Sie sind auf Seite 1von 5

2014

QUESTES RESOLVIDAS Prova: Conhecimentos Especficos Cargo: Assistente Administrativo

Prof. Aurlio Granjeiro


PRIMEIRA EDIO

Questes Comentadas Prova de Conhecimentos Especficos Cargo Assistente Administrativo - EBSERH

Sumrio Motivao e Desempenho ................................................................................................ 4 Compras na Administrao Pblica ................................................................................. 10 Processo Decisrio .......................................................................................................... 27 Arquivos .......................................................................................................................... 30 Controle e Avaliao ....................................................................................................... 45 Eficincia e Eficcia .......................................................................................................... 49 Produtividade .................................................................................................................. 51 Noes de Administrao: Processos Administrativos - Organizacionais ....................... 54 Planejamento Administrativo e Operacional .................................................................. 60 Patrimnio ....................................................................................................................... 67 Gesto da Qualidade ...................................................................................................... 74 Segurana no Trabalho e Ergonomia ............................................................................... 82 Noes de Administrao: Departamentalizao ........................................................... 88 Diviso do Trabalho ......................................................................................................... 97 Hierarquia e Autoridade ............................................................................................... 103 Liderana ....................................................................................................................... 107 Noes de Administrao: Comunicao ..................................................................... 112 Trabalho em Equipe ...................................................................................................... 116 Qualidade no atendimento ao pblico.......................................................................... 119

Questes Comentadas Prova de Conhecimentos Especficos Cargo Assistente Administrativo - EBSERH

Prezado Aluno,

O caminho at a aprovao em um cargo pblico rduo e exige sacrifcios e abdicaes daquele que se prope, realmente, a cumprir esta tarefa. Considero que, para conseguir xito nesta empreitada, voc deve ter em mente um trip importantssimo: Disciplina, foco e os materiais direcionados, atualizados. Os dois primeiros itens, s dependem de voc. Para ajud-lo no terceiro, compilei neste material, comentrios s questes que mais vem se repetindo nas provas de Conhecimentos Especficos, para o Cargo de Assistente Administrativo, dos Hospitais Universitrios Federais que tem sua Gesto Operacional realizada pela EBSERH. Aqui, voc encontrar, alm dos comentrios sobre os gabaritos, boa parte da teoria relacionada aos tpicos abordados. Esta apostila direcionada para este concurso em especfico. Buscamos retirar quase todas as questes de exames j ocorridos, realizados por diversas bancas contratadas pela EBSERH. As poucas questes que esto no material e no foram retiradas de provas anteriores, so itens que achei importante colocar, por serem pontos relevantes do Edital, mas que ainda no foram cobrados. Contudo, esta apostila no deve ser a nica fonte de estudos para uma prova que exige amplos conhecimentos do candidato. Deve funcionar como uma fora complementar, uma vez que, o estudo por meio de questes resolvidas tem se mostrado bastante eficaz na busca da to sonhada aprovao em concursos pblicos. Bons estudos!

Aurlio Granjeiro

Questes Comentadas Prova de Conhecimentos Especficos Cargo Assistente Administrativo - EBSERH

Assunto: Eficincia e Eficcia


17 - (EBSERH 2012 - SEDE- Assistente Administrativo) Uma indstria eletrnica, com o objetivo de recuperar sua participao no mercado de televisores, decidiu reativar sua linha de produo de televisores com tubo de imagem. O planejamento elaborado possibilitou uma tima utilizao dos recursos disponveis, produzindo aparelhos com baixo custo e excelente qualidade. Nesta situao hipottica, correto afirmar que a medida adotada pela empresa foi: (a) eficaz, mas no foi eficiente. (b) eficiente, mas no foi eficaz. (c) efetiva, mas no foi eficiente. (d) eficaz e eficiente. (e) eficaz e efetiva. Item importantssimo do Edital: Eficincia, eficcia, produtividade e

competitividade. Geralmente, caem (invariavelmente) uma ou duas questes desse tpico na prova. Observem que duas questes com valor de PESO 2, ou seja, QUATRO pontos no total. Vou tentar passar de forma bem simples e objetiva os conceitos para que possamos acertar todas as questes desse tpico com relativa facilidade:

49

Questes Comentadas Prova de Conhecimentos Especficos Cargo Assistente Administrativo - EBSERH


Ou seja, a EFICCIA est relacionada com o fato de serem atingidas as metas e objetivos. Est preocupada com o RESULTADO. Enquanto que a EFICINCIA est relacionada em COMO uma tarefa foi realizada. Est preocupada com o MODO, os MEIOS que foram utilizados na tarefa. Se o funcionrio cumpriu seus objetivos, suas metas, ns dizemos que ele foi EFICAZ. Se o funcionrio utilizou os recursos de forma racional, otimizou seu tempo, evitou perdas de recursos durante a execuo da mesma tarefa, dizemos que ele foi EFICIENTE. Voltando para a questo, temos a situao de uma empresa de eletrnicos, que, em 2013 (data da questo) tem como objetivo de recuperar sua participao no mercado de televisores (DIMENSO EFICCIA). Para atingir esse objetivo, ela resolve reativar sua linha de produo de televisores com tubo de imagem. Queridos alunos, alguma empresa nos dias de hoje consegue recuperar posio no mercado de televisores fabricando televiso com tubo de imagem? Obviamente que NO! Consequentemente, essa empresa no conseguir atingir seu objetivo . Ou seja, ela NO SER EFICAZ. Contudo, nada obsta que essa mesma empresa, fabricando televisores com tubos de imagens, faa essa tarefa bem feita. E foi exatamente isso que a questo nos trouxe: possibilitou uma tima utilizao dos recursos disponveis, produzindo aparelhos com baixo custo e excelente qualidade (DIMENSO EFICINCIA). Percebam que o MODO de realizar a tarefa foi excelente. Consequentemente, a empresa foi EFICIENTE. Ou seja, a empresa pode ter sido EFICIENTE e no ter sido EFICAZ, e vice-versa. Bem como ela pode ser EFICIENTE e EFICAZ ao mesmo tempo. Diante do exposto, a empresa na questo ela foi EFIENTE (fez bem feito), porm no foi EFICAZ (no atingiu seu objetivo) o que nos d como GABARITO CORRETO da questo a letra (B) eficiente, mas no foi eficaz.

50

Das könnte Ihnen auch gefallen