Sie sind auf Seite 1von 4

Lidar com meninos com Hiperactividade e Dfice de Ateno em Sala de Aula

1 - As crianas com hiperactividade necessitam de estruturao. Elas precisam de estruturar o ambiente externo, j que no podem se estruturar internamente por si mesmos. Faa listas. Crianas com hiperactividade beneficiam muito quando tm uma tabela ou lista para consultar quando se perdem no que esto a fazer. Elas precisam de algo que as relembre das tarefas que esto a realizar. Estas crianas precisam de previses, de repeties, de directrizes, de limites e de organizao. 2 - PARTE EMOCIONAL - Estas crianas necessitam de um apoio especial para encontrar prazer em sala de aula. Domnio ao invs de falhas e frustraes. Excitao ao invs de tdio e do medo. essencial prestar ateno s emoes envolvidas no processo de aprendizagem. 3 - Estabelea regras. Tenha-as por escrito e fceis de serem lidas. As crianas sentir-se-o seguras sabendo o que esperado delas.

4 - Repita as diretrizes. Escreva as diretrizes. Fale das diretrizes. Repita as diretrizes. Pessoas com HIPERATIVIDADE necessitam ouvir as coisas mais de uma vez.

5 - Olhe sempre nos olhos. Voc pode trazer de volta uma criana hiperactiva atravs do olhar olhos nos olhos. Faa isto sempre. Um olhar pode tirar uma criana do seu devaneio ou dar-lhe liberdade para fazer uma pergunta ou apenas dar-lhe segurana silenciosamente.

6 - Na sala de aula coloque a criana sentada prxima sua mesa ou prxima de onde fica a maior parte do tempo. Isto ajuda a evitar a distrao que prejudica tanto estas crianas.

7 - Estabelea limites, fronteiras. Isto deve ser devagar e com calma, no de modo punitivo. Faa isto consistentemente, previamente, imediatamente e honestamente. No seja complicado, falando sem parar. Estas discusses longas so apenas diverso. Seja firme.

8 - Preveja o mximo que puder. Coloque o plano no quadro ou na mesa da criana. Fale dele frequentemente. Se for alter-lo, faa muitos avisos e prepare a criana. Alteraes e mudanas sem aviso prvio so muito difceis para estas crianas. Elas perdem a noo das coisas. Tenha um cuidado especial e prepare as mudanas com a maior antecedncia possvel. Avise o que vai acontecer e repita os avisos medida que a hora for se aproximando.
Adaptado de Edward M. Hallowell & John J. Ratey (1992) Elaborado por Rosa Margarida Silva Projeto de Apoio Psicolgico da Associao de Pais

9 - Tente ajudar as crianas a fazerem a prpria programao para depois da aula, esforandose para evitar um dos maiores problemas do hiperactivo: a procrastinao.

10 - Elimine ou reduza a frequncia dos testes de tempo. No h grande valor educacional nos testes de tempo e eles definitivamente no possibilitam s crianas hiperactivas mostrarem o que sabem.

11 - Divida as grandes tarefas em tarefas menores. Esta uma das mais importantes tcnicas de ensino das crianas com hiperactividade. Grandes tarefas abafam rapidamente as crianas e elas recuam a uma resposta emocional do tipo eu nunca vou ser capaz de fazer isto. Atravs da diviso de tarefas em tarefas mais simples, cada parte pequena o suficiente para ser facilmente trabalhada, a criana foge da sensao de abafado. Em geral estas crianas podem fazer muito mais do que elas pensam. Pela diviso de tarefas o professor pode permitir criana que demonstre a si mesma a sua capacidade. Com as crianas menores isto pode ajudar muito a evitar acessos de fria pela frustrao antecipada. E com os mais velhos, pode ajudar as atitudes provocadoras que tm frequentemente.

12 - Estas crianas convivem com o fracasso, e precisam de tudo de positivo que se puder oferecer. O fracasso no pode ser super-enfatizado: estas crianas precisam e beneficiam com os elogios. Elas adoram o encorajamento. Elas absorvem e crescem com isto. E sem isto elas retrocedem e murcham. Frequentemente o aspecto mais desvastador da hipercatividade no a hiperactividade propriamente dita e sim o prejuzo auto-estima.

