Sie sind auf Seite 1von 13

Determinao do preo e condies

O termo determinao do preo usado de forma ampla para descrever o clculo de preos (para uso externo pelos clientes ou fornecedores) e custos (para finalidades internas, tal como contabilidade de custos). As condies representam um conjunto de circunstncias que se aplicam quando um preo calculado. Por exemplo, determinado cliente pede uma quantidade especfica de um produto em determinado dia. Os fatores variveis nesse caso - o cliente, o produto, a quantidade pedida e a data determinam o preo final que o cliente obtm. As informaes sobre cada um desses fatores podem ser gravadas no sistema como dados mestre. Esses dados mestres so gravados na forma de registros de condio.

Tcnica de condies na determinao do preo


A tcnica de condies refere-se ao mtodo pelo qual o sistema determina os preos com base nas informaes gravadas em registros de condio. Em Vendas e distribuio, os vrios elementos utilizados na tcnica de condies so configurados e controlados no Customizing. Durante o processamento de ordem, o sistema utiliza a tcnica de condies para definir vrias informaes importantes de determinao do preo. Por exemplo, o sistema determina automaticamente o preo bruto que deve ser cobrado do cliente, alm das dedues e suplementos relevantes, com base nas condies que se aplicam.

Exemplo de determinao do preo na ordem do cliente A figura a seguir mostra como a tcnica de condies funciona em background para produzir as informaes sobre determinao do preo. O diagrama mostra como os vrios elementos da tcnica de condies funcionam juntos.

1. O sistema determina o esquema de clculo de acordo com as informaes definidas no tipo de documento de vendas e no registro mestre de cliente (Dados da rea de vendas -> .Determinao de preo/estatstica -> Esquema cliente). 2. O esquema de clculo de preos define os tipos de condio vlidos e a sequncia em que aparecem na ordem do cliente. No exemplo, a partir do primeiro tipo de condio (PR00) no esquema de clculo, o sistema comea a pesquisa por um registro de condio vlido. 3. Cada tipo de condio do esquema de clculo pode ter uma sequncia de acesso atribuda a ele. Nesse caso, o sistema utiliza a sequncia de acesso PR00. O sistema verifica os acessos at encontrar um registro de condio vlido. (Embora isso no possa ser visto no diagrama, cada acesso define uma tabela de condies especfica. A tabela fornece a chave com que o sistema pesquisa os registros). 4. No exemplo, o primeiro acesso (a pesquisa de um preo de material especfico de cliente) no bem-sucedido. O sistema passa para o acesso seguinte e encontra um registro vlido. 5. O sistema determina o preo de acordo com as informaes gravadas no registro de condio. Se existir uma escala de preos, o sistema calcula o preo adequado. No exemplo, o item de ordem do cliente pede 120 unidades do material. Ao utilizar o preo de escala que se aplica a quantidades de 100 unidades ou mais, o sistema determina um preo de US$ 99 por unidade. O sistema repete esse processo para cada tipo de condio do esquema de clculo e determina um preo final.

Introduo tcnica de condies


Esta seo descreve os elementos da tcnica de condies. A seo est organizada de modo a refletir a sequncia provvel de eventos que o usurio deve seguir ao implementar a determinao de preo no Customizing. O sistema R/3 standard inclui elementos predefinidos para as atividades de determinao de preo de rotina. Por exemplo, o sistema standard inclui tipos de condio para elementos bsicos de preo, tais como preos de material, dedues de cliente e material, e suplementos, tais como frete e IVA. No caso de cada elemento, possvel utilizar ou modificar a verso standard ou criar definies totalmente novas para atender s necessidades empresariais do usurio. Em geral, a sequncia de atividades a seguinte:

1. Definir os tipos de condio para cada elemento de preo (preos, dedues e suplementos) que
ocorre nas transaes comerciais dirias. 2. Definir a tabela de condies que permite gravar e recuperar registros de condio para cada um dos diferentes tipos de condio. 3. Definir as sequncias de acesso que permitem ao sistema encontrar os registros de condio vlidos. 4. Agrupar os tipos de condio e estabelecer a sequncia desses tipos no esquema de clculo. Para obter mais informaes sobre a implementao e a personalizao da determinao de preo no processamento de ordem, vide o Customizing de Vendas e distribuio. Para obter uma descrio mais tcnica sobre o funcionamento da tcnica de condies, vide a documentao de Business Workflow para Controle de mensagens.

