Sie sind auf Seite 1von 39

Sistema GPS introduo

O GPS Global Position System foi proposto e desenvolvido nos anos 70 pelo Departamento de Defesa Norte-americano inicialmente para fins militares. Mais tarde, interesses civis e comerciais trouxeram-lhe um uso mais alargado, tendo hoje um vasto conjunto de aplicaes, entre as quais: Navegao; Localizao; Mapeamento; Emergncias; Aviao; Etc. Este sistema utiliza, no total, 24 satlites para assegurar uma cobertura global.

Sistemas de Telecomunicaes II

Carlos Correia FEUP - 2003

A sua principal finalidade seria a de proporcionar, em termos genricos, os meios necessrios para rapidamente e de forma eficaz se determinar a posio tridimensional de um qualquer ponto localizado no globo terrestre (ou perto dele) a qualquer instante.

Sistemas de Telecomunicaes II Carlos Correia FEUP 2003

Pg. 1/39

Sistema GPS funcionamento


So consideradas os seguintes pontos:
1. 2. 3. 4. 5. 6. Triangulao; Distncia; Relgio; Posicionamento; Coordenadas; Erros.

Sistemas de Telecomunicaes II

Carlos Correia FEUP - 2003

Sistemas de Telecomunicaes II Carlos Correia FEUP 2003

Pg. 2/39

Sistema GPS - triangulao


De facto um sistema de posicionamento global recorre a 4 satlites. Pretende-se determinar os quatros valores referentes total identificao de um receptor: 1. Trs coordenadas espaciais; 2. O tempo.

Sistemas de Telecomunicaes II

Carlos Correia FEUP - 2003

1. Triangulao: So necessrios, no mnimo, um conjunto de 4 satlites. A distncia calculada a um satlite permite calcular uma posio colocada O recurso a um segundo satlite permite reduzir a incerteza a um crculo O terceiro satlite utilizado intersecta o crculo anterior em dois pontos. numa esfera, cujo raio a distncia calculada ao primeiro satlite. (interseco de duas esferas). Como normalmente um destes pontos se encontra muito distante da Terra ( ou com velocidade muito elevada) a posio fica automaticamente calculada por excluso de partes. O quarto satlite finalmente utilizado como auxiliar. Envia ao receptor um quarto sinal que o auxilia a determinar o tempo preciso em que ocorrem as emisses evitando assim que o receptor use um relgio atmico para determinao do tempo. Deste modo um sistema de posicionamento global pode averiguar, de forma segura, a posio absoluta de um dado utilizador.

Sistemas de Telecomunicaes II Carlos Correia FEUP 2003

Pg. 3/39

Sistema GPS - distncia


Distncia = Velocidade x Tempo Considerando a velocidade de propagao dos sinais electromagnticos, o tempo da ordem de 0.06 segundos.

Exactido: (+/- 0.000,000,001 s) = +/- 1 ns


Sistemas de Telecomunicaes II Carlos Correia FEUP - 2003

2. Distncia: Distncia = Velocidade x Tempo Considerando a velocidade de propagao dos sinais electromagnticos, o tempo da ordem de 0.06 segundos. Exactido: (+/- 0.000,000,001 s) = +/- 1 ns

Como calculado o tempo de propagao? Os satlites enviam um pseudo-cdigo (prprio a cada satlite). O receptor adapta as suas sequncias s sequncias recebidas, atrasando-as O tempo calculado pelo atraso ou adiantamento.

ou adiantando-as.

Como separa o receptor os sinais provenientes dos diferentes satlites? Cada satlite possui uma sequncia prpria baseada numa frmula que A distncia aos satlites calculada atravs do tempo de propagao. O satlite e o receptor geram os seus pseudo-cdigos ao mesmo tempo. enviada conjuntamente ao receptor.

Sincronizando esses cdigos pseudo-aleatrios, o atraso na recepo pode ser calculado. Esse atraso multiplicado pela velocidade de propagao d a Sistemas de Telecomunicaes II Carlos Correia FEUP 2003 Pg. 4/39

distncia qual se encontra o receptor do satlite. No entanto, mesmo que os cdigos estejam sincronizados, h ainda o problema relativo fase. Um ligeiro atraso de fase nestes sinais da ordem de 1 s corresponde, velocidade da luz, a cerca de 300 metros de erro de posio. No entanto, a tecnologia utilizada actualmente capaz de minimizar o erro de fase, no se conseguindo, porm, melhor que cerca de seis metros de erro de posio.

Sistemas de Telecomunicaes II Carlos Correia FEUP 2003

Pg. 5/39

Sistema GPS - relgio


A indicao temporal necessria ao funcionamento do sistema requer, entre satlites e receptores:
1. Sincronizao 2. Localizao dos satlites:
1. Sistemas de coordenadas

Sistemas de Telecomunicaes II

Carlos Correia FEUP - 2003

3.

Relgio: A temporizao a bordo de um satlite extremamente precisa dado que Todos os satlites esto sincronizados e enviam os seus cdigos em As unidades em Terra sincronizam os seus tempos por estes satlites.

