Sie sind auf Seite 1von 10

Clculo Numrico

Professor: Alfred Gimpel

REFERNCIA HISTRICA
Os algoritmos numricos so quase to antigos quanto a civilizao humana: Os babilnios, vinte sculos antes de Cristo, j possuam tabelas de quadrados de todos os inteiros entre 1 e 60. Os egpcios, que j usavam fraes, inventaram o chamado mtodo da falsa posio para aproximar as razes de uma equao. Esse mtodo encontra-se descrito no papiro de Rhind (cerca de 1650 anos antes da era crist).

REFERNCIA HISTRICA
Na Grcia antiga muitos foram os matemticos que deram contribuies para o impulso desta disciplina. Por exemplo, Arquimedes de Siracusa (278-212, a.C.) desenvolveu o chamado mtodo da exausto para calcular comprimentos, reas e volumes de figuras geomtricas. Este mtodo, quando usado como mtodo para calcular aproximaes, muito prximo do que hoje se faz em anlise numrica; por outro lado, foi tambm um importante precursor do desenvolvimento do clculo integral por Isaac Newton (1643-1729) e Gottfried Wilhelm Leibniz (1646-1716).

REFERNCIA HISTRICA
Heron, o velho, no sculo I a.C., deduziu um procedimento para determinar a . No ano 250 da nossa era, Diofanto obteve um processo para a determinao das solues de uma equao quadrtica. Durante a Idade Media, as grandes contribuies para o desenvolvimento da matemtica algortmica vieram, sobretudo, do mdio oriente, ndia e a China. A maior contribuio foi, sem duvida, a simplificao introduzida com a chamada numerao hindurabe.

REFERNCIA HISTRICA
O aparecimento do clculo e a criao dos logaritmos, no sculo XVII, vieram dar um grande impulso ao desenvolvimento de procedimentos numricos. Os novos modelos matemticos propostos no podiam ser resolvidos de forma explcita e assim tornava-se imperioso o desenvolvimento de mtodos numricos para obter solues aproximadas. O prprio Newton criou vrios mtodos numricos para a resoluo de muitos problemas, mtodos esses que possuem, hoje, o seu nome.

REFERNCIA HISTRICA
Tal como Newton, muitos vultos da matemtica dos sculos XVIII e XIX trabalharam na construo de mtodos numricos. De entre eles pode-se destacar Leonhard Euler (1707-1783), Joseph-Louis Lagrange (1736-1813) e Carl Friedrich Gauss (1777-1875). Foi, no entanto, o aparecimento, na dcada de 40 do sculo XX, dos primeiros computadores que contribuiu decisivamente para o forte desenvolvimento da disciplina. Apesar de tanto Pascal como Leibniz terem construdo, j no sec. XVII, as primeiras maquinas de calcular e de Charles Babage, milionrio ingls, ter construdo o que considerado o primeiro computador (nunca funcionou!), foi apenas com o aparecimento do ENIAC, nos anos 40, que a cincia usufruiu, de fato, desses dispositivos de clculo.

PROCESSO DE RESOLUO

PROCESSO DE RESOLUO
No processo de resoluo de um problema pode-se distinguir varias fases: 1. Formulao de um modelo matemtico que descreve uma situao real. Tal formulao deve ser feita recorrendo a equaes algbricas, integrais, diferenciais, etc. E necessrio ter muito cuidado nesta fase uma vez que a grande complexidade dos problemas fsicos pode conduzir a simplificaes no modelo, simplificaes essas que no devem alterar significativamente o comportamento da soluo.

PROCESSO DE RESOLUO
2. Obteno de um mtodo numrico que permite construir uma soluo aproximada para o problema. Um mtodo numrico que possa ser usado para resolver o problema e traduzido por algoritmo, conduz a soluo do problema. Esta fase constitui o cerne da analise numrica. Assim, dado um determinado mtodo numrico, necessrio saber em que condies as solues por ele obtidas convergem para a soluo exata; em que medida pequenos erros de podero afetar a soluo final; qual o grau de preciso da soluo obtida. Programao automtica do algoritmo (FORTRAN, o PASCAL, o C++, entre outras. Mais recentemente e usual o recurso a programas como o MATHEMATICA, o MATLAB e o Scilab).

3.

REFERNCIA BIBLIOGRFICA
1. Clculo numrico (com aplicaes) 2.ed. SoPaulo: Harbra, 1987. Lenidas Conceio Barroso; Magali Maria de Arajo Barroso; Frederico Ferreira Campos; Mrcio Luiz Bunte de Carvalho; Miriam Loureno Maia Algoritmos numricos 2.ed. So Paulo: LTC, 2007 Frederico Ferreira Campos Filho Clculo numrico: aspectos tericos e computacionais. 2.ed. So Paulo: Pearson Education do Brasil, 1996. ISBN: 8534602042 e/ou ISBN-13:9798534602043. Mrcia A. Gomes Ruggiero; Vera Lcia da Rocha Lopes.

2.

3.

Das könnte Ihnen auch gefallen