Elementos utilizados na tcnica de condies


Tipos de condio Tabelas de condio Sequencias de acesso Esquemas de clculo

Tipos de condio
Um tipo de condio uma representao no sistema de algum aspecto das atividades dirias do usurio de determinao do preo. Por exemplo, possvel definir um tipo de condio especfico para cada tipo de preo, deduo ou sobretaxa ocorrido nas transaes comerciais. Exemplo de um tipo de condio O usurio deve definir o tipo de condio para uma deduo especial de material. O usurio define que o sistema calcula a deduo como um montante (por exemplo, uma deduo de US$ 1 por unidade de venda). Tambm possvel determinar que o sistema calcule a deduo como uma porcentagem (por exemplo: uma deduo de 2% para ordens acima de 1.000 unidades). Para utilizar as duas possibilidades, preciso definir dois tipos diferentes de condio. A figura a seguir mostra como os tipos de condio podem ser utilizados durante a determinao de preo em um documento de vendas.

No exemplo da figura anterior, duas dedues se aplicam ao item de ordem do cliente. A primeira deduo uma deduo percentual com base na quantidade pedida. A segunda deduo uma deduo fixa com base no peso total do item. O usurio determina a regra de clculo para um tipo de condio no Customizing. Isso determina como o sistema calcula preos, dedues e sobretaxas para uma condio. Ao definir os registros de condio, possvel entrar uma regra de clculo diferente daquela que se encontra no Customizing. No presente momento, todas as regras de clculo disponveis so permitidas. O campo Regra de clculo, entretanto, no pode ser acessado se esse campo for deixado vazio. Depois que a liberao de dados tiver sido impressa, se o campo no foi preenchido manualmente, a proposta tomada automaticamente do Customizing. Depois disso no mais possvel fazer modificaes manualmente. Se o usurio usar diferentes regras de clculo para o que, do contrrio, so as mesmas condies (por exemplo, a porcentagem, como um montante fixo ou dependente da quantidade), no precisar definir diferentes tipos de condio no Customizing. O usurio pode definir uma regra de clculo diferente quando atualizar os registros de condio individuais.

Tipos de condio no sistema R/3 standard


O sistema standard inclui, entre muitos outros, os seguintes tipos de condio predefinidos:

Tipo de condio PR00 K004 K005 K007 K020 KF00 UTX1 UTX2 UTX3

Descrio Preo Deduo de material Deduo de material especfica de cliente Deduo de cliente Deduo de grupo de preo Sobretaxa de frete (por item) Imposto estadual Imposto distrital Imposto municipal

Criao e atualizao de tipos de condio


possvel modificar e atualizar os tipos de condio fornecidos na verso standard do sistema SAP R/3 ou criar novos tipos de condio para atender s necessidades da organizao. possvel criar e atualizar tipos de condio no Customizing. Para acessar a tela de tipo de condio da primeira tela do Customizing de Vendas e distribuio:

1. Funes bsicas Determinao preo Controle da determinao de preo Definir tipos de


condio. O sistema exibe uma caixa de dilogo com a lista das opes de transao. Selecionar a transao correspondente para definir os tipos de condio. 2. Na viso Condies: Tipos de condio , possvel modificar os tipos de condio existentes ou criar novos tipos.

Tabelas de condies
Uma tabela de condies define a combinao de campos (a chave) que identifica um registro de condio individual. Um registro de condio consiste na maneira como o sistema grava os dados de condio especficos entrados no sistema como registros de condio. Por exemplo, ao entrar o preo de um produto ou uma deduo especial para um bom cliente, o usurio cria registros de condio individuais.

Exemplo de uma tabela de condies Um departamento de vendas cria registros de condio para preos de material especficos de cliente. O sistema R/3 standard inclui a tabela de condies 005 para esse objetivo. A chave da tabela 005 inclui os seguintes campos: Organizao de vendas Canal de distribuio Cliente Material

Os dois primeiros campos identificam dados organizacionais importantes e os dois ltimos expressam a relao entre clientes e materiais especficos. Quando o departamento de vendas cria um registro de

condio para uma deduo ou preo de material especfico para um cliente, o sistema utiliza automaticamente a tabela de condies 005 para definir a chave e gravar o registro. A figura a seguir mostra a conexo entre a tabela de condies e os registros de condio posteriores.