Sincronizao: se utilizam relgios atmicos. momentos especficos. De facto o quarto satlite necessrio exactamente para diminuir o erro introduzido pelas medidas de tempo dos trs outros satlites. Como localizar os satlites? Os satlites so lanados em rbitas precisas. No entanto: Os receptores de GPS usam um almanac para calcular de forma exacta

as posies dos satlites, sendo este almanac enviado pelos prprios satlites. Este almanac actualizado em Terra pela Fora Area Norte-americana, que actualiza a informao e a envia de novo para os satlites.

Sistemas de Telecomunicaes II Carlos Correia FEUP 2003

Pg. 6/39

Sistema GPS - posicionamento


Coordenadas ECEF
Latitude/Longitude/Altitude Latitude = Graus medidos em direco Norte a partir do equador; Longitude = Graus medidos a partir do meridiano de Greenwich, Este ou Oeste; Altitude = Distncia acima do nvel mdio da gua do mar. O sistema GPS usa o elipside WGS84 (ECEF), podendo ser transformado noutros: NAD27, NAD83.

UTM
Abreviao de Universal Transverse Mercator; Diviso em zonas cartesianas; Posicionamento cartesiano em metros.
Sistemas de Telecomunicaes II Carlos Correia FEUP - 2003

Sistemas de coordenadas: Coordenadas ECEF UTM Posicionamento cartesiano em metros; Abreviao de Universal Transverse Mercator Diviso em zonas cartesianas. Latitude/Longitude/Altitude Latitude = Graus medidos em direco Norte a partir do equador; Longitude = Graus medidos a partir do meridiano de Greenwich, Este ou Altitude = Distncia acima do nvel mdio da gua do mar. O sistema GPS usa o elipside WGS84 (ECEF), podendo ser

Oeste;

transformado noutros: NAD27, NAD83.

Datums Especificam um ponto inicial de medida (ex. NAD 1927 ou NAD 1983). Sistemas de Telecomunicaes II Carlos Correia FEUP 2003 Pg. 7/39

Sistema GPS - posicionamento


R 40 R 40= R cos
25.6 m /s

S Lat =R 40

R=6,433,000m

S =R S
Lon Lon

R
31.2 m/s

O posicionamento em Latitude, Longitude e Altitude calculado com base em sistemas de coordenadas de referncia que permitem a sua correcta identificao. Contudo, esses valores vm afectados de efeitos da velocidade da Terra e dos satlites.
Sistemas de Telecomunicaes II Carlos Correia FEUP - 2003

Ao efeito Doppler acrescentam-se erros de medio devidos a efeitos relativistas que afectam a preciso do tempo. Os trs aspectos principais so: Velocidade (dilatao do tempo) Faz com que o relgio transportado se atrase em relao a um outro na Terra; Apenas funo da velocidade. Potencial gravitacional Faz com que o relgio transportado se adiante em relao a um outro na Terra; Apenas funo da altitude. Efeito Sagnac Faz com que o relgio transportado se adiante ou se atrase em relao a um outro na Terra; Depende da trajectria e direco escolhidas. Dados obtidos: Efeito gravitacional: Altitude orbital de 20,183 km; O relgio adianta-se 45.7 s por dia. Dilatao do tempo: Velocidade do satlite de 3.874 km/s; O relgio atrasa-se 7.1 s por dia. Efeito Sagnac: 133ns para um receptor na Terra Pg. 8/39

Sistemas de Telecomunicaes II Carlos Correia FEUP 2003

Sistema GPS erros


Erro tipo em satlites(metros):
GPS Standard GPS Diferencial
Relgios de satlite Erros de rbita Ionosfera Troposfera Rudo no receptor Multicaminhos Satlites visveis 1,5 2,5 5 0,5 0,3 0,6 30 0 0 0,4 0,2 0,3 0,6 0

Exactido tpica
Horizontal Vertical 3-D 50 78 93 1,3 2 2,8

Sistemas de Telecomunicaes II

Carlos Correia FEUP - 2003

Relgio de satlite: o tempo no preciso a bordo dos satlites. No entanto, dado que no possvel integrar um relgio atmico no receptor, o relgio deste responsvel pela introduo de uma impreciso bastante superior do satlite. Erros de rbita: conhecidos como erros de ephemeris, representam imprecises na localizao divulgada pelo satlite. Atrasos na Troposfera e Ionosfera: erros devido ao atraso do sinal ao atravessar as camadas da atmosfera terrestre. Multipercursos: erros devido recepo de mais que um sinal proveniente da mesma fonte. No pode ser facilmente quantificado, pois depende da zona onde se efectua a recepo (se em campo aberto se em rea urbana).

Sistemas de Telecomunicaes II Carlos Correia FEUP 2003

Pg. 9/39

Sistema GPS
Segmento espacial: 24 satlites em rbita alta, a cerca de 19000Km de altitude; Velocidade de cerca de 11200Km/h fazendo um crculo a cada 12 horas ; Potncias de emisso entre 20W e 50W.

Segmento de controlo: 5 estaes terrestres de controlo: Enviam aos satlites correces de tempo e de rbita; Enviam os modelos da ionosfera para que se possam corrigir eventuais erros de recepo.
Sistemas de Telecomunicaes II Carlos Correia FEUP - 2003

O sistema GPS recorre a 24 satlites para assegurar uma cobertura global com uma disponibilidade de cerca de 95%. Tem ainda aproximadamente 20m de preciso horizontal (16m para aplicaes militares). Entre as suas utilizaes encontram-se algumas civis apesar de ser um sistema de origem militar. As verses futuras do sistema prevem j algumas aplicaes de utilizao gratuita.