13 - A memria frequentemente um problema para eles. Ensine-lhes pequenas coisas como mnemnicas, carto de lembretes, etc. Eles normalmente tm problemas com a chamada Memria do Trabalho, o espao disponvel realizao de tarefas no quadro da sua mente, por assim dizer. Qualquer coisa que se criar - rimas, cdigos, dicas - pode ajudar muito a aumentar a memria.

14 - Use resumos. Ensine de forma resumida. Ensine sem profundidade. Estas tcnicas no so fceis para crianas com hiperactividade, mas, uma vez aprendidas, podem ajudar muito as crianas a estruturar e moldar o que est sendo ensinado, do jeito que ensinado. Isto vai ajudar a dar criana o sentimento de domnio durante o processo de aprendizagem, que o
Adaptado de Edward M. Hallowell & John J. Ratey (1992) Elaborado por Rosa Margarida Silva Projeto de Apoio Psicolgico da Associao de Pais

que elas precisam, e no a pobre sensao de futilidade que muitas vezes definem a emoo do processo de aprendizagem destas crianas.

15 - Avise sobre o que vai falar antes de falar. Fale. Ento fale sobre o que j falou. J que muitas crianas com hiperactividade aprendem melhor visualmente do que pela voz, se voc puder escrever o que ser falado e como ser falado, isto poder ser de muita ajuda. Este tipo de estruturao pe as ideias no lugar.

16 - Acostume-se a dar retorno, o que vai ajudar a criana a tornar-se auto-observadora. Crianas com hiperactividade tendem a no ser auto-observadoras. Elas normalmente no tm ideia de como vo ou como se tm comportado. Tente inform-las de modo construtivo. Faa perguntas como: Voc sabe o que fez? ou Como voc acha que poderia ter dito isto de maneira diferente? ou Voc acha que aquela menina ficou triste quando voc disse o que disse?. Faa perguntas que promovam a auto-observao. 17 - Se a crianas parecem ter problemas com as dicas sociais - linguagem do corpo, tom de voz, etc - tente discretamente oferecer sinais especficos e explcitos, como uma espcie de treino social. Por exemplo, diga antes de contar a sua histria, procure ouvir primeiro a de outros ou olhe para a pessoa enquanto ela est a falar. Muitas crianas com hiperactividade so vistas como indiferentes ou egocentricas, quando de fato elas apenas no aprenderam a interagir. Esta habilidade no vem naturalmente em todas as crianas, mas pode ser ensinada ou treinada. 18 - Aplique testes de habilidades. 19 - Faa a criana sentir-se envolvida nas coisas. Isto vai motiv-la e a motivao ajuda o hiperactivo. 20 - Separe pares ou trios ou at mesmo grupos inteiros de crianas que no se do bem juntas. 21 - Fique atento integrao. Estas crianas precisam se sentir integradas. Logo que se sintamintegradas sentir-se-o motivadas e ficaro mais sintonizadas. 22 - Sempre que possvel, devolva as responsabilidades criana. 23 36 - Tente utilizar relatrios dirios de avaliao.
Adaptado de Edward M. Hallowell & John J. Ratey (1992) Elaborado por Rosa Margarida Silva Projeto de Apoio Psicolgico da Associao de Pais

37 - Incentive uma estrutura do tipo auto-avaliao. Troca de ideias depois da aula pode ajudar. 38 - Elogios, firmeza, aprovao, encorajamento e suprimento de sentimentos positivos. 39 - Rena com os pais frequentemente. Evite o velho sistema de se reunir apenas para resolver crises ou problemas. 40 - Incentive a leitura em voz alta em casa. Ler em voz alta na sala de aula tanto quanto for possvel. Faa a criana recontar histrias. Ajude a criana a falar por tpicos. 41 - Repetir, repetir, repetir. 42 - Exerccios fsicos. Um dos melhores tratamentos para a hiperactividade, adultos ou crianas, o exerccio fsico. Exerccios pesados, de preferncia. Ginstica ajuda a libertar o excesso de energia, ajuda a concentrar a ateno, estmula certos neurnios que so benficos. E ainda divertido. Assegure-se de que o exerccio seja realmente divertido, porque deste modo a criana continuar a faz-lo para o resto da vida.

Adaptado de Edward M. Hallowell & John J. Ratey (1992) Elaborado por Rosa Margarida Silva Projeto de Apoio Psicolgico da Associao de Pais

Das könnte Ihnen auch gefallen