Tabelas de condies na verso standard


O sistema standard inclui tabelas de condies predefinidas e as define para cada acesso em cada sequncia de acesso predefinida.

Criao ou atualizao de tabelas de condies


possvel modificar ou atualizar as tabelas de condies no sistema standard. Tambm possvel criar novas tabelas de condies para atender s necessidades da organizao. possvel criar e atualizar tabelas de condies no Customizing. Na primeira tela do Customizing de Vendas e distribuio, para acessar as telas da tabela de condies, selecionar Funes bsicas Determinao preo Controle da determinao de preo Definir tabelas de condies. Em seguida, selecionar o modo (criao, modificao ou exibio) com o qual deseja trabalhar.

Informaes sobre campos


Os campos selecionados para formar a chave so chamados de campos selecionados. Os campos a partir dos quais possvel fazer a seleo so chamados de campos permitidos.

Campos selecionados
A figura anterior mostra os campos que formam a chave para a tabela de condies 005 (a tabela para registros de condio de cliente/material em Vendas). Os campos selecionados mostram dados organizacionais, tais como Organizao de vendas. Os campos Cliente e Material definem a relao entre um cliente especfico e o material.

Catlogo de campos (Campos permitidos)


Ao selecionar os campos para a chave, necessrio selecionar os campos em uma lista de campos permitidos.

Criao da nova tabela de condies


possvel criar uma nova tabela de condies para atender s necessidades de determinao do preo da organizao. Ao criar uma nova tabela de condies, selecionar uma combinao de campos na lista de campos permitidos. Os campos selecionados definem a chave para os registros de condio posteriores. Antes de selecionar os campos para a chave, considerar o seguinte:

A sequncia (ou hierarquia) dos campos Quais campos devem ser exibidos nas reas de cabealho e de item das telas de entrada rpida correspondentes

Campos importantes
Em vendas, os campos a serem considerados so Organizao de vendas e Canal de distribuio. A organizao de vendas quase sempre utilizada como um critrio na determinao do preo, pois as organizaes de vendas desejam normalmente utilizar os prprios preos, dedues e sobretaxas. Ao utilizar a organizao de vendas como um critrio na determinao do preo, tambm preciso utilizar o canal de distribuio. Mesmo que no deseje estabelecer diferentes preos, dedues e sobretaxas para cada canal de distribuio, o usurio deve utilizar o campo. No Customizing de Vendas, possvel utilizar um canal de distribuio como referncia para todos os outros (e, dessa forma, compartilhar os mesmos dados de determinao do preo).

Deciso sobre sequncia de campos


A ordem dos campos em uma tabela de condies afeta a performance do sistema durante a determinao dos preos. Duas diretrizes ajudam a criar uma tabela de condies eficiente: 1. Se o usurio selecionar campos que estejam conectados estrutura da organizao (por exemplo, organizao de vendas e canal de distribuio), atribuir os campos de acordo com o nvel de aplicabilidade geral: colocar o campo mais geral, como, por exemplo, organizao de vendas, na posio mais alta, e o mais especfico, na posio mais baixa. 2. Depois dos campos organizacionais, incluir os campos do cabealho do documento antes daqueles originrios do nvel do item. (Por exemplo, Cliente precede Material.) Aps selecionar os campos para a chave, na tela em que o usurio atualiza e define as tabelas de condies, selecionar F16 Gerar para gerar a tabela no sistema. A gerao prepara a tabela de condies para gravar dados de condio.

Sequncias de acesso
Uma sequncia de acesso uma estratgia de pesquisa que o sistema utiliza para encontrar dados vlidos para um determinado tipo de condio. Ela determina a sequncia em que o sistema pesquisa os dados. A sequncia de acesso composta de um ou mais acessos. A sequncia dos acessos estabelece quais registros de condio tm prioridade sobre os outros. Os acessos indicam ao sistema onde procurar em primeiro lugar, em segundo e assim por diante, at encontrar um registro de condio vlido. O usurio deve indicar uma sequncia de acesso para cada tipo de condio para o qual cria registros de condio.