Sistemas de Telecomunicaes II Carlos Correia FEUP 2003

Pg. 10/39

GPS diferencial
GPS diferencial:
Princpio de funcionamento

Sistemas de Telecomunicaes II

Carlos Correia FEUP - 2003

O GPS diferencial baseia-se no envio de duas medidas ao receptor. A primeira destas medidas aquela directamente recebida do satlite. A segunda medida enviada por uma estao terrestre (no muito longe do receptor) que recebe o sinal proveniente do satlite afectado sensivelmente pelo mesmo erro (dado que receptor e estao se encontram relativamente prximas). A estao terrestre processa o sinal e, dado que a sua posio conhecida, envia a correco ao receptor que, de forma diferencial, procede correco da informao anteriormente recebida.

Sistemas de Telecomunicaes II Carlos Correia FEUP 2003

Pg. 11/39

Galileo

Sistemas de Telecomunicaes II

Carlos Correia FEUP - 2003

Galileo um sistema de posicionamento global ainda em fase de desenvolvimento na Europa. Prev-se que fornea servios de alta preciso com taxas de disponibilidade acima de 99%. Foi concebido para integrar funcionalidades que lhe permitam funcionar com aplicaes de mercado de massas, profissionais, de segurana e de busca e salvamento. Foi tambm assumida total independncia de outros sistemas de posicionamento global estando, no entanto, assegurada e interoperabilidade com esses sistemas.

Sistemas de Telecomunicaes II Carlos Correia FEUP 2003

Pg. 12/39

Galileo - introduo
Galileo um sistema de posicionamento global, que funcionar independentemente sendo inter-operacional e aberto cooperao internacional.

Fornece informao espacial e local com a necessria garantia de disponibilidade e de integridade.

Funcionar em parceria com os servios CASPAS SARSAT e EGNOS.

Sistemas de Telecomunicaes II

Carlos Correia FEUP - 2003

De facto a Europa j deu um importante contributo para os sistemas de posicionamento global com o programa EGNOS (European Geostationary Navigation Overlay Service). Este programa consiste no aumento de funcionalidade do GPS e do GLONASS, sobretudo para obter melhorias nas aplicaes de transportes (terra-gua-ar) no territrio europeu e arredores. Baseia-se no envio, a partir de 3 satlites geostacionrios, de sinais GPS e GLONASS com a devida introduo de correces diferenciais (actualizadas a partir de 30 estaes de controlo e monitorizao da integridade do sinal, de 4 centros de controlo principais e de 6 estaes de emisso). A preciso estar abaixo de 2m (muito menor que os cerca de 20m do sistema GPS). Est previsto que funcione com total operacionalidade, a partir da Primavera de 2004, estando j em testes desde 2000.

Sistemas de Telecomunicaes II Carlos Correia FEUP 2003

Pg. 13/39

Galileo caractersticas principais


Principais caractersticas de funcionamento:
Tipo de receptores Computao de integridade no receptor Preciso da posio (95%) Preciso temporal Disponibilidade Integridade Frequncia simples ou dupla No Freq. Simples: H-15m V 35m Freq. Dupla: H 4m V- 8m 50 nsec para frequncia dupla 99% - 99.9% Obrigatria em servios relacionados com segurana

Novo tipo de disponibilidade: calculada para cada estado da constelao e no como Dt= Disp(e)xP(e)
Sistemas de Telecomunicaes II Carlos Correia FEUP - 2003

Como se pode inferir da anlise do quadro anterior, o sistema Galileo possuir caractersticas standard de funcionamento bastante melhoradas relativamente aos seus congneres, nomeadamente o GPS. Note-se que ser possvel obter precises de cerca de 4 metros, sem recorrer a sistemas diferenciais.

Sistemas de Telecomunicaes II Carlos Correia FEUP 2003

Pg. 14/39

Galileo - constelao
A constelao MEO tem trs planos, cada um com uma inclinao de 56 com satlites operacionais igualmente espaados a uma altitude de 23666 km. O tempo orbital de cerca de 14 horas.

Sistemas de Telecomunicaes II

Carlos Correia FEUP - 2003

A definio do sistema Galileo, nomeadamente a sua componente global, ainda hoje alvo de discusses. Mostra-se, em seguida, com se obteve a configurao actual, e os estudos empreendidos complementares.

Sistemas de Telecomunicaes II Carlos Correia FEUP 2003

Pg. 15/39

Galileo - constelao
Testes levados a cabo com diferentes configuraes de satlites:

Disponibilidade para constelao de 30 satlites MEO

Disponibilidade para constelao de 27 satlites MEO + 3 GEO, assumindo falha de 1 satlite GEO

Sistemas de Telecomunicaes II

Carlos Correia FEUP - 2003

Escolha do tipo de informao: Os resultados de disponibilidade mostram claramente que a configurao s MEO tem maior relevncia. Em adio, o facto de que falhas de servio em satlites GEO se mantm sobre a mesma regio (enquanto que em MEO a falha no permanece na mesma localizao) levou escolha desta configurao. Escolha da configurao de satlites: Elevado tempo para substituio de satlites lanados a partir da Terra (cerca de 5 meses). Substituio de satlite por um outro j em rbita apenas pode ser efectuado se se encontrarem na mesma rbita ou, em caso contrrio, com gasto enorme de combustvel.

