Sie sind auf Seite 1von 5

A industrializao se caracteriza pelo processo de desenvolvimento industrial em uma determinada localidade, cujo principal interesse a substituio do modo de produo

o para maximizao dos lucros. Esse fenmeno ocorre atravs da mecanizao das atividades em substituio de algumas funes exercidas pelo homem, proporcionando uma produo em srie e em grande escala. O processo industrial consiste em um conjunto sistematizado de arte e ofcios de produo dentro de instalaes (a fbrica), usando mquinas, energia e trabalho humano, que transforma e combina as matrias-primas para produzir uma mercadoria que ser posta venda. O segmento industrial se expandiu de forma expressiva a partir do XVIII, atravs da Primeira Revoluo Industrial, na Inglaterra. Esse momento histrico ficou marcado pelas transformaes no processo produtivo, que incorporou as mquinas (mquina a vapor), capazes de produzirem em srie, e passou a utilizar fontes energticas mais eficazes (carvo). Os pases europeus foram os primeiros a se industrializarem, pois foi nesse continente que ocorreram as principais transformaes nos modos de produo, portanto, esse processo se caracteriza como industrializao clssica. Os pases emergentes so caracterizados por uma industrializao tardia, perifrica, cujo desenvolvimento se intensificou aps a Segunda Guerra Mundial (1945), esse o caso do Brasil. A expanso das indstrias est diretamente relacionada ao processo de urbanizao e crescimento demogrfico nas cidades, pois esse fenmeno exerce grande poder de atrao para a populao rural, fato que desencadeia os fluxos migratrios para as cidades. Outros aspectos da industrializao o desenvolvimento de infraestrutura, transporte, comunicao, diversos ramos de servios, degradao ambiental, entre outros.

Truste a fuso de vrias empresas de modo a formar um monoplio com o intuito de dominar determinada oferta de produtos e/ou servios. Pode-se definir truste tambm como uma organizao empresarial de grande poder de presso no mercado. a expresso utilizada para designar as empresas ou grupos que, sob uma mesma orientao, mas sem perder a autonomia, se renem com o objetivo de dominar o mercado e suprimir a livre concorrncia e tambm so grandes grupos ou empresas que controlam todas as etapas da produo,

Em economia, monoplio (do grego monos, um + polein, vender) designa uma situao particular de concorrncia imperfeita, em que uma nica empresa detm o mercado de um determinado produto ou servio, conseguindo portanto influenciar o preo do bem que comercializa. Cartel um acordo explcito ou implcito entre concorrentes para, principalmente, fixao de 1 preos ou cotas de produo, diviso de clientes e de mercados de atuao ou, por meio da ao coordenada entre os participantes, eliminar a concorrncia e aumentar ospreos dos produtos, obtendo maiores lucros, em prejuzo do bem-estar do consumidor.

A formao de cartis teve incio na Segunda Revoluo Industrial, na segunda metade do sculo XIX. Cartis normalmente ocorrem em mercados oligopolsticos, nos quais existe um pequeno nmero de firmas, e normalmente envolve produtos homogneos. Na prtica o cartel opera como um monoplio, isto , como se fosse uma nica empresa.

Toyotismo
O que o Toyotismo, caractersticas, sistema de produo, origem no Japo, economia O que Toyotismo um sistema de organizao voltado para a produo de mercadorias. Criado no Japo, aps a Segunda Guerra Mundial, pelo engenheiro japons Taiichi Ohno, o sistema foi aplicado na fbrica da Toyota (origem do nome do sistema). O Toyotismo espalhou-se a partir da dcada de 1960 por vrias regies do mundo e at hoje aplicado em muitas empresas. Principais caractersticas do Toyotismo: - Mo-de-obra multifuncional e bem qualificada. Os trabalhadores so educados, treinados e qualificados para conhecer todos os processos de produo, podendo atuar em vrias reas do sistema produtivo da empresa. - Sistema flexvel de mecanizao, voltado para a produo somente do necessrio, evitando ao mximo o excedente. A produo deve ser ajustada a demanda do mercado. - Uso de controle visual em todas as etapas de produo como forma de acompanhar e controlar o processo produtivo. - Implantao do sistema de qualidade total em todas as etapas de produo. Alm da alta qualidade dos produtos, busca-se evitar ao mximo o desperdcio de matrias-primas e tempo. - Aplicao do sistema Just in Time, ou seja, produzir somente o necessrio, no tempo necessrio e na quantidade necessria.

- Uso de pesquisas de mercado para adaptar os produtos s exigncias dos clientes.

