Sie sind auf Seite 1von 3

A tecnologia na educao.

A tecnologia hoje ela pressupe uma mudana de como ensinar. Por que hoje o aluno possui a informao e o que falta a ele um profissional no caso o professor para facilitar o aprendizado e construir conceitos, ou melhor, lev-lo a construir o conhecimento. Com a introduo das novas tecnologias da informao e da comunicao no contexto educacional s pode significar um avano para o cotidiano de professores e alunos, e se essa aliana no se caracterizar somente pela presena da tecnologia. A relao entre a tecnologia educacional e a prtica pedaggica pode ser de colaborao, desde que a tecnologia seja subjugada aos objetivos pedaggicos. A tecnologia tem alterado e dando a oportunidade a professores e alunos de participarem ativamente do processo de ensino aprendizagem onde atravs do trabalho colaborativo de todos se tornam responsveis pela construo do conhecimento. Com a chegada das novas tecnologias trouxeram desafios e incertezas aos professores, mas apresentam tambm novas possibilidades no processo ensino-aprendizagem. As tecnologias tm um importante recurso didtico que enriquece e diversifica o processo de ensino, possibilitando novas formas de pensar e aprender a educao alem de ser uma forma dos alunos interagirem tecnologicamente. Essa tecnologia no processo ensino aprendizagem torna-se um desafio, uma vez que devem articular os conhecimentos escolares, propiciando a interlocuo entre os indivduos, garantindo transformaes nas relaes vivenciadas na educao. Sendo necessria uma combinao de adequados suportes tecnolgicos de comunicao, justificando, assim a importncia das novas tecnologias da comunicao e informao para essa modalidade de educao. Essas tecnologias de comunicao e informao s tem sentido quando usadas corretamente e souber transform-la a favor da midiatizao do processo educacional. A educao sempre foi um processo complexo que utiliza a mediao de algum tipo de meio de comunicao como complemento ou apoio a ao do professor em sua interao pessoal e direta com os estudantes.

A utilizao de ferramenta tecnolgica no processo de ensino aprendizagem torna um desafio, uma vez que devem articular os conhecimentos escolares, proporcionado a interlocuo entre indivduos, garantidos transformaes nas relaes vivenciadas na educao. O computador e a internet so importantes recursos didticos que enriquece e diversifica o processo de ensino aprendizagem, possibilita novas formas de passar a aprender a educao, de forma participativa, cooperativa e integrada. A utilizao dessas tecnologias alterou os papeis dos professores e alunos gerando novos desafios. A tecnologia a soma de um sistema tcnico e um sistema social e vale destacar, que a educao como utilizao de ferramenta tecnolgica ainda um desafio, uma vez que eles devem articular os conhecimentos escolares, garantindo transformaes na educao. Sem dvida a evoluo tecnolgica permite o sucesso da internet, como meio de comunicao, interao e informao. A tecnologia um processo muito dinmico que est trazendo muitas mudanas na sociedade. Professores de vrias reas reagem de maneira mais radical, reconhecendo que, se a educao e a escola no abrirem espao para essas novas linguagens, elas podero ter seus espaos definitivamente comprometido. A tecnologia educacional deve adequar-se s necessidades de determinado projeto poltico-pedaggico, colocando-se a servio de seus objetivos e nunca os determinando. O mais importante considerar que essa oportunidade fundamental para questionarmos o paradigma tradicional de ensino ainda hegemnico no contexto educativo. O ideal aproveitar este momento para incorporar novos referenciais tericos elaborao de materiais didticos ou prtica pedaggica at porque as novas tecnologias podem propiciar novas concepes de ensino-aprendizagem. Esse deve ser o grande desafio em qualquer projeto de inovao tecnolgica na rea Educacional. Se as tecnologias forem usadas de forma que faa o aluno pensar e sentir-se em construo, ela ser muito produtiva. Os desafios seriam a articulao dos conhecimentos escolares, propiciando a interlocuo entre pessoas, garantindo transformaes nas relaes vivenciadas na educao. Para haver a passagem de informao ao conhecimento necessrio haver construes, elaboraes e reflexes sobre os contedos dados, ou seja, aquela na qual a midiatizao se d atravs das antigas tecnologias utilizadas o quadro negro e o giz -, suas potencialidades a partir da utilizao e da experimentao no espao de aprendizagem, seja ele virtual ou real.

Ou seja, o principal desafio integrar as tecnologias ao projeto poltico pedaggico escolar fazendo com que as mesmas se tornem instrumentos de apoio prtica pedaggica escolar. Elas tm influenciado em aes que possibilitem a reflexo e que gere um compromisso social nos atos dos futuros pedagogos. O pensar, refletir, analisar e discutir so aes primordiais que se aprese ntam aos educadores do sculo XXI. A formao do profissional em educao subsidia-se em uma gama de conhecimentos terico-prticos, que o preparem para responder profissionalmente multiplicidade de exigncias da realidade social, seja no cotidiano escolar ou em espaos educativos no escolares. As tecnologias tem oportunizado ao pedagogo a possibilidade de refletir e se conscientizar sobre sua atuao pedaggica atravs de cursos como educao distncia, e de ferramentas tecnolgicas como blog, wiki,Orkut, MSN e internet. Os professores tm a oportunidade de relatar suas experincias, dvidas e solucionar problemas relacionados ao processo de ensino aprendizagem e conectar com o mundo em que vivem. O principal desafio transform-las em algo novo para a educao, pois da forma como ela est sendo utilizada somente tem reproduzido o modelo do ensino presencial e de forma mal feita. Outro desafio seria fazer o aluno construir o seu conhecimento, em vez de apenas ouvir a lio do professor, para ter mais chance de continuar a evoluir e se atualizar na vida adulta. Isso importante em um mundo em que os profissionais precisam se reciclar constantemente. Bibliografia: Texto complementares

Das könnte Ihnen auch gefallen