Optou-se por uma configurao 27+3 satlites (9+1 em cada rbita).

Sistemas de Telecomunicaes II Carlos Correia FEUP 2003

Pg. 16/39

Galileo Componente Global


sinais: O projecto Galileo compreende a transmisso de 10 6 abertos aos servios de segurana (embora parte possa tambm ser usada para servios comerciais); 2 para servios comerciais; 2 para servios regulados publicamente. As emisses pblicas sero transmitidas nas seguintes bandas de frequncia :

Sistemas de Telecomunicaes II

Carlos Correia FEUP - 2003

Viso geral O sistema Galileo pode ser decomposto em trs componentes distintas: a Global, a Regional e a Local. Componente Global A componente espacial do sistema Galileo constituda pela constelao de 30 satlites, em rbita mdia, em trs planos inclinados 56 do equador, a 23666 km de altitude. Cada plano conter 10 satlites, sendo 1 de substituio. Este ltimo ter a capacidade de substituir um qualquer outro satlite do mesmo plano em cerca de 6 horas. O tempo de rbita rondar as 14 horas. O projecto Galileo compreende a transmisso de 10 sinais: 6 abertos aos servios de segurana (embora parte possa tambm ser usada para servios comerciais), 2 para servios comerciais e 2 para servios regulados publicamente. As emisses pblicas sero transmitidas nas seguintes bandas de frequncia:

Sistemas de Telecomunicaes II Carlos Correia FEUP 2003

Pg. 17/39

Galileo Componente Global


Galileo: Detalhe das bandas de frequncia dedicadas aos sinais

Sistemas de Telecomunicaes II

Carlos Correia FEUP - 2003

O sistema Galileo compreende a transmisso de quatro portadoras (que necessitaro de multiplexagem no andar de sada) e um conjunto de modulaes digitais adaptadas aos contedos que se pretendem transmitir em cada uma dessas portadoras.

Sistemas de Telecomunicaes II Carlos Correia FEUP 2003

Pg. 18/39

Galileo Componente Global


Principais parmetros das ligaes: Frequncias; Modulaes; Taxas de transmisso; Potncia na recepo.

Sistemas de Telecomunicaes II

Carlos Correia FEUP - 2003

Espao-Terra (down-link): E5A-E5B, 1164-1215 MHz; E6, 1260-1300 MHz; E2-L1-E1, 1559-1591 MHz (j em uso pelo GPS). Terra-Espao (up-link): 1300-1350 MHz 5000-5010 MHz

Figura 1: Quadro resumo das bandas de frequncia e das caractersticas de cada portadora

Sistemas de Telecomunicaes II Carlos Correia FEUP 2003

Pg. 19/39

Figura 2: Quadro resumo das caractersticas dos cdigos de disperso utilizados no sistema Galileo.

Sistemas de Telecomunicaes II Carlos Correia FEUP 2003

Pg. 20/39

Galileo - Componente Global


Os sinais que sero usados no sistema Galileo tero como caractersticas: Utilizao de um piloto para sinalizao: 1. Melhora a recepo com baixas potncias; 2. Reduz o tempo mdio de perda de ligao; 3. Reduz os multipercursos em ambientes dinmicos por exemplo aterragem de avies. Dbitos binrios entre 250 e 1500 bit/s 1. Dbitos baixos reduzem distrbios nos sinais de navegao; 2. Dbitos mais elevados permitem aumentar a capacidade de inmeras aplicaes :
Mensagens auxiliares em servios relacionados com a segurana Mensagens de integridade: Mensagens de busca e salvamento:
Coordenao Socorro

Mensagens auxiliares para uso comercial Actualizao de mapas: Mudanas temporrias de mapas: Informao extra:
Desvios; Engarrafamentos.

Alertas meteorolgicas: Avisos de acidentes.

Aviso de tempestades; Aviso de cheias.

Estaes de combustvel; Restaurantes; Hotis

Sistemas de Telecomunicaes II

Carlos Correia FEUP - 2003

Os satlites foram projectados para transmitir at quatro portadoras nas bandas mencionadas. Taxas mais baixas causam um menor distrbio no sinal de navegao, enquanto que taxas mais elevadas maximizam o potencial para servios de valor acrescentado tais como: alertas do tempo, avisos de acidente, informao do trfego e actualizaes de mapas. A capacidade de transmisso dos dados nos sinais de navegao ser maximizada sem comprometer a sua exactido. So fornecidos componentes piloto (cdigos sem mensagens de dados) melhorando a robustez e a aquisio do sinal sob circunstncias de recepo adversas. O uso da banda C foi tambm considerada, tendo-se concludo que servios nesta banda devem ser implementados numa segunda gerao de satlites Galileo. Entretanto, o teste de tcnicas relativas banda C faz j parte do programa de desenvolvimento actual do Galileo. A componente do utilizador constituda pelos receptores dos sinais provindos dos satlites Galileo. Existiro receptores apenas com capacidade de descodificao de mensagens emitidas pelos satlites e receptores com capacidade de descodificar adicionalmente informao proveniente de estaes locais podendo, em ambos os casos, receber sinais do sistema GPS e GLONASS.

