t. A duplica o do >/A ocorre em presena da en,ima >/A polimerase) (a endo a produo de duas molculas de >/A idnticas) condio necess;ria I multiplicao celular. 28- + culti o de ri,omas o mel(or mtodo para a o"teno de clones de samam"aias. 2<- 1m 'rus no se reprodu, sem o aux'lio de outro organismo e pode se cristali,ar. #=- Adquiri-se a 0aenia pela ingesto de carne de porco ou de "oi cruas ou mal co,idas) contaminadas com cisticercos. Jara e itar o cont;gio) +s animais a

Ser Universitrio Tudo sobre vestibulares e o mundo da educao. Acesse Agora! www.seruniversitario.com.br

serem consumidos) de em ser criados em condi!es de (igiene adequadas) inspeo de carnes su'nas e "o inas) no ingerir carnes contaminadas) de origem du idosa mal co,ida ou crua e saneamento ";sico.

Das könnte Ihnen auch gefallen