Fordismo
O que o Fordismo, caractersticas, sistema de produo, Henry Ford, resumo

Linha de montagem: principal caracterstica do fordismo O que Fordismo um sistema de produo, criado pelo empresrio norte-americano Henry Ford, cuja principal caracterstica a fabricao em massa. Henry Ford criou este sistema em 1914 para sua indstria de automveis, projetando um sistema baseado numa linha de montagem. Objetivo do sistema O objetivo principal deste sistema era reduzir ao mximo os custos de produo e assim baratear o produto, podendo vender para o maior nmero possvel de consumidores. Desta forma, dentro deste sistema de produo, uma esteira rolante conduzia a produto, no caso da Ford os automveis, e cada funcionrio executava uma pequena etapa. Logo, os funcionrios no precisavam sair do seu local de trabalho, resultando numa maior velocidade de produo. Tambm no era necessria utilizao de mo-de-obra muito capacitada, pois cada trabalhador executava apenas uma pequena tarefa dentro de sua etapa de produo. O fordismo foi o sistema de produo que mais se desenvolveu no sculo XX, sendo responsvel pela produo em massa de mercadorias das mais diversas espcies.

Taylorismo

uma concepo de produo, baseada em um mtodo cientfico de organizao do trabalho, desenvolvida pelo engenheiro americano Frederick W. Taylor (1856-1915). Em 1911, Taylor publicou Os princpios da administrao, obra na qual exps seu mtodo.
A partir dessa concepo, o Taylorismo, o trabalho industrial foi fragmentado, pois cada trabalhador passou a exercer uma atividade especfica no sistema industrial. A organizao foi hierarquizada e sistematizada, e o tempo de produo passou a ser cronometrado. Algumas caracteristicas do Taylorismo: - Racionalizao da produo. - Economia de mo-de-obra. - Aumento da produtividade no trabalho. - Corte de gastos desnecessrios de energia e de comportamentos suprfluos por parte do trabalhador. - Acabar com qualquer desperdcio de tempo.

Manufatura

Conceito[editar | editar cdigo-fonte]


Manufatura um sistema de fabricao de grande quantidade de produtos onde havia a diviso social do trabalho e algumas mquinas que precisavam do homem. Neste processo pode ser usado somente as mos (como era feito antes da Revoluo Industrial) ou com a utilizao de mquinas como passou a ocorrer aps a Revoluo Industrial.

A manufatura na Revoluo Industrial[editar | editar cdigo-fonte]


Durante a Revoluo Industrial, houve grande avano no modo de produo. O trabalho que antes era somente manual, passou a ser feito por mquinas, o que gerou uma maior produo em menor tempo. Alm da utilizao das mquinas, a manufatura passou a ter como marcante caracterstica a utilizao de um modo de trabalho em srie, isso quer dizer que era feito etapa por etapa, e especializado, cada trabalhador tinha sua especializao numa rea. No sculo XIX, os homens de negcio passaram a reunir trabalhadores em grandes galpes, fornecendo a eles a matria-prima necessria e remunerando seu servio. Nela, a oficina e as ferramentas pertencem ao capitalista e ocorre uma diviso do trabalho.Para obter um maior volume de produo aplicada a tcnica da diviso do trabalho. Desta maneira so economizados materiais, com aplicao de movimentos especficos, repercutindo assim numa maior velocidade de produo.

A mecanizao o uso de ferramentas para substituir o trabalho dos seres humanos e tambm pode-se referir ao uso delas para auxiliar uma operao humana. A mecanizao tambm levou o desemprego aos trabalhadores rurais, visto que a mo-de-obra foi substituda por mquinas como tratores, colheitadeiras, semeadeiras e outras, que faziam o trabalho de muitos lavradores.

A AUTOMAO o conceito de tornar automticas atividades repetitivas com uso de sistemas e equipamentos que efetuam coleta de dados e atuam nos processos,

minimizando a necessidade da interferncia humana e resultando em maior velocidade nas operaes, reduo de erros, controle e principalmente em fidelidade de informaes, elementos essenciais para um gerenciamento eficaz. o uso de computadores ou outros dispositivos (como POS, PDV, PC's ou ATMs) para facilitar o processo de automatizao. Automao a total integrao entre o homem e a mquina, reduzindo-se mo-de-obra e despesas.

Terceirizao a tendncia de transferir, para terceiros, atividades que no fazem parte do negcio principal da empresa ou uma tendncia moderna que consiste na concentrao de esforos nas atividades essenciais, delegando a terceiros as complementares, e ainda um processo de gesto pelo qual se repassam algumas atividades para terceiros - com os quais se estabelece uma relao de parceria ficando a empresa concentrada apenas em tarefas essencialmente ligadas ao negcio em que atua.

Das könnte Ihnen auch gefallen