Sistemas de Telecomunicaes II Carlos Correia FEUP 2003

Pg. 21/39

Galileo - Componente Regional


Surge como uma extenso da componente global, onde verificada, em estaes terrestres, a integridade dos sinais provenientes do sistema Galileo.

Sistemas de Telecomunicaes II

Carlos Correia FEUP - 2003

A componente regional fornecer de forma independentemente integridade aos servios Galileo. Este servio assegura que qualquer utilizador receber sempre sinal de dois satlites at uma elevao de 25.

Sistemas de Telecomunicaes II Carlos Correia FEUP 2003

Pg. 22/39

Galileo Componente Regional


Preciso de navegao
So consideradas vrias contribuies para o aumento da preciso de navegao: DOP - Dilution of precision - mede a efectividade com a qual a constelao fornece a geometria ideal para que estejam sempre 4 satlites igualmente espaados. UERE - User Equivalent Range Error - proveniente de imprecises de predio da rbita do satlite e da sincronizao do tempo (OD&TS), da correco imperfeita dos atrasos na ionosfera e na troposfera e da distoro do sinal devido a multipercursos e reflexes na vizinhana do receptor (por exemplo um edifcio junto de um veculo).
Carlos Correia FEUP - 2003

Sistemas de Telecomunicaes II

O segmento de controlo constitudo por estaes terrestres, espalhadas por todo o globo, com a responsabilidade de controlar as rbitas dos satlites e os parmetros dos seus relgios. Algumas destas estaes estaro dedicadas avaliao da integridade dos sinais, recorrendo aos mtodos DOP e UERE, encarregando-se do reenvio dessa informao para os satlites a fim de corrigirem os seus sinais.

Sistemas de Telecomunicaes II Carlos Correia FEUP 2003

Pg. 23/39

Galileo Componente Local


Dedicada a aplicaes onde as caractersticas da componente global no so suficientes (exactido, integridade do sinal, condies de aquisio). Nestes casos poder-se-o instalar localmente os dispositivos encarregues pela melhoria dos sinais recebidos. Entre eles: 1. Posicionamento diferencial; 2. Monitorizao de integridade local, com tempos reduzidos de disparo de alarme; 3. Dados extra; 4. Informao adicional proveniente da integrao do Galileo com os sistemas GSM/UMTS.

Sistemas de Telecomunicaes II

Carlos Correia FEUP - 2003

A componente local melhorar a componente regional atravs de ligaes rdio ou redes de comunicao, no sentido de melhorar a preciso em locais como portos ou aeroportos. Mais tarde prev-se que as mesmas tcnicas e dispositivos possam ser utilizados em edifcios e casas particulares.

Sistemas de Telecomunicaes II Carlos Correia FEUP 2003

Pg. 24/39

Galileo - Criao da Constelao

Sero transportados mltiplos satlites num nico lanamento, recorrendo a um lanador/distribuidor para colocar oito satlites nas suas rbitas mdias. Lanadores mais pequenos sero utilizados em misses de validao, tais como Ariane-5, Soyuz, Proton e Zenith.

Sistemas de Telecomunicaes II

Carlos Correia FEUP - 2003

A ideia inicial para criar a constelao a de transportar mltiplos satlites num nico lanamento, recorrendo a um lanador/distribuidor para colocar oito satlites nas suas rbitas mdias. Lanadores mais pequenos sero utilizados em misses de validao, tais como Ariane-5 (3 lanamentos), Soyuz (3 lanamentos), Proton e Zenith.

Sistemas de Telecomunicaes II Carlos Correia FEUP 2003

Pg. 25/39

Galileo Estrutura dos satlites


A fuselagem do satlite rodar em torno se si mesma (em torno do eixo que aponta para o centro da Terra), garantindo que os seus painis solares apontem sempre para o Sol. Os elementos internos do satlite sero colocados numa estrutura que agrupa os elementos da plataforma e de carga (payload) em painis diferentes. Os relgios sero colocados ao abrigo de quaisquer distrbios assim como de elementos mveis (discos de momento).

O peso de cada satlite rondar os 700 Kg. Sero obtidos valores de potncia de pico de 1500W.

Sistemas de Telecomunicaes II

Carlos Correia FEUP - 2003

estrutura

mecnica

dos

satlites

assegura

seu

bom

funcionamento e a gerao de potncias elevadas (at cerca de 1500W).

Sistemas de Telecomunicaes II Carlos Correia FEUP 2003

Pg. 26/39

Galileo Sistema de Controlo Terrestre

Sistemas de Telecomunicaes II

Carlos Correia FEUP - 2003

Dois centros de controlo na Europa encarregar-se-o da monitorizao dos satlites, bem como da sincronizao dos seus relgios atmicos, dos sinais e da integridade dos dados. Uma rede global de telecomunicaes dedicada, conectar todas as estaes terrestres e instalaes, utilizando para tal ligaes terrestres ou ligaes por satlite VSAT.