Existem alguns tipos de condio para os quais o usurio no cria registros de condio (por exemplo, as dedues de cabealho que so entradas apenas manualmente). Esses tipos de condio no exigem uma sequncia de acesso. Um departamento de vendas pode oferecer aos clientes diversos tipos de preos. O departamento pode criar, por exemplo, os registros de condio a seguir no sistema: Um preo bsico para um material Um preo especial especfico de cliente para o mesmo material Uma lista de preos para clientes importantes

Durante o processamento de ordem, um cliente pode, em teoria, se qualificar para os trs preos. A sequncia de acesso permite que o sistema acesse os registros de dados em uma determinada sequncia at encontrar um preo vlido. Nesse exemplo, talvez o departamento de vendas queira usar o preo mais

favorvel para determinado cliente. Por esse motivo, o departamento garante que o sistema pesquise um preo especfico de cliente. A figura a seguir mostra como o sistema pesquisa o registro relevante.

Sequncias de acesso no sistema R/3 standard


O sistema R/3 standard contm sequncias de acesso predefinidas para cada tipo de condio standard. Em geral, os nomes das sequncias de acesso correspondem aos tipos de condio para os quais foram projetados. Por exemplo, a sequncia de acesso de uma deduo de material (tipo de condio K004) tambm chamada de K004.

Criao e atualizao de sequncias de acesso


O usurio pode criar e atualizar as sequncias de acesso no Customizing. Para obter mais informaes, vide o Guia de implementao on-line para Vendas e distribuio. Para acessar a tela de sequncia de acesso, ir para a primeira tela do Customizing de Vendas e distribuio e selecionar:

1. Funes bsicas Determinao preo Controle da determinao de preo Definir


sequncias de acesso. Selecionar a transao que deseja executar (Atualizar acesso).

Esquemas de clculo
A principal funo de um esquema de clculo definir um grupo de tipos de condio em uma seqncia determinada. O esquema de clculo tambm determina: Que subtotais so exibidos durante a determinao de preo At que ponto a determinao de preo pode ser processada manualmente Que mtodo o sistema utiliza para calcular os suplementos e dedues percentuais Os requisitos a que determinado tipo de condio deve atender para que o sistema considere a condio

Exemplo de esquema de clculo Se um departamento de vendas processa ordens de vrios clientes estrangeiros, o departamento pode agrupar os clientes por pas ou regio. Em seguida, possvel definir um esquema de clculo para cada grupo de clientes. Cada esquema pode incluir tipos de condio que determinem, por exemplo, impostos especficos de um pas. No processamento de ordem, possvel indicar esquemas de clculo para clientes especficos e para tipos de documento de vendas. O sistema determina automaticamente o esquema a ser utilizado.

Esquemas de clculo no sistema R/3


O sistema standard contm esquemas de clculo predefinidos, que contm tipos de condio usados com frequncia juntamente com as sequncias de acesso correspondentes. Naturalmente, o usurio pode modificar esses esquemas ou criar o prprio esquema a partir do zero.

Criao e atualizao de esquemas de clculo


O usurio pode criar ou atualizar os esquemas de clculo no Customizing de V endas. Para obter mais informaes sobre a criao de esquemas de clculo, vide o Guia de implementao on-line de Vendas e distribuio. Para acessar a tela do esquema de clculo no Customizing de V endas e distribuio:

1. Selecionar Funes bsicas Determinao preo Controle da determinao de preo


Definir e atribuir esquemas de clculo.

2. Selecionar a transao que deseja executar.

Como elementos da tcnica de condies funcionam juntos


A figura a seguir mostra as relaes entre os elementos da tcnica de condies.

Determinao de preo em documentos de vendas


Esta seo tem o objetivo de fornecer uma sntese dos elementos de preo utilizados no processamento de ordens. Alm disso, a seo mostra como trabalhar com a determinao de preo durante o processamento dirio de ordem. Durante a determinao de preo, o sistema calcula os montantes com base em uma combinao de procedimentos automticos e dados entrados manualmente. O sistema transfere automaticamente os dados de determinao de preo por exemplo, informaes sobre preos, suplementos e dedues dos registros de condio para os documentos de vendas e faturamento. De acordo com as polticas de determinao de preo da sociedade, o usurio pode modificar preos manualmente durante o processamento de ordem. possvel, por exemplo, entrar ou modificar determinadas dedues dentro do intervalo especificado.