Sistemas de Telecomunicaes II Carlos Correia FEUP 2003

Pg. 27/39

Galileo Sistema de Controlo Terrestre

Ground Segment Control Unit


Sistemas de Telecomunicaes II Carlos Correia FEUP - 2003

A transferncia de dados de e para os satlites far-se- a partir de uma rede global de estaes de emisso (UpLink), cada uma das quais com sistemas de telemetria e telecomunicaes. Ser garantida a recepo de sinal no mnimo de 2 satlites, com um mnimo de elevao de 25 . A isto juntar-se-o estaes locais para permitir recepo no interior de edifcios e maior acuidade na sinalizao de portos, aeroportos e servios crticos.

Sinais de navegao: Os sinais de navegao do Galileo compreendero cdigos e mensagens de dados. Os cdigos sero gerados por relgios altamente estveis, autnomos, a bordo de cada satlite. As mensagens de dados sero enviadas aos satlites a partir da Terra, armazenadas e transmitidas continuamente usando uma estrutura de dados por pacotes, que permita que mensagens urgentes sejam transmitidas sem atrasos. Espera-se que as mensagens de dados incluam no somente informao do almanac de rbita e parmetros relativos ao estado da constelao, mas tambm um sinal extremamente preciso que d aos utilizadores uma predio do tempo excelente. Permitir que os receptores avaliem as medidas de cada satlite e melhorem a sua exactido de navegao.

Sistemas de Telecomunicaes II Carlos Correia FEUP 2003

Pg. 28/39

Galileo Desenvolvimentos Tecnolgicos


Relgio
Principais caractersticas:
Completado o primeiro estdio de desenvolvimento do modelo atmico do relgio de Rubidium em Maio de 2000. Estabilidade: 5x10-13 em 100 s Massa: 1.4 kg Volume: 1.3 litros Consumo de potncia: 20 W
Electrical Qualification Model (EQM).

O Passive Hydrogen Maser (PHM) possui performances de funcionamento bastante melhoradas relativamente ao relgio de rubidium. Principais caractersticas: Estabilidade: 1x10-14 em 10 000 s Massa: 15 kg Volume: 25 litros Consumo de potncia: 60 W
Sistemas de Telecomunicaes II Carlos Correia FEUP - 2003

Fazem parte da fuselagem dos satlites as seces de sincronismo, gerao de sinal e transmisso, assim como antenas dedicadas a operaes de busca e salvamento (COSPAS SARSAT). Tambm aqui se encontram os andares de converso de frequncia e de transmisso e recepo. A seco de sincronismo representa o cerne deste mdulo, com uma pulsao de disparo atmico que fornece uma referncia exacta do tempo. O erro deste pulso de disparo, medido na superfcie terrestre em termos de posio, est abaixo de 30 cm. Esto em desenvolvimento dois relgios atmicos: O Rubidium Atomic Frequency Standard (3.3 kg), na sequncia da sua utilizao comercial em redes de comunicao. Este dispositivo tem frequncias de oscilao na banda visvel, com uma frequncia em microondas de cerca de 6.2GHz; O segundo modelo consiste no Passive Hydrogen Maser, cuja concepo comeou em 2001. Ter um peso de cerca de 15kg, com frequncia de oscilao de 1.4GHz. A preciso relativamente ao outro modelo largamente melhorada.

Sistemas de Telecomunicaes II Carlos Correia FEUP 2003

Pg. 29/39

Galileo Desenvolvimentos tecnolgicos


Multiplexador de sada:
Principais caractersticas: Perdas de adaptao: 0.4 dB Variao absoluta do atraso de grupo: 0.05 ns Isolamento do canal: 40 dB Massa: 0.5 kg

Sistemas de Telecomunicaes II

Carlos Correia FEUP - 2003

O andar seguinte de transmisso amplifica cada uma das portadoras at cerca de 50W. Os sinais amplificados so multiplexados e finalmente enviados para a recepo.

Sistemas de Telecomunicaes II Carlos Correia FEUP 2003

Pg. 30/39

Galileo Desenvolvimentos tecnolgicos


Amplificador de estado slido:
Principais caractersticas: Potncia: 50 W Estabilidade de potncia: 0.2 dB p-p Atraso absoluto de estabilidade: 0.05 ns Ganho: 60 dB Massa: 0.8 kg Dimenses: 250 x 80 x 60 mm Consumo de potncia: 120 W

Sistemas de Telecomunicaes II

Carlos Correia FEUP - 2003

O andar de gerao de sinal responsvel pela entrega dos sinais de navegao. Estes sinais consistem em quatro cdigos que so combinados inicialmente com as mensagens de navegao mais relevantes e mais tarde reconvertidas antes da sua entrega ao andar de sada. As mensagens contm dados relativos rbita do satlite (ephemeris) bem como referncia do relgio.

Sistemas de Telecomunicaes II Carlos Correia FEUP 2003

Pg. 31/39

Galileo Desenvolvimentos tecnolgicos


Antena

Principais caractersticas: Ganho: 15 dBi no ponto de mxima cobertura Variao do ganho < 2 dB na zona de cobertura Massa: 8 - 10 kg Dimenses mdias: 1.4 x 1.6 x 0.2 m

Sistemas de Telecomunicaes II

Carlos Correia FEUP - 2003

Relativamente s antenas, sero utilizadas antenas dedicadas a operaes de busca e salvamento SAR Search and Rescue. A concepo das antenas alvo de estudo de duas equipas separadas, com o objectivo de conceber uma antena que possua um fluxo de radiao constante em qualquer ponto iluminado pelo satlite, independentemente de se estar directamente abaixo do satlite ou numa posio bastante inclinada.

Sistemas de Telecomunicaes II Carlos Correia FEUP 2003

Pg. 32/39

Galileo Desenvolvimentos tecnolgicos


Receptor
Principais caractersticas: 1. Aumento da complexidade devido ao aumento de sinais recebidos; 2. Novas modulaes *; 3. Taxas de transmisso mais elevadas; 4. Diminuio de erros de multipercursos; 5. Deteco de interferncia; 6. Deteco e correco de deslizes da portadora.

* Alternate Binary Offset Carrier Modulation (BOC)

Sistemas de Telecomunicaes II

Carlos Correia FEUP - 2003

Os receptores Galileo asseguram o funcionamento com sinais GPS e GLONASS, o que implicou um enorme aumento na sua complexidade. No entanto, requisitos de mercado obrigam a que os receptores sejam de pequenas dimenses e com preos acessveis aos utilizadores alvo. Modulao BOC (Binary Offset Carrier Modulation): Ideia: Multiplicar a portadora por uma sub-portadora quadrada complexa de modo que o espectro no seja dividido mas apenas transladado para frequncias ora superiores ora inferiores. Com este mtodo possvel transmitir diferentes sinais em cada um dos lobos laterais, com aproveitamento de potncia:

BOC

Alternate BOC

Sistemas de Telecomunicaes II Carlos Correia FEUP 2003

Pg. 33/39

Galileo Programas
Projectos Piloto que usam os sinais EGNOS

NAUPLIOS: melhoria na monitorizao de trfico martimo e em servios de Busca e Salvamento utilizando as funcionalidades Galileo GALLANT: Melhoria na segurana das estradas e na mobilidade dos utilizadores GADEROS: Sistema para caminhos de ferro INSTANT: Servios de utilizao crtica em aplicaes terrestres, martimas ou areas

Sistemas de Telecomunicaes II

Carlos Correia FEUP - 2003

Nauplios: Numerosos acidentes martimos alertaram para a necessidade de um servio de monitorizao mais apertado. O sistema Galileo um bom candidato para esta tarefa mas necessrio que esteja associado a medidas tcnicas e administrativas para que possa melhorar a segurana no mar. O objectivo deste programa testar o Galileo nestas condies. Gallant: Desenvolvimento de especificaes, arquitecturas e interfaces. Integrao de dispositivos prprios com o objectivo de demonstrar os benefcios da utilizao de servios de navegao por satlite na melhoria da segurana e mobilidade terrestres (estradas). Gaderos: Desenvolvimento do princpio, concepo da arquitectura e dos procedimentos da aplicao do sistema Galileo a transportes por viafrrea. Testes e simulaes da aplicao. Instant: Gesto de eventos e emergncias de larga escala. Desenvolvimento da interoperabilidade entre os receptores Galileo e receptores de outras aplicaes por satlite. Aplicao nos Jogos Olmpicos de 2004.

Sistemas de Telecomunicaes II Carlos Correia FEUP 2003

Pg. 34/39

Galileo - Servios

Sistemas de Telecomunicaes II

Carlos Correia FEUP - 2003

Open Service: este servio fornece a posio e o tempo gratuitamente. especialmente direccionado para aplicaes de uso alargado, como por exemplo navegao terrestre. A informao temporal poder ser utilizado em mecanismos que necessitem de sincronizao, como por exemplo redes de computadores. Servio comercial: basicamente uma extenso do Open Service, mas com valor acrescentado. fornecida uma preciso at 1m (um metro) em aplicaes diferenciais. Segurana: tambm neste caso o servio prestado idntico ao Open Service, para frequncia dupla. No entanto, para este servio efectuada a computao de integridade de sinais no receptor, tornando-o extremamente seguro. Est tambm a estudar-se a possibilidade de fornecer este servio utilizando apenas uma frequncia recorrendo a modelos detalhados da ionosfera (mantendo as mesmas caractersticas de receptores para duas frequncias). No entanto, ter que ter em linha de conta assuntos e responsabilidades territoriais, que podero ser difceis de tornear. Servio regulado publicamente: servio disponibilizado em mltiplas frequncias, estando especialmente dedicado a aplicaes de Servios de Segurana, tais como polcia, proteco civil e emergncias entre outros. So tambm considerados transportes, telecomunicaes, energia bem como algumas aplicaes industriais estratgicas para a Europa, que recorrem a sinais com elevada resistncia a interferncias.