Elementos de preo no processamento de ordem


Todos os elementos de preo utilizados nos esquemas de clculo dirios preos, sobretaxas, dedues, custos de frete e impostos so definidos no sistema R/3 como tipos de condio. Esta seo fornece uma sntese dos elementos de preo e dos tipos de condio correspondentes que aparecem em Vendas e distribuio (SD). Ao criar ou atualizar informaes de determinao de preos para um elemento de preo

especfico no sistema, o usurio cria registros de condio. Para obter mais informaes sobre as tarefas de criao e atualizao de condies, vide Trabalho com registros de condio. A tarefa de realmente definir tipos de condio faz parte da configurao e atualizao do sistema. Para obter mais informaes sobre tipos de condio, vide Introduo tcnica de condies.

Elementos de preo na verso standard


Os elementos de preo esto divididos em quatro categorias: Preos Sobretaxas e dedues Custos de frete IVA Na entrada de ordens do cliente, o sistema pode executar uma verificao automtica. Durante a entrada de ordens do cliente, o sistema pode calcular preos automaticamente ao obter um preo bruto, aplicar todas as dedues relevantes e adicionar quaisquer suplementos, como frete e IVA. A figura a seguir mostra como o sistema representa vrios elementos de preo de atividades dirias.

Na figura, possvel observar que o preo de um material representado por um tipo de condio (PR00). No entanto, o preo de um material pode se basear em diversos tipos de registro de determinao do preo. O preo pode ser originrio de uma lista de preos, pode ser especfico para determinado cliente ou pode ser um simples preo de material. Por outro lado, cada deduo, sobretaxa, custo de frete e imposto definido por seu prprio tipo de condio.

Preos
No sistema R/3 standard, a base da determinao de preo durante o processamento de orde m o preo bruto de um material. Os tipos de preo a seguir so predefinidos: Preo do material

Tipo de lista de preos Preo especfico de cliente

Seleo em registros de determinao de preos competitivos


Durante a determinao de preos automtica, o sistema procura um preo bruto. Como possvel gravar diversos tipos de informaes sobre determinao de preo no sistema, os registros de determinao de preo podem competir entre si em certas circunstncias. Por exemplo, alm de um preo bsico de material, pode existir um preo especial de material para determinado cliente. No sistema R/3 standard, o sistema seleciona o registro mais especfico o preo especfico de cliente. Se no existe um preo especfico de cliente, o sistema procura uma categoria de lista de preos vlida. Se no existe um tipo de lista de preos vlida, o sistema utiliza o preo bsico de material. Essa estratgia de pesquisa determinada durante a configurao do sistema no Customizing de Vendas e distribuio. Para obter mais informaes, vide Seqncias de acesso.

Preos de material
Ao criar um preo de material, possvel indicar : Um preo ou escala de preos para um material especfico Uma combinao de organizao de vendas e canal de distribuio para a qual o preo de material seja vlido. No Customizing de Vendas e distribuio, possvel indicar que as informaes sobre determinao de preo atribudas a uma combinao especfica de organizao de vendas e canal de distribuio podem ser compartilhadas por outras combinaes. Para obter mais informaes, vide o Guia de implementao on-line.

Tipos de lista de preos


De acordo com a poltica de determinao de preos da sociedade, possvel definir os prprios tipos de lista de preos para atender s necessidades da empresa. Por exemplo, possvel definir tipos de lista de preos por grupos de clientes (atacadista, varejista etc.) e por moeda (listas de preos para cada pas estrangeiro com que a sociedade negocia). Os registros de condio so criados para cada tipo de lista de preos. Para isso, o usurio usa os mesmos dados organizacionais utilizados para preos de material (organizao de vendas, canal de distribuio). Em seguida, possvel atribuir tipos de lista de preos a cada cliente no respectivo registro mestre.

Preos especficos de cliente


Ao fornecer preos especiais para diversos clientes, possvel criar registros de determinao de preo especficos de cliente. Alm dos mesmos dados organizacionais entrados para os preos de material (organizao de vendas, canal de distribuio), atribuir o registro de determinao de preo a uma combinao especfica de cliente e material.

Das könnte Ihnen auch gefallen