Sistemas de Telecomunicaes II Carlos Correia FEUP 2003

Pg. 35/39

Servio de Navegao Local: servio baseado na utilizao de estaes locais capazes de fazer atingir precises abaixo de 1m (um metro). De facto, com a utilizao da TCAR (triple carrier technique) poder-se- inclusivamente obter precises at 1 decmetro! Socorros e salvamentos: o sistema Galileo est equipado com transponders para socorros e salvamentos que suportam um servio CASPAS-SARSAT melhorado (COSPAS-SARSAT servio internacional para socorros e salvamentos). Quando um utilizador envia uma pedido de socorro, este sistema de satlite reenvia a mensagem para uma estao terrestre, encarregue de encaminhar a mensagem para o centro de processamento adequado. Depois de processada segue o caminho inverso at se poderem dar as indicaes necessrias ao utilizador. Servio de comunicaes direccionadas navegao: est em estudo a possibilidade de integrao de dispositivos de comunicaes directamente na fuselagem do satlite, especialmente direccionado a aplicaes que requerem uma utilizao em todos os pontos do globo, de forma rpida, segura e com a disponibilidade oferecida pelo Galileo.

Sistemas de Telecomunicaes II Carlos Correia FEUP 2003

Pg. 36/39

Galileo - Servios
Quadro resumo dos servios e suas principais caractersticas:

Servios de Busca e Salvamento: Disponibilidade:99% Capacidade: at 150 pedidos simultneos


Sistemas de Telecomunicaes II Carlos Correia FEUP - 2003

Para alm de fornecer a posio e informao correcta do tempo em todo o mundo, o sistema de posicionamento global Galileo engloba ainda vrios servios: Distribuio monitorizao. de energia: sincronizao de mecanismos de

Finanas, Bancos e Seguros: aumento de segurana nas transaces financeiras on-line. Agricultura e pescas: monitorizao e controlo de pragas. Navegao pessoal: atravs da interligao do sistema Galileo e de sistemas de telecomunicaes, abrem-se expectativas de servios que recorram a dados de posio para transmisso dos seus sinais. Salvamentos: no auxlio a vtimas de desastres naturais. Controlo de crises: no uso rpido e adequado dos recursos. Gesto Ambiental: novas possibilidades de investigao em reas ambientais, em projectos aplicados a reas territoriais mais abrangentes. Recreao: aviao e desportos martimos. Transportes: aviao civil e comercial, transportes frreos e martimos.

Sistemas de Telecomunicaes II Carlos Correia FEUP 2003

Pg. 37/39

Acrnimos:
CS: Commercial Service EC: European Commission EGNOS: European Geostationary Navigation Overlay Service ESA: European Space Agency ESTB: EGNOS System Test Bed Eurocontrol: European Organisation for the Safety of Air Navigation GNSS: Global Navigation Satellite System GOC: Galileo Operating Company GPS: Global Positioning System GSFF: Galileo System Simulation Facility GSM: Global System for Mobile Communications GSTB: Galileo System Test Bed ICAO: International Civil Aviation Organisation IGS: International GPS Service IMO: International Maritime Organisation ITU: International Telecommunications Union JU: Joint Undertaking MSAS: MT Sat-based Augmentation System OS: Open Service PRS: Public Regulated Service RIMS: Ranging and Integrity Monitoring Station RNSS: radionavigation satellite service SAR: search and rescue SoL: Safety-of-Life TAI: Temps Automatique International TC: telecommand TM: telemetry TT&C: Tracking,Telemetry & Command UMTS: universal mobile telecommunications system UN: United Nations UTC: Universal Time Coordinated VSAT: very small aperture terminal WAAS: Wide Area Augmentation System WRC: World Radio Conference

Sistemas de Telecomunicaes II Carlos Correia FEUP 2003

Pg. 38/39

Referncias:
CUNHA, Telmo Reis High Precision Navigation Integrating Satellite Information GPS and Inertial System Data. Porto: Edies FEUP, 2002. SALEMA, Carlos Feixes Hertezianos Lisboa: IST,1994.

KARAMALI, Apostolia Galileo The European Programme for Global Navigation Services The Netherlands: ESA Publications Division, 2002. Disponvel em http://ravel.esrin.esa.it/docs/GalileoBrochure.pdf. BENEDICTO,J., S.E.Dinwiddy, G. Gatti, R. Lucas, M. Lugert - GALILEO : Satellite System Design and Technology Developments : : ESA Publications Division, November 2000. Disponvel em http://ravel.esrin.esa.it/docs/galileo_world_paper_Dec_2000.pdf Fisher, James, Steve Simpson, Thomas Welsh - An Urban Canyon Multipath Model for Galileo - European Navigation Conference, Copenhagen 2002. FERNADZ, Antnio, Jos Dez - Galileo Receiver Simulator (GARSIM) Genve, Junho 2003. Galileo Services and applications - EC/ESA Seminar on Space Warsaw 20th June 2002. Informao diversa na INTERNET:
http://www.esa.int/export/esaSA/navigation.html

http://www.polestar-corporate.com http://www.trimble.com/gps/ http://www.garmin.com/aboutGPS/


ESA LEAFLETS: http://www.esa.int/export/esaSA/SEMP0I5V9ED_navigation_0.html soil4213.okstate.edu/2003/gps2002.ppt

Sistemas de Telecomunicaes II Carlos Correia FEUP 2003

Pg. 39/39

Das könnte Ihnen auch gefallen